???global.info.a_carregar???
Liliana Coutinho (Lisboa, 1977) is a curator and a researcher, in charge of the program of Talks at Culturgest, - Fundação Caixa Geral de Depósitos (Lisbon). She worked as a curator at INDEX 2022 and INDEX 2024 Art and Technology Festival / Braga Media Arts and works actually as curator, with Claire Shea, Jesse James and Fátima Bintou Sy, at the Art Bienal Walk&Talk, Ponta Delgada, Azores (Set-nov 2025). She holds a Phd in Philosophical Aesthetics and Sciences of Art by the Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, and is a researcher at IHC - NOVA FCSH / IN2PAST. She is Invited Teacher at Universidade da Beira Interior, in the Department of Communication, Philosophy and Politics and belongs to the Social Advisory Board of the project EDGES: Entangling Indigenous Knowledges in Universities / MSCA Staff Exchanges She worked as a curator at Art and Technology Festival INDEX 2022 (12 to 22 May 2022, Braga). Liliana was editor of the book Close-Up (Orfeu Negro, 2022), about the work of the artists Ana Borralho & João Galante. Was co-editor of the book Paisagens Imprevistas [Unforeseen Landscapes] (2020), on the 10th anniversary of the Festival Materiais Diversos. She wrote, among other essays: ¿O delicado fio do comum¿ [The delicate thread of the common], in André Guedes, Ensaios para uma antológica (Kunsthalle Lissabon e Cura Books, 2016); "L'objet: ni un fétiche ni une preuve, mais un don pour la performance", in Performance Vie d'Archive (Les presses du réel, 2014); "O Coro, outra vez", in Anne Teresa de Keersmaeker em Lisboa (INCM, 2013); On the utility of a universal's fiction, in Gimme Shelter: Global Discourses In Aesthetics (Amsterdam University Press, 2013); Hearing our pathway - A Sensous Walk, in Mobility and Fantasy in Visual Culture (London: Routledge, 2013). She coordinated and programmed the activities of the Educational Department at the MACS - Museu de Arte Contemporânea de Serralves, between 2012 to 2015, when she joined the team of Teatro Municipal Maria Matos, as a curator and assistant's director. She also colaborated in the past with Centro de Arte Moderna Fundação Calouste Gulbenkian, Museu de Serralves, Le Plateau (Paris), Artistas Unidos, And_Lab and Atelier Re.Al.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Liliana Coutinho da Silva

Nomes de citação

  • Coutinho, Liliana

Identificadores de autor

Ciência ID
9315-67B2-0C59
ORCID iD
0000-0002-8971-9163

Endereços de correio eletrónico

  • liliana.coutinho.silva@ubi.pt (Profissional)
  • lilianasilva@fcsh.unl.pt (Profissional)
  • liliana.coutinho@cgd.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Ética
  • Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2005/09/01 - 2012/03/23
Concluído
Esthétique et Sciences de L'art (Doctorat)
Especialização em Esthétique et Sciences de L'art
Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França
"Pour un discours sensible - sur la capacité cognitive du corps dans l'expérience de l'art" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très bien avec Félicitations du Juri
2005/05/23
Concluído
Mestrado em Estudos Curatoriais (Mestrado)
Especialização em Curadoria de Exposições / Arte Contemporânea
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Judson Dance Theatre - Movimentações em torno do Objeto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2002/09/01 - 2003/01/01
Concluído
Curadoria e Organização de Exposições de Arte Contemporânea (Pós-Graduação)
Especialização em Curadoria
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
17
1995/09/01 - 2001/07/29
Concluído
Escultura (Licenciatura)
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/01 - 2025/07/28 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2023/09/20 - 2024/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2018/02/01 - 2023/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Assessora e Programadora de Debates e Conferências Culturgest Fundação Caixa Geral de Depósitos, Portugal
Culturgest Fundação Caixa Geral de Depósitos, Portugal
2013/09/01 - 2015/07/31 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal
Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07/01 - Atual Curator Walk&Talk Festival 2025 / Azores Anda&Fala , Portugal
2021/09/01 - Atual Curator at INDEX Festival Art and Technology Theatro Circo de Braga, Portugal
2015 - 2017/12 Assistente Direção Artística e Curadora EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Actividades Culturais, Portugal
Teatro Municipal Maria Matos, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2006/10/01 - 2010/09/30 POUR UN DISCOURS SENSIBLE – SUR LA CAPACITÉ COGNITIVE DU CORPS DANS L’EXPÉRIENCE DE L’ART
SFRH/BD/28094/2006
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2024/01/01 - 2027/12/31 EDGES: Entangling Indigenous Knowledges in Universities
101130077
Social Advisor
European Commission Marie Sklodowska-Curie Actions
Em curso
2024/01 - 2027/12 EDGES: Entangling Indigenous Knowledges in Universities
101130077
European Commission Marie Sklodowska-Curie Actions
2021/01/01 - 2025/12/31 Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
LA/P/0132/2020
Universidade de Évora, Portugal

Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Instituto de História Contemporânea, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Universidade do Porto Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de História Contemporânea
UID/HIS/04209/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Nogueira, Isabel; Santos, David; Soares, Ana Isabel; Schefer, Raquel; Dias, Fernando; Pinto, Paula; Coutinho, Liliana. "¿Pontos, linhas, planos: ¿Almada, Um Nome de Guerra¿ (1969-1972)¿". "Arte e Cultura Visual" 2 (2021): 57-65. http://hdl.handle.net/10451/50404.
    Publicado
  2. Coutinho, Liliana. "À escuta de ‘as artes gráficas veículo de intimidade". Revista Arte e Cultura Visual - Centenário de Ernesto de Sousa (1921 – 1988), CIEBA - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e FCT 2 (2021): 133-143. http://hdl.handle.net/10451/50404.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Coutinho, Liliana. "Ana Vieira". OEI -The Zero Alternative: Ernesto de Sousa and some other aesthetic operators in Portuguese art and poetry from the 1960s onwards #80/81 (2018): 265-267. https://core.ac.uk/download/pdf/301337537.pdf.
    Publicado
  4. Coutinho, Liliana; Rita Fabiana. "Túlia Saldanha". OEI - The Zero Alternative: Ernesto de Sousa and some other aesthetic operators in Portuguese art and poetry from the 1960s onwards #80/81 (2018): 253-254. https://core.ac.uk/download/pdf/301337537.pdf.
    Publicado
  5. Coutinho, Liliana. "À borda d’Água: uma reflexão sobre ecologia e relações sociais envolvendo uma prática de curadoria". Interact Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia 26-27 (2017): http://interact.com.pt/26/a-borda-dagua/.
    Publicado
  6. Coutinho, Liliana. "Educação e mediação – uma função partilhada". RP - Revista Património, Ed. Direção-Geral do Património Cultural 12 (2016):
    Publicado
  7. Coutinho, Liliana. "Documenting Performance or activating relationships". Performing Documentation in the conservation of contemporary art, Revista de História de Arte, IHA – Instituto de História de Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL 4 (2015): 47-54. https://revistaharte.fcsh.unl.pt/rhaw4/RHAw4.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Coutinho, Liliana. "Body Art. Conceitos, práticas e uma visita de Gina Pane a Portugal". Sinais de Cena, nº 4, Ed. Campo das Letras (direcção: APCT-Associação Portuguesa de Criticos de Teatro e CET-Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa) (2015):
    Publicado
  9. Coutinho, Liliana. "Um festival, muitos encontros - Alkantara 2012 – Mundos em Palco - 23 de Maio a 10 de Junho 2012". Sinais de Cena _ Ed. Campo das Letras (direcção: APCT-Associação Portuguesa de Criticos de Teatro e CET-Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa), 18 (2012):
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. André Barata Nascimento; Coutinho, Liliana. ""Política da língua como prática da decolonialidade: uma reflexão começada"", Buala, 2023, https://www.buala.org/pt/a-ler/politica-da-lingua-como-pratica-da-decolonialidade-uma-reflexao-comecada.
Capítulo de livro
  1. Coutinho, Liliana. "“O frágil vigor das passagens / The fragile strenght of passages”". In Samuel Silva: Portelos, cancelas e biqueiros, editado por Silva, Samuel, 60-63. Santo Tirso, Portugal: Câmara Municipal de Santo Tirso, 2024.
    Publicado
  2. Silva, Liliana Coutinho da. "O Palco da “Comunidade dos que não têm nada em comum”". Praxis, 2022.
    https://doi.org/10.25768/654-835-3
  3. Coutinho, Liliana. "Prelúdio à importância de estar juntos". In Close Up - Ana Borralho e João Galante. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro, 2022.
    Publicado
  4. Coutinho, Liliana; António Fernando Cascais; Pedro Faro; Sara Antónia Matos; Maria Velho da Costa. "O tempo da Serpente – Eros e o fazer da pintura". In Formas que se tornam outras. Júlio Pomar. Lisboa, Portugal: Documenta / Cadernos do Atelier-Museu Júlio Pomar, 2020.
    Publicado
  5. Coutinho, Liliana. "Quando a Performance encontra o museu: em diálogo com Catherine Wood". In Performance na Esfera Pública, editado por Ana Pais. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro, 2017.
    Publicado
  6. Coutinho, Liliana. "Ana Vieira – Uma casa tocada pelo olhar". In Historia de Arte nos Açores. Angra do Heroísmo, Portugal: Direcçao Regional da Cultura - Governo Regional dos Açores, 2017.
    Publicado
  7. Coutinho, Liliana. "No meio da rua tinha um museu, tinha um museu no meio da rua…". In O Museu como, veículo de desenvolvimento crítico e social. Lisboa, Portugal: Cadernos do Atelier Júlio Pomar/ Documenta, 2016.
    Publicado
  8. Coutinho, Liliana. "O delicado fio do comum". In André Guedes, Ensaios para uma antológica,. Roma, Itália: Cura Books e Kunsthalle Lissabon, 2016.
    Publicado
  9. Coutinho, Liliana. "Dar « direito de cidade » à performance". In Verbo: Mostra de Performance Arte. São Paulo, Brasil: Galeria Vermelho, 2016.
    Publicado
  10. Coutinho, Liliana. "Hearing our pathway - A Sensous Walk". In Mobility and Fantasy in Visual Culture, editado por Johnson, Lewis. London, Reino Unido: Routledge, 2013.
  11. Coutinho, Liliana. "O Coro - outra vez". In Anne Teresa de Keersmaeker em Lisboa, editado por Rui Catalão. Lisboa, Portugal: INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2013.
    Publicado
  12. Coutinho, Liliana. "L’objet: ni un fétiche, ni une preuve, mais un don pour la performance Paris: , 2013.". In Performance Art Life of the: Archive and topicality / La performance: vie de l'archive et actualité. Paris, França: Les Presses du Réel, 2013.
    Publicado
  13. Coutinho, Liliana. "On the utility of a universal's fiction". In Gimme Shelter: Global Discourses In Aesthetics. IAA Yearbook 2011, editado por Renée van de Vall; Jos de Mull. Amsterdam, Países Baixos: Amsterdam University Press, 2013.
  14. Coutinho, Liliana. "Uma filosofia performativa: A dança como metafora filosofica no texto de Alphonso Lingis, The first person singular”". In A performance ensaiada: ensaios sobre performance contemporânea, editado por OLIVEIRA JR., Antonio Welington de.. Fortaleza, Brasil: Expressão Gráfica, LICCA (Coleção Juazeiro, Série LICCA). ., 2012.
    Publicado
  15. Coutinho, Liliana. "Woodpecker – ou o canto das árvores". In Woodpecker. Lisboa, Portugal: Fossil Books, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Carvalhais, Miguel; Ribas, Luísa; Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon; Ponte, Sofia; Alves da Veiga, P.; Nogueira Tavares, Mirian; Prado, Gilbertto; Coutinho, Liliana; Rivero-Moreno, Luis David. Arte, Digital, Academia, Museu Zer0. Santa Catarina da Fonte do Bispo & Porto, Portugal: Museu Zer0 & i2ADS. 2024.
    Publicado
  2. Coutinho, Liliana; ribeiro, antonio pinto; Inês Lampreia; Tiago Bartolomeu Costa; Ana Pais; Roubaud, Luísa; Claudia Galhós; DOMINGUES, Álvaro. Paisagens Imprevistas - Outros lugares para as artes performativas. Lisboa, Portugal: Materiais Diversos. 2020.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Coelho, Silvia Pinto; Coutinho, Liliana; Ludovic Duhem; Natálio, Carlos; Balona, Alexandra. "“On Techno-Aesthetics” and Performance: Movement, Dance, Cinema, and Everyday Life". Journal of Science and Technology of the Arts 16 2 (2025): https://revistas.ucp.pt/index.php/jsta p-ISSN: 1646-9798 | e-ISSN: 2183-0088.
    No prelo
  2. Coutinho, Liliana. "De que falamos quando falamos de performance?". Marte 3 (2008): http://revistamarte.blogspot.com/.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Coutinho, Liliana. Close Up - Ana Boralho e João Galante. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Coutinho, Liliana; Geraldine Gourbe; Rita Fabiana. Túlia Saldanha. Lisboa, Portugal: CAM-Fundação Calouste Gulbenkian. 2014.
    Publicado
  3. Coutinho, Liliana. Ana Vieira - O que existe nos interstícios da figura. 2007.
    Publicado
  4. Coutinho, Liliana; Sara Antónia Matos; Alexandra do Carmo. Oficinas a Vapor [Steam Shop]. oeiras, Portugal: Lugar Comum. 2006.
    Publicado • Editor
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/19 Universais: Plurais e Outros https://www.fcsh.unl.pt/eventos/estado-do-mundo-estado-da-arte/ Estado do Mundo Estado da Arte - Ciclo de Masterclasses
ICNOVA - FCSH (Lisboa, Portugal)
2024/04/16 Ficção: Tecendo Mundos e Filosofando Relações https://praxis.ubi.pt/pt/detail/events/outros/um-tema-uma-autora-um-texto-ficcao-tecendo-mundos-e-filosofando-relacoes Ciclo Um tema, uma autora, um texto
PRAXIS - Centro de Filosofia Política e Cultura (Portugal)
2023/09/15 Política de Língua como prática de decolonialidade 5º Congresso SPF Internacional de Filosofia / 5TH SPF INTERNATIONAL CONGRESS
SPF - Sociedade Portuguesa de Filosofia e Departamento de Filosofia da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/09/14 A estética como experiência: implicações para a dissolução do “problema difícil” 5º Congresso SPF Internacional de Filosofia / 5TH SPF INTERNATIONAL CONGRESS
SPF - Sociedade Portuguesa de Filosofia e Departamento de Filosofia da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/02/01 “Regenerative Cultures: a weaving practice” Kick Off – Bauhaus of The Sea - Projeto Europeu Bahaus of the Sea (https://bauhaus-seas.eu/conference/boss-kickoff/?fbclid=IwAR3Z-iD7CS2mQ8jlrCCYNhvof0ISJd0uet-Clr-oms7n_-N7P83tCHiBSMQ e https://cordis.europa.eu/project/id/101079995)
IST-ID Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento (Lisboa, Portugal)
2022/09/17 Uma conversa com muitas perguntas dentro e utopias em perspetiva
Comédias do Minho / AUDITÓRIO CILV (ESCE-IPVC), VALENÇA (Valença, Portugal)
2022/05/06 O palco da "comunidade dos que não têm nada em comum" / The stage of the "community of those who have nothing in common" II Colóquio sobre Ética Animal e Ambiental: Como viver juntos?
Museu dos Lanifícios, PRAXIS - Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2018/11/29 “O museu como campo de batalha ou como pista de dança?” / The musem as a battlefield of as a dance flor? https://themuseumreaderconference.weebly.com/ The Museum Reader, 29 e 30 Novembro 2018
Museu do Neo-realismo, org.: Museu do Neo-realismo/CMVFX e IHA-FCSH/UNL, (Vila Franca de Xira, Portugal)
2017/03/25 participação, com comunicação, na mesa redonda “Mesa de trabalho 3: Quando há Arquivo? A tensão institucional na constituição do arquivo” / round table, with communication, "Roundtable 3: When there is archive? The institutional tension on archive making" colóquio O que é o arquivo / https://gulbenkian.pt/museu/evento/o-que-e-o-arquivo/
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2017/03/24 comunicação no âmbito da apresentação do livro “O querer do corpo (e outros textos)"
Polo Cultural das Gaivotas (Lisboa, Portugal)
2013/06/17 Site – corpo de trabalho e corpo de prazer “Imagem e Modernidade em Campo Expandido”
CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares so Século XX, Universidade de Coimbra. (Coimbra, Portugal)
2012/10/25 L’objet: ni un fétiche, ni une preuve, mais un don pour la performance La performance: vie d’archive et actualité, AICA France / Villa Arson (com o apoio do Getty Research Institute), 25-27 Outubro 2012, Villa Arson, Nice, França. (http://www.villa-arson.org/index.php?option=com_content&view=article&id=361&Itemid=3&lang=fr
Villa Arson (Nice, França)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/04/28 - Atual O Museu como Espaço Comum: pensar além da participação (em curso)
Coorientador
Doutoramento História de Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de História da Arte, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/10/26 - 2024/10/26 Co-curadoria do evento Nutrir - a saúde dos solos e a saúde humana, no CILT (Centro de Interpretação das Linhas de Torres), Auditório Municipal e Jardins do Centro Cultural do Morgado e Jardim da Biodiversidade – Parque das Rotas, em Arruda dos Vinhos. Programação: Grupo de Guardiãs da Comunidade do Alimento Arruda e Arredores Apoio e Parceria: CMAV – Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, 26 de Outubro 2024. https://arrudacomalimento.wordpress.com/wp-content/uploads/2024/10/nutrir-_-26-outubro-_-programa-detalhado-2.pdf https://arrudacomalimento. (2024/10/26)
Festival (Coorganizador)
Comunidade do Alimento de Arruda e Arredores / Associação Terra Transmutável, Portugal
2018/06/19 - 2018/07/04 Ciclo Migrações https://issuu.com/teatromariamatos/docs/reader_migra__es_mm2018 (Entre 19 junho e 4 julho 2018, o Maria Matos Teatro Municipal dedica-se a refletir acerca da realidade contemporânea das Migrações. O conjunto de textos deste reader é da autoria de Liliana Coutinho, Claire Rodier, Mehdi Alioua, Iolanda Évora, Cristina Peres, Gonçalo M. Tavares e Joana G. Sá.) (2018/06/19 - 2018/07/04)
Festival (Membro da Comissão Científica)
Teatro Municipal Maria Matos, Portugal
2017/10/12 - 2017/10/28 ciclo Descolonização A descolonização das terras ocupadas durante a colonização portuguesa terá terminado há pouco mais de 40 anos, findas as Guerras Coloniais, como eram conhecidas em Portugal, ou as Guerras de Libertação, como eram chamadas nas antigas colónias. No entanto, as estruturas de pensamento e comportamento que alimentaram a cultura colonial e as relações de desigualdade e de exploração que a caracterizam, não desaparecem por decreto. É destas duas libertações, (...) https://issuu.com/teatromariamatos/docs/reader_descolonizacao_web (2017/10/12 - 2017/10/28)
Festival (Membro da Comissão Científica)
Teatro Municipal Maria Matos, Portugal
2016/09/15 - 2017/06/24 Curator at Utopias - art and debates festival https://www.arquivoteatromariamatos.pt/en/cycle/utopias/ (2016/09/15 - 2017/07/24)
Festival (Membro da Comissão Científica)
Teatro Municipal Maria Matos, Portugal
2016/03/08 - 2016/04/25 Ciclo de Debates, Workshops e Artes Performativas, “As 3 ecologias” https://issuu.com/teatromariamatos/docs/brochurinha_3ecos_web (2016/03/08 - 2016/04/25)
Festival (Coorganizador)
Teatro Municipal Maria Matos, Portugal
2013/09/01 - 2015/07/31 Coordenadora do Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves/MACS Responsável pela programação geral do serviço educativo, nomeadamente nas áreas de público adulto (conferências e programas públicos concebidos em articulação temática com as exposições), famílias, escolas (projetos de continuidade protocolados com a autarquia portuense, projetos anuais com escolas e programação geral para escolas), coordenação projetos de investigação universitários, responsável pelos roteiros e folhas de famílias e coordenação de equipa. (2013/09/01 - 2015/07/31)
Outro (Outra)
Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/12/12 - 2024/12/12 Arte Contemporânea como Espaço de Transformação Humana, Social e Política, debate com a participação do artista plástico Paulo Mendes, do curador João Mourão, da investigadora Giulia Lamoni, e da professora e curadora Liliana Coutinho, em “Arte e Contemporaneidade: expressão, relação e transformação” – 1ª Conferência da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea Centro de Artes de Sines. https://www.dgartes.gov.pt/pt/node/7942
Conferência
"Arte e Contemporaneidade: expressão, relação e transformação” – 1ª Conferência da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
2024/10/12 - 2024/10/12 "o que fizemos, o que faremos: foco projeto “Micélio”, com Liliana Coutinho”, conversa no âmbito do projeto Congerminar – ciclo de espetáculos, conversas e oficinas, Espaço CAMPO, Vila Nova de Gaia, 12 Outubro 2024 • https://www.dgartes.gov.pt/pt/noticia/7754 • https://www.fogolento.art/congerminar
Encontro
Congerminar – ciclo de espetáculos, conversas e oficinas
Fogo Lento, Portugal
2013 - 2013/06/20 Talk: « The role of artistic documentation in conserving and convey social relationships”
Conferência
Colóquio Performing Documentation in the conservation of contemporary art (http://performingdocumentation.fcsh.unl.pt/Site/home.html; http://www.tate.org.uk/about/projects/neccar-network-conservation-contemporary-art-research/performing-documentation , NECCAR (org.)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/17 CONSTRUINDO UM CHÃO COMUM. CONFIGURAÇÕES DA NOSSA RELAÇÃO COM A TERRA EM LATITUDES PARCIALMENTE ESPELHADAS - PORTUGAL E CHILE - A PARTIR DE UMA PRÁTICA ARTÍSTICA
Arguente
Susana da Glória Vieira de Medeiros (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2024/07/03 ESPELHOS FLUÍDOS: FILMAR OS RIOS DO FUTURO Este trabalho de projeto explora a relação entre os rios e o cinema, buscando compreender as dimensões físicas e metafísicas dos rios e como elas podem ser representadas através da linguagem cinematográfica. O autor propõe a ideia de fazer um "filme-rio", um filme que seja análogo ao rio em sua forma, volume e tempo. A dissertação aborda três questões principais: como filmar os rios do futuro, como fazer um filme-espelho e como filmar a partir do córtex visual.(...)
Vogal
Andrès Izaza Giraldo (Mestrado)
Associação da Faculdade de Farmácia para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal
2024/02/15 CORPO E ESPAÇO UMA LEITURA DINAMOLÓGICA DA DANÇA CONTEMPORÂNEA EM ESPAÇOS NÃO CONVENCIONAIS
Arguente principal
Ezequiel Fernando Azevedo dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2023/11/28 mergulho em Ti. Mergulhos no espaço e no tempo - um encontro com a prática autoral
Arguente principal
Maria Teresa Sarmento Pimentel Adão da Fonseca Janson (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023/05/31 Casa de sonho: fantasmas e realismos no cinema contemporâneo,
Arguente principal
Ian Costa Capillé (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/01/05 Prospecting Otherwise: Stirring Culture’s Role in Tackling the Climate Emergency
Arguente
Clara Raquel Mealha Antunes (Mestrado)
Universidade Católica de Lisboa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2022/01/14 Sounds at an Exhibition. Uma proposta de intervenção performativa musical para os museus de arte moderna e contemporânea, orientadas pelos Doutores José Bogalheiro, Professor Coordenador da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa e António de Sousa Dias de Macedo, Professor Associado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, pela Faculdade de Belas-Artes.
Arguente
Isabella Fabri (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020/05/20 Afrofuturism & the present: na (auto)ethnographic journey to Walking interviews with Black Women Arts Practitioners in Porto”
Arguente principal
Claire Sivie (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018/12/20 Criação Filmica partilhada entre uma personagem que realiza e uma realizadora que atua: o processo de construção de Rua dos Anjos
Arguente
Renata Christiane Ferraz (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Universidade Católica de Lisboa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015/02/26 Do gesto na arte à arte do gesto: fenomenologia do processo de emergência da performance
Arguente
Ana Augusto Madeira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014/12/15 Do registo como condição coreográfica no design: experiência, notação e performance O que é o registo? Para quê registar o que se regista? O presente estudo tem como intuito a exploração do conceito registo, entendendo-o como um idioma, como uma grafia que parece estar subjacente a duas áreas disciplinares aparentemente distintas: o design e a performance. Este modo de inscrever algo será pensado de formas diferentes: no campo do design de comunicação falaremos dele como meio, como processo, como uma tradução do pensamento e como o esboço que per
Arguente principal
Marta Alexandra Teixeira Ramos (Mestrado)
Escola Superior de Artes e Design, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/05/01 - 2025/10/16 Interdisciplinary Conference "Performativity(ies) of Memory(ies); the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo and by the Research Institute for Design Media and Culture (ID+) in cooperation with the Polytechnic University of Cávado and Ave. Polytechnic Institute of Viana do Castelo, Portugal
2024/02 - 2024/03 12th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X Fabrica, Treviso, Italy (10–12 July https://xcoax.org/ ; https://2024.xcoax.org/xcoax2024.pdf)
2018 - 2019/02/19 What’s love got to do with it: Performance, Afecto e Intimidade [ org.: Culturgest, IHC, IC- FCSH, IHA – FCSH, UC, https://whatslovegottodowithit2019.weebly.com Culturgest [https://www.culturgest.pt/pt/programacao/what-has-love-got-do-it-performance-intimidade-afetividade/? ]
2015 - 2016/07/22 Simpósio Performance Arte Portuguesa, org: PAP – Plataforma da Arte da Performance (DCR/FCT/NOVA, FP-UL; iNOVA MEDIA LAB/IHA/FCSH/NOVA e CEIS20/CLP/FCUC) , http://www.fcsh.unl.pt/performancearteportuguesa/ Museu Berardo, Lisboa, 20 a 22-07-2016
2015 - 2016/05/20 Penetrable / Traversable / Habitable - Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s, International conference; org: Archives of Women Artists, Research and Exhibitions, Paris (AWARE) Centro de Arte Moderna - Fundação Calouste Gulbenkian, 19 e 20 maio 2016

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/08 - 2021/08 Proposal's reviewer for the publication "Performance: The Ethics and the Politics of Care, Volume I & II" by Hanna B. Hölling, Julia Pelta Feldman, Emilie Magnin. https://www.routledge.com/Performance-The-Ethics-and-the-Politics-of-Conservation-and-Care-Volume/Holling-Feldman-Magnin/p/book/9781032314877 Routledge, Reino Unido

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/01 - 2024 Vista - Revista de Cultura Visual - Secção Temática: Reparar (n)o Irreparável; N.º 13 (2024): Janeiro - junho 2024 Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
Distinções

Outra distinção

2012 Maître de Conférences
Conseil National des Universités, França