Artigo em conferência |
- Gómez, Cosme J. Carrasco; Solé, Maria Glória Parra Santos. "What historical competencies promote the textbooks of history
teaching? A comparative study between Spain, England and Portugal". Trabalho apresentado em 4ème Conference Internationale
de l’AIRDHSS /IRAHSSE, Paris, 2018.
- Júnior, Halferd Ribeiro; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Formação de professores de História: o estágio supervisiondado
da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade do Minho". 2017.
- Cardoso, Tiago; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Potencialidades da banda desenhada histórica para o ensino e aprendizagem
da História: um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico". 2017.
- Costa, Anabela; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Aprender a pensar sobre o tempo em História: atividades desenvolvidas com
turmas de 1º e 2º CEB". 2017.
- Solé, Maria Glória Parra Santos. "Desenvolver competências em História através da interpretação de fontes icónicas". 2017.
- Nunes, Gisela; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Diálogos entre Educação Histórica e educação patrimonial e outras áreas do
saber: o exemplo da exploração do património azulejar bracarense por alunos do 1º ciclo do ensino básico". 2017.
- Solé, Maria Glória Parra Santos; Junior, Halferd Carlos Ribeiro. "What history teacher are we training in Brazil and Portugal?
A comparative study between the Federal University of the Southern Border and the University of Minho". 2017.
- Cardoso, Tiago; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A banda desenhada histórica como recurso e fonte historiográfica para o
ensino e aprendizagem da História: um estudo com alunos do 1º ciclo do ensino básico". 2017.
- Costa, Anabela; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: Um
estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico". 2017.
- Ramos, Fernanda Clara Costa; Solé, Maria Glória Parra Santos. "O potencial didático da genealogia para a construção da identidade
e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico". 2017.
- Almeida, Érica; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Património histórico de Braga como recurso didático: Um estudo com alunos
do 5.º ano de escolaridade". 2017.
- Solé, Maria Glória Parra Santos; Barca, Isabel; Squinelo, Ana; Apostolidou, Eleni. "Using textbook resources to constructing
ideas in history: a study with portuguese students about ideas on slavery and the slavery traffic from Africa to Brazil".
2017.
- Nunes, Gisela; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património: Interpretação de Fontes
Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico". 2016.
- Almeida, Érica; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Aprender história através da exploração do património local como recurso
didático: uma experiência em educação patrimonial com alunos do 5.º ano de escolaridade". 2016.
- Almeida, Érica; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A construção do conhecimento histórico sobre o Manuelino a partir de fontes
patrimoniais da cidade de Braga: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade". 2016.
- Marinho, Catarina; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A literacia cartográfica e a representação do espaço na Idade Moderna:
um estudo com alunos do Ensino Secundário". 2016.
- Oliveira, Ana João; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da temporalidade
em História em articulação com a Matemática em alunos do 4º ano". 2016.
- Vieira, Flávia; Silva, José Luís; Vilaça, Teresa; Parente, Maria Cristina Cristo; Vieira, Fátima; Almeida, M. J.; Pereira,
Iris Susana Pires; et al. "O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino". 2013.
- Solé, Maria Glória Parra Santos; Varela, Paulo Idalino Balça. "Modelo de formação de educadores/professores na área de didática
de estudo do meio : análise de uma experiência de formação centrada no ensino da história a crianças". 2013.
- Solé, Maria Glória Parra Santos; Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de. "History as identity construction and fostering of
“memory” preservation". 2008.
- Solé, Maria Glória Parra Santos. "A genealogia como estratégia de ensino/aprendizagem do tempo histórico no 1.º ciclo". 2005.
- Solé, Glória; Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de. "Experiencing Citizenship in Primary Classrooms.". Trabalho apresentado
em The Experience of Citizenship- Proceedings of the sixth conference of the Children's Identity and Citizenship in Europe
Thematic Network., 2004.
Publicado
- Solé, Glória. "Contributos do Uso de Lendas para a compreensão histórica: da teoria à prática.". Trabalho apresentado em 1.º
Encontro sobre narrativas históricas e ficcionais., 2004.
Publicado
- Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Desenvolvimento integrado de competências linguísticas
e de compreensão histórica através do uso da narrativa: da teoria à prática". 2003.
- Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A integração das tecnologias nos estudos sociais
no ensino básico". 2003.
- Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Solé, Maria Glória Parra Santos. "O uso da narrativa nos Estudos Sociais". 2003.
- Freitas, Maria Luísa Amaral Varela; Solé, Maria Glória Parra Santos; Almeida, Ana Maria Tomás de. "Portuguese elementary teachers'
perceptions of portugueseness, europeaness and the role of social studies". 2002.
- Solé, Glória; Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Almeida, Ana Maria Tomás de. "Portuguese Elementary Teacher’s perceptions
of portuguesenes, europeaness and the role of Social Studies.". Trabalho apresentado em Future Citizens in Europe - Proceedings
of the fourth Conference of the Children´s Identity and citizenship in Europe Thematic Network., 2002.
Publicado
- Solé, Maria Glória Parra Santos. "A técnica de "História ao vivo": a realização de uma feira medieval no Lindoso: didácticas
e metodologias do ensino". 2001.
|
Artigo em revista |
- Pacheco, Elsa; Solé, Glória; Soares, Laura; Gago, Marília. "Conceitos de Geografia e História do ensino básico ao superior
ensaio no NW de Portugal". Áreas. Revista Internacional de Ciencias Sociales 45 (2023): 11-31. http://dx.doi.org/10.6018/areas.528121.
Publicado • 10.6018/areas.528121
- Solé, Glória; Santos, Inês. "Compreender a mudança histórica e a multiperspetiva através da banda desenhada: um estudo com
alunos portugueses subordinado ao feminismo". Clío 49 (2023): 15-37. http://dx.doi.org/10.26754/ojs_clio/clio.2023499533.
Publicado • 10.26754/ojs_clio/clio.2023499533
- Solé, Glória; Gago, Marília. "Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade
obrigatória e do Mestrado em Ensino de História". REIDICS. Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales
13 (2023): 107-121. http://dx.doi.org/10.17398/2531-0968.13.07.
10.17398/2531-0968.13.07
- Cózar Gutiérrez, Ramón; Solé, Glória; Rodríguez Pérez¿, Raimundo A.. "Unión Ibérica en los manuales de historia de Educación
Secundaria. Un estudio comparativo entre Portugal y España". Studia Historica: Historia Moderna 45 1 (2023): 147-181.
http://dx.doi.org/10.14201/shhmo2023451147181.
Publicado • 10.14201/shhmo2023451147181
- Graça, Vânia; Solé, Glória; Ramos, Altina. "Combinación de tecnologías digitales y metodologías activas para el aprendizaje
histórico". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 26 2 (2023): 207-217. http://dx.doi.org/10.6018/reifop.551411.
Publicado • 10.6018/reifop.551411
- Noda, Marisa; Solé, Maria Glória Parra Santos; Cainelli, Marlene. "O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em
história: um estudo sobre Brasil/Portugal". Educação e Pesquisa 48 (2022): http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634202248244825port.
Publicado • 10.1590/s1678-4634202248244825port
- Solé, Glória. "Ensino da História em Portugal: o currículo, programas, manuais escolares e formação docente". El Futuro
del Pasado 12 (2021): 21-59. http://dx.doi.org/10.14201/fdp2021122159.
10.14201/fdp2021122159
- Solé, Glória; Gago, Marília. "The history teacher education process in Portugal: a mixed method study about professionalism
development". Humanities and Social Sciences Communications 8 1 (2021): http://dx.doi.org/10.1057/s41599-021-00726-9.
Publicado • 10.1057/s41599-021-00726-9
- Graça, Vânia; Solé, Glória; Ramos, Altina. "Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta
didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico". Revista de Educação Histórica - REDUH 21 (2021): 82-94.
Publicado
- Gómez, Cosme J.; Solé, Glória; Miralles, Pedro; Sánchez, Raquel. "Analysis of Cognitive Skills in History Textbook (Spain-England-Portugal)".
Frontiers in Psychology 11 (2020): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2020.521115.
Publicado • 10.3389/fpsyg.2020.521115
- Ribeiro Junior, Halferd Carlos; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Modelos de formação de professores de História: um estudo
comparado entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (Brasil) e a Universidade do Minho (Portugal)". Educação (2020):
http://dx.doi.org/10.5902/1984644439103.
10.5902/1984644439103
- Solé, Glória. "Aprendizagem histórica e formação de professores dos anos iniciais na Universidade do Minho (Portugal): a articulação
entre a prática e a investigação em educação histórica". Roteiro 45 (2020): 1-26. http://dx.doi.org/10.18593/r.v45i0.21997.
10.18593/r.v45i0.21997
- Solé, Glória. "A «história ao vivo»: recriação histórica de uma feira medieval no castelo de Lindoso em Portugal". HER&MUS
(Revista Heritage & Museography), Monográfico: Recreación histórica, pasado y património 20 (2020): 102-122.
Publicado
- Apostolidou, Eleni; Solé, Gloria. "National–European identity and notions of citizenship: A comparative study between Portuguese
and Greek university student teachers". History Education Research Journal 17 1 (2020): 81-99. http://dx.doi.org/10.18546/herj.17.1.07.
Publicado • 10.18546/herj.17.1.07
- Apostolidou, Eleni; Solé, Gloria. "National–European identity and notions of citizenship: A comparative study between Portuguese
and Greek university student teachers". History Education Research Journal 17 1 (2020): http://dx.doi.org/10.18546/herj.17.1.07.
10.18546/herj.17.1.07
- Solé, Glória. "APRENDIZAGEM HISTÓRICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA UNIVERSIDADE DO MINHO (PORTUGAL): A ARTICULAÇÃO
ENTRE A PRÁTICA E A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA". Roteiro 45 (2020): http://dx.doi.org/10.18593/r.v45i0.21997.
Acesso aberto • Publicado • 10.18593/r.v45i0.21997
- Solé, Glória; Costa, Anabela. "Costa, A. & Solé, G. (2020). A compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses
do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudança.". Educação em Análise, 5 (1), 31-56. (Qualis CAPES - 2019 - B3)
5 1 (2020):
Publicado
- Solé, Glória; Pacheco, Elsa; Soares , Laura. "Formação de professores de Geografia e de História: uma década de investigação-ação
pós Bolonha". Revista Interuniversitaria de Formación del Professorado (REIFOP) 95 34,3 (2020): 33-56. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7856913.
Publicado
- Solé, Glória. "Children's understanding of time: A study in a primary history classroom". History Education Research Journal
16 1 (2019): 158-173. http://dx.doi.org/10.18546/herj.16.1.13.
10.18546/herj.16.1.13
- Cardoso, Tiago; Solé, Glória Santos. "A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da História". Antíteses
11 22 (2019): 713. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p713.
10.5433/1984-3356.2018v11n22p713
- Squinelo, Ana Paula; Barca, Isabel; Solé, Glória. "O conceito Escravidão nos Manuais Didáticos de História: diálogos, itinerários
e narrativas em Brasil e Portugal". História & Ensino 24 2 (2018): 55. http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p55.
10.5433/2238-3018.2018v24n2p55
- Solé, Maria Glória Parra Santos. "Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses
do 2.º ano do ensino básico". Diálogos 22 2 (2018): 184. http://dx.doi.org/10.4025/dialogos.v22i2.41279.
10.4025/dialogos.v22i2.41279
- Cunha, Carlos Alexandre; Solé, Glória Santos. "Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos
do 1° e 2° ciclo do Ensino Básico / Use of Google maps and Geocaching to learn History: a study with students of the 1st and
2nd cycle of Basic Education". Educação em Foco 21 34 (2018): 193. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v21i34.2708.
10.24934/eef.v21i34.2708
- Rodríguez Pérez, Raimundo A.; Solé, Glória; Moreira, Flávia; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Los manuales escolares de historia
en España y Portugal. Reflexiones sobre su uso en Educación Primaria y Secundaria". Arbor 194 788 (2018): 444. http://dx.doi.org/10.3989/arbor.2018.788n2004.
10.3989/arbor.2018.788n2004
- Solé, Glória. "O desenvolvimento da compreensão do tempo e do tempo histórica nas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses
de primária (1.º CEB)". Educatio Siglo XXI 36 1 Marzo (2018): 59. http://dx.doi.org/10.6018/j/324171.
10.6018/j/324171
- Sole, Maria Glória. "A história nos manuais escolares do ensino primário em Portugal: representações sociais e a construção
de identidade(s) = La Historia en los libros de texto de primaria en Portugal: representaciones sociales y construcción de
identidades". Historia y Memoria de la Educación 0 6 (2017): 89-116. http://dx.doi.org/10.5944/hme.6.2017.17128.
Publicado • 10.5944/hme.6.2017.17128
- Solé, Glória; Moreira, Flávia. "O conceito de mudança em História- conceções de alunos do 1.º CEB a partir do uso de fontes
visuais e objetuais.". Revista Ibero-americana de Educação Histórica (RIBEH). 1 1 (2017): 126-153. https://revistas.unila.edu.br/riaeh/article/view/1276/1323.
Publicado
- Solé, Glória; Solé, Maria Glória Parra Santos. "As competências específicas no ensino da História- a dimensão da temporalidade
para a compreensão.". CLÍO- Históry and History Teaching. Monográfico: Enseñanza de la Historia y desarrollo de las competencias
sociales y cívicas. 43 (2017): http://clio.rediris.es/.
Publicado
- Solé, Glória; Apostolidou, Eleni. "The historical consciousness of students-prospective teachers- Greek and Portuguese aspects
in the context of the current economic crisis.". 38 (2017): 95-116.
Publicado
- Solé, Glória; Llonch, Nayra. "Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem
da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula". Antíteses 9 18 (2016): 87-117. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p87.
Publicado • 10.5433/1984-3356.2016v9n18p87
- Solé, Glória; Reis, Diana; Machado, Andreia. "The Potentialities Of Using Historical Fiction And Legends In History Teaching:
A Study With Primary Education Portuguese Students". History Education Research Journal 14 1 (2016): 137-154. http://dx.doi.org/10.18546/herj.14.1.11.
10.18546/herj.14.1.11
- Solé, Glória; Dias, Paula. "Os Memoriais como lugares de memória da participação dos portugueses na I Guerra Mundial: explicações
e significados por alunos do 9.º ano.". Estudos Regionais. 10 (2016): 111-127.
Publicado
- Solé, Maria Glória Parra Santos. "A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: Um estudo de caso com alunos
portugueses do 1º. CEB". Diálogoa 19 1 (2015): 143-179.
Publicado
- Solé, Glória; Reis, Diana; Machado, Andreia. "Potencialidades didáticas da literatura infantil de ficção histórica no ensino
de história: um estudo com alunos portugueses do 6º ano do Ensino Básico". História & Ensino 20 1 (2014): 7-34. http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p7.
Publicado • 10.5433/2238-3018.2014v20n1p7
- Solé, Glória; Solé, Maria Glória Parra Santos. "O manual escolar no ensino primário em Portugal: perspectiva histórica e análise
do ensino da História através deste recurso didático.". Este artigo começa por relacionar a política educativa, as reformas
e os programas no ensino primário em Portugal desde finais do séc. XIX até à atualidade, integrando o manual escolar no quadro
legislativo do sistema educativo. Sistematiza-se alguma investigação realizada em Portugal relacionada com manuais escolares,
com especial enfoque em estudos sobre manuais de história do ensino primário (1 29 1 (2014): 43-64. web:http://www.revista.uclm.es/index.php/ensayos.
Publicado
- Solé, Glória. "Portuguese Primary Students' Ideas About Historical Evidence Using Old Newspapers As Sources". History Education
Research Journal 12 1 (2013): 137-145. http://dx.doi.org/10.18546/herj.12.1.10.
Publicado • 10.18546/herj.12.1.10
- Solé, Glória. "Case Study 3: Promoting creativity, empathy and historical imagination- Early years students learning the topic’Portuguese
discoveries’.". 63 (2013): 24-26.
Publicado
- Solé, Glória. "A consciência Histórica e significância Histórica em alunos portugueses- um estudo de caso longitudinal com
alunos do 1.º ano CEB.". Revista de Educação Histórica. 2 (2013): 93-113.
Publicado
- Solé, Glória; Barca, Isabel. "Educación histórica en Portugal: metas de aprendizaje en los primeiros anos de escolaridade.".
15 1 (2013): 91-100. WWW.aufop.com.
Publicado
- Solé, Glória. "Manuel Fernandes Moreira- homenagem ao homem e historiador.". Estudos Regionais. 7 (2013): 219-223.
Publicado
- Solé, Glória. "A museum in the classroom.". 61 (2012): 20-22.
Publicado
- Solé, Glória. "Contextos sócio económicos da ilegitimidade na freguesia da Meadela (1593-1850).". Estudos Regionais.
2 (2008): 103-116.
Publicado
- Solé, Glória. "A Genealogia como estratégia de ensino aprendizagem do tempo histórico no 1.º Ciclo.". Revista Galego-Portuguesa
de Psicoloxía e Educación. SN (2005): 349-362.
Publicado
- Solé, Glória. "Meadela: Comunidade rural do Alto Minho.". Estudos Regionais. 25 (2004): 93-133.
Publicado
- Solé, Glória; Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de. "O uso da narrativa nos Estudos Sociais.". 8 10 (2003): 216-230.
Publicado
- Solé, Glória. "Viana do Castelo na Monarquia do Norte.". Estudos Regionais. 18 (1997): 61-96.
Publicado
|
Capítulo de livro |
- Solé, Glória. "Ensino de história a jovens refugiados: um estudo comparativo entre a Grécia e Portugal". In Prática Comunitária
e História Pública, editado por Ferreira, Fátima; Madeira, Bruno. 2024.
No prelo
- Solé, Glória. "A exploração do pensamento histórico e de consciência patrimonial em contexto de museu: um estudo com alunos
da Licenciatura de Educação Básica da Universidade do Minho (Portugal)". In Experimentações do patrimônio: Práxis para
uma Educação dialógica, editado por Cardoso, Cláudira; Quevedo, Everton; Barroso, Vera, 271-296. EVANGRAF/ ISCMPA, 2023.
Publicado
- Solé, Glória; Barca, Isabel. "As Ciências Sociais e o ensino da História em Portugal: perspetiva e desafios atuais". In Las
Ciencias Sociales e su Didactica: pensamento histórico y educacion democrática, editado por Sanchez, Lydia; Miralles,
Pedro; Belatti, Ilária, 269-281. Editorial Octaedro, 2023.
Publicado
- Graça, Vânia Gabriela Dias; Solé, Glória; Ramos, Maria Altina. "O Desenvolvimento da consciência histórica na Era digital:
um estudo com alunos de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico". In Pensamento Histórico e Humanismo, editado por M. Auxiliadora
Schmidt; Isabel Barca, 69-85. Brasil: WAS Edições, 2022.
Publicado
- Solé, Maria Glória Parra Santos; Trigueros Cano, Francisco Javier; Rubio Leiva, Ana María; Molina Saorín, Jesús. "Historical
Thinking as a Dynamic Vehicle for Teaching Through Key Competences". In Cases on Historical Thinking and Gamification in
Social Studies and Humanities Education, editado por María Martinez-Hiita; Cosme Gómez Carrasco; Pedro Miralles, 37-51.
IGI Global, 2022.
10.4018/978-1-6684-5240-0.ch003
- Solé, Glória; Vasconcelos, Márcia. "Approches multiperspectivistes sur la politique coloniale sous l’Estado Novo (dictature)
par des élèves portugais". In Tensions dans l’enseignement de l’histoire nationale et des sciences sociales- Vues québécoises
et internationales, editado por Maria- Claude Larouche; Félix Bouvier; Pierre-Luc Fillion, 115-134. Septectrium, 2022.
Publicado
- Solé, Glória. "Ser professor da geração Alpha -os desafios da profissionalização para a docência e a promoção de competências
em História e Geografia". In Enseñanza de las ciencias sociales para una ciudadanía democrática, editado por C. Gómez;
J. Souto; P. Miralles, 71-90. Octaedro, 2021.
Publicado
- Graça, Vânia Gabriela Dias; Solé, Maria Glória Parra Santos; Ramos, Maria Altina da Silva. "(RE) DESENHANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
HISTÓRICA: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E METODOLÓGICA PARA OS 1.º E 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO". In Educação
enquanto fenômeno social: Democracia e emancipação humana, 166-179. Atena Editora, 2021.
Publicado • 10.22533/at.ed.52921031113
- Graça, Vânia Gabriela Dias; Solé, Glória; Ramos, Maria Altina. "Aprender história com recurso a tecnologias digitais em ambientes
inovadores de aprendizagem". In La formación del profesorado en didáctica de las ciencias sociales en el ámbito Iberoamericano,
editado por María del Carmen Sánches Fuster; José Maria Campillo Ferrer; Verónica Vivas Moreno, 173-186. Múrcia, Espanha:
Ediciones de la Universidad de Murcia, 2021.
Publicado
- Graça, Vânia Gabriela Dias; Ramos, Maria Altina; Solé, Glória. "As contribuições do uso das TICS no Ensino e na aprendizagem
histórica: uma revisão sistemática da literatura". In Anais da 1.ª Conferência Internacional de países de língua lusófona
e Tcheca: educação, arte, tecnologias e empreendedorismo. Curitiba, Brasil: Appris, 2021.
No prelo
- Solé, Glória. "Educação Histórica em Portugal: percursos formativos e investigativos na Universidade do Minho". In Vinte
anos das Jornadas Internacionais de Educação Histórica, editado por Alves, Luís Alberto; Gago, Marília; Lagarto, Mariana.
Porto, Portugal: FLUP, Universidade Porto, 2021.
Publicado
- Solé, Glória; Apostolidou, Eleni. "Different Ways to Relate with the Other: Prospective Teachers Ideas about Teaching History
to Refugee Youth- a Comparative Study.". In Temas controvertidos en el aula. Enseñar historia en la era de la pósverdad.,
editado por Juan Ramón Moreno; José Monteagudo, 129-144. Múrcia, Espanha: Editum, Editora de la Universidade de Múrcia, 2019.
Publicado
- Solé, Glória. "Temas controversos da História e políticas educativas em Portugal: a inter-culturalidade e a integração do
outro nos documentos oficiais e nos manuais escolares.". In Temas controvertidos en el aula. Enseñar historia en la era
de la pós-verdade, editado por J. Ramón Moreno-Vera; J. Monteagudo-Fernandez, 475-496. Múrcia, Espanha: Editum, 2019.
Publicado
- Ramos, Fernanda Clara Costa; Solé, Maria Glória Parra Santos. "O potencial didáctico da genealogia para a construção da identidade
e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos de 1.º e 2.º ciclo de ensino básico". Universidade de Múrcia, 2018.
- Costa, Anabela; Solé, Maria Glória Parra Santos. "O desenvolvimento da competência temporal: Um estudo com alunos portugueses
do 2.º ciclo do ensino básico". Universidade de Múrcia, 2018.
- Solé, Glória. "Avaliação de Contextos Pedagógicos no ensino da História implementados num estudo de caso com alunos do 1.º
CEB em Portugal.". In Educación, Aprendizaje y Desarrollo en una Sociedad Multicultural, editado por .M. Román Sánchez;
M. A. Carbonero Martín; J. D. Valdivieso Pastor, 4366-4381. Espanha: Universitat Jaume I, 2018.
Publicado
- Solé, Glória. "A História nos manuais escolares de 1.º Ciclo do Ensino Básico- um estudo longitudinal a partir dos manuais
de 4.º ano de Estudo do Meio.". 321-350. Portugal: Associação de Professores de História, 2018.
Publicado
- Solé, Glória; Barca, Isabel. "Introdução.". In O Manual Escolar no Ensino da História- Visões Historiográficas e Didática,
3-11. Portugal: Associação de Professores de História, 2018.
Publicado
- Solé, Maria Glória Parra Santos. "Educação histórica e educação patrimonial: desafios da investigação em Portugal". 2017.
- Pimentel, Joana; Solé, Maria Glória Parra Santos. "O desenvolvimento da compreensão histórica através de uma abordagem de
aprendizagem cooperativa: um projeto com alunos portugueses do 3.º ano do Ensino Básico". Paco Editorial, 2017.
- Costa, Anabela; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: um
estudo com alunos portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico". Paco Editorial, 2017.
- Solé, Maria Glória Parra Santos; Pinto, Helena; Cainelli, Marlene. "Portugal and Brazil: How much of ‘Our’ past is ‘Theirs’
too?". 2016.
- Solé, Maria Glória Parra Santos. "O ensino de história a crianças: perspetivas de formação e investigação em educação histórica
na Universidade do Minho (Portugal)". 2016.
- Solé, Maria Glória Parra Santos. "Introdução [a] "Educação Patrimonial: Contributos para a construção de uma consciência patrimonial"".
In Educação Patrimonial: contributos para a construção de uma consciência histórica., 7-13. Portugal: Universidade
do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2015.
Publicado
- Nunes, Gisela; Solé, Maria Glória Parra Santos. "Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património: Interpretação de Fontes
Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1º ciclo do Ensino Básico". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação
(CIEd), 2015.
- Lopes, Inês Florindo; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A Peritagem e avaliação de obras de Arte: Estratégias para a sua integração
na educação estética". 189-208. Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2015.
Publicado
- Marinho, Catarina; Solé, Maria Glória Parra Santos. "A cartografia portuguesa na representação do espaço na Idade Moderna:
Sua interpretação por alunos do ensino secundário". 325-344. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação
(CIEd), 2015.
Publicado
- Almeida, Érica; Solé, Maria Glória Parra Santos. "O património histórico como rercurso pedagógico para a construção do conhecimento
histórico". 230-263. Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2015.
Publicado
- Abrantes, Paulo Elísio Marinho; Nascimento, Gleide Alencar Do; Junior, João Carlos Nara. "A compreensão do tempo e do tempo
histórico pelas crianças- um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB.". editado por Joaquín Prats; Barca, Isabel;
Rámon Lopes Facal, 95-112. Portugal: CIED, 2015.
Publicado • 10.22533/at.ed.06318121222
- Solé, Glória; Pinto, Helena; Lopez, Rámon Facal; Martínez, Tánia; Sabaté, Miquel. "Educação histórica e educação patrimonial-novos
desafios.". In Educação Patrimonial- contributos para a construção de uma consciência histórica, 53-75. Portugal: CIED,
2015.
Publicado
- Solé, Glória; Nunes, Gizela. "Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património- Interpretação de Fontes Patrimoniais Iconográficas
por Alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.". In Educação Patrimonial- contributos para a construção de uma consciência histórica,
editado por Solé, Glória, 285-299. Portugal: CIED, 2015.
Publicado
- Solé, Glória. "O Património arqueológico como recurso para o desenvolvimento da consciência histórica e patrimonial- um estudo
com os alunos da Licenciatura de Educação Básica.". In Educação Patrimonial- novos desafios pedagógicos, editado por
Solé, Glória, 95-124. CIED, 2014.
Publicado
- Solé, Glória. "Formação de professores e educadores em Educação Patrimonial na Universidade do Minho- estratégias pedagógicas
em Educação Patrimonial.". In Educação Patrimonial- novos desafios pedagógicos, editado por Solé, Glória, 215-252.
Portugal: CIED, 2014.
Publicado
- Solé, Glória. "Consciência histórica, memória e identidade- aproximações a partir de um estudo de consciência histórica de
crianças e jovens.". In Escola e Comunidade- Laboratórios de Cidadania Global., editado por Sousa, Florbela; Gonçalves,
Susana, 189-205. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa/Instituto de Educação, 2012.
Publicado
- Solé, Glória. "A banda desenhada como recurso didáctico-pedagógico para a construção do conhecimento histórico nos alunos
do 1.º CEB.". editado por Azevedo, Fernando; A. Mesquita; A. Balça; Sara Reis da Silva, 357-390. Portugal: Lulu Entreprises,
2011.
Publicado
- Solé, Glória. "Metas de aprendizagem no 1.º CEB- um exemplo da sua operacionalização.". editado por Barca, Isabel, 135-156.
Portugal: CIED, 2011.
Publicado
|
Edição de livro |
- Solé, Glória. O Manual Escolar no Ensino da História- Visões Historiográficas e Didáctica.. Lisboa, Portugal: Associação
de Professores de História. 2018.
Publicado • Editor
- Educação patrimonial: contributos para a construção de uma consciência patrimonial. Braga, Portugal: Universidade do
Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2015.
Publicado • Editor
- Educação patrimonial : novos desafios pedagógicos. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd).
2014.
Publicado • Editor
|
Livro |
- Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Solé, Glória; Pereira, Sara. Metodologia de História. Luanda, Angola: Editora
Edgard Blücher. 2010.
10.5151/blucheroa-mcmds
- Solé, Maria Glória Parra Santos. Meadela, comunidade rural do Alto Minho : sociedade e demografia : (1593-1850). Universidade
do Minho. Núcleo de Estudos de População e Sociedade (NEPS). 2001.
|
Tese / Dissertação |
- "Iliescu, Hugo Fagundes. “Os horrores da Segunda Guerra Mundial: um estudo centrado na Multiperspetiva com alunos do 9º ano,
Mestrado de Ensino da História do 3º ciclo no Ensino Básico e no Ensino Secundário". Mestrado, 2023.
- "Pereira, Nelson Couto.“As revoluções Agrícola e Industrial nos finais do Século XVIII: a conceção de mudança em alunos do
8º ano, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário”, do Mestrado em Ensino de História
no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário,". Mestrado, 2023.
- "Soares, André Filipe Lucas, “Portugal concelhio e senhorial através dos forais e cartas de feira: o exemplo de Guimarães
para o estudo da história local e nacional por alunos do 7.º ano”, do Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino
Básico e no Ensino Secundário". Mestrado, 2023.
- "Garcia, João Pedro Raposo. “Os Jogos de Papéis (Role Playing) e a construção da narrativa histórica na aula de História:
um estudo com alunos do 7.º ano”, do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário".
Mestrado, 2023.
- "Lino, Ana Filipa Dias, “A Game of Luck”: a gamificação na aprendizagem da História e no desenvolvimento da explicação histórica
sobre o Renascimento”, do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Mestrado,
2023.
- "Santos, Maria Inês Pedro. "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades": a mudança à luz dos princípios da Reforma e da Contrarreformado”,
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Mestrado, 2023.
- "Cruz, João Manuel Soares da, Transição do Mundo Romano e a Idade Média: abordagens multiperspetivadas em contexto de 7º ano,
Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Mestrado, 2022. https://hdl.handle.net/1822/78675.
- "Santos, Inês Vilela. O contributo da Banda Desenhada para o desenvolvimento de ideias dos alunos sobre Multiperspetiva e
a Mudança Histórica, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Mestrado, 2022.
https://hdl.handle.net/1822/78680.
- "Silva, Nuno Miguel Oliveira da. Mouros e cristãos no processo de reconquista – visões multiperspetivadas: um estudo com alunos
do 7º ano, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.". Mestrado, 2022.
- "Miranda, Jorge Miguel Castro, Música e Educação Histórica: o uso da evidência histórica a partir da música por estudantes
do 9º ano, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.". Mestrado, 2022.
- "Pereira, Sofia Daniela Rodrigues. A aprendizagem da História, no 1º e 2º CEB, através do Património Imaterial de Guimarães:
lendas, tradição oral e recriação histórica, Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal
do 2.º CEB. Provas realizadas no dia 20 de julho de 2022, com a classificação de 19 valores.". Mestrado, 2022.
- "Garcez, Adriano Manuel Garrido Moutinho, “A sociedade e a vida quotidiana no período romano: a construção da empatia histórica
por alunos do 7º ano”, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.". Mestrado, 2022.
- "Reis, José Pedro Maia dos “As revoluções liberais na história local e nacional: visões multiperspetivadas”, Mestrado de Ensino
da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.". Mestrado, 2022.
- "Costa, Sandra Rita Pereira da. “Mudanças na permanência: experiências multiperspetivadas com estudantes do 3.º Ciclo do Ensino
Básico, do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Mestrado, 2022.
- "Fernandes, Jorge Manuel Dias Fernandes. “A construção do conhecimento histórico através da História local: o caso da Reforma
e da Contrarreforma em Braga”, do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Mestrado,
2022.
- "Nascimento, Sofia Isabel Loureiro Mendonça Proença. O património artístico-religioso de Chaves da época barroca: a utilização
de fontes patrimoniais locais para a construção de evidência histórica em alunos de 8ºano, Mestrado de Ensino da História
no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Mestrado, 2021. https://hdl.handle.net/1822/78654.
- "Ferreira, Bruna Filipa Andrade. A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9ºano no âmbito da temática da
2.ª Guerra Mundial, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2020. https://hdl.handle.net/1822/68684.
- "Barbosa, Andreia Sofia Ferreira. A exploração da fotografia para a construção da evidência e empatia histórica: um estudo
com alunos do secundário, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Mestrado, 2020.
https://hdl.handle.net/1822/77849.
- "Vasconcelos, Márcia Filipa Silva, A Política Colonial no Estado Novo – Visões Multiperspetivadas. Um estudo com alunos do
9º ano, Mestrado de Ensino da História do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário". Mestrado, 2019. https://hdl.handle.net/1822/65938.
- "Moreira, Flávia Rafaela Fernandes. O conceito de mudança em História: conceções de alunos do 1.º e 2.º CEB a partir da exploração
de fontes visuais e objetuais". Mestrado, 2018. https://hdl.handle.net/1822/57251.
- "Pinheiro, João Daniel Ferreira. Visita de Estudo Virtual versus Visita de Estudo in Loco: contributos para aprendizagem de
História no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. https://hdl.handle.net/1822/59073.
- "Ricardo André Teixeira Filipe, As lendas, mitos e tradição oral como recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento
histórico". Mestrado, 2017. https://hdl.handle.net/1822/57246.
- Ramos, Fernanda Clara Costa. "O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão
histórica dos alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45201.
- Costa, Anabela Martins da. "A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: um estudo com alunos do
1º e 2º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45202.
- Filipe, Ricardo André Teixeira. "As lendas, mitos e tradição oral como recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento
histórico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57246.
- Pinheiro, João Daniel Ferreira. "Visita de estudo virtual versus visita de estudo in loco: contributos para aprendizagem de
História no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/59073.
- Moreira, Flávia Rafaela Fernandes. "O conceito de mudança em História: conceções de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
a partir da exploração de fontes visuais e objetuais". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57251.
- Cardoso, Tiago Manuel Pereira. "A banda desenhada histórica como recurso e fonte historiográfica para o ensino e aprendizagem
da história: um estudo com alunos do 1.º e 2.º ciclo do E.B.". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45240.
- Cunha, Carlos Alexandre Fernandes da. "As novas tecnologias no ensino/aprendizagem da história: uso do Google maps e Geocaching
por alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45203.
- Silva, Marta Catarina Pereira da. "A promoção da autonomia, participação e cooperação na educação pré-escolar e ensino do
1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43303.
- Oliveira, Ana João Marques de. "A compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da temporalidade em História em
articulação com a Matemática em alunos do 4.º ano". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43272.
- Nunes, Gisela Lopes. "Azulejaria portuguesa e a valorização do património: interpretação de fontes patrimoniais iconográficas
por alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41280.
- Machado, Andreia Filipa Fernandes. "O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica)
para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão histórica nos alunos do 1º e 2º ciclo". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30139.
- Marinho, Catarina Alexandra Fonseca. "A literacia cartográfica nas aulas de história e geografia, um estudo com alunos do
ensino secundário". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37715.
- Almeida, Érica Brígida Guedes de. "O património histórico como estratégia pedagógica para a construção do conhecimento histórico".
Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37960.
- Pereira, Manuel Alexandre de Sousa. "A visita de estudo virtual como estratégia educativa na aprendizagem de História e o
potencial didático dos mapas digitais no ensino de Geografia". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37750.
- Moreira, Mónica Vaz. "Contributo das iluminuras no ensino da História e dos mapas temáticos no ensino da Geografia". Mestrado,
2014. http://hdl.handle.net/1822/37738.
- Cardoso, Ana Filipa de Campos. "A construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências de aprendizagem dos alunos
a partir da área de Estudo do Meio (História)". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28710.
- Pimentel, Joana Catarina de Barros. "O desenvolvimento da compreensão histórica através de uma abordagem de aprendizagem cooperativa
: um projeto com alunos do 3º ano do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28741.
- Reis, Diana Catarina Couto. "A literatura de ficção histórica na construção do conhecimento histórico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28997.
- Solé, Maria Glória Parra Santos. "A história no 1º ciclo do Ensino Básico : a concepção do tempo e a compreensão histórica
das crianças e os contextos para o seu desenvolvimento". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/1822/10153.
|