Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Rui Penha
Nomes de citação
- Penha, Rui
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 991A-C13D-52F6
- ORCID iD
- 0000-0002-6071-7367
- AuthenticusID
- R-000-Q0D
- Google Scholar ID
- owe4i9kAAAAJ
Moradas
- Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Rua da Alegria, 503, 4000-045, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://ruipenha.pt (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Artes
- Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática - Telecomunicações
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007 - 2014
Concluído
|
Doctoral Program in Music (Doutoramento)
Especialização em Composition
Universidade de Aveiro, Portugal
"Modelos de Espacialização: Integração no Pensamento Composicional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
approved (maximum possible classification) |
2001 - 2006
Concluído
|
Music (Composition) (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Improvisação para 2 músicos e n computadores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17/20 (final dissertation: 20/20) |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/01/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2014/09/01 - 2020/12/31 | Investigador (Investigação) | Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
2010/09/01 - 2014/08/31 | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018/11/01 - 2023/03/31 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014/09 - 2018/10/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2011/09 - 2015/08 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2009/09 - 2015/08 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2012/09 - 2014/08 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2011/09 - 2012/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal |
2011/09 - 2012/02 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
2009/09 - 2011/07 | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2004/11 - 2009/07 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/10 - 2010/12 | Carreiras / Categorias Subsistentes | Casa da Música, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10/01 - Atual | Responsible for the Accreditation of RESONO - international joint master in Collaborative Music Creation & Performance (RCA, ESMAE, LMTA) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Artesis Plantijn Hogeschool Antwerpen Koninklijk Conservatorium Antwerpen, Bélgica (...) |
||
2022/10/03 - Atual | Sub-Director of the Doctoral Program in Artistic Creation (UA / IPP / IPL) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2022/04/13 - Atual | Vice-Presidente | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2022/01/19 - Atual | Member of the Scientific Council | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2021/08/01 - 2023/07/31 | Coordinator of the Master in Composition | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2015/09 - 2020/12/31 | Co-coordinator of the Sound and Music Computing Group | Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência, Portugal |
2014/09 - 2018/10/31 | Coordinator of the Sound and Music Computing Laboratory | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2013/09 - 2018/10/31 | Coordinator of the Specialisation in Interactive Music and Sound Design, Master em Multimedia | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2007/06 - 2010/12 | Founder and Curator of Digitópia - platform for the development of digital music communities | Casa da Música, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2025/12/31 | INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência INESC TEC
LA/P/0063/2020
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2023/05/01 - 2025/07/31 | New Interfaces for Musical Expression and Augmented Instruments
n/a
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Instituto Politécnico do Porto
Em curso
|
2019/10 - 2021/12/31 | Fostering innovation in musical performance research through the study and development of technologic interfaces
FBR_OC1_01_Univ_Aveiro
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Norges Teknisk Naturvitenskapeligt Universitet Humanistiske Fakultet, Noruega |
EEA Grants
Em curso
|
2018/11/26 - 2021/11/25 | Xperimus - Experimentation in music in Portuguese culture: History, contexts and practices in the 20th and 21st centuries
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020 - 2021 | Artistic project "Rancho Folclórico Experimental do Carvalhido"
C. M. Porto
Câmara Municipal do Porto, Portugal
|
Câmara Municipal do Porto
Concluído
|
2017/10 - 2020/09 | CHIC - Cooperative Holistic view on Internet and Content
POCI-01-0247-FEDER-024498
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
European Regional Development Fund Agência Nacional de Inovação SA Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | INESC TEC - INESC Technology and Science
UID/EEA/50014/2019
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015/07 - 2018/06 | TEC4Growth-FL FourEyes-Intelligence, Interaction, Immersion and Innovation for media industries
NORTE-01-0145-FEDER-000020
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência, Portugal
|
Comissao de Coordenacao e Desenvolvimento Regional do Norte
Em curso
|
2015 - 2016 | Bridging the gap between performers and the audience using networked smartphones
Projecto interno INESC TEC
Investigador responsável
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência, Portugal
|
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência
Concluído
|
2013/01 - 2015/07 | MAT - Media, Arts, and Technology
NORTE-07-0124-FEDER-000061
Investigador
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 472 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0472/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Artística / Interpretação
Composição musical |
|
Exposição artística |
|
Gravação vídeo |
|
Gravação áudio |
|
Programa de rádio / tv |
|
Projeto de som |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/10 | Artistic Research in Higher Music Education: Catalyst for a new relationship between music, education and society? (Invited Participation in Panel) | AEC Annual Congress and General Assembly 2023
AEC - Association Européenne des Conservatoires, Académies de Musique et Musikhochschulen (The Hague, Países Baixos)
|
2023/09/05 | The use of technology as an artistic means to create new musical instruments and improvisation | Bowed Electrons 2023
South African College of Music - University of Cape Town (Cape Town, África do Sul)
|
2023/07/08 | A criação e a Inteligência Artificial (Invited Participation in Panel) | Festival de Almada
Companhia de Teatro de Almada (Almada, Portugal)
|
2023/03/31 | Not even remotely dead cats: The Denmark performance | AEC European Platform for Artistic Research in Music (EPARM) 2023
Royal Danish Academy of Music (Copenhagen, Dinamarca)
|
2023/01/20 | uma peça apropriada | Olhar, Pensar, Sentir, Escutar: Jornadas de Práticas de Investigação em Artes
ESMAE (Porto, Portugal)
|
2022/09/23 | Sapere aude, mas com juizinho! | 1º Encontro do grupo de trabalho Cenografia e Espácio-materialidades das Artes Performativas
ESMAE (Porto, Portugal)
|
2022/07/09 | De Nascente a Poente: Música e Matemática - Tertúlia com João Nuno Tavares (FCUP / CMUP), Fausto Neves (DeCA, UA) e Rui Penha (ESMAE / CESEM) | De Nascente a Poente: Música e Matemática
Associação Nascente (Espinho, Portugal)
|
2022/06/22 | The not even remotely dead cats | ICLI 2022 - International Conference on Live Interfaces
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/20 | uma peça apropriada | Chiado, Carmo, Paris - Soirée chez lui, desassossego e apropriação
Maison du Portugal - André de Gouveia, Cité Internationale Universitaire de Paris (Paris, França)
|
2022/05/05 | A série de harmónicos como chave para a composição | Aulas Aberta
Conservatório de Música do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/04/15 | Keynote roundtable session with Paulo de Assis (Orpheus Institute), Sally Jane Norman (Victoria University of Wellington) and Rui Penha (ESMAE), moderated by John Rink (University of Cambridge) | Experimentation in and beyond music
Fundação Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2022/03/16 | uma peça apropriada | Chiado, Carmo, Paris - Soirée chez lui, desassossego e apropriação
Grémio Literário (Lisboa, Portugal)
|
2022/03/05 | Palestra pré-concerto sobre Dutilleux, Ligeti e Saunders | Casa da Música
(Porto, Portugal)
|
2021/11/03 | Mesa redonda @ Imagens do Real Imaginado: A escuta como rastreador | Imagens do Real Imaginado
ESMAD (Portugal)
|
2021/06/16 | O objecto e o sujeito na investigação artística (Keynote) | A Investigação Artística face ao Nada - Ciclo Internacional de Conferências
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Zoom, Portugal)
|
2021/05/21 | Roda de conversa - Música à escuta e desaprendizagens contemporâneas | EPRAE - 8º Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística
Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/05/05 | Diálogos da Teoria e da Prática da Música - Participação em Painel | Diálogos da Teoria
ESMAE - P.Porto (Porto, Portugal)
|
2021/03/25 | Scordator: A tool for stringed instrument players and composers | The 21st Century Guitar Conference
(Zoom, Portugal)
|
2021/01/23 | Mesa Redonda: Arquivo Sonoro em Portugal - Passado, Presente e Futuro | 23º Encontro de Engenharia de Áudio da AES-Portugal
AES-Portugal (Zoom, Portugal)
|
2020/11/20 | A arte para além do objecto e do sujeito (Keynote) | Encontro da SPIM
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Portugal)
|
2020/09/24 | Tecnologia para a educação, educação para a tecnologia (Keynote) | VII Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música
Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
|
2019/11/28 | Sense of Place and Migration: Embodiment, Cognition and Borders | LASER Nomad talks
Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/10/24 | Mesa Redonda #3 - Academia, Ciência, Arte e Tecnologia | index
GNRation (Braga, Portugal)
|
2019/04/08 | Instrumentos e Máquinas | A música dos instrumentos: experimentação e inovação na escrita do século XX-XXI
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/03/28 | Criação no Digital | Arte & Ecologia, Aulas Abertas
Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2019 | Pre-concert talk on Claude Vivier, Elliott Carter and Charles Ives |
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2018/12/15 | Inteligência Artificial e Arte | ocupa #3 - perspetiva sobre música eletrónica e arte digital em braga
GNRation (Braga, Portugal)
|
2018/11/09 | Knowledge Based Teaching: the role of Artistic Practice and Research as fundamental to Higher Music Education | AEC Annual Congress and General Assembly
University of Music and Performing Arts Graz (Graz, Áustria)
|
2018/10/12 | Sobre a realidade clarificada pela Arte - Lição inaugural do Programa Doutoral em Música |
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018 | Two artists point of view on conservation of technology-based works | NACCA - New Approaches in the Conservation of Contemporary Art - 3rd Winter School
Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto (Portugal)
|
2018 | Will Machinic Art Lay Beyond Our Ability to Understand It? |
Departamento de Engenharia Informática, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal)
|
2017 | A Criação Artística enquanto Criação de Conhecimento | Ciclo de Concertos e Conferênicas Momentum, Universidade de Aveiro
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2017 | Apresentação Pessoal | EVA - Festival de Vídeo e Artes Digitais
ESAD.cr (Portugal)
|
2017 | Apresentação Pessoal | Ciclo de Conversas Design+Multimédia, Universidade de Coimbra
(Portugal)
|
2017 | Um futuro para a arte do presente | Conferência anual: Acesso Aberto / Open Access
Acesso Cultura (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Sobre a realidade clarificada pela arte: a criação artística em contexto académico |
(Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Portugal)
|
2016 | Rui Penha: lecture on his work | Berklee College of Music
(Boston, Estados Unidos)
|
2016 | Hoje, toda a música é electroacústica | Encontro Nacional de Composição e Análise Musical
Conservatório de Música de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016 | Música Interactiva | Seminários de Multimédia
Departamento de Artes da Imagem (Porto, Portugal)
|
2016 | Palestra pré-concerto sobre Debussy, Dutilleux e Holliger | Casa da Música
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2015 | Palestra pré-concerto sobre Hymnen, de Karlheinz Stockhausen | Casa da Música
(Porto, Portugal)
|
2015 | Dynamic Spatialization using Spatium | Electroacoustic Winds 2015
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015 | Rui Penha: Presentation of his work using Max/MSP | Workshop with composers from live@CIRMMT
McGill University (Montreal, Canadá)
|
2015 | Rui Penha: Lecture on his work | Workshop with composers from live@CIRMMT
McGill University (Montreal, Canadá)
|
2015 | Spatium | Archiving and Preservation of Electroacoustic Music Conference - General Assembly of the International Confederation of Electroacoustic
Music
International Confederation of Electroacoustic Music (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Apresentação do Perfil de Música Interactiva e Design de Som do Mestrado em Multimédia da UP | ENDS'14 - 1º Encontro Nacional de Design Sonoro
Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Entrevista e Perfil de Rui Penha (entrevista por Pedro Junqueira Maia) | Conversas com Compositores Portugueses
Atelier de Composição (Porto, Portugal)
|
2014 | Entrevista e Perfil de Miguel Azguime (entrevista por Rui Penha) | Conversas com Compositores Portugueses
Atelier de Composição (Porto, Portugal)
|
2013 | Rui Penha - Spatium, a Set of Free, Open Source and Modular Software Tools for Sound Spatialization | Electric Spring 2013
University of Huddersfield (Huddersfield, Reino Unido)
|
2013 | Aula aberta à música actual | Exposición Plural das Artes
Conservatorio Superior de Música de Vigo (Vigo, Espanha)
|
2013 | A Espacialização como Poiesis da Música | Post-ip’13 – 2o Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança
Universidade de Aveiro / INET-MD (Aveiro, Portugal)
|
2012 | Ex Nihilo, Ex Machina. Da criação musical contemporânea | Ex Nihilo, Ex Machina. Da criação musical contemporânea
Universidade do Minho (Portugal)
|
2012 | Spatium | XIV Encontro da Associação Portuguesa de Engenharia de Áudio
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
|
2011 | Digitópia | Fórum XXI - Shape the future with MUSIC
Câmara Municipal da Lousã (Lousã, Portugal)
|
2010 | Codificação do parâmetro distância num campo sonoro Ambisonics | Post-ip - 1º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2010 | Portefólio Pessoal | GEAR - 1st Workshop for Practice Based Research in Art and Design
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2010 | Portefólio Pessoal |
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2009 | Digitópia |
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2009 | Digitópia |
Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2009 | Software musical para síntese, processamento de som e interacção em tempo real | 10º Encontro de Engenharia de Áudio da AES Portugal
AES Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2009 | Digitópia | IV Encontro de Comunicação e Design Multimédia
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2009 | Portefólio Pessoal |
Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (Porto, Portugal)
|
2008 | Digitópia |
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | Ao Alcance de Todos - Música, Tecnologia e Necessidades Especiais: Montra de Projectos | Ao Alcance de Todos - Música, Tecnologia e Necessidades Especiais: Montra de Projectos
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2008 | Um ano de Digitópia | Um ano de Digitópia
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2008 | Digitópia |
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
|
2007 | C de Computador | Breve Dicionário de Ouvir
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2007 | Work in Action | Mapa: Metamapa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2007 | T de Timbre | Breve Dicionário de Ouvir
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2006 | Portefólio Pessoal | Collaborative Performance Technology Workshop
Cambridge University (Cambridge, Reino Unido)
|
2004 | Digital Score Engraving | Digital Score Engraving
Conservatório de Música do Porto (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | O processo criativo do compositor/performer: um estudo autoetnográfico
Coorientador
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 - Atual | Hiperealidades no Dub: Sound Design como performance
Orientador
|
Programa Doutoral em Criação Artística (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 - Atual | O Tempo de Partilha - A experiência do Tempo com "o outro" desde o processo de criação artística até à performance artística
Orientador
|
Mestrado em Composição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023 - Atual | A Tabla Indiana e a sua nomenclatura como ponte para a criação de composições de Jazz Contemporâneo
Coorientador
|
Mestrado em Composição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023 - Atual | Para lá da tecnologia: a relação com a obra interativa
Orientador
|
Curso de Mestrado (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017 - Atual | (Di)Fusão Electroacústica - Métodos e Dispositivos Idiossincráticos de Difusão Sonora em Música Electroacústica e Sound Art
Orientador
|
Programa Doutoral em Media Digitais (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2018 - 2023 | Towards Human-in-the-Loop Computational Rhythm Analysis in Challenging Musical Conditions
Coorientador
|
Programa Doutoral em Media Digitais (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2021/09 - 2022/11/16 | Aplicação de métodos de harmonização automáticos a jogos musicais
Orientador
|
Mestrado em Composição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017 - 2022/09/22 | Acoustic ecology in artistic creation: re-discovering underwater soundscapes
Orientador
|
Programa Doutoral em Media Digitais (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2020/09 - 2021/12 | Em Busca da Aleteia Perdida
Orientador
|
Mestrado em Composição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020/09 - 2021/11 | Som Negativo, Som Encantatório e Som Membrana: para uma prática de arte sonora
Coorientador
|
Mestrado em Artes e Tecnologias do Som (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021 - 2021 | Um som Envolvente: Percepcionar a Interação dos Componentes Espectrais no Espaço Ressonante
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2019 - 2020/07/20 | Humor e Música: Delineação de Processos Composicionais e a sua Aplicação na Composição
Orientador
|
Mestrado em Composição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019 - 2020 | Ativação, Reflexão e Articulação sonoras na Arquitectura - Poiesis dos Corpos Ressonantes
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Arquitetura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal
|
2018 - 2019 | chasing the fragrant silence — smell as a medium for artistic creation
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 - 2019 | Music with Plants: Cultivating Bonds Between Grade-Schoolers and Nature Through Sound Design
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 - 2019 | A contribuição da altura para a impressão espacial no contexto da produção áudio
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 - 2019 | Computer Music and Digital Media Art through a Web-Based Collaborative Interface
Coorientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 - 2019 | A atividade musical como ponte para o contacto com as ciências da computação
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 - 2018 | Computer Sound Transformations Guided by Perceptually Motivated Features
Orientador
|
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 - 2018 | Aural exploration of post-tonal music theory: an automatic musical variations generator in MAX
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2017 - 2018 | Live Interface for Generative Rhythm Sequencing
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2017 - 2018 | Definição da Identidade Sonora de um Programa de Rádio – Antena 3
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2016 - 2018 | Collaborative musical interactivity using variable-scale networks of personal devices
Orientador
|
Programa Doutoral em Media Digitais (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | Design de Som num Projeto de Transmedia Storytelling
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | The Augmented Performer in Contemporary Opera
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | Non-interactive interactivity: building a seemingly interactive installation
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | A Contribuição Técnica e Artística de Sistemas Ambisonics no Processo de Mixagem de Áudio
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | Caracterização acústica com recurso a altifalantes paramétricos para modelação de espaços virtuais
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | In Praise of Shadows: Study for a Light Composition in Space
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | Gravações Encontradas: exploração no contexto de performance de música electroacústica
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | Automatic Transcription of Drums and Vocalised percussion
Orientador
|
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | Musically-Informed Adaptive Reverberation
Orientador
|
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | Interactive Manipulation of Musical Melody in Audio Recordings
Orientador
|
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Automatic Music Recommendation System Based on Emotion
Orientador
|
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Qualia - Software de Orientação para Meta-Improvisação
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Acousmatic Park - Interacção com o espaço sonoro, natureza e modos de escuta
Coorientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Piano aumentado: Uma abordagem na composição de música electroacústica
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Procedural Generation of Musical Metrics Based on Lyrics Analysis
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | DIGIT - DIGItal sTeps
Coorientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Optimização automática para o controlo intuitivo de parâmetros de síntese sonora
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Creative Response - A New Look at Archiving: The role artists can play in developing creative response to field recordings
of ethnographic research
Orientador
|
Programa Doutoral em Media Digitais (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | Platform For Interactivity in Concert Rooms Using Targeted Clusters of Mobile Devices
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | Development of Tools for Live Networked Musical Performance System using Smartphones
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | Métodos de otimização para a validação de regras sintáticas e semânticas em partituras musicais
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | Orquestração Musical Usando um Sistema Imunitário Artificial
Orientador
|
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | Real-time interactive music remixing app
Orientador
|
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | Composing with Soundscapes. Capturing and Analysing Urban Audio for a Raw Musical Interpretation
Coorientador
|
Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 - 2014 | A utilização da paisagem sonora na composição musical
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Sounds of Football: Designing a Sound Logo for FC Porto
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Desenvolvimento de uma aplicação Musical para Musicoterapia em casos de Paralisia Cerebral
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Interpretação em tempo real sobre material sonoro pré-gravado
Coorientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Introdução da prática de música eletroacústica no ensino artístico especializado de música utilizando o IRIN
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Criação de recursos digitais, de caráter musical, em Max/MSP, para integração em manuais escolares da disciplina de Educação
Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico em Portugal
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Novos paradigmas de interação num contexto de mistura de áudio
Orientador
|
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Compositor vs X – o espaço de construção da realidade composicional (ideia = x)
Coorientador
|
Mestrado em Música - Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2024 | SMC 2024 - Sound and Music Computing Conference (2023 - 2024/07/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2023/09/28 - 2023/10/01 | ENIM 2023 - 12º Encontro de Investigação em Música (2023/09/28 - 2023/10/01)
Conferência (Coorganizador)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal Museu Nacional da Música, Portugal Câmara Municipal de Mafra, Portugal |
2023/09/13 - 2023/09/14 | Jornadas do Ensino Superior de Artes Performativas (2023/09/13 - 2023/09/14)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2022 - 2022 | 1as Jornadas de Música e Interpretação - em tempo real (2022/09/27 - 2022/09/29)
Encontro (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2022 - 2022 | ENIM 2022 - 11º Encontro de Investigação em Música (2022/11/10 - 2022/11/12)
Conferência (Coorganizador)
|
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2021/03/26 - 2021/11/13 | ENIM 20-21 - 10º Encontro de Investigação em Música (2021/11/11 - 2021/11/13)
Conferência (Coorganizador)
|
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
2020 - 2021 | Ubiquitous Music 2021 (2020 - 2021)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
2018 - 2018 | ICLI 2018 — International Conference on Live Interfaces (2018 - 2018)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2018 - 2018 | DAFx 2018 — 21th International Conference on Digital Audio Effects Conference (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2017 | CMMR 2017 — 13th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (2017 - 2017)
Conferência (Coorganizador)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/04 | Sonificação da variabilidade genética como ferramenta de divulgação científica
Arguente
|
Clara Rodrigues Tapadas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2023/10/04 | oxiGrain 1 – an Adaptive Music Instrument
Arguente
|
Sérgio Miguel Ferreira de Azevedo Coutinho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2023/06/26 | Anamorfose Artísticas na Música: A Mediação Transformadora da Média-Arte Digital na Perceção do Artista e da Performance Musical
Arguente
|
Rui Jorge Pereira Travasso (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/12/19 | Interactive sound in performance ecologies: studying connections among actors and artifacts
Arguente principal
|
Raul Giancarlo Maria Masu (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2022/11/16 | Aplicação de métodos de harmonização automáticos a jogos musicais
Orientador
|
Lucas Rei Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/11/15 | Espaços expandidos: diálogos entre a tradição e a contemporaneidade no processo composicional para banda
Presidente do júri
|
José Manuel Barbosa Maciel (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/11/13 | Teatro Musical em Português - Um modelo com Banda Sinfónica
Presidente do júri
|
Catarina Melo Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/09/26 | Aprendizagem Maker Musical: Futucando diálogos entre o fazer/aprender/compartilhar musical e tecnologias digitais interativas
Arguente principal
|
Daneil Schnitman Loureiro de Souza (Mestrado)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
|
2022/09/22 | Acoustic ecology in artistic creation: re-discovering underwater soundscapes
Orientador
|
Francisca Santos Silva Rocha Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2022/09/12 | (Un)censorship and Sound Art
Arguente
|
Duarte Couto Maltez (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/09/12 | Woodland Pianos - criação de instrumentos digitais através de sampling
Arguente
|
Filipe Monteiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/07/15 | O movimento corporal como parâmetro musical: o uso do movimento na composição de obras interativas para bailarinos, músicos
e electrónica
Presidente do júri
|
Olívia Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/07/14 | Pós-Modernismo e Obra Aberta: estratégias para integração de elementos do jazz na composição contemporânea
Presidente do júri
|
Paulino Garcia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/07/06 | The Musical Work as a Mutable Interface [defesa de plano doutoral]
Arguente
|
Nádia Carvalho (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2022/06/22 | O Espaço como Instrumento - Desenvolvimento e aplicação de Z-axyz
Arguente
|
Luís Gustavo Pinto Paixão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/03/10 | Reconquistando el pasado: una exploración de recursos técnico-expresivos de composición para recrear el calypso de Costa Rica
Arguente principal
|
Allen Alonso Torres Matarrita (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/03/07 | O Uníssono à Luz da Heteronímia
Arguente principal
|
Sílvia Teles Mendonça (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/12 | Em Busca da Aleteia Perdida
Orientador
|
Jónatas Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021/12 | A Bateria na música contemporânea: uma abordagem compositiva
Presidente do júri
|
Tiago Matos Correia Pinho da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021/10/27 | Definição e análise dos elementos idiomáticos presentes numa seleção de obras escritas por trompistas
Arguente
|
Ricardo Manuel dos Santos Teixeira Matosinhos (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/07/12 | Música Interativa: processo criativo na composição de uma obra ramificada, na estrutura Gamebook
Arguente principal
|
Daiana Macial da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/06/01 | Em diálogo com Leon Goossens: uma abordagem à sua escola de oboé através dos Concertos para Oboé de Cyril Scott e Rutland
Boughton
Arguente principal
|
Tiago Patrocínio Coimbra (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/02/23 | Processos de Criação em Ensemble: Exploração Musical e Notação Inventada
Arguente principal
|
Mariana Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2021/02/23 | Aprendendo Bach contando histórias: os cadernos para Wilhelm Friedemann e Anna Magdalena Bach e a representação dramática
como potencialização da aprendizagem
Arguente principal
|
Laura Gomes Costa de Oliveira Quaresma (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2020/12/18 | Instrumentos Musicais Mecatrónicos After the Media: epistemologia e potencial [defesa de plano doutoral]
Arguente principal
|
Alexandre Miguel Serafim Bento (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/07/20 | Do Jogo à Arte: aplicações do Xadrez à Composição [defesa de plano doutoral]
Arguente principal
|
Alberto Hortigüela Hortigüela (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/07/20 | Conciertos para percusión y ensemble en el contexto español: prácticas de investigación compartida intérprete-compositor [defesa
de plano doutoral]
Arguente principal
|
Diego Ventoso Fernández (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/07/20 | Humor e Música: Delineação de Processos Composicionais e a sua Aplicação na Composição
Orientador
|
Eduardo Portela Serra (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020/07/13 | A corporalizado do silêncio tímbrico: um modelo expressivo-corporal [defesa de plano doutoral]
Arguente principal
|
Diogo André Novo Almeida Carvalho (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2020 | Música, Razão e/ou Emoção: Contributos para a representação interativa em tempo-real dos comportamentos do cérebro no contexto
da prática artística pela via do EEG/BCI
Arguente principal
|
Horácio António Barbosa Tomé Marques (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2019/05/02 | Sculpting Sound: the Ecstatic-Materialist Perspective: A Shared Cross-Genre Perspective Found in Today’s Experimental Music
Practices
Arguente
|
Riccardo Wanke (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/02/05 | O som como personagem principal na narrativa audiovisual
Arguente principal
|
Mariana Rita de Sousa e Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 | Percussão e instrumentalidade: Explorando a performance de instrumentos e fontes sonoras incomuns
Arguente principal
|
Luís Bittencourt (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 | Registo, composição e vinculação de instalação sonora para um espaço específico
Arguente principal
|
Elder dos Santos Oliveira Junior (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 | Sonificação de dispositivos instrumentados utilizados em reabilitação
Arguente principal
|
Rui Pedro Antunes Torres (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2019 | Reconquistando el pasado: explorando recursos técnico-expresivos de composición para recrear el calypso de Costa Rica [defesa
de plano doutoral]
Arguente principal
|
Alonso Torres-Matarrita (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 | Criação fitopoética: contributo para uma reflexão sobre a consciência e a responsabilidade ética na performance musical [defesa
de plano doutoral]
Arguente principal
|
Marisa Ponce de León (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 | “Miroir: ...l’autre c’est moi”, para oboé e mímicas: um estudo sobre a multimodalidade do gesto musical [defesa de plano doutoral]
Arguente principal
|
Jean-Michel Garetti (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 | chasing the fragrant silence — smell as a medium for artistic creation
Orientador
|
Guilherme Ruivo Miranda Gaspar (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2019 | Music with Plants: Cultivating Bonds Between Grade-Schoolers and Nature Through Sound Design
Orientador
|
Rita Ferreira Martins Lêdo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2019 | A contribuição da altura para a impressão espacial no contexto da produção áudio
Orientador
|
Joana Castro Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2019 | A atividade musical como ponte para o contacto com as ciências da computação
Orientador
|
Pedro Pereira Sarmento (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | Computer Sound Transformations Guided by Perceptually Motivated Features
Orientador
|
Nuno Figueiredo Pires (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2018 | Expressiveness and interaction in live electroacoustic improvisation
Arguente
|
Gustavo Costa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | Interfacing Jazz: a study in computer-mediated Jazz music creation and performance
Arguente
|
Rui Miguel Silva Sampaio Dias (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | S+V+M: relationships between the sound, visual and movement domains in interactive systems
Arguente
|
Rodrigo Guerreiro Vaz Guedes de Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | O Espaço Aumentado na Experiência Artística: Ecrãs, Sistemas e Contextos Físicos.
Arguente
|
Ivo Jorge Meireles de Sousa Teixeira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | Interactive Audiences: viewersusers’ engagement in National Film Board of Canada’s interactive documentaries
Arguente
|
Patrícia Nogueira da Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | Amanhã tem ópera: possibilidades do uso das técnicas de remix nas montagens de ópera [defesa de plano doutoral]
Arguente principal
|
Beatriz de Luca (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | Adaptação de um modelo tradicional de espetáculo a novas tecnologias: ópera em 3D VR 360º [defesa de plano doutoral]
Arguente principal
|
Helena Castro Ferreira (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | Repensando o resultado sonoro desejado: elaboração de arranjos para duo de violões a partir do conceito de affordances [defesa
de plano doutoral]
Arguente principal
|
José Daniel Telles dos Santos (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | Guitarra na obra de Jorge Peixinho [defesa de plano doutoral]
Arguente principal
|
Pedro Lopes Baptista (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | Aural exploration of post-tonal music theory: an automatic musical variations generator in MAX
Orientador
|
Alonso Torres-Matarrita (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | Recreating tracker music sequencers in modern videogames: an integrated model approach for adaptive music
Presidente do júri
|
Valter Miguel Alves Abreu (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | Live Interface for Generative Rhythm Sequencing
Orientador
|
Nuno Diogo Vaz Loureiro de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | Definição da Identidade Sonora de um Programa de Rádio – Antena 3
Orientador
|
Bruno Miguel Frade Monteiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | Gaming as Performance
Presidente do júri
|
Ana Margarida Pessoa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | O Polimento no Design de Jogos Digitais – Um Recorte da Indústria Brasileira de Desenvolvimento de Jogos
Presidente do júri
|
Adeline Daniele da Silva Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | Aprendizagem Musical Através de Composição Assistida por Computador
Presidente do júri
|
Isabela Corintha de Almeida (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2017 | Motivação e criatividade: o impulso comum às Artes e Ciências
Arguente principal
|
Andreia Maria de Oliveira Afonso Volta e Sousa Ramos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | O repertório do século XXI para xilofone solo sem acompanhamento: proposta de performance [defesa de plano doutoral]
Arguente principal
|
Helvio Monteiro Mendes (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Valência sonora 18_21: Una aproximación musicológica y performativa a la música de Pasqual Fuentes Alcàsser (1721-1768) [defesa
de plano doutoral]
Arguente principal
|
Francesc Valldecabres Sanmartín (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Colectivo Sensorial, Atractor de uma Estética Comum [defesa de plano doutoral]
Arguente principal
|
Eduardo Luís Patriarca (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Llenando el espacio: una propuesta performativa de las obras para cello y electrónica de Giovanni Sollima [defesa de plano
doutoral]
Arguente principal
|
Georgina Sánchez Torres (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Transmedia Storytelling no B2B: o caso de estudo do StorySD
Presidente do júri
|
Ana Filipa Sousa Alves (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | Apropriação de conceitos musicais em A.T.C.: modos gregorianos
Arguente principal
|
Maria de Fátima Fonte Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | "Experiências Musicais Contemporâneas" - Um estudo de caso no ensino profissional
Arguente principal
|
José Tiago Oliveira Baptista (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Narrativa jornalística 360o: "framework" para aplicabilidade em livros de estilo de contexto redatorial
Presidente do júri
|
João Emanuel de Freitas Mota (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | Designing an Algorithmic News Application for User Control
Presidente do júri
|
Tiago Nuno Devezas (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | Interactive Manipulation of Musical Melody in Audio Recordings
Orientador
|
Miguel Miranda Guedes da Rocha e Silva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | Automatic Transcription of Drums and Vocalised percussion
Orientador
|
António Filipe Santana Ramires (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | Caracterização acústica com recurso a altifalantes paramétricos para modelação de espaços virtuais
Orientador
|
Tiago Rafael Medeiros Brilhante (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | Gravações Encontradas: exploração no contexto de performance de música electroacústica
Orientador
|
Carla Mariana Arteaga do Nascimento Osório Sardon (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | A contribuição técnica e artística do processo de mixagem de áudio utilizando Ambisonics
Orientador
|
José Ricardo Barboza (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | The augmented performer in contemporary Opera: A Case Study
Orientador
|
Hugo Edgar Pinho Mesquita (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | Design de Som num Projeto de Transmedia Storytelling
Orientador
|
André Emanuel da Silva Mouta Peixoto (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | In Praise of Shadows: Study for a Light Composition in Space
Orientador
|
Nerea Castro Vicente (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | Non-interactive Interactivity: building a seemingly interactive installation
Orientador
|
João Tiago Maia de Araújo (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | Musically-Informed Adaptive Audio Reverberation
Orientador
|
João Paulo Caetano Pereira Carvalheira Neves (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | Plataforma interativa online de auxílio à correcção de problemas técnicos na trompa
Arguente principal
|
Manuel Herculano Correia Azevedo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Interacção humano-máquina no processo composicional
Arguente principal
|
Nuno André Pinheiro Trocado da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2017 | O Ensino de Análise e Técnicas de Composição Através da Prática Composicional em Estilo Livre
Arguente principal
|
Túlio Augusto S. Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Provas públicas para atribuição do título de especialista na área de Música, Composição
Arguente principal
|
Luís Miguel Antunes Pena (Outro)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 | Composition with complex data: a contribution on the mapping problem through practice-based research
Arguente principal
|
Samuel Van Ransbeeck (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2016 | Espaço, gesto e textura musical na musica eletroacústica: uma abordagem analítica e composicional
Arguente
|
Maria Cristina Dignart de Carvalho Rocha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Pianoscópio - Uma Análise do Processo Criativo
Arguente principal
|
Cláudio Matias Ramos Vaz (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Contraponto em ATC II: Uma abordagem diferente ao curriculum da disciplina
Arguente principal
|
Diogo Manuel Azevedo dos Santos Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | DIG[ANA] Fountain: A Intervenção Artística como Presença Regeneradora de Elementos Arquitectónicos Desactivados
Presidente do júri
|
Rita Carolina Morais da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 | Sonutópicos
Presidente do júri
|
Ricardo Filipe Ferreira Coelho (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 | Instalação Sonora: Paisagem Sonora na Composição Musical e nos Espaços de Exibição [defesa de plano doutoral]
Arguente principal
|
Elder dos Santos Oliveira Junior (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | The Development and Experience of Gesture and Brainwave Interaction in Audiovisual Performances
Arguente
|
Yago Parra Moutinho Stucky de Quay (Doutoramento)
University of Texas at Austin, Estados Unidos
|
2016 | 3D [Embodied] Projection Mapping and Sensing Bodies: A Study in Interactive Dance Performance
Arguente
|
João Filipe Beira (Doutoramento)
University of Texas at Austin, Estados Unidos
|
2016 | Estímulos Extramusicais como Recurso Criativo na Composição Musical
Arguente principal
|
João Gonçalo Amendoeira Peixoto Neves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | A Integração das Novas Tecnologias no Processo Educativo do Ensino Especializado em Música
Arguente principal
|
Nuno Miguel Nogueira da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Creative Response-A New Look at Archiving: The Role Artists Play in Developing Creative Response from Field Recordings of
Ethnographic Research
Orientador
|
Diana Alissa Chester (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 | Automatic Recognition of Emotion for Music Recommendation
Orientador
|
António Miguel Antunes de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 | Qualia - Aplicação digital de Orientação para Meta-Improvisação
Orientador
|
Manuel Morais Lourenço Brásio (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 | Procedural Generation of Musical Metrics Based on Lyrics Analysis
Orientador
|
Urbano Jorge Bragança da Silva Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 | Otimização Automática para o Controlo Intuitivo de Parâmetros de Síntese Sonora
Orientador
|
Jorge Alberto Sarabando Pandeirada (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 | Piano aumentado: Uma abordagem na composição de música electroacústica
Orientador
|
Miguel Norberto Béco de Almeida (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 | Instrumental Fado: A Generative Interactive System
Arguente principal
|
Tiago Miguel Gonzaga Videira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | Composição para Sopros Assistida por Computador
Arguente principal
|
Jorge Manuel de Sousa Portela (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 | Real-time interactive music remixing app
Orientador
|
Pedro Richard Branco Barreira Silva Kretschmann (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 | Orquestração Musical Usando um Sistema Imunitário Artificial
Orientador
|
José Miguel Lima de Abreu (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 | Development of Tools for Live Networked Musical Performance System using Smartphones
Orientador
|
Alexandre Resende Clément (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 | TRIBO: Musical venues recommendation system based on the social web
Presidente do júri
|
Henrique Granja Lima (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 | Técnica composicional em 72 partes iguais por oitava
Arguente principal
|
Adérito Valente (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | Da Criação à Performance: Cinco Obras de Compositores Portugueses para Clarinete e Electrónica
Arguente principal
|
Frederic Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | Desenvolvimento de uma aplicação musical para musicoterapia em casos de paralisia cerebral
Orientador
|
Rui Manuel Gonçalves Marques (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 | Introdução da prática de música eletroacústica no ensino artístico especializado de música utilizando o IRIN | Diogo André Arantes Lopes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 | A utilização da paisagem sonora na composição musical
Orientador
|
Pedro Miguel Rodrigues Geraldes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 | Sounds of football: Designing a sound logo for FC Porto
Orientador
|
Edin Kecalovic (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 | Interpretação em tempo real sobre material sonoro pré-gravado
Orientador
|
João Pedro Martins Mealha dos Santos (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013 | Aproveitamento de Elementos da Estética Glitch na Escrita Instrumental Tradicional
Arguente principal
|
João Pedro Coimbra Martins Tapadas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | Criação de recursos digitais, de caráter musical, em max/msp, para integração em manuais escolares da disciplina de educação
musical do 2º ciclo do ensino básico em portugal
Orientador
|
Nuno Gaspar Cruz Dias Guimarães (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013 | Novos paradigmas de interação num contexto de mistura de áudio
Orientador
|
Carlos Manuel da Silva Correia Casaleiro (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2024 | xCoAx 2024: 12nd International Conference on Computation, Communication, Aesthetics and X | Treviso, Italy |
2023 - 2023 | NCMM23 - Nova Contemporary Music Meeting | Lisboa, Portugal |
2023 - 2023 | Intermediartes - Ciclo em Media, Artes e Interação | Vila do Conde, Portugal |
2023 - 2023 | ENCAPE 2023 | Coimbra, Portugal |
2022 - 2023 | xCoAx 2023: 11st International Conference on Computation, Communication, Aesthetics and X | Konstanz, Germany |
2022 - 2022 | ICMC 2022 - International Computer Music Conference | Limerick, Ireland |
2022 - 2022 | Experimentation and Beyond in Music — Research Forum | Porto, Portugal |
2022 - 2022 | ARTeFACTo 2022 - Internacional Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology | Macau |
2022 - 2022 | musichildren 2022 — 2nd International Conference on Music for and by Children: Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators | Aveiro, Portugal |
2021 - 2022 | xCoAx 2022: 10th International Conference on Computation, Communication, Aesthetics and X | Coimbra, Portugal |
2021 - 2021 | Nova Contemporary Music Meetings 2021 | Lisboa, Portugal |
2021 - 2021 | ARTECH 2021 Hybrid Praxis – Art, Sustainability & Technology | Aveiro, Portugal |
2021 - 2021 | ICMC 2021 - International Computer Music Conference | Santiago, Chile |
2021 - 2021 | DAFx20in21 - The 23rd International Conference on Digital Audio Effects | Vienna |
2021 - 2021 | [e]motion I Graduate Conference on Science and Technology of the Arts | Porto, Portugal |
2020 - 2021 | xCoAx 2021 - 9th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X | Online |
2020 - 2021 | Ubiquitous Music 2021 | Matosinhos, Portugal |
2020 - 2020 | ICMC 2020 - International Computer Music Conference | Santiago, Chile |
2020 - 2020 | xCoAx 2020 - 8th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X | Graz, Austria |
2020 - 2020 | ICLI 2020 - International Conference on Live Interfaces | Trondheim, Norway |
2020 - 2020 | DAFx 2020 - 23rd International Conference on Digital Audio Effects | Vienna, Austria |
2020 - 2020 | EIMAD 2020 - Meeting of Research in Music, Arts and Design | Castelo Branco, Portugal |
2020 - 2020 | ARTeFACTo 2020 | Faro, Portugal |
2020 - 2020 | Sound, Image and Interaction Design Symposium (SIIDS) | Funchal, Portugal |
2020 - 2020 | SiMN – International Symposium of New Music | Curitiba, Brazil |
2020 - 2020 | Audio Mostly 2020 | Graz, Austria |
2020 - 2020 | SoundArt @ Eleventh International Conference on Computational Creativity, ICCC'20 | Coimbra |
2019 - 2019 | ARTECH 2019 – Digital Media Art Ecosystems, 9th International Conference on Digital and Interactive Arts | Braga, Portugal |
2019 - 2019 | DAFx 2019 - 22nd International Conference on Digital Audio Effects | Birmingham, UK |
2019 - 2019 | 21st International Conference Consciousness Reframed 2019: Sentient States: Bio-mind and Techno-nature | Porto, Portugal |
2019 - 2019 | xCoAx 2019 - 7th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X | Milan, Italy |
2019 - 2019 | Hands-on Research Symposium 2019 | Aveiro, Portugal |
2019 - 2019 | Música Analítica 2019 - International Symposium on the Analysis and Theory of Music | Porto, Portugal |
2018 - 2018 | Resonate — Thinking Sound & Space | Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | ICLI 2018 - International Conference on Live Interfaces | Scientific Committee |
2018 - 2018 | SMC 18 — Sound and Music Computing Conference | Limassol, Cyprus |
2018 - 2018 | xCoAx 2018 — 6th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X | Madrid, Spain |
2018 - 2018 | ICMC 2018 — International Computer Music Conference | Daegu, Korea |
2018 - 2018 | DAFx 2018 — 21th International Conference on Digital Audio Effects Conference | Aveiro, Portugal |
2018 - 2018 | ENIM 2018 - 8º Encontro de Investigação em Música | Porto, Portugal |
2017 - 2017 | Invisible Places 2017 | São Miguel, Portugal |
2017 - 2017 | PERFORMA'17 - Encontros de Investigação em Performance | São João del-Rei, Brasil |
2017 - 2017 | xCoAx 2017 — 5th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X | Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Audio Mostly 2017 | London, UK |
2017 - 2017 | CMMR 2017 — 13th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research | Matosinhos, Portugal |
2017 - 2017 | 16º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia | Porto, Portugal |
2017 - 2017 | ICMC 2017 — International Computer Music Conference | Shanghai, China |
2017 - 2017 | musichildren’17 - Music for and by Children | Aveiro, Portugal |
2017 - 2017 | II International Conference Electroacoustic Winds 2017 | Aveiro, Portugal |
2017 - 2017 | Post-ip ’17 — 4o Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança | Aveiro, Portugal |
2016 - 2016 | ICLI 2016 — International Conference on Live Interfaces | Brighton, UK |
2016 - 2016 | ICMC 2016 — International Computer Music Conference | Utrecht, The Netherlands |
2015 - 2015 | ICMC 2015 — International Computer Music Conference | Denton, USA¿ |
2015 - 2015 | Post-ip ’15 — 3º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança | Aveiro, Portugal |
2014 - 2014 | INTER-FACE — International Conference on Live Interfaces | Lisboa, Portugal |
2011 - 2011 | Sessão de Computação Sonora e Musical — INForum 2011 | Coimbra, Portugal |
2009 - 2009 | SMC 2009 — Sound and Music Computing Conference | Porto, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | RIACT— Revista de Investigação Artística, Criação e Tecnologia (2184-8459) | Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa |
2020/04 - Atual | Echo – a journal of music, thought and technology | Orpheus Instituut |
2018/01/01 - Atual | ÍMPAR: Online Journal for Artistic Research (2184-1993) | Universidade de Aveiro |
2017/01/01 - Atual | Journal of Science and Technology of the Arts (1646-9798) | Portuguese Catholic University | Porto |
2022 - 2022 | Joelho - Journal of Architectural Culture (1647-9548) | University of Coimbra |
2016/07/01 - 2016/07/31 | Journal of Science and Technology of the Arts (1646-9798) | Portuguese Catholic University | Porto |
2015/01/01 - 2015/01/01 | MIDAS - Museus e Estudos Interdisciplinares (2182-9543) | OpenEdition |
2014/06/13 - 2014/07/13 | Sensors (1424-8220) | MDPI |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/05/26 - Atual | Accreditation of Study Programmes in Operation (A3ES) - Licenciatura em Música, Escola Superior de Artes Aplicadas - Instituto Politécnico de Castelo Branco (member of the external evaluation committee) | A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal | |
2023/05/26 - 2023/07/31 | Accreditation of Study Programmes in Operation (A3ES) - Licenciatura em Tecnologias da Música, Escola Superior de Música de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa (president of the external evaluation committee) | A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal | |
2022 - 2022 | Coordenador do Painel de Artes do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2022
Coordenador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021 - 2021 | Co-coordenador do Painel de Artes do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2021
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021 - 2021 | Membro do Painel do Concurso de Bolsas de Doutoramento FCT-CITAR 2021
Avaliador
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020 - 2020 | Membro do Painel de Artes do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2020
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020 - 2020 | Membro do Painel do Concurso de Bolsas de Doutoramento FCT-CITAR 2020
Avaliador
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020 - 2020 | Membro do Painel do Concurso de Bolsas de Doutoramento FCT-INET-MD-UA 2020
Membro
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Seminário de Investigação | Mestrado em Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2022 - Atual | Pesquisa Artística | Mestrado em Música - Interpretação Artística | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2022 - Atual | Seminário de Investigação em Ensino da Música | Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2022 - Atual | Metodologias de Investigação | Mestrado em Artes e Tecnologias do Som (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2022 - Atual | Metodologias de Investigação Artística | Programa Doutoral em Criação Artística (Doutoramento) | Universidade de Aveiro, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2022 - Atual | Laboratório de Artes Performativas | Programa Doutoral em Criação Artística (Doutoramento) | Universidade de Aveiro, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2021 - Atual | Ensemble ECCO - ensemble de música contemporânea | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2021 - Atual | Laboratório de Práticas Musicais Contemporâneas | Mestrado em Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2021 - Atual | Seminário de Investigação em Composição | Mestrado em Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018 - Atual | Composição I / II | Mestrado em Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2019 - 2022 | Seminário de Composição | Mestrado em Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018 - 2022 | Introdução à Música Electroacústica | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018 - 2022 | Programação Musical I | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018 - 2022 | Análise e Síntese de Som | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018 - 2022 | Programação Musical II | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018 - 2022 | Formalização Musical | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018 - 2022 | Sistemas Digitais Interactivos | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018 - 2022 | Composição I / II / III / IV / V / VI | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2021/11/29 - 2021/12/13 | Música Através dos Fios - A Revolução dos Meios Electroacústicos | Saber Ouvir: 12º Curso Livre de História da Música (Outros) | Casa da Música, Portugal |
2020 - 2021 | Performance e Tecnologia | Mestrado em Artes e Tecnologias do Som (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2020/02/29 - 2020/02/29 | Investigação em Música Computacional · Masterclass com Rui Penha e Henrique Portovedo | (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2018 - 2020 | Leitura e Discussão de Textos Fundamentais | Licenciatura em Música / Licenciatura em Teatro / Mestrado em Música / Mestrado em Composição / Mestrado em Artes Cénicas (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2017 - 2018 | Música Interativa | Mestrado em Multimédia (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2017 - 2018 | Síntese Sonora para Media Digitais | Mestrado em Multimédia (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2013 - 2018 | História e Tendências dos Media Digitais | Programa Doutoral em Media Digitais (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2013 - 2018 | Design de Som para Media Digitais | Mestrado em Multimédia (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2013 - 2018 | História e Tendências do Multimédia | Mestrado em Multimédia (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2012 - 2018 | Sistemas Digitais Interactivos | Mestrado em Multimédia (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2012 - 2018 | Multimédia em Performing Arts | Mestrado em Multimédia (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2017 - 2017 | Master Class de Sound Design | Especialização (Curso médio) | Academia RTP, Portugal |
2013 - 2017 | Seminário Multimédia | Mestrado em Multimédia (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2013 - 2017 | Análise e Geração Procedimental de Conteúdo Musical | Mestrado em Multimédia (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2012 - 2017 | Síntese Avançada de Som | Mestrado em Multimédia (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2012 - 2015 | Música do Século XX-XXI | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2010 - 2015 | Introdução à Música Electroacústica | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2010 - 2015 | Sistemas Digitais Interactivos | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2010 - 2015 | Programação Musical II | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2009 - 2015 | Ciências e Tecnologias da Música B | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2006 - 2015 | Electroacoustic Music | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2010 - 2014 | Análise e Síntese de Som | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2010 - 2014 | Formalização Musical | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2010 - 2013 | Programação Musical I | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2009 - 2013 | Análise Teoria e Criação Musical B | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2012 - 2012 | Robots Musicais | Especialização (Curso médio) | Laboratório de Criação Digital - Guimarães 2012, Portugal |
2012 - 2012 | Siena Summer Music | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Siena Summer Music, Itália |
2011 - 2012 | Projectos em Música | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2011 - 2012 | Ensemble Electroacústico (Opção III e V) | Licenciatura em Música Electrónica e Produção Musical (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal |
2011 - 2012 | Teoria do Som | Licenciatura em Comunicação Audiovisual e Multimédia (Licenciatura) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
2011 - 2012 | Atelier de Sonoplastia | Licenciatura em Comunicação Audiovisual e Multimédia (Licenciatura) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
2011 - 2012 | Artes Digitais, Som e Imagem | Pós-graduação em Comunicação e Gestão Cultural (Pós-Graduação) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
2011 - 2011 | Superfícies Multitoque | Especialização (Curso médio) | Casa da Música, Portugal |
2011 - 2011 | Circuit Bending | Especialização (Curso médio) | Casa da Música, Portugal |
2011 - 2011 | Robots Musicais | Especialização (Curso médio) | Casa da Música, Portugal |
2011 - 2011 | Sintetizadores e Interacção | Especialização (Curso médio) | Casa da Música, Portugal |
2010 - 2011 | Seminário Curricular | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2010 - 2010 | Connected Making | Especialização (Curso médio) | Casa da Música, Portugal |
2010 - 2010 | Introdução à Programação em SuperCollider | Especialização (Curso médio) | Casa da Música, Portugal |
2010 - 2010 | Software Bending | Especialização (Curso médio) | Casa da Música, Portugal |
2010 - 2010 | Lutherie LixoLuxo | Especialização (Curso médio) | Casa da Música, Portugal |
2009 - 2010 | História da Música Electroacústica | Mestrado em Composição e Teoria Musical (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2009 - 2009 | Introdução à programação com Max/MSP | Especialização (Curso médio) | Casa da Música, Portugal |
2009 - 2009 | Introdução à programação com Processing | Especialização (Curso médio) | Casa da Música, Portugal |
2009 - 2009 | Introdução à "Physical Computing" com Arduino | Especialização (Curso médio) | Casa da Música, Portugal |
2006 - 2007 | Tecnologia Educativa em Música | Licenciatura em Ensino da Música (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2006 - 2007 | Analysis, Theory and Musical Creation A | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2005 - 2007 | Contemporary Artistic Movements | Licenciatura em Ensino da Música (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021/07 - Atual | Música de Invenção e Pesquisa - A música tem ouvidos dentro (RDP Antena 2) | Mesa redonda em dois episódios com António Ferreira, Carlos Alberto Augusto, Luís Tinoco, Nuno Fonseca e Rui Penha, com moderação de Pedro Boléo. |
2020/06/29 - Atual | Tertúlias Musicais - Curso de Música Silva Monteiro |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021/03/26 - 2024/06/04 | SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | Vogal da Direcção |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Concurso para Professor Adjunto - Área de Música - Produção e Tecnologias da Música (Vogal Suplente) | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal |
2020 - 2021 | Júri do 12º Prémio Nacional de Composição Século XXI (presidente) | |
2019 - 2019 | Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre (referência AE2019-0241) na área científica de Computação Sonora e Musical (Presidente do Júri e orientador científico). | Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
2018 - 2018 | Concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento (referência FEUP-CHIC-PPS3-RP1) na área científica de Computação Sonora e Musical (Presidente do Júri e orientador científico) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2017 - 2017 | Concurso para preenchimento de uma vaga de Técnico Superior na área de Multimédia do Departamento de Engenharia Informática (Vogal Efetivo). | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2017 - 2017 | Concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento (referência AE2017-0327) na área científica de Computação Sonora e Musical (Vogal Efetivo). | Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
2016 - 2016 | Concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento (referência AE2016-0048) na área científica de Computação Sonora e Musical (Vogal Suplente). | Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
2016 - 2016 | Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre (referência AE2016-0209) na área científica de Computação Sonora e Musical (Presidente do Júri e orientador científico). | Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
2016 - 2016 | Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre (referência AE2016-0344) na área científica de Computação Sonora e Musical (Presidente do Júri e orientador científico). | Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
2015 - 2015 | Júri do Prémio de Composição Casa da Música/ESMAE (Vogal). | Casa da Música, Portugal |
2010 - 2010 | Júri do Digitópia Miniatures Competition, um concurso international para pequenas peças electroacústicas, em colaboração com a plataforma Freesound — https://freesound.org (Vogal). | Casa da Música, Portugal |
2010 - 2010 | Júri do Digitópia Patches Competition, um concurso internacional para patches de Max/MSP ou Pure Data (Vogal). | Casa da Música, Portugal |
2010 - 2010 | Júri do Digitópia Dreams Competition, um concurso internacional para a criação de novos interfaces para expressão musical, em colaboração com a plataforma Create Digital Music — http://cdm.link (Vogal). | Casa da Música, Portugal |
Distinções
Prémio
2023 | Promove+, Program for the Development of Pedagogical Innovation Projects (1st place)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
|
2019 | FEUP Pedagogical Recognition Award 2017/2018
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018 | FEUP Pedagogical Recognition Award 2016/2017
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2017 | FEUP Pedagogical Recognition Award 2015/2016
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2016 | FEUP Pedagogical Recognition Award 2014/2015
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2015 | FEUP Pedagogical Recognition Award 2013/2014
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2015 | Sonae Media Art Prize (Finalist)
MNAC / Sonae, Portugal
|
2014 | INESC TEC Researcher-Entrepreneur Competition (1st place)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
|
2008 | Lomus 2008 - International Music Software Contest (Honorable Mention)
Association Française d’Informatique Musicale, Portugal
|
2008 | Future Places 2008 Prize (Honorable Mention)
Universidade do Porto, Portugal
|
2004 | International Electroacoustic Composition Competition Música Viva 2004 (Honorable Mention)
Associação Cultural Miso Music Portugal, Portugal
|
2003 | National Composition Prize "Jorge Peixinho" (1st place)
Festival Celebrando Grandes Pianistas, Portugal
|
Outra distinção
2011 | World New Music Days 2011 (Official Portuguese Selection)
International Society for Contemporary Music, Portugal
|
2007 | Young Composers' Meeting 2007 (Selection)
Gaudeamus, de ereprijs, Portugal
|