???global.info.a_carregar???
Invited Assistant Professor at the Arts Department of the University of Beira Interior. Member of LabCom - Communication and Arts (https://labcomca.ubi.pt/). PhD in Arts Science and Technology (Computer Music) from the School of Arts of the Portuguese Catholic University (2019). Postgraduate in Music Psychology from the Faculty of Psychology of the University of Porto (2004). Degree in Music Teaching (Piano) from the University of Aveiro (1996). FCT doctoral scholarship (2011-2015). His main research interests include film music, interactive art and musical interfaces.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Belchior dos Santos Dias

Nomes de citação

  • Dias, Paulo

Identificadores de autor

Ciência ID
A013-FC9B-4DDA
ORCID iD
0000-0001-6556-0787

Endereços de correio eletrónico

  • pbsd@ubi.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade da Beira Interior, Faculdade de Artes e Letras, Departamento de Comunicação e Artes. Rua Marquês d'Ávila e Bolama, 6200-001, Covilhã, Covilhã, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
Formação
Grau Classificação
2019/11/13
Concluído
Science and Technology of the Arts (Doutoramento)
Especialização em Computer Music
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"Performance instrumental de elementos musicais e sonoros discretos e não discretos através de uma superfície táctil visualmente configurável [Instrumental performance of discrete and non-discrete (...) elements via a visually configurable tactile surface]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 / Magna cum Laude
2003 - 2004
Concluído
Music Psychology (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
Approved
1991 - 1996
Concluído
Degree in Music Teaching (Licenciatura)
Especialização em Piano
Universidade de Aveiro, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02/14 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2019/09/19 - 2022/07/08 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2007/10 - 2020/02/14 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/04/01 - 2015/03/31 Performance instrumental de elementos musicais e sonoros discretos e não discretos através de uma superfície táctil visualmente configurável [Instrumental performance of discrete and non-discrete (...) elements via a visually configurable tactile surface]
SFRH/BD/74688/2010
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. Dias, Paulo. "Intersecções 20: memória, inspiração e criação". In Storybits I – Narrativa e media digitais, editado por Merino, Francisco; Frias, Luís; PENAFRIA, Manuela, 167-174. Covilhã, Portugal: LabCom, Colecção Ars, 2022.
    Publicado
  2. Dias, Paulo. "A estrutura musical de Eyes Wide Shut". In Cinema e Outras Artes IV: Diálogos e Inquietudes Artísticas, editado por Oliveira, Anabela Branco de; Pereira, Ana Catarina; Colins, Alfredo Taunay; Rosa, Liliana; Araújo, Nelson, 191-209. Covilhã, Portugal: Editora Labcom, 2021.
    Publicado
  3. Dias, Paulo. "Intersecções 20 - Ferramenta de experimentação háptica-áudio-visual". In iArtes 2021 - Investigação em Artes, editado por Paiva, Francisco; PENAFRIA, Manuela; Sixto, Rita, 93-107. Covilhã, Portugal: Labcom, 2021.
    Publicado
  4. Dias, Paulo. "A impossibilidade da dissonância total no extraordinário caso de Assurancetourix". In Cinema e Outras Artes III - Diálogos e Inquietudes Artísticas, editado por Oliveira, Anabela Branco de; Pereira, Ana Catarina; Taunay, Alfredo; Rosa, Liliana; Araújo, Nelson, 367-384. Covilhã, Portugal: Editora Labcom, 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Dias, Paulo Belchior dos Santos. "Performance instrumental de elementos musicais e sonoros discretos e não discretos através de uma superfície táctil visualmente configurável". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10400.14/29058.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Dias, Paulo Santos; 4Portango; Joaquim Azurém. Banda Sonora Mortinho por Chegar a Casa. 1995.
Exposição artística
  1. Os Cesteiros de Gonçalo (fotografia). 2005.
Interpretação musical
  1. 4Portango. IV Cimeira Mundial do Tango. 1998.
    Instrumentista

Outros

Outra produção
  1. Intersecções 20. Performance háptico-áudio-visual, de carácter interactivo, programada informaticamente para a geração de gráficos e sons musicais. 2021. Dias, Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=Z99mJ4QOe0k.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/15 O ponto de vista ciber-áudio-logo-sonificado VIII Workshop do CysMus 2023: Práticas mediáticas em rede
CysMus (Núcleo de Estudos em Media Digitais e Audiovisuais), GTCC, CESEM.IN2PAST – NOVA FCSH (Online, Portugal)
2023/02/23 A música na saga Tron: entre a divergência e a convergência sonoras VII Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes
Universidade Da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/06/30 A música na saga Tron: abordagem às divergências e convergências sonoras VII Workshop CYSMUS: (Inter)ações digitais e audiovisuais
CYSMUS - Núcleo de Estudos em Som e Música nos Media Digitais e Audiovisuais * CESEM - NOVA FCSH (online, Portugal)
2021/12/13 Som-protagonista VI Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2021/06/11 Intersecções 20: Ferramenta de experimentação háptica-áudio-visual iArtes / Jornadas de Investigação em Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2021/05/22 Discrição e Continuidade no Universo Instrumental Sinfomas'21 - Seminário de Investigação em Ensino, Formação e Criação Musical
Instituto Piaget (Viseu, Portugal)
2021/04/22 Intersecções 20 StoryBits
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2020/12/10 A auto-desfuturação da música nos filmes de ficção científica V Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2019/10/29 A estrutura musical de Eyes Wide Shut IV Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2018/10/26 A impossibilidade da dissonância total no extraordinário caso de Assurancetourix III Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/03/01 - 2024/03/15 Introdução à arte interativa
Oficina (workshop)
2ª Ed. Academia Júnior STEAM
Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/04/21 - 2023/04/21 Divulgação científica no âmbito do ensino secundário
Seminário
“A arte interactiva: o que é a interatividade e porquê a escolha da arte”
Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/04/17 - 2023/04/17 A música, o cinema e as emoções
Seminário
"On connaît la chanson - (a psicologia das) emoções, música e cinema"
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2022/11/04 - 2022/11/18 Introdução à arte interativa com Pure Data
Oficina (workshop)
1ª Ed. Academia Júnior STEAM
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020/12/04 - 2020/12/04 Apresentação de investigação na área de interfaces instrumentais
Seminário
Jornadas de Investigação em Artes
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2018/03/22 - 2018/03/22 Debate sobre o filme Control
Mesa-redonda
Pleasures of a Normal Man
Universidade da Beira Interior, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/02/17 Ferramenta, retalho ou papel de parede: a música de catálogo na criação audiovisual online
Arguente principal
Júlia Durand (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Distinções

Prémio

2018 3º Prémio Concurso de Fotografia Ecce Homo
Coolabora - Intervenção Social, Portugal

Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
1996 Prémio Eng. António de Almeida
Fundação Eng. António de Almeida, Portugal