Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ivan Luís Lima Cavalcanti
Nomes de citação
- Cavalcanti, Ivan
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AC17-FEAA-8D05
Websites
- https://www.instagram.com/oquecresciouvindo/ (Rede social)
Domínios de atuação
- Humanidades - História e Arqueologia - História
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018 - 2022
Em curso
|
Doutoramento em História Contemporánea (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
|
2013 - 2015
Concluído
|
Mestrado em História (Master)
Especialização em Música e Brasil Contemporâneo
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
""Ame, assuma e consuma": Canções, Censura e Crônicas Sociais no Brasil de Odair José (1972-1979)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2007 - 2010
Concluído
|
Licenciatura História (Licence)
Universidade de Pernambuco, Brasil
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - 2020 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade Estadual de Campinas, Brasil |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010 - 2018 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Universidade de Pernambuco, Brasil |
Universidade de Pernambuco, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09/01 - Atual | Doutorando em História | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal | ||
2013 - 2013 | Pesquisador, | Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, FUNDARPE, Brasil, Brasil |
2009 - 2010 | Pesquisador | Azougue Editorial, AZOUGUE EDITORIA, Brasil., Brasil |
Azougue Editorial, AZOUGUE EDITORIA, Brasil., Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/11/01 - Atual | Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não: Canções de Intervenção em Portugal e Brasil como forma de resistência
política (1964-1974)
2020.05457.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | CITCEM - Educação e Desafios Societais
Educação e Desafios Societais
Investigador
|
|
2009 - 2011 | GRUPO DE ESTUDOS EM HISTÓRIA SOCIOCULTURAL DA AMÉRICA LATINA, GEHSCAL, Brasil.
Pesquisador
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Livro |
|
Revisão de livro |
|
Website |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/08 | O Canto de Intervenção como Meio de Mobilização | “Pensar o Futuro a partir de Abril: De Famalicão para o Mundo”
Ciclo de Conferências - Auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2024/10/02 | “Guarde um cravo para mim: Contribuições das músicas de protesto de Portugal e Brasil entre 1964-1974” | Ciclo de conferências da APL
Academia Pernambucana de Letras (Recife, Brasil)
|
2024/10/01 | A cantiga é uma arma em qualquer lugar: As contribuições de José Mário Branco com cantores e canções de protesto do Brasil, Portugal e França entre 1964-1974 | Ciclo de conferências da Universidade Católica de Pernambuco
Universidade Católica de Pernambuco (Recife, Brasil)
|
2024/09/30 | “Mais do que o fado e mais do que o samba: As ligações entre as canções de intervenção/protesto de Portugal e Brasil durante a Revolução dos Cravos (1974)" | Conferência aberta
Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (Recife, Brasil)
|
2024/09/26 | “E depois do adeus”: uma análise das canções de protesto feitas no exílio e em Portugal durante o salazarismo (1962-1974) |
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
|
2024/05/02 | PORTUGAL, BRASIL E O 25 DE ABRIL: CANÇÕES E CONTATOS MUSICAIS DURANTE O PERÍODO REVOLUCIONÁRIO PORTUGUÊS | Congresso Internacional 50 Anos 25 de Abril
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2024/04/13 | Como a canção fez a revolução: a colaboração política da música no 25 de abril |
Faculdade de Ciências Políticas de Lyon – Sciences Po-Lyon. (Lyon, França)
|
2024/04/12 | "Há uma nova melodia, a verdadeira democracia": Canções de Protesto, resistência e estratégias políticas dos músicos portugueses e brasileiros em tempos de ditadura | Seminário Internacional “Lembrar para não Repetir: A Oposição intelectual portuguesa e brasileira às Ditaduras”
Fundação Mário Soares (Lisboa, Portugal)
|
2024/04/11 | “Filmes, Livros, sala de aula e Ação : O Cinema e as práticas colaborativas para o ensino de história no ambiente escolar ” | Oficinas de Investigação do CITCEM 2023/24 - «Novos caminhos e perspetivas no ensino da História: práticas e vivências para
além da sala de aula»,
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/04/03 | A estética da canção e a luta na cantiga de intervenção em Portugal dos anos 1970 | Conferência ao Núcleo de Português de Sciences Po Paris (campus Poitiers – América Latina).
Université de Poitiers/Sciences Po Paris (campus Poitiers) - França (Poitiers, França)
|
2024/03/12 | Le rôle de la chanson de protestation (intervention) dans la révolution du 25 avril | Cinquantenaire de la révolution des Œillets du 25 avril 1974 sur le campus Nanterre - Bibliothèques universitaires
Université Paris Nanterre (Paris, França)
|
2024/03/11 | A canção e a revolução: música de protesto e o seu papel no 25 de abril | Conferência de abertura: 5e édition | Semaine Culturelle des Pays de Langue Portugaise
Université Lyon 3 - Jean Moulin (Lyon, França)
|
2023/06/27 | Como seguimos a canção: As questões sobre músicas da ONHB e as possibilidades de construções didáticas a partir delas |
Universidade de Campinas - SP (Campinas , Brasil)
|
2023/06/26 | Como seguimos a canção: As questões sobre músicas da ONHB e as possibilidades de construções didáticas a partir delas | Encontro Nacional de Professores Orientadores da Olimpíada Nacional em História do Brasi
UNIVERSIDADE DE CAMPINAS (Campinas, Brasil)
|
2023/06/23 | Da poesia à prosa do dia-dia: uma análise dos poemas musicados para as canções de Protesto em Portugal (1964-1974) | III Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes | Todos os Nomes
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/02/24 | "A liberdade está a passar por aqui": a dimensão política da canção de protesto em Portugal nos anos 1960 e 1970 | As Oficinas de Investigação do CITCEM - «Ação, Repressão e resistência: ditaduras em Portugal, Brasil e Espanha (1960-1980)»
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/02/03 | Pela paz que nos recusam, muito temos de lutar: O papel da canção de protesto na construção política do século XX | Pensar o Século XX. Olhares do século vinte e um
Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20/UC) - Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/10/27 | "Lá faz primavera, pá" : Relações entre as canções de protesto de Portugal e Brasil (1964-1974). | III Congresso Nacional e Internacional De História Da Arte, Cultura E Sociedad
Departamento de Historia del Arte y Filosofía (ULL) San Cristóbal de La Laguna - Unversidad de La Laguna (San Cristóbal de La Laguna, Espanha)
|
2022/10/20 | "Quem tem consciência para ter coragem": Diálogos e estratégias de resistência entre as canções portuguesas e brasileira em tempos de ditadura (1964-1974) | Ouvir de Olhos Abertos: Música e Política em Portugal no Século XX
Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Mu´sica
e Danc¸a (Lisboa)
|
2022/10/06 | "Não vou deixar que se desminta a nossa fama de bacana": Um panorama da música brasileira na era Bolsonaro. | Jornadas: Brasil 2022, Uma encruzilhada com passado ou um caminho para o futuro?
FLUP - Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/09/17 | A canção de protesto da ditadura militar brasileira e na era de Bolsonaro | Encontro da Canção de Protesto de 2022
Prefeitura Municipal de Grândola / Observatório da Canção de Protesto (Grândola, Portugal)
|
2022/09/15 | Do verso à capa: Formas de resistência à ditadura através do universo da canção brasileira (1964-1985) | XIV Encontro Estadual de "História: Fome, Direitos Humanos e Democracia” - ANPUH PE
Universidade Católica de Pernambuco - (Recife, Brasil)
|
2022/08/31 | "Eu só vou falar, na hora de falar": Práticas e métodos de investigação sobre História e Música a partir da História Oral" | XX Encontro Estadual de História: Independências, Revoluções e Modernismos - ANPUH PB
Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa, Brasil)
|
2022/03/25 | O ensino, o canto e o protesto: a música de intervenção como instrumento didático nas escolas portuguesas | Oficinas de Investigação do CITCEM 2021/22 - «Da resistência à educação: sobre minorias étnico-raciais, ensino de História
e inclusão social»,
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/02/18 | Traz outro amigo também. Canções de Protesto, resistência e ditadura em Portugal (1960-1974) | Oficinas de Investigação do CITCEM 2021/22 - ««Arte, Repressão e resistência em tempos de Ditadura (1960 - 1980)»,
Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço & Memória» (CITCEM) (Porto, Portugal)
|
2021/10/06 | Narrativas sobre questões socialmente vivas: A difícil relação entre História e Memória | XIII Encontro Regional Nordeste de História Oral: Práticas antirracistas e narrativas inclusivas
Universidade Católica de Pernambuco (Recife, Brasil)
|
2021/07/27 | Olimpíada Nacional em História: a saída da escolaridade obrigatória e o desenvolvimento de Competências educacionais | XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica | V Congresso Ibero-americano de Educação Histórica
FLUP - Universidade do Porto (Porto (evento online), Portugal)
|
2021/07/20 | Do protesto à Intervenção: A música política em Portugal entre 1965 e 1975 | 31° Simpósio Nacional de História: História, Verdade e Tecnologia
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil (Rio de Janeiro (Meio Digital), Brasil)
|
2020/11/12 | História Pública e divulgação científica | Palestra Oficial - História Pública e divulgação científica
Programa de Pós-Graduação em História Social UFBA. (Salvador, Brasil)
|
2020/09/18 | Esta Terra Ainda Vai Cumprir Seu Ideal: Relações Entre As Canções De Protesto De Portugal E Brasil (1964-1974) | XIII Encontro Estadual de História - PE (Brasil) ANPUH
ANPUH - PE - BRASIL (RECIFE, Brasil)
|
2020/02/27 | Cinema e Educação Histórica: possibilidades da cinematografia na discussão sobre a sociedade contemporânea. | Cinema e Educação Histórica: possibilidades da cinematografia na discussão sobre a sociedade contemporânea.
Departamento de Filosofia - Universidade Católica de Pernambuco (Recife, Brasil)
|
2020/02/18 | "Lugar de História: a Olimpíada nacional em História do Brasil e suas dimensões de aprendizagem entre alunos e professores" | "Fórum de Debates em Educação"
IFPB - Campus João Pessoa (João Pessoa, Brasil)
|
2020/01/08 | “Quem sabe faz a hora não espera acontecer": Canções de Intervenção em Portugal e Brasil 1964-1974) | o International Workshop More Than Loud VI
Faculdade de Letras - Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | A cantiga é uma arma: Canções de Protesto em Portugal e Brasil entre 1964 e 1974 | Conferência Internacional Construção do Estado, Economia Política e Movimentos Sociais. (5 e 6 de dezembro de 2019)
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019 | 'Leva o nome bordado num saco cheio de nada': A Guerra Colonial e as canções de intervenção em Portugal | VIII ENCONTRO CITCEM Em tempos de Guerra...
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Educação Crítica e produção do conhecimento histórico através da Olimpíada Nacional em História do Brasil | I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais: do Local ao Global
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2017 | 'Alegria Triste”: Uma breve discussão sobre Censura e Vendagem dos discos de Odair José (1972 -1975) | XXIX Simpósio Nacional de História
Universidade de Brasília (Brasília, Brasil)
|
2014 | NÃO PISE EM CIMA DE MIM: CENSURA MORAL E MÚSICA NA DITADURA MILITAR | VI ENCONTRO CULTURA E MEMÓRIA: GOLPE DE 1964: CULTURA E MEMÓRIA
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
|
2014 | Do jeito que a vida quer: O Samba e o esquecimento de Benito di Paula | IX Semana de História Política: Política, Conflitos e Identidades na Modernidade VI Seminário Nacional de História
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2013 | Nem sempre amor e dor: Música Brega e Histografia da MPB nos anos 70 | VIII Semana de História Política: Politica, Cultura e Sociedade
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2007 | A Utilização da Música no Ensino de História | Semana Universotária FFPNM-UPE 2007
FFPNM-UPE (Nazaré da Mata, Brasil)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/03/29 - Atual | Geralmente, aparecem aos pesquisadores quando investigamos as revistas como fontes de conhecimento da história musical e a
presença da música impressa nos obriga a fazer novas perguntas talvez inesperadas que complicam as leituras iniciais. À mediação
da edição musical acrescenta-se a do meio em que ela aparece. Resta-nos a possibilidade de sua consideração como objeto de
estudo em si. Este simpósio reúne diferentes investigações que abordaram esses objetos e enfrentaram essas e outras questões.
Simpósio
|
Simposio "Partituras en revistas culturales"
UBA - Faculdade de Filosofía y Letras, Argentina
|
2019 - Atual | Palestra na Universidade Católica de Pernambuco sobre Cinema e Educação Histórica.
Conferência
|
“Cinema e Educação Histórica: possibilidades do cinema em sala de aula & como fonte histórica”
Universidade Católica de Pernambuco, Brasil
|
2019 - Atual | Palestra realizada para o Laboratório de História das Infâncias do Nordeste & Programa de Pós-Graduação em História da Universidade
Federal Rural de Pernambuco.
Outro
|
Diálogos Olímpicos: a construção do conhecimento histórico através da Olimpíada Nacional em História do Brasil
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil
|
2018 - Atual | IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares - Ação como ouvinte.
Congresso
|
IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - Atual | Uma conferência sobre a construção do conhecimento através de Olimpíadas Nacionais em História para membros do Ensina Brasil
Conferência
|
Diálogos Olímpicos: A construção do conhecimento através de Olimpíadas do conhecimento.
Ensina Brasil - Teach For All, Brasil
|
2015 - Atual | Minicurso com carga horária de 8 horas ministrado para professores e alunos da Rede Federal do Brasil.
Outro
|
'Todos os Olhos': Música, Censura e Sucesso durante a ditadura militar
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre, Brasil
|
2013 - Atual | Minicurso de curta duração.
Congresso
|
Musicando a História em sala de aula: diálogos entre o saber histórico e a sala de aula
Universidade Federal de Campina Grande, Brasil
|
2017 - 2017 | Palestrante - Questões Raciais no Brasil: Ética e Preconceito
Seminário
|
VI Seminário sobre Ética e Preconceito |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/07/08 | "Da lei do morrer ou matar: a tradição da vingança no sertão" os Alencar contra os Sampaio (1949-1981)"
Arguente principal
|
Abraão Rodolfo Santana de Souza (Outro)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/09/15 - 2020/09/18 | XIII Encontro Estadual de História - PE (Brasil) ST 03. As artes e os artistas na mira da repressão durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) | Pernambuco - Brasil (evento em ação remota) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | Professor da vídeo-aula "O Imaginário Romântico da Música Popular Brasilera". | Curso de Formação Continuada em 2019 Oferecido pela Universidade de Campinas - Unicamp - Brasil. (Postgraduate Certificate) | Universidade Estadual de Campinas, Brasil |
2019/02 - 2019/06 | Professor Assistente - Convidado do Mestrado em Cinema e Cultura Visual da Universidade do Porto, em parceria com o professor Doutor Luis Alberto Marques Alves. Ministra a disciplina "Cinema e Educação Histórica". | (Especialização pós-licenciatura) | Universidade do Porto, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/04/27 - Atual | Podcast - Xadrez Verbal 50 anos da Revolução dos Cravos | 50 anos da Revolução dos Cravos - Episódio #173 |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/08/01 - 2021/09/01 | Elaboração, revisão da Olimpíada Nacional em História do Brasil - 1ª ONHB Aberta
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo
Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. A 1ª Olimpíada Nacional
em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A) é uma versão do projeto tradicional aberta ao público e que prevê diferentes
modalidades de participação.
Membro
|
Universidade Estadual de Campinas, Brasil |
Distinções
Prémio
2021 | Melhor canal digital de divulgação de Música
Prêmio Profissionais da Música, Brasil
|
2020 | Medalhista de Bronze na Final da Olimpíada de História - Unicamp
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
2018 | Medalhista de Ouro na Final da Olimpíada de História - (CNPQ)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
2017 | Medalhista de Prata na Final da Olimpíada de História - (CNPQ)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
2016 | Medalhista de Bronze na Final da Olimpíada de História - (CNPQ)
Fundação de Desenvolvimento da Unicamp, Brasil
|
2015 | Medalhista de Ouro na Final da Olimpíada de História - (CNPQ)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
2014 | Medalhista de Prata na Final da Olimpíada de História - (CNPQ)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
2012 | Medalhista de Prata na Final da Olimpíada de História - (CNPQ)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|