Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sofia Torres
Nomes de citação
- Torres, Sofia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B110-00E8-02F6
- ORCID iD
- 0000-0003-1469-3904
Websites
- www.sofia-torres.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/02/28
Concluído
|
Pós-Doc (Postgraduate Certificate)
Especialização em Pintura
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
|
|
2017
Concluído
|
Doutoramento em Arte e Design/ PhD in Art and Design (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"O Uncanny como recurso estático nas artes plásticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Unanimidade e Louvor |
2010
Concluído
|
Mestrado em Pintura/ Master in Painting (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"O Antropomorfismo na Pintura, Um Exemplo: o Cão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
2008
Concluído
|
Artes Plásticas - pintura (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09/11 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2017 - 2017 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2013 - 2016 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/01/01 - Atual | Investigador integrado | Integrated researcher | Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal | ||
2015/09/11 - Atual | i2ADS- Research Institute in Art, Design and Socie | Universidade do Porto, Portugal |
2010/09/01 - 2017/09/01 | Invited Assistant Professor Teaching the following Curricular Units: Atelier II - Pintura Práticas da Pintura Metodologia de Projecto. Práticas da Pintura I Práticas da Pintura II Seminário de Pint | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/07/30 - 2019/02/28 | A pincelada única: a influência de Shitao na obra do Professor, Artista e Investigador Domènec Corbella Llobet.
Belas Artes
Bolseiro de Pós-Doutoramento
|
Grupo Tordesillas, Fundación Carolina
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/01/01 - 2019/01/01 | BCIP Bases Conceptuais da Investigação em Pintura
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Concluído
|
2019 - 2019 | ICOCEP, 2nd International Congress on Contemporary European Painting
Outra
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto, Portugal Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade Universidade do Porto Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014 - 2020 | Projecto BCIP, Bases Conceptuais de Investigação em Pintura
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Em curso
|
2013/01/01 - 2019/01/01 | Pure-Print
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Concluído
|
2017 - 2017 | ICOCEP, 1o International Congress on Contemporary European Painting
Outra
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/06/21 | What is art for? | ICOCEP - 3rd International Congress on Contemporay European Painting
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade (Porto, Portugal)
|
2020/03/01 | A Pincelada Única de Shitao: Motivação e Efeitos na Pintura de Domènec Corbella | IX Congresso Internacional Criadores Sobre outras Obras
Sociedade Nacional de Belas Artes (Portugal)
|
2019/11/21 | From representation to appropriation: the use of live dogs as objects in the art world | Rethinking Canid-Human Relations Conference
Brooks University (Canadá)
|
2019/06/20 | A pintura em contexto de reflexão política: a apropriação de imagens mediáticas no trabalho de Luc Tuymans e Wilhelm Sasnal. | ICOCEP - 2nd International Congress on Contemporary European Painting
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade
|
2019/04 | A pintura em contexto de reflexão política: a apropriação de imagens mediáticas no trabalho de Luc Tuymans e Wilhelm Sasnal | ICOCEP - 2nd International Congress on Contemporary European Painting
fbaup, i2ADS (Porto, Portugal)
|
2018/03/28 | O Uncanny na Obra de Michael Borremans, 2018, IX Congresso Internacional Criadores Sobre outras Obras, SNBA, 23-28 de março de 2018, CIEBA. | IX Congresso Internacional Criadores Sobre outras Obras
SNBA/CIEBA (Lisboa, Portugal)
|
2017/11/23 | Arte e Censura: Idiossincrasias na Cultura Contemporânea | Segundas Jornadas do Núcleo de Arte e Design (NAD)
i2ads, Fbaup (porto, Portugal)
|
2017/04 | Cultura do Medo: o uncanny como zeitgeist na pintura contemporânea | ICOCEP - 1o International Congress on Contemporary European Painting
FBAUP, i2ADS
|
2017 | The Uncanny: A rhizome of the Surrealist Movement in Contemporary Art | World Congress on Communication and Arts
Science and Education Research Council, COPEC. (BRAGA, Portugal)
|
2016 | Beyond the Smile: Psychological Readings of the Teeth in Painting. | International Conference on Biodental Engineering
FEUP, FMUP (Portugal)
|
2015 | O Uncanny como Recurso Estético na Arte Contemporânea | Primeiras Jornadas de Investigação do Núcleo de Arte e Design
I2ADS, FBAUP (Portugal)
|
2013 | Uncanny Art - The uncanny as an aesthetic resource in contemporary art | 30th Annual International Conference on Psychology and the Arts
PSY-ART, I2ADS (Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/01 - Atual | A utilização da metáfora na representação de mundos imaginários
Orientador de Jorge Cruz
|
Mestrado em Artes Pláticas (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2023/09/01 - Atual | Experiências imersivas como meio de valorização do reino vegetal
Orientador de Francisca Barros Costa
|
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2023/09/01 - Atual | O corpo como instrumento
Orientador
|
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2021/09/26 - Atual | “Espaço de Contemplação e Silêncio na abstração pictórica ocidental a partir de 1950”
Orientador de Luis Baltar Valencia
|
Doutoramento em Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2019 - Atual | Campos, Duelos e Confins
Hibridismo e Dualismo em um Processo Pictórico
Orientador
|
Doutoramento em Artes Plásticas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2019 | Refração da imagem ficcionada,
Orientador
|
Mestrado em Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 - 2018 | Ter corpo ou ser corpo
Orientador
|
Mestrado em Pintura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/04 - Atual | Membro da comissão organizadora do ICOCEP, 2nd International Congress on Contemporary European Painting, Abril de 2019, Faculdade
de Belas Artes da Universidade do Porto, i2ADS, FBAUP, UP, FCT.
(2019/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2022/06/21 - 2022/06/23 | Membro da comissão organizadora do ICOCEP, 2nd International Congress on Contemporary European Painting, Abril de 2019, Faculdade
de Belas Artes da Universidade do Porto, i2ADS, FBAUP, UP, FCT. (2022/06/21 - 2022/06/23)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2017 - 2017 | Membro da comissão organizadora do ICOCEP, 1o International Congress on Contemporary European Painting, Abril de 2017, Faculdade
de Belas Artes da Universidade do Porto, i2ADS, FBAUP, UP, FCT.
(2017/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018 - 2019 | 2nd ICOCEP, International Congress on Contemporary European Painting | FBAUP |
2017 - 2018 | ICOCEP, 1o International Congress on Contemporary European Painting | FBAUP |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Revista ARA (2525-8354) | Universidade de São Paulo . Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021/12/01 - Atual | MNAC - Depoimentos de Artistas Museu Nacional de Arte Contemporânea - MNAC Comissariado: Emilia Ferreira | Depoimentos de artistas sobre a sua prática artística |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/01/01 - Atual | Member of the 2nd ICOCEP scientific committee
Membro
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2018 - Atual | Coordenador do Departamento de Pintura na Comissão Cientifica do Mestrado em Artes Plásticas FBAUP.
Coordenador
|
|
2017/01/01 - Atual | Member of the 1st ICOCEP scientific committee
Membro
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2022/02/01 - 2022/12/01 | Member of the Scientific Committee of the 3rd edition of ICOCEP
Membro
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2009 | Menção Honrosa |
2005 | 1º Prémio de Desenho Universitário, no 2º Concurso Nacional Escolar “O Castelo em Imagens” |