???global.info.a_carregar???
Clementina da Conceição Lobato Nogueira. Concluiu o Doutoramento em Educação em 2012 pela Universidade de Lisboa, Licenciatura em Psicologia em 1987 pela Universidade de Lisboa. É Presidente do Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul. Os seus interesses mais recentes estão relacionados com a dimensão pedagógica da docência no ensino superior e com a relação entre escolas e museus.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Clementina da Conceição Lobato Nogueira

Nomes de citação

  • Nogueira, Clementina

Identificadores de autor

Ciência ID
9E19-DE75-20BE
ORCID iD
0000-0002-3257-6405

Endereços de correio eletrónico

  • clementina.nogueira@ipiaget.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Avaliação em Educação
Universidade de Lisboa, Portugal
"Avaliação Formativa do Desempenho Pedagógico de Docentes do Ensino Superior pelo Recurso ao Portfolio: Uma investigação-ação numa Escola Superior de Educação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1992 - 1994/09
Concluído
Pedagogia da Saúde (Mestrado)
DINENSINO Ensino Desenvolvimento e Cooperação CRL, Portugal
"Stress e trabalho noturno na profissão docente: Contributo da abordagem orientada para o corpo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1987
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicoterapia e Aconselhamento
Universidade de Lisboa, Portugal
14 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2013 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2002 - 2012 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
1989 - 2002 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/01 - Atual Coordenadora da Pós-Graduação Docência no Ensino Superior Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2019/09/12 - Atual Presidente Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul, Portugal
Instituto Piaget, México
2018 - Atual Conselho pedagógico Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
1999 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2018/01 - 2019/09/11 Presidente do Conselho Técnico-Científico Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
Instituto Piaget, México
2018/01 - 2019/09/11 Diretor ou presidente da unidade orgânica Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
1999 - 2015 Conselho Pedagógico Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2002 - 2012 Diretor ou presidente da unidade orgânica Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2018/09 - 2021/12 COSMUS - Community School Museums
Investigador
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Gonçalves, Sónia; Nogueira, Clementina; Silva, Marlene; Carlotto, M. S.. "Mapeamento das representacões sociais da Psicologia: um estudo em contexto Português". Estudos de Psicologia (Campinas) 40 (2023): https://doi.org/10.1590/1982-0275202340e200161en.
    Acesso aberto • No prelo
  2. Nogueira, Clementina. "O portefólio de docência como estratégia formativa de docentes do ensino superior em Portugal: Um estudo de caso". Revista de Docência Universitária, Vol. 11 (3) Outubro-Dezembro, pp. 173-196. 11 3 (2013): 173-196. https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/5525/5516.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Feio, Miguel; Antas, Mário; Arijana Medvedec; Nogueira, Clementina. "Educação e museus: Uma visão intercultural, inclusiva e integrada". In Educação e museus: Uma visão intercutural, inclusiva e integrada. Lisboa, Portugal: Edições Piaget, 2023.
    No prelo
  2. Feio, Miguel; Nogueira, Clementina. "Museu Cidade a Céu Aberto no território de Almada". In Património, Educação e Cultura - Convergências e novas perspetivas. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2023.
    No prelo
Edição de livro
  1. Feio, Miguel; Antas, Mário; Arijana Medvedec; Nogueira, Clementina. Educação e Museus: Uma visão intercultural, inclusiva e integrada/Education and museums: An inclusive, intercultural and integrated vision. Portugal. 2022.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. José Sanchéz Santamaria; Sonia Morales Calvo; Nogueira, Clementina. "Calidad y equidad en la enseñanza universitaria". Revista de Docência Universitária 12 2 (2014): https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/issue/view/590.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Feio, Miguel; Antas, Mário; Arijana Medvedec; Nogueira, Clementina; Ferreira, Jorge; Laura Uixera-Cotano; Pau Alonso-Monasterio. Ebook Knowledge and Education: Cosmus in School, community and diversity. Portugal. 2022.
    Publicado
Manual
  1. Feio, Miguel; Pau Alonso-Monasterio; Arijana Medvedec; Nogueira, Clementina; Laura Uixera-Cotano; Antas, Mário. Toolkit: How to build a community school museum. Portugal. 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Nogueira, Clementina. "Avaliação formativa do desempenho pedagógico de docentes do ensino superior pelo recurso ao portefólio:uma investigação-acção numa Escola Superior de Educação". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10451/7311.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2022 Inclusão: Estratégias e perspetivas dos professores
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2022 - 2022 Um Novo Mundo. O Ensino remoto emergencial
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2022 - 2022 O Brincar como potenciador de aprendizagens significativas nas crianças em idade pré-escolar.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2021 A multiculturalidade na Educação pré-escolar: integração de crianças de culturas diferentes.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2021 A Educação na Morte
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2021 Escala de Avaliação das Condições Promotoras de Autonomia em Jardim de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2021 "Chorar não resolve" A Importância das Competências Emocionais em Idade Pré-Escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2019 - 2019 Educação Intercultural
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2019 - 2019 Perturbação da hiperatividade e défice de atenção – dois estudos de caso. Perspetiva de pais e professores envolvidos.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2019 - 2019 As inteligências múltiplas em contexto de Educação Pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2019 - 2019 Prática de Meditação nas escolas - Um estudo sobre as perceções de crianças, encarregados de educação e profissionais da educação em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2018 - 2018 A influência da motivação na aprendizagem das crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2018 - 2018 Prática de mindfulness na Educação Pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2017 - 2017 "Estratégias/práticas mais eficazes do ponto de vista motivacional para o estudo do instrumento, dentro do ensino especializado da música"
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2016 - 2016 Da área do tapete às mesas de madeira: A transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico – um estudo de caso
Orientador
Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2016 - 2016 A relação escola-família: Um estudo de caso sobre as perceções de encarregados de educação da educação pré-escolar, encarregados de educação do 1º ciclo do ensino básico, educadores e professores do 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2015 - 2015 A diversidade religiosa
Orientador
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal