Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- FILIPA ISABEL BARRETO DE SEABRA BORGES
Nomes de citação
- Seabra, Filipa
- Barreto de Seabra, Filipa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 991A-6004-246D
- ORCID iD
- 0000-0003-1690-9502
- Google Scholar ID
- YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- AAT-5887-2020
- Scopus Author Id
- 57210809988
Endereços de correio eletrónico
- fseabra@uab.pt (Profissional)
Websites
- http://www.univ-ab.pt/departamentos/DEED/detaildocente.php?doc=109 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/06/16
Concluído
|
Agregação em Educação e Ensino a Distância / Accreditation for Full Professor in the Field of Education and Distance Learning
(Título de Agregado)
Especialização em subárea de Currículo, Comunicação e Tecnologia Educativa
Universidade Aberta, Portugal
"Políticas Curriculares no contexto da globalização: o caso da Avaliação Externa das Escolas em Portugal
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade / Approved unanimously |
2023/04/17 - 2023/06/09
Concluído
|
Microcredencial - Supervisão da Investigação Pós-graduada (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
19 valores |
2022/10/10 - 2022/11/13
Concluído
|
Learning Analytics for Teachers (Outros)
Fernfachhochschule Schweiz, Suiça
|
|
2021/11/08 - 2021/12/12
Concluído
|
Avaliação Digital das Aprendizagens (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
20 valores |
2007 - 2010
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Educação, na área do Desenvolvimento Curricular/ PhD in Educational Science in the area of Curriculum
Development (Doutoramento)
Especialização em Desenvolvimento Curricular / Curricular development
Universidade do Minho, Portugal
"Ensino básico: repercussões da organização curricular por competências na estruturação das aprendizagens escolares e nas
políticas curriculares de avaliação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unânimidade / Approved unanimously (maximum classification) |
2004 - 2007/04/23
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação/Orientação Educativa/Educação Sexual / Master in Education Sciences/Educational Guidance/Sexual
Education (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
"Gravidez e Maternidade na Adolescência: Estudo qualitativo das concepções e vivências subjectivas da maternidade em adolescentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 / Muito Bom |
1999 - 2004
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde/ BsC in Psychology (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal | ||
2011/01/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2007/07/31 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2007/11 - 2010/12 | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2007/04 - 2010/07 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/02/22 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2012/09/01 - 2024/02/27 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2010/09/01 - 2012/09/01 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2008/09/01 - 2010/07 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/02 - Atual | Director de Unidade Orgânica | Universidade Aberta, Portugal |
2024/01/09 - Atual | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2021/09/14 - 2024/09/01 | Coordinator of the Master in Pedagogical Suprvision / Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2021/09/01 - 2023/06/23 | Member of the Scientific Council / Elemento do Conselho Científico | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2019/09/02 - 2020/11/09 | Coordinator of the Master in Pedagogical Suprvision / Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | ||
2017/10/16 - 2018/05/14 | Deputy Coordinator of the Master in Pedagogical Supervision / Vice-Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2015/06/01 - 2018/05/14 | Effectice member of the Pedagogical Council / Membro efetivo do Conselho Pedagógico | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2014/09/01 - 2018/05/14 | Coordinator of the Post-graduate degree in Social Education / Coordenadora da Pós-Graduação em Educação Social | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2012/11/30 - 2017/11/07 | Deputy Coordinator of the 1st Cycle degree in Education / Vice-Coordenadora da Licenciatura em Educação | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2010/01/01 - 2010/07/31 | Coordenadora da Licenciatura em Educação Social Coordinator of the Bachelor's degree in Social Education | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/10/01 - 2009/12/31 | Coordenadora dos Mestrados em Supervisão e Coordenação da Educação e Administração e Gestão da Educação, em colaboração com a Professora Doutora Isabel Freitas. | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/01/01 - 2023 | Deputy Director da European Journal of Curriculum Studies | EACS - European Association of Curriculum Studies, Portugal |
2012/02/01 - 2023 | Vice-Presidente da European Association of Curriculum Studies | EACS - European Association of Curriculum Studies, Portugal |
2011/09/01 - 2013/07/01 | Perita Externa à Inspeção Geral de Educação e Ciência - Avaliadora Externa de Escolas. No âmbito destas funções, realizei a avaliação Externa de 16 escolas ou agrupamentos. | Inspeção Geral de Educação e Ciência, Portugal |
2007/04/01 - 2009/12/31 | Bolseira de Doutoramento PhD Fellow | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2005/10/01 - 2007/03/31 | Bolseira de Investigação Fellow Student | Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal |
2004/10/01 - 2005/07/31 | Psicóloga Psychologist | Psicovita, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007/07/01 - 2010/07/02 | Basic Education: Repercussions of the Organization Curriculum by Structuring Competencies of School Learning and Policies
Assessment Curricula /Ensino básico: repercussões da organização curricular por competências na estruturação das aprendizagens
escolares e nas políticas curriculares de avaliação
Bolsa SFRH/ BD/ 31885/ 2006
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03 - 2026 | UNESCO Chair - "A city that educates and transforms"
Universidade Aberta, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Em curso
|
2024/09/01 - 2025/08/31 | Aqui me encontro e confundo com gente de todo o mundo, que a todo o mundo pertence | Here I find myself in a mix with people
from all over the world, that belongs to everyone
2023.10269.S4P23
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2024/05/01 - 2025/04/30 | Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos DIGENDER2PALOP
DIGENDER2PALOP
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2021/03/30 - 2025/03/28 | (Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
/ (Re)Search for Career: Distance career intervention, employability and social equity in the access to the labour market
PTDC/CED-EDG/0122/2020
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021/03/29 - 2024/03/28 | (Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/10/01 - 2022/09/30 | Mechanisms for change in schools and inspection. A study on the 3rd cycle of External Evaluation of Schools in Non-Higher
Education, in Portugal (MAEE) / Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa
de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/03/01 - 2015/07/31 | Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools / Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas
do Ensino não Superior
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 1661 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/09/02 - 2008/04/30 | The construction of musical and professional identities of young Portuguese people through the Bandas Filarmónicas – a cultural
perspective / A Construção da Identidade Musical e Profissional de Jovens Portugueses Através das Bandas Filarmónicas ¿ Uma
perspectiva cultural
Bolseiro de Investigação
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/12 - Atual | Projeto Happy Schools Portugal / Happy Schools Portugal Project
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2015/01/01 - Atual | Observatory of Professional and Life Paths of Open University Graduates / Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida
dos Diplomados da Universidade Aberta
Universidade Aberta, Portugal
|
Em curso
|
2024/10/14 - 2027/10/13 | ORBIT - Religious Identity, Bullying and Wellbeing at School: A Transnational Collaboration
Investigador
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica
|
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
|
2007/11/19 - 2010/11/30 | Music and Drama in the 1st Cycle of Basic Education - the Case of the Autonomous Region of Madeira / Música e Drama no 1º
ciclo do Ensino Básico - o caso da Região autónoma da Madeira
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Universidade do Porto, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Propriedade Intelectual
Registo de direitos de autor |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/15 | Mapeando o(s) Futuro(s) da Educação: Uma Tabela Periódica de Competências para o Século XXI | XVII Congresso da SPCE: Educação, Liberdade e Democracia
FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2024/11/11 | Career development support among university students with special educational needs | ICERI 2024. 17th annual International Conference of Education, Research and Innovation
IATED (Sevilha, Espanha)
|
2024/11/11 | The role of motivation in a distance career intervention with higher education students | ICERI 2024. 17th annual International Conference of Education, Research and Innovation
IATED (Sevilha, Espanha)
|
2024/11 | Avaliação da maleabilidade dos recursos de carreira: Impacto de uma intervenção de carreira a distância com estudantes universitários | V Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/10/18 | Educação inclusiva no ensino superior: Diversidade de perfis de recursos de carreira | Seminário Híbrido - Recursos de Carreira e Empregabilidade no Ensino Superior: Diversidade e Intervenção em Contextos Dinâmicos
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/10/18 | Programa Boost for Career: Efeitos da intervenção a distância nos recursos de carreira de estudantes universitários | Seminário Híbrido - Recursos de Carreira e Empregabilidade no Ensino Superior: Diversidade e Intervenção em Contextos Dinâmicos
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/10/18 | Aplicação do B4C em blended learning: Relação com a motivação e os recursos de carreira | Seminário Híbrido - Recursos de Carreira e Empregabilidade no Ensino Superior: Diversidade e Intervenção em Contextos Dinâmicos
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/07/24 | Shaping 21st Century Skills: Towards Sustainable Curriculum Development Through Pedagogical Supervision | XVIII World Congress of Comparative Education Societies. Fostering inclusive Ecologies of knowledge: Education for equitable
and sustainable futures
Cornell University (Ithaca, Estados Unidos)
|
2020/03/07 | Relatórios AEE 3.º Ciclo: Pontos Fortes e Áreas de Melhoria | II Seminário MAEE – Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2011 | Desenvolvimento Curricular por Competências no Ensino Básico Português | IV Conferência Internacional de Estudos Curriculares
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/04/17 - 2027 | AUTOAVALIAÇÃO E GARANTIA DE QUALIDADE NO SUBSISTEMA DE ENSINO SUPERIOR ANGOLANO
Orientador de Paulo Cordeiro Leite
|
Doutoramento em Ciências da Educação, ramo de Desenvolvimento Curricular |
2024/01/26 - 2025/01/26 | O Projeto COOPERA numa escola secundária: a perspetiva dos professores
Orientador de Eunice Nogueira Albuquerque
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/01/03 - 2024/10/28 | Supervisão entre pares: efeitos na relação professor-aluno
Coorientador de Oriana Roque Garcia Peseiro
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/01/31 - 2024/06/13 | Mapeando o(s) Futuro(s) da Educação: Uma Tabela Periódica de Competências para o Século XXI
Orientador de Irina Romina Gomes Borges
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/02/15 - 2024/05/15 | Avaliação Externa de Escolas do interior de Portugal: perspetivas e entraves à melhoria
Orientador de Paula Martins
|
Mestrado em supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/02/02 - 2024/05/15 | Práticas colaborativas de ensino e aprendizagem: perspetivas de professores de primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico.
Um estudo de caso
Coorientador de Isabel Saraiva
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/01/06 - 2024/04/06 | Formação inicial de professores de Inglês de 3.º Ciclo e Secundário: compreender o presente, perspetivar o futuro
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/01/06 - 2024/04/02 | O contributo da Supervisão Pedagógica para o Desenvolvimento Profissional dos(as) Docentes do 1.º CEB das(de)Escolas com Currículo
Português em Angola
Orientador de Carolina Sotomaior Pereira
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022 - 2024/01/16 | O Ensino da Música mediado por tecnologias nos Conservatórios das Regiões Autónomas Portuguesas – antes e depois de março
de 2020
Orientador de Rui Miguel de Assunção Rodrigues
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022 - 2024/01/09 | O lugar do Perfil do Aluno no contexto do Ensino Secundário-Leituras da Avaliação Externa das Escolas e dos Documentos Internos
Orientador de Maria Helena das Dores Amado Ganilho Álvaro
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022 - 2024/01 | Formação docente: a linha tênue entre prática pedagógica e aprendizagem
Orientador
|
Pós Doutoramento em Educação a Distância e E-Learning (Outra)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022/12/01 - 2023/06/30 | A Formação de Professores: A experiência do projeto Trilhas para o futuro educador
Orientador
|
Pós-Doutoramento em Educação (Outra)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/09/01 - 2022/09/30 | Verão com Ciência da FCT. Edital VC22-LEAD-BII-5-ReSearch
Orientador
|
bolsa de iniciação à investigação, ao abrigo do programa Verão com Ciência da FCT. Edital VC22-LEAD-BII-5-ReSearch (Iniciação científica)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 - 2022/09/26 | Supervisão pedagógica: contributos para a sua análise no contexto da formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino
básico e educadores de infância
Orientador de Paulo Jorge Natal dos Santos Viana
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/02/15 - 2022/07/08 | Gestão Curricular e Promoção do Sucesso Escolar: Um estudo de caso
Orientador de Maria Isabel Guerreiro Catarino
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/09/01 - 2022/05/06 | Abordagem por Competências no Ensino Técnico e na Formação Profissional em Cabo Verde: Uma Visão Sistémica de Gestores, Professores
e Empregadores
Orientador de Benvindo de Jesus Rocha
|
Doutoramento em Educação, especialidade em Liderança Educacional (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2022/05/06 | Abordagem por Competências no Ensino Técnico e na Formação Profissional em Cabo Verde: Uma Visão Sistémica de Gestores, Professores
e Empregadores
Orientador de Benvindo de Jesus Rocha
|
Doutoramento em Educação, na Especialidade de Liderança Educacional (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/03/01 - 2021/12/22 | Projeto educativo da escola secundária Pedro Corsino de Azevedo – Tarrafal de São Nicolau: contributos para a sua elaboração
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019/11 - 2021/06/16 | A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira
Orientador de Osvaldo Filipe da Silva Moreira
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2021/05/25 | Centros Escolares e Supervisão Colaborativa. Perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria
das práticas pedagógicas
Orientador de Helena Maria Cerqueira Gonçalves Miranda
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2021/04/20 | A Avaliação Externa de Escolas e o seu Impacto nas Práticas de Liderança num Agrupamento de Escolas: Estudo de Caso.
Orientador de Ana Maria Fernandes Silva Tavares
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2021/01/15 | A formação inicial e contínua de professores do 2º ciclo do ensino básico e a gestão curricular pelos professores do ensino
regular do atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidade.
Coorientador de Helena Natália Pereira Inês
|
Doutoramento em Ciências da Educação, na área do Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2020/03 | Gestão da Diversidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência: Valorização das tecnologias de informação e comunicação como
recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara
Orientador de Suzy de Abreu Costa
|
Doutoramento em Educação, Especialidade em Educação e Interculturalidade (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2019/06/19 | Administração e Gestão Educacional Prisional – Pilar para reabilitação e reinserção na sociedade: Estudo de caso
Orientador de João do Nascimento Júnior
|
Mestrado em Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2019/03/11 | Conceções sobre currículo na Educação Pré-Escolar
Orientador de Natércia da Conceição Monteiro Carrachás
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/03/22 - 2018/10/15 | A perceção dos professores do 1.º ciclo face à satisfação docente
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2017/07/18 | A perspetiva dos intervenientes da ação educativa face à indisciplina, no 3º ciclo, numa escola TEIP - O papel das lideranças.
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2017/07/18 | Projeto Fénix: O ano zero numa escola no Seixal
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2017 | História do Currículo: contornos do currículo de enfermagem geral desde o período pós guerra à actualidade (1992 - 2013) em
Moçambique
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2016/07/14 | Conceções e Práticas de Trabalho Colaborativo: Estudo de Caso com professores do 2.º ciclo e de apoio educativo de uma escola
da Região Autónoma dos Açores
Orientador de Sandra Maria Dias das Pedras
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2015/09/21 | A Modalidade Artística de Cordofones nas Escolas da Região Autónoma da Madeira: Um contributo para a educação pela arte
Orientador de Susana Janice Fernandes Alves Abrantes
|
Mestrado em Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2015/03/12 | O papel da supervisão na emergência de uma escola reflexiva: Um estudo de caso.
Orientador de Maria da Conceição Gomes Morais Farinha Neves
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2015 | Lideranças Curriculares Intermédias no Contexto da Avaliação Externa de Escolas em Portugal
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, na área do Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/01/25 - 2014/07/17 | Estilos e Perfis de Líderes Intermédios na Escola com Funções de Avaliação do Desempenho Docente
Coorientador de Luís Filipe Firmino Ricardo
|
Doutoramento em Educação
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2014/06/26 | A Dança no Contexto Educativo, um Espaço de Inclusão – Contributos da Modalidade Artística de Dança na Região Autónoma da
Madeira para o Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Educativas Especiais.
Orientador de Sónia Maria Sá de Gouveia
|
Mestrado em Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2014/02/26 | A Formação (Musical) no Movimento Associativo A Associação Musical da Pocariça
Orientador
|
Mestrado em Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2014/01/20 | Diretores de Curso: perspetivas e caracterização de um perfil – práticas de liderança curricular e pedagógica
Orientador de Ana Paula Castelão Figueira Carlos
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 - 2013/11/29 | Relação entre participação dos docentes, clima de escola e motivação docente: perspetivas de relatórios de avaliação externa
e de professores
Orientador
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2012 - 2013/04/16 | O PIT no 3.º Ciclo – que repercussões?.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2012/07/06 | A (Des)Motivação na Atividade Docente: Perspetivas de docentes do Ensino Secundário, das áreas disciplinares de Matemática
e Educação Física
Orientador
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 - 2012/01/03 | O Perfil do Director - Competências valorizadas pelos professores e Directores de escolas do Ensino Básico relativamente ao
papel do Director
Orientador
|
Mestrado em Gestão e Administração da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 - 2011/12/18 | Satisfação e Motivação: Um estudo exploratório em professores do 1º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 - 2011/05/27 | Caminho de Santiago – contributos de uma experiência extracurricular no ensino secundário.
Orientador
|
Mestrado em Gestão e Administração da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 - 2011/05/06 | A relação família-escola num contexto de supervisão.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2009 - 2011/05/06 | O Professor e o Currículo: O caso das Ciências Físicas e Naturais no 3º ciclo.
Coorientador
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2009 - 2011/05/06 | A Supervisão Pedagógica num Jardim-Escola João de Deus, com ênfase para processos Colaborativos e de Auto-supervisão - Estudo
de Caso.
Coorientador
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2009 - 2011/03/11 | Avaliação das Ofertas Curriculares Alternativas (PCA, CEF, PIEF/CEF e EFA), implementadas numa escola básica do 2º e 3º ciclo.
Orientador
|
Mestrado em Gestão e Administração da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 - 2011 | Professores do 1º Ciclo do Ensino básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 - 2011 | O Percurso da Gestão de uma Escola Pública em Portugal no Caminho para a Autonomia
Orientador
|
Mestrado em Gestão e Administração da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 - 2011 | As competências do director nas escolas particulares: concepções dos docentes e directores
Orientador
|
Mestrado em Gestão e Administração da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 - 2010 | A participação dos docentes na concepção e gestão do Projecto Curricular de Turma no 3.º ciclo do ensino básico – Estudo exploratório.
Coorientador
|
Mestrado em Gestão e Administração da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/03/26 - Atual | Organizadora da Conferência “Caminhos Investigativos sobre qualidade social em Educação”, integrada no ciclo de conferências
Caminhos da Educação, da responsabilidade conjunta do LE@D e do DEED, Universidade Aberta. 26/03/2024. Conferencista: Professora
Regiane Bertagna, UNESP/Rio Claro, Brasil. https://lead.uab.pt/17381-2/ (2024/03/26)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta, Portugal Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022/03/26 - Atual | Elemento da comissão científica do V Seminário MAEE/III Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção,
Universidade de Coimbra, 26 de março de 2022. https://projetomaee.com/seminarios/ (2022/03/26)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/03/26 - Atual | Elemento da comissão organizadora do V Seminário MAEE/III Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção,
Universidade de Coimbra, 26 de março de 2022. https://projetomaee.com/seminarios/ (2022/03/26)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020 - Atual | Elemento da Comissão Organizadora do II Seminário do MAEE. Coimbra, Universidade de Coimbra. 07/03/2020 (2020/03/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2024/12/02 - 2024/12/07 | Elemento da Comissão Organizadora do VIII Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA), VI Simpósio Internacional de
Educação a Distância (SIEaD), I Seminário Internacional do PROFEI (SIROFEI), 2 a 7 de dezembro de 2024. Brasil. https://cpides.com.br/portal/index.php/inicio (2024/12/02)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Presidente Prudente, Brasil |
2024/11/14 - 2024/11/16 | Elemento da Comissão Científica do XVII Congresso da SPCE: Educação, liberdade e democracia. 14-16 de novembro de 2024, Universidade
do Porto, Porto. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2024/inicio/ (2024/11/14)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto, Portugal |
2024/06/11 - 2024/06/18 | Coordenadora da comissão organizadora das VII Jornadas Online de Investigação em Supervisão Pedagógica, LE@D e DEED, Universidade
Aberta. https://elearning.uab.pt/course/view.php?id=18961 (2024/06/11)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta, Portugal |
2024/05/27 - 2024/05/29 | Elemento da comissão científica do V Congresso Internacional sobre Liderança e Melhoria da Educação (CILME). https://www.fpce.up.pt/cilme2024/
(2024/05/27)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2024/05/09 - 2024/05/10 | Elemento da comissão científica da XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação,
Challenges 2024 – Espaços e caminhos OnLife. 9 e 10 de maio de 2024. Universidade do Minho, Braga, Portugal. https://www.nonio.uminho.pt/challenges/organizacao/comissao-cientifica/ (2024/05/09)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2024/01/08 - 2024/01/13 | Elemento da comissão científica do Encontro A Boa Educação na Escola – Perspetivas, práticas e desafios, promovido pela SPCE.
8-13 de janeiro de 2024, online e na FPCE/Universidade do Porto. https://boaeducacaonaescola.eventqualia.net/pt/2023/inicio/organiza%C3%A7%C3%A3o/comissoes/ (2024/01/08)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2023/09/11 - 2023/09/13 | Elemento da comissão científica do IV Seminário Internacional CAFTe (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias digitais
em educação)/XIV EIFORPECS (Encontro Internacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado), 11, 12
e 13 de setembro de 2023, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. https://www.fpce.up.pt/cafte/4cafte/organizacao.html (2023/09/11)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2023/02/03 - 2023/02/04 | Elemento da comissão científica do VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE), 03 e 04 de fevereiro
de 2023. Porto, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP) e na Faculdade de Psicologia e de
Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). https://www.fpce.up.pt/viienjie/organizacao/ (2023/02/03)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/10/26 - 2022/10/27 | Elemento da comissão científica do XVI Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional - Centro Paula Souza, Online, 26 e
27 de outubro de 2022. http://www.simprofi.cps.sp.gov.br/ (2022/10/26)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
|
Centro Paula Souza, Brasil |
2022/09/23 - 2022/09/24 | Elemento da comissão científica do IV Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção, Braga, Universidade
do Minho, 23 e 24 de Setembro de 2022. (2022/09/23)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022/09/15 - 2022/09/17 | Elemento da comissão científica do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação E Cidades: Tempos,
Espaços, Atores e Culturas. Escola Superior de Educação (ESELx), Lisboa, 15 a 17 de setembro de 2022. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2022/inicio/ (2022/09/15)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/06/20 - 2022/06/22 | Elemento da comissão organizadora do IAACS 2022 – 7th Triennial Conference of the International Association for the Advancement
of Curriculum Studies/ 6th Portuguese-Afro-Brazilian Conference on Curriculum Studies. 20-22 de junho de 2022, Braga, Universidade
do Minho. https://www.iaacs2022conference.pt/ (2022/06/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022/06/20 - 2022/06/22 | Elemento da comissão científica do IAACS 2022 – 7th Triennial Conference of the International Association for the Advancement
of Curriculum Studies/ 6th Portuguese-Afro-Brazilian Conference on Curriculum Studies. 20-22 de junho de 2022, Braga, Universidade
do Minho. https://www.iaacs2022conference.pt/ (2022/06/20)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022/03/18 - 2022/03/19 | Elemento da comissão organizadora do MeetUP 2022 - 1.º Encontro de Investigadores do LE@D - Inovação e Ciência, Universidade
Aberta, 18 e 19 de março de 2022. https://eventos.uab.pt/meetup22/ (2022/03/18)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022/02/04 - 2022/02/05 | Elemento da comissão científica do VI ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, “Futuros da educação
– ciência cidadã e cocriação”. Leiria, Instituto Politécnico de Leiria, 4 e 5 de fevereiro de 2022. (2022/02/04)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/13 | Curriculum and digital technologies: A case study in an Ecuadorian higher education institution
Arguente principal
|
Marcos Israel Naranjo Flores (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/10/28 | Supervisão entre pares: efeitos na relação professor-aluno
Orientador
|
Oriana Garcia Peseiro (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/09/13 | O Perfil Profissional do Supervisor Pedagógico: Um estudo em escola pública de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Presidente do júri
|
Maria Aparecida Loreto Moreira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/07/22 | Supervisão colaborativa para a promoção da gestão flexível do currículo num contexto de formação contínua de professores
Arguente principal
|
Dora Sofia Ferreira de Jesus (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024/07/18 | Um Estudo Fenomenológico sobre a Observação de Aulas no Contexto de uma Escola de Português como Língua de Herança
Presidente do júri
|
Cláudia Neves da Costa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/07/01 | Práticas colaborativas interdisciplinares: um estudo de caso num agrupamento de escolas
Presidente do júri
|
Teresa Inês de Pinho Negrão (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/06/28 | O papel da supervisão colaborativa no contexto de implementação de um plano de inovação - da teoria à prática - um estudo
de caso
Presidente do júri
|
Maria Teresa Nogueira Lima de Andrade (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/06/26 | O Papel Supervisivo do Diretor de Curso no Ensino Profissional
Presidente do júri
|
Ana Cecília Inácio Sá Morais de Oliveira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/06/20 | Lógicas de ação docente e práticas de inovação pedagógica: perspetivas de docentes e alunos do agrupamento de escolas alfa
Arguente principal
|
Ana Sofia de Araújo Teixeira Dias (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2024/06/13 | Mapeando o(s) Futuro(s) da Educação: Uma Tabela Periódica de Competências para o Século XXI
Orientador
|
Irina Romina Gomes Borges (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/06/04 | Abordagem de conteúdos curriculares sistematizados como proposta pedagógica para o ensino médio
Arguente principal
|
Fernanda Siquini Valenciano (Doutoramento)
Universidade do Oeste Paulista, Brasil
|
2024/05/31 | Relação entre sucesso escolar e estratégias de desenvolvimento curricular na disciplina de Português
Presidente do júri
|
Sónia Teresa Simões da Costa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/04/10 | Articulação vertical entre o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, na disciplina de Matemática: modelos de supervisão percecionados
Presidente do júri
|
Rute Isabel dos Santos Cardoso Ramalho (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/03/06 | Conceções e práticas de feedback
Presidente do júri
|
Olímpio Olegário Mendes Tavares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/02/01 | O impacto da Supervisão Pedagógica na formação contínua de professores do ensino básico - Estudo de caso realizado em uma
escola de ensino fundamental I, no Senegal
Presidente do júri
|
Denise Afonso Sabino Santos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/01/16 | O Ensino da Música mediado por tecnologias nos Conservatórios das Regiões Autónomas Portuguesas - antes e depois de março
2020
Orientador
|
Rui Miguel de Assunção Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/01/08 | O lugar do Perfil do Aluno no contexto do Ensino Secundário - Leituras da Avaliação Externa das Escolas e dos Documentos Internos
Orientador
|
Maria Helena das Dores Amado Ganilho Álvaro (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/10/30 | O Trabalho Colaborativo Docente - estudo de caso realizado numa escola de Timor-Leste - CAFE
Presidente do júri
|
Sónia Maria Esteves dos Santos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/10/30 | Da Supervisão à Colaboração - Uma Comunidade de Prática Virtual
Presidente do júri
|
Sílvia Alexandra Lopes Serrano (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/07/18 | O Programa Erasmus+ no Ensino Regular: Uma possibilidade de rutura curricular?
Arguente principal
|
de Bárbara Alexandra Vasconcelos Pereira (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2023/07/14 | Ode à Pedagogia no Ensino Superior: A indagação da pedagogia ao serviço do desenvolvimento profissional docente
Presidente do júri
|
Amanda Helena Rodrigues Franco (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/07/11 | Scenario-based learning approach and social media to support high school students' learning
Arguente principal
|
Adebayo Ibukun Adebiyi (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/07/11 | Supervisão Pedagógica Entre Pares: Uma Abordagem Colaborativa para a Construção de uma Cultura de Escola Transformadora
Presidente do júri
|
Joana Isabel Ramos Rodrigues Moreira Ladeiro (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/06/06 | A implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular no Ensino Secundário: uma análise de um processo
Presidente do júri
|
Fernanda Isabel Duarte Pereira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/06/05 | Perceções e práticas de feedback no ensino e aprendizagem de Física e Química: estudo de caso num agrupamento de escolas
Presidente do júri
|
Manuel Diogo Rodrigues Cepeda Cordeiro (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/05/24 | A Supervisão Pedagógica na inovação pedagógica: O caso do Projeto Novas Rotas
Presidente do júri
|
Rui Pedro Santos Teixeira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/05/03 | Perfil de Ensino: Ponto de partida para o Desenvolvimento Profissional Docente no Ensino Superior
Presidente do júri
|
Catarina Faustino Moreira Albino (Mestrado) |
2023/05/02 | Supervisão pedagógica no contexto educativo nacional: perspetivas, sintomas e práticas
Presidente do júri
|
Daniel de Jesus Moreira Romeiro (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/04/21 | Contributos para uma compreensão da formação contínua em avaliação externa do desempenho docente: um estudo de caso
Presidente do júri
|
Eliane Moreira Marques (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/04/20 | A formação profissional nas autarquias: Perceção dos decisores/supervisores
Presidente do júri
|
Maria Carolina Vicente Ribeiro Germano (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/04/20 | A formação contínua como promotora do desenvolvimento profissional dos trabalhadores da AT: a supervisão e a evolução das
práticas pedagógicas
Presidente do júri
|
Fernanda Maria Andrade Lopes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/04/04 | Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico
de estudantes do ensino secundári
Presidente do júri
|
Maria de Fátima dos Santos Ferreira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/03/22 | Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas
seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão
Presidente do júri
|
Susana Clara Monteiro Oliveira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/03/07 | O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente: estudo de caso na Escola Secundária Eugénio Tavares
da ilha Brava - Cabo Verde
Presidente do júri
|
Sónia Patrícia Silva Cabral (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/10/03 | Os Estudos de Aula como Estratégia de Supervisão Colaborativa de Professores de Inglês
Presidente do júri
|
Carla Alberta de Oliveira Ferreira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/09/12 | O contributo das dinâmicas das práticas de ensino supervisionadas para a transformação das práticas docentes na escola: um
estudo na área metropolitana de Lisboa
Arguente principal
|
Maria Gabriela de Salis e Meireles (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/07/14 | Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em Supervisão Pedagógica em duas escolas de ensino regular
Presidente do júri
|
Clara Gonçalves Resende Bonaccorso (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/07/08 | Gestão Curricular e Promoção do Sucesso Escolar: Um Estudo de Caso
Orientador
|
Maria Isabel Guerreiro Catarino (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/06/06 | Abordagem por Competências no Ensino Técnico e na Formação Profissional em Cabo Verde: Uma Visão Sistémica de Gestores, Professores
e Empregadores
Orientador
|
Benvindo de Jesus Rocha (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/04/22 | A supervisão pedagógica, um contributo para a melhoria das práticas pedagógicas, na era digital
Presidente do júri
|
Emília da Silva Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/12/22 | Projeto educativo da escola secundária Pedro Corsino de Azevedo – Tarrafal de São Nicolau: contributos para a sua elaboração
Orientador
|
Isa Lima Fernandes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/12/20 | Avaliação Externa: Perceções das Lideranças de Escolas TEIP e não TEIP
Presidente do júri
|
Silvana Nunes Martinho Almeida Costa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/12/17 | O Internato de Anestesiologia em Portugal. Contributo do coordenador na supervisão das práticas pedagógicas
Presidente do júri
|
Paula Cristina Gonçalves Sousa Fernandes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/11/05 | (Re)Construção do currículo e empregabilidade no Brasil
Arguente principal
|
Geyza D’Ávila Arruda (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/11/03 | Perceções e Práticas da Supervisão Pedagógica: Um Estudo Realizado na Guiné Bissau
Presidente do júri
|
N’gome da Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/11/03 | Os efeitos do Programa "SABER MAIS" na formação de Professores de Química na Província de Benguela-Angola
Presidente do júri
|
Luís Fernando Severino das Neves (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/09/16 | Educação Aberta e em Rede: aprender a escola do futuro
Arguente principal
|
Elisabete Passos Barros (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/06/16 | A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira
Orientador
|
Osvaldo Filipe da Silva Moreira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/05/25 | Centros escolares e supervisão colaborativa: Perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria
das práticas pedagógicas
Orientador
|
Helena Maria Cerqueira Gonçalves Miranda (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/05/13 | Currículo do curso de Teologia numa Instituição de Ensino Superior do Estado do Ceará
Arguente principal
|
António Marcos Chagas (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/04/21 | Formação Docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetização
Presidente do júri
|
Ana Lúcia de Medeiros Couto Lima (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/04/21 | Formação Docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetização
Presidente do júri
|
Ana Lúcia de Medeiros Couto Lima (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/04/09 | Deliberação do Sistema Educacional Inclusivo: teoria e prática em uma perspectiva construcionista, contextualizada e significativa
Arguente principal
|
Ana Mayra Samuel da Silva Resende (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
|
2021/03/12 | Proposta Educativa de Aprendizagem-Serviço como Atividade Académica de Extensão no Curso Superior de Graduação em Pedagogia
da Faculdade de Ribeirão Preto-SP, Brasil
Presidente do júri
|
Renata Trivelato Felício Cenedesi (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/10/13 | Emancipação da Comunidade Surda Micaelense: A vez e a voz dos surdos
Vogal
|
Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira e Castro (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/09/30 | Gestão da Diversidade e Inclusão das Pessoas com Deficiências: As Tecnologias de Informação e Comunicação como Recurso Pedagógico
nas Escolas Municipais do Ensino Regular de Taquara
Orientador
|
Suzy de Abreu Costa (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/07/27 | Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas. Um estudo a partir dos documentos estruturantes de uma Escola Secundária
e de um Agrupamento de Escolas
Presidente do júri
|
Paula Cristina Curto Braçais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/06/26 | Supervisão colaborativa – Práticas profissionais e o papel das lideranças. Estudo de Caso
Presidente do júri
|
Conceição da Natividade Xavier de Oliveira (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2020/06/09 | Lideranças Intermédias e Práticas de Supervisão Pedagógica num Agrupamento de Escolas
Vogal
|
Maria da Glória Soares Lopes dos Santos (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2020/05/13 | Representações sobre a Função de Delegado de Disciplina do ensino secundário de São Tomé e Príncipe
Presidente do júri
|
António Joaquim Fernandes Ruas Coelho (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2019/12/11 | A Construção do Currículo Nacional no Brasil: das tendências políticas às perceções dos atores sobre o contexto de produção
Arguente principal
|
Adriana Corrêa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/11/14 | O papel do diretor na organização escolar: um estudo de caso em Angola
Arguente
|
Joaquim Jundo Magrinho Chihoco (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2018/01/19 | Informação e Comunicação em Educação Especial. A voz dos professores de escolas de referência para a educação de alunos com
cegueira e baixa visão
Arguente principal
|
João Manuel Andrade Castilho (Doutoramento) |
2018/01/08 | Implementação de Projetos de Autonomia: Entre Discursos e Práticas da Liderança Escolar
Vogal
|
Carla Patrícia Martins Gonçalves dos Santos (Doutoramento) |
2017 | Mapeando práticas pedagógicas em contextos de diversidade | Celestina Maria Gomes e Silva (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 | Estilos Educativos Parentais, Valores e Autoconceito de Adolescentes: Um estudo transcultural | Yara Rodrigues de la Iglesia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | O Envolvimento das Famílias no Processo de Ensino-Aprendizagem: Estudo de Caso na Escola Missionária de Santo Estêvão, Benguela | Eurico Piyali Pinto (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2017 | Avaliação do Desempenho Docente em Escolas de Formação de Professores | Angélica Nachiungue Marta Vidal (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2016 | Comunidade de Prática e Trabalho Docente: desafios e possibilidades | Eulália Soares Vieira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Indisciplina e violência em contexto educativo | Rodrigues Wapanga (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2016 | A participação da família na gestão escolar e no processo de ensino. Estudo de caso numa escola secundária de Benguela | José Candeeiro Sanuali (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2015 | O ensino de teatro de animação: contribuições para a construção de novos saberes e fazeres acerca da cultura de ensinar e aprender teatro | Nayde Solange Garcia Fonseca (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | A formação inicial de professores em Angola no contexto da reforma educativa: desafios e necessidades (Institutos Médios Normais de Educação em Benguela) | Sandra Marisa Nascimento Chimuco (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Fatores Escolares do Envolvimento dos Alunos na Escola. Um estudo com alunos adolescentes | Maria Fernanda da Conceição Malveiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | A brincadeira como promotora de desenvolvimento: Um estudo exploratório | Manuela João Santana Rosado (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | Efeitos da regulação emocional na satisfação profissional dos professores | Ana Daniela da Costa Fonseca (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária em Cabo Verde, Perceções dos agentes educativos | Alesandra Ramos Tomar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga, Portugal
|
2014 | A Perceção do Envolvimento Parental Escolar nas Perspetivas dos Pais e dos Filhos | Luísa Manuela Ferreira Leal (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Formação e Competências do Educador Social num Trabalho em Equipa na Área da Saúde. | Daniela Sousa Barbosa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Motivação versus Abandono Escolar. | Ana Maria Romão Pereira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Fazer aprender em História e em Geografia respeitando os níveis cognitivos dos alunos. | Daniela Cristina da Silva Moreira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Avaliação Formativa na Aula de História e Geografia. | Cristiana Marina Bento de Oliveira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Aprendizagem como Processo de Mudança de Comportamentos. | Marlene Jesus Castro Ricardo (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Trabalho colaborativo no âmbito do núcleo de estágio. | Sandra Sofia Mesquita dos Santos (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | A imagem aplicada ao ensino da História e da Geografia. | Carla Primavera Gonçalves Alves (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Recursos Educativos e Digitais: Investigação integrada nas práticas de ensino supervisionadas, na escola | Pedro José Gonçalves da Silva Cunha (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Percursos de Construção e Desenvolvimento Profissional Docente. | Filipe José Marques Cardoso Simões (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | A Indisciplina no ensino regular: Uma discussão integrada com as práticas de ensino supervisionadas. | Agostinho Seixas de Azevedo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Aprendizagem Profissional Docente e Investigação sobre a importância dos Qr Codes, através do m-Learning, em Contexto da Biblioteca Escolar | Rui Miguel Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | Prática Docente Supervisionada e Investigação Integrada Sobre o Papel das TIC na aprendizagem de alunos com Necessidades Educativas Especiais. | Joana Emília Moutinho da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 | Práticas Pedagógicas e Investigação Supervisionados em TIC (Relatório). | Luíz Felipe Correia de Barros (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 | Práticas de Desenvolvimento Profissional em Contexto Real (Relatório) | Thiago Ferreira Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 | Desenvolvimento de Competências Profissionais Docentes em Contexto Escolar (Relatório). | Rui Jorge Magalhães Rodrigues da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 | Reforma Curricular em Timor-Leste. Estudo exploratório sobre a disciplina de Ciências Físico-Naturais no Ensino Básico. | Maria Lourdes Cardoso (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Rankings das Escolas e Qualidade das Aprendizagens. Que relação? Um estudo exploratório no Ensino Privado. | Sandra Patrícia Moreira dos Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Horas Europeias: agentes, conteúdos e processos | Maria Jorge Figueiredo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 | A Supervisão Pedagógica num Jardim-Escola João de Deus, com ênfase para processos Colaborativos e de Auto-supervisão - Estudo de Caso | Helena Manuel da SIlva Marinho Maio (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | O Professor e o Currículo: O caso das Ciências Físicas e Naturais no 3º ciclo | Margarida Isabel Lopes Marcão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | A relação família-escola num contexto de supervisão. | Andreia Cláudia Azevedo da Silva Monteiro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | Caminho de Santiago – contributos de uma experiência extracurricular no ensino secundário | Ana Cristina Pereira da Rosa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | O Percurso da Gestão de uma Escola Pública em Portugal no Caminho para a Autonomia | Maria José Morais Capela Pires (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | Professores do 1º Ciclo do Ensino básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação | Vera Lúcia Ribeiro Paiva (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | As competências do diretor nas escolas particulares: conceções dos docentes e diretores | Maria da Graça Marques Dias Machado (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | Globalização e currículo: atores e processos. Um estudo exploratório na Guiné-Bissau. | Rui Manuel Ferreira da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | O abandono escolar no 3.º ciclo de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz – medidas implementadas na sua prevenção nos últimos cinco anos. | Adelino Mário Graça Matos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 | Análise do ensino de georafia, na 10.ª classe, em Moçambique, no âmbito do currículo e educação geográfica: uma abordagem centrada nas práticas de professores de Geografia em quatro escolas secundárias na cidade de Nampula | Alice Abdala Omar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | A participação dos docentes na concepção e gestão do Projecto Curricular de Turma no 3.º ciclo do ensino básico – Estudo exploratório | Joana Raquel Pinho Gonçalves Brandão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 | Avaliação das Ofertas Curriculares Alternativas (PCA, CEF, PIEF/CEF e EFA), implementadas numa escola básica do 2º e 3º ciclo | Alice Querido Figueiredo (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020 - Atual | do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Liberdade, Equidade e Emancipação | Porto |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Research on Preschool and Primary Education (3005-2629) | Luminescience |
2022 - Atual | Journal of Intelligence (2079-3200) | MDPI |
2022 - Atual | Frontiers in Education (2504-284X ) | Frontiers |
2022 - Atual | The Open Public Health Journal (1874-9445) | Bentham |
2019 - Atual | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) | Universidade do Minho |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Investigação em Supervisão Pedagógica | Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2015 - Atual | Co-coordenação da ação ALV "Supervisão Pedagógica na Avaliação do Desempenho Docente" CCPFC/ACC-83338/15 | Supervisão Pedagógica na Avaliação do Desempenho Docente (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2013 - Atual | Problemáticas Juvenis | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2012 - Atual | Problemáticas e Perspetivas de Intervenção na Infância | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2011 - Atual | Currículo: Teoria e Prática | Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2024/09/30 - 2025/02/17 | Problemáticas Juvenis | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2023/09/01 - 2024/07/27 | Dissertação (MSVP) | Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2024/03/04 - 2024/07/15 | Currículo: Teoria e Prática | Supervisão Pedagógica (Mestrado integrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2024/03/04 - 2024/07/15 | Investigação em Supervisão Pedagógica | Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2024/03/04 - 2024/06/09 | Problemáticas e Perspetivas de Intervenção na Infância | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2024/01/28 - 2024/05/25 | Metodologias Avançadas de Educação a Distância e eLearning II | Educação a Distância e E-Learning (Doutoramento) | Universidade Aberta, Portugal Universidade do Minho, Portugal |
2023/03/06 - 2023/09/23 | Problemáticas e Perspetivas de Intervenção na Infância | Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2022/09/01 - 2023/07/31 | Dissertação (MSVP) | Supervisão Pedagógica (Mestrado integrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2023/03/13 - 2023/07/17 | Investigação em Supervisão Pedagógica | Supervisão Pedagógica (Mestrado integrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2023/03/06 - 2023/07/17 | Currículo: Teoria e Prática | Supervisão Pedagógica (Mestrado integrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2023/03/06 - 2023/07/03 | Metodologias Avançadas de Educação a Distância e eLearning II | Educação a Distância e E-Learning (Doutoramento) | Universidade Aberta, Portugal Universidade do Minho, Portugal |
2022/10/04 - 2023/05/11 | Problemáticas Juvenis | Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2012 - 2021 | Seminário de Investigação Doutoral II | Doutoramento em Educação | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2014 - 2018 | Intervenção Educativa no Âmbito de Necessidades Educativas Especiais | Pós-Graduação em Educação Social (Pós-Graduação) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2016 - 2017 | Investigação Educacional | Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2015 - 2016 | População Sénior: Problemáticas e perspetivas de intervenção | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2013 - 2016 | Seminário Teorias e Modelos em Supervisão Pedagógica | Doutoramento em Educação (Doutoramento) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2013 - 2014 | Metodologias de Investigação | Mestrado em Administração e Gestão da Educação (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2012 - 2014 | Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Jovens | Pós-Graduação em Estudos Juvenis e Comunitários (Pós-Graduação) | Universidade Aberta, Portugal |
2012 - 2013 | Psicologia do Desenvolvimento II | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2012 - 2013 | Seminário de Investigação Doutoral I | Doutoramento em Educação (Doutoramento) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2010/09 - 2013 | Relações Interpessoais: Agentes, intencionalidades e contextos educativos | Mestrado em Administração e Gestão da Educação (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2011 - 2012 | Avaliação das Necessidades de Formação | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2011 - 2012 | Seminário de investigação | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2011 - 2012 | Psicologia do Desenvolvimento | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2011 - 2012 | Conceção de Projetos de Investigação | Mestrado em Arte e Educação (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/09 - 2012 | A Criança na Sociedade Contemporânea | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/09 - 2011 | Psicopedagogia de Grupos | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/09 - 2011 | Elementos do Desenvolvimento Curricular | Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2010 - 2011 | Ensinar e Aprender: Teorias e Práticas | Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Sociologia | Educação Social (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Estratégias de intervenção em contextos de risco | Educação Social (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Processos de Desenvolvimento e Aquisição de Competências | Educação Social (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia da Educação I | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia da Educação II | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Processos de Desenvolvimento e Aquisição de Competências | Mestrado em Psicologia, Especialização Psicologia da Educação e Orientação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Intervenção Psicossocial em Contextos de Risco (em co-docência) | Mestrado em Psicologia, Especialização Psicologia da Educação e Orientação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia Escolar e da Orientação: Acção e Intervenção (em co-docência) | Mestrado em Psicologia, Especialização Psicologia da Educação e Orientação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Formação Contínua e E-Learning (Em co-docência) | Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Metodologia de Investigação (Em co-docência) | Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Metodologia de Investigação (Em co-docência) | Mestrado em Gestão e Administração da Educação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2008/09 - 2010/07 | TIC e Gestão Escolar (Em co-docência) | TIC e Educação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Estratégias de Modalidades de Formação Contínua e Orientação Educativa | Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Planificação e Projecto Educativo | (Outros) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2011/04 - Atual | EACS (European Association on Curriculum Studies) | |
2010/05 - Atual | Ordem dos Psicólogos | |
2007/05 - Atual | Associação Portuguesa de Ciências da Educação |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/05/23 - Atual | Elemento da Comissão Científica do Seminário Nacional sobre Flexibilidade e Autonomia. Lisboa, Universidade Aberta, 23/05/2020.
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2016/09/27 - Atual | Elemento do Grupo de Trabalho para a Observação das Trajetórias de Inserção Socioprofissional dos Diplomados
Membro
|
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2020/07/16 - 2020/07/18 | Elemento da Comissão Científica do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Liberdade, Equidade e Emancipação.
16 a 18 de julho de 2020
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2016/09 - 2018 | Elemento do Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2012/10 - 2016 | • Elemento do Grupo de Trabalho para a Qualidade da Avaliação do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade
Aberta
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/06/09 - 2020/06/09 | Participação, na qualidade de arguente principal, do júri de qualificação de Mestrado da Licenciada Layza Karla Miliorini, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil), intitulada “A mediação na relação pedagogo e professor: a experiência de um programa de formação continuada”. |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/06/11 - 2024/06/11 | International Journal of Evaluation and Research in Education (e-ISSN: 2620-5440) | Institute of Advanced Engineering and Science (IAES) |
2024/02/28 - 2024/02/28 | Cadernos de Pesquisa (e-ISSN: 1980-5314) | Fundação Carlos Chagas |
Distinções
Prémio
2024 | Selo de Qualidade para o Ensino a Distância da Universidade Aberta (UAb)/ Seal of quality for Distance Learning of the UAb
Universidade Aberta, Portugal
|
2023 | Prémio de Incentivo à Investigação Científica / Scientific Research Incentive Award
Universidade Aberta, Portugal
|