???global.info.a_carregar???
Renata Gaspar is an artist and performance studies researcher. Her work focuses on the socio-political construction of place in/through art-making, particularly on mobility in relation to language and belonging. Both her artistic practice and writings are concerned with the advancement of socio-spatial justice through collaborative and pluralistic approaches to knowledge making. Initially trained as dancer in Lisbon and London, she holds a Master of Arts in Performance from Goldsmiths, University of London (studentship Gulbenkian Foundation/PT) and a PhD in Performance Studies from University of Roehampton, London (studentship FCT/PT) with the thesis 'Spatial practices: a politics of place-making for performance studies'. She recently concluded a postgraduate specialisation in Epistemologies of the South coordinated by CES (Centro de Estudos Sociais, PT) and CLACSO (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Argentina). Renata is a researcher at i2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, Universidade do Porto) and collaborates with the Artistic Creation, Cultural Practices and Policies group at IS-UP (Instituto de Sociologia da Universidade do Porto). Renata is invited adjunct professor at the Theatre Department at ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Porto).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANA RENATA CERNADAS GASPAR

Nomes de citação

  • Gaspar, Renata Cernadas
  • Gaspar, Renata

Identificadores de autor

Ciência ID
9417-78FF-45FA
ORCID iD
0000-0003-1544-2103

Endereços de correio eletrónico

  • contact@renatagaspar.com (Profissional)
  • arcg@esmae.ipp.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2021/10
Concluído
Specialization in Epistemologies of the South / Especialização em Epistemologias do Sul (Postgraduate Certificate)
Especialização em Feminist and Decolonial Aesthetics; Migrations and Resistance from the global South
Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Argentina

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal

Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais Sede Brasília, Brasil
"Tradução para lá das fronteiras: a prática artística como território de emergências / Translation beyond borders: artistic practice as territory of emergences" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2019/03
Concluído
PhD in Drama and Theatre Studies - Performance Studies (Doctor of Philosophy)
University of Roehampton Department of Drama Theatre and Performance, Reino Unido
"Spatial practices: a politics of place-making for performance studies" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009/07
Concluído
MA in Performance Making (Master)
Goldsmiths University of London Department of Theatre and Performance, Reino Unido
2006/07
Concluído
Certificate of Higher Education in Contemporary Dance (Postgraduate Certificate)
London Contemporary Dance School, Reino Unido
2003/07
Concluído
BA in Dance Education / Licenciatura em Dança - Ramo de Educação (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2013/01 - 2016/12 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
University of Roehampton Department of Drama Theatre and Performance, Reino Unido

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/04 - 2021/07 Leitor (Docente Universitário) Universität Hildesheim Institut für Medien Theater und Populäre Kultur, Alemanha
Universität Hildesheim Institut für Medien Theater und Populäre Kultur, Alemanha
2020/12 - 2020/12 Leitor (Docente Universitário) Hochschule für Bildende Künste, Alemanha
Hochschule für Bildende Künste, Alemanha
2020/06 - 2020/06 Leitor (Docente Universitário) Hochschule für Bildende Künste, Alemanha
Hochschule für Bildende Künste, Alemanha
2012/11 - 2012/12 Leitor (Docente Universitário) University of Limerick Irish World Academy of Music and Dance, Irlanda
University of Limerick Irish World Academy of Music and Dance, Irlanda

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01 - Atual Investigadora colaboradora Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
2012 - 2022 Investigadora colaboradora Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013 - 2016 Spatial practices: a politics of place-making for performance studies
SFRH/BD/90127/2012
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2011 Artistic research in telematic theatre
111025
Investigador
Station House Opera, Reino Unido

Artsadmin, Reino Unido
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2009 - 2009 Internship program INOV-Art
122815
Investigador
Station House Opera, Reino Unido

Artsadmin, Reino Unido
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2024 - Atual CIRCUL’ARTs - Connecting Critical Pedagogies, Inclusive Art Forms and Alternative Barometers for Urban Sustainability
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
2022 - 2023 Histórias Granulares (Granular Tales)
16655
Investigador
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2010 - 2010 Artist development program: practice-based research in performance
N.A.
Artist Support Scheme
Artsadmin, Reino Unido

Oval House, Reino Unido
Artsadmin
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Gaspar, Renata; Goudouna, Sozita; Gros, Nilüfer; Laine, Eero; Rachev, Rumen. "Towards a Political Dramaturgy of the Coalitional We". Performance Research 30 2 (2025):
    Aceite para publicação
  2. Gaspar, Renata; Goudouna, Sozita; Laine, Eero; Nanda, Shaweta; Ong, Adelina; Pennington, Heath. "Performing the Afterlives of Trees". Global Performance Studies (2025):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  3. Behrens, Electa; Cervera, Felipe; Damian Martin, Diana; Gaspar, Renata; Goudouna, Sozita; Iwaki, Kyoko; Laine, Eero; et al. "To Teach As If There Were No Future". RiDE: The Journal of Applied Theatre and Performance (2025):
    Aceite para publicação
  4. Gaspar, Renata; Zapparova, Alia. "Frequencies". Performance Research 28 4 (2024): 140-141. http://dx.doi.org/10.1080/13528165.2023.2296228.
    Publicado • 10.1080/13528165.2023.2296228
  5. Dela Cruz, Eric Villanueva; Dyson, Gillian; Gaspar, Renata; Goudouna, Sozita; Haines, Tasha; Laine, Eero; Larson, Birgit; et al. "Everywhere, All the Time, 3:42 - collaborative encounters with the mundane". Performance Research 28 4 (2024): i-xxix. http://dx.doi.org/10.1080/13528165.2023.2303704.
    Publicado • 10.1080/13528165.2023.2303704
  6. Ambayec, Alecks; Gaspar, Renata; Goudouna, Sozita; Kühling, Jan-Tage; Probst, Simon. "Changing Perspectives on Performance Collaboration: Problematizing More-Than-Human Subjectivities". Global Performance Studies 4 2 (2021): http://dx.doi.org/10.33303/gpsv4n2a4.
    Acesso aberto • Publicado • 10.33303/gpsv4n2a4
  7. Cernadas Gaspar, Renata. "O corpo não é singular, escreve a várias vozes: viagem entre linhas de evasão / The body is not singular, it writes in multiple voices: a journey between lines of evasion". Poética erótica de la relación - Estéticas descoloniales desde el Sur, Arte, memorias y cuerpos 1 3 (2021): 25-34. https://www.clacso.org/boletin-3-poetica-erotica-de-la-relacion/.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Gaspar, Renata; Künkel, För. "Den Haufen Durchdenken / Looking through the rubble", Mittel & Zweck, 2022, https://www.mittelundzweck.de.
  2. Gaspar, Renata; Goudouna, Sozita; Gros, Nilüfer; Kühling, Jan-Tage; Laine, Eero; Lucie, Sarah; Moraes, Juliana; et al. "De onmogelijke toeschouwer / The Impossible Spectator", E-tcetera, 2021, https://e-tcetera.be/de-onmogelijke-toeschouwer/.
  3. Cernadas Gaspar, Renata. "On the role of friendship in artistic collaboration: personal notes on the future of work", Owela - The Future of Work, 2019, https://issuu.com/owela/docs/owela_publication/26.
  4. Cernadas Gaspar, Renata; Künkel, För. "Fragments of our correspondence: migrating sediments", Owela - The Future of Work, 2019, https://issuu.com/owela/docs/owela_publication/26.
Capítulo de livro
  1. Gaspar, Renata. "Landscapes in motion: the borderlands of artistic practice". In COMbART: Art, artivism and citizenship. Utopias and imagined futures, editado por Guerra, Paula; Campos, Ricardo, 192-199. Porto, Portugal: Universidade do Porto. Faculdade de Letras, 2023.
    Publicado • 10.21747/978-989-9082-54-0/comba12
  2. Gaspar, Renata. "Spaces of collaboration: feminist practices of knowledge-making". In Cross Media Arts: Social Arts and Collaboration, editado por Reaes Pinto, Paula; Gorgel Pinto, António; Vicente, Sérgio, 163-170. Casal de Cambra, Portugal: Caleidoscópio, 2023.
    Publicado
  3. Gaspar, Renata. "Knowledge as Friendship (after-images of collaboration)". In BAUTOPIA, editado por Boskos, Vasilis, 25-36. Athens, Grécia: BIOS - Exploring Urban Culture, 2022.
    Publicado
  4. Cernadas Gaspar, Renata. "Practicing citizenry through place-making: a pedagogical account of friendship for artistic collaboration". In Cross Media Arts. Artes Sociais e Transdisciplinaridade - Social Arts and Transdisciplinarity, editado por Gorgel Pinto, António; Reaes Pinto, Paula; Veiga Furtado, Teresa, 88-99. Casal de Cambra, Portugal: Caleidoscópio, 2018.
    Publicado
Livro
  1. Gaspar, Renata; Zapparova, Alia; Cuk, Mia. Missing out - experiments in collective writing & editing. Cambridge, Reino Unido: Earthbound Press / Funded by Nordic Summer University. 2024.
    No prelo
  2. Ambayec, Alecks; van Baarle, Kristof; Burke, Peter; Gaspar, Renata; Goudouna, Sozita; Gros, Nilüfer; Hafez, Adham; et al. Mourning the Ends: Collaborative Writing and Performance. Santa Barbara, CA, Estados Unidos: Advanced Methods: New Research Ontologies Series. Punctum Press. 2024.
    No prelo
  3. Gaspar, Renata; Paun, Ioana; Redmer, Robert; Bulley, James. Audiobook - X Street 2D version [Artist Book]. Reino Unido: Romanian Cultural Institute / London Festival of Architecture. 2010.
    Publicado
Recurso online
  1. Gaspar, Renata Cernadas; Zapparova, Alia; Ebert, Frauke; Böhr, Erica; Hanna, Stephanie. Tracing Breath: A Collective Assemblage of Notes, Quotes, Pictures, Sounds and Movement. 2020. https://exgeist.hypotheses.org/211.
Resumo em conferência
  1. Gaspar, Renata. "Pedagogia e pertença: escrita colaborativa e hospitalidade epistémica". Trabalho apresentado em Jornadas de Investigação do Instituto de Sociologia (IS-UP), Porto, 2024.
    Publicado
  2. Gaspar, Renata. "Dramaturgias políticas: para uma ética feminista de co-pertença". Trabalho apresentado em Práticas de Resistência: Dramaturgia e Processos de Criação em Performance / Universidade do Minho, Guimarães, 2024.
    Publicado
  3. Gaspar, Renata. "Éticas de performance: territórios feministas e outros perfis colaborativos". Trabalho apresentado em Desperfilar as artes visuais, o objeto enlouquecedor e o movimento das coisas / i2ADS_FBAUP, Porto, 2024.
    Publicado
  4. Gaspar, Renata; Goudouna, Sozita; Laine, Eero; Lucie, Sarah; Moraes, Juliana; Stojnic, Aneta. "Writing with Thirty Hands: A Workshop On Collaborative Writing in Large Groups". Trabalho apresentado em Performance Studies international - Assemble! (PSi #29), London, 2024.
    Publicado
  5. Gaspar, Renata; Goudouna, Sozita; Gros, Nilüfer; Laine, Eero; Lucie, Sarah; Rachev, Rumen; Stojnic, Aneta. "Complicating “We”: Performing Collaboration among the Ends". Trabalho apresentado em Performance Studies international - Assemble! (PSi #29), London, 2024.
    Publicado
  6. Gaspar, Renata. "Landscapes in motion: the borderlands of artistic practice". Trabalho apresentado em III International Conference COMbART: Art, Activism and Citizenship, Porto, 2022.
    Publicado
  7. Gaspar, Renata; Kühling, Jan-Tage. "Following Non-human Collaboration: naming, producing, tracing". Trabalho apresentado em Performance Philosophy Conference, Helsinki, 2022.
    Publicado
  8. Gaspar, Renata. "Culturas de lugar nas/através das práticas artísticas". Trabalho apresentado em Jornadas de Investigação do Instituto de Sociologia (IS-UP), Porto, 2022.
    Publicado
  9. Cernadas Gaspar, Renata; Zapparova, Alia. "Echoes (reading presence)". Trabalho apresentado em Nordic Summer University (NSU) Artistic Research Study Circle / Performing Heterotopia: Presence, Online, 2021.
    Publicado
  10. Cernadas Gaspar, Renata. "Uncertainties: notes from the porch". Trabalho apresentado em Nordic Summer University (NSU) Artistic Research Study Circle / Performing Heterotopia: Disorientations, Wroclaw, 2020.
    Publicado
  11. Cernadas Gaspar, Renata. "Locating the sites of our attention: an experiment with presence and its uses". Trabalho apresentado em Nordic Summer University (NSU) Artistic Research Study Circle / Performing Heterotopia: Absences and Silences, Roosta, 2019.
    Publicado
  12. Cernadas Gaspar, Renata. "The heterotopic space of piles: an account of the transformational journey of a pile". Trabalho apresentado em Nordic Summer University (NSU) Artistic Research Study Circle / Performing Heterotopia: Departures, Deviations and Elsewheres, Vilnius, 2019.
    Publicado
  13. Cernadas Gaspar, Renata. "Making the process work: an experimental shared reflection on the communication of collectively produced knowledge". Trabalho apresentado em Nordic Summer University (NSU) Artistic Research Study Circle / Practicing Communities: Transformative societal strategies of artistic research, Fårö, 2018.
    Publicado
  14. Cernadas Gaspar, Renata. "The overflowing potential of friendship for artistic collaboration". Trabalho apresentado em Performance Studies International - Overflow (PSi#23), Hamburg, 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gaspar, Renata. "Spatial practices: a politics of place-making for performance studies". Doutoramento, University of Roehampton, 2019. https://pure.roehampton.ac.uk/portal/en/studentTheses/spatial-practices.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Gaspar, Renata; Künkel, För. Histórias Granulares (Granular Tales) [art installation]. In VOLTS / CRL - Central Elétrica (Porto, Portugal). 2023.
  2. Renata Gaspar; För Künkel; HILDA T. Correspondence on migrating sediments [art installation]. In The National Theatre of Namibia (Windhoek, Namibia). 2019.
  3. Renata Gaspar; För Künkel; HILDA T. Correspondence on migrating sediments [art installation]. In Ruhrfestspiele Recklinghausen (Germany). 2019.
  4. Renata Gaspar; För Künkel. Stories from the perspective of piles [art installation]. In Künstlerhaus Göttingen (Germany). 2017.
  5. Renata Gaspar; För Künkel. Catalogue of Correspondence [mixed media archive]. In Centre for Performance and Creative Exchange / University of Roehampton (UK). 2016.
  6. Renata Gaspar; För Künkel. Interludes ¿ a ride in 4.5 parts [video installation]. In Centre for Performance and Creative Exchange / University of Roehampton (UK). 2014.
  7. Renata Gaspar; Ioana Paun; Robert Redmer; James Bulley. Audiobook - X Street 2D version [audio-book installation]. In XV Edition of the Biennial of Young Artists from Europe and Mediterranean (Greece). 2011.
  8. Renata Gaspar; Ioana Paun; Robert Redmer; Michael Picknet. Flip the coin [site-specific sonic installation]. In I'll eat this sleepy town / Waterside Contemporary (UK). 2011.
  9. Renata Gaspar; Marcin Dudek. Axis [HD Video]. In Territorial Play / Radiator Festival - Tracing Mobility (UK) and CologneOFF VI (Germany). 2010.
  10. Renata Gaspar; Marcin Dudek. Traces [Mini DV]. In XV Bienal de Arte Internacional de Cerveira and Frame Research(Portugal). 2009.
Interpretação artística
  1. Renata Gaspar; För Künkel; HILDA T. 2019. Correspondence on migrating sediments [performance]. In Theater Aufbau Kreuzberg - TAK Berlin (Germany). Theater Aufbau Kreuzberg - TAK Berlin (Germany).
  2. Renata Gaspar; Ioana Paun; Karolina Kazmierska. 2013. Borderland [series of public interventions]. In PAIR - Performing Arts in Residence / Schloss Bröllin (Germany). Schloss Bröllin (Germany).
  3. Renata Gaspar; Tom Shön. 2012. Sidewalk [site-specific video-performance]. In E-MOTIONAL Bodies & Cities/body-data-space (UK) and University of Limerick/Irish World Academy of Music and Dance (Ireland). Faber studios, Limerick, Ireland.
  4. 2012. Meet the Event [lecture-performance]. In Uferstudios / HZT (Germany) and Research Lab - Centre for Performance and Creative Exchange / University of Roehampton (UK). Uferstudios (HZT), Berlin, Germany.
  5. Renata Gaspar; Ioana Paun; Robert Redmer. 2011. Get Lost [site-specific performance]. In Mecklenburg Inspiriert - Festival (Germany).
  6. 2011. Absent Players [telematic performance]. In applied research project presentation - Chisenhale Dance Space (UK). Chisenhale Dance Space.
  7. Renata Gaspar; Ioana Paun; Robert Redmer. 2011. Do not touch [site-specific performance]. In Park in Progress / Pépinières Européennes de Création (France). Paris, France.
  8. 2011. 3 linked spaces [performance]. In applied research project presentation - The Basement (UK). The Basement, Brighton, UK.
  9. Renata Gaspar; Ioana Paun; Robert Redmer; James Bulley. 2010. Connection Failed [site-specific performance]. In UK Young Artists (UK) and Stockholm Fringe Fest (Sweden).
  10. 2010. Contemplation of the Present [performance]. In Burst #5 / Copenhagen Place (UK). Copenhagen Place, London, UK.
  11. Renata Gaspar; Ioana Paun; Robert Redmer; James Bulley. 2010. X-Street [site-specific performance]. In London Festival of Architecture (UK). London, UK.
  12. Renata Gaspar; Ioana Paun; Robert Redmer. 2010. Then we take Pécs [telematic performance]. In Europe Mania Festival / Pécs European Capital of Culture (Hungary). Pécs, Hungary.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10 Éticas de performance: territórios feministas e outros perfis colaborativos Desperfilar as artes visuais, o objeto enlouquecedor e o movimento das coisas
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade / FBAUP (Porto, Portugal)
2024/10 Pedagogia e pertença: escrita colaborativa e hospitalidade epistémica Jornadas de Investigação do Instituto de Sociologia (IS-UP)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2024/10 Dramaturgias políticas: para uma ética feminista de co-pertença Práticas de Resistência: Dramaturgia e Processos de Criação em Performance
Universidade do Minho / Teatro Jordão (Guimarães, Portugal)
2024/09 Coautoria como prática de cuidado - um compromisso feminista I Encontro Perspetivas Feministas na Investigação
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade_FBAUP / Mira Fórum (Porto, Portugal)
2024/06 Complicating “We”: Performing Collaboration among the Ends Performance Studies international - Assemble! (PSi #29)
The Royal Central School of Speech and Drama (London, Reino Unido)
2023/11 Feminism in the Frame of the Neoliberal Regime: Women, Welfare and the Current Crisis - a response to Angela McRobbie Feminism in the Frame of the Neoliberal Regime
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/11 Mundanidade como espaço-tempo de transformação – uma investigação artística sobre o mundano enquanto performance Jornadas de Investigação do Instituto de Sociologia (IS-UP)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/07 Playfulness: a arte de não se levar demasiado a sério International Summer School IS-UP - Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/02 Spaces of collaboration: feminist practices of knowledge-making Cross Media Arts - 2nd International Conference
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/12 Culturas de lugar nas/através das práticas artísticas Jornadas de Investigação do Instituto de Sociologia (IS-UP)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/10 Knowledge as Friendship (after-images of collaboration) BauTopia - Glocalization in culture and creativity
European Creative Hubs Network & Creative FLIP EU (Porto, Portugal)
2022/06 Following Non-human Collaboration: naming, producing, tracing Performance Philosophy Conference
University of the Arts Helsinki (Uniarts) (Helsinki, Finlândia)
2022/05 Landscapes in motion: the borderlands of artistic practice III International Conference COMbART: Art, Activism and Citizenship
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/03 Echoes (reading presence) Nordic Summer University (NSU) Artistic Research Study Circle / Performing Heterotopia: Presence
Online
2020/12 O corpo não é singular, escreve a várias vozes: viagem entre linhas de evasão V Congreso de Estudios Poscoloniales y VII Jornadas de Feminismo Poscolonial
Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina)
2020/03 Uncertainties: notes from the porch Nordic Summer University (NSU) Artistic Research Study Circle / Performing Heterotopia: Disorientations
Faculty of Law (Wroclaw, Polónia)
2019/07 Locating the sites of our attention: an experiment with presence and its uses Nordic Summer University (NSU) Artistic Research Study Circle / Performing Heterotopia: Absences and Silences
(Roosta, Estónia)
2019/03 The heterotopic space of piles: an account of the transformational journey of a pile Nordic Summer University (NSU) Artistic Research Study Circle / Performing Heterotopia: Departures, Deviations and Elsewheres
European Humanities University (Vilnius, Lituânia)
2018/07 Making the process work: an experimental shared reflection on the communication of collectively produced knowledge Nordic Summer University (NSU) Artistic Research Study Circle / Practicing Communities: Transformative societal strategies of artistic research
(Fårö, Suécia)
2017/06 The overflowing potential of friendship for artistic collaboration Performance Studies International Conference - Overflow (PSi#23)
Theatre Kampnagel (Hamburg, Alemanha)
2016/06 Practicing citizenry through place-making: a pedagogical account of friendship for artistic collaboration XMEDIA ARTS - Conferência Internacional de Artes Sociais e Transdisciplinaridade
(Évora, Portugal)
2011/07 Moving Along: performance and moving-image as contemporary media of a global circulation of culture EVA London Conference (Electronic Visualisation of the Arts)
(London, Reino Unido)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/12 - Atual Espaço entre os dedos: andamentos de uma vida
Orientador de Margarida Bastos
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/12 - 2024/07 EX Gay - A Terapia de Conversão e Identidade Sexual na Religião
Orientador de Sérgio Conceição
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/11 - 2023/12 Voz do Útero: no momento em que me distingo de ti, não te afasto (aproximo-me)
Orientador de Margarida Carvalho
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/11 - 2023/12 Experiência de si, migração e performance: o teatro em mim
Orientador de Marina Martins
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/11 - 2023/07 Enfarinates - o que lembramos, esquecemos e criamos sobre os Galos
Orientador de Fábio Rocha
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/06 - Atual Comissão organizadora do 9º Encontro Internacional sobre Educação Artística: Redes de Resistência e Transformação (2024/06)
Conferência (Coorganizador)
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2024 - 2024 Writing with Thirty Hands: A Workshop On Collaborative Writing in Large Groups (2024/05 - 2024/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Performance Studies international - Assemble! (PSi #29), Reino Unido

The Royal Central School of Speech and Drama, Reino Unido
2020 - 2020 Summer Symposium - Artistic Research/Performing Heterotopia: Pleasure and Playfulness in Times of Crisis (2020/07 - 2020/08)
Simpósio (Coorganizador)
JVB.eV, Alemanha

Nordic Summer University (NSU) - Artistic Research Study Circle, Suécia
2014 - 2014 Round table. Community of Conversation. In Symposia at the Chelsea Theatre (2014/01)
Mesa-redonda (Coorganizador)
University of Roehampton Department of Drama Theatre and Performance, Reino Unido

Chelsea Theatre, Reino Unido
2013 - 2013 Round table. Discussion Series. In Centre for Performance and Creative Exchange (2013/09)
Mesa-redonda (Coorganizador)
University of Roehampton Department of Drama Theatre and Performance, Reino Unido
2013 - 2013 Round table. Community of Conversation. In Symposia at the Department of Drama, Theatre and Performance, University of Roehampton (2013/12)
Mesa-redonda (Coorganizador)
University of Roehampton Department of Drama Theatre and Performance, Reino Unido
2011 - 2011 Workshop. Pop Up your ears. In Scenofest / Prague Quadrennial of Performance Design and Space (2011/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
The Academy of Performing Arts - Theatre Faculty (DAMU), República Checa
2010 - 2010 Workshop. Pop Up your ears. In DIY / Live Art Development Agency (LADA) (2010/07)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Live Art Development Agency, Reino Unido

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/06 - 2024/06 Sonic ecology and urban noise: interpreting the urban soundscape
Mesa-redonda
International Summer School IS-UP - Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal

Sonoscopia, Portugal
2022/06 - 2022/07 Summer School - Cosmic Alternatives III: The Outside | Faculty: Natalia Brizuela, Martin Savransky, Peter Skafish, Eduardo Viveiros de Castro
Simpósio
Cosmic Alternatives III: The Outside
The Institute of Speculative and Critical Inquiry (ISCI), Estados Unidos

Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal
2021/01 - 2021/01 COST Action CA18136_Winter Training School
Encontro
Migration, Media & Ecology: Advanced Practices
COST.EU Training School European Forum for Advanced Pracices (EFAP), Malta
2020/06 - 2020/06 COST Action CA18136_Summer Training School
Encontro
Migration, Media & Ecology: Advanced Practices
COST.EU Training School European Forum for Advanced Pracices (EFAP), Malta
2013/06 - 2013/07 Artist Residency. In PAIR - Performing Arts in Residence
Outro
PAIR - Performing Arts in Residence
Schloss Bröllin, Alemanha
2012/08 - 2012/09 Artist Residency. In ArtistNe(s)t Residencies
Outro
E-MOTIONAL Bodies & Cities/body-data-space
University of Limerick Irish World Academy of Music and Dance, Irlanda
2012/04 - 2012/06 Dramaturgy. Object the 3rd by Alex Achour (HZT)
Outro
Object the 3rd
Inter-University Centre for Dance Berlin (HZT), Alemanha
2011/11 - 2011/12 Artist Residency. In Mecklenburg Inspiriert
Outro
Mecklenburg Inspiriert
Kulturverein Mecklenburg Inspiriert e.V., Alemanha
2011/06 - 2011/07 Artist Residency. In Park in Progress
Outro
Park in Progress
Pépinières Européennes de Création, França
2010/09 - 2010/11 Assistant Director. In Nowhere by Julian Maynard Smith (Station House Opera/Artsadmin)
Outro
Collisions Festival (CSSD)
The Royal Central School of Speech and Drama, Reino Unido
2010/04 - 2010/05 Artist Residency. In Pécs European Capital of Culture
Outro
Europe Mania
Pécs European Capital of Culture, Hungria

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/11 Propostas de Ligações pela Arte: análise e experimentação sobre o uso da arte como ligação das pessoas consigo, com os outros e com o meio
Arguente
Joana Carvalho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/06 - Atual 9º Encontro Internacional sobre Educação Artística: Redes de Resistência e Transformação Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2024/05 - 2024/05 Reviewer DRAWinU / Drawing Across x Along x Between University Borders - International Conference on Drawing Across Disciplines
Especialista
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2023/07 - 2023/09 Avaliação do ciclo de estudos em Dança (Licenciatura) PERA/2223/0405367
Especialista
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09 - Atual Sociologia da Arte Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/09 - Atual Fórum de Investigação Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/09 - Atual Estética e Análise do Espetáculo Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/09 - Atual Estética e Teoria Teatral Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/09 - Atual Semiótica Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/09 - 2024/07 Estética e Teoria da Arte I Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/09 - 2024/07 Metodologias de Pesquisa em Contexto Artístico Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/09 - 2023/07 Seminário I Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/09 - 2023/07 História da Arte Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/04 - 2021/07 Seminar Theater Formen MA Inszenierung der Künste und der Medien (Master) Universität Hildesheim Institut für Medien Theater und Populäre Kultur, Germany, Alemanha
2020/12 - 2020/12 Introduction to Artistic Research BA Fine Arts (Bachelor) Hochschule für Bildende Künste, Alemanha
2020/06 - 2020/06 Introduction to Artistic Research BA Fine Arts (Bachelor) Hochschule für Bildende Künste, Alemanha
2012/11 - 2012/12 Devising Site-Specific Performance MA Dance Performance: Contemporary Dance (Master) University of Limerick Irish World Academy of Music and Dance, Irlanda

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024 - Atual enREDE – Rede Internacional de Investigação em Artes, Educação Artística e Arte/Educação Investigadora colaboradora
2023 - Atual ID_CAI — IDENTIDADES Coletivo de Ação/Investigação Investigadora colaboradora
2020 - Atual Ends: Collaborative Performance Research Research collaborator
2018 - 2022 Artistic Research Study Circle - Nordic Summer University Artist-researcher collaborator

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/05 - 2024/05 Júri nas provas de acesso ao Mestrado em Artes Cénicas - especialização em Dança e Composição Coreográfica Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/06 - 2023/06 Júri nas provas de acesso ao Programa Doutoral em Criação Artística Universidade de Aveiro, Portugal
2023/05 - 2023/05 Júri nas provas de acesso ao Mestrado em Artes Cénicas - especialização em Dança e Composição Coreográfica Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Distinções

Prémio

2018 Glynne Wickham Scholarship
The Standing Conference of University Drama Departments (SCUDD), Reino Unido
2010 Artist Bursary - Project Award (Performance)
Juliet Gomperts Trust, Reino Unido
2008 Study Bursary (MA) - Bolsa de Estudo do Programa de Apoio à Dança (PAD)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal