???global.info.a_carregar???
José Manuel Bettencourt da Câmara was born in São Miguel island (Azores), in Portugal, where he began studying piano with Maria Luísa Bruto da Costa, while at the same time concluding his secondary school studies. Later on in Lisbon, he graduated in Philosopy and Theology from Instituto Superior de Estudos Teológicos and in History from Universidade de Lisboa. At Instituto Gregoriano, he studied Composition with Frederico de Freitas, Organ with Antoine Sibertain Blanc and Conducting and Gregorian Chant with Júlia d'Almendra. At the Lisbon National Conservatoire, he attended the Piano General Course and the Composition Graduate Course with Armando José Fernandes, Joly Braga Santos and Filipe Pires. He also graduated in Singing with Arminda Correia and Helena de Pina Manique. His postgraduate studies include a master's degree and a doctorate degree with unanimous distinction from Universidade Nova de Lisboa. He was president of Juventude Musical Portuguesa, a board member of Conselho Português da Música and a member of the Gulbenkian Foundation choir from 1972 to 2000, with which he took part in hundreds of concerts nationally and internationally, as well as several CD recordings. Bettencourt da Câmara was a professor at Universidade de Évora where he taught more than a dozen disciplines, such as Aesthetics of Music, Contemporary Aesthetics, Ethnomusicology, Sociology of Performing Arts, Music and Literature, History of Music and History of Music in Portugal. He also tutored several master and doctorate thesis and was the director of the Master of Musicology and Postgraduate of Music Teaching degrees, as well as being a member of the Evaluation Council of the university. From his musical works, a set of piano pieces for children was published in 1998 and other works were premiered in Lisbon, the Azores and Brazil, where he was the guest composer at the 1992 São Paulo's Música Nova festival. He is currently a member of Universidade do Porto's Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória research centre, where he is the coordinator of the 'As freguesias do lado oriental do Concelho da Ribeira Grande (São Miguel, Azores)' project. He is the author of a vast number of books and articles published in national and international journals, magazines and newspapers. His research work has spanned across decades and has focused on many diverse fields, mainly aesthetics, art history, Azorean culture, Portuguese folk music and Portuguese music history, especially the works of Francisco de Lacerda and Fernando Lopes Graça.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Manuel Bettencourt da Câmara

Nomes de citação

  • Bettencourt da Câmara, José

Identificadores de autor

Ciência ID
9D1D-5858-773A

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Latim Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Grego Antigo (até 1553) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1995 - 2000
Concluído
Filosofia Contemporânea (Doutoramento)
Especialização em Estética
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Expressão e contemporaneidade - O tema da arte moderna na obra de Merleau-Ponty" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Louvor e Distinção por unanimidade
1992/10 - 1993/07
Concluído
Curso de Avaliação Educativa (Pós-Graduação)
Especialização em Pedagogia
Universidade de Lisboa, Portugal
1983 - 1986
Concluído
Filosofia (Mestrado)
Especialização em Filosofia Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Do espírito do pintor ao olhar do filósofo – Maurice Merleau-Ponty e Paul Cézanne" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1976 - 1980
Concluído
Curso Superior de Canto (Licenciatura)
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1978 - 1979
Concluído
Estágio Pedagógico (Outros)
Especialização em História
Liceu D. Filipa de Lencastre, Portugal
1973 - 1977
Concluído
Curso Superior de Composição (Licenciatura)
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1971 - 1977
Concluído
Piano (Ensino secundário)
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1971 - 1976
Concluído
História (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
1970 - 1973
Concluído
Curso de Educação e Didática Musical - Direção Coral (Outros)
Especialização em Direcção Coral
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1967 - 1971
Concluído
Curso de Órgão (Ensino secundário)
Instituto Gregoriano de Lisboa, Portugal
1967 - 1971
Concluído
Curso de Composição (Ensino secundário)
Instituto Gregoriano de Lisboa, Portugal
1967 - 1971
Concluído
Curso de Direção Gregoriana (Ensino secundário)
Instituto Gregoriano de Lisboa, Portugal
1967 - 1971
Concluído
Curso de Canto Gregoriano (Ensino secundário)
Instituto Gregoriano de Lisboa, Portugal
1966 - 1971
Concluído
Filosofia e Teologia (Licenciatura)
Instituto Superior de Estudos Teológicos, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/09 - 2013/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2002 - 2004 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2001 - 2001 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
1991 - 1991 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
1987 - 1987 Professor Visitante (Docente Universitário) Centro de Estudos Judiciários, Portugal
1975 - 1976 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1983 - 2002 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Vitorino Nemésio, Portugal
1996/09 - 2000/09 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Profissional de Almada, Portugal
1981/09 - 1993/09 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica e Secundária dos Olivais, Portugal
1980/09 - 1981/09 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária do Montijo, Portugal
1979/09 - 1980/09 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Liceu de Camões, Portugal
1978/09 - 1979/09 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Liceu D. Filipa de Lencastre, Portugal
1976/09 - 1978/09 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Liceu de Camões, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - 2013 Director do Curso de Mestrado em Musicologia Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2013 Membro do Conselho de Avaliação Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2013 Coordenador do Grupo de Disciplinas 'Música e Sociedade' Universidade de Évora, Portugal
2006 - 2013 Membro do Conselho do Departamento de Música Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2012 Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Música Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2012 Coordenador do Grupo de Trabalho do Sistema de Avaliação dos Professores da Escola de Artes Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2012 Membro do Conselho da Biblioteca da Universidade Évora Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 Director do Curso de Pós-Graduação em Ensino Vocacional da Música Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2011 Membro da Comissão do Curso de Doutoramento de Música e Musicologia Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2011 Membro do Conselho Pedagógico da Escola de Artes Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2011 Coordenador da Comissão Científica do Departamento de Música Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2010 Adjunto do Director da Escola de Artes Universidade de Évora, Portugal
2006 - 2008 Director de Estágio Universidade de Évora, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Membro integrado Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
1984 - Atual Membro Correspondente Instituto Histórico da Ilha Terceira, Portugal
1984 - Atual Membro Correspondente Instituto Açoriano de Cultura, Portugal
2001 - 2013 Membro Integrado Centro de Investigação de História e Investigação Artística da Universidade de Évora, Portugal
1972 - 2001 Coralista Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1992 - 1993 Rege cursos sobre música tradicional portuguesa em diversas instituições (Madeira, Açores, Vila Nova de Cerveira, Vila da Feira) Fundação INATEL, Portugal
Fundação INATEL, Portugal
1992 - 1992 Compositor Convidado Festival Música Nova do Estado de São Paulo, Brasil
1984 - 1988 Presidente da Direcção da Juventude Musical Portuguesa Juventude Musical Portuguesa, Portugal
1984 - 1988 Membro da Direcção do Conselho Português da Música Conselho Português da Música, Portugal
1984 - 1988 Representante do Conselho Português da Música no Gabinete Coordenador do Ensino Artístico do Ministério da Educação Conselho Português da Música, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Bettencourt da Câmara, José. "Grandes músicos açorianos - Dia Mundial da Música, 1 de Outubro, 2000", Direção Regional da Cultura, 2000
  2. Bettencourt da Câmara, José. "“L’oeuvre pour piano de Francisco de Lacerda”", Notas explicativas para edição discográfica (Disques Coriolan, COR, 330 701) , 1997
  3. Bettencourt da Câmara, José. "Portugaliae genesis, Akronos e Sintra de Luís Filipe Pires", Notas explicativas para edição discográfica (Portugalsom, Secretaria de Estado da Cultura) , 1990
  4. Bettencourt da Câmara, José. "Concerto para violino e orquestra de Luís de Freitas Branco", Notas explicativas para edição discográfica (Discoteca Básica Nacional, Secretaria de Estado da Cultura) , 1990
  5. Bettencourt da Câmara, José. "Sonata N.º 5 e Cinco Nocturnos, para piano de Fernando Lopes Graça", Notas explicativas para edição discográfica (Discoteca Básica Nacional, Secretaria de Estado da Cultura) , 1990
  6. Bettencourt da Câmara, José. "Sonata N.º 6 e Ao fio dos anos e das horas, para piano de Fernando Lopes Graça", Notas explicativas para edição discográfica (Discoteca Básica Nacional, Secretaria de Estado da Cultura) , 1990
  7. Bettencourt da Câmara, José. "Serenata e Quinteto de João Domingos Bontempo", Notas explicativas para edição discográfica (Discoteca Básica Nacional) , 1987
  8. Bettencourt da Câmara, José. "Concerto N.º 2 e Concerto N.º 4, para piano e orquestra de João Domingos Bontempo", Notas explicativas para edição discográfica (Discoteca Básica Nacional, Secretaria de Estado da Cultura) , 1987
  9. Bettencourt da Câmara, José. "Concerto da camera col violoncello obbligato e Sinfonieta de Fernando Lopes Graça", Notas explicativas para edição discográfica (Discoteca Básica Nacional, Secretaria de Estado da Cultura) , 1987
  10. Bettencourt da Câmara, José. ""Notas à margem" (Concertos de 20, 21, 22 e 23 de 1983, pela orquestra e coros da Fundação C. Gulbenkian)", 1983
  11. Bettencourt da Câmara, José. ""Notas à margem" (Recital de 19 de dezembro de 1983 pelos Solistas - Octeto de Soptos da Orquestra Gulbenkian, na Fundação Gulbenkian)", 1983
  12. Bettencourt da Câmara, José. ""Notas à margem" (Concertos de 24 e 25 de novembro de 1983, pela orquestra e coros da Fundação C. Gulbenkian)", 1983
  13. Bettencourt da Câmara, José. ""Notas à margem" (Concerto de 2 e 3 de novembro de 1983 por I Solisti Veneti, na Fundação C. Gulbenkian).", 1983
  14. Bettencourt da Câmara, José. ""Notas à margem" (Concertos de 27 e 28 de outubro de 1983, pela orquestra da Fundação C. Gulbenkian)", 1983
  15. Bettencourt da Câmara, José. ""Notas à margem" (Concertos de 30 e 31 de março e 1 de abril de 1983, pela orquestra e coros da Fundação C. Gulbenkian)", 1983
  16. Bettencourt da Câmara, José. ""Notas à margem" (Recital de 29 março de 1983 pelo Quarteto Chilingirian, na Fundação C. Gulbenkian)", 1983
  17. Bettencourt da Câmara, José. ""Notas à margem" (Recital de 22 março de 1983 pelo Quarteto Franz Schubert, na Fundação C. Gulbenkian)", 1983
  18. Bettencourt da Câmara, José. ""Notas à margem" (Concertos de 24 e 25 de fevereiro de 1983, pela orquestra e coros da Fundação C. Gulbenkian)", 1983
  19. Bettencourt da Câmara, José. ""Notas à margem" (Recital de contrabaixo e piano de 9 de fevereiro de 1983, na Fundação C. Gulbenkian)", 1983
  20. Bettencourt da Câmara, José. ""Notas à margem" (Concertos de 18 e 19 de novembro de 1982, da orquestra da Fundação C. Gulbenkian)", 1982
  21. Bettencourt da Câmara, José. ""Notas à margem" (Concertos de 28 e 29 de outubro de 1982, pela orquestra e coros da Fundação C. Gulbenkian)", 1982
Artigo em jornal
  1. Bettencourt da Câmara, José. "Uma obra de Francisco de Lacerda instrumentada por Christopher Bochmann I", Correio dos Açores, 2010
  2. Bettencourt da Câmara, José. "Uma obra de Francisco de Lacerda instrumentada por Christopher Bochmann II", Correio dos Açores, 2010
  3. Bettencourt da Câmara, José. "Estamos nas mãos de quem? (IV)", Correio dos Açores, 2009
  4. Bettencourt da Câmara, José. "Estamos nas mãos de quem? (III)", Correio dos Açores, 2009
  5. Bettencourt da Câmara, José. "Estamos nas mãos de quem? (II)", Correio dos Açores, 2008
  6. Bettencourt da Câmara, José. "Que fazer de tanta esperança? (I)", Correio dos Açores, 2008
  7. Bettencourt da Câmara, José. "Estamos nas mãos de quem? (I)", Correio dos Açores, 2008
  8. Bettencourt da Câmara, José. "Vladimir Viardo em Coimbra", Diário de Coimbra, 2002
  9. Bettencourt da Câmara, José. "O piano segundo Aldo Ciccolini", Diário de Coimbra, 2001
  10. Bettencourt da Câmara, José. "Manuel Machado em norueguês", Diário dos Açores, 1996
  11. Bettencourt da Câmara, José. "Canto da Maia e Francisco de Lacerda na colecção 'Présences Portugaises en France'", Açoriano Oriental, 1996
  12. Bettencourt da Câmara, José. "Jornadas paulistas II - na U. S. P.", Açoriano Oriental, 1992
  13. Bettencourt da Câmara, José. "Jornadas paulistas I - O sorriso de Vera", Açoriano Oriental, 1992
  14. Bettencourt da Câmara, José. "Amor ou morte em "A última dona" de Lídia Jorge?", Jornal de letras, 1992
  15. Bettencourt da Câmara, José. "Jornadas paulistas VI - Na Casa de Portugal", Açoriano Oriental, 1992
  16. Bettencourt da Câmara, José. "Jornadas paulistas V - Prosperidade em Ribeirão Preto", Açoriano Oriental, 1992
  17. Bettencourt da Câmara, José. "Jornadas paulistas IV - Na U. S. P., de novo", Açoriano Oriental, 1992
  18. Bettencourt da Câmara, José. "Jornadas paulistas III - Em Santos, com Gilberto Mendes", Açoriano Oriental, 1992
  19. Bettencourt da Câmara, José. "Francisco de Lacerda e Claude Debussy por José Eduardo Martins", Açoriano Oriental, 1992
  20. Bettencourt da Câmara, José. "Um discípulo de Tomás Borba - Fernando Lopes Graça", Açoriano Oriental, 1990
  21. Bettencourt da Câmara, José. "Segunda Bienal de Óbidos: Um balanço", Jornal de Letras, 1989
  22. Bettencourt da Câmara, José. "Espaço autobiográfico em 'Varanda de Pilatos' de Vitorino Nemésio", Jornal de Letras, 1989
  23. Bettencourt da Câmara, José. "Obras de Fernando Lopes Graça sobre poemas de Fernando Pessoa", Letras e Letras, 1988
  24. Bettencourt da Câmara, José. "P. J. Labarrière e G. Jarczyk na Universidade Nova de Lisboa: Repensar Hegel", Jornal de Letras, 1988
  25. Bettencourt da Câmara, José. "Um encontro com Joly Braga Santos", Jornal de Letras, 1988
  26. Bettencourt da Câmara, José. "Na morte de Joly Braga Santos", Jornal de Letras, 1988
  27. Bettencourt da Câmara, José. "Fernando Lopes Graça: Que estética?", Jornal de Letras, 1986
  28. Bettencourt da Câmara, José. "Nos oitenta anos de Arminda Correia, a memória de Francisco de Lacerda", Jornal de Letras, 1984
  29. Bettencourt da Câmara, José. "Francisco de Lacerda: A necessidade da memória", Diário dos Açores, 1984
  30. Bettencourt da Câmara, José. "Há cinquenta anos, Francisco de Lacerda... (II)", Diário dos Açores, 1984
  31. Bettencourt da Câmara, José. "Há cinquenta anos, Francisco de Lacerda... (I)", Diário dos Açores, 1984
  32. Bettencourt da Câmara, José. "Composição musical: que objectivos?", Jornal de Letras, 1984
  33. Bettencourt da Câmara, José. "Festim de dias, penúria de anos", Directo, 1983
  34. Bettencourt da Câmara, José. "Francisco de Lacerda nas Furnas", Açoriano Oriental, 1983
  35. Bettencourt da Câmara, José. "Lacerda em Angra", Diário Insular, 1983
  36. Bettencourt da Câmara, José. "Ciclo de canções de Filipe Pires", Diário de Notícias, 1983
  37. Bettencourt da Câmara, José. "Reconhecer Abril", Directo, 1982
  38. Bettencourt da Câmara, José. "Artigos de crítica musical", Portugal hoje, 1981
Artigo em revista
  1. Bettencourt da Câmara, José. "No labirinto messiânico de Fernando Pessoa pela mão de Manuel Ferreira Patrício". Islenha 54 (2014):
  2. Bettencourt da Câmara, José. "Charneca em flor - De Florbela a Fernando Lopes Graça". Callipole - Revista de Cultura 21 (2012): 61-67.
    Publicado
  3. Bettencourt da Câmara, José. "O lugar de Porto Formoso, na ilha de São Miguel (Açores), e o seu porto no século XVI". Islenha 49 (2011):
    Publicado
  4. Bettencourt da Câmara, José. "Temporalidade e atemporalidade na experiência musical - A música como metáfora da experiência humana". Thémata - Revista de Filosofia da Universidade de Sevilha 54 (2011):
    Publicado
  5. Bettencourt da Câmara, José. "Pedras que falam - Os moinhos da Maia (São Miguel, Açores)". Islenha 47 (2010):
    Publicado
  6. Bettencourt da Câmara, José. "Os órgãos da Basílica de Mafra num relatório de Francisco de Lacerda". Brotéria 170 (2010): 445-457.
    Publicado
  7. Bettencourt da Câmara, José. "Luís de Freitas Branco e Francisco de Lacerda". Brotéria 168 (2009):
    Publicado
  8. Bettencourt da Câmara, José. "A música em Portugal na primeira metade do século XVIII". Brotéria 168 (2009): 165-185.
    Publicado
  9. Bettencourt da Câmara, José. "Para uma história social da música portuguesa". Brotéria 163 (2006): 63-78.
    Publicado
  10. Bettencourt da Câmara, José. "Uma carta de Joaquim Silvestre Ferrão para Carlos Botelho". Revista Atlântida 46 (2001):
    Publicado
  11. Bettencourt da Câmara, José. "Júlia d'Almendra e o movimento gregoriano em Portugal". Brotéria 151 6 (2000):
    Publicado
  12. Bettencourt da Câmara, José. "Cartas de Luís Ribeiro a Francisco de Lacerda". Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira 104 (1995):
    Publicado
  13. Bettencourt da Câmara, José. "Eça de Queirós e Francisco de Lacerda". Colóquio/Letras 134 (1994):
    Publicado
  14. Bettencourt da Câmara, José. "Emergência da modernidade na música portuguesa da primeira metade do século XX". Colóquia/Artes (1994):
    Publicado
  15. Bettencourt da Câmara, José. "A escala de tons na obra de Francisco de Lacerda". (1993):
    Publicado
  16. Bettencourt da Câmara, José. "'O dia do desespero' de Manuel de Oliveira - Palavra, imagem e construção". Letras e Letras 93 (1993):
    Publicado
  17. Bettencourt da Câmara, José. "A estrutura do discurso mítico segundo Levi-Strauss". Revista Atlântida 37 (1992): 109-123.
    Publicado
  18. Bettencourt da Câmara, José. "Da morte da música, segundo Antero de Quental". Letras e Letras 59 (1991):
    Publicado
  19. Bettencourt da Câmara, José. "José Martins Garcia, "Memória da terra"". Colóquio Letras, Fundação Calouste Gulbenkian (1991):
  20. Bettencourt da Câmara, José. "'Naufrágios - Inscrições': Os temas de Urbano Bettencourt". Revista de cultura açoriana 3 (1991):
    Publicado
  21. Bettencourt da Câmara, José. "Francisco de Lacerda, músico das ilhas". Boletim da Casa dos Açores do Norte 29 (1990):
    Publicado
  22. Bettencourt da Câmara, José. "Maria Margarida Maia Gouveia, "A viagem em Vitorino Nemésio"". Colóquio Letras, Fundação Calouste Gulbenkian 113-114 (1990):
  23. Bettencourt da Câmara, José. "Francisco de Lacerda e os Açores". Atlântida 35 (1990): 133-156.
    Publicado
  24. Bettencourt da Câmara, José. "A propósito de uma obra de Tomás Borba: O Hino do Grémio dos Açores". Revista de Cultura Açoriana 2 (1990):
    Publicado
  25. Bettencourt da Câmara, José. "O lugar de D. João V na história da música portuguesa". ICALP - Revista 16-17 (1989): 178-192.
    Publicado
  26. Bettencourt da Câmara, José. "Dois textos de Luís Ribeiro e Francisco de Lacerda sobre o cancioneiro açoriano". Revista de Cultura Açoriana 1 (1989): 9-21.
    Publicado
  27. Bettencourt da Câmara, José. "Vitorino Nemésio e Francisco de Lacerda". Colóquio/Letras 102 (1988):
    Publicado
  28. Bettencourt da Câmara, José. "Fernando Lopes Graça e os Açores". Atlântida 34 (1988):
    Publicado
  29. Bettencourt da Câmara, José. "Os ciclos de canções de Fernando Lopes Graça". Autores - Revista da Sociedade Portuguesa de Autores 1 (1987):
    Publicado
  30. Bettencourt da Câmara, José. "A trova na história da música portuguesa para canto e piano". Colóquio/Artes 75 (1987):
    Publicado
  31. Bettencourt da Câmara, José. "Fernando Lopes Graça - Humanismo e música". Boletim Cultural 1 (1987): 69-72.
    Publicado
  32. Bettencourt da Câmara, José. "A música nas 'Lições sobre a Estética' de Hegel". Revista Atlântida 33 (1987): 87-105.
    Publicado
  33. Bettencourt da Câmara, José. "João Caetano de Sousa e Lacerda: As dimensões da insularidade". Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira 44 (1986):
    Publicado
  34. Bettencourt da Câmara, José. "Dependência literária e consistência musical - A propósito do Ciclo de Canções de Filipe Pires". Colóquio/Artes (1984):
Capítulo de livro
  1. Bettencourt da Câmara, José. "Música e estética nos periódicos 'A Águia' e 'A Vida Portuguesa'". In Estética da Renascença Portuguesa, 197-219. Porto, Portugal: Universidade Católica Editora Porto, 2018.
    Publicado
  2. Bettencourt da Câmara, José. "A propósito de Portugaliae genesis - Sentido, história e mito na obra musical". In Compositores portugueses contemporâneos. Porto, Portugal: Atelier de Composição, 2017.
    Publicado
  3. Bettencourt da Câmara, José. "11 de Setembro de 1891, 8 horas da noite, frente ao Castelo de São Brás". In Forte de S. Brás - Diferentes olhares. Ponta Delgada, Portugal: Comando da Zona Militar dos Açores, 2008.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Bettencourt da Câmara, José. Jornadas Musicais dos Açores I - Homenagem a Francisco de Lacerda. Direcção Regional dos Assuntos Culturais, 1997.
  2. Bettencourt da Câmara, José. Francisco de Lacerda - Une vie musicale en France. Centre Culturel Calouste Gulbenkian, 1996.
  3. Bettencourt da Câmara, José. Homenagem a Tomás Borba. Nos quarenta anos da morte. Secretaria Regional de Educação e Cultura, 1990.
  4. Bettencourt da Câmara, José. 80º Aniversário de Fernando Lopes Graça. Teatro Nacional S. Carlos, 1986.
  5. Bettencourt da Câmara, José. Cinquentenário da morte de Francisco de Lacerda. Conselho Português da Música e Juventude Musical Portuguesa, 1984.
Edição de livro
  1. Vários autores populares. Poetas populares açorianos I - Uma colectânea (1922). Lisboa, Portugal: Edições Salamandra. 2003.
    Publicado • Editor
  2. Lacerda, Francisco de. Obras para canto e piano. Angra do Heroísmo, Portugal: Direcção Regional dos Assuntos Culturais, Angra do Heroísmo. 1996.
    Publicado • Editor
  3. Lacerda, Francisco de. Obras para piano. Angra do Heroísmo, Portugal: Direcção Regional dos Assuntos Culturais, Angra do Heroísmo. 1996.
    Publicado • Editor
  4. Lacerda, Francisco de. Folcore da Madeira e Porto Santo. Lisboa, Portugal: Edições Colibri. 1994.
    Publicado • Editor
  5. Lacerda, João Caetano de Sousa e. Cartas a Francisco de Lacerda. Angra do Heroísmo, Portugal: Secretaria Regional de Educação e Cultura. 1988.
    Publicado
  6. Lacerda, Francisco de. Trente-six histoires pour amuser les enfants d'un artiste. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, Col. "Portugaliae Musica". 1986.
    Publicado • Editor
Entrada de dicionário
  1. Bettencourt da Câmara, José. "Francisco de Lacerda". In Dicionário da música em Portugal no século XX. Círculo de Leitores (INET - Universidade Nova de Lisboa), 2010.
    Publicado
Livro
  1. Bettencourt da Câmara, José. As paróquias da Ouvidoria dos Fenais de Vera Cruz. Ribeira Grande, Portugal: Ouvidoria dos Fenais da Vera Cruz, Ilha de São Miguel (Açores). 2022.
  2. Bettencourt da Câmara, José. A ilha de Francisco de Lacerda. Ponta Delgada, Portugal: Letras Lavadas. 2019.
    Publicado
  3. Bettencourt da Câmara, José. Expressão e contemporaneidade - A arte moderna segundo Merleau-Ponty. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional. 2005.
    Publicado
  4. Bettencourt da Câmara, José. Sobre "Mau tempo no canal". Lisboa, Portugal: Edições Salamandra. 2002.
    Publicado
  5. Bettencourt da Câmara, José. O essencial sobre música tradicional portuguesa. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional. 2001.
    Publicado
  6. Câmara, José. O essencial sobre a música portuguesa para canto e piano. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional- Casa da Moeda. 1999.
    Publicado
  7. Câmara, José. Histórias para piano. Lisboa, Portugal: Edições Salamandra. 1998.
    Publicado
  8. Bettencourt da Câmara, José. O essencial sobre Francisco de Lacerda. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional. 1997.
    Publicado
  9. Bettencourt da Câmara, José. Francisco de Lacerda, musicien portugais en France. Paris, França: Centre Culturel C. Gulbenkian - Portugal. 1996.
    Publicado
  10. Bettencourt da Câmara, José. Do espírito do pintor ao olhar do filósofo - Maurice Merleau-Ponty e Paul Cézanne. Lisboa, Portugal: Edições Salamandra. 1996.
    Publicado
  11. Bettencourt da Câmara, José. A música para piano de Francisco de Lacerda. Lisboa, Portugal: Instituto para a Cultura e Língua Portuguesa. 1987.
    Publicado
  12. Bettencourt da Câmara, José. Para a sociologia da música tradicional açoriana. Lisboa, Portugal: Instituto para a Cultura e Língua Portuguesa. 1985.
    Publicado
  13. Bettencourt da Câmara, José. Música tradicional açoriana - A questão histórica. Lisboa, Portugal: Instituto para a Cultura e Língua Portuguesa. 1980.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Marvão, António. "Prefácio". Prefácio para Cante alentejano. Lisboa, Portugal: INATEL. 1997.
    Publicado
  2. Lopes Graça, Fernando. "Preâmbulo". Prefácio para Lira açoriana. Angra do Heroísmo, Portugal: Direcção Regional dos Assuntos Culturais. 1992.
    Publicado

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Bettencourt da Câmara, José. Histórias para piano. 1995.
  2. Bettencourt da Câmara, José. Suite N.º 1, para guitarra. 1992.
  3. Bettencourt da Câmara, José. Suite N.º 2, para guitarra. 1990.
  4. Bettencourt da Câmara, José. Nove pequenos prelúdios. 1987.
  5. Bettencourt da Câmara, José. Sonata N.º 2, para piano. 1987.
  6. Bettencourt da Câmara, José. Sonata N.º 1, para piano. 1985.
  7. Bettencourt da Câmara, José. Quinteto de Sopros N.º 1. 1985.
  8. Bettencourt da Câmara, José. Sete peças como variações. 1976.
  9. Bettencourt da Câmara, José. Tríptico para órgão. 1971.
Exposição de curadoria/museu
  1. 1999. "O 25 de Abril através dos livros". In "O 25 de Abril através dos livros".
  2. 1998. "A Praia da Vitória de Vitorino Nemésio". In "A Praia da Vitória de Vitorino Nemésio".
  3. 1997. "Francisco de Lacerda, Músico das ilhas".
  4. 1997. "Francisco de Lacerda, Músico português".
  5. 1997. "Francisco de Lacerda, Músico Universal".
  6. 1996. "Francisco de Lacerda - Traces d'une vie en France".
  7. 1995. "Afonso Lopes Vieira - O poeta e os músicos".
  8. 1990. "Tomás Borba - Uma vida, uma obra".
  9. 1986. "80º Aniversário de Fernando Lopes Graça".
  10. 1984. "Francisco de Lacerda".
  11. 1984. "Francisco de Lacerda".
  12. 1984. "Francisco de Lacerda".
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017/11/30 Fernando Lopes Graça e a cultura e música portuguesas no século XX
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto, Portugal)
2016/02/23 O lugar da arte na Escola Cultural de Manuel Ferreira Patrício Simpósio de homenagem a Manuel Ferreira Patrício
Instituto de Filosofia Luso-Brasileira (Lisboa, Portugal)
2015/10/26 A questão da autonomia da arte no pensamento estético de José Enes José Enes: Pensamento e obra
Instituto de Filosofia Luso-Brasileira (Lisboa, Portugal)
2011/12/06 Charneca em flor - De Florbela a Fernando Lopes Graça Florbela Espanca. Espólio de um mito
Colóquio Internacional - Teatro Florbela Espanca (Vila Viçosa, Portugal)
2008/02/21 A Família Real e a vida musical portuguesa no trânsito do século XIX ao século XX D. Carlos e a crise da Monarquia Constitucional - O fim trágico de um reinado
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2004/12/02 A obra para guitarra de Fernando Lopes Graça
Academia de Amadores de Música (Lisboa, Portugal)
2004 Evocação de Arminda Correia
Academia de Amadores de Música (Lisboa, Portugal)
2003/11 Francisco de Lacerda na ilha de São Miguel
Biblioteca Municipal de Ponta Delgada (Ponta Delgada, Portugal)
2002/04/11 Inspiração infantil e literatura pianística para crianças na música portuguesa do século XX III Congresso EPTA
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto, Portugal)
2001/04/23 A imposição do liberalismo na ilha de S. Jorge, segundo João Caetano de Sousa e Lacerda V Encontro de Escritores Açorianos
(Velas, Portugal)
2000/03/15 Música Tradicional Açoriana
(Ponta Delgada, Portugal)
1998/12/03 Património musical e identidade cultural açoriana Os Açores na viragem do século
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
1998/10/01 Os Açores e a música: Presente, passado e futuro
Câmara Municipal da Ribeira Grande (Ribeira Grande, Portugal)
1998/02/18 Vitorino Nemésio e Fernando Lopes Graça Congresso Internacional de Estudos Nemesianos
(Ponta Delgada, Portugal)
1997 Três destinos: João Caetano, José e Francisco de Lacerda
Sociedade Amor de Pátria (Horta, Portugal)
1996/11/29 As cartas de Vitorino Nemésio a Afonso Lopes Vieira III Colóquio sobre História de Leiria e da sua Região
(Leiria, Portugal)
1996/10/24 Francisco de Lacerda et la culture française
Centre Culturel Calouste Gulbenkian (Paris, França)
1995/11/24 Francisco de Lacerda en Suisse Les relations luso-suisses à travers les siècles
Centre Portugais de la Culture (Genève, Suiça)
1995/07 Afonso Lopes Vieira e a música
Sede do Banco de Portugal (Leiria, Portugal)
1994/05/20 Francisco de Lacerda, músico das ilhas
Casa dos Açores (Lisboa, Portugal)
1992/08/18 Emergência da modernidade na música portuguesa da primeira metade do século XX
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
1992/06/15 A obra de Francisco de Lacerda
Centro de Estudos Judiciários (Lisboa, Portugal)
1991/09/11 Duas colectâneas inéditas de poesia popular açoriana Primeiro Congresso Internacional de Folclore
INATEL (Lisboa, Portugal)
1990/03/22 'A Sagração da Primavera' de Igor Stravinsky: No caminho da modernidade, uma obra, um autor
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
1989/02 Fidelidade às origens em 'Raiz comovida' de Cristóvão de Aguiar Encontro de Escritores Açorianos
(Maia, São Miguel, Açores, Portugal)
1987/07 João Caetano de Sousa e Lacerda (1829-1913) - As dimensões da insularidade Os Açores e as Dinâmicas do Atlântico
Instituto Histórico da Ilha Terceira (Angra do Heroísmo, Portugal)
1986/06/13 Fernando Lopes Graça
Teatro Nacional S. Carlos (Lisboa, Portugal)
1984 Francisco de Lacerda e os Açores Homenagem a Francisco de Lacerda
Paços do Concelho (Calheta, São Jorge, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2009 - 2013 Trompete, interpretação e condição física
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2013 'Essay IX' para trompete de Christopher Bochmmann - A obra e a interpretação
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2013 A viola da terra - Património e identidade açoriana
Orientador
Mestrado História e Património (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2008 - 2012 O canto lírico na interpretação da canção popular - Tiberiu Brediceanu e a música tradicional romena
Orientador
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2012 Villa-Lobos e a educação musical no Brasil
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2012 O musical em Lisboa (2000-2010)
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2012 O clarinete na música de câmara de Joly Braga Santos
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2009 A invenção do espaço em António Ramos Rosa - Para uma intra-ontologia poética da espacialidade em diálogo com Merleau-Ponty
Coorientador
Mestrado em Literatura (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 Temporalidade e estética musical impressionista na filosofia de Vladimir Jankélévitch
Arguente
Joana Quaresma de Macedo Branco Luís (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 Obras para voz e piano de Frederico de Freitas: A vocalidade entre fado e canção
Arguente principal
Isabel Maria de Oliveira Alcobia (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Trompete, interpretação e condição física
Orientador
João Patrício Amaro Rocha (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013 'Essay IX' para trompete de Christopher Bochmann - a obra e interpretação
Orientador
André Filipe Mateus Marçal (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013 A viola da terra - património e identidade açoriana
Orientador
José Wellington do Nascimento (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 O sistema produtivo da música sacra em Portugal no final do Antigo Regime: A Capela Real e a Patriarcal entre 1750 e 1807
Vogal
Cristina Isabel Videira Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2012 O canto lírico na interpretação da canção popular - Tiberiu Brediceanu e a música tradicional romena
Orientador
Liliana Margareta Bizineche (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2012 A cultura judaica e a sua influência na música do século XX: Ernest Bloch
Arguente principal
Edison Valério Verbisck (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2012 Villa-Lobos e a educação musical no Brasil
Orientador
Jaqueline Lourenço Barreto (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2012 O musical em Lisboa (2000-2010)
Orientador
Paulo Fernandes Marques Carrilho (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2012 O clarinete na música de câmara de Joly Braga Santos
Orientador
João Pedro Lopes dos Santos (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 A Sociedade Filarmónica Luzitana de Estremoz entre 1880 e 1910
Presidente do júri
Cândida Bela Parrochinha Paulo Lóio (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 O 'dramma per musica' nos papeis verdianos de Nabucco, Rigoletto e Iago
Arguente principal
Pedro Miguel Oliveira Nunes (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2010/09 - 2013/07 Estéticas Contemporâneas I Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2010/09 - 2013/07 Estéticas Contemporâneas II Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2009/09 - 2013/07 Seminário da História da Música em Portugal I Mestrado em Música e Mestrado em Musicologia (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2006/09 - 2013/07 Sociologia das Artes do Espetáculo II Mestrado em Música e Mestrado em Musicologia (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2005/09 - 2013/07 Sociologia das Artes do Espetáculo I Mestrado em Música e Mestrado em Musicologia (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2003/09 - 2013/07 Estética da Música I Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2003/09 - 2013/07 Estética da Música II Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2003/09 - 2013/07 Sociologia da Música I Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2003/09 - 2013/07 Sociologia da Música II Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2002/09 - 2013/07 Didática da Área Específica (História e Teoria da Música) III Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2000/09 - 2013/07 Etnomusicologia I Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2000/09 - 2013/07 Etnomusicologia II Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2011/09 - 2012/07 História da Música em Portugal IV Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2010/02 - 2012/07 Seminário da História da Música em Portugal II Mestrado em Música e Mestrado em Musicologia (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Évora, Portugal
2009/09 - 2010/07 História da Música em Portugal III Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2009/09 - 2010/07 História da Música Ocidental VII Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2008/09 - 2009/07 História da Música Ocidental VI Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2008/09 - 2009/07 Música e Literatura I Mestrado em Música e Mestrado em Musicologia (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2008/09 - 2009/07 Música e Literatura II Mestrado em Música e Mestrado em Musicologia (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2008/07 História da Música em Portugal II Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2004/02 - 2005/09 Didática da Área Específica (História e Teoria da Música) I Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2002/09 - 2004/07 Didática da Área Específica (História e Teoria da Música) II Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2002/09 - 2004/07 Didática da Área Específica (História e Teoria da Música) IV Licenciatura em Música (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1990 - 2002 Comunicação e Difusão Curso Complementar (Ensino secundário) Escola Secundária Vitorino Nemésio, Portugal
1982 - 2002 História Curso Complementar (Ensino secundário) Escola Secundária Vitorino Nemésio, Portugal
2001 - 2001 Módulo “Arte, património e identidade nos Açores” Curso de Pós-Graduação em “Património, Museologia e Desenvolvimento” (Pós-Graduação) Universidade dos Açores, Portugal
1996 - 2000 Análise e Técnicas de Composição (Ensino secundário) Escola Profissional de Almada, Portugal
1990 - 1998 História da Arte Curso Complementar (Ensino secundário) Escola Secundária Vitorino Nemésio, Portugal
1987 - 1987 "O movimento musical romântico". Centro de Estudos Judiciários, Portugal
1979 - 1980 História (Ensino secundário) Escola Secundária do Montijo, Portugal
1976 - 1979 História (Ensino secundário) Liceu de Camões, Portugal
1976 - 1979 Antropologia Cultural Curso Complementar (Ensino secundário) Liceu de Camões, Portugal
1976 - 1979 Introdução à Política Curso Complementar (Ensino secundário) Liceu de Camões, Portugal
Distinções

Outra distinção

2023 Plano Regional de Leitura (Açores) integra o livro "A ilha de Francisco de Lacerda".
Governo dos Açores, Portugal
1992 Compositor Convidado do Festival Musica Nova do Estado de São Paulo.
Secretaria da Cultura, Brasil