???global.info.a_carregar???
Sofia Torres. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Arte e Design/ PhD in Art and Design em 2017 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Mestrado em Mestrado em Pintura/ Master in Painting em 2010 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Licenciatura em Artes Plásticas - pintura em 2008 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes e Postgraduate Certificate em Pós-Doc em 2019/02/28 pelo(a) Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts. É Professor Auxiliar no(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, i2ADS- Research Institute in Art, Design and Socie no(a) Universidade do Porto e Investigador integrado | Integrated researcher no(a) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Possui 8 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Organizou 3 evento(s). Orientou 1 tese(s) de doutoramento. Orientou 5 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 2 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Pós-Doutoramento em 1 projeto(s), Investigador em 3 projeto(s) e Outra em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Artes. Nas suas atividades profissionais interagiu com 5 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sofia Torres

Nomes de citação

  • Torres, Sofia

Identificadores de autor

Ciência ID
B110-00E8-02F6
ORCID iD
0000-0003-1469-3904

Websites

  • www.sofia-torres.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/02/28
Concluído
Pós-Doc (Postgraduate Certificate)
Especialização em Pintura
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
2017
Concluído
Doutoramento em Arte e Design/ PhD in Art and Design (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"O Uncanny como recurso estático nas artes plásticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimidade e Louvor
2010
Concluído
Mestrado em Pintura/ Master in Painting (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"O Antropomorfismo na Pintura, Um Exemplo: o Cão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2008
Concluído
Artes Plásticas - pintura (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/11 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2017 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/01/01 - Atual Investigador integrado | Integrated researcher Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2015/09/11 - Atual i2ADS- Research Institute in Art, Design and Socie Universidade do Porto, Portugal
2010/09/01 - 2017/09/01 Invited Assistant Professor Teaching the following Curricular Units: Atelier II - Pintura Práticas da Pintura Metodologia de Projecto. Práticas da Pintura I Práticas da Pintura II Seminário de Pint Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/07/30 - 2019/02/28 A pincelada única: a influência de Shitao na obra do Professor, Artista e Investigador Domènec Corbella Llobet.
Belas Artes
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Grupo Tordesillas, Fundación Carolina
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2014/01/01 - 2019/01/01 BCIP Bases Conceptuais da Investigação em Pintura
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Concluído
2019 - 2019 ICOCEP, 2nd International Congress on Contemporary European Painting
Outra
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Universidade do Porto, Portugal

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade

Universidade do Porto

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2020 Projecto BCIP, Bases Conceptuais de Investigação em Pintura
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Em curso
2013/01/01 - 2019/01/01 Pure-Print
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Concluído
2017 - 2017 ICOCEP, 1o International Congress on Contemporary European Painting
Outra
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes

Universidade do Porto
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Torres, Sofia. "O Uncanny na obra de Michaël Borremans.", Revista Estúdio, 2018
Artigo em revista
  1. Ferreira, Antonio Quadros. "Apresentação do Dossiê Especial". Revista Visuais 9 2 (2023): 1-6. http://dx.doi.org/10.20396/visuais.v9i2.18514.
    Publicado • 10.20396/visuais.v9i2.18514
  2. Torres, Sofia. "Arte e Censura: Idiossincrasias na Cultura Contemporânea". #2 Jornadas do Núcleo de Arte e Design (2017): 75-78.
Capítulo de livro
  1. Torres, Sofia; Quadros Ferreira, António. "A arte está obsoleta". In A Pintura É Uma Lição, sciencia potentia est, 433-438. Portugal: Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, 2022.
    Publicado
  2. Torres, Sofia. "O Uncanny como Recurso Estético nas Artes-Plásticas". In O Lado oculto da investigação / Terças feiras com arte, editado por Fátima Lampert, 145-148. Portugal, 2021.
    Publicado
  3. Torres, Sofia. "Tatuagens com Curadoria: O artista, o cliente a democratização da arte". In Musas em Ação I — Personalidades, ideias e obras I, editado por ESE - InED; Universidade do Porto Press, 239-262. Portugal: ESE - InED/Universidade do Porto Press, 2021.
    Publicado
  4. Torres, Sofia. "Cultura do Medo: o uncanny como zeitgeist na pintura contemporânea". In Painting and Research - Reflections Beyond Thinking and Practice, editado por i2ads, 489-500. porto, Portugal, 2018.
    Publicado
  5. Torres, Sofia. "Observação dos processos neurológicos na pintura.". Portugal, 2017.
  6. Torres, Sofia. "Cultura do Medo: o uncanny como zeitgeist na pintura contemporânea". 2017.
  7. Torres, Sofia. "Cultura do Medo: o uncanny como zeitgeist na pintura contemporânea.". Portugal, 2017.
  8. Torres, Sofia. "Uncanny Art - The uncanny as an aesthetic resource in contemporary art.". Portugal, 2013.
Livro
  1. Loureiro, Domingos; Almeida, Teresa. Autor correspondente: Almeida, Teresa. Painting today: new approaches on process and context. porto, Portugal: Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade. 2020.
    Publicado
  2. Torres, Sofia. IP- Indigent Project. porto, Portugal. 2018.
    Publicado
  3. Torres, Sofia. Skin & Bones. Porto, Portugal. 2018.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Torres, Sofia. "Arte e Censura: Idiossincrasias na Cultura Contemporanea". 2017.
  2. Torres, Sofia. "Cultura do Medo: o uncanny como zeitgeist na pintura contemporânea.". 2017.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Antonio Quadros Ferreira; Zalinda Cartaxo. Pintura como Pensamento. 2019.

Outros

Outra produção
  1. O Antropomorfismo e a pintura. 2017. Sofia Torres Gonçalves. http://hdl.handle.net/10216/75473.
  2. O Uncanny como Recurso Estético nas Artes Plásticas. 2017. Sofia Torres Gonçalves. http://hdl.handle.net/10216/102451.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/06/21 What is art for? ICOCEP - 3rd International Congress on Contemporay European Painting
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade (Porto, Portugal)
2020/03/01 A Pincelada Única de Shitao: Motivação e Efeitos na Pintura de Domènec Corbella IX Congresso Internacional Criadores Sobre outras Obras
Sociedade Nacional de Belas Artes (Portugal)
2019/11/21 From representation to appropriation: the use of live dogs as objects in the art world Rethinking Canid-Human Relations Conference
Brooks University (Canadá)
2019/06/20 A pintura em contexto de reflexão política: a apropriação de imagens mediáticas no trabalho de Luc Tuymans e Wilhelm Sasnal. ICOCEP - 2nd International Congress on Contemporary European Painting
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade
2019/04 A pintura em contexto de reflexão política: a apropriação de imagens mediáticas no trabalho de Luc Tuymans e Wilhelm Sasnal ICOCEP - 2nd International Congress on Contemporary European Painting
fbaup, i2ADS (Porto, Portugal)
2018/03/28 O Uncanny na Obra de Michael Borremans, 2018, IX Congresso Internacional Criadores Sobre outras Obras, SNBA, 23-28 de março de 2018, CIEBA. IX Congresso Internacional Criadores Sobre outras Obras
SNBA/CIEBA (Lisboa, Portugal)
2017/11/23 Arte e Censura: Idiossincrasias na Cultura Contemporânea Segundas Jornadas do Núcleo de Arte e Design (NAD)
i2ads, Fbaup (porto, Portugal)
2017/04 Cultura do Medo: o uncanny como zeitgeist na pintura contemporânea ICOCEP - 1o International Congress on Contemporary European Painting
FBAUP, i2ADS
2017 The Uncanny: A rhizome of the Surrealist Movement in Contemporary Art World Congress on Communication and Arts
Science and Education Research Council, COPEC. (BRAGA, Portugal)
2016 Beyond the Smile: Psychological Readings of the Teeth in Painting. International Conference on Biodental Engineering
FEUP, FMUP (Portugal)
2015 O Uncanny como Recurso Estético na Arte Contemporânea Primeiras Jornadas de Investigação do Núcleo de Arte e Design
I2ADS, FBAUP (Portugal)
2013 Uncanny Art - The uncanny as an aesthetic resource in contemporary art 30th Annual International Conference on Psychology and the Arts
PSY-ART, I2ADS (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/10/01 - Atual A utilização da metáfora na representação de mundos imaginários
Orientador de Jorge Cruz
Mestrado em Artes Pláticas (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2023/09/01 - Atual Experiências imersivas como meio de valorização do reino vegetal
Orientador de Francisca Barros Costa
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2023/09/01 - Atual O corpo como instrumento
Orientador
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2021/09/26 - Atual “Espaço de Contemplação e Silêncio na abstração pictórica ocidental a partir de 1950”
Orientador de Luis Baltar Valencia
Doutoramento em Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2019 - Atual Campos, Duelos e Confins Hibridismo e Dualismo em um Processo Pictórico
Orientador
Doutoramento em Artes Plásticas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2019 Refração da imagem ficcionada,
Orientador
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - 2018 Ter corpo ou ser corpo
Orientador
Mestrado em Pintura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/04 - Atual Membro da comissão organizadora do ICOCEP, 2nd International Congress on Contemporary European Painting, Abril de 2019, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, i2ADS, FBAUP, UP, FCT. (2019/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2022/06/21 - 2022/06/23 Membro da comissão organizadora do ICOCEP, 2nd International Congress on Contemporary European Painting, Abril de 2019, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, i2ADS, FBAUP, UP, FCT. (2022/06/21 - 2022/06/23)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2017 - 2017 Membro da comissão organizadora do ICOCEP, 1o International Congress on Contemporary European Painting, Abril de 2017, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, i2ADS, FBAUP, UP, FCT. (2017/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018 - 2019 2nd ICOCEP, International Congress on Contemporary European Painting FBAUP
2017 - 2018 ICOCEP, 1o International Congress on Contemporary European Painting FBAUP

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Revista ARA (2525-8354) Universidade de São Paulo . Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/12/01 - Atual MNAC - Depoimentos de Artistas Museu Nacional de Arte Contemporânea - MNAC Comissariado: Emilia Ferreira Depoimentos de artistas sobre a sua prática artística

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/01/01 - Atual Member of the 2nd ICOCEP scientific committee
Membro
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2018 - Atual Coordenador do Departamento de Pintura na Comissão Cientifica do Mestrado em Artes Plásticas FBAUP.
Coordenador
2017/01/01 - Atual Member of the 1st ICOCEP scientific committee
Membro
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2022/02/01 - 2022/12/01 Member of the Scientific Committee of the 3rd edition of ICOCEP
Membro
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Distinções

Outra distinção

2009 Menção Honrosa
2005 1º Prémio de Desenho Universitário, no 2º Concurso Nacional Escolar “O Castelo em Imagens”