Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- PEDRO DE MOURA ARAGÃO
Nomes de citação
- Aragão, Pedro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A21C-AF07-CEAF
- ORCID iD
- 0000-0003-4236-1616
Telefones
- Telefone
-
- 234370389 Ext.: 23753 (Profissional)
Moradas
- Campus Universitário de Santiago, Universidade de Aveiro , 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007/03/01 - 2011/03/01
Concluído
|
Musicologia (Doktor (PhD))
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"O Baú do Animal: Alexandre Gonçalves Pinto e "O Choro"," (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2003/03/01 - 2005/12/01
Concluído
|
Mestrado em Musicologia (Master)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e os estudos de folclore no Brasil: uma análise de sua trajetória na Escola Nacional de Música
(1932-1947)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1991 - 1995
Concluído
|
Bacharelado em Regência (Bachelor)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - 2023/07/31 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2018 - 2020 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2015 - 2016 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - 2018 | Coordenador do Mestrado em Música do Programa de Pós Graduação em Música da UNIRIO | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2016 - 2017 | Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Música Popular Brasileira da UNIRIO | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015 - 2016 | Acervos de Música Popular Urbana em Portugal e Brasil: construindo parcerias metodológicas a partir do campo (etno)musicológico
BEX 0267/15-5
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
2006 - 2011 | Alexandre Gonçalves Pinto e O Choro: uma abordagem musicológica
CAPES
Bolseiro de Doutoramento
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/02/01 - 2024/01/31 | Liber|Sound
PTDC/ART-PER/4405/2020
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018 - 2021 | SOMA - Sons e Memórias de Aveiro
PTDC/ART-OUT/30825/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011 - 2014 | Acervo Pixinguinha: estabelecimento de catálogo crítico de obras e arranjos
AX23546
Investigador
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Interpretação musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/05/25 | Liber|Sound – Innovative Archival Practices toward Sound Memory Liberation. A Transcontinental Experience | 3 rd Conference of the Portuguese ICTM National Committee
Portuguese ICTM National Committee (Aveiro, Portugal)
|
2023/03/08 | Casa Edison and the Brazilian early commercial recordings: Transatlantic musical flows in 78 rpm shellac discs phonograms | 78 rpm at home: Local perspectives on the early recording industry
Institute of Ethnology and Folklore Research Academy of Music, University of Zagreb (Zagreb, Croácia)
|
2022/11/12 | Colecionadores em rede e processos de mediação na criação da Discografia Brasileira em 78 rpm. | XI ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/10/20 | Sound Archives, Ethnicity and Racialization: Studying the Sonic Color Line in Brazilian Early Commercial Recordings | 24 th Meeting of the Study Group on Historical Sources
Musical Instrument Museum (Brussels), KU Leuven, and Africa Museum (Tervuren) – Belgium (Bruxelas, Bélgica)
|
2022/09/15 | Exploring Shared Research Practices in Sound Archives. Three Case Studies in Portuguese Speaking Countries | XXXVII European Seminar in Ethnomusicology Joint Knowledge Production and Collaboration in Research
University of Music and Performing Arts Graz, Austria (Graz, Áustria)
|
2021/11/13 | Arquivos conectados, fluxos sonoros transnacionais e construção de alteridades raciais e coloniais através da indústria fonográfica: uma apresentação dos desafios do projeto Liber|Sound | X Encontro de Investigação em Música (ENIM)
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/11/03 | Hidden archives, hidden collectors: The role of music collectors in building sound archives. A case study in the city of Aveiro, Portugal | 23rd International Symposium of the Study Group on Historical Sources
Kurmangazy Kazakh National Conservatory (Almaty, Cazaquistão)
|
2021/10/20 | Desfragmentação e libertação da memória sonora em arquivos fonográficos: desafios do contexto digital a partir de estudos de caso do projeto Liber|Sound | SIBE +2021
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/10/20 | El archivo y las condiciones digitales de su existencia. Mesa redonda no Congresso SIBE +2021. 20 a 23 de outubro de 2021. Universidade de Aveiro, Portugal | SIBE +2021
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019 | Memórias locais na construção de um vídeo-documentário: um estudo de caso do projeto SOMA | IX Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia
Associação Brasileira de Etnomusicologia (Campinas, Brasil)
|
2019 | Sound and Memories of Aveiro: Challenges and Questions in the Process of Building Collective Sound Archives in Urban Contexts | 45th World Conference do International Council for Traditional Music
International Congress for Tradicional Music (Bangkok, Tailândia)
|
2019 | Sons e Memórias de Aveiro (SOMA) – Construção de um arquivo colaborativo de som e de memória para a região de Aveiro | Jornadas SIBE 2019 – Jornadas Internacionales de Investigación Musical – Tradiciones Musicales, Experiencia Social y Creación
Musical
SIBE - Sociedad de Etnomusicologia (Huelva, Espanha)
|
2019 | A construção de um arquivo sonoro regional a partir de métodos de investigação partilhada: desafios e questões na gestão do projeto SOMA | XI Encontro Nacional de Pesquisa em Música (ENIM) 2019
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
|
2018/04/13 | Jacob do Bandolim and the history of Brazilian choro | Jacob do Bandolim and the history of Brazilian choro
Georgetown University (Washington, Estados Unidos)
|
2016 | Vem cá, mulata': maxixes brasileiros gravados em Portugal no início do século XX | Congresso Música e Lusofonia em Acervos de 78 rpm
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015 | Entre arquivos sonoros, performance e pesquisa em música popular: cenários entrelaçados no Rio de Janeiro contemporâneo | Aula Inaugural do Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015 | A etnomusicologia na correspondência de Mário de Andrade e Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. | Mário de Andrade e a Música
SESC-SP (São Paulo, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - 2017 | A ATUAÇÃO DE MOZART BRANDÃO COMO ARRANJADOR NO CEARÁ E RIO DE JANEIRO: ACERVOS E DEBATES POUCO EXPLORADOS RELATIVOS AOS MEIOS
FONOGRÁFICOS DAS DÉCADAS DE 1940 E 1950.
Orientador
|
Mestrado (Mestrado)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013 - 2016 | Por que a música gaúcha "não sobe"?: um estudo etnomusicológico sobre Identidade Gaúcha e Indústria Cultural.
Orientador
|
Doutorado (Doutoramento)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013 - 2015 | AO ILUSTRADO PÚBLICO, O SAXOFONE: INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO INSTRUMENTO NO BRASIL IMPERIAL.
Orientador de Pedro Paes de Carvalho
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013 - 2015 | JOAQUIM NAEGELE: MÚSICA E MILITÂNCIA POLÍTICA DE UM MESTRE DE BANDA. 2015.
Orientador
|
Mestrado em Música (Mestrado) |
2013 - 2015 | O Bambuco e o choro: uma análise comparativa a partir da perspectiva das práticas interpretativas
Orientador
|
Mestrado em Música (Mestrado) |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/05/24 - 2023/05/25 | Membro do comitê organizador da 3rd Conference of the Portuguese ICTM National Committee realizado na Universidade de Aveiro
entre os dias 24 e 25 de maio de 2023, uma parceria entre Portuguese ICTM Nacional Committee e o projeto LiberSound (2023/05/24 - 2023/05/25)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2019/07/01 - 2019/07/03 | Membro da Comissão Organizadora da Conferência/Exposição Rádio Con:Vida, organizada pelo INET-md polo Aveiro/Universidade
de Aveiro (2019/07/01 - 2019/07/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2016/07/07 - 2016/07/09 | Membro da Comissão Organizadora do Congresso Música e Lusofonia em Acervos de 78 RPM organizado pelo INET-md polo Aveiro/Universidade
de Aveiro em 2016 (2016/07/07 - 2016/07/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2014 - 2014 | Presidente da Comissão Organizadora do III Simpósio Brasileiro de Pós Doutorandos em Música da Universidade Federal do Estado
do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2014 - 2014)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/02/10 - 2023/02/18 | Professor convidado no 1er Festival International de Choro de Aix-en-Provence, França, realizado entre os dias 10 e 18 de
fevereiro de 2023 no Conservatório Darius Milhaud en Aix-en-Provence
Oficina (workshop)
|
1er Festival de Choro Aix-en-Provence, França |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/10/20 - 2021/10/23 | SIBE +2021 | Universidade de Aveiro |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2014 - Atual | Membro da Comissão de Avaliação do Concurso Público para Professor de Música Popular Universidade Federal do Recôncavo da
Bahia (UFRB)
Avaliador
|
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
2014 - Atual | Membro da Comissão de Avaliação do Concurso Público para Professor de Improvisação e Prática de Conjunto UFRGS.
Avaliador
|
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
2019/11/14 - 2019/11/16 | Membro da Comissão Científica do 9o Encontro de Investigação em Música - ENIM - Lisboa, Portugal
Avaliador
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal | |
2013 - 2013 | Comissão de Avaliação do Concurso para Professor de Etnomusicologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Avaliador
|
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
2013 - 2013 | Membro da comissão julgadora do Concurso Silvio Romero - IPHAN 2013
Avaliador
|
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasil | Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional |
2012 - 2012 | Concurso para Professor Substituto de Etnomusicologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Avaliador
|
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
2012 - 2012 | Membro da comissão julgadora do Concurso para Professor Substituto de Etnomusicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avaliador
|
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil | |
2010 - 2010 | Membro da comissão julgadora do Concurso para professor de Violão Popular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Avaliador
|
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - 2012 | Consultoria para Museu da Imagem e do Som RJ - Elaboração de Dossiê sobre Bandolim para o Novo Museu da Imagem e do Som |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018 - 2019 | Memória Social e Música | Doutorado em Música (Doutoramento) | |
2018/03 - 2018/07 | Memória Social e Música | Pós Graduação em Música (Postgraduate Certificate) | |
2015/03 - 2015/03 | Música Popular Urbana na América Latina | Programa de Pós Graduação em Música da UNIRIO (Postgraduate Certificate) | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2014/03 - 2014/07 | Seminários em Musicologia II | Programa de Pós Graduação em Música (Postgraduate Certificate) | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2022/10/01 - 2022/12/24 | Giro 78: Viagens sonoras em Goma Laca | Série de 13 programas radiofónicos realizados em parceria entre o projeto Liber|Sound e a rádio Antena 2 |
2018 - 2018 | Vibrações - o som de Jacob de Bandolim - documentário realizado para a Rádio Batuta | Jacob do Bandolim |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/10/20 - 2021/10/23 | Membro da Comissão Organizadora do Congresso SIBE +2021: Investigação em Música e Dança, Práticas de Responsabilidade Social
e Política
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Distinções
Prémio
2012 | Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música
Fundação Nacional de Artes, Brasil
|
2011 | Prêmio Silvio Romero (2a colocação)
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasil
|