Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Luís Pedro Henrique Mendes Soldado
Nomes de citação
- Soldado, Luís
- Soldado, Luís Pedro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B012-3044-F8C1
- ORCID iD
- 0000-0001-6555-7596
Moradas
- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Av. de Berna, 26-C, 1069-061, Lisbon, Lisbon, Portugal (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/03/01 - 2023/03/01
Concluído
|
CESEM - Research Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2008/09/01 - 2012/12/12
Concluído
|
Doctor of Music (Doctor of Philosophy)
Royal College of Music, Reino Unido
|
|
2006/10/01 - 2008/07/01
Concluído
|
Master of Composition (Master)
Especialização em Composition
Royal College of Music, Reino Unido
|
|
2002/10/01 - 2006/06/30
Concluído
|
Composição (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
16/20 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/03/01 - Atual | Pós-doutorado (Investigação) | Opera Studies Research Cluster, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa, Portugal | ||
2017/03/01 - Atual | Pós-doutorado (Investigação) | Critical Theory and Communication Group/CESEM - Research Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa, Portugal | ||
2017/03/01 - 2023/03/01 | Pós-doutorado (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02/01 - Atual | Professor Associado Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2010/09/01 - 2011/08/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Royal College of Music, Reino Unido |
Royal College of Music, Reino Unido |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/04/23 - Atual | Artistic Director | AREPO - Opera and Contemporary Arts Association, Portugal |
AREPO - Opera and Contemporary Arts Association, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/04/01 - Atual | Assistant Coordinator of the Critical Theory and Communication Group, CESEM. | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/03/01 - 2023/02/28 | New Forms of Music-Theatre Communication
SFRH/BPD/114908/2016
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Em curso
|
2008/09/01 - 2012/08/31 | The manipulation of texture in a new consonant music (PhD Thesis)
Bolseiro de Doutoramento
Royal College of Music, Reino Unido
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Capítulo de livro |
|
Artística / Interpretação
Composição musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/11/20 | AREPO operas | Presentation of AREPO works methodologies
Faculdade de Música do Espírito Santo, Brasil (Vitória, Brasil)
|
2019/06/24 | Audio and Visual Technologies in Opera - What about the Music? | Opera and the City Technologies of Displacement and Dissemination
Teatro Nacional São Carlos / CESEM - Research Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (Lisbon, Portugal)
|
2019/06/07 | Processes of Creation and Production | VII Seminário de Música, Teoria Crítica e Comunicação.
CESEM - Research Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music
|
2018/12/28 | Invisible Cities e Twitter Opera, exemplos paradigmáticos na criação e produção operática contemporânea | Teatro musical e musicalidade
FCSH/UNL (Lisbon, Portugal)
|
2018/06/21 | "Ópera de câmara Tabacaria- metodologias de composição, produção e encenação" | "Portuguese Opera in the XXI Century, VII Seminário de Música, Teoria Crítica e Comunicação"
CESEM - Research Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (Lisbon, Portugal)
|
2018/05/18 | Sobre Ópera Contemporânea - entre a criação e a interpretação | Semana da Composição
Escola Superior de Música de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2017/07/09 | Today's Music in Silent Film | VI Seminário de Música, Teoria Crítica e Comunicação
CESEM - Research Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music
|
2017/03/20 | Today's Music in Silent Film | Seminários Abertos do Doutoramento em Artes Performativas Universidade de Lisboa
EMSL/UNL (Lisbon, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/11/15 - 2019/11/15 | "New models of Operatic Production and Introduction to the Chamber Opera "As Flores do Mal"". Opera workshop, run by Luís
Soldado, directed at secondary music students. (2019/11/15 - 2019/11/15)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Academia de Música de Óbidos, Portugal |
2018/09/12 - 2019/01/26 | "Opera Creation Lab for Composers". During this opera lab, directed by Luís Soldado, composers had the opportunity to closely
work with singers, a pianist and an ensemble of four musicians and create a short opera which received a public presentation. (2018/09/12 - 2019/01/26)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Inestética Companhia Teatral, Portugal Critical Theory and Communication Group/CESEM - Research Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music, Portugal |
2018/06/21 - 2018/06/21 | "Portuguese Opera in the XXI Century" - Seminar with portuguese opera composers presented during the "VII Seminário de Música,
Teoria Crítica e Comunicação" (2018/06/21 - 2018/06/21)
Seminário (Coorganizador)
|
Critical Theory and Communication Group/CESEM - Research Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/11/20 - Atual | Participation in the round table Teatro e música fora da caixa with Antônio Araújo and João Pedro Cachopo, Academia de Ópera,
Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte, Brazil
Mesa-redonda
|
Teatro e música fora da caixa
Fundação Clóvis Salgado, Brasil
|
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2018/03/03 - Atual | Império dos Sentidos - Antena 2 | Tabacaria - Chamber opera |
2017/11/07 - Atual | Fernando Pessoas para todas as pessoas - Rádio Movimento | Tabacaria, chamber opera CD release |
2013/06/20 - Atual | Bom dia Portugal | Serei eu fugindo - a train opera |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/01/23 - Atual | Member of the Honor Commission of the Leiria application for the Europen Capital of Culture 2027
Consultor
|
Rede Cultura 2027, Portugal |