???global.info.a_carregar???
Maria do Rosário Castiço Barbosa de Campos. É Professor Coordenador no(a) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria do Rosário Castiço Barbosa de Campos

Identificadores de autor

Ciência ID
AF16-B452-E272
ORCID iD
0000-0003-0496-079X
Formação
Grau Classificação
2003
Concluído
História (Doutoramento)
Especialização em História Moderna
Universidade de Coimbra, Portugal
"Redes de Sociabilidade e Poder: Lousã no século XVIII " (TESE/DISSERTAÇÃO)
unanimidade com Distinção e Louvor
1989
Concluído
Mestrado em História Moderna (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Muito Bom
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual Histórias à Mesa
....
Coordenador
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2012 - 2017 Maletas Pedagógicas
...
Coordenação
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Campos, Maria Rosário Castiço de; Cerdeira, José Pedro; Ana María Hernández Carretero; Amparo Moroño Diaz; Rebeca Guillén Peñafiel. Autor correspondente: Campos, Maria Rosário Castiço de. "Campos, M.R.C., Cerdeira, J.P., Carretero, A.M.H., Diaz, A.M. & Peñafiel, R. G. (2019). A importância do património na educação pré-escolar. Conceções de futuros educadores portugueses e espanhóis.". Trabalho apresentado em Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: La formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica., Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. Campos, Maria Rosário Castiço de; Cerdeira, José Pedro; Ana María Hernández Carretero; Amparo Moroño Diaz; Rebeca Guillén Peñafiel. Autor correspondente: Campos, Maria Rosário Castiço de. "A importância do património na educação pré-escolar. Conceções de futuros educadores portugueses e espanhóis.". Trabalho apresentado em Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: La formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica., Lisboa, 2019.
    Publicado
  3. Campos, Maria. "Campos, M.R. C. (2019). La presencia de extranjeros en Portugal en el siglo XVIII: el caso de Lousã y su fábrica de papel". Trabalho apresentado em Congreso Internaonal de Historia del Papel en La Península Ibérica. Málaga. Rectorado de Málaga., Málaga, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. "Campos, M. R.C. (2021). Museums, Tourism and Interpretation of the Heritage¿". Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade (2021): http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8921.
    Publicado
  2. Campos, Maria. "Campos, M.R.C. (2020). Projeto de uma Maleta Pedagógica sobre o Património de Origem Portuguesa em Ceuta. Media@çoes.". (2020): 16-34. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/254..
    Acesso aberto • Publicado
  3. Campos, Maria. "Coelho, V. A. & Campos, M. R. (2017). Contributos para o estudo da Marca «Água, Pão, Vinho, Leitão- 4 Maravilhas da Mealhada»..". 2ª 7 (2017): 67-90.
  4. Campos, Maria. "Cunha, S, & Campos, M. R. (2017). "O Turismo de Culinária e os alimentos com história como produto turístico".". 2ª 7 (2017): 48-66.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Campos, Maria. "Campos, M. R. C. (2011). Recriações históricas em Portugal e em Espanha. Relevância destes eventos para o turismo.". (2011): 511-519.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. ..... "Campos, R., Martins, N., Pires, N., Rato, V. & Silveira, S. (2023). Escada de Peixes entre a Matemática, o Português e o Estudo do Meio no 1º CEB: uma experiência pedagógica interdisciplinar.". In In Regina Jorge, Fátima Paixão & Paulo Silveira (Eds). A escola de aprender Contributos para a sua construção., 153-161. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2023.
    Publicado
  2. .... "Cerdeira, J.P. & Campos, R.C. (2023). Promover as práticas de cooperação na aprendizagem offline.". In Percursos Convergentes e Divergentes em Educação. Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação, 2023.
    No prelo
  3. ...; ,,,. "Santiago, A. Pires, N. Campos, M.R., Silveira, S. & Rato, V. (2021). A Interdisciplinaridade em contexto de formação inicial de professores.". 142-145. Coimbra, Portugal: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Coimbra/Associação Portuguesa de Educação em Ciências, 2021.
    Publicado
  4. Campos, Maria. "Campos, M. R. C. (2014). Tourism, gastronomy and historical recreations. The case of a medieval fair in Portugal .". 143-150. St. Petersburg:Lefty- St. Petersburg., 2014.
    Publicado
  5. Cerdeira, José Pedro; Campos, Maria Rosário Castiço de. "Cerdeira, J.P. & Campos, M.R. C. (1996). A reforma do Sistema Educativo espanhol e a educação para os valores". In A educação é para todos. Modelos e propostas educativas para o ensino básico, 119-130. Portugal: Ministério Educação - PEPT 2000, 1996.
    Publicado
Livro
  1. Campos, Maria. Campos, M. R. C. (2010). A Lousã no século XVIII. Redes de sociabilidade e de poder.. Coimbra, Palimage.. 2010.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2023 O Monte Velho Equo-Resort e o Turismo Equestre: caso em estudo
Orientador
Turismo de Interior- Educação para a sustentabilidade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2012 - 2022 Aplicação do Food Choice Questionnaire no Restaurante "O Retalhinho". Talasnal. Aldeia de Xisto-Serra da Lousã
Coorientador
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019 - 2021 O Tempo e o Espaço no ensino e na aprendizagem de História e Geografia no 2º Ciclo do Ensino Básico: recursos didáticos associados aos Descobrimentos (1414-1488)
Orientador
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019 - 2021 À descoberta da história de Coimbra: mobilização de recursos patrimoniais locais no ensino-aprendizagem da História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2019 Propostas de novos serviços numa unidade hoteleira: o caso do "Cooking and Nature-Emotional Hotel"
Orientador
Turismo de Interior - Educação para a Sustentabilidade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2012 - 2019 Realizações Culturais Autárquicas como veículo do Desenvolvimento Local: o caso do Festival AgitÁdega
Orientador
Turismo de Interior - Educação para a Sustentabilidade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2012 - 2019 Promover numa perspetiva turística as termas de São Pedro do Sul
Orientador
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2012 - 2019 Realizações Culturais Autárquicas como veículo do Desenvolvimento Local: o caso do Festival" AgitÁdega”
Orientador
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014 - 2016 A perceção da qualidade dos serviços no Centro Interpretativo de Santa Clara a Velha pelos olhos e palavras dos seus visitantes
Coorientador
Turismo de Interior -Educação para a sustentabilidade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014 - 2016 O Pastel de Tentúgal e a Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal. Contributos para o estudo do Turismo de Culinária em Portugal
Orientador
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2012 - 2016 Património, Comunidade e Identidade: análise de dinâmicas corridas no Espinhal a nível do património Cultural
Orientador
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2013 - 2015 Proposta de Dinamização Turística do Património de Abiúl
Orientador
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2012 - 2015 Marca «Água | Pão | Vinho | Leitão: 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada»
Orientador
Turismo de Interior-Educação para a Sustentabilidade
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2012 - 2015 O Ensino da História, através da Banda Desenhada, a um Aluno do 8º Ano de Escolaridade com Perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção: Estudo de Caso
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual Membro da Interpret Europe - European Association for Heritage Interpretation. Membro
2023 - Atual Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais-SPER Membro