Artigo em conferência |
- Vânia Dias Graça; Paula Alves Quadros-Flores; Maria Altina Silva Ramos. "A integração de tecnologias digitais na formação
profissional docente: uma nova profissionalidade docente". 2020.
10.4995/INN2020.2020.11911
- Aleixo, Adriana Alves; Ramos, Maria. "Espaço Maker nos Anos iniciais do Ensino Fundamental II: Possibilidades e Desafios Vivenciados
por Estudantes de uma Escola Municipal da Cidade do Recife". Trabalho apresentado em AFIRSE 2020 - XXVII Colóquio,
Lisboa, 2020.
No prelo
- Ramos, Maria; Aleixo, Adriana Alves. "Impactos da Cultura Maker na Educação: Uma Revisão Sistemática de Literatura". Trabalho
apresentado em VI Seminário Web Currículo- Educação e Humanismo, 2019.
Publicado
- Teixeira, Manuel; Ramos, Altina. "O grupo virtual do Facebook no ensino da disciplina de Informática Aplicada". 2019.
- Teixeira, Manuel; Ramos, Altina. "A sala de aula invertida: uma metodologia ativa no ensino da informática aplicada". 2019.
- Flores, Paula Quadros; Flores, António; Ramos, Altina. "What teachers do, observe, and feel in pedagogical practice through
the use of digital resources". 2017.
- Flores, Paula Quadros; Flores, António; Ramos, Altina. "The smartphone in the context of the classroom in the primary school
and in the higher education". 2017.
- Brito, R.; Ramos, A.. "Digital technology in family environment: A case of children from 0 to 6". 2017.
10.1109/SIIE.2017.8259673
- Moreira, Lilian; Ramos, Altina; Costa, Nielce Meneguelo Logo da; Moreira, Lilian da Silva; Ramos, Maria Altina da Silva. "Formação
inicial de professores e o uso das TDIC: uma revisão sistemática de literatura". 2017.
- Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina. "ICT IN PRIMARY SCHOOL: THEORIES AND PRACTICES IN THE MOTHER TONGUE". 2017.
- Pereira, Iris Susana Pires; Ramos, Altina; Faria, Ádila; Bento, Marco. "Digital and multimodal communication practices in
early years education: official discourses & practical initiatives". 2017.
- Brito, Rita; Ramos, Altina. "Tecnologia digital em ambiente familiar: o caso de crianças dos 0 aos 6 anos". 2017.
- Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina; Flores , Antonio. "TECNOLOGIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM CAMINHO
PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL?". 2017.
- Pereira, Iris Susana Pires; Ramos, Altina. "Introduction [to] Digital literacy and multimodal practices of young children:
engaging with emergent research". 2016.
- Moreira, Lilian; Ramos, Altina. "Que formação inicial para futuros educadores e professores desenvolverem a literacia digital
nas crianças?". 2016.
- Training School of COST Action IS1410, 1, Braga, 2016; Pereira, Iris Susana Pires; Ramos, Altina; Marsh, Jackie. "The digital
literacy and multimodal practices of young children: engaging with emergent research: proceedings of the first Training School
of COST Action IS1410, University of Minho, Braga, Portugal, 6th - 8th June, 2016". 2016.
- Brito, Rita; Ramos, Altina. "Online practices of children under 6: a grounded theory study". 2016.
- Brito, Rita; Ramos, Altina. "Meios digitais, Web, redes sociais e crianças de 3 a 5 anos de idade: as suas práticas, o papel
dos irmãos e perceções dos pais". 2015.
- De Sales, F.M.; Ramos, M.A.S.. "Technical and pedagogical usability in e-Learnig: Perceptions of students from the Federal
Institute of Rio Grande do Norte (Brazil) in virtual learning environment,Usabilidade Técnica e Pedagógica no Ensino a Distância:
A percepção de alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) em ambiente virtual de aprendizagem". 2015.
10.1109/CISTI.2015.7170447
- De Pinho, A.L.S.; De Sales, F.M.; Rosa, J.G.S.; Ramos, M.A.S.. "Technical and pedagogical usability in a virtual learning
environment: A case study at the Federal Institute of Rio Grande do Norte - Brazil". 2015.
10.1109/CISTI.2015.7170444
- Ricardo Jorge Oliveira Carvalho; Ramos, Altina. "Flipped classroom: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas
cognitivas". 2015.
- Teixeira, S. F. C. F.; Ramos, Altina. "Narrativa digital no jardim de infância: motivação, dificuldades e interação presencial
e online". 2015.
- Ilda Maria Marinho Moreira Teles Braga; Ramos, Altina; Braga, Joel Teles. "Tecnologias digitais no pré-escolar: o YouTube
para aprender e partilhar". 2015.
- Paulo Faria; Filipa Borges; Ramos, Altina. "Revelações de um “dicionário maluco” na formação profissional docente". 2015.
- Ilda Maria Marinho Moreira Teles Braga; Ramos, Altina; Braga, Joel Teles. "Tecnologias digitais no pré-escolar: o YouTube
para aprender e partilhar". 2015.
- André Luis Santos de Pinho; Eduardo Henrique Olímpio de Gusmão; Francisco Monteiro de Sales Júnior; José Guilherme Santa Rosa;
Ramos, Altina. "Avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo comparativo entre formatos do Moodle de uma universidade".
2015.
- Paulo Faria; Filipa Borges; Ramos, Altina. "Revelações de um “dicionário maluco” na formação profissional docente". 2015.
- Teixeira, S. F. C. F.; Ramos, Altina. "Narrativa digital no jardim de infância: motivação, dificuldades e interação presencial
e online". 2015.
- Moreira, Lilian da Silva; Ramos, Altina. "Facebook e a interação online na formação contínua de professores". 2014.
- Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Leitura digital : desafios e oportunidades para professores e alunos". 2014.
- Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Digital reading : practices and challenges". 2014.
- Barros, Elisabete Passos; Almeida, Leandro S.; Ramos, Altina; Moreira, Carlos; Gonçalves, Lara; Silvestre, Marta Cristina
Rodrigues Alves; Osório, António José. "Digital educational resources for primary education: the case of Manual Digital II".
2014.
10.2495/ICTE131352
- Andrade, Luiz Antônio da Rocha; Ramos, Altina. "Pro UCA Brasil nas práticas educacionais das escolas : um estudo de caso em
escolas públicas de Santa Catarina". 2014.
- Andrade, Luiz Antônio da Rocha; Ramos, Altina. "Pro UCA Brasil nas práticas educacionais das escolas : um estudo de caso em
escolas públicas de Santa Catarina". 2014.
- Barros, Elisabete Passos; Almeida, Leandro S.; Ramos, Altina; Moreira, Carlos; Gonçalves, Lara; Silvestre, Marta Cristina
Rodrigues Alves; Osório, António José. "Digital educational resources for primary education: the case of Manual Digital II".
2014.
10.2495/ICTE131352
- Moreira, Lilian da Silva; Ramos, Altina. "Facebook e a interação online na formação contínua de professores". 2014.
- Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Digital reading : practices and challenges". 2014.
- Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Leitura digital : desafios e oportunidades para professores e alunos". 2014.
- Moreira, Lilian da Silva; Ramos, Altina. "Facebook e a interação online na formação contínua de professores". 2014.
- Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Desenvolvimento profissional docente : contributo das redes sociais". 2013.
- Ramos, Altina. "Aprender em rede(s)". 2013.
- Lourenço, Cristina; Ramos, Altina. "A narrativa digital na aula de língua portuguesa". 2013.
- Dall' Olio, Luiz; Ramos, Altina. "I-mídi@s para escolas do ensino básico no Brasil e em Portugal". 2013.
- Maria, Leila Freitas; Machado, José; Ramos, Altina. "O meu Dicionário : estudo de caso na área da Expressão Musical". 2013.
- Valongo, Carla; Almeida, Lígia; Ramos, Altina; Santos, Raquel Andreia; Vilarinho, Laura. "Mental retardation: a common clinical
hallmark of creatine deficiency disorders". 2013.
- Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina; Barros, Elisabete Passos; Osório, António José. "Tecnologias digitais
em ambiente informal de aprendizagem : o caso do Manual Digital II". 2013.
- Barros, Elisabete Passos; Osório, António José; Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina. "Estudo de integração
do Manual Digital II em práticas letivas no 1.º ciclo do ensino básico". 2013.
- Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina; Barros, Elisabete Passos; Osório, António José. "As conceções das
crianças sobre os jogos no 1.º ciclo do ensino básico". 2013.
- Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina; Osório, António José; Barros, Elisabete Passos. "Manual Digital
II: estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico". 2013.
- Barros, Elisabete Passos; Moreira, Carlos; Gonçalves, Lara; Osório, António José; Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves;
Ramos, Altina; Barros, Elisabete; Silvestre, Marta. "PLE’s no 1.º ciclo do ensino básico: o Site da Turma". 2013.
- Ramos, Altina. "Aprender em rede(s)". 2013.
- Dall' Olio, Luiz; Ramos, Altina. "I-mídi@s para escolas do ensino básico no Brasil e em Portugal". 2013.
- Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Desenvolvimento profissional docente : contributo das redes sociais". 2013.
- Lourenço, Cristina; Ramos, Altina. "A narrativa digital na aula de língua portuguesa". 2013.
- Barros, Elisabete; Moreira, Carlos; Gonçalves, Lara; Osório, António José; Silvestre, Marta; Ramos, Altina. "PLE's no 1.º
ciclo do ensino básico : o site da turma". 2013.
- Barros, Elisabete Passos; Moreira, Carlos; Gonçalves, Lara; Osório, António José; Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves;
Ramos, Altina. "PLE’s no 1.º ciclo do ensino básico: o Site da Turma". 2013.
- Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina; Osório, António José; Barros, Elisabete Passos. "Manual Digital
II: estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico". 2013.
- Barros, Elisabete Passos; Osório, António José; Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina. "Estudo de integração
do Manual Digital II em práticas letivas no 1.º ciclo do ensino básico". 2013.
- Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina; Barros, Elisabete Passos; Osório, António José. "As conceções das
crianças sobre os jogos no 1.º ciclo do ensino básico". 2013.
- Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ramos, Altina; Barros, Elisabete Passos; Osório, António José. "Tecnologias digitais
em ambiente informal de aprendizagem : o caso do Manual Digital II". 2013.
- Valongo, Carla; Almeida, Lígia; Ramos, Altina; Salomons, Gajja; Jacobs, Cornelis; Vilarinho, Laura. "Creatine deficiency syndromes:
biochemical and molecular aspects". 2012.
- Faria, Paulo; Ramos, Altina; Faria, Ádila. "De que falamos quando falamos em literacia digital? Um estudo exploratório baseado
em revisão sistemática de literatura". 2012.
- Lourenço, Cristina; Ramos, Altina. "Integrating multiple literacies and digital storytelling in language learning : a case
study". 2012.
- Faria, Paulo; Ramos, Altina; Faria, Ádila. "De que falamos quando falamos em literacia digital? Um estudo exploratório baseado
em revisão sistemática de literatura". 2012.
- Lourenço, Cristina; Ramos, Altina. "Integrating multiple literacies and digital storytelling in language learning : a case
study". 2012.
- Barros, Elisabete Passos; Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ferreira, Luciana; Gonçalves, Lara; Ramos, Altina. "Manual
Digital II : um recurso multimédia lúdicoeducativo para crianças". 2011.
- Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. "ICT and critical thinking : a multifaceted and integrated process in the English Language
Learning (ESL)". 2011.
- Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. "O YouTube e o pensamento de ordem superior em Inglês: língua estrangeira". 2011.
- Carreira, José; Ramos, Altina. "Redes sociais em contexto não formal : da partilha à aprendizagem". 2011.
- Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Reading and writing in the digital age : e-book and digital storytelling". 2011.
- Faria, Paulo; Ramos, Altina. "A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa
para o uso de recursos digitais". 2011.
- Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Redes sociais no jardim de infância para aprender e partilhar com a família e a comunidade".
2011.
- Faria, Paulo; Ramos, Altina. "A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa
para o uso de recursos digitais". 2011.
- Barros, Elisabete Passos; Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves; Ferreira, Luciana; Gonçalves, Lara; Ramos, Altina. "Manual
Digital II: um recurso multimédia lúdicoeducativo para crianças". 2011.
- Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Redes sociais no jardim de infância para aprender e partilhar com a família e a comunidade".
2011.
- Faria, Paulo; Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Reading and writing in the digital age : e-book and digital storytelling". 2011.
- Carreira, José; Ramos, Altina. "Redes sociais em contexto não formal : da partilha à aprendizagem". 2011.
- Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. "ICT and critical thinking : a multifaceted and integrated process in the English Language
Learning (ESL)". 2011.
- Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. "O YouTube e o pensamento de ordem superior em Inglês: língua estrangeira". 2011.
- Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Ferramenta de comunicação interactiva no jardim-de-infância : a plataforma dajaneladomeujardim".
2010.
- Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Ferramenta de comunicação interactiva no jardim-de-infância : a plataforma dajaneladomeujardim".
2010.
- Faria, Paulo; Ramos, Altina. "TIC, aprendizagem da língua e pensamento complexo : contributo do blogue língua portuguesa".
2009.
- Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Podcast no jardim-de-infância : oralidade, criatividade e pensamento crítico". 2009.
- Pereira, Carlos Alberto Gomes; Ramos, Altina; Pereira, Beatriz Oliveira. "Videojogos e práticas desportivas". 2009.
- Ramos, Altina. "Comentários em blogues: uma estratégia para promover o pensamento crítico e criativo". 2009.
- Ramos, Altina. "From basic to critical and creative thinking : an exploratory study based on blogs". 2009.
- Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. "YouTube for learning English as a foreign language : critical thinking, communicative skills".
2009.
- Pereira, Carlos Alberto Gomes; Ramos, Altina; Pereira, Beatriz Oliveira. "Videojogos e práticas desportivas". 2009.
- Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. "YouTube for learning English as a foreign language : critical thinking, communicative skills".
2009.
- Faria, Paulo; Ramos, Altina. "TIC, aprendizagem da língua e pensamento complexo : contributo do blogue língua portuguesa".
2009.
- Ramos, Altina. "Comentários em blogues: uma estratégia para promover o pensamento crítico e criativo". 2009.
- Ramos, Altina. "From basic to critical and creative thinking : an exploratory study based on blogs". 2009.
- Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Podcast no jardim-de-infância : oralidade, criatividade e pensamento crítico". 2009.
- Ramos, Altina. "E depois do estudo… a poesia como alternativa à apresentação convencional dos resultados da investigação".
2008.
- Ramos, Altina. "E depois do estudo… a poesia como alternativa à apresentação convencional dos resultados da investigação".
2008.
- Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Desafios e potencialidades das TIC no Jardim-de-Infância: o blogue como estratégia de aprendizagem
e de interacção". 2007.
- Ramos, Altina. "Investigação e poesia : um discurso alternativo". 2007.
- Faria, Ádila; Ramos, Altina. "As TIC no Jardim-de-Infância: potencialidades do blogue no desenvolvimento de competências sociais
e literácitas". 2007.
- Faria, Ádila; Ramos, Altina. "Desafios e potencialidades das TIC no Jardim-de-Infância: o blogue como estratégia de aprendizagem
e de interacção". 2007.
- Ramos, Altina. "Investigação e poesia : um discurso alternativo". 2007.
- Faria, Ádila; Ramos, Altina. "As TIC no Jardim-de-Infância: potencialidades do blogue no desenvolvimento de competências sociais
e literácitas". 2007.
- Ramos, Altina. "TIC e aprendizagem cooperativa : das teorias às práticas". 2005.
- Ramos, Altina. "Crianças, tecnologias e aprendizagem: octógono dinâmico". 2005.
- Osório, António José; Ramos, Altina. "Tecnologias da informação e comunicação e crianças com necessidades educativas especiais".
2005.
- Ramos, Altina; Tomás, Catarina Almeida. "Globalisation & Technology: educational challenges". 2005.
- Osório, António José; Ramos, Altina. "Comunicação mediada por videoconferência: resultados de uma experiência". 2005.
- Osório, António José; Ramos, Altina; Valente, Luís. "Competências básicas em tecnologias de informação : reflexões sobre uma
estratégia de promoção da cidadania". 2005.
- Ramos, Altina. "TIC e aprendizagem cooperativa : das teorias às práticas". 2005.
- Ramos, Altina. "Crianças, tecnologias e aprendizagem: octógono dinâmico". 2005.
- Osório, António José; Ramos, Altina. "Comunicação mediada por videoconferência: resultados de uma experiência". 2005.
- Ramos, Altina; Tomás, Catarina Almeida. "Globalisation & Technology: educational challenges". 2005.
- Osório, António José; Ramos, Altina. "Tecnologias da informação e comunicação e crianças com necessidades educativas especiais".
2005.
- Osório, António José; Ramos, Altina; Valente, Luís. "Competências básicas em tecnologias de informação : reflexões sobre uma
estratégia de promoção da cidadania". 2005.
|
Artigo em revista |
- Maria Altina da Silva Ramos; Isabel Maria Barros Vilaça; Ramos, Maria Altina da Silva; Vilaça, Isabel Maria Barros. "O CONTRIBUTO
DA NARRATIVA DIGITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA FALA NUM CASO DE RUBINSTEIN-TAYBI: Estudo de Caso". Revista Observatório
5 1 (2019): 299-335. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p299.
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p299
- Faria, Paulo M.; Faria, Ádila; Ramos, Altina; Paulo M. Faria; Ádila Faria; Altina Ramos. "A LEITURA AO CENTRO: como promover
a literacia da leitura na escola". PLURAIS - Revista Multidisciplinar (2019): http://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7107.
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.26-46
- de Sales Júnior, Francisco Monteiro; Fernandes de Lima, Verônica Maria; Santos de Pinho, André Luis; Santa Rosa, José Guilherme;
Silva Ramos, Maria Altina; Medeiros de Souza, Charles Bamam. "Evaluation of the historical center of Braga - Portugal from
the universal design principles". The objective of the research was to conduct an Evaluation of the pedestrian area of
the historical center of the city of Braga, Portugal, from the principles of universal design, specifically equitable, flexible,
simple and intuitive use, easy perception information, tolerance for error, minimum physical effort, dimensional spaces for
access and comprehensive use. Characterized as descriptive, da (2019): https://proa.ua.pt/index.php/ergotripdesign/article/view/1396.
10.34624/etd.v0i1.1396
- Altina Ramos; Quadros-Flores, Paula; Flores, A. "Potentialities of the Augmented Reality in the school manuals of primary
education". Turkish Online Journal of Educational Technology Special 2 (2018): 331-338.
Publicado
- Adriana Lima de Reis Araújo; Altina Ramos. "Percepções sobre as potencialidades do uso de mapas conceituais na formação pós
graduada: um estudo com oficiais na Academia de Polícia Militar do Maranhão". REVISTA PROJEÇÃO E DOCÊNCIA 9 2 (2018):
225-240. http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/issue/view/102/showToc.
Publicado
- Quadros-Flores, Paula; Flores , Antonio; Ramos, Altina. "Impact Of Digital Technologies On Pedagogical Practice In Primary
Education". Rare are the teachers who have never used information and communication technologies (ICT) in an educational
context. We intend to know the impact of the inclusion of ICT in the learning process by listening to primary teachers in
service and students in an internship situation, the latter in the scope of initial teacher training. With regard to in-service
teachers, a case study of a quantitative (2018): http://hdl.handle.net/10400.22/12650.
- Bastos, Ascensão; Ramos, Altina. "Higher-order thinking in foreign language learning". A project is being conducted in
English as a foreign language (EFL), involving eleventh graders in formal and non-formal learning contexts, in a Portuguese
high school. The goal of this study is to examine the impact of cognitive tools and higher-order thinking processes on the
learning of EFL and achievement of larger processes oriented to action, involving problem solving, decision-making and cr
(2017): http://hdl.handle.net/1822/49467.
10.14738/assrj.45.2788
- Monteiro, Ana Francisca Cunha; Bento, Marco; Lencastre, José Alberto; Pereira, Marcelo; Ramos, Altina; Osório, António José;
Silva, Bento Duarte da; et al. "Challenges of mobile learning – a comparative study on use of mobile devices in six European
schools: Italy, Greece, Poland, Portugal, Romania and Turkey". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
13 (2017): 352. http://hdl.handle.net/1822/49247.
10.17979/reipe.2017.0.13.3229
- Moreira, Lilian da Silva; Anastácio, Zélia; Ramos, Altina. "O uso do Facebook e as emoções experienciadas pelas crianças na
óptica dos seus professores". Atualmente a rede social mais visitada em todo o mundo é o Facebook. Além de nos permitir
ter um perfil pessoal podemos partilhar fotos, vídeos, mensagens e outros ficheiros. No Facebook também é permitido criar
grupos fechados onde os seus membros podem interagir através de mensagens escritas, de áudio, de vídeo e/ou imagens. Tanto
esta rede social quanto os grupos dentro da mesma podem ser usado (2016): http://hdl.handle.net/1822/41178.
- de Sales Júnior, Francisco Monteiro; Ramos, Altina; de Pinho, André Luis Santos; Rosa, José Guilherme Santa. "Pedagogical
usability: A theoretical essay for e-Learning". The e-learning in Brazil has shown such intense development followed by
its problems. Obstacles in the teaching learning permeate, among others, the use of virtual environments, production of teaching
materials, pedagogical mediation, where the tutor has responsibility in these factors. In order to combine the use of technology
with the nature of the pedagogical dimension, this theoretical essay d (2016): http://hdl.handle.net/1822/44663.
10.15628/holos.2016.2593
- Carvalho, Maria de Lurdes Dias de; Ramos, Altina; Baptista, Joana. "Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um
estudo no primeiro ciclo do ensino básico". As crianças evidenciam uma atitude de curiosidade e de questionamento, procurando
encontrar respostas para as suas dúvidas. Nesta atitude reside já a sua predisposição para a pesquisa. Torna-se, por isso,
importante que os professores estimulem e integrem a pesquisa no processo educativo. Este artigo relata o percurso investigativo
no contexto da intervenção pedagógica concretizado numa turma do 4 (2015): http://hdl.handle.net/1822/40128.
10.17979/reipe.2015.0.13.528
- Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina; Escola, Joaquim. "The Digital Textbook: Methodological and Didactic Challenges for Primary
School". The potentialities of ICT in education bring about changes in the teaching and learning methodologies, in the
places where you learn and in the way you learn. This demands a reflection not only on the ways of learning, but also on the
support resources, so that learning can take place and, of course, it is indispensable to understand the teachers¿ answer
to the digital challenges. Thus, the purpos (2015): http://hdl.handle.net/10400.22/6331.
- Carvalho, Maria de Lurdes Dias de; Ramos, Altina; Baptista, Joana. "Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um
estudo no primeiro ciclo do ensino básico". (2015): http://hdl.handle.net/1822/40128.
10.17979/reipe.2015.0.13.528
- Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina; Escola, Joaquim. "The Digital Textbook: Methodological and Didactic Challenges for Primary
School". (2015): http://hdl.handle.net/10400.22/6331.
- Faria, Ádila; Faria, Paulo; Ramos, Altina. "Formação e desenvolvimento profissional docente em rede : entre o presencial e
o online". (2014): http://hdl.handle.net/1822/30253.
- Barros, Elisabete Passos; Osório, António José; Ramos, Altina; Moreira, Carlos; Gonçalves, Lara. "Digital educational resources:
The case of Manual Digital II ". (2014): http://hdl.handle.net/1822/30230.
- Silvestre, M.; Ramos, A.; Osorio, A.J.; Barros, E.. "Manual digital II: A case study at an elementary school | Manual digital
II: estudo de caso no 1.° Ciclo do ensino básico". Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI
(2013): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887874569&partnerID=MN8TOARS.
- Faria, Ádila; Faria, Paulo; Ramos, Altina. "Interactive multimodal narrative as an approach to developing emergent literacy
in early childhood education". At present, the Portuguese education system promotes the development of new literacies in
all education levels in response to new requirements of the digital world which imply changes in children¿s education. In
fact, reading and writing are no longer limited exclusively to books, rather they are associated with diversified digital
media integrating text, sound, image, and video. In this context, (2013): http://hdl.handle.net/1822/33714.
- Faria, Ádila; Faria, Paulo; Ramos, Altina. "Interactive multimodal narrative as an approach to developing emergent literacy
in early childhood education". (2013): http://hdl.handle.net/1822/33714.
- Bastos, Maria da Ascensão Afonso; Ramos, Altina. "Critical thinking". YouTube, in parallel with Moodle forums, emerge as
new learning environments, fostering a multifaceted and integrated process consistent with young digital natives¿ profile
and the challenges demanded by a knowledge-based society. A case study was conducted in English as a second language (ESL),
involving eleventh-grade secondary education students in formal and non-formal learning environments, o (2012): http://hdl.handle.net/1822/33647.
- Ramos, Altina; Faria, Paulo. "Literacia digital e literacia informacional : breve análise dos conceitos a partir de uma revisão
sistemática de literatura". Os conceitos de literacia digital e literacia informacional ora surgem como quase sinónimos,
para alguns autores, ora com definições distintas, para outros. O que uns consideram literacia digital é por outros denominado
literacia informacional. Neste artigo propomo-nos analisar ambos os conceitos a partir dos resultados de uma revisão sistemática
de literatura realizada nas bases de dados ISI (ISI (2012): http://hdl.handle.net/1822/33648.
10.5965/1984723813022012029
- Bastos, Maria da Ascensão Afonso; Ramos, Altina. "Critical thinking". (2012): http://hdl.handle.net/1822/33647.
- Ramos, Altina; Faria, Paulo. "Literacia digital e literacia informacional : breve análise dos conceitos a partir de uma revisão
sistemática de literatura". (2012): http://hdl.handle.net/1822/33648.
10.5965/1984723813022012029
- Amaro, Sandra Cristina Curado; Ramos, Altina; Osório, António José; Amaro, Sandra; Osório, António. "Os meninos à volta do
computador : a aprendizagem colaborativa na era digital". Pretende-se com o presente texto reflectir e problematizar os
paradigmas de aprendizagem tradicional, que se centra na transmissão passiva do conhecimento, e construtivista, que se centra
na construção activa do conhecimento pelo aluno, e a forma como se reflectem em contexto de sala de aula, dando-se particular
ênfase à aprendizagem colaborativa com recurso ao online. Reflecte-se, também, sobre a (2009): http://hdl.handle.net/1822/33657.
- Amaro, Sandra Cristina Curado; Ramos, Altina; Osório, António José. "Os meninos à volta do computador : a aprendizagem colaborativa
na era digital". (2009): http://hdl.handle.net/1822/33657.
- Amaro, Sandra; Ramos, Altina; Osório, António. "Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital".
(2009): http://hdl.handle.net/10198/1222.
|
Capítulo de livro |
- Silva, Bento Duarte da; Ramos, Altina; Lencastre, José Alberto; Bento, Marco. "Utilização inovadora de dispositivos móveis
no processo educativo". SENAR-Pr., 2020.
- Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina. "Metodologias ativas e tecnologias emergentes no 1º Ciclo do Ensino Básico:
o método experimental e a realidade aumentada". 2020.
- Quadros-Flores, Paula; Flores, António; Ramos, Altina; Peres, Américo. "Deles para eles: quando os processos se tornam produtos
e de novo processos". 2019.
- Ramos, Maria. "Crianças, Tecnologias e aprendizagem. A minha tese de doutoramento mais de 10 anos depois". In Pesquisar,
23-52. Lisboa, Portugal: Editora Chiado, 2018.
Publicado
- Ramos, Maria; Moreira, Lilian da Silva. "A importância do Grupo no Facebook durante a formação contínua de educadores de Infância
e de professores do primeiro ciclo do ensino básico". In Pesquisar, 109-135. Lisboa, Portugal: Editora Chiado, 2018.
Publicado
- Quadros-Flores, Paula; Flores, Paulo; Ramos, Altina. "THE SMARTPHONE IN THE CONTEXT OF THE CLASSROOM IN THE PRIMARY SCHOOL
AND IN THE HIGHER EDUCATION". 2017.
- Quadros-Flores, Paula; Flores , Antonio; Ramos, Altina. "WHAT TEACHERS DO, OBSERVE, AND FEEL IN PEDAGOGICAL PRACTICE THROUGH
THE USE OF DIGITAL RESOURCES". 2017.
|
Livro |
- Ramos, Altina. Crianças, tecnologias e aprendizagem: contributo para uma teoria substantiva: a minha tese de doutoramento…
mais de dez anos depois. Chiado Editora. 2017.
- Moreira, Lilian da Silva; Ramos, Altina. A importância do grupo no Facebook durante a formação contínua de educadores de
infância e professores do primeiro ciclo do Ensino Básico. Chiado Editora. 2017.
- Ramos, Altina. Software de apoio a metodologias qualitativas: um estudo baseado na grounded theory. 2017.
10.24824/978854441825.3
- Hetkowski, Tânia Maria; Ramos, Altina; Lago, Andrea. Educação e TIC: relatos de experiências, processos formativos e práticas
educacionais. 2016.
- Lencastre, José Alberto; Bento, Marco; Magalhães, Celestino; Hetkowski, Tânia Maria; Ramos, Maria Altina. Mobile Learning:
potencial de inovação pedagógica. Editora CRV. 2016.
- Carvalho, Maria de Lurdes Dias de; Ramos, Altina; Ramiro Sánchez, Tamara; Ramiro Sánchez, Mª Teresa. Emergencia de la identidad
profesional: el caso de la iniciación a la práctica profesional en la formación inicial de profesores. Asociación Española
de Psicología Conductual (AEPC). 2016.
- Hetkowski, Tânia Maria; Ramos, Altina. Tecnologias e processos inovadores na educação. 2016.
|
Relatório |
- Costa, Fernando Albuquerque; Rodrigues, Ângela; Peralta, Helena; Ramos, José Luís; Sebastião, Luís; Maio, Vicência; Dias,
Paulo; et al. 2009. Competências TIC. Estudo de Implementação. Vol. II. http://hdl.handle.net/10451/7011.
- Costa, Fernando Albuquerque; Rodrigues, Ângela; Peralta, Helena; Ramos, José Luís; Sebastião, Luís; Maio, Vicência; Dias,
Paulo; et al. 2009. Competências TIC. Estudo de Implementação. Vol. II. http://hdl.handle.net/10451/7011.
- Costa, Fernando Albuquerque; Rodrigues, Ângela; Peralta, Helena; Ramos, José Luís; Sebastião, Luís; Maio, Vicência; Dias,
Paulo; et al. 2009. Competências TIC. Estudo de Implementação. Vol. II. http://hdl.handle.net/10451/7011.
- Costa, Fernando Albuquerque; Peralta, Helena; Rodrigues, Ângela; Dias, Paulo; Osório, António José; Gomes, Maria João; Ramos,
Altina; et al. 2008. Competências TIC. Estudo de Implementação. http://hdl.handle.net/10451/5928.
- Costa, Fernando Albuquerque; Peralta, Helena; Rodrigues, Ângela; Dias, Paulo; Osório, António José; Gomes, Maria João; Ramos,
Altina; et al. 2008. Competências TIC. Estudo de Implementação. http://hdl.handle.net/10451/5928.
- Costa, Fernando Albuquerque; Peralta, Helena; Rodrigues, Ângela; Dias, Paulo; Osório, António José; Gomes, Maria João; Ramos,
Altina; et al. 2008. Competências TIC. Estudo de Implementação. http://hdl.handle.net/10451/5928.
- Costa, Fernando Albuquerque; Peralta, Helena; Rodrigues, Ângela; Dias, Paulo; Osório, António José; Gomes, Maria João; Ramos,
Altina; et al. 2008. Competências TIC. Estudo de Implementação. http://hdl.handle.net/10451/5928.
|
Tese / Dissertação |
- Calixto, Ana Verônica Santos. "Práticas inovadoras na educação básica: as tecnologias digitais como apoio à produção literária".
Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/60309.
- Endres, João Tarcisio. "Contributo das TIC para o ensino-aprendizagem na disciplina de História". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/64243.
- Júnior, Carlos Alberto Lopes. "As contribuições do uso das TIC no ensino de química: o caso do 1° ano do curso técnico de
nível médio integrado em alimentos do IFRN – Campus Pau dos Ferros". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/68698.
- Teixeira, Manuel. "O Facebook e as interações online entre alunos na aprendizagem de Informática Aplicada". Mestrado, 2018.
http://hdl.handle.net/1822/57811.
- Oliveira, Daniela Veiga de. "Educação e tecnologia: interação entre o trabalho em equipe e o individual". Mestrado, 2018.
http://hdl.handle.net/1822/58678.
- Barroso, William Rafhael Gomes. "As contribuições do aplicativo WhatsApp no Ensino Superior: estudo de caso com os professores
do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/57810.
- Gomes, Jorge Levi Santos. "Edmodo, dinamizar a aprendizagem colaborativa". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/57964.
- Martins, Paulo Ubiratã Ferreira. "Tecnologias multimídias na aprendizagem de Língua Portuguesa: um projeto com os discentes
do Ensino Subsequente no IFAM – Campus - Tefé". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/54755.
- Cruz, Joana Filipa Moreira da. "Passo a passo vamos construindo um laço: comunicação escola-família-escola com recurso às
Tecnologias de Informação e Comunicação". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/58145.
- Sales Júnior, Francisco Monteiro de. "Usability in a virtual learnig environement: a study at IFRN". Mestrado, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21766.
- Magalhães, Vera Lúcia da Costa. "Educação do futuro: conceção e implementação de um manual interativo digital (MID)". Doutoramento,
2016. http://hdl.handle.net/1822/43083.
- Andrade, Luiz Antônio da Rocha. "As tecnologias digitais e as mudanças na cultura do ensino presencial: o caso do ProUCA no
Estado de Santa Catarina". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/1822/45256.
- Lopes, Ernesto Manuel da Silva. "Produção de um curso online: contributo para a comunicação entre técnico e professor". Mestrado,
2015. http://hdl.handle.net/1822/41347.
- Rosa, Paulo Oberdan Gomes da. "Redes sociais no ensino de Matemática: a utilização do Facebook com alunos do nono ano do ensino
fundamental". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/43403.
- Santos, Roberta Medeiros dos. "As TIC na educação Matemática: perspectivas de alunos, professores e gestores em São Francisco
de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/43402.
- Vilaça, Isabel Maria Barros. "O contributo da narrativa digital para o desenvolvimento da fala num caso de Rubinstein-Taybi:
estudo de caso". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41341.
- Steyer, Silvana Castilhos. "As TIC na educação infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração
família e escola". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/43038.
- Cunha, Maria Elisabete de Sousa. "Aulas interativas com recurso à exposição: uma metodologia para o ensino da linguagem de
programação Python". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38294.
- Silva, Braulio Ramos da. "O trabalho docente e o sentido de ser professor no contexto da educação infantil". Mestrado, 2015.
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4738.
- Silva, Braulio Ramos da. "O trabalho docente e o sentido de ser professor no contexto da educação infantil". Mestrado, 2015.
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4738.
- Silva, Braulio Ramos da. "O trabalho docente e o sentido de ser professor no contexto da educação infantil". Mestrado, 2015.
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4738.
- Santos, Roberta Medeiros dos. "As TIC na educação Matemática: perspectivas de alunos, professores e gestores em São Francisco
de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/43402.
- Cunha, Maria Elisabete de Sousa. "Aulas interativas com recurso à exposição: uma metodologia para o ensino da linguagem de
programação Python". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38294.
- Vilaça, Isabel Maria Barros. "O contributo da narrativa digital para o desenvolvimento da fala num caso de Rubinstein-Taybi:
estudo de caso". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41341.
- Steyer, Silvana Castilhos. "As TIC na educação infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração
família e escola". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/43038.
- Rosa, Paulo Oberdan Gomes da. "Redes sociais no ensino de Matemática: a utilização do Facebook com alunos do nono ano do ensino
fundamental". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/43403.
- Lopes, Ernesto Manuel da Silva. "Produção de um curso online: contributo para a comunicação entre técnico e professor". Mestrado,
2015. http://hdl.handle.net/1822/41347.
- Silva, Braulio Ramos da. "O trabalho docente e o sentido de ser professor no contexto da educação infantil". Mestrado, 2015.
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4738.
- Lopes, Ernesto Manuel da Silva. "Produção de um curso online: contributo para a comunicação entre técnico e professor". Mestrado,
2015. http://hdl.handle.net/1822/41347.
- Silva, Braulio Ramos da. "O trabalho docente e o sentido de ser professor no contexto da educação infantil". Mestrado, 2015.
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4738.
- Faria, Ádila. "Tecnologias digitais no jardim de infância : comunicação, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente".
Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35578.
- Pereira, Ana Cláudia de Castro. "Eu ajudo-te, é fácil, eu também não sei escrever: impacto das tecnologias educativas, em
contexto de Jardim de Infância, num processo de desenvolvimento de literacia digital e intergeracional". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35874.
- Faria, Paulo. "Tecnologias digitais e práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais: um caminho para a inovação educativa".
Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35784.
- Carvalho, Ricardo Jorge Oliveira. ""Virar a Sala de Aula”: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas".
Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/38111.
- Teixeira, Senhorinha das Dores de Sousa. "Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias".
Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/36023.
- Braga, Ilda Maria Marinho Moreira Teles. "Youtube no pré-escolar: pesquisa, partilha e aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/36025.
- Moreira, Lilian da Silva. "O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino
básico : da formação à integração das TIC". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30240.
- Braga, Ilda Maria Marinho Moreira Teles. "Youtube no pré-escolar: pesquisa, partilha e aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/36025.
- Carvalho, Ricardo Jorge Oliveira. ""Virar a Sala de Aula”: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas".
Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/38111.
- Moreira, Lilian da Silva. "O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino
básico : da formação à integração das TIC". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30240.
- Pereira, Ana Cláudia de Castro. "Eu ajudo-te, é fácil, eu também não sei escrever: impacto das tecnologias educativas, em
contexto de Jardim de Infância, num processo de desenvolvimento de literacia digital e intergeracional". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35874.
- Faria, Ádila. "Tecnologias digitais no jardim de infância : comunicação, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente".
Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35578.
- Teixeira, Senhorinha das Dores de Sousa. "Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias".
Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/36023.
- Faria, Paulo. "Tecnologias digitais e práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais: um caminho para a inovação educativa".
Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35784.
- Moreira, Lilian da Silva. "O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino
básico : da formação à integração das TIC". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30240.
- Cunha, Maria Isabel da. "Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura".
Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28916.
- Sousa, Andreia Cristina Pereira de. "Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem
da programação". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29050.
- Ferreira, Sérgio Tiago Silva. "Aplicações informáticas B : como cumprir o mesmo programa em menos tempo?". Mestrado, 2013.
http://hdl.handle.net/1822/29179.
- Ferreira, Sérgio Tiago Silva. "Aplicações informáticas B : como cumprir o mesmo programa em menos tempo?". Mestrado, 2013.
http://hdl.handle.net/1822/29179.
- Pinheiro, Neuma Maria de Souza. "Revestimentos com cera de carnaúba incorporados de antimicrobianos em caju (Anacardium occidentale
L) e goiaba (Psidium guajava)". Doutoramento, 2013. http://locus.ufv.br/handle/123456789/461.
- Cunha, Maria Isabel da. "Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura".
Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28916.
- Sousa, Andreia Cristina Pereira de. "Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem
da programação". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29050.
- Pinheiro, Neuma Maria de Souza. "Revestimentos com cera de carnaúba incorporados de antimicrobianos em caju (Anacardium occidentale
L) e goiaba (Psidium guajava)". Doutoramento, 2013. http://locus.ufv.br/handle/123456789/461.
- Ferreira, Sérgio Tiago Silva. "Aplicações informáticas B : como cumprir o mesmo programa em menos tempo?". Mestrado, 2013.
http://hdl.handle.net/1822/29179.
- Pinheiro, Neuma Maria de Souza. "Revestimentos com cera de carnaúba incorporados de antimicrobianos em caju (Anacardium occidentale
L) e goiaba (Psidium guajava)". Doutoramento, 2013. http://locus.ufv.br/handle/123456789/461.
- Lourenço, Maria Cristina Teixeira Alves da Costa. "Da narrativa à narrativa digital : o texto multimodal no estudo da narrativa".
Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/23658.
- Lourenço, Maria Cristina Teixeira Alves da Costa. "Da narrativa à narrativa digital : o texto multimodal no estudo da narrativa".
Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/23658.
- Barbosa, Maria José de Sousa. "A literacia digital de jovens de meios geográficos distintos : uma realidade diferente?". Mestrado,
2011. http://hdl.handle.net/1822/18781.
- Pereira, Cláudia Isabel Campos da Costa. ""Aprendo a divertir-me" : tecnologias digitais em ambiente não formal de aprendizagem
: um estudo exploratório com crianças de 1º ano de escolaridade". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20180.
- Costa, Glória de Jesus da Silva. ""O meu dicionário" : uma contribuição para a aquisição de novas literacias multimédia".
Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20095.
- Bastos, Maria da Ascensão Afonso. "O YouTube e o pensamento de ordem superior em inglês (LE): um estudo com alunos do ensino
secundário". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/17822.
- Freitas, Leila Patrícia Barros. ""O meu dicionário" em ambiente não formal de aprendizagem : pesquisar, colaborar e construír".
Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20093.
- Sousa, Sílvia Clara Fernandes. "Contributo de "O meu dicionário" no aprofundamento de competências linguísticas e novas literacias
multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20177.
- Sousa, Sílvia Clara Fernandes. "Contributo de "O meu dicionário" no aprofundamento de competências linguísticas e novas literacias
multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20177.
- Freitas, Leila Patrícia Barros. ""O meu dicionário" em ambiente não formal de aprendizagem : pesquisar, colaborar e construír".
Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20093.
- Costa, Glória de Jesus da Silva. ""O meu dicionário" : uma contribuição para a aquisição de novas literacias multimédia".
Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20095.
- Bastos, Maria da Ascensão Afonso. "O YouTube e o pensamento de ordem superior em inglês (LE): um estudo com alunos do ensino
secundário". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/17822.
- Barbosa, Maria José de Sousa. "A literacia digital de jovens de meios geográficos distintos : uma realidade diferente?". Mestrado,
2011. http://hdl.handle.net/1822/18781.
- Freitas, Leila Patrícia Barros. ""O meu dicionário" em ambiente não formal de aprendizagem : pesquisar, colaborar e construír".
Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20093.
- Pereira, Cláudia Isabel Campos da Costa. ""Aprendo a divertir-me" : tecnologias digitais em ambiente não formal de aprendizagem
: um estudo exploratório com crianças de 1º ano de escolaridade". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20180.
- Costa, Glória de Jesus da Silva. ""O meu dicionário" : uma contribuição para a aquisição de novas literacias multimédia".
Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20095.
- Sousa, Sílvia Clara Fernandes. "Contributo de "O meu dicionário" no aprofundamento de competências linguísticas e novas literacias
multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20177.
- Sousa, Sílvia Clara Fernandes. "Contributo de "O meu dicionário" no aprofundamento de competências linguísticas e novas literacias
multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20177.
- Freitas, Leila Patrícia Barros. ""O meu dicionário" em ambiente não formal de aprendizagem : pesquisar, colaborar e construír".
Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20093.
- Costa, Glória de Jesus da Silva. ""O meu dicionário" : uma contribuição para a aquisição de novas literacias multimédia".
Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20095.
- Freitas, Leila Patrícia Barros. ""O meu dicionário" em ambiente não formal de aprendizagem : pesquisar, colaborar e construír".
Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20093.
- Sousa, Sílvia Clara Fernandes. "Contributo de "O meu dicionário" no aprofundamento de competências linguísticas e novas literacias
multimédia". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20177.
- Costa, Glória de Jesus da Silva. ""O meu dicionário" : uma contribuição para a aquisição de novas literacias multimédia".
Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20095.
- Pereira, Rosa Joana Cunha Gomes. "Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem".
Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/13992.
- Pereira, Andreia Raquel Vieira. ""Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com
recurso às TIC". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14243.
- Cosme, Ana Maria Pereira Afonso. "Escola virtual : um estudo de caso no 1.º ciclo de ensino básico". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14563.
- Sousa, Maria Manuela Magalhães Carvalho de. "Integração curricular das TIC no 1.º CEB: colaborar e aprender com tecnologias".
Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/13729.
- Pereira, Andreia Raquel Vieira. ""Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com
recurso às TIC". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14243.
- Cosme, Ana Maria Pereira Afonso. "Escola virtual : um estudo de caso no 1.º ciclo de ensino básico". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/14563.
- Pereira, Rosa Joana Cunha Gomes. "Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem".
Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/13992.
- Sousa, Maria Manuela Magalhães Carvalho de. "Integração curricular das TIC no 1.º CEB: colaborar e aprender com tecnologias".
Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/1822/13729.
- Viana, Sílvia Cristina Barros Ferreira Pires. "Contribuição dos tradutores online para o desenvolvimento de competências linguísticas
e cognitivas". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/11047.
- Amaro, Sandra Cristina Curado. "Recursos online para aprendizagem da Língua Inglesa no Primeiro Ciclo do Ensino Básico : identificação
e análise". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/11042.
- Lopes, Altina Maria dos Ramos. "Estudo das bases moleculares da cistinúria na população portuguesa". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/8733.
- Amaro, Sandra Cristina Curado. "Recursos online para aprendizagem da Língua Inglesa no Primeiro Ciclo do Ensino Básico : identificação
e análise". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/11042.
- Lopes, Altina Maria dos Ramos. "Estudo das bases moleculares da cistinúria na população portuguesa". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/8733.
- Viana, Sílvia Cristina Barros Ferreira Pires. "Contribuição dos tradutores online para o desenvolvimento de competências linguísticas
e cognitivas". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/11047.
- Magalhães, Vera Lúcia da Costa. "Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita". Mestrado, 2008.
http://hdl.handle.net/1822/8219.
- Magalhães, Vera Lúcia da Costa. "Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita". Mestrado, 2008.
http://hdl.handle.net/1822/8219.
- Magalhães, Vera Lúcia da Costa. "Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita". Mestrado, 2008.
http://hdl.handle.net/1822/8219.
- Magalhães, Vera Lúcia da Costa. "Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita". Mestrado, 2008.
http://hdl.handle.net/1822/8219.
- Magalhães, Vera Lúcia da Costa. "Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita". Mestrado, 2008.
http://hdl.handle.net/1822/8219.
- Ramos, Altina. "Crianças, tecnologias e aprendizagem : contributo para uma teoria substantiva". Doutoramento, 2005. http://hdl.handle.net/1822/6914.
- Ramos, Altina. "Crianças, tecnologias e aprendizagem : contributo para uma teoria substantiva". Doutoramento, 2005. http://hdl.handle.net/1822/6914.
|