???global.info.a_carregar???
Isabel Maria Sabino Correia. É Professor Catedrático na Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes e Investigador do Cieba, colaborando com o i2ads (FBAUP). É membro da Academia Nacional de Belas Artes. Publicou 3 livros, 9 capítulo(s) de livros, algumas dezenas de papers e comunicações. Faz parte das comissões científicas editoriais das revistas PortoArte e Farol, de universidades do Brasil. Tem atividade artística desde 1977, com dezenas de exposições individuais e colectivas, entre outras produções autorais. Nas suas atividades profissionais integrou dezenas de júris académicos em Portugal, Espanha e França, e interagiu com mais de 40 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Pintura; Desenho; Instalação; Apropriação; Ready-mades; Percepção; Visão; Mulheres artistas; Site - Specific; Trompe-l¿oeil; Limites; Forma; Lugares; Utopia; Cinema; Ruína; Retrato; Plataformas; Interactividade; Corpo; Arte contemporânea; Paisagem; Natureza; Criação artística; Produção artística; Composição; Criatividade; Poética; Metáfora; Estética; Investigação em arte; Iconografia; Prática; Processo artístico; Feminismo; Ateliers de artistas; Arte e política; Ficção.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Maria Sabino Correia

Nomes de citação

  • Sabino, Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
AD10-DE48-BFC5
ORCID iD
0000-0002-9514-5952

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
1999
Concluído
Belas Artes (Título de Agregado)
Especialização em Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"A Pintura depois da Pintura / Painting after Painting" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimidade
1992
Concluído
Artes Plásticas - Pintura (Doutoramento)
Especialização em Pintura
ESBAL - Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Portugal
"A Metamorfose do Medo: contribuição para um estudo da expressão das emoções na Pintura / The metamorphosis of fear: a study on the expression of emotions in Painting" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimidade
1979
Concluído
Estágio para o Magistério do 5º grupo Educação Visual (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Educação Visual
Ministério da Educação, Portugal
16,7 Valores
1978
Concluído
Artes Plásticas - Pintura (Licenciatura)
ESBAL - Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 Valores
1976
Concluído
Artes Plásticas - Pintura (Bacharelato)
ESBAL - Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 Valores
1972
Concluído
Curso Complementar dos Liceus, 7º ano alínea g) - Económicas Liceu Nacional de Oeiras (Ensino secundário)
Liceu Nacional de Oeiras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/01/01 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2002/01/23 - 2006/01/22 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2003/10/15 - 2005/06/15 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1992/01/17 - 1993/10/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) ESBAL - Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Portugal
1982/03/01 - 1992/01/16 Assistente (Docente Universitário) ESBAL - Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/01/31 - Atual Membro da Comissão de Especialistas (área científica de Artes Plásticas e Design) a3es Agência para Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal
1998/01/13 - Atual Correspondent Member (Membro correspondente) Academia Nacional de Belas Artes, Portugal
2002/01/15 - 2006/09/19 Presidente do Conselho Científico Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2002/01/15 - 2006/01/19 Membro da Comissão Científica do Senado Universidade de Lisboa, Portugal
2004/03/01 - 2004/09/30 Coordenadora do Parecer para a Implementação do Processo de Bolonha (área científica de Artes Plásticas e Design) MCTES Ministério da Ciência, tecnologia e Ensino Superior, Portugal
1993/09/01 - 2002/01/23 Professora Auxiliar Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
1993/01/01 - 1995/12/20 Curator of the Exhibition Department (Directora artística do departamento de exposições) Amascultura (Associação para a Cultura dos municípios de Loures, Amadora, vila Franca de Xira e Sobral de Monte Agraço), Portugal
1976/10/01 - 1982/02/28 Docente no Ensino Preparatório e Secundário Ministério da Educação, Portugal
1974/10/01 - 1975/07/31 Professora Externato Latino Coelho, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Isabel Maria Sabino Correia. "Tears in rain (ou "Lido com ela", de novo)". Revista Visuais 6 10 (2020): 1-24. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/13710.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20396/visuais.v6i1.13710
  2. Sabino, Isabel. "Clara Menéres, mulher-terra-viva". :Estúdio, Artistas sobre outras Obras 11 29 (2020): 76-87. http://estudio.belasartes.ulisboa.pt/E_v11_iss29.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Sabino, Isabel. "Havia um pessegueiro na ilha: torres na paisagem, com Holanda, Acre e Puzzle (para "azul")". Revista Visuais 6 2 (2020): 129-160. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/14764.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Sabino, Isabel. "If I didn´t care, one more kiss. [feat_ 2019’s She (and the space of painting)].". Revista Farol. Revista digital do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFES. 15 21 (2019): 10-22. https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/30839/20800.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Sabino, Isabel. "Jorge Pinheiro (papéis das aulas): O Pátio da Cobrança das Rendas". Revista Gama, Estudos Artísticos 7 13 (2019): 97-107. http://gama.belasartes.ulisboa.pt/G_v7_iss13.pdf.
    Acesso aberto
  6. Isabel Maria Sabino. "Four seasons, please! #3: A realidade, a pintura e algum cinema". PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais 23 39 (2018): 1-15. https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/78059/50413.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22456/2179-8001.78059
  7. Sabino, Isabel. "Four seasons, please! A pintura e o apagamento do mundo (#2)". Manuscrítica - Revista de Crítica Genética 34 (2018): 30-47. http://www.revistas.fflch.usp.br/manuscritica/article/view/3074/2550.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Sabino, Isabel. "Julie Brook, naquele quarto a céu aberto". :Estúdio. Artistas sobre outras Obras 8 20 (2017): 65-73. http://hdl.handle.net/10451/29954.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Sabino, Isabel. "Rocha de Sousa, O bater das asas de papel (ou: O escritor – memória e Ficção)". Convocarte, Revista de Ciências da Arte 4 (2017): 383-395. http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2018/12/Convocarte4_web_final.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Sabino, Isabel. "Grupo Acre: Assim nasceu, assim finou?",". :Estúdio, Aristas sobre outras Obras 7 15 (2016): 73-79. http://hdl.handle.net/10451/23699.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Sabino, Isabel. "E lhe foi mandado passar o presente diploma... (o Grupo Acre esteve aqui).". Farol 11 14 (2015): 61-76. https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/11044/8314.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Isabel Sabino. "She sells sea shells: notas para uma poética (e uma política) em pintura". Revista Visuais 1 1 (2015): 13-34. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/issue/view/521.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20396/visuais.v1i1.11936
  13. Sabino, Isabel. "Maria Keil: traços discretos para um espaço público". :Estúdio, Artistas sobre outras Obras 6 11 (2015): 182-191. http://hdl.handle.net/10451/20036.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Sabino, Isabel. "Rosas em Janeiro: Algumas Notas sobre Arte Política e Colectivismo". Trajectos (2010):
  15. Sabino, Isabel. "In progress: on learning Painting and a graduate students' exhibition". Finalistas Pintura 2007’08 (2009):
  16. Sabino, Isabel, 1955-. "O homem que queria ser um artista : uma história com muitas notas de rodapé". ArteTeoria 8 (2006): 202-214. http://hdl.handle.net/10451/15765.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Sabino, Isabel. "Rever Tom Wesselmann - Conversa com Ângela Ferreira, Fernanda Fragateiro, Isabel Sabino e Ruth Rosengarten", Jornal de Exposição. Culturgest., 1996
Capítulo de livro
  1. Sabino, Isabel; Alfaro, Catarina. "A Primeira Missa em Cascais: Josefa de Ayala e Paula Rego. The First Mass in Cascais: Josefa de Ayala and Paula Rego". In Paula Rego Josefa de Óbidos. Arte Religiosa no Feminino, 149-193. Cascais, Portugal: Fundação D. Luís I F.P., 2021.
    Publicado
  2. Sabino, Isabel. "Sobre pontos desfeitos (com o xaile de Hari)". In Livro do Ponto, 237-262. Lisboa, Portugal: Sistema Solar, CRL (Documenta), 2021.
    Publicado
  3. Sabino, Isabel. "Roendo uma laranja na falésia". In [IN]PERTINÊNCIAS. 10 doses no silêncio e na arte, editado por Cirillo, José; Belo, Marcela; Grando, Ângela, 79-114. Vitória ES, Brasil: LEENA (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo), 2021.
    Publicado
  4. Sabino, Isabel. "As flores na nossa mesa (a propósito da política na arte). Les fleurs sur notre table (a propos de la politique dans l'art).". In Persistência da Obra I. Arte e Política., editado por Maia, Tomás, 233-276. Lisboa, Portugal: Sistema Solar, 2020.
    Publicado
  5. Sabino, Isabel; Salteiro, Ilidio; Albuquerque, Luís Sodré. "A menina (não) fica em casa". In Evocações. Nos 100 Anos da primeira Grande Guerra, editado por Salteiro, Ilidio; Albuquerque, Luís Sodré, 31-43. Lisboa, Portugal: Museu Militar de Lisboa e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2020.
    Publicado
  6. Sabino, Isabel. "Nuvens, de novo: a fluidez do real e a beleza (ou a criação artística, com Retrato de Jennie)". In Nuvens no papel, 11-30. Vitória ES, Brasil: Editora PROEX/UFES, 2019.
    Publicado
  7. Sabino, Isabel. "Ela (e o espaço da pintura)". In Ela. Pintura e desenho de Isabel Sabino, 23-30. Lisboa, Portugal: Cieba (Centro de Investigação e de Estudos em belas Artes), 2019.
    Publicado
  8. Sabino, Isabel, 1955-. "No canto da formiga : notas sobre investigação e pintura (com Paula Rego)". In 31 Pensar o Fazer da Pintura. Portugal, 2017.
    IN: Estúdio. - Lisboa, 2010. - Vol. 8 nº20 (Out./Dez. 2017), p. 65-73
  9. Sabino, Isabel. "Four Seasons, Please! (A pintura e o apagamento do mundo)". In ICOCEP. International Congress on Contemporary European Painting. Abstracts book., 21. Porto: i2ads - FBAUP, 2017.
    Publicado
  10. Sabino, Isabel. "Como a poeira no ar e no rastro de uma nuvem: Mapeando a pintura contemporânea". In Mediações. Enfrentamentos da arte, 19-36. S. Paulo, Brasil: Intermeios, 2015.
    Publicado
  11. Sabino, Isabel. "A pintura depois da pintura: novos desenvolvimentos". In Arte + pintura, editado por Manzanares, María Luísa Sobrino, 31-45. Santiago de Compostela, Espanha: Consello de Cultura Galega, 2015.
    Publicado
  12. Sabino, Isabel, 1955-. "Tradição, persistência e vanguarda". In And Painting? A pintura contemporânea em questão, 16-21. Lisboa, Portugal: Faculdade de Belas Artes. CIEBA, 2014.
    Publicado
  13. Sabino, Isabel, 1955-. "A experiência da pintura". In And Painting? A pintura contemporânea em questão, 132-134. Lisboa, Portugal: Faculdade de Belas Artes. CIEBA, 2014.
  14. Sabino, Isabel, 1955-. "A pintura que falta". In And Painting? A pintura contemporânea em questão, 257-272. Lisboa, Portugal: Faculdade de Belas Artes. CIEBA, 2014.
    Publicado
  15. Sabino, Isabel, 1955-. "Dimensões da figuração". In And Painting? A pintura contemporânea em questão, 215-216. Lisboa, Portugal: Faculdade de Belas Artes. CIEBA, 2014.
    Publicado
  16. Sabino, Isabel. "Introdução". In And Painting? A pintura contemporânea em questão, 8-15. Lisboa, Portugal: CIEBA - FBAUL, 2014.
    Publicado
  17. Sabino, Isabel. "Sobre os limites do pictural.". In And Painting? A pintura contemporânea em questão, 63-64. Lisboa, Portugal: CIEBA - FBAUL, 2014.
    Publicado
  18. Sabino, Isabel, 1955-. "Tinta: nojenta : Cor: abjeta : Pintura? bleahh...". In Com ou sem tintas: Composição, ainda?, 398-437. Lisboa, Portugal: CIEBA Centro de Investigação e Estudos em BelaArtes /FBAUL Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2013.
    Publicado
  19. Sabino, Isabel. "Introdução". In Com ou sem tintas: Composição, ainda?, 17-30. Lisboa, Portugal: CIEBA/FBAUL, 2013.
    Publicado
  20. Sabino, Isabel. "CO_LABORARE: algumas reflexões sobre a expansão do conceito de autor. CO LABORARE: some reflections about expanded authorship". In Espaços relacionais: um novo campo expandido para a arte e pensamento. Relational spaces: a new expanded field for art and thought, editado por Vaz-Pinheiro, Gabriela, 15-34. Porto e Torres Vedras, Portugal: i2ads e Artinsite/Transforma, 2012.
    Publicado
  21. Sabino, Isabel; Sabino, Isabel, 1955-. "E se eu fosse uma guerrilla girl? #2". In Arte & Género. Mulheres e criação Artística, editado por Cruzeiro, Cristina Pratas; Lopes, Rui Oliveira, 186-206. Lisboa, Portugal: Cieba Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes / FBAUL Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2012.
    Publicado
  22. Sabino, Isabel, 1955. "As flores na nossa mesa (a propósito da política na arte)". In Persistência da obra, editado por Maia, Tomás, 99-123. Lisboa, Portugal: Assírio & Alvim/Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2011.
  23. Sabino, Isabel. "Surfing, sob um céu cor de tinta. Algumas notas sobre a melancolia na pintura contemporânea". In Arte & Melancolia, 81-101. Lisboa, Portugal: Instituto de História de Arte / Estudos de Arte Contemporânea. Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens. Universidade Nova de Lisboa, 2011.
    Publicado
  24. Sabino, Isabel. "A cadeira". In Fazer Falar a Pintura, editado por Ferreira, António Quadros, 124-127. Porto, Portugal: U.Porto Editorial, 2011.
    Publicado
  25. Sabino, Isabel. "Uma (in)certa Natureza e casos da arte contemporânea". In Arte & Natureza, editado por Quaresma, José, 110-132. Lisboa, Portugal: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2009.
    Publicado
  26. Sabino, Isabel. "Art, Change & Nature". In Arte & Natureza. Catálogo do IV Ciclo de Conferências e Exposições., editado por Quaresma, José; Ferreira, Helena, 46-47. Lisboa, Portugal: FBAUL, 2009.
    Publicado
  27. Sabino, Isabel. "O genius loci, o sol e as caixas". In Alejandro. Francisco Laranjo. Isabel Sabino, Victor Costa. Segundo Simpósio Internacional de Pintura de Matosinhos, 25-29. Matosinhos: Galeria Municipal de Matosinhos / Câmara Municipal de Matosinhos / Árvore, Cooperativa de Actividades Artísticas, 2009.
    Publicado
  28. Sabino, Isabel. "A cor verde em tons e valores". In Projecto Rio. Arte Ciência e Património. Rio, Paisagem e Cidade / Conversas à Volta do Rio / Projectar o Rio, editado por Fróis, Virgínia, 205-218. Montemor-o-Novo, Portugal: Oficinas do Convento, 2007.
    Publicado
  29. Sabino, Isabel. "Vermelho vivo, vermelho light – A propósito de um desenho de Jorge Vieira". In 10 Anos do Museu Jorge Vieira, 23. Lisboa, Portugal: Editora Campo da Comunicação, 2005.
    Publicado
  30. Sabino, Isabel. "Artes Plásticas e Design (parecer para a implementação do processo de Bolonha)". In Processo de Bolonha. Pareceres dos coordenadores por áreas de conhecimento, 41-70. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa, 2004.
    Publicado
  31. Sabino, Isabel. "Catarina Saraiva, Brígida Mendes, Marta Moreira, Ana Rito. Recycling re Future Recycling People. Zanzeriere". In Recycling the future / Viverevenezia 2, 98-99. Veneza, Itália: Marsilia Editore, 2003.
    Publicado
  32. Sabino, Isabel. "2. Noções básicas". In Composição e forma visual, s/n (4)-(45). Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2001.
    Submetido
  33. Sabino, Isabel. "3. Do visível". In Composição e Forma Visual, 46-155. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2001.
    Submetido
  34. Sabino, Isabel. "4. Do legível". In Composição e forma visual, 156-162. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2001.
    Submetido
  35. Sabino, Isabel. "7. Apêndice. Notas históricas sobre a evolução do conceito de composição no ensino de Artes Plásticas - Pintura em Portugal". In Composição e forma visual, s/n (163)-(179). Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2001.
    Submetido
  36. Sabino, Isabel. "Realidade, comunicação visual e capacidade crítica". In Didáctica da Educação Visual, editado por Rocha de Sousa, 191-223. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 1995.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Sabino, Isabel. A Coleção de Obras de Arte da Câmara Municipal de Matosinhos Vol 1. Câmara Municipal de Matosinhos, 2021.
  2. Sabino, Isabel. Vestida de Branco. A Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Santuário de Fátima, 2020.
Livro
  1. Sabino, Isabel. Grupo Acre fez, 1974-77: Arte e dinâmicas coletivas em Portugal. Lisboa, Portugal: Cieba Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes. 2021.
    No prelo
  2. Sabino, Isabel; Vidal, Carlos; Mabb, David; Rocha da Silva, Filipe; Maia, Tomás; Serra, Rui Alexandre Rosa Grincho, 1970-; Quadros Ferreira, António; et al. And Painting? Questioning contemporary painting. Lisboa, Portugal: CIEBA - Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes. 2016.
    Publicado • Editor
  3. Sabino, Isabel. And Painting? A pintura contemporânea em questão. Lisboa, Portugal: CIEBA - FBAUL. 2014.
    Publicado • Editor
  4. Sabino, Isabel. Com ou sem tintas: Composição, ainda?. Lisboa, Portugal: CIEBA Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes / FBAUL Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. 2013.
    Publicado • Editor
  5. Sabino, Isabel. Composição e forma visual. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2001.
    Submetido
  6. Sabino, Isabel. A Pintura depois da Pintura. Lisboa, Portugal: FBAUL Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa. 2000.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. "Rui Matos, até ao dia seguinte". Prefácio para RUI MATOS. Caminho. A Reconstrução da memória., 7-10. Tavira, Portugal: Câmara Municipal de Tavira. 2022.
    Publicado
  2. "Algures, a propósito de Uma Vida Inteira de Nuno Sousa Vieira". Prefácio para Nuno Sousa Vieira. Uma vida Inteira. A Whole Life., 41-50. Leiria, Portugal: Câmara Municipal de Leiria. 2022.
    Publicado
  3. Sabino, Isabel. "A escrita do tempo, a escrita no tempo e a próxima fotografia (de Roberto Santandreu)". Prefácio para Eppur si muove [o tempo]. Roberto Santandreu, 5-10. Montijo, Portugal: Câmara Municipal do Montijo. 2021.
    Publicado
  4. Sabino, Isabel. "Luís Varela Aldemira: a coleção". Prefácio para Silva Porto 1850-1893 por Varela Aldemira, 8-9. Lisboa, Portugal: CIEBA e SNBA. 2020.
    Publicado
  5. Sabino, Isabel. "Luís Varela Aldemira (1895-1975): Nota biográfica". Prefácio para Silva Porto 1850-1893 por Varela Aldemira, 6-7. Lisboa, Portugal: CIEBA e SNBA. 2020.
    Publicado
  6. Sabino, Isabel. "(a)mar, enquanto o barro não dorme, a propósito das cerâmicas de António Vasconcelos Lapa". Prefácio para (a)mar, enquanto o barro não dorme. António Vasconcelos Lapa, s/n. Montijo, Portugal: Câmara Municipal do Montijo. 2019.
    Publicado
  7. Sabino, Isabel. "Lido com ela". Prefácio para Isabel Sabino | Pintura | "Lido com ela", 4-5. Amadora: Câmara Municipal da Amadora / Galeria Municipal Artur Bual. 2019.
    Publicado
  8. Sabino, Isabel. "A possible breeze, whispers". Prefácio para A possible breeze, whispers. Portuguese Modern Art Exhibition., 3-3. Beijing, China: Beijing Minsheng Art Museum/China International Culture Association/Fundação Oriente of Portugal. 2017.
    Publicado
  9. Sabino, Isabel. "Passeio de uma rapariga europeia. pinturas e desenhos de Manuel Vilarinho". Prefácio para Manuel Vilarinho. Passeio de uma rapariga europeia. Pinturas e desenhos, s/n. Lisboa, Portugal: Casa-Museu Medeiros e Almeida. 2017.
    Publicado
  10. Sabino, Isabel. "Ficção e deriva, sobre a pintura de Jorge Martins. Fiction and drift, reflexions on Jorge Martins painting". Prefácio para Pinturas de - paintings by. Jorge Martins. Ficção e deriva. Fiction and drift, 13-29. Macau, China: Instituto Cultural do Governo de R.A.E. de Macau. 2017.
    Publicado
  11. Sabino, Isabel. "Ana Mata, escuta". Prefácio para Ana Mata, s/n. Lisboa, Portugal: Galeria Módulo. 2016.
    Publicado
  12. Sabino, Isabel. "Prefácio de "Os microplanos de Montez Magno (...)", livro de Bete Gouveia". Prefácio para Os microplanos de Montez Magno & os infra-minces de Marcel Duchamp. A hipersensível vastidão de um ínfimo intervalo, 11-15. Pernambuco, Brasil: IM editor. 2015.
    Publicado
  13. Sabino, Isabel. ""Funguli" Prefácio Preface". Prefácio para "Funguli" (Ressonância) artes plásticas de Nú Barreto, da Guiné-Bissau / "Funguli" (Resonancy) fine arts of Nú Barreto, from Guinae-Bissau, 2-7. Macau, China: Secretariado Permanente do Fórum para a cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau). 2015.
    Publicado
  14. Sabino, Isabel. "Prefácio Preface". Prefácio para IM+Migração, artes plásticas de Alex Silva, de Cabo Verde / IM+Migration, fine arts of Alex Silva, form Cape Verde, 4-9. Macau, China: Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua portuguesa (Macau). 2015.
    Publicado
  15. Sabino, Isabel. "Um modelo de investigação com experiência, uma identidade própria e alguns casos. A research model with experiente, its own identity and some cases". Prefácio para Teses Mestrado Pintura 11|13, 4-6. Lisboa, Portugal: FBAUL. 2014.
    Publicado
  16. Sabino, Isabel. "Sobre fundo vermelho: a propósito de fotografias de Roberto Santandreu e esculturas cerâmicas da Revolução Cultural Chinesa". Prefácio para Fotografias de Roberto Santandreu, s/n. Lisboa, Portugal: Galeria Arte Periférica. 2014.
    Publicado
  17. Sabino, Isabel. "Dança e melodia, sobre a pintura de António Firmino". Prefácio para Dança e melodia. António Firmino, s/n. Lisboa, Portugal: Galeria Arte Periférica. 2014.
    Publicado
  18. Sabino, Isabel. "Talvez Bombons". Prefácio para Talvez Bombons. Exposição de Isabel Sabino, s/n. Lisboa: Galeria Arte Periférica. 2014.
    Publicado
  19. Sabino, Isabel. "Pedrinhas e migalhas (no caminho). A propósito dos novos trabalhos do Mestrado em Pintura. Little Stones and crumbs (on the way): regarding the new work of MA painting". Prefácio para Teses Mestrado Pintura 11|13, 4-6. Lisboa, Portugal: FBAUL. 2013.
    Publicado
  20. Sabino, Isabel. "Abel Júpiter. Timor-Leste. East-Timor.". Prefácio para Haverá sol! Sunny everyday!, 7-9. Macau, China: Arteperiférica Macau, Lda. 2013.
    Publicado
  21. Sabino, Isabel. "Álvaro Macieira, Angola". Prefácio para Haverá sol! Sunny everyday!, 15-17. Macau, China: Arteperiférica Macau, Lda. 2013.
    Publicado
  22. Sabino, Isabel. "António Firmino, Cabo Verde". Prefácio para Haverá sol! Sunny everyday!, 23-25. Macau, China: Arteperiférica Macau, Lda. 2013.
    Publicado
  23. Sabino, Isabel. "António Trindade, Portugal". Prefácio para Haverá sol! Sunny Everyday!, 31-33. Macau, China: Arteperiférica Macau, lda. 2013.
    Publicado
  24. Sabino, Isabel. "Eduardo Fonseca, Brasil". Prefácio para Haverá sol! Sunny everyday!, 39-41. Macau, China: Arteperiférica Macau, Lda. 2013.
    Publicado
  25. Sabino, Isabel. "João Carlos Barros, Guiné-Bissau". Prefácio para Haverá sol! Sunny everyday!, 47-49. Macau, China: Arteperiférica Macau, Lda. 2013.
    Publicado
  26. Sabino, Isabel. "Naguib Elias, Moçambique". Prefácio para Haverá sol! sunny everyday!, 55-57. Macau, China: Arteperiférica Macau, Lda. 2013.
    Publicado
  27. Sabino, Isabel. "Apresentação". Prefácio para Teses Mestrado Pintura 11|13, 5-6. Lisboa, Portugal: FBAUL. 2012.
    Publicado
  28. Sabino, Isabel. "São rosas, meu.". Prefácio para São rosas, meu. Exposição de Isabel Sabino, s/n. Lisboa, Portugal: Galeria Arte Periférica. 2011.
    No prelo
  29. Sabino, Isabel. "X-TEMAmorável". Prefácio para X-TEMAmorável, exposição de Carla Isidro, s/n. Lisboa, Portugal: Galeria Monumental. 2011.
    Publicado
  30. Sabino, Isabel. "Ao fim de dez anos". Prefácio para Teses Mestrado Pintura 11|13, 5-6. Lisboa, Portugal: FBAUL. 2010.
    Publicado
  31. Sabino, Isabel. "E os pássaros cantam". Prefácio para E os pássaros cantam. Exposição de Isabel Sabino, s/n. Lisboa, Portugal: Galeria Arte Periférica. 2009.
    Publicado
  32. Sabino, Isabel. "Logo se vê". Prefácio para Logo se vê. Exposição de Isabel Sabino, s/n. Lisboa, Portugal: Galeria Arte Periférica. 2007.
    Publicado
  33. Sabino, Isabel. "Quando elas começam a falar e nunca mais se calam". Prefácio para O Dilúvio ao vivo, em directo e em diferido e outras histórias. Exposição de Pintura. Isabel Sabino, s/n. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal. 2006.
    Publicado
  34. Sabino, Isabel. "À sombra das oliveiras". Prefácio para À sombra das oliveiras. Exposição de Isabel Sabino, s/n. Lisboa, Portugal: Galeria Novo Século. 2004.
    Publicado
  35. Sabino, Isabel. "Infravermelhos". Prefácio para Isabel Sabino. infravermelhos, s/n. Beja: Museu Jorge Vieira. Câmara Municipal de Beja. 2003.
    Publicado
  36. Sabino, Isabel. "Tell me Lies". Prefácio para Tell me Lies. Exposição de Isabel Sabino, s/n. Lisboa: Galeria Novo Século. 2002.
    Publicado
  37. Sabino, Isabel. "O Coração das Mãos". Prefácio para O Coração das Mãos. Exposição de Carla Isidro, s/n. Lisboa, Portugal: Galeria Novo Século. 2001.
    Publicado
  38. Sabino, Isabel. "Madalena. Jóias". Prefácio para Isabel Sabino. As jóias de Madalena, s/n. Montemor-o-Novo: Galeria Municipal de Montemor-o-Novo / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. 2000.
    Publicado
  39. Sabino, Isabel. "A primeira exposição". Prefácio para A primeira exposição de Patrícia Matos, Ricardas Juozenas e Joaquim Marques, s/n. Sintra: Palácio Peninha, Câmara Municipal de Sintra. 1999.
    Publicado
  40. Sabino, Isabel. "Lúcia não venhas tarde". Prefácio para Lúcia não venhas tarde. Exposição de Isabel Sabino no Museu da Água, s/n. Lisboa: Museu da Água, EPAL. 1996.
    Publicado
  41. Sabino, Isabel. "Nave". Prefácio para Nave. Exposição de António Matos, António Quina, Isabel Sabino, Nicolau Tudela, Rui Matos et. al., 5. Lisboa: Clube Lisboa. 1994.
    Publicado
  42. Sabino, Isabel. "Mais Cores Mais". Prefácio para Mais Cores Mais, s/n. Olival Basto: Amascultura. 1992.
    Publicado
  43. Sabino, Isabel. "4 Mulheres". Prefácio para 4 Mulheres. Exposição de Cristina Paula, Elsa Peixoto, Isabel Sabino e Noémia Cruz, s/n. Setúbal: Convento de Jesus, Câmara Municipal de Setúbal. 1985.
    Publicado
  44. Sabino, Isabel. "Recordações com extractos do diário de bordo". Prefácio para Viagem, s/n. Lisboa, Portugal: SNBA Sociedade Nacional de Belas Artes. 1985.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Dinis, Martim João Duarte. "Repressão e sexualidade - tela branca (orientação de dissertação)". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10451/40998.
  2. Sandulescu, Nicoleta. "Múltipla singularidade: a pintura e o corpo (orientação de dissertação)". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10451/42808.
  3. Cêpa, Rita, 1994-. "O gesto do corpo - o corpo do gesto (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2019. http://hdl.handle.net/10451/37697.
  4. Toledo, Isabella Emily. "Memes, copycats and me: kids' art, collaboration and Summer Camp (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2019. http://hdl.handle.net/10451/37493.
  5. Martins, Mafalda Salema d’Oliveira, 1994-. "A distração do pintor: nos limites do retrato (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2019. http://hdl.handle.net/10451/37501.
  6. Gouveia, Ana Elisabete de. "Nem luz nem sombra : considerações sobre a instabilidade da penumbra e uma trajectória em pintura (orientação de tese)". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10451/38018.
  7. Cruz, Susana, 1994-. "No quarto de Penélope (orientação de dissertação)". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/39662.
  8. Andrade, Isabel da Silva Sousa Madureira de, 1991-. "Indício: o signo que persiste (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2018. http://hdl.handle.net/10451/33718.
  9. Nunes, Rafaela, 1991-. "Nenhures: extraterritorialidade na pintura (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2017. http://hdl.handle.net/10451/28058.
  10. Marostica, Carolina, 1991-. "Corpo em excesso (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2017. http://hdl.handle.net/10451/28521.
  11. Rodrigues, Ana Luísa Rito da Silva, 1978-. "Nos passos de Galateia: considerações sobre o híbrido na vídeo - instalação (orientação de tese)". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2017. http://hdl.handle.net/10451/29339.
  12. Macedo, Rui Alexandre, 1975-. "In Situ: ficções de um programa de Pintura contemporânea (orientação de tese)". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2017. http://hdl.handle.net/10451/34113.
  13. Rodrigues, Teresa Palma, 1978-. "Zona V (de vago) (orientação de tese)". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2017. http://hdl.handle.net/10451/32173.
  14. Costa, Diana, 1979-. "Play it Again (orientação de tese)". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2016. http://hdl.handle.net/10451/23668.
  15. Crespo, Fernando, 1958-. "As ações do corpo no campo da coreologia e da produção artística multidisciplinar (orientação de tese)". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2016. http://hdl.handle.net/10451/25104.
  16. Mata, Ana, 1980-. "O apelo: estudo sobre a vocação (orientação de tese)". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2016. http://hdl.handle.net/10451/22725.
  17. Soares, Marta Isabel Gonçalves, 1973-. "Matriz, modo de fazer (orientação de tese)". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2016. http://hdl.handle.net/10451/28322.
  18. Corujo, Cecília Andrade, 1990-. "Coming of age: na pintura contemporânea (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2016. http://hdl.handle.net/10451/23545.
  19. Vieira, Nuno Miguel de Sousa, 1971-. "O ateliê - do mundo para o lugar: sala de exposição (1971-2015) (orientação de tese)". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2016. http://hdl.handle.net/10451/24634.
  20. Fonseca, Ana Bárbara da Cunha, 1990-. "De uma paleta sem tinta se fez luz e espaço (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2015. http://hdl.handle.net/10451/15920.
  21. Cabral, Lígia, 1976-. "Fotografia e pintura: a encenação do personagem (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2015. http://hdl.handle.net/10451/12176.
  22. Roseiro, Lara, 1980-. "Femmage e heranças do labor feminino (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2014. http://hdl.handle.net/10451/10978.
  23. Serra, Rui Alexandre Rosa Grincho, 1970-. "Vox Dei: metáfora(s) da espiritualidade (orientação de tese)". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2014. http://hdl.handle.net/10451/10543.
  24. Amoni, Priscila, 1985-. "Madame Olga (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2013. http://hdl.handle.net/10451/8716.
  25. Almeida, Pedro Jorge Mendes de, 1966-. "Pharmacon: cor e figura (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9011.
  26. Macedo, Rui Alexandre, 1975-. "Pintura site-specific: sobre a pintura definida pelo seu posicionamento no espaço onde se instala (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2012. http://hdl.handle.net/10451/5061.
  27. Almeida, Marta Filipa Marques de, 1978-. "Corpo do conflito (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2012. http://hdl.handle.net/10451/6618.
  28. Soares, Marta Isabel Gonçalves, 1973-. "A matriz: De feuille de vigne femelle a sem título, sobre tela (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2012. http://hdl.handle.net/10451/5059.
  29. Mateiro, Maria Margarida, 1983-. "Como cão (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2011. http://hdl.handle.net/10451/7279.
  30. Pires, Susana Maria Coelho, 1980-. "Poéticas para um corpo comum (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2011. http://hdl.handle.net/10451/4979.
  31. Rodrigues, Ana Luisa Rito da Silva, 1978-. "Stillness - entre o corpo e a imagem. Notas sobre o híbrido na vídeo-instalação (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2011. http://hdl.handle.net/10451/4302.
  32. Rebordão, Ana Filipa Lino, 1986-. "Mãe - essência criadora (Olhares contemporâneos sobre a Iconografia Mariana) (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2011. http://hdl.handle.net/10451/4975.
  33. Bichão, Sara Coelho, 1986-. "Open gates: (pre)sentimentos de um caminho : David Lynch, Matthew Barney, Agnes Martin (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2011. http://hdl.handle.net/10451/2532.
  34. Gomes, Joana Filipa Almeida, 1986-. "Universos íntimos e histórias contadas: Um Percurso pela Duplicidade Desenhada por Krysztof Kieslowski (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2011. http://hdl.handle.net/10451/7276.
  35. Vieira, Nuno Miguel de Sousa, 1971-. "O ateliê - de um lugar para o mundo : sala de exposição (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2010. http://hdl.handle.net/10451/2355.
  36. Rodrigues, Teresa Palma, 1978-. "Fragmentação e reconstituição do suporte pictórico (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2008. http://hdl.handle.net/10451/7217.
  37. Salteiro, Ilídio, 1953-; Sousa, Rocha de, 1938-; Sabino, Isabel, 1955-. "Do retábulo, ainda aos novos modos de o fazer e pensar (orientação de tese)". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2006. http://hdl.handle.net/10451/1978.
  38. Pereira, Catarina Câmara, 1970-. "Zona de sombra (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2004. http://hdl.handle.net/10451/6612.
  39. Simões, João Luis Antunes. "A presença do corpo na obra de Joaquim Bravo (orientação de dissertação)". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2003. http://hdl.handle.net/10451/6853.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. sobreTela. 2021.
  2. Isabel Sabino. 2021.
  3. 100 Anos 100 Artistas (participação em colectiva). 2021.
  4. A Coleção de Obras de Arte da Câmara Municipal de Matosinhos (participação em colectiva). 2021.
  5. Artfem. Women Artists. International Biennal of Macau (participação em colectiva). 2020.
  6. Com o batôn nos dentes. 2020.
  7. JustMadrid (participação em colectiva). 2020.
  8. Ela. 2019.
  9. Four seasons, please!. 2019.
  10. Lido com ela. 2019.
  11. JustLx (participação em colectiva). 2019.
  12. Vestida de Branco. A imagem de nossa Senhora do Rosário de Fátima (participação em colectiva). 2019.
  13. Belas Artes da Academia. Hoje. Participação em coletiva.. 2019.
  14. We are Europe (participação em colectiva). 2018.
  15. Belas Artes da Academia. Uma coleção desconhecida (participação em colectiva). 2018.
  16. Artemadrid (participação em coletiva). 2018.
  17. 34:111 (34 imagens para 111 anos). 2017.
  18. A possible breeze. Portuguese Modern Art (participação em colectiva). 2017.
  19. ArteMadrid (participação em coletiva). 2017.
  20. As meninas (não) ficam em casa. 2016.
  21. Na volta da maré. 2016.
  22. Diálogos Iberos (participação em colectiva). 2016.
  23. Os rios nascem no mar. 2015.
  24. CAT30, Casa das Artes de Tavira, De braços abertos. Participação em coletiva.. 2015.
  25. Talvez Bombons. 2014.
  26. Scena 2013. Encontros Internacionais de Cenografia. Lisboa e Idanha-a-Nova;. 2013.
  27. Parergon. Participação em coletiva.. 2013.
  28. São rosas, meu. 2011.
  29. espaço_arte@ulis2011. Participação em coletiva.. 2011.
  30. D'Àpres Nuno Gonçalves. Conferências e Exposições da FBAUL. Participação em coletiva... 2010.
  31. ArteLisboa 2010. Participação em coletiva.. 2010.
  32. E os pássaros cantam. 2009.
  33. ArteLisboa 2009. 2009.
  34. Pintura com afectos. Participação em coletiva.. 2009.
  35. Água | 20 Anos de Obras de Arte. Participação em coletiva.. 2009.
  36. ArteLisboa 2008. 2008.
  37. Cursos e Percursos (Professores das Faculdades de Belas Artes de Portugal e Espanha). Participação em coletiva. 2008.
  38. Logo se vê. 2007.
  39. ArteLisboa 2007. Participação em coletiva. 2007.
  40. O Dilúvio ao vivo, em directo e em diferido e outras histórias. Exposição de Pintura. Isabel Sabino. 2006.
  41. Bienal do Montijo. Participação em coletiva.. 2005.
  42. Reencontros. Participação em coletiva. 2005.
  43. À sombra das oliveiras. 2004.
  44. ArteLisboa 2004. Participação em coletiva.. 2004.
  45. Infravermelhos. 2003.
  46. ArteLisboa 2003. Participação em coletiva.. 2003.
  47. Tell me lies. 2002.
  48. ArteLisboa 2002. Participação em coletiva. 2002.
  49. O Dilúvio, ao vivo, em directo e em diferido. 2001.
  50. As jóias de Madalena. 2000.
  51. Pintura. 1997.
  52. Lúcia, não venhas tarde. 1996.
  53. Pintura. Natureza. Participação em coletiva. 1996.
  54. Arte dos Anos 80. Participação em coletiva.. 1995.
  55. Bienal de Escultura e Desenho. Participação em coletiva.. 1995.
  56. Professores de Belas Artes. Participação em coletiva. 1995.
  57. Prendas, Gifts & Regalos. 1993.
  58. Desenho e Escultura. Participação em coletiva.. 1993.
  59. A Brincadeira. 1992.
  60. Mais cores mais. Participação em colectiva. 1992.
  61. Oito de Março. Dia Internacional da Mulher. Participação em coletiva. 1992.
  62. D. Sebastião. Participação em coletiva.. 1992.
  63. Pintura – Escultura. Participação em coletiva.. 1991.
  64. Luzes. 1990.
  65. Desenho e objectos. 1990.
  66. Suporte Papel Figurativo II. 1990.
  67. Exposição dos 150 Anos do Montepio Geral. Participação em coletiva.. 1990.
  68. História Inquieta. 1989.
  69. Ver Desenho Hoje. 1989.
  70. Exposição de Arte Portuguesa Contemporânea. Participação em coletiva.. 1988.
  71. Exposição Homenagem ao Professor Lagoa Henriques. Participação em coletiva.. 1988.
  72. 6 Professores da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Participação em coletiva. 1987.
  73. Artes Plásticas no Feminino. Participação em coletiva.. 1986.
  74. Viagem. 1985.
  75. 4 MULHERES. Pintura e escultura. Participação em coletiva.. 1985.
  76. Exposição Dedicada às Comemorações do Décimo Ano do 25 de Abril. Participação em coletiva.. 1984.
  77. IV Bienal de Vila Nova de Cerveira. Participação em coletiva.. 1984.
  78. 2a Bienal de Lagos. Participação em coletiva.. 1984.
  79. Largos Horizontes. Participação em coletiva.. 1984.
  80. NovosNovos. Participação em coletiva.. 1984.
  81. O Papel como Suporte. Participação em coletiva.. 1983.
  82. O papel como suporte. Participação em coletiva. 1982.
  83. Exposição de Arte Moderna. Participação em coletiva.. 1982.
  84. Grafik aus Portugal. Participação em coletiva.. 1982.
  85. Colectiva. 1981.
  86. COM POSIÇÃO. Desenho, pintura, poesia. Participação em coletiva.. 1981.
  87. Colectiva (4 artistas mulheres: Cristina Paula, Elsa Peixoto, Isabel Sabino e Maria Oliveira). 1979.
  88. Exposição de Arte Moderna. Participação em coletiva.. 1978.
  89. Colectiva (Cristina Paula, Elsa Peixoto, Gabriela Oliveira, Isabel Sabino e Maria Oliveira). 1978.
  90. O papel como suporte. Participação em colectiva.. 1977.
Exposição de curadoria/museu
  1. 1995. "Ho Sang Wo". In Ho Sang Wo.
  2. Pereira, Catarina Câmara, 1970-. 1995. "Catarina Câmara Pereira". In Catarina Câmara Pereira.
  3. 1995. "A Caixinha de Ilusões". In A Caixinha de Ilusões. A propósito dos 100 Anos do Cinema.
  4. 1995. "Papagaios Tradicionais da China". In Papagaios Tradicionais da China.
  5. Eduardo Sérgio, 1937. 1995. "Eduardo Sérgio". In Eduardo Sérgio.
  6. 1994. "Marília Viegas". In Marília Viegas.
  7. António Pedro, 1909. 1994. "António Pedro". In António Pedro.
  8. 1994. "Gil Teixeira Lopes. Sem tréguas". In Gil Teixeira Lopes. Sem tréguas.
  9. José Aurélio. 1994. "José Aurélio: Natureza metálica". In José Aurélio: Natureza metálica.
  10. 1993. "Joalharia Contemporânea". In Joalharia Contemporânea.
  11. 1993. "Gravura da Faculdade de Belas Artes". In Gravura da Faculdade de Belas Artes.
  12. 1993. "Lauro Corado". In Lauro Corado.
  13. 1993. "Inuits. Gérard McKenzie". In Inuits. Gérard McKenzie.
  14. 1993. "Exposição de Bronzes da Antiguidade de China". In Exposição de Bronzes da Antiguidade de China.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - 2020 Uma questão de tacto: das morfologias do toque às poéticas da intercorporalidade
Orientador
Belas Artes - Pintura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2013 - 2014 Na arena e nos bastidores
Orientador
Mestrado em Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2011 - 2012 Intimidades próprias e alheias. Sobre a pintura de cenas de interior
Orientador
Mestrado em Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2010 - 2011 S/TÍTULO: a importância do título no monocromo branco
Orientador
Mestrado em Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2006 - 2007 O insustentável peso da imagem
Orientador
Mestrado em Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2005 - 2006 DESTRUCTIO, Os Fenómenos da Agressão, Destruição e Vandalização na Arte Contemporânea
Orientador
Mestrado em Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2004 - 2005 O toque na superfície da fonte
Orientador
Mestrado em Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2000 - 2005 Percursos paralelos: um projecto pessoal de pintura e uma análise da obra de Guston.
Orientador
Pintura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2001 - 2003 Sinais das ciências na obra de Marcel Duchamp.
Orientador
Mestrado em Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2001 - 2002 A reinvenção do corpo na modernidade: As máquinas desejantes.
Orientador
Mestrado em Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Distinções

Outra distinção

1990 Prémio de Aquisição na Exposição Comemorativa dos 150 Anos do Montepio
Fundação Montepio, Portugal
1990 Menção Honrosa no Prémio João Hogan
Voz do Operário, Prémio João Hogan, Portugal
1990 Prémio de Revelação de Artes Plásticas da Antena 1
Antena 1 Rádio difusão Portuguesa, Portugal