???global.info.a_carregar???
Hélia Gonçalves Pinto, doutorada em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Iniciou a sua atividade profissonal em 1991, tendo lecionado 9 anos no Ensino Básico e os seguintes, até à data, no Ensino Superior Politécnico e na Formação de Professores em Serviço. Coordena o pólo do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI) do Politécnico de Leiria e o Grupo de Trabalho de Investigação (GTI) da Associação de Professores de Matemática (APM). Investigadora integrada do CI&DEI, tem interesse nas áreas de Investigação em Educação Matemática e Formação de Professores.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Hélia Gonçalves Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, Hélia

Identificadores de autor

Ciência ID
B211-F250-98AF
ORCID iD
0000-0002-7891-2523

Endereços de correio eletrónico

  • helia.pinto@ipleiria.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 244829400 (Profissional)

Moradas

  • Rª Dr. João Soares - Porto Moniz, 2400-448, Leiria, Leiria, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
Doutoramento no ramo de Educação na especialidade de Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2005
Concluído
Mestrado em Ensino das Ciências - Especialidade Ensino da Matemática (Mestrado)
Especialização em Ensino da Matemática
Universidade Aberta, Portugal
"O Número Racional no 2.º Ciclo do Ensino Básico no contexto da Matemática Realista" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2000
Concluído
Matemática Pura e Aplicada (Pós-Graduação)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
1995
Concluído
Professores do Ensino Básico 2.º Ciclo Variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Especialização em Educação
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Leiria, Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Portugal, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Leiria (NIDE - Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação), Portugal
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000 - 2011 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - Atual Coordenadora do Centro de Estudos em Educação e Inovação (Ci&DEI) do Politécnico de Leiria Instituto Politécnico de Leiria, Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Portugal, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria, Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Portugal, Portugal
2012 - Atual Membro da Comissão Organizadora da Conferência Internacional Investigação, Contextos e Práticas em Educação Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - Atual Coordenadora do Grupo de Trabalho - O professor como investigador, do GTI (APM) Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
2010 - Atual Elemento da comissão coordenadora do Grupo de Investigação e Trabalho da Associação de Professores de Matemática Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
2009 - Atual Colaboradora do UIDEF do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2008 - Atual Membro do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação do Instituto Politécnico de Leiria tendo integrado o Projeto Sucesso escolar e formação contínua de professores no 1.º ciclo Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria (NIDE - Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação), Portugal
2000 - Atual Membro da comissão organizadora do curso de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2019 Membro do júri de seleção de candidatos ao Mestrado em Ensino no 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2019 Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino no 1º. CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2019 Redatora de relatórios e pareceres para convite de docentes equiparados, quer enquanto coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências da Natureza, quer enquanto coordenadora da secção de MAT. Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2019 Coordenadora do curso de Mestrado em Educação Matemática para Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2017 Responsável pelo Laboratório de Matemática Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2016 Relatora da docente Elsa Inácio de Oliveira Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2016 Coordenadora da secção de Matemática do Departamento de Matemática e Ciências da Natureza Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2016 Membro da Comissão Científica do Mestrado em Educação Matemática para Educadores de Infância e professores do 1.º ciclo Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2015 Presidente do júri de seleção dos candidatos ao mestrado em Educação Matemática para Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2007 - 2009 Membro do Research Group DIFMAT do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2003 - 2007 Membro da Rede de Investigação Inter-Centros (RIC) do Centro de Investigação em Educação Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
1993 - 2000 Professora cooperante da Prática Pedagógica de Ciências da Natureza e Matemática Centro de Estudos de Fátima, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1997 - 1998 Responsável pela elaboração do projeto, criação e dinamização do Clube de Matemática do Centro de Estudos de Fátima Centro de Estudos de Fátima, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1993 - 2000 Professora do 2.º e 3.º Ciclo Centro de Estudos de Fátima, Portugal
1992 - 1993 Professora do 1.º CEB EB1 de Caxinas – Vila do Conde e EB1 de Valongo, Portugal
1991 - 1992 Professora do 3.º CEB e Secundário Escola Secundária de Ourém, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007 - 2007/12 Number sense development: curricular demands and perspectives
Provided by PTCRIS: 82189
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2005 - 2006/12 Number sense development: curricular demands and perspectives
Provided by PTCRIS: 59680
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2007 - 2011/09/30 O desenvolvimento do sentido do número racional no contexto da multiplicação e divisão de números faccionários
SFRH/BD/38237/2007
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gonçalves Pinto, Hélia; Mamede, Ema (C813-BEF2-21CB). "Partilha equitativa no Ensino e Aprendizagem de Números Racionais". Trabalho apresentado em VIII Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, 2019.
    Publicado • 10.25766/st5t-v230
  2. Pinto, Hélia. "Teste escrito em duas fases no 2.º CEB: o caso do 6.º ano". Trabalho apresentado em VIII Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, 2019.
    Publicado
  3. Pinto, Hélia. "À descoberta da regra ... Histórias de uma investigação matemática na sala de aula". Trabalho apresentado em VIII Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, 2019.
    Publicado
  4. Pinto, Hélia. "A comunicação escrita na resolução de problemas: um estudo com alunos do 6.º ano". Trabalho apresentado em VIII Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, 2019.
    Publicado
  5. Pinto, Hélia. "Avaliação em Matemática - Testes construídos, parcialmente, pelos alunos: Histórias de Sala de Aula". Trabalho apresentado em VIII Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, 2019.
    Publicado
  6. Pinto, Hélia. "Potencialidades e limitações da discussão coletiva em contexto de ensino exploratório no ensino e aprendizagem dos números racionais". Trabalho apresentado em VIII Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, 2019.
  7. Pinto, Hélia. "As tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais no 4.º ano de escolaridade, num contexto de ensino exploratório". Trabalho apresentado em VIII Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, 2019.
  8. Tavares, Dina; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da organização e tratamento de dados". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2018.
    https://doi.org/10.25766/scg0-m237
  9. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Raínho, Nuno; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometria". 2017.
  10. Alves, Dina; Pinto, Hélia; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Abreu, Maria Odília; Gillain, Romain. "Atas da VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação". 2017.
  11. Pinto, Hélia. "As representações dos alunos na resolução de tarefas de partilha equitativa". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional, Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2017.
    Publicado
  12. Pinto, Hélia. "O ensino e aprendizagem da multiplicação num contexto de ensino exploratório". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2016.
    Publicado
  13. Pinto, Hélia. "Erros e dificuldades de alunos do 3º ano do 1º CEB na Organização e Tratamento de Dados". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2016.
    Publicado
  14. Pinto, Hélia. "Trabalho Cooperativo no 1º CEB: Dificuldades, Estratégias e Aprendizagens Sociais". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2016.
    Publicado
  15. Pinto, Hélia. "A fração no 1º CEB: uma experiência educativa". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2016.
    Publicado
  16. Pinto, Hélia. "Uma abordagem às frações impróprias no 1º CEB". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2016.
    Publicado
  17. Pinto, Hélia. "Estratégias e dificuldades dos alunos aquando da exploração de simetrias de reflexão". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2016.
    Publicado
  18. Pinto, Hélia. "Conhecimento matemático especializado do professor - discutindo um caso na formulação de problemas de divisão". Trabalho apresentado em Atas II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, São Paulo, 2014.
    Publicado
  19. Pinto, Hélia. "Atribuir significado a raciocínios de outros: discutindo alguns aspetos do conhecimento de futuros professores". Trabalho apresentado em Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa, 2014.
    Publicado
  20. Pinto, Hélia. "Conhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisão". Trabalho apresentado em II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, São Paulo, 2014.
  21. Pinto, Hélia. "O sentido de adição e subtração de números racionais de futuros professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2013.
    Publicado
  22. Pinto, Hélia. "Diferentes significados das frações – conhecimento mobilizado por futuros professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em II Conferência Internacional, Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2013.
    Publicado
  23. Gomes, Alexandra; Ribeiro, C. Miguel; Martins, Fernando; Pinto, Hélia; Aires, Ana Paula; Campos, Helena B.; Caseiro, Ana; et al. "Tarefas em geometria: da sala de aula para a formação de professores: descrição de um projeto". 2012.
  24. Pinto, Hélia. "Tarefas em contextos significativos no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo". Trabalho apresentado em Atas do XXII Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de Ensino da Matemática, 2012.
  25. Pinto, Hélia. "Divisão de números racionais: o caso da divisão como medida". Trabalho apresentado em Atas da I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2012.
  26. Pinto, Hélia. "Problems of context in the process of mathematization: the case of the division as isomorphism of measures - measure". Trabalho apresentado em The 12th International Congress on Mathematical Education. Topic Study Group 21, Seoul, 2012.
    Publicado
  27. Pinto, Hélia. "O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais: a divisão como produto de medidas". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 2012.
    Publicado
  28. Pinto, Hélia. "O sentido de número de futuros professores do 1.º Ciclo". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2011.
    Publicado
  29. Pinto, Hélia. "sense of preservice elementary teachers in Portugal". Trabalho apresentado em Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Ankara, 2011.
    Publicado
  30. Pinto, Hélia. "A importância dos Modelos no processo de matematização: o caso da multiplicação e divisão de números racionais". Trabalho apresentado em Encontro Nacional Sociedade Portuguesa de Matemática, Leiria, 2010.
    Publicado
  31. Pinto, Hélia. "The importance of the models in the mathematization process: the case of the multiplication and division of rational numbers". Trabalho apresentado em Proceedings of the 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Belo Horizonte, 2010.
    Publicado
  32. Pinto, Hélia. "Desenvolvendo o sentido da multiplicação e divisão de números racionais". Trabalho apresentado em XX Seminário de Investigação em Educação Matemática, Minho, 2010.
  33. Pinto, Hélia. "Desenvolvendo o sentido da multiplicação e divisão de números racionais". Trabalho apresentado em Números e Estatística: reflectindo no presente perspectivando o futuro, Vila Real, 2009.
    Publicado
  34. Pinto, Hélia. "Multiplication and division of rational numbers". Trabalho apresentado em Proceedings of the 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Thessaloniki,, 2009.
  35. Pinto, Hélia. "Desenvolvendo o sentido da multiplicação e divisão de números racionais.". Trabalho apresentado em XX Seminário de Investigação em Educação Matemática, Viana do Castelo, 2009.
Artigo em revista
  1. Pinto, Hélia; Mamede, Ema (C813-BEF2-21CB). "Números racionais nos primeiros anos: a abordagem pela partilha equitativa". Educação e Matemática (2019):
    Publicado
  2. Rodrigues, Marina; Tavares, Dina dos Santos; Gonçalves Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rainho, Nuno. "Ensinar matemática no século XXI - Como promover percursos de sucesso?". Nova Ágora (2018): http://novo.cfagora.pt/images/Publicacoes/Revistas/Revista6.pdf.
    Publicado
  3. Pinto, Hélia; Mamede, Ema; Pinto, Hélia. "Pre-service elementary school teachers ideas about fractions". Quaderni di Ricerca in Didattica/Mathematics 27 2 (2017): 257-260. http://hdl.handle.net/1822/52518.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Pinto, Hélia. "O concurso DESAFIOS e o desenvolvimento da criatividade". Educação e Matemática 138 (2016): 34-38.
    Publicado
  5. Pinto, Hélia. "Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos sobre os diferentes significados das frações". Revista Educação e Matemática 129 (2014): 19-22.
    Publicado
  6. Pinto, Hélia. "Conhecimento e formação de futuros professores dos primeiros anos - o sentido de número racional". Da Investigação às Práticas 3 1 (2013): 85-105.
    Publicado
  7. Pinto, Hélia. "Problemas de contexto no ensino-aprendizagem da divisão de números racionais". Educação e Matemática 124 (2013): 8-11.
    Publicado
  8. Pinto, Hélia. "Conhecimento mobilizado por futuros professores dos primeiros anos em situações que envolvem raciocínio multiplicativo". nvestigação em Educação Matemática 2013 – Raciocínio Matemático (2013): 2182-0023.
    Publicado
  9. Pinto, Hélia. "Early Years’ Trainee Teachers’ Geometric knowledge: the case of defining rectangle". Quaderni di Ricerca in Didattica/Mathematics 1 23 (2013): 282-291.
    Publicado
  10. Pinto, Hélia. "A aprendizagem dos números racionais". Revista de Investigação em Educação Matemática: Quadrante XIV 1 (2006): 89-107.
    Publicado
  11. Pinto, Hélia. "O sentido do número: o caso dos decimais e das fracções". Atas do XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática (2006):
    Publicado
  12. Pinto, Hélia. "A divisão de números racionais: um estudo de caso no 2.º ciclo". Atas do XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (2005):
    Publicado
  13. Pinto, Hélia. "As fracções e o desenvolvimento do sentido do número racional". Revista Educação Matemática 85 (2005): 47-51.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Pinto, Hélia; Monteiro, Cecília. "Os Diferentes Significados da Multiplicação e da Divisão de Números Racionais no Desenvolvimento do Raciocínio Multiplicativo". In Contributos para o Desenvolvimento do Sentido de Número Racional, 119-140. Portugal: APM, 2020.
    Publicado
  2. Mamede, Ema (C813-BEF2-21CB); Pinto, Hélia (B211-F250-98AF); Carlos Miguel Ribeiro. "Conhecimento de futuros professores do ensino básico sobre frações". APM, 2020.
    Publicado
  3. Pinto, Hélia. "As competições e o ensino e aprendizagem da matemática". In Desafios Matemáticos - 20 anos de problemas para os primeiros anos. 2019.
    Publicado • https://doi.org/10.25766/x4mm-sm42
  4. Pinto, Hélia. "Conexões matemáticas e a resolução de problemas". In Desafios Matemáticos - 20 anos de problemas para os primeiros anos. 2019.
    Publicado • https://doi.org/10.25766/x4mm-sm42
  5. Pinto, Hélia. "O papel dos modelos no processo de construção dos conceitos: o caso da divisão de números racionais". In Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional, 95-118. 2019.
    Publicado
  6. Pinto, Hélia. "O desenvolvimento do sentido da multiplicação de números racionais: uma trajetória hipotética de aprendizagem". In A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula, 57-88. Lisboa, Portugal: APM, 2017.
    Publicado
  7. Pinto, Hélia. "Conhecimento matemático de futuros professores para ensinar racionais: a necessidade de delinear formas de melhorar a formação". In Supervisão Liderança e Cultura de Escola, 415-425. Mangualde, Portugal: Edições Pedagogo, 2013.
    Publicado
  8. Pinto, Hélia. "A divisão de números racionais". In O sentido do número: reflexões que entrecruzam teoria e prática, 201-219. Lisboa, Portugal: Escolar Editora, 2008.
    Publicado
  9. Pinto, Hélia. "O sentido do número: o caso dos decimais e das fracções". In Números e Álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores, 177-211. Lisboa, Portugal, 2006.
    Publicado
Edição de livro
  1. Ema Mamede; Gonçalves Pinto, Hélia; Monteiro, Cecília. Contributos para o Desenvolvimento do Sentido de Número Racional. APM. 2020.
    Publicado
  2. Alves, Dina Catarina Duarte; Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Gillain Muñoz, Romain; Abreu, Maria Odilia de Jesus Almeida. Atas da VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2019.
    Publicado • https://doi.org/10.25766/st5t-v230
  3. Dina Tavares; Hélia Pinto; Menino; Maria Isabel Rocha; marina rodrigues; Nuno Rainho; Rita Cadima; et al. Desafios matemáticos - 20 anos de problemas para os primeiros anos. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2019.
    10.25766/x4mm-sm42 • Editor
  4. Pinto, Hélia. Atas do XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática. APM. 2019.
    Publicado • Editor
  5. Pinto, Hélia. Atas da VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. 2018.
    10.25766/scg0-m237
  6. Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Alves, Dina Catarina Duarte; Gillain Muñoz, Romain; Abreu, Maria Odilia de Jesus Almeida. Atas da VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2017.
    https://doi.org/10.25766/9md4-7a17
  7. Pinto, Hélia. Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática. 2017.
    Publicado
  8. Pinto, Hélia. Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa, Portugal: APM. 2017.
  9. Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Gillain Muñoz, Romain; Alves, Dina Catarina Duarte; Abreu, Maria Odilia de Jesus Almeida. Atas da V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2016.
    https://doi.org/10.25766/910e-pr47
  10. Pinto, Hélia. Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais. Leiria, Portugal. 2016.
    Editor
  11. Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Gillain Muñoz, Romain. Atas da IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2015.
    https://doi.org/10.25766/dbmv-k777
  12. Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Gillain Muñoz, Romain. Atas da III Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2014.
    https://doi.org/10.25766/sa30-bs69
  13. Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Menino, Hugo Alexandre Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pinto, Hélia Gonçalves. Atas da II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2013.
    https://doi.org/10.25766/9vbc-3259
  14. Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Menino, Hugo Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pinto, Hélia Gonçalves. Atas da I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2012.
    https://doi.org/10.25766/50bv-3g86
  15. Pinto, Hélia. Atas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa, Portugal: APM. 2011.
  16. Pinto, Hélia. Actas do XIV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa, Portugal: APM. 2003.
Livro
  1. Pinto, Hélia. MP.6 Matemática para Pensar. 2.º Ciclo do Ensino Básico. 6.º Ano de Escolaridade. Lisboa, Portugal: Leya. 2014.
  2. Pinto, Hélia. MP.5 Matemática para Pensar. 2.º Ciclo do Ensino Básico. 5.º Ano de Escolaridade. Lisboa, Portugal: Leya. 2013.
    Publicado
  3. Pinto, Hélia. Sequência de tarefas para o ensino e aprendizagem da multiplicação e da divisão de números racionais não negativos. Lisboa, Portugal: APM. 2012.
  4. Pinto, Hélia. Desenvolvendo o sentido do número racional. Lisboa, Portugal: APM. 2007.
    Publicado
  5. Pinto, Hélia. Geometria e medida: Percursos de aprendizagem. Leiria, Portugal. 2007.
  6. Pinto, Hélia. O desenvolvimento do sentido da multiplicação de números racionais: uma trajetória hipotética de aprendizagem. Lisboa, Portugal: Santillana. 2003.
Poster em conferência
  1. Pinto, Hélia. "Tarefas de Geometria – da sala de aula para a formação de professores". Trabalho apresentado em XXIII SIEM, 2012.
  2. Pinto, Hélia. "Number sense of preservice elementary teachers in Portugal". Trabalho apresentado em Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2011.
  3. Pinto, Hélia. "The importance of the models in the mathematization process: the case of the multiplication and division of rational numbers". Trabalho apresentado em PME 32, 2010.
  4. Pinto, Hélia. "Multiplication and division of rational number". Trabalho apresentado em PME 33 - International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2009.
  5. Pinto, Hélia. "The division of rational numbers: a case study in 6th grade". Trabalho apresentado em CERME 6 – European Research in Mathematical Education, 2009.
Tese / Dissertação
  1. Pinto, Hélia, 1966-. "O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10451/4516.
  2. Pinto, Hélia. "Aprendizagem do conceito de número racional no 2.º ciclo do ensino básico, no contexto da Matemática Realista". Mestrado, Universidade Aberta, 2004.

Outros

Outra produção
  1. Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática. 2017. Menezes, Luís; Ribeiro, António; Gomes, Helena; Martins, Ana Patrícia; Tavares, Fernanda; Pinto, Hélia. http://hdl.handle.net/10400.19/4557.
  2. V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. 2016. Hélia Pinto; Isabel Simões Dias; Romain Gillain; Dina Catarina Duarte Alves; Maria Odília Abreu.
    10.25766/910e-pr47
  3. Participação em corpo editorial de revista científica nacional. Participação em corpo editorial de revista científica nacional: Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais. 2016. Pinto, Hélia. http://sites.ipleiria.pt/riecs/vol-11-2016/.
  4. IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. 2015. Hélia Pinto; Isabel Simões Dias; Romain Gillain.
    10.25766/dbmv-k777
  5. III Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. 2014. Hélia Pinto; Isabel Simões Dias; Romain Gillain.
    10.25766/sa30-bs69
  6. Conhecimento e formação de futuros professores dos primeiros anos - o sentido de número racional. Nos últimos anos o conhecimento do professor tem vindo a ser reconhecido como um dos aspetos nucleares no, e para o, desenvolvimento do conhecimento matemático dos alunos. Atendendo a essa centralidade, a formação deverá focar-se onde é, efetivamente, necessária, de modo a potenciar um incremento do conhecimento dos alunos, pelo conhecimento (e práticas) dos professores. Sendo os números racionais. 2013. Pinto, Hélia; Ribeiro, C. Miguel. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/29.
  7. II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. 2013. Rita Cadima; Menino; Isabel Simões Dias; Hélia Pinto.
    10.25766/9vbc-3259
  8. Um outro olhar sobre os dados do PISA: caracterização dos alunos nos níveis de proficiência elevados em Matemática. O Projeto PISA (Programme for International Student Assessment) tem como objetivo avaliar a capacidade dos jovens de 15 anos no uso dos seus conhecimentos, de forma a enfrentarem os desafios da vida real. Na área da matemática, ao aluno é proposta a resolução de itens de diferentes níveis de dificuldade originando uma escala de 6 níveis de proficiência. Com base nos dados do questionário dos aluno. 2012. Pinto, Hélia; Jacinto, Hélia; Henriques, Ana; Silvestre, Ana; Nunes, Cláudia. http://hdl.handle.net/10174/7102.
  9. I Conferência Internacional "Investigação, práticas e contextos em educação". 2012. Rita Cadima; Isabel Pereira; Menino; Isabel Simões Dias; Hélia Pinto.
    10.25766/50bv-3g86
  10. O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação. Esta comunicação analisa um conjunto de estudos que foram realizados em Portugal desde 2005, que têm como foco ou contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM) e que correspondem a trabalhos para obtenção de graus académicos e/ou publicados em actas de encontros nacionais e internacionais ou em revistas. Os trabalhos analisados. 2011. Nunes, Cláudia; Henriques, Ana; Caseiro, Ana; Silvestre, Ana; Pinto, Hélia; Jacinto, Hélia; Ponte, João Pedro. http://hdl.handle.net/10174/4825.
  11. Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da M. 2008. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. http://hdl.handle.net/10451/4075.
  12. A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da forma. 2008. Ponte, João Pedro; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; et al. http://hdl.handle.net/10400.19/1162.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017 A importância da discussão coletiva num contexto de ensino exploratório VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
2017 Desafios 2012 VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
2017 O conhecimento matemático dos futuros professores Jornada - Percursos e reflexos
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
2016 Projetos: Desafios e Matematrix XXIII Jornadas da Prática Profissional Ensino-Aprendizagem da Matemática e Ciências Naturais, promovidas pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
2016 Projeto: Conhecimento matemático dos futuros professores dos primeiros anos XXIII Jornadas da Prática Profissional Ensino-Aprendizagem da Matemática e Ciências Naturais, promovidas pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
2016 Números Racionais no 1.º CEB XXIII Jornadas da Prática Profissional Ensino-Aprendizagem da Matemática e Ciências Naturais, promovidas pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
2016 O concurso DESAFIOS e o desenvolvimento da criatividade 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, promovido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2015 O ensino de frações – conhecimento de futuros professores do ensino básico Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, promovida pelo EMeLP, uma organização internacional, filiada à International Commission on Mathematical Instruction – ICMI
2015 Números Racionais não negativos nos primeiros anos XVIII Encontro Nacional “A matemática nos primeiros anos 2015”. Encontro anual de professores do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclo do Ensino Básico”, promovido pela Associação de Professores de Matemática
2015 Matemática no dia-a-dia Sessão Especial A Matemática com pais e filhos, no XVIII Encontro Nacional “A matemática nos primeiros anos 2015”. Encontro anual de professores do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclo do Ensino Básico”, promovido pela Associação de Professores de Matemática
2014 O ensino e a aprendizagem de números racionais não negativos em contextos significativos XVII Encontro Nacional “A matemática nos primeiros anos 2014”. Encontro anual de professores do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
2014 Contextos significativos no ensino e a aprendizagem dos números racionais não negativos VII Encontro Nacional “A matemática nos primeiros anos 2014. Encontro anual de professores do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
2013 Contributos para uma reflexão contínua sobre a Matemática no Ensino Básico: Números Racionais Centro de Formação de Associação de Escolas da Zona Oriental do Concelho de Loures
2013 Metas Curriculares e os Manuais Escolares ProfMat 2013, encontro anual de Professores de Matemática
2013 Tarefas exploratórias para o ensino e aprendizagem de Números Racionais XVI encontro Nacional “A matemática nos primeiros anos. Encontro anual de professores do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
2012 Abordagem exploratória dos diferentes significados da multiplicação e da divisão de números racionais Núcleo Regional de Bragança da Associação de Professores de Matemática
2012 Os diferentes significados da multiplicação e da divisão de números racionais no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo e sentido da operação 16º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat
2012 A Matemática no dia-a-dia Serão com a Matemática, promovido pelo Agrupamento de Escolas da Batalha
2012 Como estamos de raciocínio espacial: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos ProfMat 2012, encontro anual de professores de Matemática, promovido pela Associação de Professores de Matemática
2012 Alguns aspetos críticos para futuros professores dos primeiros anos no âmbito da geometria - potencialidades para a formação III encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º CEB
2007 A divisão de números racionais: um estudo de caso no 2.º ciclo XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática
2007 A divisão de números racionais, no Seminário final do Projeto Desenvolvendo o Sentido do Número Perspetivas e exigências curriculares
2005 O sentido do número: o caso dos decimais e das frações XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Multiplicação de números racionais no 4.º ano de escolaridade em contexto de ensino exploratório.
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019 - 2019 Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. A partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais no 4.º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019 - 2019 Uma reflexão de um percurso pelo 1.º e 2.º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019 - 2019 Um caminho de aprendizagens ao longo da Prática Pedagógica. Contributos da documentação pedagógica em contextos de Educação de Infância
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 - 2018 Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico - Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridade
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 4.º ano
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O conceito de número racional à entrada do 5.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Peculiaridades de uma viagem inédita: ser professora. As tarefas de partilha equitativa na compreensão significativa do conceito de fração no 3.º ano de escolaridade.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 5.º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: O professor e o desenvolvimento da Comunicação Matemática de uma turma do 5.ºano. Investigação sobre a própria prática.
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Desafios 2012: a noção de número racional em alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Professor, alunos, mais do que uma relação pedagógica
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB. Conceções dos alunos de 1.º e 2.º CEB sobre o papel do professor
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. As ideias dos alunos do 3.ºano de escolaridade sobre Seres Vivos
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 A Aprendizagem da multiplicação num contexto de ensino exploratório
Orientador
Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 O Ensino e a aprendizagem das frações no 2.º ano de escolaridade num contexto de ensino exploratório
Orientador
Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Um Olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º CEB aliado a um Ensaio Investigativo sobre Educação Sexual na Escola
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Efeito do trabalho de projeto na abordagem da estatística nas atitudes face à matemática de alunos do 6.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre a Prática Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O professor reflexivo e o trabalho cooperativo no 1.º CEB Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico : a escrita criativa como motivação para escrever
Coorientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica. Conceções de poesia e produções poéticas dos alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade
Coorientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Editora de atas do XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática (2019 - 2019)
Seminário (Outra)
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
2019 - 2019 Editora de atas da VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2019 - 2019)
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Organizadora do workshop: A resolução de problemas em contexto de sala de aula (2019 - 2019)
Oficina (workshop)
2019 - 2019 Organizadora das I Jornadas: A (in)disciplina em contexto escolar. Da prática vivenciada à prática desejada - Desafios e reflexões (2019 - 2019)
2018 - 2018 Editora de atas da VII Editora de atas da VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2018 - 2018)
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Editora de atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (2017 - 2017)
Seminário (Outra)
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
2017 - 2017 Editora de atas da VI Editora de atas da VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2017 - 2017)
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Organizadora da ação de formação: Ensinar Matemática no século XXI - como promover percursos de sucesso para todos/as (2017 - 2017)
2016 - 2016 Editora das Atas da V Conferência Internacional, Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2016 - 2016)
Conferência
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Editora das atas da IV Conferência Internacional, Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2015 - 2015)
Conferência
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Editora das atas da III Conferência Internacional, Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2014 - 2014)
Conferência
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2012 Encontro anual de Professores de Matemática - ProfMat 2012 (2012 - 2012)
Encontro (Coorganizador)
2011 - 2011 XXII Seminário de Investigação e Educação Matemática e respetivas atas (2011 - 2011)
Seminário (Coorganizador)
2008 - 2008 XVII Encontro de Investigação em Educação Matemática, subordinado ao tema Tecnologias e Educação Matemática e respetivas atas (2008 - 2008)
Encontro (Coorganizador)
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2005 - 2005 Coorganizadora e dinamizadora da exposição: Jogos do Mundo (2005 - 2005)
Exposição (Coorganizador)
2004 - 2004 Coorganizadora e dinamizadora do V Fórum de Matemática subordinado ao tema: Problemas atuais e desafios para a Educação Matemática (2004 - 2004) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2004 - 2004 Coorganizadora e dinamizadora das Semanas Matemáticas e Jogos (2004 - 2004)
2003 - 2003 Coorganizadora e dinamizadora da LeiriMat10 (2003 - 2003)
2003 - 2003 XIV Seminário de Investigação em Educação Matemática e respetivas atas (2003 - 2003)
Seminário
2000 - 2000 Orientadora e dinamizadora da participação de alunos na atividade: A Europa na Escola (2000 - 2000)
2000 - 2000 Responsável pelo Seminário da Profissionalização em Serviço de Professores de Matemática sobre Natureza da Matemática (2000 - 2000)
Seminário
1998 - 2000 Orientadora e dinamizadora da participação dos alunos no campeonato português de cálculo mental: Jogo do 24 (1998 - 2000)
Concurso

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2012 - Atual Problems of context in the process of mathematization: the case of the division as isomorphism of measures - measure
Congresso
12th International Congress on Mathematical Education. Topic Study Group 21
2000 - Atual Coorganizadora e codinamizadora do projeto Desafios Matemáticos (para alunos do 4.º ano do distrito de Leiria)
Outro
Desafios matemáticos
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Núcleo Regional de Leiria – Associação de Professores de Matemática, Portugal
2000 - Atual Coorganizadora e codinamizadora do Atelier de Matemática (comemorações do Dia Mundial da Criança)
Outro
Atelier de Matemática
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Apresentação da comunicação: As tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais no 4.º ano de escolaridade, num contexto de ensino exploratório
Conferência
VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Apresentação da comunicação: Potencialidades e limitações da discussão coletiva em contexto de ensino exploratório no ensino e aprendizagem dos números racionais
Conferência
VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Apresentação da comunicação: Avaliação em Matemática - Testes construídos, parcialmente, pelos alunos - Histórias de Sala de Aula
Conferência
VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Apresentação da comunicação: A comunicação escrita na resolução de problemas - um estudo com alunos do 6.º ano
Conferência
VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Apresentação da comunicação: À procura da regra... História de uma investigação matemática em sala de aula
Conferência
VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Apresentação da comunicação: Teste escrito em duas fases no 2.º CEB - o caso do 6.º ano
Conferência
VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Apresentação da comunicação: Partilha equitativa no Ensino e Aprendizagem de Números Racionais
Conferência
VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Dinamizadora das I Jornadas: A (in)disciplina em contexto escolar - Desafios e reflexões para professores do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria
2019 - 2019 Membro da equipa dinamizadora da Bright Fridays, no Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus
2013 - 2019 Membro da equipa dinamizadora do projeto Matematrix - Motivar para a Matemática no 1.º ciclo
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2019 Membro da equipa dinamizadora do projeto Desafios 1.º CEB
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2019 Membro da equipa dinamizadora do projeto Desafios 2.º CEB
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Apresentação da comunicação: O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação - o caso da organização e tratamento de dados
Conferência
VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Apresentação da comunicação: As representações dos alunos na resolução de tarefas de partilha equitativa
Conferência
VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Apresentação da comunicação: O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos - o caso dos números racionais
Conferência
VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Apresentação da comunicação: Estratégias e dificuldades dos alunos no ensino e aprendizagem dos números racionais no 5.º ano de escolaridade, num contexto de ensino exploratório
Conferência
VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Apresentação da comunicação: O conhecimento matemático de futuros professores - o caso da geometria
Conferência
VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Participação no painel: A criatividade nas práticas dos professores
Encontro
4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 Apresentação da comunicação: O concurso DESAFIOS e o desenvolvimento da criatividade
Encontro
4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 Apresentação da comunicação: O ensino e aprendizagem da da multiplicação num contexto de ensino exploratório
Conferência
V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Apresentação da comunicação: Erros e dificuldades de alunos do 3.º ano do 1.º CEB na Organização e Tratamento de Dados
Conferência
V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Apresentação ca comunicação: Trabalho Cooperativo no 1.º CEB: Dificuldades, Estratégias e Aprendizagens Sociais
Conferência
V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Apresentação da comunicação: A fração no 1.º CEB: uma experiência educativa
Conferência
V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Apresentação da comunicação: Uma abordagem às frações impróprias no 1.º CEB
Conferência
V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Apresentação da comunicação: estratégias e dificuldades dos alunos aquando da exploração de simetrias de reflexão
Conferência
V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Apresentação da sessão prática: Números Racionais no 1.º CEB XXIII Jornadas da Prática Profissional Ensino-Aprendizagem da Matemática e Ciências Naturais
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Apresentação da comunicação: Projeto: Conhecimento matemático dos futuros professores dos primeiros anos XXIII Jornadas da Prática Profissional Ensino-Aprendizagem da Matemática e Ciências Naturais
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Apresentação da comunicação: Projetos: Desafios e Matematrix XXIII Jornadas da Prática Profissional Ensino-Aprendizagem da Matemática e Ciências Naturais
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Coordenação e moderação do painel: A prática dos professores: planificação e discussão coletiva na sala de aula, no Espaço GTI (Grupo de Trabalho de Investigação)
Seminário
XXVII SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática
Grupo de Trabalho de Investigação (GTI), Portugal
2015 - 2015 Apresentação da comunicação: Matemática no dia a dia
Encontro
XVIII Encontro Nacional A matemática nos primeiros anos 2015
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Apresentação da Conferência Plenária: Números Racionais não negativos nos primeiros anos
Encontro
XVIII Encontro Nacional A matemática nos primeiros anos 2015
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
2014 - 2014 Apresentação da comunicação: Contextos significativos no ensino e a aprendizagem dos números racionais não negativos
Encontro
XVII Encontro Nacional A matemática nos primeiros anos
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
2014 - 2014 Dinamização da sessão prática: O ensino e a aprendizagem de números racionais não negativos em contextos significativos
Encontro
XVII Encontro Nacional A matemática nos primeiros anos 2014
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
2013 - 2013 Apresentação da conferência temática: Ensino e aprendizagem de números racionais: significados da fração, multiplicação e divisão
Encontro
XVI Encontro Nacional A matemática nos primeiros anos
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
2013 - 2013 Dinamização da sessão prática Tarefas exploratórias para o ensino e aprendizagem de Números Racionais
Encontro
XVI encontro Nacional A matemática nos primeiros anos
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
2012 - 2012 Dinamizadora da ação de formação Lesson Study - Das práticas profissionais dos professores de matemática às aprendizagens dos alunos” para professores de Matemática do Ensino Básico
2012 - 2012 Dinamizadora da sessão prática Abordagem exploratória dos diferentes significados da multiplicação e da divisão de números racionais, 16.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat 2012
2012 - 2012 Coorganizadora do XXII Seminário de Investigação e Educação Matemática e respetivas atas
Seminário
XXII Seminário de Investigação e Educação Matemática
2012 - 2012 Tarefas em contextos significativos no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo
Encontro
XXII Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de Ensino da Matemática
2012 - 2012 Divisão de números racionais: o caso da divisão como medida
Conferência
I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2012 Os diferentes significados da multiplicação e da divisão de números racionais no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo e sentido de operação
Conferência
Conferência Plenária apresentada no 16.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat 2012
2012 - 2012 O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais: a divisão como produto de medidas
Seminário
Conferência Plenária apresentada no XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática
2011 - 2011 Moderadora de uma sessão, no Seminário Final do Projeto IMLNA, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Seminário
Projeto IMLNA
2011 - 2011 Dinamizadora da sessão prática Os diferentes significados das frações, no XIV Encontro Nacional A Matemática nos primeiros anos Pré, 1.º e 2.º ciclo, organizado pelos Grupos de Trabalho do 1.º e 2.º ciclo e Núcleos de Viseu da APM
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2011 - 2011 Dinamizadora da ação subordinada ao tema As Isometrias e Simetrias no Novo Programa de Matemática do 2.º ciclo, para professores do 2.º ciclo (Leiria, Ílhavo, Lisboa)
2011 - 2011 O sentido de número de futuros professores do 1.º Ciclo
Seminário
Seminário de Investigação em Educação Matemática
2010 - 2011 Dinamizadora da ação subordinada ao tema O Novo Programa de Matemática de Ensino Básico¿ para professores do 2.º ciclo (Ourém, Fátima, Santa Maria da Feira)
2010 - 2010 A importância dos modelos no processo de matematização: o caso da divisão de números racionais
Seminário
Seminário do Projeto IMLNA – Improving Mathematics Learning in Numbers and Algebra
2010 - 2010 O desenvolvimento do sentido da multiplicação e divisão de números racionais
Outro
I Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2010 - 2010 A importância dos Modelos no processo de matematização: o caso da multiplicação e divisão de números racionais
Encontro
Encontro Nacional Sociedade Portuguesa de Matemática
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2009 - 2009 O desenvolvimento do sentido da multiplicação e divisão dos números racionais
Seminário
XX Seminário de Investigação em Educação Matemática
2007 - 2007 Dinamizadora da sessão prática Números racionais com sentido para professores do 1.º e 2.º ciclo, no âmbito do 11.º Encontro Regional de Professores de Matemática - LeiriMat 2007: Ensinar Matemática Inovando
Núcleo Regional de Leiria – Associação de Professores de Matemática, Portugal
2007 - 2007 A divisão de números racionais: um estudo de caso no 2.º ciclo
Seminário
XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática
2007 - 2007 A divisão de números racionais
Seminário
Seminário final do Projecto
2007 - 2007 A divisão de números racionais: um estudo de caso no 2.º ciclo
Seminário
Seminário final do Projecto
2007 - 2007 Números racionais com sentido, para professores do 1.º e 2.º ciclo
Encontro
11.º Encontro Regional de Professores de Matemática – LeiriMat 2007: Ensinar Matemática Inovando,
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
2006 - 2006 Dinamizadora da ação de formação Experiências de Aprendizagem no desenvolvimento da Competência Matemática para Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário
2006 - 2006 Dinamizadora da ação de formação: Experiências de Aprendizagem no desenvolvimento da Competência Matemática, para Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário
Outro
2006 - 2006 Dinamizadora da ação de formação Recursos para o Ensino/Aprendizagem da Matemática, para Professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância
Outro
2005 - 2005 O sentido do número: o caso dos decimais e das fracções
Encontro
XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática
2003 - 2003 Coordenadora e dinamizadora da exposição Matemática e Tecnologia
Exposição

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 Arguente do relatório final: A Matemática e a Música: Uma experiência de Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Cláudia Sofia Coelho Duarte (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2018 Presidente do júri de mestrado com o relatório: Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB
Presidente do júri
Joana Filipa Lopes Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 Arguente do relatório: Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB
Arguente
Irina Andreia Ramalho Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 Arguente das provas públicas de avaliação da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação Matemática
Arguente
Paula Cristina Pereira Cardoso de Sousa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 Arguente do relatório: Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o contributo do ensino exploratório no desenvolvimento da capacidade de comunicação matemática
Arguente
Luana Filipa dos Santos Mota (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 Presidente do júri de mestrado, com o relatório: Educação financeira e matemática
Presidente do júri
Alda Maria Silva Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 Arguente do relatório: O ensino e a aprendizagem da multiplicação no 2.º ano de escolaridade
Arguente
Susana Margarida da Silva Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 Presidente do júri, com o relatório: Desenvolvimento do raciocínio estatístico em alunos do 4.º ano de escolaridade na realização de uma investigação estatística
Presidente do júri
Cátia Rodrigues Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 Presidente do júri, com o relatório: Desenvolvimento do pensamento algébrico em Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Mónica Raquel Silva Ramos Alexandre (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 Arguente das provas públicas para atribuição do Título de Especialista em Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos)
Arguente
Nelson Mestrinho (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2015 Arguente das provas públicas para atribuição do Título de Especialista na área de Formação de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico de Matemática
Arguente
Maria Graciosa Nunes Veloso (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 Presidente do júri, com o relatório: Papel da expressão dramática no desenvolvimento de contextos criativos facilitadores da resolução de problemas
Presidente do júri
Ausenda Conceição Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 Presidente do júri, com o relatório: O desenvolvimento do sentido espacial no Pré-Escolar
Presidente do júri
Carina Patrícia Oliveira Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 Arguente do relatório: Ensinar números racionais no 1.º CEB - uma experiência com alunos do 4.º ano em período de transição de documentos curriculares
Arguente
Magda Sofia Lourenço Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013 Arguente da tese de mestrado: Refletindo sobre a Prática Pedagógica. Desenvolvimento do sentido de número num contexto de resolução de problemas de multiplicação e divisão
Arguente
Ana Filipa Gomes da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 Os números racionais, na sua representação por frações, nos primeiros anos de escolaridade
Arguente
Selma Feteira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2006 A multiplicação um conceito em construção
Arguente
Cláudia Sofia Damas Ferreira (Outro)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017 - 2027 XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu
2020 - 2020 IX Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
2020 - 2020 Encontro Internacional de Intervenção Sociocultural e Educativa com Seniores - Lugares para envelheSer Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
2019 - 2019 VII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas
2019 - 2019 VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2019 - 2019 VIII Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
2019 - 2019 Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
2019 - 2019 XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática Castelo Branco
2019 - 2019 VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2019 - 2019 VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
2019 - 2019 Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019
2018 - 2018 VII Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
2018 - 2018 VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
2017 - 2017 VI Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
2017 - 2017 VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
2016 - 2016 Atas do XXVII SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática)
2016 - 2016 V Conferência Internacional, Investigação, Práticas e Contextos em Educação Leiria
2015 - 2015 IV Conferência Internacional, Investigação, Práticas e Contextos em Educação Leiria
2014 - 2014 Atas do EIEM (Encontro de Investigação em Educação Matemática)
2014 - 2014 III Conferência Internacional, Investigação, Práticas e Contextos em Educação Leiria
2013 - 2013 atas do XXIV SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - 2019 Quadrante (2183-2838)
2019 - 2019 Jornal Pro-Posições (1980-6248)
2018 - 2018 Jornal Pro-Posições (1980-6248)
2017 - 2017 Jornal Pro-Posições (1980-6248)
2013 - 2013 Quadrante (2183-2838)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Literacias e Desenvolvimento Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - Atual Matemática e Resolução de Problemas Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - Atual Didática da Matemática U&D Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - Atual Tópicos de Álgebra e Funções Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - Atual Responsável pela unidade curricular e pela elaboração de programas: Seminário Mestrado em Educação Matemática para Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - Atual Responsável pela unidade curricular e pela elaboração de programas: Tópicos de Álgebra e Funções Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - Atual Responsável pela unidade curricular e pela elaboração de programas: Teoria dos Números Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - Atual Responsável pela unidade curricular e pela elaboração de programas: Didática da Matemática Mestrado em Ensino no 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - Atual Responsável pela unidade curricular e pela elaboração de programas: Desenvolvimento Curricular e Avaliação Mestrado em Educação Matemática para Educadores de Infância e Professores do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - Atual Responsável pela unidade curricular e pela elaboração de programas: Números e Álgebra Mestrado em Educação Matemática para Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - Atual Responsável pela unidade curricular e pela elaboração de programas: Geometria e Medida Mestrado em educação Matemática para Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000 - Atual Geometria e Medida Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000 - Atual Prática Pedagógica no 1.º CEB e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (I e II) (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000 - Atual Didática do 1.º CEB Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000 - Atual Didática da Matemática no 2º. CEB (I e II) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000 - Atual Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Matemática Mestrado em Educação Matemática no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000 - Atual Metodologia do Ensino da Matemática Cursos de promoção ao sucesso escolar Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000 - Atual Matemática I, II e III formação inicial de Professores do Ensino Básico e Matemática na formação inicial de Educadores de Infância Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000 - Atual Matemática Aplicada às Ciências Sociais Comunicação Social e Serviço Social Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000 - Atual Informática e Introdução à Informática Relações Humanas e Comunicação no Trabalho Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000 - Atual Instrumentos Aplicados I Turismo Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Dinamizadora do workshop: A resolução de problemas em contexto de sala de aula Cursos de atualização pedagógica, científica ou técnica
2017 - 2017 Dinamizadora da ação de formação: Ensinar Matemática no século XXI - como promover percursos de sucesso para todos/as, para professores do Agrupamento de Escolas Nova Ágora Cursos de atualização pedagógica, científica ou técnica
2017 - 2017 Dinamizadora da ação de formação: Ensinar Matemática no século XXI - como promover percursos de sucesso para todos/as, para professores do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital Cursos de atualização pedagógica, científica ou técnica
2000 - 2016 Natureza da Matemática Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Dinamizadora da ação de formação em Estatísticas da Educação, Módulo I - O ciclo de produção de estatísticas da educação para técnicos dos serviços centrais do Ministério da Educação de S. Tomé e Príncipe Cursos de atualização pedagógica, científica ou técnica
2015 - 2015 Dinamizadora da ação de formação em Estatísticas da Educação, Módulo II - A relevância de recolha dos dados estatísticos nos estabelecimentos de ensino, para gestores escolares de S. Tomé e Príncipe Cursos de atualização pedagógica, científica ou técnica
2014 - 2015 Participação na elaboração de programas de unidades curriculares: Didática do 1.º CEB (I e II); Didática da Matemática (I e II); e Análise Matemática Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Dinamizadora da oficina e formação: Práticas de avaliação em matemática e ciências naturais, para professores do 2.º e 3.º CEB e Secundário Cursos de atualização pedagógica, científica ou técnica
2013 - 2014 Projeto - Mestrado Mestrado em Educação Matemática para Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2005 - 2008 Formadora no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Cursos de formação contínua Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000 - 2000 Metodologia do Ensino da Matemática, na formação complementar de um grupo de professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância (formação em Luanda) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000 - 2000 Matemática Curso de complemento de formação Científico e Pedagógica de Educação de Infância
2000 - 2000 Tecnologias e Informática/Tecnologias da Comunicação e Informação Cursos de formação complementar de Professores.
1998 - 2000 Responsável pela elaboração do Programa de Matemática para o Curso Via de Inserção Profissional - Currículos alternativos, do Centro de Estudos de Fátima. Centro de Estudos de Fátima, Portugal
1993 - 2000 Lecionou Matemática e Ciências da Natureza ao 2.º e 3.º ciclos, Físico-Química ao 3.º ciclo e Matemática Via de Inserção Profissional Centro de Estudos de Fátima, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2012 - Atual Membro da Comissão Científica da Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
2012 - Atual Membro da Comissão Organizadora da Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Membro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Membro da Comissão Científica do V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Membro
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do XXX Seminário de Investigação em educação Matemática (SIEM)
Membro
Grupo de Trabalho de Investigação (GTI), Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do VII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de /em Aulas de Matemática
Membro
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Brasil
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019
Membro
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Organizadora do Seminário: Resolução e formulação de problemas em matemática nos primeiros anos
Membro
2019 - 2019 Membro da Comissão Organizadora das I Jornadas: A (in)disciplina em contexto escolar. Da prática vivenciada à prática desejada - Desafios e reflexões
Membro
2019 - 2019 Membro da Comissão Organizadora da ação de formação: Resolução e formulação de problemas em matemática nos primeiros anos
Membro
2017 - 2017 Membro da Comissão Científica do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM)
Membro
Grupo de Trabalho de Investigação (GTI), Portugal
2017 - 2017 Membro da Comissão Organizadora da ação de formação: Ensinar Matemática no século XXI - como promover percursos de sucesso para todos/as
Membro
2015 - 2017 Membro da Comissão Permanente do NIDE
Membro
2015 - 2015 Membro da Comissão Organizadora do XVIII Encontro Nacional: A matemática nos primeiros anos. Pré, 1.º e 2.º Ciclos
Membro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2015 Membro de comissão organizadora de ações de formação propostas pela Secção de Matemática ao GAFP da ESECS
Membro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2012 Comissão científica do XXII Seminário de Investigação e Educação Matemática
Membro
2011 - 2011 Comissão científica do XXII Seminário de Investigação
Membro
2003 - 2005 Presidente da comissão do Núcleo Regional de Leiria - Associação de Professores de Matemática
Presidente / Vice-presidente
2002 - 2005 Membro da comissão do Núcleo Regional de Leiria – Associação de Professores de Matemática
Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016 - Atual Coordenação e moderação do painel: A prática dos professores: planificação e discussão coletiva na sala de aula, no Espaço GTI (Grupo de Trabalho de Investigação), no XXVII SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática), promovido pelo GTI da APM (Associação de Professores de Matemática)
2016 - Atual Participação no painel: A criatividade nas práticas dos professores, numa plenária no 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, promovido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2014 - Atual Relator do processo de avaliação do desempenho de professores.
2012 - Atual Participação no júri para seleção de candidatos a cursos de pós-graduação.
2017 - 2017 Participação no Painel Partilha de Práticas com a comunicação: Se a Professora ainda não deu a matéria como é que quer que eu responda?, nas II Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria.
Distinções

Outra distinção

2000 Diploma de Mérito
Comissão Portuguesa - Centro de Educação, Portugal