???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Miguel Nunes da Luz

Nomes de citação

  • Luz, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
9B14-3485-0FC1
ORCID iD
0000-0002-9126-5375
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Doutoramento em Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Desenvolvimento da competência motora em crianças e adolescentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2011
Concluído
Mestrado em treino de alto rendimento (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
" Análise da instrução dos treinadores profissionais e não profissionais na competição de futebol" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovado por unanimidade
2005
Concluído
Ciências do desporto - Menção em Educação Física e Deporto Escolar (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2022 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2017 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2022 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 - 2020 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - 2016/08/30 Professor equiparado a assistente de 1º Triénio Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/04/02 - 2024/04/02 Statistics and mathematics MOOC for everyone
Bolseiro de Integração na Investigação
2022/11/01 - 2023/10/31 RUN-UP STUDY: Unraveling the role of nutritional status on real and perceived motor competence and physical activity among Portuguese children: an interdisciplinarity cross-sectional study.
UIDB/04923/2020
Bolseiro de Integração na Investigação
2021/09/04 - 2023/09/03 Motor Competence Assessment in Children with Neurodevelopmental Disorders
MCA_PND
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Em curso
2021/09/04 - 2022/09/03 Inter-observer reliability and concurrent validity of the Motor Competence Assessment instrument for children aged 6 to 10 years
IPL/2021/MCA_VAL_ESELx
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2020 Eco-sensors4Health
02/SAICT/2016
Investigador
Concluído
2017/10/12 - 2019/10/11 Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis
SAICT-POL/23235/2016
Bolseiro de Integração na Investigação
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/05 - 2020/05 Motor competence as a health marker in primary school children
IPL/2019/CMSAU-CR
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carla Martinho; Claudia Silvestre; Carlos Luz; Cristina Nunes. "STATISTIC MOOC: A DESIGN PROPOSAL". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.2128
  2. Sá, Cristina dos Santos Cardoso de; Luz, Carlos; Pombo, André; Cordovil, R.. "Avaliação da competência motora de crianças amblíopes e não amblíopes do primeiro ciclo". 2020.
  3. Moreira, Ana Catarina; Borrego, Rute; Machado, Margarida; Pombo, André; Costa, Vânia; Almeida, Ana Maria; Tavares, Ana Sofia; et al. "Excesso ponderal e pressão arterial em crianças do 1º Ciclo". 2019.
  4. Luz, Carlos; Rodrigues, Luis P.; Saraiva, Linda; Cordovil, Rita. "Competência motora e cognitiva de crianças do 1ºCEB.Um estudo comparativo entre o ensino público e o privado". Trabalho apresentado em Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Gabriela Almeida; Carlos Luz; Luís Paulo Rodrigues; Vítor Lopes; Rita Cordovil. "“Profiles of motor competence and its perception accuracy among children: Association with physical fitness and body fat”". Psychology of Sport and Exercise 68 (2023): 102458-102458. http://dx.doi.org/10.1016/j.psychsport.2023.102458.
    10.1016/j.psychsport.2023.102458
  2. André Pombo; Carlos Luz; Luis P. Rodrigues; Cristina Sá; Cristhina Bonilha Huster Siegle; Patrizia TORTELLA; Guido Fumagalli; Rita Cordovil. "Children’s Physical Activity During the COVID-19 Lockdown: A Cross Cultural Comparison Between Portugal, Brazil and Italy". Perceptual and Motor Skills 130 2 (2023): 680-699. http://dx.doi.org/10.1177/00315125231152662.
    10.1177/00315125231152662
  3. André Pombo; Rita Cordovil; Luis P. Rodrigues; Ana Catarina Moreira; Rute Borrego; Margarida Machado; Vânia Costa; et al. "Effect of Motor Competence and Health-Related Fitness in the Prevention of Metabolic Syndrome Risk Factors". Research Quarterly for Exercise and Sport (2023): 1-8. http://dx.doi.org/10.1080/02701367.2022.2158998.
    10.1080/02701367.2022.2158998
  4. Mariana Moreira; Guida Veiga; Frederico Lopes; Derek Hales; Carlos Luz; Rita Cordovil. "Kindergarten Affordances for Physical Activity and Preschoolers’ Motor and Social-Emotional Competence". Children 10 2 (2023): 214-214. http://dx.doi.org/10.3390/children10020214.
    10.3390/children10020214
  5. Rodrigues, Luis Paulo; Cordovil, Rita; Luz, Carlos; Silva, Bruno; Pombo, Andre; Lopes, Vitor P.. "Relationship between motor competence, weight status, and cardiorespiratory fitness from 7 to 16 years of age". Journal of Sport & Exercise Psychology (2023): https://publons.com/wos-op/publon/61139405/.
  6. T. Cade Abrams; Bryan Terlizzi; An De Meester; Ryan S. Sacko; J. Megan Irwin; Carlos Luz; Luis P. Rodrigues; et al. "Potential relevance of a motor skill “proficiency barrier” on health-related fitness in youth". European Journal of Sport Science (2022): 1-8. http://dx.doi.org/10.1080/17461391.2022.2153300.
    10.1080/17461391.2022.2153300
  7. Ana Filipa Silva; Hadi Nobari; Georgian Badicu; Halil Ibrahim Ceylan; Ricardo Lima; Maria João Lagoa; Carlos Luz; Filipe Manuel Clemente. "Reliability levels of motor competence in youth athletes". BMC Pediatrics 22 1 (2022): http://dx.doi.org/10.1186/s12887-022-03483-z.
    10.1186/s12887-022-03483-z
  8. Luis P. Rodrigues; Carlos Luz; Rita Cordovil; André Pombo; Vitor P. Lopes. "Motor Competence Assessment (MCA) Scoring Method". Children (2022): https://www.mdpi.com/2227-9067/9/11/1769.
    10.3390/children9111769
  9. Cristhina Bonilha Huster Siegle; André Pombo; Carlos Luz; Luis Paulo Rodrigues; Rita Cordovil; Cristina dos Santos Cardoso de Sá. "Do children’s previous physical activity habits influence their behaviors during the Covid-19 social distancing period?". Revista Paulista de Pediatria (2022): https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2021010.
    10.1590/1984-0462/2022/40/2021010
  10. Luis P. Rodrigues; Rita Cordovil; Carlos Luz; Vitor P. Lopes. "Model invariance of the Motor Competence Assessment (MCA) from early childhood to young adulthood". Journal of Sports Sciences (2021): https://doi.org/10.1080/02640414.2021.1932290.
    10.1080/02640414.2021.1932290
  11. André Pombo; Carlos Luz; Luis Paulo Rodrigues; Rita Cordovil; Pombo, André; Luz, Carlos; Rodrigues, Luis Paulo; Cordovil, Rita. "Effects of COVID-19 Confinement on the Household Routines Of Children in Portugal". Journal of Child and Family Studies (2021): https://doi.org/10.1007/s10826-021-01961-z.
    Publicado • 10.1007/s10826-021-01961-z
  12. Rodrigues, Luis P.; Luz, Carlos; Cordovil, Rita; Mendes, Rui; Alexandre, Rita; Lopes, Vítor P.. "Siblings’ Influence on the Motor Competence of Preschoolers". Children 8 3 (2021): 204. http://dx.doi.org/10.3390/children8030204.
    10.3390/children8030204
  13. Pombo, André; Luz, Carlos; de Sá, Cristina; Rodrigues, Luis Paulo; Cordovil, Rita. "Effects of the COVID-19 Lockdown on Portuguese Children’s Motor Competence". Children 8 3 (2021): 199. http://dx.doi.org/10.3390/children8030199.
    10.3390/children8030199
  14. Cristina dos Santos Cardoso de Sá; Carlos Luz; Luis Paulo Rodrigues; Rita Cordovil. "Motor Competence Assessment - adaptação cultural para o Brasil (MCA-BR)". Fisioterapia e Pesquisa (2021): https://doi.org/10.1590/1809-2950/20017628012021.
    10.1590/1809-2950/20017628012021
  15. Luz, Carlos. "Effects of the COVID-19 pandemic on preschool children and preschools in Portugal". Journal of Physical Education and Sport 21 1 (2021): 492-499.
    Publicado
  16. Luz, Carlos. "Motor Competence in Children With and Without Ambliopia.". Perceptual and motor skills (2021): https://doi.org/10.1177/0031512520987359.
    10.1177/0031512520987359
  17. Flôres, Fábio Saraiva; Luis P. Rodrigues; Carlos Luz; Rita Cordovil. "Cross-cultural comparisons of motor competence in southern Brazilian and Portuguese schoolchildren". Motriz: Revista de Educação Física 27 (2021): http://dx.doi.org/10.1590/s1980-657420210018420.
    10.1590/s1980-657420210018420
  18. Luz, Carlos. "INFLUENCES OF FAMILY AND HOUSEHOLD CHARACTERISTICS ON CHILDREN'S LEVEL OF PHYSICAL ACTIVITY DURING SOCIAL DISTANCING DUE TO COVID-19 IN BRAZIL.". Revista paulista de pediatria : orgao oficial da Sociedade de Pediatria de Sao Paulo (2020): https://europepmc.org/articles/PMC7724691.
    10.1590/1984-0462/2021/39/2020297
  19. Luz, Carlos. "COVID-19 SOCIAL ISOLATION IN BRAZIL: EFFECTS ON THE PHYSICAL ACTIVITY ROUTINE OF FAMILIES WITH CHILDREN.". Revista paulista de pediatria : orgao oficial da Sociedade de Pediatria de Sao Paulo (2020): https://europepmc.org/articles/PMC7659029.
    10.1590/1984-0462/2021/39/2020159
  20. Luz, Carlos. "Correlates of children's physical activity during the COVID-19 confinement in Portugal.". Public health (2020): https://europepmc.org/articles/PMC7508519.
    10.1016/j.puhe.2020.09.009
  21. Fábio Saraiva Flôres; Michael Flores Milani; Fernando Copetti; Carlos Luz; Rita Cordovil. "O impacto da prática do futsal na competência motora de crianças". Motrivivência (2020): https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e73696.
    10.5007/2175-8042.2020e73696
  22. Piovesan, C.C.; Geremia, J.M.; Luz, C.; Menezes, R.P.; Flôres, F.S.. "Relationship between the numerical condition and court position in goal scoring in women’s handball". Journal of Physical Education and Sport 20 6 (2020): 3607-3613. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85098874594&partnerID=MN8TOARS.
    10.7752/jpes.2020.06486
  23. Rodrigues, L.P.; Luz, C.; Cordovil, R.; Bezerra, P.; Silva, B.; Camões, M.; Lima, R.. "Normative values of the motor competence assessment (MCA) from 3 to 23 years of age". Journal of Science and Medicine in Sport 22 9 (2019): 1038-1043. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85066150263&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jsams.2019.05.009
  24. Luz, C.; Cordovil, R.; Rodrigues, L.P.; Gao, Z.; Goodway, J.D.; Sacko, R.S.; Nesbitt, D.R.; et al. "Motor competence and health-related fitness in children: A cross-cultural comparison between Portugal and the United States". Journal of Sport and Health Science 8 2 (2019): 130-136. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85061029377&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jshs.2019.01.005
  25. Rodrigues, Luis Paulo; Luz, Carlos; Cordovil, Rita; Camoes, Miguel; Lima, Ricardo; Silva, Bruno; Lopes, Vitor. "Motor Competence Assessment (MCA): Portuguese Normative Values". Journal of Sport & Exercise Psychology (2019): https://publons.com/wos-op/publon/27335982/.
  26. Luz, Carlos. "Link between Motor Competence and Health Related Fitness in Children and Adolescents". Sports (2017): http://www.mdpi.com/2075-4663/5/2/41.
    10.3390/sports5020041
  27. da Luz, C.M.N.; de Almeida, G.S.N.; Rodrigues, L.P.; Cordovil, R.. "The evaluation of motor competence in typically developing children: An integrative review". Journal of Physical Education (Maringa) 28 1 (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85044757725&partnerID=MN8TOARS.
    10.4025/jphyseduc.v28i1.2857
  28. Almeida, G.; Luz, C.; Martins, R.; Cordovil, R.. "Do children accurately estimate their performance of fundamental movement skills?". Journal of Motor Learning and Development 5 2 (2017): 193-206. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85047012911&partnerID=MN8TOARS.
    10.1123/jmld.2016-0030
  29. Luz, C.; Rodrigues, L.P.; De Meester, A.; Cordovil, R.. "The relationship between motor competence and health-related fitness in children and adolescents". PLoS ONE 12 6 (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021643962&partnerID=MN8TOARS.
    10.1371/journal.pone.0179993
  30. Luz, C.; Rodrigues, L.P.; Almeida, G.; Cordovil, R.. "Development and validation of a model of motor competence in children and adolescents". Journal of Science and Medicine in Sport 19 7 (2016): 568-572. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84937231840&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jsams.2015.07.005
  31. Almeida, G.; Luz, C.; Martins, R.; Cordovil, R.. "Differences between Estimation and Real Performance in School-Age Children: Fundamental Movement Skills". Child Development Research 2016 (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84979702237&partnerID=MN8TOARS.
    10.1155/2016/3795956
  32. Rodrigues, L. P.; Camões, M.; Luz, C.; Lima, R.; Lopes, V. P.; Cordovil, R.; Rodrigues, Luis Paulo; et al. "Avaliação da competência motora através do lançamento e pontapé em potência. Descrição do comportamento ao longo da idade". Estudos em desenvolvimento motor da criança IX 1 (2016): 224-230. http://hdl.handle.net/10198/13542.
    Publicado
  33. Luz, C.; Rodrigues, L.P.; Cordovil, R.. "The relationship between motor coordination and executive functions in 4th grade children". European Journal of Developmental Psychology 12 2 (2015): 129-141. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84922419782&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/17405629.2014.966073
Capítulo de livro
  1. Almeida, Gabriela ; Luz, Carlos; Rodrigues, LP; Lopes, V; Cordovil R. "Competência motora real e percebida: precisão da estimativa da performance". In Estudos em Desenvolvimento motor da Criança XVI, 423-430. ISMAI, 2023.
    Publicado
  2. Luz, Carlos. "O impacto da educação Física nas funções executivas dos alunos de 1º ciclo". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV. Covilhã, Portugal: UBI Edições., 2019.
  3. Luz, Carlos. "Motor Competence Assessment (MCA). Tabelas normativas de avaliação dos 3 aos 23 anos de idade". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV, 91-98. Covilhã, Portugal: UBI Edições, 2019.
  4. Luz, Carlos. "A competência motora como marcador de saúde em crianças do 1º ciclo". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV, 251-259. Covilhã, Portugal: UBI Edições, 2019.
  5. Pombo, André; Cordovil, R.; Luz, Carlos. "A competência motora como marcador de saúde em crianças do 1o ciclo.". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV, 251-259. Covilhã, Portugal: UBI Edições, 2019.
  6. Luz, Carlos. "Percepção de affordances em crianças com perturbações do neurodesenvolvimento: uma revisão da literatura". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIII. Lisboa, Portugal: Edições Piaget, 2018.
  7. Luz, Carlos. "Avaliação da competência motora no contexto da educação física em crianças do primeiro ano do ensino básico: análise de dois instrumentos". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIII. Lisboa: Edições Piaget, 2018.
  8. Luz, Carlos. "Avaliação da competência motora na infância: análise de dois instrumentos quantitativos". In Estudos em desenvolvimento motor da criança XII. Portugal: Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço, 2017.
  9. Luz, Carlos; Cordovil, R.; Quitério, Ana; Rodrigues, Luis P.. "Avaliação da competência motora na infância: comparação de dois instrumentos quantitativos.". In 10os Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança, editado por Rodrigues, Luis P.; Clemente, Filipe Manuel; Lima, Ricardo. Melgaço: ESDL-IPVC, 2017.
    Publicado
  10. Luz, Carlos. "Avaliação da competência motora em crianças e adolescentes". In Atividade Física e Saúde em Contexto Escolar, 68-79. Rio Maior, Escola Superior de Desporto de Rio Maior, 2016.
  11. Luz, Carlos. "A Avaliação da competência motora através do lançamento e pontapé em potência. Descrição do comportamento ao longo da idade". In Estudos em desenvolvimento motor da criança XI. Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2016.
  12. Luz, Carlos. "A Avaliação da competência motora em crianças e adolescentes". In PSICANÁLISE EM PERSPECTIVA V: novos estudos em história e epistemologia da psicanálise. Portugal: EDITORA CRV, 2014.
  13. Luz, Carlos. "Habilidade Motoras Fundamentais em Crianças e Adolescentes". In Estudos em desenvolvimento motor da criança IX. Edições FMH, 2014.
  14. Luz, Carlos. "Relação entre estimativa e competência motora real numa tarefa de salto: diferenças entre crianças com baixa e alta coordenação motora". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança IX. Portugal: Edições FMH, 2014.
  15. Luz, Carlos. "Relação entre a aptidão coordenativa e capacidades cognitivas: um estudo em crianças do 4º ano de escolaridade". In Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII. Trás-os-montes e Alto Douro, 2013.
  16. Luz, Carlos. "O ensino do futebol baseado na manipulação de constrangimentos". In Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII. Portugal: Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII, 2013.
  17. Luz, Carlos. "O sucesso nos jogos cooperativos: de “cada um por si “a “um por todos e todos por um"". In Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII. Trás-os-montes e Alto Douro, Portugal: Trás-os-montes e Alto Douro, 2013.
Pré-impressão
  1. André Pombo; Carlos Luz; Luis Paulo Rodrigues; Carlos Ferreira; Rita Cordovil. "Correlates of Children’s Physical Activity During the Covid-19 Confinement in Portugal". 2020. https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-41842/v1.
    10.21203/rs.3.rs-41842/v1
  2. André Pombo; Carlos Luz; Luis Paulo Rodrigues; Rita Cordovil. "COVID-19 Confinement In Portugal: Effects On The Household Routines Of Children Under 13". 2020. https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-45764/v1.
    10.21203/rs.3.rs-45764/v1
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/07 - 2022/07 Impacto de atividades de integração curricular de educação física e matemática nas aprendizagens e na motivação em alunos do 1.º ano do 1.º CEB
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2021/09 A Roda Rítmica na Prática Pedagógica do 4.º Ano de Escolaridade - Um Estudo de Caso Comunitário na Comunidade Waldorf em Portugal
Orientador
Tese de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021/07 - 2021/07 As conceções dos alunos do 1º ano de escolaridade sobre os valores morais - respeito pela verdade, pelo outro e justiça
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020/02/03 - 2020/07/04 De que forma pode a integração curricular entre a Educação Física e a Matemática potenciar o processo de Ensino Aprendizagem nas duas áreas?
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020/03/07 - 2020/06/25 A autoestima em crianças do 3º ano: O contributo da Educação Fisíca
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/03/02 - 2019/07/03 Qual o impacto da educação física nas funções executivas dos alunos
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/03/05 - 2016/07/05 Práticas e constrangimentos na lecionação da expressão e educação físico-motora por parte dos professores do 1 ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em educação de 1º e 2º ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/09/12 - 2019/09/12 Symposium "Motor Competence Assessment. Norms and results from all over the world" in Children’s physical activity and sport, Verona, Itália. (2019/09/12 - 2019/09/12)
Simpósio (Coorganizador)
2018/06/06 - 2018/06/06 Symposium - Cross-cultural research in motor competence and physical activity in childhood (2018/06/06 - 2018/06/06)
Simpósio (Coorganizador)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/07/11 Contributo da meditação como uma ferramenta promotora de autorregulação e bem-estar para as crianças em JI.
Arguente principal
Maria Helena Caridade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/08 Reconhecer para mudar!. Problematização do brincar na prática pedagógica e na formação de educadores/as de infância (2014-2018)
Presidente do júri
CRISTIANA FILIPA LEITÃO SILVESTRE (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/05 As possibilidades de ação que o espaço interior proporciona ao desenvolvimento motor das crianças em JI
Arguente principal
TATIANA MONIZ ANDRADE (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020/06/25 A perspetiva da criança sobre o brincar: grupo/individual, interior/exterior e estruturada/semiestruturada
Presidente do júri
Filipa Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020/06/19 "Juntos decidimos o que queremos fazer": A Participação da criança em Educação de Infância - Conceções e práticas numa sala de Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
SARA GONÇALVES ROLO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020/06/11 "O F.D. não quer brincar comigo, ele diz que não é meu amigo!" (F.V.) - As relações de amizade numa sala de jardim de infância
Presidente do júri
ANA FLÁVIA VÍTOR DA SILVA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/15 A construção do pensamento crítico a partir do Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Ana Jesus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/10 Crescer com o risco - Das Representações às Ações: Potencialidades das brincadeiras arriscadas para o desenvolvimento integral da criança em idade pré-escolar -
Arguente principal
Joana Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/04 Regulação dos comportamentos sociais através do jogo
Arguente principal
Sara Liberato (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/03 "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das crianças
Arguente principal
Maria Morgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/06/13 Contributos da Educação Física curricular na promoção de comportamentos autorregulados em crianças em idade pré-escolar
Arguente principal
Filipa Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/06/11 Articulação entre matemática e educação física: ensino-aprendizagem de unidades de medida de comprimentos numa turma de 2.º ano
Presidente do júri
André Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/06/09 Até que ponto limitamos o brincar a partir da nossa conceção de perigo?
Arguente principal
Inês Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/06/05 Primeiros Socorros em contexto escolar – um estudo de caso
Presidente do júri
Sandra Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/06/02 Os riscos da segurança no recreio. As vozes das crianças e das educadoras de um jardim de infância
Arguente principal
Andreia Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/05/05 Como é que o brincar no recreio pode potenciar aprendizagens?
Presidente do júri
Joana Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/22 Competência motora percebida em jovens: efeito do género
Arguente
António Tavares (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2018/12/22 Efeito do Género na Coordenação Motora em Alunos do Ensino Básico
Arguente
Ricardo Chambel (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2018/07/12 O lugar da cidadania na escola e na sala de aula. Um estudo com uma turma de 5.º ano
Presidente do júri
Maria Gameiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/07/02 Todos juntos no tapete” – Gestão do comportamento do grande grupo numa sala de jardim-de-infância
Presidente do júri
Márcia Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/06/06 Organização do espaço e os materiais da sala de atividades – Fator de aprendizagem e desenvolvimento da criança
Presidente do júri
Maria Faria (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/06/03 História e Geografia de Portugal e Português: conceções e práticas de integração curricular no 2.º CEB
Presidente do júri
Ana Vicente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/07/05 Conceções de alunos do 1.º ciclo acerca do aquecimento global e da destruição da Camada de ozono
Presidente do júri
Filipa Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09/01 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular – Expressões Artísticas e Educação Física em Educação de Infância Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023/09/01 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular – Introdução às Didáticas das Expressões Física e Artística Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/09/01 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular – Didática das Expressões Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09/15 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular – Didática do Português e das Expressões Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09/01 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular – Língua portuguesa, Artes e Motricidade na Educação de Infância Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09/01 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular – Didática do Português e das Expressões Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020/09/01 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular – Conhecimentos e Docência em Educação de Infância Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017/09/01 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular - Projeto de Intervenção em ASC II Animação Sociocultural (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2014/09/01 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular – Prática de Ensino Supervisionada II Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2014/09/01 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular – Prática de Ensino Supervisionada II Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em História e da Geografia no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2014/09/01 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular – Didática das Áreas das Expressões Artísticas e da Educação Física Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em História e da Geografia no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2014/09/01 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular – Didática das Áreas das Expressões Artísticas e da Educação Física Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular – Didática das Expressões Artísticas e da Educação Física Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2009/09/01 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular – Educação Física I Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2009/09/01 - 2024/08/30 Professor da Unidade Curricular – Educação Física II Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022/09/01 - 2023/08/30 Professor da Unidade Curricular – Educação, Nutrição e Segurança em Educação de Infância Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011/09/01 - 2022/08/30 Professor da Unidade Curricular – Nutrição, Motricidade e Segurança Infantil Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017/09/01 - 2019/08/30 Professor da Unidade Curricular – Metodologias de Investigação I Administração e Gestão Escolar Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017/09/01 - 2018/08/30 Professor da Unidade Curricular - Projeto Interdisciplinar de Intervenção Profissional III Animação Sociocultural (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2013/09/01 - 2018/08/30 Professor da Unidade Curricular – Conhecimento e construção de Jogos Pré-Desportivos Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2017/08/30 Professor da Unidade Curricular – Prática de Ensino Supervisionada I Didáctica da História e da Geografia no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2017/08/30 Professor da Unidade Curricular – Prática de Ensino Supervisionada I Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2013/01/01 - 2016/08/30 Professor da Unidade Curricular - Projeto Interdisciplinar de Intervenção Profissional III Animação Sociocultural (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2015/09/01 - 2016/01/23 Professor da unidade Curricular Atividade Física e Saúde Animação Sociocultural (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2014/09/01 - 2016/01/20 Atividades de Lazer e Animação Desportiva Animação Sociocultural (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2011/01/01 - 2015/08/30 Professor da Unidade Curricular – Perspetivas Curriculares Integradas Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2014/01/17 Professor da unidade Curricular Atividade Física e Saúde Animação Sociocultural (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2012/08/30 Professor da Unidade Curricular - Projeto Interdisciplinar de Intervenção Profissional III Animação Sociocultural (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2009/09/01 - 2012/01/22 Atividades de Lazer e Animação Desportiva Animação Sociocultural (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2009/09/01 - 2011/08/30 Professor da Unidade Curricular – Educação Física III Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2009/09/01 - 2011/01/16 Professor da unidade curricular Atividade Física e Saúde Animação Sociocultural (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal