Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Nery Borges
Nomes de citação
- Borges, Nery
- De Oliveira, Nery André Borges
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9A15-CBE4-1686
Endereços de correio eletrónico
- neryborges.violao@gmail.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/11/20 - 2020/12/04
Concluído
|
Construção, desenvolvimento e análise de escalas e questionários (com recurso SPSS) (Outros)
Especialização em Estatística
Universidade de Aveiro Associação para a Formação Profissional e Investigação, Portugal
|
|
2020/10/14 - 2020/10/28
Concluído
|
Análise quantitativa de dados com o SPSS: estatística descritiva e estatística inferencial (Outros)
Especialização em Estatística
Universidade de Aveiro Associação para a Formação Profissional e Investigação, Portugal
|
Bom - 7 valores, numa escala de 1 a 10 |
2017 - 2018
Concluído
|
Curso de Formação Avançada do Programa Doutoral em Música (Ensino básico 3º ciclo)
Especialização em Performance em Música
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Aprovado com Classificação Final = 19 valores |
2014
Concluído
|
Mestrado em Música (Apreciação e Crítica da Produção Musical Contemporânea - Performance Musical) (Mestrado)
Especialização em Música - Apreciação e Crítica da Produção Musical Contemporânea - Performance Musical (guitarra)
Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brasil
Universidade de Aveiro, Portugal "A MEMÓRIA COMO UM COMPONENTE NA PREPARAÇÃO DA PERFORMANCE MUSICAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FUGA BWV 997 DE J. S. BACH." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com classificação final = 18 valores |
2012
Concluído
|
Curso de curta duração em Masterclass de Violão Clássico/Flavio Aprofundadas. (10 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
Universidade Federal de Goiás, Brasil
|
|
2012
Concluído
|
Curso de curta duração em VI Simpósio de Violão da EMBAP. (40 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brasil
|
|
2012
Concluído
|
Curso de curta duração em The Critical Editing of Music. (8 horas) (Outros)
Especialização em Musica
Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brasil
|
|
2012
Concluído
|
Curso de curta duração em Introdução a Retórica Musical. (6 horas) (Outros)
Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brasil
|
|
2010 - 2010
Concluído
|
Curso de curta duração em Música do Mundo. (8 horas) (Outros)
Especialização em Música
Arena - Porto Alegre, Brasil
|
|
2010
Concluído
|
Curso de curta duração em As Paixões de Bach. (15 horas). (Outros)
Especialização em Performance Musical
Arena - Porto Alegre, Brasil
|
|
2010
Concluído
|
Curso de curta duração em Análise Musical Histórica e Estética. (48 horas) (Outros)
Especialização em Música
Arena - Porto Alegre, Brasil
|
|
2009
Concluído
|
Licenciatura em Música (Licenciatura)
Especialização em Música - Curso Superior de Instrumento (guitarra)
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brasil
Universidade de Aveiro, Portugal "n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Classificação Final = 18 valores |
2008
Concluído
|
Curso de curta duração em Master Class Álvaro Pierri. (8 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
Instituto Cervantes de Curitiba, Brasil
|
|
2008
Concluído
|
Curso de curta duração em XXVI Oficina de Música de Curitiba. (32 horas). (Outros)
Especialização em Perfomance Musical
Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Brasil
|
|
2007
Concluído
|
Curso de curta duração em I Simpósio de Violão da Embap. (24 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brasil
|
|
2006
Concluído
|
Curso de curta duração em Oficina de Violão ministrada por Turibio Santos. (Carga horária: 3h). (Outros)
Especialização em Performance Musical
SESC Paraná, Brasil
|
|
2005
Concluído
|
Curso de curta duração em XXIII Oficina de Música de Curitiba. (18 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Brasil
|
|
2005
Concluído
|
Curso de curta duração em Master Class. (23 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
II Festival Internacional de Música,, Brasil
|
|
2005
Concluído
|
Curso de curta duração em Master Class de Violão Prof. Dr. Krzystof Pelech. (5 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brasil
|
|
2004 - 2004
Concluído
|
Curso de curta duração em Masterclass. (24 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
I Festival Nacional de Violão Votorantim,, Brasil
|
|
2004
Concluído
|
Curso de curta duração em Violão Popular. (16 horas) (Outros)
Especialização em Performance Musical
Conservatório de MPB de Curitiba, Brasil
|
|
2004
Concluído
|
Curso de curta duração em Harmonia Popular. (32 horas) (Outros)
Especialização em Música
Conservatório de MPB de Curitiba, Brasil
|
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/01 - 2023/10/31 | Bolseiro de Doutoramento SFRH/BD/144323/2019 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade de Aveiro - Unidade integrada ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal | ||
2018/10/01 - 2019/04/30 | Bolseiro de Investigação (licenciado) do projeto de pesquisa “Euterpe revelada: Mulheres na composição e interpretação musical em Portugal nos séculos XX e XXI”, PTDC/CPC-MMU/3559/2014, financiado pel | Universidade de Aveiro - Unidade integrada ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal |
Universidade de Aveiro - Unidade integrada ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal | ||
2014/06/02 - 2016/05/29 | Professor Substituto de Violão e Teoria Musical, Carga horária: 40 horas semanais, Regime: Integral Atuou como professor nos cursos de Licenciatura e Bacharelados das cadeiras de Violão, Arranjo Instr | Universidade Federal de Pelotas, Brasil |
Universidade Federal de Pelotas, Brasil | ||
2012/04/01 - 2014/03/31 | Bolseiro de Mestrado em Música - CAPES | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil |
Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brasil | ||
2010/01/15 - 2011/12/15 | Professor Colaborador , Enquadramento funcional: Colaborador , Carga horária: 20, Regime: Parcial Curso de aperfeiçoamento em Violão Popular e Erudito. | Colégio Sinodal Tiradentes, Brasil |
Colégio Sinodal Tiradentes, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/09/01 - 2023/10/31 | O CONTROLE DA ANSIEDADE COMO POTENCIALIZADOR DA EXPERIÊNCIA DE FLUXO NA PERFORMANCE MUSICAL
SFRH/BD/144323/2019
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/10/01 - 2019/05/31 | “EUTEROE REVELADA: MULHERES NA CMPOSIÇÃO E INTERPRETAÇÃO MUSICAL EM PORTUGAL NOS SÉCULOS XX E XXI.
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro - Unidade integrada ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md),
Portugal
|
Em curso
|
2012/05/01 - 2014/03/31 | A MEMÓRIA COMO UM COMPONENTE NA PREPARAÇÃO DA PERFORMANCE MUSICAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FUGA BWV 997 DE J. S. BACH.
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Gravação vídeo |
|
Gravação áudio |
|
Interpretação artística |
|
Interpretação musical |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/10/15 | O desenvolvimento de um programa de intervenção para a propenção ao Fluxo na Performance Musical: Realidade Aumentada, Biofeedback e Gravação Binaural | I Jornada de Música e Saúde do M.Ou.Co.
M.Ou.Co. (Porto, Portugal)
|
2021/10/29 | The stimuli generated by binaural and nonbinaural recording methods in the perception of music performance | International Symposium on Performance Science 2021
McGill University (Montreal, Canadá)
|
2021/05/28 | O Controle da ansiedade como potencializador da experiência de fluxo na performance musical | Semana da Música 2021 - UPF
Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, Brasil)
|
2020/11/28 | O Controle da ansiedade como potencializador da experiência de fluxo na performance musical | Encontro violonístico 2020 - UFPB
Departamento de Música UFPB (João Pessoa, Brasil)
|
2020/09/24 | A Indução de Emoções como Componente na Criação de um Ambiente de Realidade Aumentada para o Tratamento da Ansiedade na Performance Musical. | Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2020/09/10 | Development of augmented reality environments for addressing musical performance anxiety | Autumn 2020 SEMPRE Conference - The role of music psychology research in a complex world: Implications, applications and
debates
University of Leeds (Leeds, Reino Unido)
|
2019/11/22 | O fado de Ada de Castro, Elvira de Freitas e Fernanda de Castro: reflexões sobre memórias e arquivos do LP "Alguém Mandou-me Violetas" | Conferência Internacional Post-ip'19
Instituto de Etnomusicologia - música e dança (Inet-md), Departamento de Comunicação e Artes (DeCA), Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/11/14 | Realidade aumentada como ferramenta de Intervenção no controle da ansiedade na performance musical: criação de ambiente e potenciais contributos para a área | ENIM 2019 - 9º ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música em parceria com o Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências
Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/09/22 | Painel - Sombugueiro: reflexões de uma residência artística na aldeia de Sabugueiro | Post-ip’19
Instituto de Etnomusicologia - musica e dança (Inet-md) (Aveiro, Portugal)
|
2019/03/20 | Contribuição da Neurociência da aprendizagem e prevenção de abandono escolar | Projeto Erasmus “NEurosPassE”
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/10/28 | Elvira de Freitas: catalogação do espólio musical, edições críticas musicográficas e publicação das memórias da compositora | Colóquio "Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso
Projeto Euterpe (Aveiro, Portugal)
|
2018 | O controle da ansiedade na performance musical como potencializador da experiência de fluxo na performance musical. | Conferência - Performance Musical: aprimoramento e carreira
Prof. Dr. Marcos Araújo (Porto Alegre, Brasil)
|
2014/11/18 | Palestra - Estratégias de estudo de instrumento e memorização. | Porto das Artes: artes e educação inclusiva
Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
|
2014 | Estratégias de estudo de instrumento e memorização | Porto das Artes: artes e educação inclusiva - UFPel
Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
|
2014 | Master class de violão no Instituto Municipal de Belas Artes Professora Rita Jobim Vasconcellos | Master class de violão no Instituto Municipal de Belas Artes Professora Rita Jobim Vasconcellos
Instituto Municipal de Belas Artes Professora Rita Jobim Vasconcellos (Bagé, Brasil)
|
2013 | Tipos de representações mentais utilizadas por violonistas no processo de fixação e entendimento de uma nova obra. | XIII Senpem – Seminário Nacional de Pesquisa em Músicada UFG. Goiânia/GO – Brasil.
Universidade Federal de Goiás (Goiás, Brasil)
|
2013 | Relação entre pontos de referência e tipos de memórias no processo de memorização do Estudo nº 7 para violão de Heitor Villa-Lobos | Simcam 9 – Simpósio de Cognição e Artes Musicais.
Universidade Federal do Pará (Belém, Brasil)
|
2013 | Mapeamento de pontos de referência na Fuga BWV 997 de J. S. Bach, como parte da construção da performance bem sucedida. | XXIII Congresso da Anppom – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música
UFRN (Natal, Brasil)
|
2012 | Fuga BWV 997 de J. S. Bach: Estratégias de Memorização ao Violão. | XIII Sempem – Seminário Nacional de Pesquisa em Músicada UFG.
Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
|
2008 | Música Sertaneja: a relação entre a urbanização e a diversidade musical, temática e rítmica. | II Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.
Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) (Curitiba, Brasil)
|
2005 | Evolução da Música Brasileira. | Palestra no curso de Licenciatura em Turísmo
Departamento de Comunicação do Centro Universitário Internacional (Curitiba, Brasil)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/11/21 - 2019/11/23 | Conferência Internacional Post-ip'19 (2019/11/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro - Unidade integrada ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal |
2019/06/28 - 2019/06/30 | Hidden Archives, Hidden Practices: Debates About Music-Making (2019/06/28 - 2019/06/30)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Universidade de Aveiro - Unidade integrada ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal |
2018/11/21 - 2018/11/21 | I Encontro de Loopists é promovido pelo LoopLab – Laboratório de Live Looping (2018/11/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro - Unidade integrada ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal |
2015/11/18 - 2015/11/21 | I Seminário de Violões da UFPel (2015/11/18 - 2015/11/21)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal de Pelotas, Brasil |
2012 - 2012 | XII Seminário Nacional de Pesquisa em Música de UFG (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brasil |
2008/10/07 - 2008/10/10 | II Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP (Acessor Geral) (2008/10/07 - 2008/10/10)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brasil |
2007/10/01 - 2007/10/06 | I Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP (2007/10/01 - 2007/10/06)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brasil |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/11/03 - 2022/03/09 | Psychology of Music (0305-7356) | Society for Education, Music and Psychology Research - SEMPRE |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2014/06/01 - 2016/05/30 | Lecionou a disciplina de Violão no curso de Musica - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, atendendo alunos do I ao VIII semestre. | Música - Licenciatura (Ensino básico 1º ciclo) | Universidade Federal de Pelotas, Brasil |
2014/06/01 - 2016/05/30 | Lecionou a disciplina de Arranjo instrumental e Vocal no curso de Musica - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. | Música - Licenciatura (Ensino básico 1º ciclo) | Universidade Federal de Pelotas, Brasil |
Distinções
Prémio
2005 | 2º Lugar - Interpretação Instrumental |
2005 | 1º Lugar - Interpretação Musical ao Violão - Concurso Internacional Rosa Mística |
2004 | 4º Lugar - Interpretação Musical ao Violão (sem limite de idade) |
Outra distinção
2019 | 1º colocado no concurso de Bolsas de Doutoramento - Painel de Avaliação = Artes - FCT (Fundação para Ciência e )
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2018 | 1º Colocado no concurso - Bolseiro de Investigação do Projecto Euterpe Unveiled (PTDC/CPC-MMU/3559/2014)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2015 | 2º lugar - Professor Efetivo de Violão e Teoria Musical - Edital CPSI Nº054/2015 (Processo Nº. 23110.004302/2014-19) |
2014 | 1º lugar - Professor de Violão - Substituto - Edital 033/2014 (Processo nº23110.001951/2014-68)
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
|