Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Duarte Barbosa Gomes Pereira
Nomes de citação
- Duarte, Pedro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8B15-7C50-C2AD
- ORCID iD
- 0000-0002-3048-6959
- Google Scholar ID
- g2IoVxEAAAAJ&hl
- Scopus Author Id
- 57189381332
Websites
- https://ined.ese.ipp.pt/pt/user/5246 (Académico)
- https://www.citcem.org/investigador/953 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/10/01 - 2024/09/30
Concluído
|
Políticas educativas e administração escolar no 1.º CEB: um tríptico fundamentado na avaliação, nas práticas pedagógicas e
na educação sombra (Pós-doutoramento)
Especialização em Políticas Educativas e Administração Escolar
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
|
2017 - 2021/02/26
Concluído
|
Doctorado en Educación (Doctor)
Universidade de Santiago de Compostela - Departamento de Pedagoxía e Didáctica, Espanha
"A escola como espaço de construção de cidadania: contributos do currículo para a educação para cidadania em contexto escolar
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2015 - 2017
Concluído
|
Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"Propostas para o Desenvolvido nas Institucições de Ensino Superior: A Supervisão Pedagógica na Formação inicial de professores
e Educadores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2013 - 2015
Concluído
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"Antes de se chamar um professor de professor..." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2010 - 2013
Concluído
|
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2017 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
2018/10 - 2020 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/02/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/10 - 2024/01/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2016/09 - 2021/06 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/12 - 2018/09/30 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/10 - 2021/02 | A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA: CONTRIBUTOS DO CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO CONTEXTO ESCOLAR
PORTUGUÊS
SFRH/BD/136027/2018
Bolseiro de Doutoramento
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | O potencial educativo da velomobilidade [BIPEDAL]
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Porto Rico
|
Em curso
|
2019 - Atual | Estudo de avaliação do projeto “Percursos de Cidadania: Alfabetização Solidária e Literacias”
Investigador
O Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
|
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - Atual | Aprender a Aprender: Estudo sobre a integração e formação dos estudantes no Ensino Superior Politécnico: Representações, expectativas
e desafios
..
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
O Centro de Investigação e Inovação em Educação
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/03/14 | Toma lá, dá cá: um ensaio sobre o trabalho reprodutivo em casa, na perspetiva das crianças e dos familiares cuidadores. | Trabalho Reprodutivo, Cuidados e Serviço Doméstico
(Portugal)
|
2021/08/31 | History Education and Critical Citizenship: intersected conceptions and practices? | History Educators International Research Network [HEIRNET] |
2021/07 | A partir de uma análise do currículo prescrito para o Ensino Básico: que História (não) nos contam na escola? | XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica | V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica
Faculdade de Letras da Universidade do Porto; CITCEM (Portugal)
|
2020 | Pelos relatórios de estágio, a investigação-ação na formação inicial de professores | INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education
Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2020 | O poder de uma imagem na resolução de problemas | INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education
Instituto Politécnico de Bragança, (Portugal)
|
2019/10 | Troca por troca: cidadania pela história? Ensaio bibliográfico sobre as relações entre ciências sociais e educação para a cidadania | IX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano
’Institut de Desenvolupament Professional de la Universitat de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2019/08 | Avaliar em História: pelos exames, que conhecimentos? | XIX Congresso Internacional de Educación Histórica
Associación Iberoamericana de Investigadores en Educación Histórica (Santiago de Cali, Colômbia)
|
2019/07/19 | Entre a formação inicial e a construção da identidade docente: o discurso de futuros professores | 2nd International Conference on Research in Education
Centre for Research and Innovation in Education (Porto, Portugal)
|
2019/07 | O currículo prescrito no Ensino Básico português – que “cidadania curricular”? | 2nd International Conference on Research in Education
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2019/04/11 | “As professoras escrevem muito!”: representações de estudantes do 1.º ciclo sobre a docência | 1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
|
2019/04/11 | Eu continuo a ser…”após uma experiência de educação de adultos, identidade e (auto)representação de professores do 1.º Ciclo | 1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/04/10 | O currículo prescrito na 1.º Ciclo do Ensino Básico - Contributos para pensar a educação em cidadania | 1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/04 | A relação entre o currículo e a formação de professores (de ciências sociais): contributos para uma reflexão no ensino da didática | XXX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: Enseñar y aprender en Didáctica de las Ciencias Sociale
Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (Lisboa, Portugal)
|
2019/04 | Da consciência histórica à formação de professores (de Ciências Sociais) | XXX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: Enseñar y aprender en Didáctica de las Ciencias Sociale
Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales
|
2018/10/13 | O currículo, a educação musical e as realidades individuais de cada estudante: um ensaio em defesa da inclusão cultural no ensino da música | Seminário “CIPEM – 20 anos de Investigação e Prática”
CIPEM (Porto, Portugal)
|
2018 | Visão da Escola - Responsabilidade e estratégia organizacional. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas | VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração
da Educação
(Lleida e Barcelona [Comunicação aprovada], Espanha)
|
2018 | Gestão curricular como prestação do serviço educativo | VI Congresso Ibero-Americano e o IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
(Lleida e Barcelona [Comunicação aprovada], Espanha)
|
2017 | Articulação entre contextos formativos e processos de supervisão em Prática Educativa Supervisionada: a perspetiva de professores e educadores em formação | O Tempo dos Professores
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | A perspectiva dos estudantes do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico sobre a Avaliação | O Tempo dos Professores
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | + LITERACIA: Na ausência de resposta, uma intervenção integrada de educação e formação de adultos | Porto International Conference on Research in Education
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação (ISEP, Portugal)
|
2017 | Avaliação em contexto escolar: A perspetiva dos estudantes do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico | Porto International Conference on Research in Education
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação (ISEP, Portugal)
|
2017 | Uma Instituição do Ensino Superior de Formação de Professores: Uma metáfora construída por dentro | Porto International Conference on Research in Education
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação (ISEP, Portugal)
|
2017 | Integração curricular: A Filosofia nas malhas de um problema | SIEM 2017
Associação de Professores de Matemática (VISEU, Portugal)
|
2017 | Supervisão e colaboração em Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo na formação de educadores e de professores do Ensino Básico | II Colóquio sobre Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores
Universidade do Minho - Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2016 | Desenvolvimento e Integração Curricular: Como incluir a Educação Cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico | 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Brasil)
|
2016 | Educação para a Cidadania: do Currículo à Escola como Espaço de Construção de Cidadania | I Seminário Internacional - Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos Contemporâneos
Grupo de Estudos Jovens e Educação do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP (FPCEUP, Portugal)
|
2016 | O Smartphone na sala de aula: dias experiências didáticas | Seminário “Que Educação para Portugal?”
REDE para o Desenvolvimento de Novos Paradigmas da Educação (Educação da Universidade de Lisboa, Portugal)
|
2015 | Filosofia para Crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Potencialidades de Articulação Curricular | 3.º Encontro: Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal)
|
2015 | Geometry Teaching, Smarthphones and QR Codes | 17.ª edição do Simpósio Internacional de Informa tica Educativa (SIIE)
Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
|
2015 | Os QRCodes no Ensino da Geometria | 3.º Encontro: Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal)
|
2014 | Expressões Numéricas e a Arte | 2.º Encontro: Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - 2021/07/22 | Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone
através de um estudo de caso
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020 - 2021 | No caminho da construção
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | Aprender a ser professora e a educar com valores
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2021 | Aprender com (c)alma
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2021 | Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?
Orientador
|
Administração das Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | Ser professor uma eterna aprendizagem colaborativa (Relatório de Estágio)
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/06/21 - Atual | Palestra de Jurjo Torres Santomé - "A adulteración da educación en tempos de capitalismo cognitivo e a construción de ignorancias
interessadas" (2021/06/21)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/09 - 2019/05 | O 1.º ciclo do Ensino Básico — Que identidade(s)? | Currículo, práticas e formação docente (2019/03/10 - 2019/03/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2019 - 2019 | Organizou o II Currículo à Mesa: Entre fronteiras e diálogos - A didática e o currículo. https://www.ese.ipp.pt/noticias/curriculo-a-mesa-1 (2019/04/03 - 2019/04/03)
Mesa-redonda (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2018/12/10 - 2018/12/10 | Organizou o I Currículo à Mesa: Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo: https://www.ese.ipp.pt/noticias/curriculo-a-mesa (2018/12/10 - 2018/12/10)
Mesa-redonda (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2014 - 2014 | European Exchange Week (colaboração na organização)
Encontro (Outra)
|
Comenius Networl PAEDEIA, Portugal |
2014 - 2014 | IV Dia Geogebra Portugal: Para além de Euclides (colaboração na organização)
Encontro (Outra)
|
IGP e ESE-IPP, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/07/26 - Atual | Moderar da sessão de comunicações B – Temas invisíveis e sensíveis I
Congresso
|
XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica | V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2019/04/11 - Atual | Participação como relator na sessão plenária final
Congresso
|
1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019/04/10 - Atual | Moderação da mesa-redonda plenária: "Currículo no 1.º Ciclo do Ensino Básico"
Congresso
|
1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019/07/17 - 2019/07/19 | Chair, at the session Thematic Session I - TS3: Society Challenges and Education
Congresso
|
2nd International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019/05/17 - 2019/05/17 | Moderação de uma mesa redonda: Entre o pré-escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico: Que consciência histórica?
http://paracomecar.mozello.pt/
Encontro
|
Para começar, educação histórica dos 3 aos 15...
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
2019/04/10 - 2019/04/11 | Moderação do grupo de discussão: "A flexibilidade(zação?) curricular: conceções e práticas
Congresso
|
1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico:
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018/12/10 - 2018/12/10 | Moderador - Currículo à Mesa: Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo
Mesa-redonda
|
Currículo à Mesa: Para lá do que se sabe: (re)descobrir ideologias e currículo
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2018 | Intervenção Junto das Comunidades Ciganas: experiências e desafios (participação como orador convidado numa mesa redonda)
Mesa-redonda
|
Seminário Final do Projeto Europeu PRES | Estratégias de Intervenção com e para as comunidades ciganas
eapm | resite | a3s, Portugal
|
2017 - 2017 | Moderador de sessões paralelas - Porto International Conference on Research in Education
Congresso
|
Porto International Conference on Research in Education
ESE-P.Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | Geogebrabook; Geogebra Tube e os Applets no apoio ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Básico
Seminário
|
Ensinar com o Geogebra |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/12/20 | Práticas para a igualdade de género em contexto de Educação de Infância.
Arguente principal
|
Celina Beatriz Santos Barbosa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/12/17 | DigitalizARTE Projeto de Intervenção com formandas da Universidade Popular do Porto
Arguente principal
|
Inês Margarida Monteiro Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/11/24 | A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensino
Presidente do júri
|
Marilvana Giacomelli Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/09/21 | O Decreto-Lei n.º 55/2018 - um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Ana Isabel Campos de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/09/17 | Aprender a ser professora e a educar com valores
Orientador
|
Inês Massa Cabral (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07/22 | Relatório de Estágio
Arguente
|
Inês de Freitas Machado Faria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07/22 | Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias – uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone
através de um estudo de caso
Orientador
|
Sofia Marlena da Silva Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/07/21 | Relatório de Estágio
Arguente
|
Catarina Pinto de Aguiar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | Sensos-e | |
2015 - 2015/03/31 | XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (Atas) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2019/09/17 - Atual | Participação na Reunião com docentes do Mestrado em Educação Musical, no âmbito da Visita da Comissão de Avaliação Externa
da A3ES
Outro
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Amigo crítico da Micro-rede de partilhas de práticas - no domínio da Flexibilidade curricular e da educação cidadã - de Vila Nova de Famalicão | |
2021 - Atual | Amigo crítico do projeto +Literacia | |
2021 - Atual | Amigo crítico da Micro-rede de partilhas de práticas - no domínio da Avaliação pedagógica - de Vila Nova de Famalicão |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2015/12 - Atual | Projeto +Literacia (desenvolvimento das literacias básicas: leitura e escrita; literacia matemática; literacia digital; conhecimento do mundo) em adultos | (Outros) | Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Portugal |
2020/05/11 - 2020/07/21 | Gestão Flexível do Currículo (CFCAC_6) | Gestão Flexível do Currículo | Porto Editora, Portugal |
2020/05/11 - 2020/07/21 | Gestão Flexível do Currículo (CFCAC_7) | Gestão Flexível do Currículo | Porto Editora, Portugal |
2020/04/13 - 2020/06/23 | Gestão Flexível do Currículo (CFCAC_3) | Gestão Flexível do Currículo (Outros) | Porto Editora, Portugal |
2020/04/13 - 2020/06/23 | Gestão Flexível do Currículo (CFCAC_4) | Gestão Flexível do Currículo (Outros) | Porto Editora, Portugal |
2018 - 2018 | Métodos e técnicas de estudo para otimizar os apoios | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2015 - 2015 | Filosofia Crianças e Articulação Curricular | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação Associação de Escolas – Vila Nova de Famalicão, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2017/11 | Entrevista no âmbito da notícia: "Estimular a liberdade de poder assinar por baixo" | Revista Aprender ao Longo da Vida |
2017/03/12 | Entrevista no âmbito da notícia "Albina não precisava de ler para cortar cabeças de peixe. Agora voltou à escola" | Público |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2017/03/14 - Atual | Grandes Manhãs | Alfabetização |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2012/11 - 2017/07 | Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/07/12 - 2019/07/13 | Membro da Comissão Científica do I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais
https://gmaiamarques.wixsite.com/encontroeduchist
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2015 | Menção Honrosa no Prémio Inovação Pedagógica em Ensino à Distância
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | 1.º Prémio no Concurso Literário em Igualdade de Género
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|