Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana de Abreu e Lima Mendes Rêgo
Nomes de citação
- Rêgo, Joana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AB19-2587-C7A4
- ORCID iD
- 0000-0002-1837-0523
Endereços de correio eletrónico
- jrego@fba.up.pt (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- 919990301 (Pessoal)
Moradas
- Avenida menéres 234 Bloco 3, 1º esq T, 4450-189, Matosinhos, Porto, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/02/23
Concluído
|
Arte e Design (Doutoramento)
Especialização em Arte e design
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"O que a Palavra vê e na Pintura Diz - Jogos de Linguagem no Processo Criativo da Pintura: Uma Investigação por Projeto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
1997/09 - 1999/05
Concluído
|
MFA- Master of Fine Arts (Master)
Especialização em Painting
SFAI- San Francisco Art Institute, Estados Unidos
|
|
1989 - 1995
Concluído
|
Licenciatura em Artes Plásticas (Licenciatura)
Especialização em Pintura
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/11 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2000 - 2022 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Artes e Design, Portugal |
2019/09/01 - 2020/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2025/03/26 - Atual | Membro Colaborador | Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal | ||
2024/09 - Atual | Coordenadora da Secção Científica da Pintura | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/05 - 2024/05/29 | Ground LAB Arqueologia e Recondução Tecnológica
i2ADS-2021-Ground-LAB
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de número de revista |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/06 | “Ainda assim...Paisagem. Paisagem e Ambiguidade na Pintura”. | ICOCEP, 3rd Edition
FBAUP (Porto, Portugal)
|
2022/04 | A palavra como procura da maneira directa de dar uma ideia no trabalho de Mónica Capucho. | XIII Congresso Internacional CSO’2022
CIEBA- Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes Acolhimento: Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/12/10 | Jardim Interior [Paisagens Construídas. Lugares outros na Pintura]. |
UBI - Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2021/07/23 | “Qual a importância do Desenho no ensino?" |
CAA- Centro de Artes de Águeda. (Águeda)
|
2019/05 | X Jornadas de Cultura Portuguesa. Conversa com os artistas Plásticos Joana Rêgo e António Gonçalves” |
UIB- Universitat de les Illes Balears, (Palma de Maiorca, Espanha)
|
2019/04 | “Pintura e Linguagem." |
FBAUP (Porto, Portugal)
|
2018/05 | "O desenho e a expressão Criativa. A importância do processo." | Colóquio DOCE- Desenho Ordem Caos Ensino
IPCA (Barcelos, Portugal)
|
2017/02/16 | “Palavras com imagens, imagens com palavras” | Exposição “A imagem que se faz palavra”,
Org. FLUP — ILCML Edifício da Reitoria da Universidade do Porto. (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2024/11/22 | “O silêncio e a insignificância: do prazer ao ato de ignorar como práxis artística.”
Orientador de Paula Alexandra Dias dos Santos
|
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023 - 2024/10/29 | “Acaso e Pareidolia no processo de criação de imagens ambíguas: mapas, caminhos, percursos.”
Orientador
|
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023 - 2024/10/24 | “A memória como construção da Narrativa Visual”.
Orientador
|
Mesterado em Artes Plásticas - ramo desenho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - 2023/11/17 | “O Visível e o Ilegível: A palavra e a imagem em diálogos (im)pertinentes.
Orientador
|
Mestrado em Artes Plásticas- Ramo Pintura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021/05/01 - 2022/10/24 | "A construção da imagem na pintura pelo olhar do cinema.”
Orientador de Odette Boudet Fernandes
|
MAP Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021/05/01 - 2021/12/03 | “Puela Aeternus. A idealização da infância através da fantasia.”
Coorientador
|
MAP Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020/01 - 2021/02 | “A Banda Desenhada como Espelho Social: Escapismo na Atualidade.”
Coorientador
|
MIA Mestrado em Ilustração e Animação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
|
2019/01 - 2020/02 | “Graphic design as subject, a method and a practice— can a book reflect the whole dynamic of a project?”
Orientador
|
Mestrado em Design de Comunicação (Mestrado)
Escola Superior de Artes e Design, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/01/19 - 2024/01/19 | Coordenação do Seminário “Caleidóscópio” no âmbito da UC de PEI- Práticas de Estúdio e de Investigação. 19 de Janeiro de
2024, FBAUP. (2024/01/19 - 2024/01/19)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2023 - 2023 | Coordenação de Seminário “Visibilidade Denunciada” no âmbito da UC de PEI- Práticas de estúdio e de Investigação do MAP- Mestrado
em Artes Plásticas da FBAUP. (2023/01/20 - 2023/01/20)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2021 - 2022 | · Coordenação e formação no workshop de Arte Experimental no Projecto “O bairro está IN(clusivo). (2021 - 2022)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Escola Superior de Artes e Design, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025/04/07 | Notions of Women. Femininity In Contemporary Visual Arts,
Arguente
|
Aleksandra Kalisz (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2024/12/18 | Compounds of the Artistic Freedom
Motivação Intrínseca e auto-constrangimento como ferramentas essenciais para a prática artística.
Arguente
|
Daniela Ferreira Pinheiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2024/11/22 | “O silêncio e a insignificância: do prazer ao ato de ignorar como práxis artística.”
Orientador
|
Paula Alexandra Dias dos Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2024/10/29 | “Acaso e pareidolia no processo de criação de imagens ambíguas: mapas, caminhos, percursos.”
Orientador
|
Laura Santos Carvalho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2024/10/24 | A memória como construção da narrativa visual
Orientador
|
Ana Carolina Lourenço (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2024/03 |
“Divulgação de ilustração no setor têxtil – colaboração com Katoen Têxteis.”
Arguente
|
João Basso Marques Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
|
2023/11 | “O Visível e o Ilegível: A palavra e a imagem em diálogos (im)pertinentes.
Orientador
|
Inês Almeida Gama (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023/09/07 | “Transparência e Subjectividade. Reflexões sobre o decalque e a Luminescência na produção e visualização da imagem.”
Vogal
|
Ana Margarida Rocha (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023/07 | “AQUI(QUASE) – ANXIETY AS A PICTORIAL TOOL”.
Arguente
|
Lidia Maria Labianca (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/05/18 | “No Palco da Pintura”.
Arguente
|
António Leonel Silva Pinto Vale da Cunha (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
|
2022/10/24 | ”A construção da imagem na pintura pelo olhar do cinema.”
Orientador
|
Odette Boudet Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021/12 | “Puela Aeternus. A idealização da infância através da fantasia.”
Orientador
|
Catarina Marques (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020/05/08 | “A Ilustração de Livros na Promoção da Literacia”. Relatório de Estágio de na Editora Trinta Por Uma Linha"
Arguente principal
|
Maria Rita Ferreira Pimentel (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
|
2020/02 | Graphic design as subject, a method and a practice. can a book reflect the whole dynamic of a project?
Orientador
|
Catarina Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Artes e Design, Portugal
|
2019/07 | “A Crença na Viagem Etérea, na experiência da observação”
Arguente principal
|
Maria Luzia Almeida Cunha de Alegre e Silva. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018/11 | “Uma Estética do Nu Feminino. Pintura como prática de investigação feminista”
Arguente principal
|
Maria Benedita Ribeiro Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018/10 | “Dos processos criativos às práticas artísticas a partir do levantamento do lugar. (re) colher, (re)fazer, (re) conhecer,
(re) lembrar”
Arguente principal
|
Bárbara Melo Loureiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017/12 | “A máscara como recurso nas artes plásticas. Uma aproximação ao universo dos rituais transmontanos” | Maria Balbina Mendes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2025 - Atual | Encontro de investigação artística States of the Art 25’ (SOTA’25),.- | Colegio das Artes Universidade de Coimbra |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/02/04 - 2021/02/04 | · Participação no contexto do Seminário: Reflexão e Processo e do Ciclo: Repositório MAP (Mestrado em Artes Plásticas) 2020/2021, como membro revisor nos painéis das sessões: ‘O Lugar’ e ‘O Erro pede passagem’ | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/02/01 - Atual | PIP Práticas Intermediais da Pintura | Artes Plásticas (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2022/09/01 - Atual | Projecto | Artes Plásticas (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2025/03 - 2025/03 | Investigação em Arte (Questões metodológicas) | Doutoramento em Artes plásticas DAP (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2024/09 - 2025/02 | Práticas de Estúdio e de Investigação (PEI) | (Mestrado) | |
2024/02/01 - 2024/05/31 | UC- Práticas Intermediais da Pintura | Artes Plásticas - Pintura (Bacharelato) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2023/09/15 - 2024/05/31 | UC- Projecto- IV ano Licenciatura em Artes Plásticas, Ramo Pintura. | Ates Plásticas (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2024/03/23 - 2024/03/23 | SEMAP(S)- UC Seminário- Doutoramento em Artes Plásticas. | Doutoramento em Artes Plásticas (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2023/09/15 - 2024/01/31 | UC de PEI- Práticas de Estúdio e de Investigação. | Mestrado Em Artes Plásticas (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2022/09/01 - 2023/02/01 | PEI Práticas de estúdio e investigação | MAP Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2019/09/01 - 2020/08/31 | ATELIER II- Artes Plásticas Pintura | Artes Plásticas (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/07/04 - Atual | Gineceu, uma História da Arte | Joana Rêgo |
2023/06/29 - Atual | Sala de Museu | Episódio de Podcast |
2023/03/11 - Atual | Joana Rêgo Artist Talk ARTLAB24 |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro da Comissão Científica do ICOCEP - International Congress of Contemporary European Painting 3rd edition
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2017 - 2021 | Membro de Conselho Editorial da revista Arqa
Membro
|
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013 - 2024 | · Membro do júri do Prémio Augusto Gomes. Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos. | Escola Secundária Augusto Gomes, Portugal |
2021/06 - 2021/06 | Presidência do Júri- Prémio Nacional BIG 2021- Bienal de Ilustração de Guimarães. | Câmara Municipal de Guimarães, Portugal |
2016 - 2021 | Membro do Júri do Prémio Coelho dos Santos, ESAD. | Escola Superior de Artes e Design, Portugal |
2019/06 - 2019/06 | Presidente do Júri do Prémio Especial Ensino BIG — Bienal de Ilustração de Guimarães. · | Câmara Municipal de Guimarães, Portugal |
Distinções
Prémio
2022 | Prémio aquisição Sogrape D. Antónia |
2008 | Menção Honrosa em PINTURA na 1º Bienal Internacional do Montijo |
2003 | 1º Prémio de Arte Erótica – ARGO. |
1997 | 1º Prémio de Pintura – IX Bienal de Cerveira.
Bienal Internacional de Cerveira, Portugal
|
1995 | 1º Prémio de Pintura BCM´95 (ex - aequo)
Banco Comercial de Macau, Portugal
|