???global.info.a_carregar???
Diana Aguiar Vieira PhD is a psychologist, Associate Professor with aggregation (Título de agregado) who teaches behavioural sciences at the Porto Accounting and Business School (ISCAP), Polytechnic Institute of Porto (P.PORTO), Portugal. and researcher at the Centre for Organizational and Social Studies Polytechnic Institute of Porto (P.PORTO), Portugal. Former Vice-Dean of Porto Accounting and Business School (ISCAP). Founder and coordinator of the Coaching, Career and Personal Development Unit (2011-2018) and the Alumni Office (2012-2018), both at ISCAP. Former Pro-Rector of P.PORTO for Employability and Alumni Strategy. Founder of the ICAReAlumni International Conference & Community (https://icarealumni.com/). Her research interests include alumni relations, career development, employability, coaching, higher education, soft skills, self-efficacy and Social Cognitive Theory. She has been involved in international research projects and partnerships with European and Brazilian universities. Her site (https://beyou-bemore.com/) aims to share her knowledge with the scientific community and the general public.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Diana Aguiar Vieira
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Vieira, Diana
  • Vieira, D. A.

Identificadores de autor

Ciência ID
8D1B-C054-F09A
ORCID iD
0000-0002-5191-4457

Endereços de correio eletrónico

  • dianaaguiarvieira@gmail.com (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/10/15 - 2021/10/15
Concluído
Habilitation in Psychology (Título de Agregado)
Especialização em social sciences - psychology
Universidade do Minho, Portugal
2008/10/08
Concluído
Ph.D. in Psychology (Doutoramento)
Especialização em Psychology
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Perspectiva Sociocognitiva da Transição do Ensino Superior para o Trabalho: Influência da Auto-eficácia e dos Objectivos no Sucesso de uma Transição Vocacional [Social cognitive Perspective on the Transition from Higher Education to Work]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001
Concluído
Master in School Psychology (Mestrado)
Especialização em social sciences - psychology
Universidade do Minho, Portugal
1993
Concluído
Bachelor degree in Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
1998/09 - 2020/08/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/05 - 2018/05 Vice-presidente Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013/05 - 2018/02 Pró_presidente para a Empregabilidade & Alumni Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2018 Conselho de gestão ou orgão correspondente Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 - 2016 Conselho de gestão ou orgão correspondente Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2006/08 - Atual JAEVG - International Conference 2006
547200647738FAC
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2024/02 - 2027/01 Empowerment of ethnic Minority Students In Vietnam European Commission
2006/10 - 2008/09 Perspetiva sociocognitiva da transição do ensino superior para o trabalho: A influência da autoeficácia e dos objetivos numa transição vocacional
SFRH/BD/31563/2006
Bolseiro de Doutoramento
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - FCT
2006/10 - 2008/09 A TRANSIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PARA O MUNDO DO TRABALHO: A AUTO-EFICÁCIA, O APOIO SOCIAL E A ADAPTABILIDADE VOCACIONAL
20895DFA
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2023 - 2026/12 EMSIV - Empowerment of ethnic Minority Students In Vietnam
101128556
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal
European Commission
Em curso
2023/01 - 2024 Empregabilidade e Carreira
000
Investigador responsável
Concluído
2018/09 - 2021/06 ULISSE Understanding, Learning and Improving Soft Skills for Employability
2018-1-IT01-KA203-048286
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
ERASMUS+ Strategic Partnerships for Higher Education
Concluído
2017 - 2019 Skills for you - Core Skills for 21st Century Professionals
2017-1-ES01-KA203-038589
Investigador
ERASMUS+ Strategic Partnerships for Higher Education
2017 - 2017 Determinantes do ingresso dos jovens no Ensino Superior
00000000
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
2013/11 - 2015/10 InSchool-Innovation in Early School Leaving
nº 2013-1-GB2-LEO05-10778
Investigador
Leonardo da Vinci – Transfer of Innovation
2013/10 - 2014/12 Preparados para trabalhar?
Investigador responsável
Programa Operacional de Assistência Técnica do Fundo Social Europeu (POAT/FSE).
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 50 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI0050/2011
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2012 Teoria Social Cognitiva: promovendo reflexões sobre práticas educacionais
nº09/53794-9
Bolseiro de Cientista Convidado
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2024 - 2025 Empregabilidade e Alumni nas instituições de ensino superior
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Em curso
2019 - 2021 Por onde anda você?: Estudos transdisciplinares de egressos da UFMG
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vieira, D. A.; Meirinhos, Viviana. "SOURCES OF TRANSITION-TO-WORK SELF-EFFICACY: CAREER EXPLORATION AND SOCIAL SUPPORT". 2022.
    10.36315/2022inpact025
  2. Vieira, D. A.; Lima, Sara; Meirinhos, V.. "Measuring Teaching Self-Efficacy in pandemic times: A preliminary validation study among Portuguese teachers.". Trabalho apresentado em CASHE – Conference Academic Success in Higher, 2022.
  3. Vieira, Diana; Caires, Susana. "Avaliação de um programa de desenvolvimento de competências socioemocionais: Um estudo quasi-experimental.". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2021.
  4. Lima, Sara; Vieira, D. A.. "Efeitos emocionais do ensino on-line em estudantes do ensino superior: resultados preliminares.". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2021.
  5. Vieira, D. A.; Caires, Susana. "Avaliação de competências socioemocionais: Análise fatorial confirmatória do questionário de Aprendizagem Social e Emocional". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2021.
  6. Vieira, Diana; Castilho, Olímpio; Gâmboa, R.. "Relação com antigos estudantes: Uma área incontornável na gestão de instituições de ensino superior.". 2017.
  7. Olimpio Castilho; Gambôa, Rosário; Vieira, Diana. "Relação com antigos alunos: Uma área incontornável na gestão estratégica das instituições.". 2017.
  8. Marques, Ana Paula ; Vieira, D. A.. "Preparados para trabalhar? Itinerários imprevisíveis e desiguais de diplomados". Trabalho apresentado em XVI Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho - Futuros do Trabalho: Políticas, Estratégi, 2015.
  9. Mesquita, A.; Vieira, D. A.; Paulino Silva. "Early school leaving – contributions from Portugal.". Trabalho apresentado em International conference on Education and New Developments, 2015.
  10. Gomes, Benedita; Vieira, Diana Aguiar; Diana Aguiar Vieira, PhD. "Apoio social e autoeficácia na procura de emprego: Um estudo junto de desempregados inscritos em Gabinetes de Inserção Profissional". 2012.
  11. Rocha,J; Gonçalves, C.; Vieira, D. A.. "Competências Transversais: Perceção de estudantes do 1º ano do ensino superior". Trabalho apresentado em II Congresso RESAPES, 2012.
  12. Gomes, Benedita; Diana Aguiar Vieira, PhD. "Apoio social e autoeficácia na procura de emprego: Um estudo junto de desempregados inscritos em Gabinetes de Inserção Profissional". 2012.
  13. Vieira, Diana. "Autoeficácia na formação superior: Um fator protetor face ao insucesso académico?". 2010.
  14. Esteves, Carla; Caires, Susana; Maria, Moreira; Vieira, Diana. "A vez e a voz dos supervisores cooperantes : vivências e percepções da experiência supervisiva". 2010.
  15. "Os estágios curriculares no quadro dos desafios de Bolonha: avaliação das vivências e perceções dos estagiários". 2010.
  16. Vieira, D. A.; Coimbra, Joaquim Luís. "Do ensino superior para o trabalho: Indicador de uma transição efetiva.". Trabalho apresentado em VII Congreso Internacional de Galicia e Norte de Portugal de Formación para o Traballo. Universidade de Santiago de Compo, 2007.
  17. Vieira, D. A.; Maia, José; Coimbra, J. L.. "Expectativas de resultados e objetivos na transição para o trabalho: Construção e validação de duas escalas para estudantes do Ensino Superior.". Trabalho apresentado em Actas do XI Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e contextos, 2006.
  18. Vieira, D. A.; Soares, A. M. ; Polydoro, S. A. J.. "Escala de Autoeficácia na transição para mundo do trabalho (AETT): Um estudo de validação para a realidade brasileira.". 2006.
  19. Vieira, D. A.; Coimbra, Joaquim Luís. "As transições de vida e as transições vocacionais: O caso dos diplomados do ensino superior". 2004.
  20. Diana Vieira; Joaquim Luís Coimbra. "A transição para o mundo profissional: vivências e expectativas de finalistas do ensino superior". 2004.
  21. Vieira, D. A.. "Estilos de relacionamento interpessoal e estatuto sociométrico: Um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade". 1997.
  22. Vieira, D. A.. "Para uma prática do psicólogo escolar: uma reflexão e uma experiência.". 1996.
Artigo em revista
  1. Diana Aguiar Vieira; Regina F. Alves. "Self-Efficacy Throughout Higher Education: A Latent Growth Analysis". International Journal of Psychology (2025): https://doi.org/10.1002/ijop.70005.
    10.1002/ijop.70005
  2. Flores, M. A.; Vieira, D. A.; Cunha, Adriana. "The influence of perceived school culture and leadership experience on teachers motivation". Flores, M.A., Vieira, D.A., & Cunha, A. (2023). . Revista Internacional de Formação de Professores, 8, e023007. 8 (2023): https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/886..
    Publicado
  3. Mariana Gomes da Costa; Luisa Helena Pinto; Helena Martins; Diana Aguiar Vieira. "Developing psychological capital and emotional intelligence in higher education: A field experiment with economics and management students". The International Journal of Management Education 19 3 (2021): 100516-100516. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100516.
    10.1016/j.ijme.2021.100516
  4. Maria Assunção Flores Fernandes; Eusébio André Machado; Maria Palmira Alves; Diana Aguiar Vieira; Flores, Maria Assunção; Machado, Eusébio André; Alves, Maria Palmira; et al. "Ensinar em tempos de COVID-19: um estudo com professores dos ensinos básico e secundário em Portugal". Revista Portuguesa de Educação 34 1 (2021): https://doi.org/10.21814/rpe.21108.
    10.21814/rpe.21108
  5. Vieira D; Meirinhos V; Diana Aguiar Vieira; Viviana Meirinhos. "COVID-19 Lockdown in Portugal: Challenges, Strategies and Effects on Mental Health". Trends in Psychology 29 2 (2021): 354-374. http://europepmc.org/abstract/PMC/PMC7924911.
    10.1007/s43076-021-00066-2
  6. Fernandes, Maria Assunção Flores; Machado, Eusébio André; Alves, Maria Palmira; Aguiar Vieira, Diana. "Ensinar em tempos de COVID-19: um estudo com professores dos ensinos básico e secundário em Portugal". (2021): https://doi.org/10.21814/rpe.21108.
    https://doi.org/10.21814/rpe.21108
  7. Flores,Maria Assunção; Machado,Eusébio André; Alves,Palmira; Vieira,Diana Aguiar. "Ensinar em tempos de COVID-19: um estudo com professores dos ensinos básico e secundário em Portugal". (2021): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000100005.
  8. Flores, Maria Assunção; Machado, Eusébio André; Alves, Maria Palmira; Vieira, Diana Aguiar. "Ensinar em tempos de COVID-19: um estudo com professores dos ensinos básico e secundário em Portugal". (2021): http://hdl.handle.net/1822/74829.
    10.21814/RPE.21108
  9. Vieira, D. A.; Audibert, A.; Oliveira, M.Z; Andrade, Alex; Alyane Audibert; Diana Aguiar Vieira; Alexsandro Luiz De Andrade; et al. "Transversal and professional skills self-efficacy scale: Cultural Adaptation and Evidence of Validity". Trens in Psychology 28 3 (2020): 368-380. http://hdl.handle.net/10400.22/19050.
    No prelo • 10.1007/s43076-020-00030-6
  10. Boucinha,Daniela; De Andrade,Alexsandro Luiz; Vieira,Diana Aguiar; Oliveira,Manoela Ziebell de. "Preditores da empregabilidade individual de profissionais em transição de carreira". (2020): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200013.
  11. Audibert, Alyane; Diana Aguiar Vieira, PhD; Andrade, Alexsandro Luiz de; Oliveira, Manoela Ziebell de. "Transversal and Professional Skills Self-Efficacy Scale: Cultural Adaptation and Evidence of Validity". (2020): http://hdl.handle.net/10400.22/19050.
    10.1007/s43076-020-00030-6
  12. Boucinha,Daniela; De Andrade,Alexsandro Luiz; Vieira,Diana Aguiar; Oliveira,Manoela Ziebell de. "Preditores da empregabilidade individual de profissionais em transição de carreira". (2020): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200013.
  13. Masetti, M.; Caires, S.; Brandão, D.; Vieira, D.A.. "Confirmatory factor analysis of the questionnaire on the health staff’s perceptions regarding doutores da alegria’s interventions". Journal of Health Psychology 24 2 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85060640524&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1359105316650274
  14. Vieira, Diana Aguiar. "Ensino superior e alumni: um potencial infinito de sinergias (p.35-44)". Revista de Ciências da Educação (2018): 35-44. http://dx.doi.org/10.19091/reced.v0i0.678.
    Acesso aberto • 10.19091/reced.v0i0.678
  15. Vieira, D.A.; Theotonio, M.. "Self-efficacy and transition-to-work success: A longitudinal study,Autoeficácia e sucesso na transição para o trabalho: Um estudo longitudinal,Autoeficacia y éxito en la transición al trabajo: Un estudio longitudinal". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 19 1 (2018): 31-39. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85062846011&partnerID=MN8TOARS.
    10.26707/1984-7270/2019v19n1p31
  16. Marques, A.P.; Vieira, D.. "Citius, Altius, Fortius in a deregulated labour market: Narratives of precarious graduates". Work Organisation, Labour and Globalisation 11 1 (2017): 28-47. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85050989841&partnerID=MN8TOARS.
    10.13169/workorgalaboglob.11.1.0028
  17. Marques, Ana Paula; Vieira, Diana. "Citius, Altius, Fortius in a deregulated labour market: narratives of precarious graduates". (2017): https://hdl.handle.net/1822/85783.
    10.13169/workorgalaboglob.11.1.0028
  18. Neves, M.D.L.G.; Jordão, F.; Pina E Cunha, M.; Vieira, D.A.; Coimbra, J.L.; Neves, Maria de Lurdes Gomes; Jordão, Filomena; et al. "Estudo de adaptação e validação de uma escala de perceção de liderança ética para líderes Portugueses". Analise Psicologica 34 2 (2016): 165-176. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84976330076&partnerID=MN8TOARS.
    10.14417/ap.1028
  19. Da Fonseca Oliveira, B.M.; Vieira, D.A.; Laguía, A.; Moriano, J.A.; Soares, V.J.S.. "Entrepreneurial intention among university students: Adaptation and validation of a scale (QIE) | Intenção empreendedora em estudantes universitários: adaptação e validação de uma escala (QIE)". Avaliacao Psicologica 15 2 (2016): 187-196. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988932038&partnerID=MN8TOARS.
    10.15689/ap.2016.1502.07
  20. Neves,Maria de Lurdes Gomes; Jordão,Filomena; Cunha,Miguel Pina e; Vieira,Diana Aguiar; Coimbra,Joaquim Luís. "Estudo de adaptação e validação de uma escala de perceção de liderança ética para líderes portugueses". (2016): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312016000200005.
  21. Neves, Maria de Lurdes Gomes; Jordão, Filomena; Pina e Cunha, Miguel; Vieira, Diana Aguiar; Coimbra, Joaquim Luís. "Estudo de adaptação e validação de uma escala de perceção de liderança ética para líderes portugueses". (2016): https://doi.org/10.14417/ap.1028.
    https://doi.org/10.14417/ap.1028
  22. Tokuyoshi, Y.; Iwasaki, S.; Vieira, D. A.; Palmer, Stephen. "Development and validation of the Coaching Skills Self-Efficacy Scale – Japanese version (CSSES-J).". The Coaching Psychologist 10 2 (2014): 59-66.
    Publicado
  23. Caires, S.; Almeida, L.; Vieira, D.; Caires, Susana; Almeida, Leandro; Diana Aguiar Vieira, PhD. "Becoming a teacher: Student teachers' experiences and perceptions about teaching practice". European Journal of Teacher Education 35 2 (2012): 163-178. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859572088&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02619768.2011.643395
  24. Vieira, Diana Aguiar; Palmer, Stephen; Diana Aguiar Vieira, PhD. "The Coaching Skills Self-Efficacy Scale (CSSES): A validation study among a Portuguese sample.". The Coaching Psychologist 8 1 (2012): 6-11. http://hdl.handle.net/10400.22/672.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1037/t55582-000
  25. Diana Aguiar Vieira, PhD; Palmer, Stephen. "The Coaching skills self-efficacy scale (CSSES): a validation study among a portuguese sample". (2012): http://hdl.handle.net/10400.22/672.
    10.1037/t55582-000
  26. Caires, Susana; Almeida, Leandro S.; Vieira, Diana. "Becoming a teacher: student teachers' experiences and perceptions about teaching practice". (2012): http://hdl.handle.net/1822/21251.
    10.1080/02619768.2011.643395
  27. Caires, Susana; Moreira, Maria Alfredo; Esteves, Carla Hiolanda; Vieira, Diana A.; Caires,Susana; Moreira,Maria Alfredo; Esteves,Carla Hiolanda; Vieira,Diana A.. "As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante". Revista Portuguesa de Educação 24 2 (2011): 59-79. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=SCIELO&KeyUT=SCIELO:S0871-91872011000200004&KeyUID=SCIELO:S0871-91872011000200004.
  28. Vieira, D.A.; Caires, S.; Coimbra, J.L.. "From higher education to work: Contributions of practicum training to job insertion,Do ensino superior para o trabalho: Contributo dos estágios para inserção profissional". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 12 1 (2011): 29-36. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84862093980&partnerID=MN8TOARS.
  29. Diana Aguiar Vieira; Susana Caires; Joaquim Luís Coimbra. "Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissional = From higher education to work: contributions of practicum training to job insertion". (2011): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/56053.
  30. Diana Aguiar Vieira, PhD; Caires, Susana; Coimbra, Joaquim Luís. "Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissional". (2011): http://hdl.handle.net/10400.22/680.
  31. Vieira, Diana; Caires, Susana; Coimbra, Joaquim. "Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissional". (2011): http://hdl.handle.net/1822/15351.
  32. Caires, Susana; Moreira, Maria Alfredo; Esteves, Carla Hiolanda; Vieira, Diana A.. "As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante". (2011): https://hdl.handle.net/1822/84208.
    10.21814/rpe.3029
  33. Diana Aguiar Vieira; Susana Caires; Joaquim Luís Coimbra. "Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissional = From higher education to work: contributions of practicum training to job insertion". (2011): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/56053.
  34. Caires, Susana; Moreira, Maria Alfredo; Esteves, Carla Hiolanda; Vieira, Diana. "As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante". (2011): https://doi.org/10.21814/rpe.3029.
    https://doi.org/10.21814/rpe.3029
  35. Caires,Susana; Moreira,Maria Alfredo; Esteves,Carla Hiolanda; Vieira,Diana A.. "As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante". (2011): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200004.
  36. Diana Aguiar Vieira, PhD; Caires, Susana; Coimbra, Joaquim Luís. "Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissional". (2011): http://hdl.handle.net/10400.22/680.
  37. Vieira, Diana. "O Estágio na formação de professores: Validação da versão reduzida do Inventário de Vivências e Perceções do Estágio". Avaliação Psicológica, 9 (2010):
  38. Caires, Susana; Almeida, Leandro S.; Vieira, Diana. "O estágio na formação de professores : validação da versão reduzida do Inventário de vivências e percepções do estágio". (2010): http://hdl.handle.net/1822/16106.
  39. Caires, Susana; Almeida, Leandro S.; Vieira, Diana. "O estágio na formação de professores: validação da versão reduzida do Inventário de vivências e percepções do estágio". (2010): http://hdl.handle.net/1822/16106.
  40. Diana Vieira; Joaquim Luís Coimbra. "La transition entre l'enseigment supérieur et l'emploi: auto-efficacité, attentes de résultats et objectifs professionnels". (2008): https://hdl.handle.net/10216/97582.
  41. Diana Vieira; José Maia; Joaquim Luís Coimbra. "Do ensino superior para o trabalho: análise factorial confirmatória da escala de auto-eficácia na transição para o trabalho (AETT)". (2007): https://hdl.handle.net/10216/129002.
  42. Vieira, Diana. "Sucesso na Transição Escola-Trabalho: A Perceção de Finalistas do Ensino Superior Português.". Revista Brasileira de Orientação Profissional, 7 (2006):
  43. Diana Vieira; Joaquim Luís Coimbra. "Sucesso na transição escola-trabalho: a percepção de finalistas do ensino superior português". (2006): https://hdl.handle.net/10216/22416.
  44. Vieira, Diana. "Desenvolvimento de Competências Sociais em contexto escolar: A avaliação de uma intervenção". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 1 (1997):
Artigo em revista (magazine)
  1. Vieira, D. A.; Reis, Camila. "Corporate Alumni, uma estratégia e múltiplos benefícios", RH Magazine, 2023
  2. Vieira, D. A.. "Transição para (ou durante) a vida profissional: quais as competências mais importantes e como desenvolvê-las?", Dirigir e Formar, 2019
Capítulo de livro
  1. Vieira, D. A.. "Relação com Alumni/Egressos na Europa: O caso do Politécnico do Porto.". In UFMG pesquisa egressos (Vol. 2).. Editora Dialética., 2024.
    No prelo
  2. Vieira, D. A.; Brito, Flávio Augusto Romão. "Music Streaming: Consumption Patterns in Digital Ambients". In Consumption Patterns in Digital Ambients, 74-96. {IGI, 2022.
    10.4018/978-1-7998-9179-6.ch005
  3. Meirinhos, V.; Vieira, D. A.. "Recursos humanos: um modelo compreensivo do campo". In A gestão de recursos humanos a múltiplas vozes: experiências ibéricas e lusófonas (pp. 9-27).Meirinhos, V., Rodrigues, A.C., Couto, A. I., Martinho, A. L., Vieira D, Martins, D., Lousã, E., Martins, H., Araújo, M. S, Silva, M., Ferreira, P., Soares, R. & Silva, S. (2021). . In S. Gonçalves e F. Nogueira (Coords.).. Vida Económica, 2021.
  4. Meirinhos, Viviana; Rodrigues, Ana C.; Martins, Ana Luísa; Vieira, Diana; Martins, Dora; Lousã, Eva; Martins, Helena; et al. "Recursos humanos: um modelo compreensivo do campo". Vida Económica, 2021.
  5. Vieira, D. A.. "Self-efficacy within coaching and coaching psychology An integrated Self-efficacy Coaching Model". In Stephen Palmer and Alison Whybrow (eds.), Handbook of Coaching Psychology: A Guide for Practitioners, 25-33. London, Reino Unido: Routledge, 2018.
    Publicado
  6. Vieira, Diana Aguiar; Marques, Ana Paula; Costa, Laura Gil. "Prepared to work? The role of transversal skills in transition-to-work". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2017.
  7. Vieira, D. A.; Polydoro, S. A. J.; Guerreiro-Casanova, D. C.. "Escala de autoeficácia na formação superior.". In Adaptação, Desenvolvimento e Sucesso Académico dos Estudantes do Ensino Superior: Instrumentos de Avaliação, 111-123. Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação ADIPSIEDUC., 2017.
    Publicado
  8. Vieira, Diana Aguiar; Marques, Ana Paula; Costa, Laura Gil. "Prepared to work? The role of transversal skills in transition-to-work". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2017.
  9. Mesquita, A.; Correia, A.R.; Vieira, D.A.. "How social media tools are used in research: A case study". 2015.
    10.4018/978-1-4666-8614-4.ch037
  10. Vieira, Diana. "Empreender a Empregabilidade (Ocupabilidade)". Portugal, 2012.
  11. Vieira, Diana. "Avaliação da autoeficácia no domínio da carreira". 2012.
  12. Rocha, Joana; Gonçalves, Carlos; Vieira, Diana Aguiar; Joana Rocha; Carlos Gonçalves; Diana Aguiar Vieira; Diana Aguiar Vieira, PhD. "Competências transversais: perceção de estudantes do 1º ano do ensino superior". Instituto Superior de Contabilidade e de Administração do Porto/RESAPES-AP, 2012.
  13. Vieira, D. A.. "Diminuição da agressividade na pré-adolescência: follow-up após 1 ano de uma intervenção em contexto escolar". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação, 2012.
  14. Azzi, Roberta Gurgel; Diana Aguiar Vieira, PhD; Iaochite, R. T.; Ferreira, L. C. M.; Guerreiro-Casanova, D. C.. "Crenças de eficácia pessoal e coletiva". All Books, 2012.
  15. Rocha, J.; Gonçalves, C.; Diana Aguiar Vieira, PhD; Vieira, Diana Aguiar. "Desenvolvimento vocacional no ensino superior: o foco em estudantes do 1º ano". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação, 2012.
  16. Polydoro, S. A. J.; Diana Aguiar Vieira, PhD; Azzi, Roberta Gurgel; Dantas, M. A.. "Avaliação da autoeficácia no domínio da carreira". Casa do Psicólogo, 2012.
  17. Rocha, Joana; Gonçalves, Carlos; Diana Aguiar Vieira, PhD. "Competências transversais: perceção de estudantes do 1º ano do ensino superior". Instituto Superior de Contabilidade e de Administração do Porto/RESAPES-AP, 2012.
  18. Rocha, J.; Gonçalves, C.; Diana Aguiar Vieira, PhD. "Desenvolvimento vocacional no ensino superior: o foco em estudantes do 1º ano". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação, 2012.
  19. Diana Aguiar Vieira, PhD. "Diminuição da agressividade na pré-adolescência: follow-up após 1 ano de uma intervenção em contexto escolar". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação, 2012.
  20. Azzi, Roberta Gurgel; Diana Aguiar Vieira, PhD; Iaochite, R. T.; Ferreira, L. C. M.; Guerreiro-Casanova, D. C.. "Crenças de eficácia pessoal e coletiva". All Books, 2012.
  21. Vieira, Diana. "Inventário de Conflitos nas Relações de Namoro entre Adolescentes.". 2011.
  22. Vieira, Diana. "A Autoeficácia na Procura de Emprego Junto de Desempregados". 2011.
  23. Manuel Gama; Diana Aguiar Vieira; Joaquim Luís Coimbra. ""A velha e a nova: um novo espaço": o órgão de gestão dos estabelecimentos de ensino público e o centro novas oportunidades". 2011.
    10.14195/978-989-26-0228-8_9
  24. Vieira, Diana. "Coaching em Portugal: Evolução das práticas dos Coachs". 2010.
  25. Vieira, Diana. "Orientações de construção e aplicações de escalas na avaliação de crenças de autoeficácia". 2010.
    http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000300014
  26. Caires, Susana; Almeida, Leandro S.; Vieira, Diana. "Os estágios curriculares no quadro dos desafios de Bolonha : avaliação das vivências e percepções dos estagiários". In La docencia en el nuevo escenario del Espacio Europeo de Educación Superior, 131-134. 2010.
  27. Vieira, Diana. "A articulação da formação de nível superior com o mundo do trabalho: Impacte na inserção profissional dos diplomados". 2007.
  28. Vieira, Diana. "A autoeficácia na transição para o trabalho.". 2006.
  29. Vieira, Diana. "Expectativas de resultados e objetivos na transição para o trabalho: Construção e validação de duas escalas para estudantes do Ensino Superior.". 2006.
  30. Vieira, Diana. "O papel do estágio no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais". 2005.
  31. Vieira, Diana. "Fatores facilitadores da transição para o trabalho: A perspetiva de finalistas do ensino superior.". 2004.
Edição de livro
  1. Vieira, D. A.. Proceedings of the IX ICAReAlumni Conference nº5.. 2024.
    Publicado • Editor
  2. Vieira, D. A.; Meirinhos, V.. Proceedings of the VII ICAReAlumni Conference nº5.. 2023.
    Publicado • Editor
  3. Vieira, D. A.; Meirinhos, V.. Proceedings of the VI ICAReAlumni Conference nº4.. 2022.
    Publicado • Editor
  4. Vieira, D. A.; Meirinhos, V.. Proceedings of the VI ICAReAlumni Conference nº3.. 2021.
    Publicado
  5. Vieira, D. A.; Meirinhos, V.. Proceedings of the V ICAReAlumni Conference nº2.. 2020.
    Publicado
  6. Vieira, D. A.; Meirinhos, V.. Proceedings of the IV ICAReAlumni Conference nº1.. 2019.
    Publicado
  7. Azzi, Roberta Gurgel; Vieira, Diana. Crenças de eficácia em contexto educativo.. 2014.
    Publicado
  8. Vieira, Diana; Ferreira, Ana Isabel Lage; Fernandes, Cláudio Pina; Pinto, Susana; Ardions, Isabel; Pereira, Anabela Sousa. Apoio psicológico no ensino superior: um olhar sobre o futuro. Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. 2012.
    Publicado
Livro
  1. Vieira, D. A.; Alves, Regina F.. Empregabilidade e Desenvolvimento de Carreira: Necessidades e práticas de estudantes do Ensino Superior.. Press Forum.. 2024.
    No prelo
  2. Vieira, D. A.. Determinantes e significados do ingresso dos jovens no Ensino Superior: Vozes de estudantes e de profissionais do contexto educativo.. MCTES/Press Forum.. 2018.
    Publicado
  3. Vieira, Diana; Diana Aguiar Vieira, PhD; Marques, Ana Paula. Preparados para Trabalhar?. Forum Estudante / Consórcio Maior Empregabilidade. 2014.
  4. Vieira, D. A.. Menos agressividade, mais competências sociais.. De Facto Editores.. 2014.
    Publicado
  5. Vieira, Diana Aguiar; Marques, Ana Paula. Preparados para trabalhar?. Forum Estudante / Consórcio Maior Empregabilidade. 2014.
  6. Azzi, Roberta Gurgel; Diana Aguiar Vieira, PhD; Vieira, Diana. Crenças de eficácia. Brasil: All Books. 2012.
  7. Diana Aguiar Vieira, PhD; Vieira, Diana. Transição do Ensino Superior para o trabalho: o poder da autoeficácia e dos objetivos profissionais. Portugal: Edições Politema. 2012.
    Publicado
  8. Joana Rocha; Carlos Gonçalves; Diana Aguiar Vieira. Competências transversais: perceção de estudantes do 1º ano do ensino superior. 2012.
  9. Azzi, Roberta Gurgel; Diana Aguiar Vieira, PhD. Crenças de eficácia. All Books. 2012.
  10. Vieira, Diana Aguiar. Apoio psicológico no ensino superior: um olhar sobre o futuro. Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. 2012.
  11. Diana Aguiar Vieira, PhD. Transição do Ensino Superior para o trabalho: o poder da autoeficácia e dos objetivos profissionais. Edições Politema. 2012.
  12. Manuel Gama; Diana Aguiar Vieira; Joaquim Luís Coimbra. "A velha e a nova: um novo espaço": o órgão de gestão dos estabelecimentos de ensino público e o centro novas oportunidades. 2011.
    10.14195/978-989-26-0228-8_9
  13. Diana Vieira; Susana Caires; Joaquim Luís Coimbra. Inserção profissional de diplomados do ensino superior: o contributo dos estágios curriculares. 2010.
  14. Diana Vieira; Joaquim Luís Coimbra. Do ensino superior para o trabalho: indicadores de uma transição efectiva. 2007.
  15. Diana Vieira; Joaquim Luís Coimbra. A articulação da formação de nível superior com o mundo do trabalho: impacte na inserção profissional dos diplomados. 2007.
  16. Diana Vieira; José Maia; Joaquim Luís Coimbra. Expectativas de resultados e objectivos na transição para o trabalho: construção e validação de duas escalas para estudantes do ensino superior. 2006.
  17. Diana Vieira; Joaquim Luís Coimbra. O papel do estágio no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. 2005.
  18. Diana Vieira; Joaquim Luís Coimbra. As transições vocacionais: o caso dos diplomados do ensino superior. 2004.
Resumo em conferência
  1. Vieira, D. A.; Ambiel, r. "Segmenting alumni: The power of career development stages". Trabalho apresentado em ICAReAlumni Conference Proceedings, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.34630/icar.vi5.5392
Tese / Dissertação
  1. Rocha, Jéssica da Silva. "Relação entre o clima organizacional e o engagement no trabalho". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/23576.
  2. Rocha, Jéssica da Silva. "Relação entre o clima organizacional e o engagement no trabalho". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/23576.
  3. Brito, Flávio Augusto Romão. "Streaming de música: padrões de consumo em ambientes digitais". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19930.
  4. Brito, Flávio Augusto Romão. "Streaming de música: padrões de consumo em ambientes digitais". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19930.
  5. Castro, Sandra Isabel Pinto Lopes de. "Inteligência emocional e engagement no trabalho". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15300.
  6. Castro, Sandra Isabel Pinto Lopes de. "Inteligência emocional e engagement no trabalho". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/15300.
  7. Vieira, Ana Lúcia da Costa. "Coaching: caraterísticas do coach e benefícios do coaching para o cliente". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/3093.
  8. Vieira, Ana Lúcia da Costa. "Coaching: caraterísticas do coach e benefícios do coaching para o cliente". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/3093.

Outros

Outra produção
  1. Preparados para trabalhar? Itinerários imprevisíveis e desiguais de diplomados. O prolongamento dos estudos adia a emancipação (económica, familiar e residencial) dos jovens e a dilatação do tempo de experimentação associada a formas precárias de emprego altera as perceções e representações profissionais e identitárias. Esta reestruturação dos referentes convencionais familiares, formativos e profissionais, enquadra-se num movimento mais generalizado de “dessocialização” (Tou. 2016. Marques, Ana Paula; Vieira, Diana. https://hdl.handle.net/1822/85895.
  2. A vez e a voz dos supervisores cooperantes : vivências e percepções da experiência supervisiva. O presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatro universidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Superviso. 2010. Esteves, Carla; Caires, Susana; Maria, Moreira; Vieira, Diana. http://hdl.handle.net/1822/16105.
  3. Os estágios curriculares no quadro dos desafios de Bolonha: avaliação das vivências e percepções dos estagiários. 2009. Caires, Susana; Almeida, Leandro S.; Vieira, Diana. http://hdl.handle.net/1822/18777.
  4. Os estágios curriculares no quadro dos desafios de Bolonha: avaliação das vivências e percepções dos estagiários. [Excerto] O estágio enquanto experiência de formação estruturada, pela sua relevância e impacto na formação e preparação dos estudantes do ensino superior para a entrada no mundo profissional, tem sido uma questão largamente discutida e investigada internacionalmente. Os seus objectivos, organização e formato; as competências do aluno a mobilizar, adquirir e consolidar durante esta etapa formativa. 2009. Caires, Susana; Almeida, Leandro S.; Vieira, Diana. https://hdl.handle.net/1822/18031.
  5. Desenvolvimento vocacional no ensino superior: a intervenção do serviço de orientação vocacional e desenvolvimento da carreira. Ao contrário de uma ideia comum existente na população em geral, a entrada num curso de nível superior está longe de se constituir como um marco do fim da necessidade de orientação vocacional no percurso do indivíduo. Aliás, como é sabido no âmbito da literatura vocacional, o desenvolvimento vocacional é um processo que decorre ao longo de toda a vida do indivíduo, uma vez que a relação do sujeito. 2007. Vieira, Diana Aguiar; Coimbra, Joaquim Luís; Meirinhos, Viviana. http://hdl.handle.net/10400.22/7902.
  6. Desenvolvimento vocacional no ensino superior: a intervenção do serviço de orientação vocacional e desenvolvimento da carreira. Ao contrário de uma ideia comum existente na população em geral, a entrada num curso de nível superior está longe de se constituir como um marco do fim da necessidade de orientação vocacional no percurso do indivíduo. Aliás, como é sabido no âmbito da literatura vocacional, o desenvolvimento vocacional é um processo que decorre ao longo de toda a vida do indivíduo, uma vez que a relação do sujeito. 2007. Vieira, Diana Aguiar; Coimbra, Joaquim Luís; Meirinhos, Viviana. http://hdl.handle.net/10400.22/7902.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Vieira, D.A., Rienzo, A., Pizarro , S. R., Quintiliani , F. & Dini, S. (2024). Testing the Self-Efficacy Coaching Model in Italy: Does training enhance coaches' self-efficacy? 14th International Congress of Coaching Psychology. International Society for Coaching Psychology. London, UK, 7-11 October.
2024 Vieira, D.A. (2024). Serviços de empregabilidade e carreira no ensino superior: participação e necessidades dos estudantes. ABRAOPC – Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira. Brasil, 27 de julho de 2024.
2024 Vieira, D.A. (2024). Inner and outer perception on ethnic minority students: main results. Seminário “Empowerment of ethnic Minority Students In Vietnam”. University of Insubria. Como, Italy, 17-18 October.
2024 Vieira, D.A. (2024). Empregabilidade e Desenvolvimento da Carreira: Necessidades e práticas de estudantes do Ensino Superior. Serviços Centrais do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IEFP, IP. Lisboa, 17 de junho.
2024 Vieira, D.A. (2024). Clima organizacional e conflito trabalho-família: Impacto no engagement no trabalho. Seminário “Trilhando o sucesso organizacional: comprometimento, engajamento, carreira e liderança em perspectiva”. Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais – GRUPEO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Natal, 7 de maio.
2024 Vieira, D.A. (2024). Carreira e Alumni: uma combinação perfeita. Jornada Alumni Grupo Transdisciplinar de Pesquisas sobre Carreira e Egressos, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Belo Horizonte, 5 de novembro.
2024 Vieira, D.A. (2024). Competências para o futuro? 24º Congresso Internacional de Formação parao Trabalho Norte de Portugal/Galiza. Organização conjunta da Universidade do Porto, Universidadede Santiago de Compostela, Delegação Regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IEFP, IP, e Junta da Galiza. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 20-21 de setembro.
2024 Vieira, D.A. (2024). Transição para mercado de trabalho e promoção de competências para a carreira. VI Congresso da Rede de Serviços de Apoio no Ensino Superior (RESAPES). Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 24-25 de Outubro de 2024.
2024 Vieira, D.A. (2024). Importância Estratégica da Relação com os Alunos e Egressos para as Instituições de Ensino Superior. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Bahia, 2 de Maio.
2024 Vieira, D.A. (2024). Career services and Alumni: A perfect match. International Conference for Career Services - Careers in Action, Universidade do Porto. Porto, 19-21 March.
2024 Vieira, D.A. (2024). Inner and outer perception on ethnic minority students: study design. Seminário “Empowerment of ethnic Minority Students In Vietnam”. AlmaLaurea. Bologna, Italy, 12-13 March.
2024 Vieira, D.A. (2024). Rede Alumni: uma peça-chave para a promoção da empregabilidade. Consórcio Maior Empregabilidade e Alumni. Webinar, 27 de novembro.
2024 Vieira, D.A. (2024). Do mindfulness, life satisfaction and mental distress play a role in academic self-efficacy? 9 th ENSEC Conference “Social Emotional Learning for Lifetine Achievement”. Chania, Greece, 5-7 September.
2019/09 Carreira no século XXI: Serão as competências pessoais e socioemocionais imprescindíveis?
(Brasil)
2019/09 Competências Socioemocionais para a Empregabilidade: Contributos do Projeto Europeu ULISSE,
2019/05 Experiential learning workshop: Challenges and solutions Internacional Conference on Alumni Relations ICARe Alumni
Riga Technical University (Riga)
2019/05 ICAReAlumni community session Internacional Conference on Alumni Relations ICARe Alumni
Riga Technical University (Riga)
2019/04 Adaptação da escala de Autoeficácia em competências transversais e profissionais para o contexto do Brasil. III Seminário Internacional De Desenvolvimento De Carreira E Aconselhamento: Novos Contributos da Investigação e Prática.
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2019 Trabalho e competências.
2019 Trabalho e competências IV Colóquio Ibérico Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo - Capital Humano e Empreendedorismo
Instituto Politécnico de Beja
2019 Carreira no século XXI: Serão as competências pessoais e socioemocionais imprescindíveis? XIV Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira
2019 Competências Socioemocionais para a Empregabilidade: Contributos do Projeto Europeu ULISSE III Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate
Universidade São Francisco
2019 Sucesso no Ensino Superior: O papel primordial da autoeficácia III Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate
Universidade São Francisco (Campinas, São Paulo)
2019 Smart education Smart City International Forum2019
(Shanghai, China)
2019 New trends in higher education: different pedagogical approaches Instead - IV Workshop On Innovative Teaching Methodologies For Math Courses On Engineering Degrees
Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
2019 Orientar, formar e gerir carreiras num mundo em mudança Career Summit
Casa da Música (Porto, Portugal)
2019 Autoeficácia na transição para o trabalho e práticas psicoeducativas de sucesso 5.ª Edição do¿Ciclo de Palestras¿ Formação em Contexto de Trabalho, Transições escola-mundo do trabalho: refletir trajetórias; desenhar percursos; projetar futuros
Centro de Formação de Escolas António Sérgio (Lisboa, Portugal)
2019 Questionário de Aprendizagem Social e Emocional: Construção e Validação Inicial. 3º Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Inclusão e Diversidade
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil. Doutoramento em Psicologia. Coorientação com o Prof. Dr. Antônio Virgílio Bittencourt Bastos da doutoranda
Coorientador
2024 - Atual Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil. Doutoramento em Administração. Coorientação com Prof. Doutor Carlos Alberto Freire Medeiros . 2024.
Coorientador
2022 - Atual Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil. Doutoramento em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Coorientação com Prof. Doutor Rubens Venditti Júnior
Coorientador
2024 - 2024 Relação entre Inteligência Emocional e Engagement no Trabalho. Dissertação de Mestrado em Assessoria de Administração. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Politécnico do Porto.
Orientador
2021 - 2024 Escala de Autoeficácia para a Sororidade (ES-SOROR): Construção e evidências de validade.
Coorientador
2023 - 2023 (Dissertation) Supervisor - Relação entre o Clima Organizacional e o Engagement no Trabalho http://hdl.handle.net/10400.22/23576
Orientador
Assessoria de Administração (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021 - 2021 (Dissertation Supervisor) Streaming de Música: Padrões de Consumo em Ambientes Digitais
Orientador
Negócio Eletrónico
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 - 2019 Industry 4.0 and Transversal Skills: comparing social sciences and STEM higher education graduates
Orientador
Innovation and Technological Entrepreneurship (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019 - 2019 Inteligência emocional e engagement no trabalho um estudo em contexto organizacional
Orientador
Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 - 2019 Inteligência Emocional e Engagement no Trabalho
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015 - 2015 Autoeficácia na transição para o trabalho, expectativas de resultados e objectivos junto de alunos de percursos de qualificação inicial
Orientador
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 Coaching: caraterísticas do coach e benefícios do coaching para o cliente.
Orientador
Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 - 2013 Desafios e competências-chave dos GRH numa era de mudança
Orientador
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 Motivação, autoeficácia e objetivos no Ensino Superior: um estudo com estudantes tradicionais e não tradicionais
Orientador
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 Autoeficácia e satisfação no trabalho em técnicos de diagnóstico e terapêutica
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Internacional ICAReAlumni (2018 - 2018)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2017 - 2017 Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Internacional ICAReAlumni (2017 - 2017)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2016 - 2016 Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Internacional ICAReAlumni (2016 - 2018)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2012 - 2012 Presidente da Comissão Organizadora do II Congresso Nacional da RESAPES-AP “Apoio Psicológico no Ensino Superior: Um olhar sobre o futuro” (2012/05/10 - 2012/05/11)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
2009/04/28 - 2009/04/29 Jornadas da ESEIG/2009 dedicadas à temática “Novas Tecnologias" (2009/04/28 - 2009/04/29)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão ESEIG, Portugal
2009 - 2009 Coordenadora da Comissão Organizadora da Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos (2009 - 2009)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024 - Atual Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais (GRUPEO), Natal, Brasil, 8-10 de maio de 2024: reunião com o líder do Grupo de Pesquisa para planejamento de pesquisas conjuntas e alinhamento das atividades coorientação do Doutorado no PPGA/UFRN; debatedora de Projeto de Tese no Seminário Doutoral e sessão com discentes do GRUPEO.
2024 - Atual Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bahia, Brasil, 2-3 de Maio de 2024: reunião com representantes de órgãos da administração central da universidade que têm envolvimento direto com a formação dos alunos; discussão de projetos de pesquisa de alunos do Programa de Pós-graduação em Psicologia; e planeamento de atividades de parceria futuras de pesquisa.

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Ano Profissional Júnior, para que te quero? Estudo qualitativo da transição para o mercado de trabalho
Arguente principal
Inês Filipa da Silva Guimarães (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2023 (Thesis) Main arguer - Arguição de Doutoramento Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Comprometimento Organizacional e Ocupacional: Uma Análise Frente aos Desafios do Teletrabalho.
Arguente principal
Lidiane de Medeiros Lucena Saraiva (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2023 (Dissertation) Main arguer - O Engagement de Profissionais do Setor Financeiro junto a uma Política de Environmental, Social e Governance (ESG). Universidade federal do Rio Grande do Norte. Brasil.
Arguente principal
Vagner Gomes Teixeira Júnior (Mestrado)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2023 (Dissertation) Main arguer - Programa de Gestão de Carreira em contexto do Ensino Superior: estruturação e instrumentos.
Arguente principal
Cassiana Damo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 (Dissertation) Main arguer – Offboarding: O caso da transição para a reforma. Um projeto numa Autarquia Local.
Arguente
Joana Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 (Dissertation) Main arguer – Empregabilidade e oportunidades de carreira para jovens diplomados - o universo ISCAP.
Arguente principal
Daniela Filipa da Silva Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 (Dissertation) Main arguer – “Emigrar” para outra Carreira: Estudo de Caso sobre Mudanças de Carreira Significativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Arguente principal
Sara Fresco Seabra da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2022 (Thesis) Main arguer - Arguição de Doutoramento Universidade do Minho . Transição para o mercado de trabalho de diplomados do Ensino Superior: Identidade, agência e estrutura.
Arguente principal
Liliana Sofia Sequeira Paulos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022 (Thesis) Main arguer - Arguição de Doutoramento Universidade São Francisco Campinas, São Paulo, Brasil. Maternidade e Carreira: Teste Do Modelo Social Cognitivo Para Autogerenciamento.
Arguente principal
Ana Paula Salvador (Doutoramento)
Universidade São Francisco - Câmpus São Paulo, Brasil
2021 (Thesis) Main arguer - Arguição de Doutoramento Universidade de Coimbra - FPCE. Qualidade de Vida dos Estudantes Alojados nas Residências da Universidade de Coimbra
Arguente principal
Natália de Oliveira Ferraz. (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2021 (Thesis) Main arguer ISCTE - Arguição de Doutoramento Instituto Universitário de Lisboa. Towards the professionalization of coaching: The effects of coaching on psychological resources, job attitudes and performance
Arguente principal
Andrea Maria Flores Oliveira Fontes (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 (Dissertation) Main arguer - Novos Mercados na Economia Digital ¿ Competências Transversais na Ótica dos Empregadores. Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
Arguente principal
Jorge Marcelo Ribeiro Miranda (Mestrado)
2021 (Dissertation) Main arguer - A precariedade laboral e os desafios na inserção profissional de jovens diplomados. Instituto Superior de Contabilidade e de Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto.
Arguente principal
Francisca Gouveia Cerqueira (Mestrado)
2021 (Dissertation) Main arguer - Competências Transversais: um estudo com os estagiários do PEJENE nos anos 2015 e 2016. Instituto Superior de Contabilidade e de Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto.
Arguente principal
Ana Sofia Rua Cardoso (Mestrado)
2020 (Thesis) Main arguer - Arguição de Doutoramento Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Alumni in a Relationship Marketing Perspective: The Alumni-Alma Mater Commitment Relationship.
Arguente principal
Ilda Maria Horta Pedro (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2020 (Dissertation) Main arguer - Rotas de uma viagem de solidariedade: a importância das aprendizagens e competências desenvolvidas através do voluntariado. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Arguente principal
Carolina Pinheiro da Silva Assunção (Mestrado)
2020 (Dissertation) Main arguer - University students’ perception and efforts for the labour market. Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Arguente principal
Maria Batalha Reis Vieira da Costa (Mestrado)
2020 (Dissertation) Main arguer - Geração Millennial: Como planear o desenvolvimento da carreira profissional? Instituto Superior de Contabilidade e de Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto.
Arguente principal
Ana Catarina Novais (Mestrado)
2020 (Dissertation) Main arguer - A Gestão de Carreira dos futuros doutorados portugueses. Instituto Superior de Contabilidade e de Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto.
Arguente principal
Pedro Ferreira (Mestrado)
2019 Industry 4.0 and Transversal Skills: comparing social sciences and STEM higher education graduates
Orientador
Ana Carolina Pereira Barros (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019 Inteligência emocional e engagement no trabalho um estudo em contexto organizacional
Orientador
Sandra Isabel Pinto Lopes de Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 (Dissertation) Main arguer - Autoeficácia na transição universidade-trabalho e adaptabilidade de carreira em finalistas do ensino superior. Universidade de São Paulo. Brazil.
Arguente principal
Isabela Rego Caldeira Martins (Mestrado)
Universidade de São Paulo, Brasil
2019 (Dissertation) Main arguer - Does training matter? FEP students views on the development of non-technical competencies
Arguente principal
Mariana Andreia Jesus Gomes da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 (Dissertation) Main arguer - Política de acompanhamento de egressos no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul: um estudo de caso
Arguente principal
Ana Gabriela Félix Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 Realidade Virtual e Realidade Aumentada na Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos: Potencialidades Aplicadas ao Mindfulness.
Arguente principal
Daniel Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 (Dissertation) Main arguer - Autoeficácia na transição universidade-trabalho e adaptabilidade de carreira em finalistas do ensino superior. Universidade de São Paulo - USP, Brasil
Arguente principal
Isabela Rego Caldeira Martins (Mestrado)
2019 (Dissertation) Main arguer - Does training matter? FEP students’ views on the development of non-technical competencies. Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Arguente principal
Mariana Andreia Jesus Gomes da Costa (Mestrado)
2019 (Dissertation) Main arguer - Política de acompanhamento de egressos no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul: um estudo de caso. Instituto Superior de Contabilidade e de Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto.
Arguente principal
Ana Gabriela Félix Ferreira (Mestrado)
2019 (Dissertation) Main arguer - Realidade Virtual e Realidade Aumentada na Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos: Potencialidades Aplicadas ao Mindfulness. Instituto Superior de Contabilidade e de Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto.
Arguente principal
Daniel Costa (Mestrado)
2018 (Thesis) Main arguer - Arguição de Doutoramento Universidade de Coimbra FPCE. Perceção da autoeficácia individual e coletiva dos docentes: contributo para a compreensão das boas práticas pedagógicas no ensino da enfermagem.
Arguente principal
Manuel Carlos Rodrigues Fernandes Chaves (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 (Thesis) Main arguer - Arguição de Doutoramento Universidade do Porto FPCE. As Competências Transversais de Graduados de Economia e Gestão na Interface Universidade-Mundo do Trabalho
Arguente principal
Rita Sara Santos Silva (Doutoramento)
2016 (Thesis) Main arguer - Arguição de Doutoramento Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, São Paulo, Brasil. Eficácia de um programa híbrido de promoção da autorregulação da aprendizagem para estudantes do ensino superior.
Arguente principal
Adriane Martins Soares Pelissoni (Doutoramento)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2015 (Thesis) Main arguer - Arguição de Doutoramento Universidade do Porto FPCE. Multiplasticity: A grounded theory on the adaptation to anemployment.
Arguente principal
Sandra Patrícia Araújo Bento (Doutoramento)
2015 (Thesis) Main arguer - 2015. Arguição de Doutoramento Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Crenças de Autoeficácia e perceção do Apoio Social na transição do Ensino Superior para o mundo do trabalho: estudo de caso com estudantes finalistas.
Arguente principal
Alcina Maria Teixeira Neves Barroso de Souza (Doutoramento)
2012 Membro do júri (co-orientadora) Projeto de qualificação para a obtenção do grau de Doutor Universidade Federal da Bahia, Brasil. Autoeficácia percebida nos programas de formação de coaches.
Orientador
Túlio Gadelha (Outro)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2011 Main Arguer - Arguição do projeto de qualificação para a obtenção do grau de Doutor Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo, Brasil. Eficácia Individual e Coletiva de docentes e gestores no ensino médio.
Arguente principal
Daniela Couto Guerreiro Casanova (Outro)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - Atual Presidente da Comissão Científica da Conferência Internacional ICAReAlumni Politécnico do Porto, ISCAP, CEOS.PP
2024 - 2024 Presidente da Comissão Científica da Conferência Internacional ICAReAlumni
2024 - 2024
2020/04/01 - 2020/04/02 IV Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento Universidade do Algarve
2019/10/10 - 2019/10/11 Colóquio Ibérico Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo - Capital Humano e Empreendedorismo Instituto Politécnico de Beja
2019/09/04 - 2019/09/06 XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia Universidade da Corunha
2019/04/11 - 2019/04/12 IX Conference on Research and Intervention in Human Resources Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
2019 - 2019 Conference on Academic Success in Higher Education
2019 - 2019 Presidente da Comissão Científica da Conferência Internacional ICAReAlumni Riga Technical University
2019 - 2019 21º Congresso Internacional de Formação para o Trabalho Norte de Portugal-Galiza Instituto do Emprego e da Formação Profissional , Grupo de Estudios para a Formación e Inserción Laboral da Universidade de Santiago de Compostela, Centro de Desenvolvimento Vocacional e Aprendizagem ao Longo da Vida da Universidade do Porto
2016 - 2019 Conferência Internacional em Investigação e Intervenção em RH
2017 - 2017 Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia Unversidade do Minho e Universidade da Corunha
2014 - 2017 European Conference on Educational Research European Educational Research Association
2016 - 2016 The Higher Education Conference

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Journal of Professional Development
2020 - Atual International Journal of Coaching Psychology
2019 - Atual Frontiers in Psychology (1664-1078) Frontiers Media SA
2019 - Atual The European Journal of Applied Positive Psychology
2019 - Atual Teoria Social Cognitiva em Foco Porto Alegre, Letra1
2019 - Atual ICAReAlumni Conference Proceedings
2017 - Atual On the Horizon (1074-8121) Emerald (MCB UP )
2016 - Atual The European Journal of Applied Positive Psychology
2014 - Atual Coaching: An International Journal of Theory, Research and Practice
2009 - Atual Revista Brasileira de Orientação Profissional Associação Brasileira de Orientadores Profissionais e da Universidade de São Paulo, Brasil
2019 - 2019 Revista de Avaliação Psicológica
2019 - 2019 Review of Business Management (1983-0807) FECAP Fundacao Escola de Comercio Alvares
2018 - 2018 Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior
2018 - 2018 CES Psicología (2011-3080) Universidad CES
2017 - 2017 European Journal of Engineering Education (1469-5898) Informa UK (Taylor & Francis)
2017 - 2017 Journal of Psychology, Society & Education
2016 - 2017 European Journal of Teacher Education (1469-5928) Informa UK (Taylor & Francis)
2015 - 2015 Revista de Sociologia Configurações
2013 - 2013 Psicologia em Revista (1678-9563) Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2024 - Atual Avaliadora no âmbito do processo de Avaliação Institucional 2019-2023 na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil, integrando, a convite da Reitoria, a Comissão Internacional de Especialistas na área da Carreira e Alumni, com elaboração do respetivo de parecer (setembro-dezembro 2024).
2024 - 2024 Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento
Avaliador
2019 - 2024 International Conference on Alumni Relations
Avaliador
2018 - 2018 Revisão de um capítulo do livro Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior, editado por António Fragoso de Almeida e Sandra T. Valadas e publicado pelo Centro de Inovação e Estudo da pedagogia no Ensino Superior.
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2020 Coordenadora do Projeto “Competências Socioemocionais de estudantes do 3º ano do Ensino Médio – desenvolvimento de um instrumento de avaliação” financiado pela empresa Escola da Inteligência, São Paulo (Brasil). Financiamento: 10.000 €. Duração: dezembro de 2018 a fevereiro de 2020. ISCAP, CEOS.PP. Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Fafich Departamento de Psicologia: lecionação no curso de graduação em Psicologia do Prof. Sérgio Cirino; reunião com o grupo de investigação Alumni – Grupo Transdisciplinar de Pesquisas sobre Carreira e Egressos; reunião de trabalho com os coordenadores dos programas de Pós-Graduação em Psicologia; participação no lançamento do livro “UFMG Pesquisa Egressos – Vol. 2” com autoria do capítulo de abertura. Belo Horizonte, 31 outubro a 5 de novembro de 2024.
2024 - Atual Pós-Graduação em Psicologia, discussão de projetos de pesquisa de alunos. Bahia: 2 de Maio de 2024.
2024 - Atual Mestrado em Business Coaching Psychology, lecionação de master class sobre “Self-efficacy and Coaching” e membro da comissão científica do mestrado. Roma: 2023-2024.
2019 - Atual Doutoramento em Educação na School of Education- City University of Macau, seminário promovido pela coordenação do curso. Macau: 24 de junho de 2019.

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - 2024 Research Hub da International Society for Coaching Psychology – Italy, Itália (2021-2024).

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024 - Atual Coordenadora científica do Consórcio Maior Empregabilidade e Alumni (CMEA) que integra Instituições de Ensino Superior, Empresas e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP), dinamizado pela Fórum Estudante. Desde novembro de 2024.
Coordenador
2024 - 2024 V Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento. Universidade do Minho, Escola de Psicologia, Braga 28-29 de novembro de 2024.
Membro
2016 - 2024 Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Internacional ICAReAlumni
Presidente / Vice-presidente

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - 2024 Revista Portuguesa de Educação
2024 - 2024 Frontiers in Psychology
Distinções

Prémio

2021 Fellowship for contribution to the field of coaching psychology research and practice (nº 2633)
International Society for Coaching Psychology, Reino Unido
2018 Prémio Agostinho Roseta (Menção Honrosa) na categoria de Estudos e Trabalhos de Investigação com o estudo: “Preparados para trabalhar?”
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Portugal
2011 Prémio Agostinho Roseta na categoria de Estudos e Trabalhos de Investigação com a tese de doutoramento: “Perspetiva sociocognitiva da transição do ensino superior para o trabalho: A influência da autoeficácia e dos objetivos numa transição vocacional”
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Portugal

Título

2021 Agregação
Universidade do Minho, Portugal

Outra distinção

2022 Honorary Research Fellow of the Research and Practice Advisory Board,
2021 NESET Expert -Network of Experts on the Social dimension of Education and Training