Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Hélia Gonçalves Pinto
Nomes de citação
- Pinto, Hélia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B211-F250-98AF
- ORCID iD
- 0000-0002-7891-2523
Endereços de correio eletrónico
- helia.pinto@ipleiria.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 244829400 (Profissional)
Moradas
- Rª Dr. João Soares - Porto Moniz, 2400-448, Leiria, Leiria, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011
Concluído
|
Doutoramento no ramo de Educação na especialidade de Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2005
Concluído
|
Mestrado em Ensino das Ciências - Especialidade Ensino da Matemática (Mestrado)
Especialização em Ensino da Matemática
Universidade Aberta, Portugal
"O Número Racional no 2.º Ciclo do Ensino Básico no contexto da Matemática Realista" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2000
Concluído
|
Matemática Pura e Aplicada (Pós-Graduação)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
|
1995
Concluído
|
Professores do Ensino Básico 2.º Ciclo Variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Especialização em Educação
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico de Leiria, Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Portugal, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal | ||
2015 - 2018 | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico de Leiria (NIDE - Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação), Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2000 - 2011 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Avaliadora/Relatora da docente Raquel Santos | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2019 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2017 - Atual | Coordenadora do Centro de Estudos em Educação e Inovação (Ci&DEI) do Politécnico de Leiria | Instituto Politécnico de Leiria, Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Portugal, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria, Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Portugal, Portugal | ||
2012 - Atual | Membro da Comissão Organizadora da Conferência Internacional Investigação, Contextos e Práticas em Educação | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | ||
2012 - Atual | Coordenadora do Grupo de Trabalho - O professor como investigador, do GTI (APM) | Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal |
2010 - Atual | Elemento da comissão coordenadora do Grupo de Investigação e Trabalho da Associação de Professores de Matemática | Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal |
2009 - Atual | Colaboradora do UIDEF do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2008 - Atual | Membro do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação do Instituto Politécnico de Leiria tendo integrado o Projeto Sucesso escolar e formação contínua de professores no 1.º ciclo | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria (NIDE - Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação), Portugal | ||
2000 - Atual | Membro da comissão organizadora do curso de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2021 - 2021 | Avaliadora/Relatora da docente Eulália dos Santos | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2021 - 2021 | Avaliadora/Relatora da docente Ana Águas | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2017 - 2019 | Membro do júri de seleção de candidatos ao Mestrado em Ensino no 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2015 - 2019 | Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino no 1º. CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2013 - 2019 | Redatora de relatórios e pareceres para convite de docentes equiparados, quer enquanto coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências da Natureza, quer enquanto coordenadora da secção de MAT. | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2012 - 2019 | Coordenadora do curso de Mestrado em Educação Matemática para Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2013 - 2017 | Responsável pelo Laboratório de Matemática | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2013 - 2016 | Relatora da docente Elsa Inácio de Oliveira | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2012 - 2016 | Coordenadora da secção de Matemática do Departamento de Matemática e Ciências da Natureza | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2012 - 2016 | Membro da Comissão Científica do Mestrado em Educação Matemática para Educadores de Infância e professores do 1.º ciclo | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2013 - 2015 | Presidente do júri de seleção dos candidatos ao mestrado em Educação Matemática para Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2007 - 2009 | Membro do Research Group DIFMAT do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa | Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
2003 - 2007 | Membro da Rede de Investigação Inter-Centros (RIC) do Centro de Investigação em Educação | Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
1993 - 2000 | Professora cooperante da Prática Pedagógica de Ciências da Natureza e Matemática | Centro de Estudos de Fátima, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | ||
1997 - 1998 | Responsável pela elaboração do projeto, criação e dinamização do Clube de Matemática do Centro de Estudos de Fátima | Centro de Estudos de Fátima, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Membro do Conselho Geral | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2021 - Atual | Coordenadora do curso de Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2021 - Atual | Coordenadora da Comissão Científica do Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
1993 - 2000 | Professora do 2.º e 3.º Ciclo | Centro de Estudos de Fátima, Portugal |
1992 - 1993 | Professora do 1.º CEB | EB1 de Caxinas – Vila do Conde e EB1 de Valongo, Portugal |
1991 - 1992 | Professora do 3.º CEB e Secundário | Escola Secundária de Ourém, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007 - 2007/12 | Number sense development: curricular demands and perspectives | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2005 - 2006/12 | Number sense development: curricular demands and perspectives | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007 - 2011/09/30 | O desenvolvimento do sentido do número racional no contexto da multiplicação e divisão de números faccionários
SFRH/BD/38237/2007
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022 | Collective discussion in an exploratory class on rational numbers: the case of teacher Ana | Mathematics Education Thematic Interest Group of the ETEN
(Áustria)
|
2022 | Equal sharing in the learning of rational numbers in a 5th grade class | Mathematics Education Thematic Interest Group of the ETEN
(Áustria)
|
2021 | O sentido espacial na creche: a torre de cubos | International Conference on Multidisciplinary Research (CMR)
(Portugal)
|
2021 | A resolução de problemas em contexto de ensino exploratório, numa turma do 2.º ano de escolaridade | International Conference on Multidisciplinary Research (CMR)
(Portugal)
|
2017 | A importância da discussão coletiva num contexto de ensino exploratório | VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
|
2017 | Desafios 2012 | VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
|
2017 | O conhecimento matemático dos futuros professores | Jornada - Percursos e reflexos
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
|
2016 | Projetos: Desafios e Matematrix | XXIII Jornadas da Prática Profissional Ensino-Aprendizagem da Matemática e Ciências Naturais, promovidas pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
2016 | Projeto: Conhecimento matemático dos futuros professores dos primeiros anos | XXIII Jornadas da Prática Profissional Ensino-Aprendizagem da Matemática e Ciências Naturais, promovidas pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
2016 | Números Racionais no 1.º CEB | XXIII Jornadas da Prática Profissional Ensino-Aprendizagem da Matemática e Ciências Naturais, promovidas pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
2016 | O concurso DESAFIOS e o desenvolvimento da criatividade | 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, promovido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
2015 | O ensino de frações – conhecimento de futuros professores do ensino básico | Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, promovida pelo EMeLP, uma organização internacional, filiada à International Commission on Mathematical Instruction – ICMI |
2015 | Números Racionais não negativos nos primeiros anos | XVIII Encontro Nacional “A matemática nos primeiros anos 2015”. Encontro anual de professores do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclo do Ensino Básico”, promovido pela Associação de Professores de Matemática |
2015 | Matemática no dia-a-dia | Sessão Especial A Matemática com pais e filhos, no XVIII Encontro Nacional “A matemática nos primeiros anos 2015”. Encontro anual de professores do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclo do Ensino Básico”, promovido pela Associação de Professores de Matemática |
2014 | O ensino e a aprendizagem de números racionais não negativos em contextos significativos | XVII Encontro Nacional “A matemática nos primeiros anos 2014”. Encontro anual de professores do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclo do Ensino Básico |
2014 | Contextos significativos no ensino e a aprendizagem dos números racionais não negativos | VII Encontro Nacional “A matemática nos primeiros anos 2014. Encontro anual de professores do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclo do Ensino Básico |
2013 | Contributos para uma reflexão contínua sobre a Matemática no Ensino Básico: Números Racionais | Centro de Formação de Associação de Escolas da Zona Oriental do Concelho de Loures |
2013 | Metas Curriculares e os Manuais Escolares | ProfMat 2013, encontro anual de Professores de Matemática |
2013 | Tarefas exploratórias para o ensino e aprendizagem de Números Racionais | XVI encontro Nacional “A matemática nos primeiros anos. Encontro anual de professores do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclo do Ensino Básico |
2012 | Abordagem exploratória dos diferentes significados da multiplicação e da divisão de números racionais | Núcleo Regional de Bragança da Associação de Professores de Matemática |
2012 | Os diferentes significados da multiplicação e da divisão de números racionais no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo e sentido da operação | 16º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat |
2012 | A Matemática no dia-a-dia | Serão com a Matemática, promovido pelo Agrupamento de Escolas da Batalha |
2012 | Como estamos de raciocínio espacial: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos | ProfMat 2012, encontro anual de professores de Matemática, promovido pela Associação de Professores de Matemática |
2012 | Alguns aspetos críticos para futuros professores dos primeiros anos no âmbito da geometria - potencialidades para a formação | III encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º CEB |
2007 | A divisão de números racionais: um estudo de caso no 2.º ciclo | XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2007 | A divisão de números racionais, no Seminário final do Projeto Desenvolvendo o Sentido do Número | Perspetivas e exigências curriculares |
2005 | O sentido do número: o caso dos decimais e das frações | XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - Atual | Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2022 - 2022 | (Re)significar a educação de infância e primeiro ciclo do ensino básico: a resolução de problemas no desenvolvimento do sentido
de número
Orientador de Ana Carolina Fortes das Neves Dias Ferreira
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | Percurso de experiências e aprendizagens em contexto de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O espaço
exterior como potenciador de aprendizagem: conceções e práticas educativas dos educadores de infância e dos professores de
1.º CEB.
Coorientador de Ana Margarida Areias Guerreiro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | Uma Prática Pedagógica reflexiva para aprender a ensinar. O contributo do teste escrito em duas fases no processo de ensino
e aprendizagem
Coorientador de Ana Graça
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | Uma Prática Pedagógica reflexiva para aprender a ensinar. O contributo do teste escrito em duas fases no processo de ensino
e aprendizagem
Orientador
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 - 2021 | Peculiaridades do sonho de ser educadora e professora: desafios de um estágio excecional no 1º CEB, em tempo de pandemia Covid-19.
Orientador de Joana Margarida Bernardes Primor
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 - 2021 | Refletindo sobre o meu percurso na Prática Pedagógica: o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino
exploratório
Orientador de Catarina Alexandra Santos da Costa
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Multiplicação de números racionais
no 4.º ano de escolaridade em contexto de ensino exploratório.
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2019 - 2019 | Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. A partilha equitativa
no ensino e aprendizagem dos números racionais no 4.º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2019 - 2019 | Uma reflexão de um percurso pelo 1.º e 2.º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6.º ano de escolaridade
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2019 - 2019 | Um caminho de aprendizagens ao longo da Prática Pedagógica. Contributos da documentação pedagógica em contextos de Educação
de Infância
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2018 - 2018 | Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico - Educação Financeira nas aulas de
Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridade
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 - 2018 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas
significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 4.º ano
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O conceito de número racional à entrada do 5.º
ano de escolaridade
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Peculiaridades de uma viagem inédita: ser professora. As tarefas de partilha equitativa na compreensão significativa do conceito
de fração no 3.º ano de escolaridade.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas de partilha equitativa
na aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 5.º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: O professor e o desenvolvimento da Comunicação Matemática de uma turma do 5.ºano. Investigação
sobre a própria prática.
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Desafios 2012: a noção de número racional em alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Professor, alunos, mais do que uma relação pedagógica
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB. Conceções dos alunos de 1.º e 2.º CEB sobre o papel do professor
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. As ideias dos alunos do 3.ºano de
escolaridade sobre Seres Vivos
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | A Aprendizagem da multiplicação num contexto de ensino exploratório
Orientador
|
Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | O Ensino e a aprendizagem das frações no 2.º ano de escolaridade num contexto de ensino exploratório
Orientador
|
Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | Um Olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º CEB aliado a um Ensaio Investigativo sobre Educação Sexual
na Escola
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | Efeito do trabalho de projeto na abordagem da estatística nas atitudes face à matemática de alunos do 6.º ano de escolaridade
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | Refletindo sobre a Prática Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O professor reflexivo e o trabalho cooperativo no 1.º CEB | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico : a escrita criativa como motivação
para escrever
Coorientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica. Conceções de poesia e produções poéticas dos alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade
Coorientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Editor de Atas da XI Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação (2022 - 2022)
Conferência
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2021 - 2021 | Editor de Atas da X Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação (2021 - 2021)
Conferência
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2020 - 2020 | Editor de Atas da IX Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação. (2020 - 2020)
Conferência
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2019 - 2019 | Editora de atas do XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática (2019 - 2019)
Seminário (Outra)
|
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal |
2019 - 2019 | Editora de atas da VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2019 - 2019)
Conferência (Outra)
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2019 - 2019 | Organizadora do workshop: A resolução de problemas em contexto de sala de aula (2019 - 2019)
Oficina (workshop)
|
|
2019 - 2019 | Organizadora das I Jornadas: A (in)disciplina em contexto escolar. Da prática vivenciada à prática desejada - Desafios e reflexões (2019 - 2019) | |
2018 - 2018 | Editora de atas da VII Editora de atas da VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2018 - 2018)
Conferência (Outra)
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2017 - 2017 | Editora de atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (2017 - 2017)
Seminário (Outra)
|
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal |
2017 - 2017 | Editora de atas da VI Editora de atas da VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2017 - 2017)
Conferência (Outra)
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2017 - 2017 | Organizadora da ação de formação: Ensinar Matemática no século XXI - como promover percursos de sucesso para todos/as (2017 - 2017) | |
2016 - 2016 | Editora das Atas da V Conferência Internacional, Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2016 - 2016)
Conferência
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2015 - 2015 | Editora das atas da IV Conferência Internacional, Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2015 - 2015)
Conferência
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2014 - 2014 | Editora das atas da III Conferência Internacional, Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2014 - 2014)
Conferência
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2012 - 2012 | Encontro anual de Professores de Matemática - ProfMat 2012 (2012 - 2012)
Encontro (Coorganizador)
|
|
2011 - 2011 | XXII Seminário de Investigação e Educação Matemática e respetivas atas (2011 - 2011)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2008 - 2008 | XVII Encontro de Investigação em Educação Matemática, subordinado ao tema Tecnologias e Educação Matemática e respetivas atas (2008 - 2008)
Encontro (Coorganizador)
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2005 - 2005 | Coorganizadora e dinamizadora da exposição: Jogos do Mundo (2005 - 2005)
Exposição (Coorganizador)
|
|
2004 - 2004 | Coorganizadora e dinamizadora do V Fórum de Matemática subordinado ao tema: Problemas atuais e desafios para a Educação Matemática (2004 - 2004) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2004 - 2004 | Coorganizadora e dinamizadora das Semanas Matemáticas e Jogos (2004 - 2004) | |
2003 - 2003 | Coorganizadora e dinamizadora da LeiriMat10 (2003 - 2003) | |
2003 - 2003 | XIV Seminário de Investigação em Educação Matemática e respetivas atas (2003 - 2003)
Seminário
|
|
2000 - 2000 | Orientadora e dinamizadora da participação de alunos na atividade: A Europa na Escola (2000 - 2000) | |
2000 - 2000 | Responsável pelo Seminário da Profissionalização em Serviço de Professores de Matemática sobre Natureza da Matemática (2000 - 2000)
Seminário
|
|
1998 - 2000 | Orientadora e dinamizadora da participação dos alunos no campeonato português de cálculo mental: Jogo do 24 (1998 - 2000)
Concurso
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2012 - Atual | Problems of context in the process of mathematization: the case of the division as isomorphism of measures - measure
Congresso
|
12th International Congress on Mathematical Education. Topic Study Group 21 |
2000 - Atual | Coorganizadora e codinamizadora do projeto Desafios Matemáticos (para alunos do 4.º ano do distrito de Leiria)
Outro
|
Desafios matemáticos
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Núcleo Regional de Leiria – Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2000 - Atual | Coorganizadora e codinamizadora do Atelier de Matemática (comemorações do Dia Mundial da Criança)
Outro
|
Atelier de Matemática
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Apresentação da comunicação: As tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais no 4.º ano de escolaridade,
num contexto de ensino exploratório
Conferência
|
VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Apresentação da comunicação: Potencialidades e limitações da discussão coletiva em contexto de ensino exploratório no ensino
e aprendizagem dos números racionais
Conferência
|
VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Apresentação da comunicação: Avaliação em Matemática - Testes construídos, parcialmente, pelos alunos - Histórias de Sala
de Aula
Conferência
|
VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Apresentação da comunicação: A comunicação escrita na resolução de problemas - um estudo com alunos do 6.º ano
Conferência
|
VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Apresentação da comunicação: À procura da regra... História de uma investigação matemática em sala de aula
Conferência
|
VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Apresentação da comunicação: Teste escrito em duas fases no 2.º CEB - o caso do 6.º ano
Conferência
|
VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Apresentação da comunicação: Partilha equitativa no Ensino e Aprendizagem de Números Racionais
Conferência
|
VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Dinamizadora das I Jornadas: A (in)disciplina em contexto escolar - Desafios e reflexões para professores do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria | |
2019 - 2019 | Membro da equipa dinamizadora da Bright Fridays, no Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus | |
2013 - 2019 | Membro da equipa dinamizadora do projeto Matematrix - Motivar para a Matemática no 1.º ciclo |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2013 - 2019 | Membro da equipa dinamizadora do projeto Desafios 1.º CEB |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2013 - 2019 | Membro da equipa dinamizadora do projeto Desafios 2.º CEB |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 - 2018 | Apresentação da comunicação: O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação - o caso da organização
e tratamento de dados
Conferência
|
VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Apresentação da comunicação: As representações dos alunos na resolução de tarefas de partilha equitativa
Conferência
|
VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Apresentação da comunicação: O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos - o caso dos números racionais
Conferência
|
VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Apresentação da comunicação: Estratégias e dificuldades dos alunos no ensino e aprendizagem dos números racionais no 5.º ano
de escolaridade, num contexto de ensino exploratório
Conferência
|
VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Apresentação da comunicação: O conhecimento matemático de futuros professores - o caso da geometria
Conferência
|
VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Participação no painel: A criatividade nas práticas dos professores
Encontro
|
4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação da comunicação: O concurso DESAFIOS e o desenvolvimento da criatividade
Encontro
|
4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação da comunicação: O ensino e aprendizagem da da multiplicação num contexto de ensino exploratório
Conferência
|
V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação da comunicação: Erros e dificuldades de alunos do 3.º ano do 1.º CEB na Organização e Tratamento de Dados
Conferência
|
V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação ca comunicação: Trabalho Cooperativo no 1.º CEB: Dificuldades, Estratégias e Aprendizagens Sociais
Conferência
|
V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação da comunicação: A fração no 1.º CEB: uma experiência educativa
Conferência
|
V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação da comunicação: Uma abordagem às frações impróprias no 1.º CEB
Conferência
|
V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação da comunicação: estratégias e dificuldades dos alunos aquando da exploração de simetrias de reflexão
Conferência
|
V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação da sessão prática: Números Racionais no 1.º CEB | XXIII Jornadas da Prática Profissional Ensino-Aprendizagem da Matemática e Ciências Naturais
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação da comunicação: Projeto: Conhecimento matemático dos futuros professores dos primeiros anos | XXIII Jornadas da Prática Profissional Ensino-Aprendizagem da Matemática e Ciências Naturais
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação da comunicação: Projetos: Desafios e Matematrix | XXIII Jornadas da Prática Profissional Ensino-Aprendizagem da Matemática e Ciências Naturais
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | Coordenação e moderação do painel: A prática dos professores: planificação e discussão coletiva na sala de aula, no Espaço
GTI (Grupo de Trabalho de Investigação)
Seminário
|
XXVII SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática
Grupo de Trabalho de Investigação (GTI), Portugal
|
2015 - 2015 | Apresentação da comunicação: Matemática no dia a dia
Encontro
|
XVIII Encontro Nacional A matemática nos primeiros anos 2015
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | Apresentação da Conferência Plenária: Números Racionais não negativos nos primeiros anos
Encontro
|
XVIII Encontro Nacional A matemática nos primeiros anos 2015
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
|
2014 - 2014 | Apresentação da comunicação: Contextos significativos no ensino e a aprendizagem dos números racionais não negativos
Encontro
|
XVII Encontro Nacional A matemática nos primeiros anos
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
|
2014 - 2014 | Dinamização da sessão prática: O ensino e a aprendizagem de números racionais não negativos em contextos significativos
Encontro
|
XVII Encontro Nacional A matemática nos primeiros anos 2014
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
|
2013 - 2013 | Apresentação da conferência temática: Ensino e aprendizagem de números racionais: significados da fração, multiplicação e
divisão
Encontro
|
XVI Encontro Nacional A matemática nos primeiros anos
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
|
2013 - 2013 | Dinamização da sessão prática Tarefas exploratórias para o ensino e aprendizagem de Números Racionais
Encontro
|
XVI encontro Nacional A matemática nos primeiros anos
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
|
2012 - 2012 | Dinamizadora da ação de formação Lesson Study - Das práticas profissionais dos professores de matemática às aprendizagens dos alunos” para professores de Matemática do Ensino Básico | |
2012 - 2012 | Dinamizadora da sessão prática Abordagem exploratória dos diferentes significados da multiplicação e da divisão de números racionais, 16.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat 2012 | |
2012 - 2012 | Coorganizadora do XXII Seminário de Investigação e Educação Matemática e respetivas atas
Seminário
|
XXII Seminário de Investigação e Educação Matemática |
2012 - 2012 | Tarefas em contextos significativos no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo
Encontro
|
XXII Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de Ensino da Matemática |
2012 - 2012 | Divisão de números racionais: o caso da divisão como medida
Conferência
|
I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2012 - 2012 | Os diferentes significados da multiplicação e da divisão de números racionais no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo
e sentido de operação
Conferência
|
Conferência Plenária apresentada no 16.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat 2012 |
2012 - 2012 | O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais: a divisão como produto de medidas
Seminário
|
Conferência Plenária apresentada no XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2011 - 2011 | Moderadora de uma sessão, no Seminário Final do Projeto IMLNA, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Seminário
|
Projeto IMLNA |
2011 - 2011 | Dinamizadora da sessão prática Os diferentes significados das frações, no XIV Encontro Nacional A Matemática nos primeiros anos Pré, 1.º e 2.º ciclo, organizado pelos Grupos de Trabalho do 1.º e 2.º ciclo e Núcleos de Viseu da APM |
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
|
2011 - 2011 | Dinamizadora da ação subordinada ao tema As Isometrias e Simetrias no Novo Programa de Matemática do 2.º ciclo, para professores do 2.º ciclo (Leiria, Ílhavo, Lisboa) | |
2011 - 2011 | O sentido de número de futuros professores do 1.º Ciclo
Seminário
|
Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2010 - 2011 | Dinamizadora da ação subordinada ao tema O Novo Programa de Matemática de Ensino Básico¿ para professores do 2.º ciclo (Ourém, Fátima, Santa Maria da Feira) | |
2010 - 2010 | A importância dos modelos no processo de matematização: o caso da divisão de números racionais
Seminário
|
Seminário do Projeto IMLNA – Improving Mathematics Learning in Numbers and Algebra |
2010 - 2010 | O desenvolvimento do sentido da multiplicação e divisão de números racionais
Outro
|
I Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2010 | A importância dos Modelos no processo de matematização: o caso da multiplicação e divisão de números racionais
Encontro
|
Encontro Nacional Sociedade Portuguesa de Matemática
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2009 - 2009 | O desenvolvimento do sentido da multiplicação e divisão dos números racionais
Seminário
|
XX Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2007 - 2007 | Dinamizadora da sessão prática Números racionais com sentido para professores do 1.º e 2.º ciclo, no âmbito do 11.º Encontro Regional de Professores de Matemática - LeiriMat 2007: Ensinar Matemática Inovando |
Núcleo Regional de Leiria – Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2007 - 2007 | A divisão de números racionais: um estudo de caso no 2.º ciclo
Seminário
|
XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2007 - 2007 | A divisão de números racionais
Seminário
|
Seminário final do Projecto |
2007 - 2007 | A divisão de números racionais: um estudo de caso no 2.º ciclo
Seminário
|
Seminário final do Projecto |
2007 - 2007 | Números racionais com sentido, para professores do 1.º e 2.º ciclo
Encontro
|
11.º Encontro Regional de Professores de Matemática – LeiriMat 2007: Ensinar Matemática Inovando,
Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal
|
2006 - 2006 | Dinamizadora da ação de formação Experiências de Aprendizagem no desenvolvimento da Competência Matemática para Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário | |
2006 - 2006 | Dinamizadora da ação de formação: Experiências de Aprendizagem no desenvolvimento da Competência Matemática, para Professores
de Matemática do Ensino Básico e Secundário
Outro
|
|
2006 - 2006 | Dinamizadora da ação de formação Recursos para o Ensino/Aprendizagem da Matemática, para Professores do 1.º Ciclo e Educadores
de Infância
Outro
|
|
2005 - 2005 | O sentido do número: o caso dos decimais e das fracções
Encontro
|
XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática |
2003 - 2003 | Coordenadora e dinamizadora da exposição Matemática e Tecnologia
Exposição
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 | Arguente das provas públicas de avaliação do Relatório de Mestrado “O ensino à distância e o seu impacto na prática supervisionada no 1.º CEB na perspetiva dos estudantes” | Bárbara Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2022 | Arguente das provas públicas de avaliação do Relatório de Mestrado “Organizações pedagógicas da educação não escolar: interlocuções
para além da escola”,
Arguente
|
Vanessa Salete Pescador (Mestrado)
Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil
|
2022 | Arguente das provas públicas de avaliação da Tese de Doutoramento “Desenvolver a compreensão dos números racionais: uma experiência
de ensino no 5.º ano de escolaridade”
Arguente
|
Sofia Isabel Andrade Graça (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 | Materiais Manipuláveis e Aprendizagem Matemática no Âmbito da Educação Especial: Revisão Sistemática da Literatura
Arguente
|
Elsa Sofia Gaspar Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 | Arguente das provas públicas de avaliação do Relatório de Mestrado “Ser educadora de infância: percurso(s) de aprendizagem
e de partilha(s) em creche e em jardim de infância"
Arguente
|
Mariana Sofia Ferreira Catarino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 | Arguente das provas públicas de avaliação de Tese de Doutoramento “Desenvolver a Educação para a Sustentabilidade Ambiental
na Formação de Futuros Professores de Matemática do 2.º Ciclo em Angola”
Arguente
|
Paxe Nelson Cesareira de Amazonas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 | Arguente das provas públicas de avaliação do Relatório de Mestrado “O uso de distintas ferramentas na aprendizagem da OTD
(área da matemática) na Educação Pré-Escolar”
Arguente
|
Joana Catarina Santos Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
|
2019 | Arguente do relatório final: A Matemática e a Música: Uma experiência de Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Cláudia Sofia Coelho Duarte (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 | Presidente do júri de mestrado com o relatório: Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as
ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB
Presidente do júri
|
Joana Filipa Lopes Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 | Arguente do relatório: Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB
Arguente
|
Irina Andreia Ramalho Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 | Arguente das provas públicas de avaliação da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação Matemática
Arguente
|
Paula Cristina Pereira Cardoso de Sousa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016 | Arguente do relatório: Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o contributo do ensino exploratório no desenvolvimento da capacidade
de comunicação matemática
Arguente
|
Luana Filipa dos Santos Mota (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 | Presidente do júri de mestrado, com o relatório: Educação financeira e matemática
Presidente do júri
|
Alda Maria Silva Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 | Arguente do relatório: O ensino e a aprendizagem da multiplicação no 2.º ano de escolaridade
Arguente
|
Susana Margarida da Silva Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 | Presidente do júri, com o relatório: Desenvolvimento do raciocínio estatístico em alunos do 4.º ano de escolaridade na realização
de uma investigação estatística
Presidente do júri
|
Cátia Rodrigues Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 | Presidente do júri, com o relatório: Desenvolvimento do pensamento algébrico em Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Mónica Raquel Silva Ramos Alexandre (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 | Arguente das provas públicas para atribuição do Título de Especialista em Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e
2.º Ciclos)
Arguente
|
Nelson Mestrinho (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2015 | Arguente das provas públicas para atribuição do Título de Especialista na área de Formação de Educadores de Infância e de
Professores do Ensino Básico de Matemática
Arguente
|
Maria Graciosa Nunes Veloso (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2014 | Presidente do júri, com o relatório: Papel da expressão dramática no desenvolvimento de contextos criativos facilitadores
da resolução de problemas
Presidente do júri
|
Ausenda Conceição Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2014 | Presidente do júri, com o relatório: O desenvolvimento do sentido espacial no Pré-Escolar
Presidente do júri
|
Carina Patrícia Oliveira Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2013 | Arguente do relatório: Ensinar números racionais no 1.º CEB - uma experiência com alunos do 4.º ano em período de transição
de documentos curriculares
Arguente
|
Magda Sofia Lourenço Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 | Arguente da tese de mestrado: Refletindo sobre a Prática Pedagógica. Desenvolvimento do sentido de número num contexto de
resolução de problemas de multiplicação e divisão
Arguente
|
Ana Filipa Gomes da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2012 | Os números racionais, na sua representação por frações, nos primeiros anos de escolaridade
Arguente
|
Selma Feteira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2006 | A multiplicação um conceito em construção
Arguente
|
Cláudia Sofia Damas Ferreira (Outro)
Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2017 - 2027 | XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
2020 - 2020 | IX Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria |
2020 - 2020 | Encontro Internacional de Intervenção Sociocultural e Educativa com Seniores - Lugares para envelheSer | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria |
2019 - 2019 | VII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática | Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas |
2019 - 2019 | VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
2019 - 2019 | VIII Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria |
2019 - 2019 | Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
2019 - 2019 | XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática | Castelo Branco |
2019 - 2019 | VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
2019 - 2019 | VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria |
2019 - 2019 | Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 | |
2018 - 2018 | VII Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria |
2018 - 2018 | VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria |
2017 - 2017 | VI Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria |
2017 - 2017 | VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria |
2016 - 2016 | Atas do XXVII SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática) | |
2016 - 2016 | V Conferência Internacional, Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Leiria |
2015 - 2015 | IV Conferência Internacional, Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Leiria |
2014 - 2014 | Atas do EIEM (Encontro de Investigação em Educação Matemática) | |
2014 - 2014 | III Conferência Internacional, Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Leiria |
2013 - 2013 | atas do XXIV SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Quadrante (2183-2838) | |
2019 - 2019 | Jornal Pro-Posições (1980-6248) | |
2018 - 2018 | Jornal Pro-Posições (1980-6248) | |
2017 - 2017 | Jornal Pro-Posições (1980-6248) | |
2013 - 2013 | Quadrante (2183-2838) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | Redatora de relatórios e pareceres para convite de docentes equiparados. | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | Literacias e Desenvolvimento | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | |
2017 - Atual | Matemática e Resolução de Problemas | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | |
2016 - Atual | Didática da Matemática U&D | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | |
2014 - Atual | Tópicos de Álgebra e Funções | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | |
2013 - Atual | Responsável pela unidade curricular e pela elaboração de programas: Seminário | Mestrado em Educação Matemática para Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2012 - Atual | Responsável pela unidade curricular e pela elaboração de programas: Tópicos de Álgebra e Funções | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2012 - Atual | Responsável pela unidade curricular e pela elaboração de programas: Teoria dos Números | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2012 - Atual | Responsável pela unidade curricular e pela elaboração de programas: Didática da Matemática | Mestrado em Ensino no 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2012 - Atual | Responsável pela unidade curricular e pela elaboração de programas: Desenvolvimento Curricular e Avaliação | Mestrado em Educação Matemática para Educadores de Infância e Professores do 1.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2012 - Atual | Responsável pela unidade curricular e pela elaboração de programas: Números e Álgebra | Mestrado em Educação Matemática para Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2012 - Atual | Responsável pela unidade curricular e pela elaboração de programas: Geometria e Medida | Mestrado em educação Matemática para Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2000 - Atual | Geometria e Medida | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | |
2000 - Atual | Prática Pedagógica no 1.º CEB e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (I e II) | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2000 - Atual | Didática do 1.º CEB | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | |
2000 - Atual | Didática da Matemática no 2º. CEB (I e II) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | |
2000 - Atual | Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Matemática | Mestrado em Educação Matemática no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2000 - Atual | Metodologia do Ensino da Matemática | Cursos de promoção ao sucesso escolar | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2000 - Atual | Matemática I, II e III | formação inicial de Professores do Ensino Básico e Matemática na formação inicial de Educadores de Infância | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2000 - Atual | Matemática Aplicada às Ciências Sociais | Comunicação Social e Serviço Social | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2000 - Atual | Informática e Introdução à Informática | Relações Humanas e Comunicação no Trabalho | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2000 - Atual | Instrumentos Aplicados I | Turismo | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2019 - 2019 | Dinamizadora do workshop: A resolução de problemas em contexto de sala de aula | Cursos de atualização pedagógica, científica ou técnica | |
2017 - 2017 | Dinamizadora da ação de formação: Ensinar Matemática no século XXI - como promover percursos de sucesso para todos/as, para professores do Agrupamento de Escolas Nova Ágora | Cursos de atualização pedagógica, científica ou técnica | |
2017 - 2017 | Dinamizadora da ação de formação: Ensinar Matemática no século XXI - como promover percursos de sucesso para todos/as, para professores do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital | Cursos de atualização pedagógica, científica ou técnica | |
2000 - 2016 | Natureza da Matemática | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | |
2015 - 2015 | Dinamizadora da ação de formação em Estatísticas da Educação, Módulo I - O ciclo de produção de estatísticas da educação para técnicos dos serviços centrais do Ministério da Educação de S. Tomé e Príncipe | Cursos de atualização pedagógica, científica ou técnica | |
2015 - 2015 | Dinamizadora da ação de formação em Estatísticas da Educação, Módulo II - A relevância de recolha dos dados estatísticos nos estabelecimentos de ensino, para gestores escolares de S. Tomé e Príncipe | Cursos de atualização pedagógica, científica ou técnica | |
2014 - 2015 | Participação na elaboração de programas de unidades curriculares: Didática do 1.º CEB (I e II); Didática da Matemática (I e II); e Análise Matemática | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | |
2014 - 2014 | Dinamizadora da oficina e formação: Práticas de avaliação em matemática e ciências naturais, para professores do 2.º e 3.º CEB e Secundário | Cursos de atualização pedagógica, científica ou técnica | |
2013 - 2014 | Projeto - Mestrado | Mestrado em Educação Matemática para Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2005 - 2008 | Formadora no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | Cursos de formação contínua | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2000 - 2000 | Metodologia do Ensino da Matemática, na formação complementar de um grupo de professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância (formação em Luanda) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | |
2000 - 2000 | Matemática | Curso de complemento de formação Científico e Pedagógica de Educação de Infância | |
2000 - 2000 | Tecnologias e Informática/Tecnologias da Comunicação e Informação | Cursos de formação complementar de Professores. | |
1998 - 2000 | Responsável pela elaboração do Programa de Matemática para o Curso Via de Inserção Profissional - Currículos alternativos, do Centro de Estudos de Fátima. | Centro de Estudos de Fátima, Portugal | |
1993 - 2000 | Lecionou Matemática e Ciências da Natureza ao 2.º e 3.º ciclos, Físico-Química ao 3.º ciclo e Matemática | Via de Inserção Profissional | Centro de Estudos de Fátima, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro de Comissão Científica do ENCONTRO INTERNACIONAL “INOVAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA E DAS CIÊNCIAS 2022
Membro
|
|
2022 - Atual | Membro da Comissão Organizadora do XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Associação de Professores de Matemática
(APM)
Membro
|
|
2012 - Atual | Membro da Comissão Científica da Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação | |
2012 - Atual | Membro da Comissão Organizadora da Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Científica do Encontro Internacional Inovação No Ensino Da Matemática e das Ciências 2022
Membro
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Científica do VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE)
Membro
|
|
2022 - 2022 | Membro da Comissão Científica da XI Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE)
Membro
|
|
2022 - 2022 | Membro da Comissão Organizadora do Seminário “Resolução e Formulação de Problemas em Matemática nos primeiros anos”
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Organizadora da XI Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE)
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Organizadora do VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE)
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Organizadora do concurso Desafios Matemáticos 1.º e 2.º ciclos
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Organizadora do Seminário “A Resolução de Problemas nos Primeiros Anos”
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Científica do V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Membro
|
|
2021 - 2021 | Membro da Comissão Científica do V Encontro Nacional de Jovens Investigadores (ENJIE)
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Científica da International Conference on Multidisciplinary Research (CMR)
Membro
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Científica da X Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE)
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Organizadora do XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Associação de Professores de Matemática
(APM)
Membro
|
|
2021 - 2021 | Membro da Comissão Organizadora da X Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE)
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Organizadora da 3.ª Sessão do Ciclo de Ações Formativas, no âmbito da temática “Projetos de Investigação:
Investigação Baseada em Design (IBD)”
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria, Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Portugal, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Científica do 9.º Congresso Olhares sobre a Educação
Membro
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Organizadora da X Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE)
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2020 - 2020 | Membro da Comissão Científica da IX Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE)
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2020 - 2020 | Membro da Comissão Organizadora da IX Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE)
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2019 - 2019 | Membro da Comissão Científica do XXX Seminário de Investigação em educação Matemática (SIEM)
Membro
|
Grupo de Trabalho de Investigação (GTI), Portugal |
2019 - 2019 | Membro da Comissão Científica do VII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de /em Aulas de Matemática
Membro
|
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Brasil |
2019 - 2019 | Membro da Comissão Científica do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Membro
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2019 - 2019 | Membro da Comissão Científica do Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019
Membro
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2019 - 2019 | Membro da Comissão Organizadora do Seminário: Resolução e formulação de problemas em matemática nos primeiros anos
Membro
|
|
2019 - 2019 | Membro da Comissão Organizadora das I Jornadas: A (in)disciplina em contexto escolar. Da prática vivenciada à prática desejada
- Desafios e reflexões
Membro
|
|
2019 - 2019 | Membro da Comissão Organizadora da ação de formação: Resolução e formulação de problemas em matemática nos primeiros anos
Membro
|
|
2017 - 2017 | Membro da Comissão Científica do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM)
Membro
|
Grupo de Trabalho de Investigação (GTI), Portugal |
2017 - 2017 | Membro da Comissão Organizadora da ação de formação: Ensinar Matemática no século XXI - como promover percursos de sucesso
para todos/as
Membro
|
|
2015 - 2017 | Membro da Comissão Permanente do NIDE
Membro
|
|
2015 - 2015 | Membro da Comissão Organizadora do XVIII Encontro Nacional: A matemática nos primeiros anos. Pré, 1.º e 2.º Ciclos
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2013 - 2015 | Membro de comissão organizadora de ações de formação propostas pela Secção de Matemática ao GAFP da ESECS
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2012 - 2012 | Comissão científica do XXII Seminário de Investigação e Educação Matemática
Membro
|
|
2011 - 2011 | Comissão científica do XXII Seminário de Investigação
Membro
|
|
2003 - 2005 | Presidente da comissão do Núcleo Regional de Leiria - Associação de Professores de Matemática
Presidente / Vice-presidente
|
|
2002 - 2005 | Membro da comissão do Núcleo Regional de Leiria – Associação de Professores de Matemática
Membro
|
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Participação no júri de seleção de candidatos ao Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2016 - Atual | Coordenação e moderação do painel: A prática dos professores: planificação e discussão coletiva na sala de aula, no Espaço GTI (Grupo de Trabalho de Investigação), no XXVII SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática), promovido pelo GTI da APM (Associação de Professores de Matemática) | |
2016 - Atual | Participação no painel: A criatividade nas práticas dos professores, numa plenária no 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, promovido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo | |
2014 - Atual | Relator do processo de avaliação do desempenho de professores. | |
2012 - Atual | Participação no júri para seleção de candidatos a cursos de pós-graduação. | |
2020 - 2020 | Presidente do júri responsável pela avaliação das candidaturas para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do polo de Leiria da Unidade de Investigação CI&DEI, cofinanciada pela FCT/MCTES através de fundos nacionais com a referência UIDP/005507/2020 | |
2017 - 2017 | Participação no Painel Partilha de Práticas com a comunicação: Se a Professora ainda não deu a matéria como é que quer que eu responda?, nas II Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria. |
Distinções
Outra distinção
2000 | Diploma de Mérito
Comissão Portuguesa - Centro de Educação, Portugal
|