Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Liliana Coutinho da Silva
Nomes de citação
- Coutinho, Liliana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9315-67B2-0C59
- ORCID iD
- 0000-0002-8971-9163
Endereços de correio eletrónico
- liliana.coutinho.silva@ubi.pt (Profissional)
- lilianasilva@fcsh.unl.pt (Profissional)
- liliana.coutinho@cgd.pt (Profissional)
Websites
- https://www.ubi.pt/Pessoa/liliana.coutinho.silva (Académico)
- https://ihc.fcsh.unl.pt/liliana-coutinho/ (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Ética
- Ciências Sociais
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2005/09/01 - 2012/03/23
Concluído
|
Esthétique et Sciences de L'art (Doctorat)
Especialização em Esthétique et Sciences de L'art
Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França
"Pour un discours sensible - sur la capacité cognitive du corps dans l'expérience de l'art" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Très bien avec Félicitations du Juri |
2005/05/23
Concluído
|
Mestrado em Estudos Curatoriais (Mestrado)
Especialização em Curadoria de Exposições / Arte Contemporânea
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Judson Dance Theatre - Movimentações em torno do Objeto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2002/09/01 - 2003/01/01
Concluído
|
Curadoria e Organização de Exposições de Arte Contemporânea (Pós-Graduação)
Especialização em Curadoria
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
17 |
1995/09/01 - 2001/07/29
Concluído
|
Escultura (Licenciatura)
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
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Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2024/09/01 - 2025/07/28 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal | ||
2023/09/20 - 2024/07/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal | ||
2018/02/01 - 2023/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2017/09/01 - Atual | Assessora e Programadora de Debates e Conferências | Culturgest Fundação Caixa Geral de Depósitos, Portugal |
Culturgest Fundação Caixa Geral de Depósitos, Portugal | ||
2013/09/01 - 2015/07/31 | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal |
Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/07/01 - Atual | Curator Walk&Talk Festival 2025 / Azores | Anda&Fala , Portugal |
2021/09/01 - Atual | Curator at INDEX Festival Art and Technology | Theatro Circo de Braga, Portugal |
2015 - 2017/12 | Assistente Direção Artística e Curadora | EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Actividades Culturais, Portugal |
Teatro Municipal Maria Matos, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2006/10/01 - 2010/09/30 | POUR UN DISCOURS SENSIBLE – SUR LA CAPACITÉ COGNITIVE DU CORPS DANS L’EXPÉRIENCE DE L’ART
SFRH/BD/28094/2006
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/01/01 - 2027/12/31 | EDGES: Entangling Indigenous Knowledges in Universities
101130077
Social Advisor
|
European Commission Marie Sklodowska-Curie Actions
Em curso
|
2024/01 - 2027/12 | EDGES: Entangling Indigenous Knowledges in Universities
101130077
|
European Commission Marie Sklodowska-Curie Actions |
2021/01/01 - 2025/12/31 | Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
LA/P/0132/2020
Universidade de Évora, Portugal
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Instituto de História Contemporânea, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Universidade do Porto Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Universidade do Minho, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Instituto de História Contemporânea
UID/HIS/04209/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
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Capítulo de livro |
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Edição de livro |
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Edição de número de revista |
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Livro |
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Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
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2024/11/19 | Universais: Plurais e Outros https://www.fcsh.unl.pt/eventos/estado-do-mundo-estado-da-arte/ | Estado do Mundo Estado da Arte - Ciclo de Masterclasses
ICNOVA - FCSH (Lisboa, Portugal)
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2024/04/16 | Ficção: Tecendo Mundos e Filosofando Relações https://praxis.ubi.pt/pt/detail/events/outros/um-tema-uma-autora-um-texto-ficcao-tecendo-mundos-e-filosofando-relacoes | Ciclo Um tema, uma autora, um texto
PRAXIS - Centro de Filosofia Política e Cultura (Portugal)
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2023/09/15 | Política de Língua como prática de decolonialidade | 5º Congresso SPF Internacional de Filosofia / 5TH SPF INTERNATIONAL CONGRESS
SPF - Sociedade Portuguesa de Filosofia e Departamento de Filosofia da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2023/09/14 | A estética como experiência: implicações para a dissolução do “problema difícil” | 5º Congresso SPF Internacional de Filosofia / 5TH SPF INTERNATIONAL CONGRESS
SPF - Sociedade Portuguesa de Filosofia e Departamento de Filosofia da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2023/02/01 | “Regenerative Cultures: a weaving practice” | Kick Off – Bauhaus of The Sea - Projeto Europeu Bahaus of the Sea (https://bauhaus-seas.eu/conference/boss-kickoff/?fbclid=IwAR3Z-iD7CS2mQ8jlrCCYNhvof0ISJd0uet-Clr-oms7n_-N7P83tCHiBSMQ
e https://cordis.europa.eu/project/id/101079995)
IST-ID Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento (Lisboa, Portugal)
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2022/09/17 | Uma conversa com muitas perguntas dentro e utopias em perspetiva |
Comédias do Minho / AUDITÓRIO CILV (ESCE-IPVC), VALENÇA (Valença, Portugal)
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2022/05/06 | O palco da "comunidade dos que não têm nada em comum" / The stage of the "community of those who have nothing in common" | II Colóquio sobre Ética Animal e Ambiental: Como viver juntos?
Museu dos Lanifícios, PRAXIS - Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
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2018/11/29 | “O museu como campo de batalha ou como pista de dança?” / The musem as a battlefield of as a dance flor? https://themuseumreaderconference.weebly.com/ | The Museum Reader, 29 e 30 Novembro 2018
Museu do Neo-realismo, org.: Museu do Neo-realismo/CMVFX e IHA-FCSH/UNL, (Vila Franca de Xira, Portugal)
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2017/03/25 | participação, com comunicação, na mesa redonda “Mesa de trabalho 3: Quando há Arquivo? A tensão institucional na constituição do arquivo” / round table, with communication, "Roundtable 3: When there is archive? The institutional tension on archive making" | colóquio O que é o arquivo / https://gulbenkian.pt/museu/evento/o-que-e-o-arquivo/
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
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2017/03/24 | comunicação no âmbito da apresentação do livro “O querer do corpo (e outros textos)" |
Polo Cultural das Gaivotas (Lisboa, Portugal)
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2013/06/17 | Site – corpo de trabalho e corpo de prazer | “Imagem e Modernidade em Campo Expandido”
CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares so Século XX, Universidade de Coimbra. (Coimbra, Portugal)
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2012/10/25 | L’objet: ni un fétiche, ni une preuve, mais un don pour la performance | La performance: vie d’archive et actualité, AICA France / Villa Arson (com o apoio do Getty Research Institute), 25-27 Outubro
2012, Villa Arson, Nice, França. (http://www.villa-arson.org/index.php?option=com_content&view=article&id=361&Itemid=3&lang=fr
Villa Arson (Nice, França)
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Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
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2021/04/28 - Atual | O Museu como Espaço Comum: pensar além da participação (em curso)
Coorientador
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Doutoramento História de Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de História da Arte, Portugal
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Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
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2024/10/26 - 2024/10/26 | Co-curadoria do evento Nutrir - a saúde dos solos e a saúde humana, no CILT (Centro de Interpretação das Linhas de Torres),
Auditório Municipal e Jardins do Centro Cultural do Morgado e Jardim da Biodiversidade – Parque das Rotas, em Arruda dos Vinhos.
Programação: Grupo de Guardiãs da Comunidade do Alimento Arruda e Arredores Apoio e Parceria: CMAV – Câmara Municipal de Arruda
dos Vinhos, 26 de Outubro 2024.
https://arrudacomalimento.wordpress.com/wp-content/uploads/2024/10/nutrir-_-26-outubro-_-programa-detalhado-2.pdf
https://arrudacomalimento. (2024/10/26)
Festival (Coorganizador)
|
Comunidade do Alimento de Arruda e Arredores / Associação Terra Transmutável, Portugal |
2018/06/19 - 2018/07/04 | Ciclo Migrações
https://issuu.com/teatromariamatos/docs/reader_migra__es_mm2018 (Entre 19 junho e 4 julho 2018, o Maria Matos Teatro Municipal
dedica-se a refletir acerca da realidade contemporânea das Migrações. O conjunto de textos deste reader é da autoria de Liliana
Coutinho, Claire Rodier, Mehdi Alioua, Iolanda Évora, Cristina Peres, Gonçalo M. Tavares e Joana G. Sá.) (2018/06/19 - 2018/07/04)
Festival (Membro da Comissão Científica)
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Teatro Municipal Maria Matos, Portugal |
2017/10/12 - 2017/10/28 | ciclo Descolonização
A descolonização das terras ocupadas durante a colonização portuguesa terá terminado há pouco mais de 40 anos, findas as Guerras
Coloniais, como eram conhecidas em Portugal, ou as Guerras de Libertação, como eram chamadas nas antigas colónias. No entanto,
as estruturas de pensamento e comportamento que alimentaram a cultura colonial e as relações de desigualdade e de exploração
que a caracterizam, não desaparecem por decreto. É destas duas libertações, (...) https://issuu.com/teatromariamatos/docs/reader_descolonizacao_web (2017/10/12 - 2017/10/28)
Festival (Membro da Comissão Científica)
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Teatro Municipal Maria Matos, Portugal |
2016/09/15 - 2017/06/24 | Curator at Utopias - art and debates festival
https://www.arquivoteatromariamatos.pt/en/cycle/utopias/ (2016/09/15 - 2017/07/24)
Festival (Membro da Comissão Científica)
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Teatro Municipal Maria Matos, Portugal |
2016/03/08 - 2016/04/25 | Ciclo de Debates, Workshops e Artes Performativas, “As 3 ecologias” https://issuu.com/teatromariamatos/docs/brochurinha_3ecos_web (2016/03/08 - 2016/04/25)
Festival (Coorganizador)
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Teatro Municipal Maria Matos, Portugal |
2013/09/01 - 2015/07/31 | Coordenadora do Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves/MACS
Responsável pela programação geral do serviço educativo, nomeadamente nas áreas de público adulto (conferências e programas
públicos concebidos em articulação temática com as exposições), famílias, escolas (projetos de continuidade protocolados com
a autarquia portuense, projetos anuais com escolas e programação geral para escolas), coordenação projetos de investigação
universitários, responsável pelos roteiros e folhas de famílias e coordenação de equipa. (2013/09/01 - 2015/07/31)
Outro (Outra)
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Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
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2024/12/12 - 2024/12/12 | Arte Contemporânea como Espaço de Transformação Humana, Social e Política, debate com a participação do artista plástico Paulo
Mendes, do curador João Mourão, da investigadora Giulia Lamoni, e da professora e curadora Liliana Coutinho, em “Arte e Contemporaneidade:
expressão, relação e transformação” – 1ª Conferência da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
Centro de Artes de Sines. https://www.dgartes.gov.pt/pt/node/7942
Conferência
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"Arte e Contemporaneidade: expressão, relação e transformação” – 1ª Conferência da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
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2024/10/12 - 2024/10/12 | "o que fizemos, o que faremos: foco projeto “Micélio”, com Liliana Coutinho”, conversa no âmbito do projeto Congerminar –
ciclo de espetáculos, conversas e oficinas, Espaço CAMPO, Vila Nova de Gaia, 12 Outubro 2024
• https://www.dgartes.gov.pt/pt/noticia/7754
• https://www.fogolento.art/congerminar
Encontro
|
Congerminar – ciclo de espetáculos, conversas e oficinas
Fogo Lento, Portugal
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2013 - 2013/06/20 | Talk: « The role of artistic documentation in conserving and convey social relationships”
Conferência
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Colóquio Performing Documentation in the conservation of contemporary art (http://performingdocumentation.fcsh.unl.pt/Site/home.html;
http://www.tate.org.uk/about/projects/neccar-network-conservation-contemporary-art-research/performing-documentation , NECCAR
(org.)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
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Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
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2024/07/17 | CONSTRUINDO UM CHÃO COMUM. CONFIGURAÇÕES DA NOSSA RELAÇÃO COM A TERRA EM LATITUDES PARCIALMENTE ESPELHADAS - PORTUGAL E CHILE
- A PARTIR DE UMA PRÁTICA ARTÍSTICA
Arguente
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Susana da Glória Vieira de Medeiros (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
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2024/07/03 | ESPELHOS FLUÍDOS: FILMAR OS RIOS DO FUTURO
Este trabalho de projeto explora a relação entre os rios e o cinema, buscando compreender as dimensões físicas e metafísicas
dos rios e como elas podem ser representadas através da linguagem cinematográfica. O autor propõe a ideia de fazer um "filme-rio",
um filme que seja análogo ao rio em sua forma, volume e tempo. A dissertação aborda três questões principais: como filmar
os rios do futuro, como fazer um filme-espelho e como filmar a partir do córtex visual.(...)
Vogal
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Andrès Izaza Giraldo (Mestrado)
Associação da Faculdade de Farmácia para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal
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2024/02/15 | CORPO E ESPAÇO UMA LEITURA DINAMOLÓGICA DA DANÇA CONTEMPORÂNEA EM ESPAÇOS NÃO CONVENCIONAIS
Arguente principal
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Ezequiel Fernando Azevedo dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
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2023/11/28 | mergulho em Ti. Mergulhos no espaço e no tempo - um encontro com a prática autoral
Arguente principal
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Maria Teresa Sarmento Pimentel Adão da Fonseca Janson (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
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2023/05/31 | Casa de sonho: fantasmas e realismos no cinema contemporâneo,
Arguente principal
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Ian Costa Capillé (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
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2023/01/05 | Prospecting Otherwise: Stirring Culture’s Role in Tackling the Climate Emergency
Arguente
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Clara Raquel Mealha Antunes (Mestrado)
Universidade Católica de Lisboa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
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2022/01/14 | Sounds at an Exhibition. Uma proposta de intervenção performativa musical para os museus de arte moderna e contemporânea,
orientadas pelos Doutores José Bogalheiro, Professor Coordenador da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico
de Lisboa e António de Sousa Dias de Macedo, Professor Associado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, pela
Faculdade de Belas-Artes.
Arguente
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Isabella Fabri (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
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2020/05/20 | Afrofuturism & the present: na (auto)ethnographic journey to Walking interviews with Black Women Arts Practitioners in Porto”
Arguente principal
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Claire Sivie (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
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2018/12/20 | Criação Filmica partilhada entre uma personagem que realiza e uma realizadora que atua: o processo de construção de Rua dos
Anjos
Arguente
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Renata Christiane Ferraz (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal Universidade Católica de Lisboa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
2015/02/26 | Do gesto na arte à arte do gesto: fenomenologia do processo de emergência da performance
Arguente
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Ana Augusto Madeira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2014/12/15 | Do registo como condição coreográfica no design: experiência, notação e performance
O que é o registo? Para quê registar o que se regista? O presente estudo tem como intuito a exploração do conceito registo,
entendendo-o como um idioma, como uma grafia que parece estar subjacente a duas áreas disciplinares aparentemente distintas:
o design e a performance. Este modo de inscrever algo será pensado de formas diferentes: no campo do design de comunicação
falaremos dele como meio, como processo, como uma tradução do pensamento e como o esboço que per
Arguente principal
|
Marta Alexandra Teixeira Ramos (Mestrado)
Escola Superior de Artes e Design, Portugal
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Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
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2024/05/01 - 2025/10/16 | Interdisciplinary Conference "Performativity(ies) of Memory(ies); the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo and by the Research Institute for Design Media and Culture (ID+) in cooperation with the Polytechnic University of Cávado and Ave. | Polytechnic Institute of Viana do Castelo, Portugal |
2024/02 - 2024/03 | 12th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X | Fabrica, Treviso, Italy (10–12 July https://xcoax.org/ ; https://2024.xcoax.org/xcoax2024.pdf) |
2018 - 2019/02/19 | What’s love got to do with it: Performance, Afecto e Intimidade [ org.: Culturgest, IHC, IC- FCSH, IHA – FCSH, UC, https://whatslovegottodowithit2019.weebly.com | Culturgest [https://www.culturgest.pt/pt/programacao/what-has-love-got-do-it-performance-intimidade-afetividade/? ] |
2015 - 2016/07/22 | Simpósio Performance Arte Portuguesa, org: PAP – Plataforma da Arte da Performance (DCR/FCT/NOVA, FP-UL; iNOVA MEDIA LAB/IHA/FCSH/NOVA e CEIS20/CLP/FCUC) , http://www.fcsh.unl.pt/performancearteportuguesa/ | Museu Berardo, Lisboa, 20 a 22-07-2016 |
2015 - 2016/05/20 | Penetrable / Traversable / Habitable - Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s, International conference; org: Archives of Women Artists, Research and Exhibitions, Paris (AWARE) | Centro de Arte Moderna - Fundação Calouste Gulbenkian, 19 e 20 maio 2016 |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
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2021/08 - 2021/08 | Proposal's reviewer for the publication "Performance: The Ethics and the Politics of Care, Volume I & II" by Hanna B. Hölling, Julia Pelta Feldman, Emilie Magnin. https://www.routledge.com/Performance-The-Ethics-and-the-Politics-of-Conservation-and-Care-Volume/Holling-Feldman-Magnin/p/book/9781032314877 | Routledge, Reino Unido |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/01 - 2024 | Vista - Revista de Cultura Visual - Secção Temática: Reparar (n)o Irreparável; N.º 13 (2024): Janeiro - junho 2024 | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho |
Distinções
Outra distinção
2012 | Maître de Conférences
Conseil National des Universités, França
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