???global.info.a_carregar???
Dr. Marta Cordeiro is currently an assistant professor at Escola Superior de Teatro e Cinema. She was awarded her Ph.D. in 2013 (Fine Arts - Image Theory, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa). She is President of the Technical-Scientific Council and Director of the Scene Design branch at ESTC. She is a researcher at CIEBA, where develops her post-doctoral research. Publishes in Ars, New Media and Mass Communication, Domínios da Imagem, Mídia e Coitidiano, Revista Lusófona de Arquitectura e Educação, Revista de Estudos de Comunicação, Forma de Vida, among others. She is co-author of Desensino da Arte (Sistema Solar); GIRELA, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação (Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Teatro e Cinema), Undressed Machine (Multiple Skins Editions). She is a member of the Editorial Board of the journal Dobra, Revista Internacional de Investigação sobre Literatura, Artes e Design. Interests: image theory, theatre, scenography, education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marta Maria Lopes Cordeiro

Nomes de citação

  • Cordeiro, Marta

Identificadores de autor

Ciência ID
8B18-21B3-6C60
ORCID iD
0000-0001-9297-8548

Endereços de correio eletrónico

  • mcordeiro@estc.ipl.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2018 - 2023
Em curso
Depois da Imagem e da Palavra, a Imagem (Pós-doutoramento)
Especialização em Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2010 - 2013/10/07
Concluído
Doutoramento em Belas-Artes (Doutoramento)
Especialização em Teoria da Imagem
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"O Corpo como Imagem e as Imagens do Corpo na Contemporaneidade." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
2006
Concluído
Mestrado em Belas-Artes (Mestrado)
Especialização em Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Do Corpo Orgânico ao Corpo Pós-Orgânico. Uma História de Fragmentações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2001
Concluído
Artes Plásticas - Pintura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Bom com Distinção, 16 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002/01/01 - 2003/01/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Académico, Portugal
2000/01/01 - 2002/01/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Diretora do ramo Design de Cena da Licenciatura em Teatro Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2016 - 2020 Coordenação Científica e Artístico-Pedagógica do Mestrado em Teatro – especialização em Design de Cena Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2016 - 2020 Coordenação científica do Mestrado em Teatro – especialização em Produção Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/10/01 - 2006/11/17 Assistente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2006 - 2006 Prestação de Provas Públicas para a categoria de Professor Adjunto na área científica de Design de Cena, disciplina de Tecnologias Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009 - 2011 O Corpo como Imagem e as Imagens do Corpo na Contemporaneidade
SFRH/BD/62867/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/05/04 - 2023/05/06 Artistic Responsibility Challenges in Higher Education, Nós/Nous ARCHE
Erasmus + 2021-1-PT01-KA220-HED-000032169.
Outra
2021/03 - 2022 Ensaio de Construção — Cenografia, Teatro e Materialidade
ECCTM
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2019 - 2020 Luz-imagem como Médium
LIMLIC
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Em curso
2018 - 2019 Polifonia e Contraponto – Crítica e Reflexão no Espaço Cénico
PC
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2017 - 2018 GIRELA, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação
GRCAFL
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2007 - Atual Programa Projecto e Tecnologias. Especialização em Realização Plástica do Espectáculo. 12º Ano
XXX
Outra
Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2006 - Atual Programa Projecto e Tecnologias. 11º Ano
XXX
Outra
Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2022 - 2022 Estudos de Cenografia e Figurinos em Portugal
2022.05675.PTDC
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Cordeiro, Marta. "A Escola – o sítio das Perguntas". Dobra, Revista Internacional de Investigação sobre Literatura, Artes e Design 13 (2024):
    Publicado
  2. Cordeiro, Marta. "CORDEIRO, Marta – Perguntas. Projecto de Criac¸a~o Arti´stica dos alunos de Teatro, Design de Cena". 11 (2023): https://revistadobra.weebly.com/uploads/1/1/1/8/111802469/marta_cordeiro_rita_pico.pdf.
    Publicado
  3. Cordeiro, Marta; MENDES, Maria Sequeira ; FÁLCON, Marisa. "Os Filhos de Lumière. Entrevista a Teresa Garcia". Dobra, Revista Internacional de Investigação sobre Literatura, Artes e Design 12 (2023):
    Acesso aberto • Publicado
  4. Cordeiro, Marta. "O Referente Esteve Lá. O Referente Como Carne". Vista 9 (2022): e022005. http://dx.doi.org/10.21814/vista.4045.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/vista.4045
  5. "Caderno de Esboços". Dobra, Revista Internacional de Investigação sobre Literatura, Artes e Design 9 (2022):
    Acesso aberto • Publicado
  6. Cordeiro, Marta. "Figuras de Alteridade. Do Monstro ao Anormal". 7 (2021): http://www.revistadobra.pt/uploads/1/1/1/8/111802469/marta_cordeiro.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Cordeiro, Marta. "Procurar a identidade através das imagens: I don't live here anymore". Revista Internacional em Língua Portuguesa 38 (2020): 145-156. http://dx.doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2020.38/pp.145-156.
    Acesso aberto • 10.31492/2184-2043.rilp2020.38/pp.145-156
  8. Cordeiro, Marta. "Névoa: depois da palavra e da imagem". Domínios da Imagem 14 26 (2020): 242-259. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/41102.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Cordeiro, Marta. "Entrevista a António Jorge Gonçalves". Dobra 4/5 (2019): http://www.revistadobra.pt/uploads/1/1/1/8/111802469/entrevista_a_j_goncalves.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Cordeiro, Marta; Cordeiro, Marta. "Punir o Corpo". Forma de Vida 14 (2018): https://formadevida.org/mcordeirofdv14.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Cordeiro, Marta. "ABRAÇAR A LENTIDÃO, ATRAVÉS DAS ARTES E DA EDUCAÇÃO Uma conversa entre Marta Cordeiro, Sílvia Real e Susana Martins, outubro de 2018". Dobra 2 (2018): http://www.revistadobra.pt/pi_silvia_real.html.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Cordeiro, Marta. "Ana Mata". Devir. Revista Ibero-Americana de Cultura 4 (2017):
    Publicado
  13. Cordeiro, Marta. "Amar uma imagem". ARS (São Paulo) 14 27 (2016): 72-89. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.117621.
    Acesso aberto • Publicado • 10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.117621
  14. Cordeiro, Marta Maria. "O corpo na era da sua reprodutibilidade técnica". Revista_Mídia_e_Cotidiano 8 8 (2016): 176-197. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9773.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22409/ppgmc.v8i8.9773
  15. CORDEIRO, Marta Maria. "VER-SE COMO IMAGEM. BELEZA E ESTILO NOS MEDIA". Revista_Mídia_e_Cotidiano 6 6 (2015): 215-228. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9746.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22409/ppgmc.v6i6.9746
  16. Cordeiro, Marta. "O corpo como imagem: as celebridades como modelos". Domínios da Imagem 9 17 (2015): 237-256. http://dx.doi.org/10.5433/2237-9126.2015v9n17p237.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5433/2237-9126.2015v9n17p237
  17. Cordeiro, Marta. "Beauty and the Flesh. The Biggest Loser, to be Beautiful is to Exclude the Flesh". New Media and Mass Communication 13 (2015): 69-75. http://www.iiste.org/Journals/index.php/NMMC/article/view/27232.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Cordeiro, Marta. "Do Efeito ao Paradigma: Narciso, Medusa e Pigmalião". ars 13 26 (2015): 141-155. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.106083.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Cordeiro, Marta Maria. "SER BELO. UMA QUESTÃO PESSOAL". Revista_Mídia_e_Cotidiano 4 4 (2014): 158-178. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9713.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22409/ppgmc.v4i4.9713
  20. Cordeiro, Marta. "Aparências que contam: a Aparência como Ferramenta de Avaliação Social". Domínios da Imagem 8 15 (2014): 5-29. http://dx.doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p5.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Cordeiro, Marta. "O Óptico e o Háptico: o Indivíduo e a Cidade". 10 (2014): 11-23. http://hdl.handle.net/10400.21/7299.
    Acesso aberto • Publicado
  22. Cordeiro, Marta Maria Lopes. "Raça, gênero e classe nos media". Revista de Estudos da Comunicação 13 30 (2012): http://dx.doi.org/10.7213/comunicacao.7234.
    Acesso aberto • 10.7213/comunicacao.7234
  23. Cordeiro, Marta. "O valor do corpo na construção da identidade". Revista de Estudos da Comunicação 12 27 (2011): 19-26. http://dx.doi.org/10.7213/rec.v12i27.22354.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7213/rec.v12i27.22354
Artigo em revista (magazine)
  1. Cordeiro, Marta. "Play – The Film", Umbigo, 2011
  2. Cordeiro, Marta. "O Peso e a Leveza", Umbigo, 2011
  3. Cordeiro, Marta. "Ana Mata", Umbigo, 2010
  4. Cordeiro, Marta. "Jenny Saville. A Marca", Umbigo, 2010
  5. Cordeiro, Marta. "Brígida Mendes. O Corpo em Desaparecimento", Umbigo, 2010
  6. Cordeiro, Marta. "Ilya Kabakov. Corredor-Para-O-Abismo", Umbigo, 2009
  7. Cordeiro, Marta. "Pedro Cabral Santo. O Deus Formiga", Umbigo, 2009
Capítulo de livro
  1. Cordeiro, Marta. "Cão, ouve-me". Portugal: Multiple Skins Editions, 2022.
    Publicado
  2. Cordeiro, Marta; Calixto, J.. "Polifonias e Contrapontos". In Polifonia e Contraponto. Heiner Goebbels – As Conferências de Lisboa, 61-68. Lisboa, Portugal: Politécnico de Lisboa |Escola Superior de Teatro e Cinema, 2019.
    Publicado
  3. Cordeiro, Marta. "Um Ensino Feito de Imagens". In Girela, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação. Lisboa, Portugal: Politécnico de Lisboa |Escola Superior de Teatro e Cinema, 2018.
    Publicado
  4. Cordeiro, Marta. "Defender o Ensino como Projeto". In Girela, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação. Lisboa, Portugal: Politécnico de Lisboa |Escola Superior de Teatro e Cinema, 2018.
    Publicado
  5. Cordeiro, Marta. "Anotações: ideias sobre Legislação". In Girela, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação. Lisboa, Portugal: Politécnico de Lisboa |Escola Superior de Teatro e Cinema, 2018.
    Publicado
  6. Cordeiro, Marta. "Sobre a Defesa do Ensino Artístico". In Girela, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação. Lisboa, Portugal: Politécnico de Lisboa |Escola Superior de Teatro e Cinema, 2018.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Cordeiro, Marta; Espada, José. PERGUNTAS. Politécnico de Lisboa |Escola Superior de Teatro e Cinema, 2022.
  2. Cordeiro, Marta. Convite. In EXPLODE CORAÇÃO. UMA INSTALAÇÃO CENOGRÁFICA. Biblioteca FCT NOVA, 2020.
  3. Cordeiro, Marta; Calixto, J.; Espada, J.. FALSO. Politécnico de Lisboa |Escola Superior de Teatro e Cinema, 2019.
  4. Cordeiro, Marta; Sá Nogueira, Mariana. Mapa. Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Teatro e Cinema, 2018.
  5. Cordeiro, Marta. Figuras de Cena. Panteão Nacional, 2018.
  6. Cordeiro, Marta. +DESIGN DE CENA +PRODUÇÃO. Panteão Nacional, 2017.
  7. Cordeiro, Marta. Aquilo que as Imagens Dizem. Companhia Nacional de Bailado/ Cão Solteiro, 2015.
  8. Cordeiro, Marta. Design de Cena na Escola Superior de Teatro e Cinema. Associação Portuguesa de Cenografia, 2015.
  9. Cordeiro, Marta. Experiências da Casa Amarela. Galeria Artur Bual, 2015.
  10. Cordeiro, Marta. Play – The Film. Portuguese Platform for Performing Arts, 2013.
  11. Cordeiro, Marta. Ana Mata. Módulo: Centro Difusor de Arte Contemporânea, 2010.
Documento de trabalho
  1. Cordeiro, Marta; Gamito, M.J; Barros, J. C.. 2007. "Programa Projecto e Tecnologias. Especialização em Realização Plástica do Espectáculo. 12º Ano". http://www.anq.gov.pt/.
  2. Cordeiro, Marta; Gamito, M.J; Graça, C.; Pacheco, H.. 2006. "Programa Projecto e Tecnologias. 11º Ano. Ministério da Educação". http://www.anq.gov.pt/.
Edição de número de revista
  1. DI CHIARA, Jessica; Basílio, Rita ; Rafael, Sónia; Gustavo Rubim; Danielle Magalhães; Alberto Pucheu; Pedro Duarte de Andrade; et al. "DOBRA 12 / INFÂNCIA". https://revistadobra.weebly.com/dobra-mdash-12.html 12 2 (2023): https://revistadobra.weebly.com/dobra-mdash-12.html.
  2. DI CHIARA, Jessica; Basílio, Rita Gomes da Silva; Rafael, Sónia; Ana Catarina Monteiro; Moreira, Adonay; Carreto, Carlos F. Clamote; Alberto Pucheu; et al. "DOBRA 11 / INTERVALO". DOBRA - Literatura, Artes, Design 11 1 (2023): https://revistadobra.weebly.com/dobra-mdash-11.html.
    Publicado
  3. DI CHIARA, Jessica; Basílio, Rita Gomes da Silva; Rafael, Sónia; Cordeiro, Marta; Moreira, Adonay; Alberto Pucheu; Danielle Magalhães; et al. "DOBRA 10 / INTERVALO". DOBRA - Literatura, Artes, Design 10 2 (2022): https://revistadobra.weebly.com/dobra-mdash-10.html.
    Publicado
  4. Cordeiro, Marta; Morais-Alexandre, Paulo; MENDES, Marta; VAZ, João; XAVIER, Madalena; MARQUES, Luísa. "RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro". RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro 1 1 (2022): https://journals.ipl.pt/rhinocervs/index..
    Publicado • Co-editor
  5. SALGADO, Jessica Di Chiara; Basílio, Rita Gomes da Silva; Rafael, Sónia; Moreira, Adonay; Alberto Pucheu; Ana Catarina Monteiro; Carreto, Carlos F. Clamote; et al. "DOBRA 9 / FRAGILIDADE". DOBRA - Literatura, Artes, Design 9 1 (2022): https://revistadobra.weebly.com/dobra-mdash-9.html.
    Publicado
  6. SALGADO, Jessica Di Chiara; Basílio, Rita Gomes da Silva; Gustavo Rubim; Rafael, Sónia; Leonardo Gandolfi; Moreira, Adonay; Alberto Pucheu; et al. "DOBRA 8 / FRAGILIDADE". DOBRA - Literatura, Artes, Design 8 2 (2021): https://revistadobra.weebly.com/dobra-mdash-8.html.
    Publicado
Livro
  1. Sequeira Mendes, Maria; Cordeiro, Marta; Falcón, María Luísa Fernández. O Desensino da Arte. Lisboa, Portugal: Sistema Solar. 2022.
    Publicado
  2. Goebbels, Heiner; Calixto, João; Cordeiro, Marta. Polifonia e contraponto - Heiner Goebbels - As Conferências de Lisboa. Politécnico de Lisboa | Escola Superior de Teatro e Cinema. 2019.
  3. Cordeiro, Marta; Mendes, C.; Espada, J.. Girela, Reflexões sobre criação artística, formação e legislação. Lisboa, Portugal: Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Teatro e Cinema. 2018.
    Publicado
Recurso online
  1. Cordeiro, Marta. Branco. 2020. https://sites.google.com/view/limlic/home.
  2. Cordeiro, Marta. Mary Ruefle, Melody. 2017. https://jogosflorais.squarespace.com/dreams-lorraine-1.
Tese / Dissertação
  1. Cordeiro, Marta. "O Corpo como Imagem e as Imagens do Corpo na Contemporaneidade". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9407.
  2. Cordeiro, Marta. "Do Corpo Orgânico ao Corpo Pós-Orgânico. Uma História de Fragmentações". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2006. http://hdl.handle.net/10451/6714.

Outros

Outra produção
  1. CORDEIRO, Marta – O Malabarista. JOSÉ CARLOS BARROS. EM TERRA DE GIGANTES E DRAGÕES VOADORES. Lisboa: Politécnico de Lisboa, 2023.. 2023. Cordeiro, Marta.
  2. Falso: projectos de criação artística dos alunos de Teatro, ramo de Design de Cena Licenciatura + Mestrado. Catálogo do projecto de criação que parte do tema o FALSO e integra alunos do primeiro, segundo e terceiro ano da Licenciatura em Teatro ¿ ramo de Design de Cena e do Mestrado em Teatro ¿ especialização em Design de Cena que, trabalhando em pequenos grupos, com o apoio do conjunto de professores de Design de Cena, criam objectos e/ou intervenções destinadas à exposição pública.. Inserido no projet. 2019. Calixto, João; Cordeiro, Marta; Espada, José. http://hdl.handle.net/10400.21/10132.
  3. O Desenho da Matéria na Cena Contemporânea. Prestação de Provas Públicas para a categoria de Professor Adjunto na área científica de Design de Cena, disciplina de Tecnologias. Dissertação apresentada à Escola Superior de Teatro e Cinema, Instituto Politécnico de Lisboa.. 2006. Cordeiro, Marta.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/04/16 Imagem e Melancolia
Programa de Doutoramento em Teoria da Literatura, Faculdade de Letras da UL (Lisboa, Portugal)
2023/01/15 Apresentação do livro “O Desensino da Arte” Pequenas Coisas
Estuário Coletivo, Solar dos Zagalos (Câmara Municipal de Almada) (Almada, Portugal)
2018 Girela, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação Girela, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação
Pólo Cultural Gaivotas Boavista, da Câmara Municipal de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 Os Reality Shows e a Ideia de Beleza unidade curricular “Escrita para Cinema e Televisão”, da Pós-Graduação em Artes da Escrita
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013 Biggest Loser: o Corpo, a Alma e a Carne unidade curricular “Escrita para Cinema e Televisão”, da Pós-Graduação em Artes da Escrita
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 Investigação em Arte unidade curricular “Metodologias da Investigação”, do Mestrado em Pintura
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 Identity as an Image Student Summer Symposium
Association of Art Historians (Bristol, Reino Unido)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/10 - Atual A Terceira Margem da Mimesis - o continuum de intensidades do herói pós-dramático
Coorientador
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/06 - Atual O Inferno Está Vazio, Todos os Vilões Estão Aqui.
Coorientador
Doutoramento em Artes e da Imagem em Movimento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023 - Atual Reencantar cinema: A Encantaria como paradigma de criação fílmica
Orientador
Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/02/01 - Atual A Grande Viagem do Pequeno Mi
Orientador
Licenciatura em Teatro (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2022 - Atual Cartas que dançam ao sul: poéticas transdisciplinares em videodança
Orientador
Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/10 - Atual Politicas Culturais no Ensino Artístico: o caso de estudo da Escola Superior de Teatro e Cinema
Orientador
Doutoramento em Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021/09 - Atual Esa Cosa Llamada Amor – 10 anos depois.
Coorientador
Doutoramento em Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2020 - Atual Escultura Hiper-Realista e Intimidade
Orientador
Doutoramento em Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018 - Atual Abstracção no Cinema de Animação
Coorientador
Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2022 - 2023/12/19 Paralelismos e Perpendicularidades em Dois Cenários de Stéphane Alberto: MacBeth e A Tragédia de MacBeth.
Orientador
Mestrado em Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2022 - 2023/12/14 Não Há Machado que Corte, ou a verdadeira história de Maria Cachucha
Orientador
Mestrado em Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2018 - 2021/09/20 Cinema Relacional: Cinema como Diálogo em uma “Trilogia do Encontro”
Orientador
Doutoramento em Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018 - 2020/01/31 A história em movimento. Kélina Gotman e a coreografia como metodologia além da Dança
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2018 - 2019/12/18 Da Organização à Construção
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2018 - 2019 Especialização e Valorização Profissional em Artes
Orientador
Escuela de Escultura Almart, Espanha
2016 - 2017 Luz, Som, Acção!
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2012 - 2013 Apontamentos de Mecânica
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/05/24 - Atual Moderação do painél Teatro, 1º ENCONTROS PARAGONE – Diálogos Através da Arte: Gesto
Congresso
2022/10/16 - Atual Participação no Encontro Anual da REDE (Produções Real Pelágio, CasaBranca, Associação Parasita), no painél, Entre a arte e educação: espaço de reflexão e partilha (mesa redonda). Casa da Dança de Almada.
Encontro
2023/09/13 - 2023/09/14 Participação nas Jornadas do Ensino Superior das Artes Performativas, painél: A OFERTA FORMATIVA: SUAS ESPECIFICIDADES E ENQUADRAMENTO LEGAL.
Encontro
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2022/02/05 - 2022/02/05 Apresentação do livro O Desensino da Arte (Maria Sequeira Mendes, Marta Cordeiro e Marisa Fálcon) no Teatro do Bairro Alto, no âmbito da iniciativa “Práticas de Leitura”. 5 de Fevereiro de 2022.
Outro
Práticas de Leitura
Teatro do Bairro Alto, Portugal
2021/10/10 - 2021/10/11 Participação na mesa redonda “Ensino, Exposição e Representação”. XIII ENCONTRO NACIONAL da APCEN, “Explosão e Expansão. PT na PQ e PQ em PT”, 9 e 10 Ourtubro 2021 / Museu Nacional do Teatro e da Dança / Lisboa.
Mesa-redonda
Associação Portuguesa de Cenografia, Portugal
1999 - 2017 Construção de objectos e décors para publicidade em colaboração com a agência Graphic Objects, Mensagem Sublime, Pomar de Ideias, - Comunicação Lda., Schema, Plaster, Eventos e Talentos. Construção de adereços para comemorações e espectáculos de rua em colaboração com as Festas de Palmela, Oliveira do Hospital, Ilha Terceira-Açores. Decoração de espaços comerciais. Construção da sala infantil do Museu do Pão, Seia. Construção da mascote do Oceanário de Lisboa.
2009 - 2016 Colaborou com o Serviço Educativo do Museu Nacional de Arte Antiga, concebendo e dinamizando oficinas para crianças e famílias que juntam aprendizagens no âmbito das marionetas e formas animadas com os conhecimentos potenciados pelas exposições temporárias e permanentes do Museu.
Oficina (workshop)
Museu Nacional de Arte Antiga, Portugal
2015 - 2015 Moderação de painel
Conferência
CSO´2015 – Criadores Sobre outras Obras
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2013 - 2013 Construção de adereços para o espectáculo Enciclopédia X, da Companhia de Teatro Cão Solteiro & Afonso Cruz
Outro
Enciclopédia X
2004 - 2004 Figurinista do espectáculo A Grande Imprecação Diante das Muralhas da Cidade, pelo Teatro dos Aloés. Texto de Tankred Dorst; encenação de José Peixoto.
2003 - 2003 Construção de adereços e formas animadas no espectáculo Contos Fantásticos pela Associação Cultural Criadores de Imagens – Teatro de Marionetas (2003). Colectânea de contos tradicionais dos países de expressão portuguesa; encenação e direcção artística de José Carlos Barros.
2003 - 2003 Cenografia e construção de adereços no espectáculo Os Amores de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim pela Associação Cultural Criadores de Imagens – Teatro de Marionetas. (2003).Texto de Frederico Garcia Lorca; tradução de Eugénio de Andrade; encenação e direcção artística de José Carlos Barros.
2002 - 2003 Construção de máquinas de cena, adereços e pintura cenográfica no espectáculo Romagem de Agravados, pela Associação Cultural Criadores de Imagens – Teatro de Marionetas. Texto de Gil Vicente; encenação de Carlos Cabral; direcção artística de José Carlos Barros.
2002 - 2002 Cenografia e construção de adereços dos espectáculos que integram o projecto Gil Vicente On-Line (Pranto de Maria Parda, Auto da Índia, Auto da Alma, Farsa de Inês Pereira), 2002. Projecto do CITI/ Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o Ministério da Educação e a Câmara Municipal de Castelo Branco. Textos de Gil Vicente; encenação de Lúcia Maria.

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/18 ARTES PERFORMATIVAS. O estado do teatro na Europa dos primórdios do século XX e o hoje da arte teatral.
Arguente
Maria José Santos Cunha (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/10/06 RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Effets Mer
Arguente
Rita da Cunha Monteiro Rebelo de Andrade (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/12/12 Numen
Presidente do júri
Miguel Morazzo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2022/06/21 Silêncios. Um método de trabalho cinematográfico
Arguente principal
César Pedro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/02/02 Percursos da cenografia portuguesa: (1870-1974)
Arguente
Eunice Tudela de Azevedo (Doutoramento)
2021/12/14 Relatório de Projecto de figurinos para "You Can't Take it With You"
Presidente do júri
Inês Damasceno (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2021/09/28 Auto-historiarse: Poéticas y disrupciones. Prácticas escénicas en los paisajes enmarañados de la memoria
Arguente principal
Susana Vidal (Doutoramento)
Escuela Internacional de Doctorado de la Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
2021/07/31 Eco-efeito Colateral Óbvio: uma Experiência à Luz do Eco-Teatro
Arguente principal
Sofia Figueiredo Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2021/07/19 Contributos para o Ensino da Prática Vocal em Contexto de Escolas de Teatro.
Presidente do júri
Susana Quaresma Vicente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2020/03/11 A Voz como Impulsionador da Criação Cénica. A Pré Voz como Alicerce de um Teatro Vocal
Vogal
Sara Belo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 Num Rio
Presidente do júri
Alexandre Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2019 Mend the Gap, o Vazio que Transborda
Arguente principal
Juliana Ferreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 Tabula Rasa, Revolução, Subversão e Transgressão. Um estudo sociocultural da década de 60
Arguente principal
Maria da Luz Fernandes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 O Objecto Cenográfico como Elemento Dramatúrgico no Projecto Teatral Moby-Dick
Presidente do júri
Pedro Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2013 No Limite, a Alma. Ensaio sobre um Objecto artístico/ Instalação
Presidente do júri
Paula da Mata (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/04 - 2023/05 1º ENCONTROS PARAGONE – Diálogos Através da Arte: Gesto FBAUL, ESML, ESTC

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Convocarte Arte e Mobilidade CUIEBA/ FBAUL
2017 - Atual Dobra (2184-206X) FCSH, UNL
2022/05 - 2022/05 Vista. Revista de Cultura Visual (2184-1284) UMinho Editora
2022/03 - 2022/03 Convocarte FBAUL–CIEBA
2016 - 2017 ars (1678-5320) Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/01/01 - 2022/01/31 A convite da DGArtes, integrou o Grupo de Consultores no âmbito da Representação Oficial Portuguesa na 15a• Quadrienal de Praga - QP 23 - Prague Quadrienal of Performance Design and Space. Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - Atual Arte e Espaço Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2006 - Atual Arte e Espaço Mestrado em Teatro Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2003 - Atual Desenho, Design de Cena, Tecnologia, Projecto de Teatro/ Artes Performativas Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/07 - Atual Fundou, juntamente com os restantes membros da Comissão Executiva Editorial, a que pertence, a revista RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, editada pelo Politécnico de Lisboa.
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Integra a Comissão Editorial e a Comissão de Redacção e Revisão da revista “Dobra, Revista Internacional de Investigação sobre Literatura, Artes e Design”. Dobra é um Projecto de Investigação desenvolvido na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, em parceria com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA/FBAUL), a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de São Paulo
Membro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - Atual Membro efectivo do Conselho Técnico-Científico do CIEBA
Membro
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2023/01/01 - 2026/12/31 Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Teatro e Cinema Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2019/01/01 - 2026/12/31 Presidente da Comissão Técnico-Científica do Departamento de Teatro
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2019/01/01 - 2022/12/31 Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Teatro e Cinema
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2018 - 2022/10/31 Membro efectivo da Comissão Científica do Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento. Universidade de Lisboa e Instituto Politécnico de Lisboa
Membro
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/05 - 2022/05 Integrou a Comissão Científica e a Comissão Executiva das 1.ª Edição de Jornadas Internacionais de Cenografia e Figurinos. 2, 3 e 4 de Maio de 2022, Faculdade de Belas-Artes da UL, Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL, Museu Nacional do Teatro.
Membro
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/05 - 2023/07 Membro do painel de avaliação (Escolas Artísticas), no âmbito da 8.ª edição do Concurso para Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação & Criação Artística financiados (IDI&CA) pelo Instituto Politécnico de Lisboa – 2023. Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021/05 - 2021/12 Júri efectivo do concurso para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento, nas áreas de Belas Artes, Arte e Educação Artística, atribuídas pelo Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes e financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal