???global.info.a_carregar???
Pedro Aragão is an assistant researcher at the University of Aveiro and professor at the Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brazil. His research interests include Brazilian popular music; music industry and popular music; sound archives and the lusophonic world. He is the author of the book "Alexandre Gonçalves Pinto e 'O Choro'", which received the 2012 "Silvio Romero" Award from Instituto do Patrimônico Histórico Brasileiro and the 2013 "Produção Crítica em Música" Award from Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Brasil. His other publications include the organization (with Bia Paes Leme, Paulo Aragão and Marcilio Lopes) of three books with Pixinguinha's arrangements for Brazilian radio orchestras in the 1940's and 1950's – "Pixinguinha, Inéditas e Redescobertas", "Pixinguinha: Outras Pautas" and "Carnaval de Pixinguinha", edited by Instituto Moreira Salles. Visiting Professor at Universidade de Aveiro between 2015 and 2016, he currently integrates the research project developed by INET-md: SOMA - Sons e Memórias de Aveiro: construção de um arquivo colaborativo de som e memória para a região de Aveiro.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
PEDRO DE MOURA ARAGÃO

Nomes de citação

  • Aragão, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
A21C-AF07-CEAF
ORCID iD
0000-0003-4236-1616

Telefones

Telefone
  • 234370389 Ext.: 23753 (Profissional)

Moradas

  • Campus Universitário de Santiago, Universidade de Aveiro , 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2007/03/01 - 2011/03/01
Concluído
Musicologia (Doktor (PhD))
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"O Baú do Animal: Alexandre Gonçalves Pinto e "O Choro"," (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003/03/01 - 2005/12/01
Concluído
Mestrado em Musicologia (Master)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e os estudos de folclore no Brasil: uma análise de sua trajetória na Escola Nacional de Música (1932-1947)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1991 - 1995
Concluído
Bacharelado em Regência (Bachelor)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - 2023/07/31 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2020 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2015 - 2016 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2018 Coordenador do Mestrado em Música do Programa de Pós Graduação em Música da UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2016 - 2017 Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Música Popular Brasileira da UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015 - 2016 Acervos de Música Popular Urbana em Portugal e Brasil: construindo parcerias metodológicas a partir do campo (etno)musicológico
BEX 0267/15-5
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2006 - 2011 Alexandre Gonçalves Pinto e O Choro: uma abordagem musicológica
CAPES
Bolseiro de Doutoramento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/02/01 - 2024/01/31 Liber|Sound
PTDC/ART-PER/4405/2020
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2021 SOMA - Sons e Memórias de Aveiro
PTDC/ART-OUT/30825/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2011 - 2014 Acervo Pixinguinha: estabelecimento de catálogo crítico de obras e arranjos
AX23546
Investigador
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Aragão, Pedro. ""A polca é como o samba, uma tradição brasileira": interações entre a polca e o samba nas décadas de 1930 a 1950". Trabalho apresentado em VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, João Pessoa, 2013.
    Publicado
  2. Aragão, Pedro. "O carteiro e a cultura popular na Belle époque: Alexandre Gonçalves Pinto e o Choro". Trabalho apresentado em II Simpósio Brasileiro de Pós Graduandos em Música - O contexto brasileiro e a pesquisa em música, Rio de Janeiro, 2012.
    Publicado
  3. Aragão, Pedro. "Alexandre Gonçalves PInto e o livro O Choro: aspectos exploratórios para uma releitura a partir da dimensão do popular". Trabalho apresentado em IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, Maceió, 2008.
    Publicado
  4. Aragão, Pedro. "Acervos de Música e Comunidades urbanas: novas perspectivas de inter-relação". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional IASPM - AL, Rio de Janeiro, 2004.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Calado, Artur; Marques, Vitor; Hiney, Aoife; Aragão, Pedro; Miguel, Ana Flavia; Sardo, Susana. "“Foram anos absolutamente brutais!” Sons e memórias do rock na região de Aveiro (1950-2000)". Revista Vórtex 10 2 (2022): 1-29. http://dx.doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6819.
    Acesso aberto • Publicado • 10.33871/23179937.2022.10.2.6819
  2. Campos, Lúcia; Aragão, Pedro; Velloso, Rafael. "Mas o choro já não é patrimônio? Ressonâncias e desafios do processo de patrimonialização do choro". LaborHistórico 8 1 (2022): 46-62. http://dx.doi.org/10.24206/lh.v8i1.47592.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24206/lh.v8i1.47592
  3. Aragão, Pedro. "“Uma festa de argentinos e brasileiros”: diálogos sonoros entre Pixinguinha, Francisco Canaro e a Orquestra Típica Andreoni na década de 1920". Revista Orfeu (Udesc) 6 1 (2021): 1-29. https://www.revistas.udesc.br/.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Aragão, Pedro. "Memórias locais na construção de um videodocumentário: reflexões sobre um arquivo sonoro colaborativo". Revista Opus (ANPPOM) 26 3 (2020): https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2020c2605/pdf.
    Publicado
  5. Westfall, Maria; Aragão, Pedro. "Communities of musical practice; transformative contexts for intercultural communication". El oído pensante 7 1 (2019): 236-250.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Aragão, Pedro. "Apresentação do Dossiê sobre Choro para a Música Popular em Revista". Música Popular em Revista 6 9 (2019): 3-7. https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/muspop/article/view/4267.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Aragão, Pedro. "Gravações mecânicas no Brasil e em Portugal (1900-1927): entre indústria fonográfica, soundscapes e arquivos etnográficos". Per Musi 37 (2018): 1-17. http://dx.doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5167.
    Acesso aberto • Publicado • 10.35699/2317-6377.2017.5167
  8. Salgado, José Alberto; Aragão, Pedro. "Refletindo sobre a prática de conjuntos musicais no currículo universitário.". Revista da Associação Brasileira de Educação Musical 26 (2018): 75-90. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaABEM/index.php/revistaabem/article/view/730.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Aragão, Pedro. "Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e o Panamericanismo Musical". Revista Brasileira de Música 31 2 (2018): 47-67. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Aragão, Pedro. "Diálogos luso-brasileiros no Acervo José Moças da Universidade de Aveiro". OPUS (2016):
    DOI 10.20504/opus2016b2204
  11. Aragão, Pedro. "Entre polcas, quadrilhas e sambas: processos de mudança musical no choro a partir de análises comparativas entre gravações fonográficas no século XX". Revista Claves 10 (2014): 61-80. https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/about/contact.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Aragão, Pedro. "Signos sociais e musicais na música popular: em estudo de caso da belle époque carioca". Música e Cultura: Revista da Associação Brasileira de Etnomusicologia 7 (2013): 88. http://www.abet.mus.br/revista-2/.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Aragão, Pedro. "Arquivos discográficos em movimento: mediação e produção de sentido entre colecionadores brasileiros e portugueses a partir de um estudo de caso". In Los archivos de las (etno)musicologías. Reflexiones sobre sus usos, sentidos y condición virtual, 143-160. Berlim, Alemanha: Ibero-Amerikanisches Institut – Preußischer Kulturbesitz, 2023.
    Publicado
  2. Aragão, Pedro. "Choro manuscript collections of the nineteenth and early twentieth centuries: Written transmission of an "oral" tradition". In Made in Brazil, editado por Ulhôa, Martha; Trotta, Felipe, 30-42. New York, Estados Unidos: Routldge, 2014.
    Publicado • 10.4324/9780203664544
  3. Aragão, Pedro. "O Acervo Pixinguinha no Instituto Moreira Salles". In Pixinguinha na Pauta: 36 arranjos para o programa O Pessoal da Velha Guarda, editado por Leme, Beatriz Paes. Rio de Janeiro, Brasil: Instituto Moreira Salles, 2010.
    Publicado • 10.2307/j.ctv7cjv33.3
Livro
  1. Aragão, Pedro; Leme, Beatriz Paes; Aragão, Paulo; Lopes, Marcilio. Carnaval de Pixinguinha. São Paulo, Brasil: SESC-SP/Instituto Moreira Salles. 2014.
    Publicado
  2. Aragão, Pedro; Leme, Beatriz Paes; Aragão, Paulo. Pixinguinha - Outras Pautas. São Paulo, Brasil: SESC SP - Instituto Moreira Salles. 2014.
    Publicado
  3. Aragão, Pedro. O Baú do Animal: Alexandre Gonçalves Pinto e O Choro. Rio de Janeiro, Brasil: Folha Seca. 2013.
    Publicado
  4. Aragão, Pedro; Leme, Beatriz Paes; Aragão, Paulo. Pixinguinha - Inéditas e Redescobertas. Brasil: Instituto Moreira Salles. 2012.
    Publicado • Editor

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Aragão, Pedro; Valdeos, Sérgio; Kumamoto, Naomi; Alvim, Rui; Los Cuatro (Produtor). 2017. "CD Los Cuatro - Choro Migrante". In CD Los Cuatro - Choro Migrante, Los Cuatro.
  2. Aragão, Pedro; Aragão, Paulo; Biscoito Fino (Produtor). 2014. "Noturna (Guinga/Paulo César Pinheiro)". In Corpo de Baile (Mônica Salmaso), Biscoito Fino.
  3. Aragão, Pedro; Carrilho, Mauricio; Acari Records (Produtor). 2014. "CD 8com Pedro Aragão e Mauricio Carrilho". Acari Records.
  4. Aragão, Pedro; Valdeos, Sérgio; Kumamoto, Naomi; Alvim, Rui; Acari Records (Produtor). 2013. "CD Los Cuatro - Outros caminhos do choro". In CD Los Cuatro - Outros caminhos do choro, Acari Records.
  5. Aragão, Pedro; Carrilho, Mauricio; Nielsen, Torsten; Kaufmanas, Pia; Acari Records (Produtor). 2010. "CD Lúdico: Tresafinado in Rio". Acari Records.
  6. Aragão, Pedro; Alcofra, Luiz Flávio; Verani, Lena; Acari Records (Produtor). 2009. "Terno Carioca interpreta Claudionor Cruz". In Terno Carioca interpreta Claudionor Cruz, Acari Records.
Interpretação musical
  1. Concerto em Homenagem a Cristóvão Bastos - Clube do Choro do Porto. Casa das Artes, Porto, Portugal, 29 de abril de 2023.. 2023.
    Instrumentista
  2. Concerto Joana Amendoeira e Terno Carioca no Teatro da Vista Alegre - Ílhavo, Portugal, 31 de março e 1 de abril de 2023. Os concertos integraram o Ciclo 78 rotações, parceria entre a Câmara Municipal de Ílhavo, 23 milhas e o projeto LiberSound. 2023.
    Instrumentista
  3. Valéria Lobão interpreta as canções da rádio no contexto iberoamericano. Teatro da Vista Alegre, Ílhavo, Portugal, 24 e 25 de fevereiro de 2023. Os concertos fizeram parte do Ciclo 78 rotações promovidos pela Câmara Municipal de Ílhavo, 23 milhas em parceria com o projeto LiberSound. 2023.
    Instrumentista
  4. Concert Pedro Aragão dans le 1er Festival International de Choro Aix en Provence. Teatro La Manufacture, Aix-en-Provence, 18 de fevereiro de 2023.. 2023.
    Instrumentista
  5. CONCERT-CONFÉRENCE « LE CHORO » PAR PEDRO ARAGÃO - CONSERVATOIRE DARIUS MILHAUD - AIX EN PROVENCE, FRANCE, 15 Février 2023. 2023.
    Instrumentista
  6. Concerto Lusossonias - Patricia Lestre e Clube do Choro do Porto. Teatro da Vista Alegre, Ílhavo, Portugal, 28 e 29 de janeiro de 2023. Os concertos integraram o Ciclo 78 rotações, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, 23 milhas e o projeto LiberSound. 2023.
    Instrumentista
  7. Concerto como solista de bandolim no III Choro Festival - Rotterdam, Holanda. 2019.
    Instrumentista
  8. Valdeos, Sérgio. Concerto do Duo Aragão-Valdeos (na qualidade de bandolinista) na Libreria Albatros, Genebra, Suíça. 2019.
  9. Concerto de lançamento do CD Los Cuatro - Choro Migrante (na qualidade de bandolinista) na Casa do Choro, Rio de Janeiro, Brasil. 2018.
    Instrumentista
  10. Concerto do grupo instrumental Bandolinata (quarteto de bandolins) na Casa do Choro, Rio de Janeiro, Brasil. 2018.
    Instrumentista
  11. Orquestra Pixinguinha na Pauta (regência) – Concerto no Theatro da Paz, Belém do Pará, Brasil. 2015.
    Maestro
  12. Eterno Pixinguinha - Concerto de lançamento do livro "Pixinguinha Outras Pautas" na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal. 2014.
    Instrumentista
  13. Concerto do grupo instrumental Los Cuatro (na qualidade de bandolinista) no Festival Sonamos Latino America em Lima, Peru. 2014.
    Instrumentista
  14. Orquestra Pixinguinha na Pauta (regência) – Concerto de lançamento do livro “Pixinguinha Outras Pautas” no Teatro João Caetano, Rio de Janeiro. 2014.
    Maestro
  15. Concerto de lançamento do CD Lúdico: Tresafinado in Rio (na qualidade de bandolinista) no Danske Musikkonservatorium em Copenhagen, Dinamarca. 2012.
    Instrumentista
  16. Concerto Choro Project - Mauricio Carrilho All Star Ensemble no Henry Le Bouef Hall, Bruxelas, Bélgica. 2011.
    Instrumentista
  17. Alcofra, Luiz Flávio; Verani, Lena. Concerto do grupo instrumental Terno Carioca (na qualidade de bandolinista) no auditório da Biblioteca Luis Arango, Bogotá, Colômbia. 2010.
    Instrumentista
  18. Alcofra, Luiz Flávio; Verani, Lena. Concerto do grupo instrumental Terno Carioca (na qualidade de bandolinista) em San Andrés, Colômbia. 2010.
    Instrumentista
  19. Alcofra, Luiz Flávio; Verani, Lena. Concerto do grupo instrumental Terno Carioca (na qualidade de bandolinista) em Buenaventura, Colômbia. 2010.
    Instrumentista
  20. Orquestra Pixinguinha na Pauta (regência) - Concerto de lançamento do livro Pixinguinha na Pauta no Teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro, Brasil. 2010.
    Maestro
  21. Carrilho, Mauricio. Concerto do duo Mauricio Carrilho (violão) e Pedro Aragão (bandolim) na Maison de la Jeunesse et de la culture em Annecy, França. 2009.
    Instrumentista
  22. Carrilho, Mauricio. Concerto do duo Mauricio Carrilho (violão) e Pedro Aragão (bandolim) na Maison de la Jeunesse et la culture em Chamonix, França. 2009.
    Instrumentista
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/05/25 Liber|Sound – Innovative Archival Practices toward Sound Memory Liberation. A Transcontinental Experience 3 rd Conference of the Portuguese ICTM National Committee
Portuguese ICTM National Committee (Aveiro, Portugal)
2023/03/08 Casa Edison and the Brazilian early commercial recordings: Transatlantic musical flows in 78 rpm shellac discs phonograms 78 rpm at home: Local perspectives on the early recording industry
Institute of Ethnology and Folklore Research Academy of Music, University of Zagreb (Zagreb, Croácia)
2022/11/12 Colecionadores em rede e processos de mediação na criação da Discografia Brasileira em 78 rpm. XI ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/10/20 Sound Archives, Ethnicity and Racialization: Studying the Sonic Color Line in Brazilian Early Commercial Recordings 24 th Meeting of the Study Group on Historical Sources
Musical Instrument Museum (Brussels), KU Leuven, and Africa Museum (Tervuren) – Belgium (Bruxelas, Bélgica)
2022/09/15 Exploring Shared Research Practices in Sound Archives. Three Case Studies in Portuguese Speaking Countries XXXVII European Seminar in Ethnomusicology Joint Knowledge Production and Collaboration in Research
University of Music and Performing Arts Graz, Austria (Graz, Áustria)
2021/11/13 Arquivos conectados, fluxos sonoros transnacionais e construção de alteridades raciais e coloniais através da indústria fonográfica: uma apresentação dos desafios do projeto Liber|Sound X Encontro de Investigação em Música (ENIM)
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/11/03 Hidden archives, hidden collectors: The role of music collectors in building sound archives. A case study in the city of Aveiro, Portugal 23rd International Symposium of the Study Group on Historical Sources
Kurmangazy Kazakh National Conservatory (Almaty, Cazaquistão)
2021/10/20 Desfragmentação e libertação da memória sonora em arquivos fonográficos: desafios do contexto digital a partir de estudos de caso do projeto Liber|Sound SIBE +2021
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/10/20 El archivo y las condiciones digitales de su existencia. Mesa redonda no Congresso SIBE +2021. 20 a 23 de outubro de 2021. Universidade de Aveiro, Portugal SIBE +2021
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019 Memórias locais na construção de um vídeo-documentário: um estudo de caso do projeto SOMA IX Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia
Associação Brasileira de Etnomusicologia (Campinas, Brasil)
2019 Sound and Memories of Aveiro: Challenges and Questions in the Process of Building Collective Sound Archives in Urban Contexts 45th World Conference do International Council for Traditional Music
International Congress for Tradicional Music (Bangkok, Tailândia)
2019 Sons e Memórias de Aveiro (SOMA) – Construção de um arquivo colaborativo de som e de memória para a região de Aveiro Jornadas SIBE 2019 – Jornadas Internacionales de Investigación Musical – Tradiciones Musicales, Experiencia Social y Creación Musical
SIBE - Sociedad de Etnomusicologia (Huelva, Espanha)
2019 A construção de um arquivo sonoro regional a partir de métodos de investigação partilhada: desafios e questões na gestão do projeto SOMA XI Encontro Nacional de Pesquisa em Música (ENIM) 2019
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
2018/04/13 Jacob do Bandolim and the history of Brazilian choro Jacob do Bandolim and the history of Brazilian choro
Georgetown University (Washington, Estados Unidos)
2016 Vem cá, mulata': maxixes brasileiros gravados em Portugal no início do século XX Congresso Música e Lusofonia em Acervos de 78 rpm
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2015 Entre arquivos sonoros, performance e pesquisa em música popular: cenários entrelaçados no Rio de Janeiro contemporâneo Aula Inaugural do Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2015 A etnomusicologia na correspondência de Mário de Andrade e Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. Mário de Andrade e a Música
SESC-SP (São Paulo, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - 2017 A ATUAÇÃO DE MOZART BRANDÃO COMO ARRANJADOR NO CEARÁ E RIO DE JANEIRO: ACERVOS E DEBATES POUCO EXPLORADOS RELATIVOS AOS MEIOS FONOGRÁFICOS DAS DÉCADAS DE 1940 E 1950.
Orientador
Mestrado (Mestrado)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2013 - 2016 Por que a música gaúcha "não sobe"?: um estudo etnomusicológico sobre Identidade Gaúcha e Indústria Cultural.
Orientador
Doutorado (Doutoramento)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2013 - 2015 AO ILUSTRADO PÚBLICO, O SAXOFONE: INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO INSTRUMENTO NO BRASIL IMPERIAL.
Orientador de Pedro Paes de Carvalho
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2013 - 2015 JOAQUIM NAEGELE: MÚSICA E MILITÂNCIA POLÍTICA DE UM MESTRE DE BANDA. 2015.
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)
2013 - 2015 O Bambuco e o choro: uma análise comparativa a partir da perspectiva das práticas interpretativas
Orientador
Mestrado em Música (Mestrado)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05/24 - 2023/05/25 Membro do comitê organizador da 3rd Conference of the Portuguese ICTM National Committee realizado na Universidade de Aveiro entre os dias 24 e 25 de maio de 2023, uma parceria entre Portuguese ICTM Nacional Committee e o projeto LiberSound (2023/05/24 - 2023/05/25)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/03 Membro da Comissão Organizadora da Conferência/Exposição Rádio Con:Vida, organizada pelo INET-md polo Aveiro/Universidade de Aveiro (2019/07/01 - 2019/07/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/07/07 - 2016/07/09 Membro da Comissão Organizadora do Congresso Música e Lusofonia em Acervos de 78 RPM organizado pelo INET-md polo Aveiro/Universidade de Aveiro em 2016 (2016/07/07 - 2016/07/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Presidente da Comissão Organizadora do III Simpósio Brasileiro de Pós Doutorandos em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2014 - 2014)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/02/10 - 2023/02/18 Professor convidado no 1er Festival International de Choro de Aix-en-Provence, França, realizado entre os dias 10 e 18 de fevereiro de 2023 no Conservatório Darius Milhaud en Aix-en-Provence
Oficina (workshop)
1er Festival de Choro Aix-en-Provence, França

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/10/20 - 2021/10/23 SIBE +2021 Universidade de Aveiro

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014 - Atual Membro da Comissão de Avaliação do Concurso Público para Professor de Música Popular Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Avaliador
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2014 - Atual Membro da Comissão de Avaliação do Concurso Público para Professor de Improvisação e Prática de Conjunto UFRGS.
Avaliador
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2019/11/14 - 2019/11/16 Membro da Comissão Científica do 9o Encontro de Investigação em Música - ENIM - Lisboa, Portugal
Avaliador
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2013 - 2013 Comissão de Avaliação do Concurso para Professor de Etnomusicologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Avaliador
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
2013 - 2013 Membro da comissão julgadora do Concurso Silvio Romero - IPHAN 2013
Avaliador
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasil Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
2012 - 2012 Concurso para Professor Substituto de Etnomusicologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Avaliador
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
2012 - 2012 Membro da comissão julgadora do Concurso para Professor Substituto de Etnomusicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avaliador
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2010 - 2010 Membro da comissão julgadora do Concurso para professor de Violão Popular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Avaliador
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012 - 2012 Consultoria para Museu da Imagem e do Som RJ - Elaboração de Dossiê sobre Bandolim para o Novo Museu da Imagem e do Som

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - 2019 Memória Social e Música Doutorado em Música (Doutoramento)
2018/03 - 2018/07 Memória Social e Música Pós Graduação em Música (Postgraduate Certificate)
2015/03 - 2015/03 Música Popular Urbana na América Latina Programa de Pós Graduação em Música da UNIRIO (Postgraduate Certificate) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2014/03 - 2014/07 Seminários em Musicologia II Programa de Pós Graduação em Música (Postgraduate Certificate) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2022/10/01 - 2022/12/24 Giro 78: Viagens sonoras em Goma Laca Série de 13 programas radiofónicos realizados em parceria entre o projeto Liber|Sound e a rádio Antena 2
2018 - 2018 Vibrações - o som de Jacob de Bandolim - documentário realizado para a Rádio Batuta Jacob do Bandolim

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/10/20 - 2021/10/23 Membro da Comissão Organizadora do Congresso SIBE +2021: Investigação em Música e Dança, Práticas de Responsabilidade Social e Política
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
Distinções

Prémio

2012 Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música
Fundação Nacional de Artes, Brasil
2011 Prêmio Silvio Romero (2a colocação)
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasil