???global.info.a_carregar???
Professora na área de Gestão e Marketing do Instituto Politécnico da guarda (IPG), Ph.D. em Gestão, especialização em Marketing, domínio do Comportamento do Consumidor, possui mestrado em Ciências Empresariais, especializado em Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Negócios e uma licenciatura em Economia, e um curso de pós-graduação em Direção de Incubadoras, Aceleradores e Centros de Desenvolvimento Empresarial pela Universidade de Salamanca, e é formadora certificada de Gestão e Empreendedorismo. Desenvolve pesquisas na área de Marketing, Inovação e Educação em Empreendedorismo, onde possui diversas publicações científicas e técnicas, e desenvolve atividade em Tendências e Inovação de produtos, envolvendo-se em diferentes colaborações com outros organizações e trabalhando como consultora para o desenvolvimento de inovação de produtos. Tem experiência na coordenação de vários projetos de investigação científica e aplicada, cofinanciados por fundos nacionais e/ou europeus e participa em projetos cofinanciados pela Europa. Tem experiência como avaliadora de projetos candidatos a programas de financiamento e planos de negócio, assim como enquanto revisora científica, tutora e júri de teses de mestrado e doutoramento. É, ainda a responsável pela área de investigação da rede europeia de Instituições de Ensino Superior – SPACE Network e pertence a algumas Comissões Editoriais de Revistas Científicas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa Paiva

Nomes de citação

  • Paiva, Teresa

Identificadores de autor

Ciência ID
9914-5D69-25BC
ORCID iD
0000-0002-1721-9813
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=2d8hQ5wAAAAJ&scilu=&scisig=AMstHGQAAAAAWqQdLSAZgf99kg8SIsOl7dKucF9sX8lW&gmla=AJsN-F6Qfh4Ss5g5rEbNUBE05WBUQxTHxajaitJANXrx3KoebxGRmjssrbXhHM6GS5Wvk4Y0vgdpzN901OQB-qsuNsDyBksNuNC43sbe-ZzIX3AJ83pTf3I&sciund=556
Researcher Id
0-6366-2018
Scopus Author Id
56909697500

Telefones

Telemóvel
  • 962353794 (Pessoal)

Websites

  • www.ipg.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016/07/18 - 2016/10/17
Concluído
Programa Ejecutivo Dirección de Incubadoras, Aceleradoras y Centros de Desarrollo Emprendedor (Entrepreneurship Ecosystem) (Postgraduate Certificate)
Universidade de Salamanca, Espanha
Aprobada
1998 - 2005
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Especialização em Marketing
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"O Modelo de Comportamento dos Consumidores Verdes Portugueses - uma análise critica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Louvor com Distinção
2005
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Marketing
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"O Modelo de Comportamento dos Consumidores "verdes" Portugueses: uma Análise Crítica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1994 - 1996/07/22
Concluído
Ciências Empresariais (Mestrado)
Especialização em Gestão Estratégica e do Desenvolvimento Empresarial
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal
"Utilização de Critério de Uso e de Sinalização para uma Estratégia de Diferenciação (aplicação a um caso real)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1983 - 1991
Concluído
Economia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra - Faculdade de Economia, Portugal
doze valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

1991/03/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Cargos e Funções

2010/10 - 2019/01/15 Director da Unidade de Investigação
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2017 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2016 - 2018 Diretor ou presidente da unidade orgânica
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2013 - 2016 Diretor ou presidente da unidade orgânica
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2009/02 - 2010/10 Director da ESTG
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2022/04 S4Agro – Soluções Sustentáveis para o Setor Agroindustrial
46425
COMPETE-Portugal 2020
2019 - 2021/12 FRONTEIRA2020 - Territórios Inclusivos en la Frontera España Portugal
INTERREG – POCTEP, 0583_FRONTEIRA2020_3_E
Interreg Europe
2019 - 2021/12 NeuroQualyfam - Enfermedades Neurodegenerativas y Calidad de Vida Familiar
INTERREG – POCTEP, 0541_NEURO_QUALYFAM_6_E
Interreg Europe
2017 - 2021/04 Valor Jarmelista
PDR2020-101-030749
European Commission
2017 - 2019/04 Ordo Christi - Património Artístico da Ordem de Cristo entre o Zêzere e o Tejo (sec. XV e XVI)
02/SAICT/2016, project nº 023684
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

COMPETE-Portugal 2020
2017 - 2019/04 Promoção e Valorização do Azeite de Montanha
CENTRO-01-0246-FEDER-00004, project nº 6758
European Commission
2017 - 2018/12 ON_INCLUSIVENTREPENEUR - Emprendimiento inclusivo: Inclusive entrepreneurship: opportunity and business at cross-border level
INTERREG – POCTEP, projectº 580
European Commission
2017 - 2018/12 Magnet
574253-EPP-1-2016-1-DE-EPPKA2-CBHE-JP
European Commission
2016 - 2018/10 +Agro
04/SIAC/2009, project nº 6159
European Commission
2016 - 2018/04 Poli Entrepreneurship Innovation Network (PIN),
Aviso 03/SIAC/2015, project nº 16177
European Commission
2016 - 2018/03 ECBeiras
CENTRO-02-0651-FEDER-000029
European Commission
2013 - 2015/03 UDI - Research Unit for Inland Development
CENTRO–07–CT62–FEDER–005026
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
2013 - 2014/12 UDI - Research Unit for Inland Development
OE/EGE/UI4056/2014
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
2011 - 2013/12 UDI- Research Unit for Inland Development
OE/EGE/UI4056/2011
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
2009 - 2013/06 Agritraining
03/SIAC/2009
European Commission
2005 - 2007/11 BIINOVA – Promoção e incentivo do Empreendedorismo em meio académico e empresarial (Promotion and motivation for entrepreneurship in academic and business context) – national and international (PRO-Enterprise – Promoting Entrepreneur Spirit in Europe, wit
2004/EQUAL/A2/EE/110-BBINOVA
European Commission
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Paiva, Teresa. "Uma estratégia de marketing territorial como base para a promoção do património religioso". Trabalho apresentado em XXIX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 2019.
    Publicado
  2. Alves, Catarina; Felgueira, Teresa & Paiva, Teresa; Paiva, Teresa. "Autoavaliação das IES pelo HEInnovate: O Caso IPG". Trabalho apresentado em 8ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo, Salamanca, 2018.
    Publicado
  3. Paiva, Teresa. "Entrepreneurship education - a case of creativeness and entrepreneurship empowerment". 2017.
  4. Paiva, Teresa; Gaspar, P. D.; Felizardo, J.; Domingues, D.; Almeida, Celestino; Pereira, C.D.; Almeida, R.. "Estratégia formativa para o sector agroindustrial". 2013.
Artigo em revista
  1. Paiva, Teresa. "Polytechnic to Business Project". Technology Transfer and Entrepreneurship (2019):
    10.2174/2213809906666190102115023
  2. Yurrebasco, Amaia; Picado, Eva; Paiva, Teresa; & Iglesias, J.L.. "Percepción y autopercepción de los estereotipos de género en estudiantes universitarios de la región de Valparaíso a través de la publicidad". Revista Egitania Sciencia 1 23 (2018): 173-181.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Paiva, Teresa. "TERRITORIAL INTENSIVE PRODUCTS AS PROMOTERS OF REGIONAL TOURISM. THE CASE STUDY OF DOURO SKINCARE". HOLOS (2018): https://doi.org/10.15628/holos.2018.5243.
    10.15628/holos.2018.5243
  4. Paiva, Teresa. "Jarmelo Value – a pilot study of livestock production and territorial eco valorisation". Journal of Biotechnology (2018):
    https://doi.org/10.1016/j.jbiotec.2018.06.132
  5. Paiva, Teresa. "Senior Entrepreneurship and Qualified Senior Unemployment – the case of the Portuguese northern region". Journal of Small Business and Enterprise Development (2018):
    https://doi.org/10.1108/JSBED-01-2018-0006
  6. Paiva, Teresa. "Entrepreneurship education – how to promote creativeness and empowerment". Journal Advances in High Education (2018):
  7. Figueiredo, Elisa & Paiva, Teresa. "O papel da gestão de recursos humanos na gestão do conhecimento – os casos da análise e descrição de funções, recrutamento e seleção e acolhimento". Revista Egitania Sciencia 1 22 (2018): 7-17.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Figueiredo, E.; Paiva, T.. "Senior entrepreneurship and qualified senior unemployment: The case of the Portuguese Northern region". Journal of Small Business and Enterprise Development (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85053250740&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JSBED-01-2018-0006
  9. Paiva, Teresa. "New Approach to Entrepreneurship Education in Primary Schools: The BGENTL". TOJET: The Turkish Online Journal of Educational Technology - – December 2017, Special Issue for INTE 2017 (2017): http://www.tojet.net/special/2017_12_2.pdf.
  10. Teresa Maria Dias Paiva; Vânea Garcia. "ECO2SEIA – LOW CARBON GREEN LABEL PRODUCTS: A GREEN MARKETING STUDY CASE". HOLOS 8 (2017): 241-241. https://doi.org/10.15628%2Fholos.2016.4451.
    10.15628/holos.2016.4451
  11. Paiva, T.; Tracana, R.; Tadeu, P.. "The importance of EE (Environmental education) in LLE (lifelong education)". Turkish Online Journal of Educational Technology 2016 DecemberSp (2016): 906-911. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85006977233&partnerID=MN8TOARS.
  12. Paiva, T.; Domingues, C.; de Andrade, L.P.; Teresa Paiva; Cláudia Domingues; Luis P. Andrade. "Innovation and knowledge transference in a cluster user-driven innovation perspective - the Inovcluster experience". International Journal of Food Studies 5 1 (2016): 54-60. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84991058675&partnerID=MN8TOARS.
    10.7455/ijfs/5.1.2016.a5
  13. Paiva, Teresa Maria DIas de. "Training requirements for agro-food industry in Portugal". International Journal of Food Studies 4 1 (2015): 12-28.
    Publicado • 10.7455/ijfs/4.1.2015.a2
  14. Paiva, Teresa. "Produz@ideia– An approach project to develop entrepreneurship in primary schools". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2015):
    0.1016/j.sbspro.2015.01.854
  15. Paiva, T.; Tadeu, P.. "A creative and entrepreneurship project promotion of primary schools and high education". Turkish Online Journal of Educational Technology 2015 (2015): 6-9. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84957596139&partnerID=MN8TOARS.
  16. Paiva, Teresa. "Gamentship – an innovative project to improve entrepreneurship competences". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2015):
    10.1016/j.sbspro.2015.01.844
  17. Paiva, Teresa. "Entrepreneurship education in Portugal - considerations on the topic and its development environment". Holos (2014):
    10.15628/holos.2014.2587
  18. Paiva, Teresa. "An Account of the Progression Model for Initial Teacher Education in ESECD". Egitania Sciencia (2013):
  19. Paiva, Teresa. "Local and Territorial Governance – a case study of Guarda city". DRd – Desenvolvimento Regional em Debate (2012):
  20. Paiva, Teresa. "Sistema de Governance Territorial Local: Caso de Estudo da Cidade da Guarda". DRd – Desenvolvimento Regional em Debate (2012):
Capítulo de livro
  1. Paiva, Teresa; Paiva, Teresa; Yuberrasco, Amaia; Tadeu, Pedro; Alves, Leopoldina, & Figueiredo, Elisa. "Impact assessment of learning perceptions and competencies development". In Global Considerations in Entrepreneurship in Education and Training. 2019.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-7675-4
  2. Paiva, Teresa; Paiva, Teresa; Alves, Leopoldina; & Sampaio, Jorge Humberto. "Poliempreende project - a validated methodology for Entrepreneurship Education in HEI". In Global Considerations in Entrepreneurship in Education and Training, editado por Luisa Carvalho and Ana Daniel. 2019.
    Publicado
  3. Mónico, Lisete; Sousa, Liliana B.; Cebola, Marisa; Proença, Sara; Paiva, Teresa; Parreira, Pedro. "Motivações, oportunidades e incentivos para empreender, autoeficácia e potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico português". In Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação, editado por Parreira, Pedro; Alves, Leopoldina; Mónica, Lisete; Sampaio, Jorge Humberto; and Paiva, Teresa. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda, 2018.
    Publicado
  4. Paiva, Teresa; Carvalho, Luisa; Soutinho, Cristina; Leal, Sérgio. "Product Innovation as territory sustainable added value - the case study of Douro Skincare". Portugal: Entrepreneurial, Innovative and Sustainable Ecosystems, 2018.
  5. Alves, Catarina; Felgueira, Teresa; & Paiva, Teresa. "Empreendedorismo na Europa: políticas, práticas e avaliação". In As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo, editado por Parreira, Pedro; Paiva, Teresa; Mónica, Lisete; Alves, Leopoldina; and Sampaio, Jorge Humberto. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda, 2018.
    Publicado
  6. Alves, Catarina; Felgueira, Teresa; & Paiva, Teresa. "HEInnovate: uma ferramenta de autoavaliação das instituições de Ensino Superior". In As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda, 2018.
    Publicado
  7. Paiva, Teresa; Alves, Leopoldina; & Sampaio, Jorge Humberto. "A Educação para o Empreendedorismo no Ensino Superior em Portugal e o Projeto PIN / Poliempreende". In Análise das Representações Sociais e do Impacto da Aquisição de Competências em Empreendedorismo nos Estudantes do Ensino Superior Politécnico, editado por Parreira, Pedro; Sampaio, Jorge Humberto; Mónica, Lisete; Paiva, Teresa; and Alves, Leopoldina. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda, 2018.
    Publicado
  8. Brandão, Carlos; Paiva, Teresa; & Saraiva, Helena. "A Europa e o Empreendedorismo". In Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda, 2018.
    Publicado
  9. Alves, Catarina; Felgueira, Teresa; & Paiva, Teresa. "Competências empreendedoras". In Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação, editado por Parreira, Pedro; Alves, Leopoldina; Mónica, Lisete; Sampaio, Jorge Humberto; and Paiva, Teresa. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda, 2018.
    Publicado
  10. Parreira, Pedro; Mónico, Lisete; Sousa, Liliana B.; Valente, Fernando; & Paiva, Teresa. "Estudos preditivos do potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico português". In Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação, editado por Parreira, Pedro; Alves, Leopoldina; Mónica, Lisete; Sampaio, Jorge Humberto; and Paiva, Teresa. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda, 2018.
    Publicado
  11. Paiva, Teresa; Alves, Leopoldina; Pato, Lúcia; Cruz, Carla; & Sampaio, Jorge Humberto. "O projeto Poliempreende e o projeto PIN". In As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo, editado por Parreira, Pedro; Paiva, Teresa; Mónica, Lisete; Alves, Leopoldina; and Sampaio, Jorge Humberto. Portugal, 2018.
    Publicado
  12. Yuberrasco, Amaia; Paiva, Teresa; Tadeu, Pedro; & Alves, Leopoldina. "Perceções da Aprendizagem: Processos e modelos de desenvolvimento de competências". In Análise das Representações Sociais e do Impacto da Aquisição de Competências em Empreendedorismo nos Estudantes do Ensino Superior Politécnico. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda, 2018.
    Publicado
  13. Yuberrasco, Amaia; Paiva, Teresa; & Figueiredo, Elisa. "Perceção do Impacto da Aprendizagem: O modelo de avaliação da aprendizagem de Donald Kirkpatrik". In Análise das Representações Sociais e do Impacto da Aquisição de Competências em Empreendedorismo nos Estudantes do Ensino Superior Politécnico, editado por Parreira, Pedro; Sampaio, Jorge Humberto; Mónica, Lisete; Paiva, Teresa; and Alves, Leopoldina. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda, 2018.
    Publicado
  14. Paiva, Teresa; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Paiva, Teresa; Tracana, Rosa. "The progression model for initial teacher education and how to foster creativity in the classroom". Alemanha: Lambert, 2015.
  15. Araújo, André; Paiva, Teresa; Ribeiro, Maximiano; Coutinho, Paula; Araujo, A.R.T.S.; Paiva, T.; Ribeiro, M.P.; Coutinho, P.. "Innovation in Thermalism: An Example in Beira Interior Region of Portugal". Portugal: Springer International Publishing Switzerland, 2015.
  16. Paiva, Teresa. "Grupos de Referência e Lideres de Opinião". 2013.
Edição de livro
  1. Paiva, Teresa. TrendsAcademy 10.11. 2011.
Entrada de dicionário
  1. Paiva, Teresa. "Design Thinking". In Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo, 2019.
    Publicado
  2. Paiva, Teresa. "Economia verde". In Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva, 2019.
    Publicado
  3. Paiva, Teresa; Soutinho, Cristina; Carvalho, Luísa; Leal, Sérgio & Paiva, Teresa. "Modelo de Negócio Sustentável". In Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo, 2019.
    Publicado
  4. Paiva, Teresa; Soutinho, Cristina; Carvalho, Luísa; Leal, Sérgio & Paiva, Teresa. "Empreendedorismo no Feminino". In Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva, 2019.
    Publicado
Livro
  1. Paiva, Teresa. As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo. Portugal. 2018.
  2. Paiva, Teresa. Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação. Portugal. 2018.
  3. Paiva, Teresa. Análise das Representações Sociais e do Impacto da Aquisição de Competências em Empreendedorismo nos Estudantes do Ensino Superior Politécnico. Portugal. 2018.
  4. Paiva, Teresa. Marketing Verde. 2011.

Outros

Outra produção
  1. Paiva, Teresa; Tadeu, Pedro. 2017. New Approach to Entrepreneurship Education in Primary Schools: The BGENTL. The European Union is promoting for more than 3 decades the entrepreneurship education in Europe, for all levels of education. One of the main goals is to strengthen the perspective of lifelong learning of the entrepreneurship education. So, the majority of the European countries are in a process of educational reform and are embedding this type of educational offering. Several methodologies are p. http://hdl.handle.net/10314/3911.
  2. Paiva, Teresa Maria Dias; Garcia, Vânea; Paiva, Teresa. 2017. ECO2SEIA – LOW CARBON GREEN LABEL PRODUCTS: A GREEN MARKETING STUDY CASE. The importance of low carbon products has driven the Municipality of Seia, a small Portuguese town, to promote an eco-label for producers as a way to motivate this type of differentiation and as a means to distinguishing local products. Based on a literature review on sustainability, green marketing and environmental certification, this paper will address the way the community governance has desig. http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4451.
  3. Paiva, Teresa; Tadeu, Pedro. 2015. A creative and entrepreneurship project promotion of primary schools and high education. With the purpose of promoting creativity and entrepreneurship behavior in primary school children and connecting it to entrepreneurship work develop in a High Education Institute with undergraduate students, Produz@ideia arise has a project that makes the link between the two type of levels of education, proposing a multidisciplinary project in multi-level type of education. This project was imple. http://hdl.handle.net/10314/2345.
  4. Paiva, Teresa; Tadeu, Pedro. 2015. Gamentship – An Innovative Project to Improve Entrepreneurship Competences. Playing games it's an activity that belongs to earlier civilizations and still continues nowadays in schools and outside the environment of classroom. All studies focus on the importance of playing no matter the age, no matter the subject. In spite of the new technologies arrival and the electronic games, board games still continue to play an important role in the developing of the human being. Pl. http://hdl.handle.net/10314/3193.
  5. Paiva, Teresa; Tadeu, Pedro. 2014. Produz@ideia– An approach project to develop entrepreneurship in primmary schools.. The greatest barriers to entrepreneurship are the fear of risk and poor entrepreneurial culture of the population. These factors are clearly identified in Portugal, in particular, due to cultural characteristics, because the fear of failure that typically an entrepreneur has to pass is a strong barrier difficult to be overcome. Also being an entrepreneur is socially very penalized, which is not th. http://hdl.handle.net/10314/3192.
Atividades

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1991 - Atual Ordem dos Economistas