Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marta Andreia Sousa Jacinto Uva
Nomes de citação
- Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto
- Uva, M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A210-D4F6-B9D5
- ORCID iD
- 0000-0003-0405-077X
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008 - 2009
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Educação-Formação de Professores (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Formação de Professores/Formadores
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Muito Bom |
2002 - 2006
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Orientação da Aprendizagem
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"A Obra de Arte como Recurso Pedagógico. Uma abordagem Prática em Sala de Aula" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1994 - 2000
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Especialização em Ramo educacional - via Ensino
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Hans Jonas - o principio da responsabilidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2007/09 - 2015 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2000/11 - 2007/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Algarve, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Comissão de Ética do IPSantarém | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2023 - Atual | Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - 2026 | Projeto ERGUES - Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe,
Investigador
|
Em curso
|
2018 - 2026 | Escolas Transformadoras: aprofundando o papel transformador do ensino superior através da integração da Educação para o Desenvolvimento
e para a Cidadania Global na co-construção de conhecimento e no envolvimento das comunidades educativas_Edição I, II e III
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Beja, Portugal Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal Instituto Politécnico de Bragança, Portugal Fundação Gonçalo da Silveira, Portugal |
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2022/05 - 2023/01 | Inclusive Education
PREDEP 13710/2022/DGE-DSEEAS PROC. 2067/2022
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Republica Portuguesa Ministério da Educação
Em avaliação
|
2022 - 2023 | Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva PREDEP 13710/2022/DGE-DSEEAS – PROC. 2067/2022
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
Republica Portuguesa Ministério da Educação
Concluído
|
2019 - 2022 | NAMORArte+: por relações igualitárias e livres de violência
POISE-03-4436- FSE-001012)
Investigador
|
Concluído
|
2018 - 2020 | Projeto Value (Valuing diversity in care and education) EACEA/41/2016
Investigador
Aarhus Universitet, Dinamarca
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2010 - 2013 | TOODDLER- Towards Opportunities for Disadvantages and Diverse Learners on Early-childhood Road DG EAC/41/09
DG EAC/41/09
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Norma ou política |
|
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | A Gestão de Conflitos: uma Estratégia de Educação para a Cidadania
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 - 2022 | O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 - 2022 | A igualdade de oportunidades e participação nas práticas educativas no Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 - 2022 | A colaboração Escola-Família: O envolvimento da família na vida escolar das crianças
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021 - 2021 | A influência das expetativas na aprendizagem das crianças: a perspetiva dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo
do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021 - 2021 | As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021 - 2021 | O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino
Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020 - 2020 | A Ética e o seu contributo na Relação Escola-Família nos contextos de Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020 - 2020 | As potencialidades pedagógicas da implementação de processos de integração curricular na prática docente em contexto de Jardim
de Infância e 1º CEB
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020 - 2020 | Aprendizagem Cooperativa e Promoção de Competências Sociais: Conceções de docentes e crianças
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020 - 2020 | A Importância das Atividades Lúdicas no Processo de Aprendizagem em Contexto Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020 - 2020 | As Escolas e as Associações Locais: parcerias para o desenvolvimento educativo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019 - 2019 | A Importância da Educação Física nas primeiras idades: a perspetiva dos/as educadores de infância e professores do 1º Ciclo
do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019 - 2019 | A Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social da Criança: Um Olhar Sobre as Práticas na Educação de Infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019 - 2019 | O papel do/a Educador/a de Infância na Promoção de Aprendizagens a partir de Atividades Centradas no Brincar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | Qual o papel da pedagogia diferenciada no desenvolvimento de aprendizagens significativas em crianças do contexto pré-Escolar?
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | "O papel da Aprendizagem Cooperativa na Educação Pré-Escolar e ensino do 1ºCEB-perspetiva dos docentes e crianças"
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2015 - 2015 | A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Perspetivas de docentes e crianças
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2015 - 2015 | "Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do Ensino Básico: A influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas
no pensamento ético dos alunos".
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro do painel consultivo do projeto Educação para a Cidadania, este projeto é uma Iniciativa do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelo EEA Grants e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. Implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), em consórcio com o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa ,Centro Regional do Porto (CEDH-UCP), o projeto está alinhado com os objetivos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Comissão de Avaliação e Qualidade: Produzir os instrumentos de Avaliação e Qualidade; Implementar as orientações da Comissão
Coordenadora no que respeita à recolha da informação necessária ao processo de avaliação e qualidade na unidade orgânica,
supervisão do processo e redação do relatório anual de autoavaliação; Dar apoio ao Diretor na instrução do processo de acreditação
de novos ciclos de estudo e de avaliação de ciclos de estudo em funcionamento; Implementar os mecanismos de avaliação e garantia
da qualidade.
Membro
|
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
Distinções
Título
2015 | Especialista em Ciências da Educação-Formação de Professores
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |