???global.info.a_carregar???
Artista, crítico e professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde leciona, e lecionou, disciplinas de atelier e teoria, como Composição, Crítica de Arte e Media, Temas da Arte Contemporânea, Estudos de Pintura e Pintura (tutoria, atelier). Leciona Pintura/Ano finalista desde que entrou na FBAUL, em 1996. Doutorado em Belas-Artes/Pintura pela Universidade de Lisboa com a tese Invisualidade da Pintura: História de uma Obsessão (de Caravaggio a Bruce Nauman) (tese defendida, com classificação máxima, a 16 de dezembro de 2010). É Professor Agregado pela mesma faculdade com provas públicas defendidas em setembro de 2021 (com uma lição sobre o Siglo de Oro espanhol e Murillo; ainda sobre Murillo, colaborou, como ensaísta e investigador, com o Ano Murillo [quatrocentos anos do nascimento], Sevilha, 2018). Em finais de 2023 (reunião de júri datada de 30/10/2023), obtém a posição de Professor Associado de Belas-Artes/Pintura da mesma faculdade. Possui um Pós-Doutoramento pela Universidade do Algarve / CIAC em Estudos de Património, com a tese Jorge Pinheiro: A Quietude das Imagens Perdidas (livro a publicar). Frequentou o Seminário de Michael Fried, La Obra Ontológica: Aspectos de la Fotografia Actual, CENDEAC [título espanhol do CENDEAC, para seminário proferido em inglês] (seminário de que, devido a relações pessoais e profissionais estreitas, resultou alargado diálogo com o historiador, publicado em Lapiz, Madrid, março, 2007). Como artista plástico, participou em destacadas coletivas da década de 90 em Portugal e exterior (Imagens para os Anos 90, Serralves, 1993, por exemplo). Representado no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves (MACS), noutras coleções ibéricas e internacionais. Colaborador de Lapiz, Exit (Madrid), entre outras publicações nacionais e estrangeiras. Publicou vários livros sobre arte e teoria estética (destacando): Sombras Irredutíveis: Arte, Amor, Ciência e Política em Alain Badiou; Deus e Caravaggio, ambos Lisboa, Vendaval; Invisualidade da Pintura: Uma História de Giotto a Bruce Nauman (todos editados em Espanha: Madrid, Brumaria; a 3ª edição de Deus e Caravaggio saiu em inglês, God and Caravaggio, 2020 e cedo esgotou). Desenvolvendo investigações sobre Caravaggio, publicou no Brasil, na editora Relicário (de Belo Horizonte) a monografia O Acontecimento Caravaggio. Entre várias participações em livros colectivos, destacar-se-á trabalho para Over Here: International Perspectives on Art and Culture, New Museum of Contemporary Art de Nova Iorque (The MIT Press, 2004, 2ª edição em 2007) e prefácios para livros de Alain Badiou e Hal Foster. Recentemente, proferiu seminários para o Grupo Acontecimiento (Universidad Mayor de S. Marcos, Lima), Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia FAJE (Belo Horizonte) e Universidade de Wuhan (província de Hubei, República Popular da China, seminário alargado por dois meses dedicado ao barroco espanhol e italiano). Membro do Círculo Richard Wagner de Portugal Membro da Academia Nacional de Belas-Artes.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Caseiro
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Carlos Vidal

Identificadores de autor

Ciência ID
9815-6A94-9BFF
ORCID iD
0000-0003-2524-483X

Telefones

Telemóvel
  • 939423187 (Pessoal)

Moradas

  • FBAUL - Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - História da Arte
  • Ciências Sociais - Ciências Políticas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/06/05 - 2023/10/30
Concluído
Professor Associado (Outros)
Especialização em Belas-Artes / Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Professor Associado
2023
Concluído
Jorge Pinheiro: A Quietude das Imagens Perdidas (Pós-doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2021/09/21
Concluído
Professor Agregado (Título de Agregado)
Especialização em Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Aprovado por Unanimidade
2010/12/16
Concluído
Pintura (Doutoramento)
Especialização em Belas-Artes / Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Aprovado com Distinção e Louvor por Unanimidade
2001/06/27 - 2001/06/28
Concluído
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Outros)
Especialização em Belas-Artes / Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Muito Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2011 - 2023 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 - 2021 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Wuhan, China
Universidade de Wuhan, China
2001 - 2010 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2007 - 2007 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2004 - 2004 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
1996/09 - 2001 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020 - 2020 God and Caravaggio
Artes
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes
Concluído
2006 - 2008 Bolsa de Doutoramento
Doutoramento
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1992 - 1993 Bolsa de criação artística e investigação
Investigação
Bolseiro de Investigação
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018 - 2024 Obras de Alain Badiou em português
Livro
Outra
Em curso
2002 - 2002 Livro
Livro
Outra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Carlos Vidal. "Caravaggio as an Event: How to use Badiou's Categories in Painting". Research on Marxist Aesthetics, 24 [Exclusivamente em mandarim] 24 (2021):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Carlos Vidal. "Fausto Pessoa Mahler "Veni Creator"". In O Fausto de Pessoa e Outros - Central de Poesia IV1, 199-215. Lisboa, Portugal: CLEPUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2022.
    Publicado
  2. Carlos Vidal. "Malévich: No espesso subsolo da consciência do espaço". In Na Sombra do Quadrado Negro, 87-94. Coimbra, Portugal: Colégio das Artes, 2019.
    Publicado
  3. Carlos Vidal. "Imágenes, Madonnas e Inmaculadas - Iglesia, dogma y anticlasicismo: De Rafael a Murillo (con Caravaggio)". In Aplicación Murillo: Materialismo, Charitas, Populismo, 273-288. Sevilha, Espanha: ICAS / Ayuntamiento de Sevilla, 2018.
    Publicado
  4. Carlos Vidal. "Vanguarda, platonismo, antiplatonismo: O lugar de Bernardo Soares". In Livro do Desassossego: Perspectivas - Central de Poesia II, 213-222. Lisboa, Portugal: CLEPUL / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
  5. Carlos Vidal. "O terrível Real ou o horror da arte". In O Feio para Além do Belo. Lisboa, Portugal: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa / Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2012.
    Publicado
  6. Carlos Vidal. "Globalization or endless fragmentation: Through the shadow of all contradictions". In Over Here: International Perspectives on Contemporary Culture, 26-46. Nova Iorque, Estados Unidos: MIT Press, 2004.
    Publicado
  7. Carlos Vidal. "Pipilotti Rist: Il video come flusso di piaceri". In Contemporanee: Percorsi e Poetiche delle Artiste Dagli Ottanta a Oggi, 243-250. Milão, Itália: Postmediabooks, 2002.
    Publicado
  8. Carlos Vidal. "Vanguarda, neovanguarda, cibermundo". In Rumo ao Cibermundo?, 59-113. Oeiras, Portugal: Celta, 2000.
    Publicado
  9. Carlos Vidal. "A imobilidade da arte, ou da pobreza à ostentação da pobreza - artes visuais dos anos 60 à actualidade". In Inter@ctividades: Artes, Tecnologias, Saberes, 71-91. Universidade Nova de Lisboa, 1997.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pedro G. Romero Toni Negri. Espectáculo, Disseminação, Deriva, Exílio: Um projecto em torno de Guy Debord. Beja: Galeria Escudeiros. 1995.
    Publicado
Livro
  1. Carlos Vidal. O Acontecimento Caravaggio. Belo Horizonte, Brasil: Relicário. 2023.
    Publicado
  2. Carlos Vidal. Século de Ouro: Da República Florentina ao Pós-readymade. Lisboa, Portugal: FBAUL / CIEBA. 2022.
  3. Carlos Vidal. As Quatro Invisualidaes: De Velázquez a Richard Wagner. Lisboa, Portugal: Saguão. 2021.
  4. Carlos Vidal. God and Caravaggio. Madrid, Espanha: Brumaria. 2020.
    Publicado
  5. Carlos Vidal. Contemporaneidade e Objectos Escultóricos (Anos 70 - Fim de Século) [separata a "Contemporânea" 3]. Contemporânea. 2019.
    Publicado
  6. Carlos Vidal. La Sombra Total: Arte, Amor, Ciencia y Política en Alain Badiou. Madrid, Espanha: Brumaria. 2018.
  7. Carlos Vidal. Invisualidad de la Pintura: Una Historia de Giotto a Bruce Nauman. Madrid, Espanha: Brumaria. 2018.
    Publicado
  8. Carlos Vidal. Dios y Caravaggio. Madrid, Espanha: Brumaria. 2017.
    Publicado
  9. Carlos Vidal. Dios y Caravaggio. Madrid, Espanha: Brumaria. 2016.
    Publicado
  10. Carlos Vidal. Invisualidade da Pintura: Uma História de Giotto a Bruce Nauman. Lisboa, Portugal: Fenda. 2015.
    Publicado
  11. Carlos Vidal. Deus e Caravaggio: A Negação do Claro-Escuro e a Invenção dos Corpos Compactos. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2014.
    Publicado
  12. Carlos Vidal. Deus e Caravaggio. Lisboa, Portugal: Vendaval. 2011.
    Publicado
  13. Carlos Vidal. Jorge Pinheiro: Pressentimento das Imagens. Lisboa, Portugal: Caminho. 2005.
    Publicado
  14. Carlos Vidal. Sombras Irredutíveis: Arte, Amor, Ciência e Política em Alain Badiou. Lisboa, Portugal: Vendaval. 2005.
    Publicado
  15. Carlos Vidal. João Onofre: Aquilo que Nunca Acontece. Porto, Portugal: Mimesis. 2003.
    Publicado
  16. Carlos Vidal. A representação da Vanguarda: Contradições Dinâmicas na Arte Contemporânea. Lisboa, Portugal: Celta. 2002.
    Publicado
  17. Carlos Vidal. Imagens sem Disciplina: Meios e Arte nas Últimas Décadas. Lisboa, Portugal: Vendaval. 2002.
    Publicado
  18. Carlos Vidal. Definição da Arte Política. Lisboa: Fenda. 1997.
    Publicado
  19. Carlos Vidal. Democracia e Livre Iniciativa: Política, Arte e Estética. Lisboa: Fenda. 1996.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Carlos Vidal; Carlos Vidal. "O Evento Paulo". Posfácio para São Paulo: A Fundação do Universalismo (de Alain Badiou), 161-187. Lisboa, Portugal: VS. 2020.
    Publicado

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Carlos Vidal. O Presente não é Perpétuo.
  2. Carlos Vidal. A Fotografia e a Política (Conversando com Gerhard Richter).
  3. Carlos Vidal. 170s. Encontros de Fotografia de Coimbra, 1997.
  4. Carlos Vidal. Imagens para os Anos 90, Serralves, 1993.
  5. Carlos Vidal. Espectáculo, Disseminação, Deriva, Exílio: Um Projecto em Torno de Guy Debord, 1995.
  6. Carlos Vidal. Obras da Colecção dos Encontros de Fotografia, CAV, 2019.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2023 O Lugar do Acontecimento como Criação Artística
Orientador
Belas Artes - Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2022 Opus Alchymicum: A Arte como Cuidado de Si
Orientador
Belas Artes - Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2022 Uma Reflexão sobre o Retrato e o Anti-Retrato: A matéria e a palavra no retrato - ausência e presença na representação pictórica do humano
Coorientador
Belas Artes - Pintura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2020 Nem distância, nem fronteira: Um percurso do interior do caderno ao ambiente da instalação
Orientador
Belas Artes - Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 - 2019 A Ideia como Processo: Da Luz à Escuridão
Orientador
Belas Artes - Pintura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 - 2019 (Hetamoé) Cutencyclopedia: A Theoretical-practical investigation on the Kawaii as an aesthetic category in art and pop culture
Coorientador
Belas Artes - Pintura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 - 2018 A Salto: A Paisagem na Fuga para o Imaginário
Orientador
Belas Artes - Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 - 2018 A Invaginação da Metáfora no Autorretrato (Uma representação da criação do ser)
Orientador
Belas Artes - Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 - 2018 Cultura Pop e Escapismo: Nostalgia na Era Pós-Internet
Orientador
Belas Artes - Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2014 - 2018 Fermata: Artaud, Sade, Bataille - Uma suspensão do pensamento no acto da Poiesis
Orientador
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2011 - 2013 Como eu sou assim - Mapeamento Visual na Primeira Pessoa
Coorientador
Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2008 - 2022 21 teses de Mestrado orientadas e concluídas. (2008 - 2022)
Outro
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2009/09 - 2024/01 Pintura V Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2011 - 2024 Estudos de Pintura Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2010/02 - 2024 Pintura VI Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2010/02 - 2024 Pintura II (Bolonha) Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2008/09 - 2024 Temas da Arte Contemporânea Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/07/26 - 2021/08/02 Spanish Culture in the Siglo de Oro Art / Literature (Postgraduate Certificate) Universidade de Wuhan, China
2021/07/12 - 2021/07/19 Italian Art: Rome and the Baroque Art / Literature (Postgraduate Certificate) Universidade de Wuhan, China
2017/09 - 2019/07 Teorias da Pintura Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2010/09 - 2015/07 Pintura I (Bolonha) Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2013/01 - 2013/07 Instalação Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2003 - 2009 Composição Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2007/04/27 - 2007/04/28 Ambivalências da Verdade e Crítica da Retórica Pós-colonial Práticas Artísticas Contemporâneas (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2006 - 2006 Crítica de Arte e Media Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2004/04 - 2004/04 La Filosofía de Alain Badiou: Teoría y Práctica de la Verdad en el Arte La Nueva Cultura Visual: La Incidencia de las Tecnologias en las dos Últimas Décadas (Doctor) Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
1998/09 - 2003/07 Artes Plásticas Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
1996/09 - 2002/07 Pintura III (5º Ano - Pré-Bolonha) Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
1996/09 - 1999/07 Pintura I (3º Ano pré-Bolonha) Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
1996/09 - 1998/07 Modelos-Pintura Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Distinções

Título

2018 Membro (Sócio Correspondente) da Academia Nacional de Belas-Artes