???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana de Abreu e Lima Mendes Rêgo

Nomes de citação

  • Rêgo, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
AB19-2587-C7A4
ORCID iD
0000-0002-1837-0523

Endereços de correio eletrónico

  • jrego@fba.up.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 919990301 (Pessoal)

Moradas

  • Avenida menéres 234 Bloco 3, 1º esq T, 4450-189, Matosinhos, Porto, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
Formação
Grau Classificação
2017/02/23
Concluído
Arte e Design (Doutoramento)
Especialização em Arte e design
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"O que a Palavra vê e na Pintura Diz - Jogos de Linguagem no Processo Criativo da Pintura: Uma Investigação por Projeto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1997/09 - 1999/05
Concluído
MFA- Master of Fine Arts (Master)
Especialização em Painting
SFAI- San Francisco Art Institute, Estados Unidos
1989 - 1995
Concluído
Licenciatura em Artes Plásticas (Licenciatura)
Especialização em Pintura
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2000 - 2022 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2019/09/01 - 2020/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/03/26 - Atual Membro Colaborador Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2024/09 - Atual Coordenadora da Secção Científica da Pintura Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/05 - 2024/05/29 Ground LAB Arqueologia e Recondução Tecnológica
i2ADS-2021-Ground-LAB
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rêgo, Joana. "Ainda assim ...Paisagem [Paisagem e ambiguidade na pintura]". Trabalho apresentado em ICOCEP- International Congress on Contemporary European Painting 3rd edition, Porto, 2022.
    No prelo
  2. Rêgo, Joana. "A palavra como procura da maneira de dar uma ideia no trabalho de Mónica Capucho.". Lisboa, 2022.
    Publicado
  3. Herberto, Luis; Rêgo, Joana. Autor correspondente: Herberto, Luis. "Jardim Interior [Paisagens Construídas. Lugares outros na Pintura]". Trabalho apresentado em Lugares da Paisagem: Investigação e Práticas Artísticas, Covilhã, 2020.
    Publicado • "DOI FCT - LABCOM"
  4. Rêgo, Joana. "Painting and Language". Trabalho apresentado em ICOCEP- International Congress on Contemporary European Painting, Porto, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. REGO, Joana. "Rêgo, J. (2022). Imagens entre palavras.". ELyra: Revista Da Rede Internacional Lyracompoetics, 20 (2022): 67-73. https://elyra.org/index.php/elyra/article/view/463.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Rêgo, Joana. "Fátima Mendonça – a palavra como ideia de exposição, definição de sentimentos, diário pessoal". Ed. Revista Éter. Revista de Arte Contemporânea Internacional Ano 4 3 (2022): 53-69. http://revistaeter.org/wp-content/uploads/2023/04/eter_n3.pdf.
    Publicado
  3. · RÊGO, Joana (2018). "“Ambiguidade, incerteza, possibilidade e probabilidade no trabalho de Carlos Mensil.”". ARQA 130 (2018): 102-105.
    Publicado
  4. Rêgo, Joana. "“Uma [re]configuração do Clássico na Contemporaneidade”". ARQA 128 (2017): 124-127.
Capítulo de livro
  1. Saraiva, Diogo; Rêgo, Joana. "A secundarização do conteúdo na análise psicanalítica da estética". In Livro de Resumos: Caleidoscópio. Porto, Portugal: Universidade do Porto. Reitoria, 2024.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Rêgo, Joana; Gonçalves, António. O que a Palavra Vê. Entre imagens e palavras, dialogamos.. Câmara Municipal de Matosinhos. ISBN: 978-9899245-01-3, 2025.
Documento de trabalho
  1. Rêgo, Joana; de Carvalho e Cruz, Filipa. 2025. "Com destino a. Abstracts book.".
Edição de número de revista
  1. Rêgo, J., Almeida, P. L., Eiras, P., & Martelo, R. M. (2024). Apresentação. ELyra: Revista Da Rede Internacional Lyracom. "Superfícies Comuns - Palavras e Imagens". eLyra 23 (2024): https://elyra.org/index.php/elyra/article/view/502.
    Co-editor
Tese / Dissertação
  1. Joana de Abreu e Lima Mendes Rêgo. "O que a Palavra vê e a Pintura Diz - Jogos de Linguagem no Processo Criativo da Pintura: Uma Investigação por Projeto". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, 2017. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/102642.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. O que a Pintura Vê. Exposição Individual de Joana Rêgo com curadoria de António Gonçalves.. 2025.
  2. “?” [Serás capaz de responder a tudo o que te pergunto?] (Alexandre O´Neill) Exposição Individual na Galeria Exteril- Curadoria de Teixeira Barbosa. 2024.
  3. Pintura Escrita. Curadoria de Paulo Moreira e André Lemos Pinto. 2023.
  4. Exposição "Feminino- Uma História Ficcionada. Agustina Bessa Luís “ Curadoria de Aida Guerra.. 2022.
  5. XII Bienal Internacional de Arte de Cerveira- “We Must Take Action/ Devemos Agir” Curadoria de Helena Mendes Pereira. 2022.
  6. Ainda Assim...Paisagem- Exposição Individual de Joana Rêgo. 2022.
  7. · Exposição Individual - Arte Pública- JARDIM INTERIOR na MGA Alameda Project, Guimarães.. 2021.
  8. · PINTURA & PALAVRA [a escrita que se vê e a imagem que se lê].. 2019.
  9. · O QUE A PALAVRA VÊ E A PINTURA DIZ- JOGOS DE LINGUAGEM NO PROCESSO CRIATIVO DA PINTURA: UMA INVESTIGAÇÃO POR PROJECTO. 2017.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/06 “Ainda assim...Paisagem. Paisagem e Ambiguidade na Pintura”. ICOCEP, 3rd Edition
FBAUP (Porto, Portugal)
2022/04 A palavra como procura da maneira directa de dar uma ideia no trabalho de Mónica Capucho. XIII Congresso Internacional CSO’2022
CIEBA- Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes Acolhimento: Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/12/10 Jardim Interior [Paisagens Construídas. Lugares outros na Pintura].
UBI - Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2021/07/23 “Qual a importância do Desenho no ensino?"
CAA- Centro de Artes de Águeda. (Águeda)
2019/05 X Jornadas de Cultura Portuguesa. Conversa com os artistas Plásticos Joana Rêgo e António Gonçalves”
UIB- Universitat de les Illes Balears, (Palma de Maiorca, Espanha)
2019/04 “Pintura e Linguagem."
FBAUP (Porto, Portugal)
2018/05 "O desenho e a expressão Criativa. A importância do processo." Colóquio DOCE- Desenho Ordem Caos Ensino
IPCA (Barcelos, Portugal)
2017/02/16 “Palavras com imagens, imagens com palavras” Exposição “A imagem que se faz palavra”,
Org. FLUP — ILCML Edifício da Reitoria da Universidade do Porto. (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2024/11/22 “O silêncio e a insignificância: do prazer ao ato de ignorar como práxis artística.”
Orientador de Paula Alexandra Dias dos Santos
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023 - 2024/10/29 “Acaso e Pareidolia no processo de criação de imagens ambíguas: mapas, caminhos, percursos.”
Orientador
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023 - 2024/10/24 “A memória como construção da Narrativa Visual”.
Orientador
Mesterado em Artes Plásticas - ramo desenho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022 - 2023/11/17 “O Visível e o Ilegível: A palavra e a imagem em diálogos (im)pertinentes.
Orientador
Mestrado em Artes Plásticas- Ramo Pintura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/05/01 - 2022/10/24 "A construção da imagem na pintura pelo olhar do cinema.”
Orientador de Odette Boudet Fernandes
MAP Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/05/01 - 2021/12/03 “Puela Aeternus. A idealização da infância através da fantasia.”
Coorientador
MAP Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/01 - 2021/02 “A Banda Desenhada como Espelho Social: Escapismo na Atualidade.”
Coorientador
MIA Mestrado em Ilustração e Animação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2019/01 - 2020/02 “Graphic design as subject, a method and a practice— can a book reflect the whole dynamic of a project?”
Orientador
Mestrado em Design de Comunicação (Mestrado)
Escola Superior de Artes e Design, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/01/19 - 2024/01/19 Coordenação do Seminário “Caleidóscópio” no âmbito da UC de PEI- Práticas de Estúdio e de Investigação. 19 de Janeiro de 2024, FBAUP. (2024/01/19 - 2024/01/19)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023 - 2023 Coordenação de Seminário “Visibilidade Denunciada” no âmbito da UC de PEI- Práticas de estúdio e de Investigação do MAP- Mestrado em Artes Plásticas da FBAUP. (2023/01/20 - 2023/01/20)
Seminário (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021 - 2022 · Coordenação e formação no workshop de Arte Experimental no Projecto “O bairro está IN(clusivo). (2021 - 2022)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Escola Superior de Artes e Design, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/04/07 Notions of Women. Femininity In Contemporary Visual Arts,
Arguente
Aleksandra Kalisz (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2024/12/18 Compounds of the Artistic Freedom Motivação Intrínseca e auto-constrangimento como ferramentas essenciais para a prática artística.
Arguente
Daniela Ferreira Pinheiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2024/11/22 “O silêncio e a insignificância: do prazer ao ato de ignorar como práxis artística.”
Orientador
Paula Alexandra Dias dos Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2024/10/29 “Acaso e pareidolia no processo de criação de imagens ambíguas: mapas, caminhos, percursos.”
Orientador
Laura Santos Carvalho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2024/10/24 A memória como construção da narrativa visual
Orientador
Ana Carolina Lourenço (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2024/03 “Divulgação de ilustração no setor têxtil – colaboração com Katoen Têxteis.”
Arguente
João Basso Marques Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2023/11 “O Visível e o Ilegível: A palavra e a imagem em diálogos (im)pertinentes.
Orientador
Inês Almeida Gama (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023/09/07 “Transparência e Subjectividade. Reflexões sobre o decalque e a Luminescência na produção e visualização da imagem.”
Vogal
Ana Margarida Rocha (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023/07 “AQUI(QUASE) – ANXIETY AS A PICTORIAL TOOL”.
Arguente
Lidia Maria Labianca (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/05/18 “No Palco da Pintura”.
Arguente
António Leonel Silva Pinto Vale da Cunha (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2022/10/24 ”A construção da imagem na pintura pelo olhar do cinema.”
Orientador
Odette Boudet Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/12 “Puela Aeternus. A idealização da infância através da fantasia.”
Orientador
Catarina Marques (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/05/08 “A Ilustração de Livros na Promoção da Literacia”. Relatório de Estágio de na Editora Trinta Por Uma Linha"
Arguente principal
Maria Rita Ferreira Pimentel (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020/02 Graphic design as subject, a method and a practice. can a book reflect the whole dynamic of a project?
Orientador
Catarina Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2019/07 “A Crença na Viagem Etérea, na experiência da observação”
Arguente principal
Maria Luzia Almeida Cunha de Alegre e Silva. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018/11 “Uma Estética do Nu Feminino. Pintura como prática de investigação feminista”
Arguente principal
Maria Benedita Ribeiro Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018/10 “Dos processos criativos às práticas artísticas a partir do levantamento do lugar. (re) colher, (re)fazer, (re) conhecer, (re) lembrar”
Arguente principal
Bárbara Melo Loureiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017/12 “A máscara como recurso nas artes plásticas. Uma aproximação ao universo dos rituais transmontanos” Maria Balbina Mendes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2025 - Atual Encontro de investigação artística States of the Art 25’ (SOTA’25),.- Colegio das Artes Universidade de Coimbra

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/02/04 - 2021/02/04 · Participação no contexto do Seminário: Reflexão e Processo e do Ciclo: Repositório MAP (Mestrado em Artes Plásticas) 2020/2021, como membro revisor nos painéis das sessões: ‘O Lugar’ e ‘O Erro pede passagem’ Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/02/01 - Atual PIP Práticas Intermediais da Pintura Artes Plásticas (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022/09/01 - Atual Projecto Artes Plásticas (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2025/03 - 2025/03 Investigação em Arte (Questões metodológicas) Doutoramento em Artes plásticas DAP (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2024/09 - 2025/02 Práticas de Estúdio e de Investigação (PEI) (Mestrado)
2024/02/01 - 2024/05/31 UC- Práticas Intermediais da Pintura Artes Plásticas - Pintura (Bacharelato) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023/09/15 - 2024/05/31 UC- Projecto- IV ano Licenciatura em Artes Plásticas, Ramo Pintura. Ates Plásticas (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2024/03/23 - 2024/03/23 SEMAP(S)- UC Seminário- Doutoramento em Artes Plásticas. Doutoramento em Artes Plásticas (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023/09/15 - 2024/01/31 UC de PEI- Práticas de Estúdio e de Investigação. Mestrado Em Artes Plásticas (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022/09/01 - 2023/02/01 PEI Práticas de estúdio e investigação MAP Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/09/01 - 2020/08/31 ATELIER II- Artes Plásticas Pintura Artes Plásticas (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/07/04 - Atual Gineceu, uma História da Arte Joana Rêgo
2023/06/29 - Atual Sala de Museu Episódio de Podcast
2023/03/11 - Atual Joana Rêgo Artist Talk ARTLAB24

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - Atual Membro da Comissão Científica do ICOCEP - International Congress of Contemporary European Painting 3rd edition
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2021 Membro de Conselho Editorial da revista Arqa
Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013 - 2024 · Membro do júri do Prémio Augusto Gomes. Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos. Escola Secundária Augusto Gomes, Portugal
2021/06 - 2021/06 Presidência do Júri- Prémio Nacional BIG 2021- Bienal de Ilustração de Guimarães. Câmara Municipal de Guimarães, Portugal
2016 - 2021 Membro do Júri do Prémio Coelho dos Santos, ESAD. Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2019/06 - 2019/06 Presidente do Júri do Prémio Especial Ensino BIG — Bienal de Ilustração de Guimarães. · Câmara Municipal de Guimarães, Portugal
Distinções

Prémio

2022 Prémio aquisição Sogrape D. Antónia
2008 Menção Honrosa em PINTURA na 1º Bienal Internacional do Montijo
2003 1º Prémio de Arte Erótica – ARGO.
1997 1º Prémio de Pintura – IX Bienal de Cerveira.
Bienal Internacional de Cerveira, Portugal
1995 1º Prémio de Pintura BCM´95 (ex - aequo)
Banco Comercial de Macau, Portugal