???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Handerson Webber Aguiar Engrácio

Nomes de citação

  • Engrácio, Handerson

Identificadores de autor

Ciência ID
B212-3387-F397
ORCID iD
0000-0002-3902-761X

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2008/11/01 - 2015/06/03
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Comunicação Estratégica.
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Bom com distinção.
2004/01/01 - 2008/07/07
Concluído
Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
Muito Bom
1994/10/10 - 2002/10
Concluído
Comunicação e Relações Públicas (Licenciatura)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
13
1997/11 - 2000/01
Concluído
Comunicação Social (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002/11/15 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/05 - Atual Diretor curso Comunicação e Relações Públicas Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Florbela Rodrigues; Fátima Gonçalves; Joaquim Brigas; Jorge Gonçalves; Handerson Engrácio. "EDUCATIONAL ESCAPE ROOMS AS GAME-BASED ENVIRONMENTS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1247
  2. Florbela Rodrigues; Fátima Goncalves; Joaquim Brigas; Jorge Gonçalves; Handerson Engrácio. "EMPLOYING SOCIAL MEDIA TO IMPROVE UNIVERSITY FIELD TRIPS EXPERIENCE". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1253
Artigo em revista
  1. Ana Carolina Perpectuo Figueiredo; ´Handerson Engrácio. "Competências desenvolvidas em contexto de estágio: perceção dos diplomados em comunicação multimédia". RCEJ - Revista de Ciências Empresariais e Jurídicas / Review of Business and Legal Sciences (2024): http://dx.doi.org/10.56002/ceos.pp34-003_rcej.
    10.56002/ceos.pp34-003_rcej
  2. Ana Figueiredo; Handerson Engrácio. "Perceção dos diplomados entre os anos 2018 e 2021 da licenciatura em Comunicação Multimédia do Instituto Politécnico da Guarda relativamente às competências desenvolvidas e adquiridas em contexto de estágio". Conferência - Investigação e Intervenção em Recursos Humanos (2023): N.º 11 (2022): XI Co-N.º 11 (2022): XI Co. https://parc.ipp.pt/index.php/iirh/article/view/5219.
    10.26537/IIRH.VI11.5219
  3. Carolina Figueiredo; ´Handerson Engrácio. "Técnicas de Persuasão Utilizadas em Campanhas de Comunicação da Netflix". Revista Comunicando (2023): https://revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/307.
    10.58050/COMUNICANDO.V12I1.307
  4. Joaquim Manuel Fernandes Brigas; Pedro Miguel De Sousa Marques Simões; Handerson Webber Aguiar Engrácio. "Terrorismo: efeitos dos “new media” na difusão informativa". Redmarka. Revista de Marketing Aplicado (2019):
    10.17979/redma.2018.01.021.4844
Artigo em revista (magazine)
  1. ´Handerson Engrácio. "Ídolos desportivos no espaço mediático: O caso de Kimi Raikkonen", 2019, http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/430/pdf.
    10.25768/FAL.EC.N28.A12
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, Florbela; Brigas, Joaquim; Gonçalves, Fátima; Gonçalves, Jorge; Engrácio, Handerson. "Las redes sociales y sus impactos en los viajes de estudios universitarios". In Innovación docente e investigación en educación y ciencias sociales: nuevas tendecnias para el cambio en la enseñaza superior, 281-288. Espanha: DYKINSON, 2023.
    Publicado
  2. Brigas, Joaquim; Rodrigues, Florbela; Gonçalves, Fátima; Engrácio, Handerson; Gonçalves, Jorge. "Las galerias de arte y multimedia como herramientas didáticas". 289-296. Espanha: DYKINSON, 2023.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. NEW PATHS OF TEACHING AND LEARNING – HOW COVID 19 E-LEARNING EXPERIENCE SHAPED THE LEARNING PROCESS AND COMPETENCES OF COMMUNICATION STUDENTS IN POLYTECHNIC OF GUARDA. 2022. Jorge Gonçalves; Handerson Engrácio; Florbela Rodrigues; Joaquim Brigas; Fátima Gonçalves.
    10.21125/edulearn.2022.1859
  2. SOCIAL MEDIA AS A TEACHING RESOURCE AND STRATEGIC COMMUNICATION TOOL DURING AN ERASMUS+ MISSION. 2022. Jorge Gonçalves; Florbela Rodrigues; Fátima Gonçalves; António Pissarra; Handerson Engrácio.
    10.21125/edulearn.2022.1858