Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Filipe Alexandre Silva Santos
Nomes de citação
- Santos, Filipe
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B512-6F54-83BE
- ORCID iD
- 0000-0003-1169-5816
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018 - 2020
Concluído
|
Análise e Engenharia de Big Data (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Modelos Supervisionados Aplicados à Deteção de Fraude em Seguros de Saúde" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2006 - 2010
Concluído
|
Informática (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Sistema de Controlo de Versões em Mundos Virtuais para Negociação de Configurações Espaciais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Louvor e distinção |
2004 - 2004
Concluído
|
Online Education and Training (Outros)
University of London, Reino Unido
|
|
2000 - 2002
Concluído
|
Sistemas de Informação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Ambiente Virtual para Citometria de Fluxo e sua Utilização em Ensino à Distância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
1991 - 1991
Concluído
|
First Certificate in English (Outros)
University of Cambridge, Reino Unido
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2010/10 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
1998 - Atual | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2008 - Atual | Programa de apoio à formação avançada de docentes Ensino Superior Politécnico
SRH/PROTEC/49300/2008
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2008 - Atual | Fundo de Apoio à Comunidade Científica
Ref. 07/5/1328
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2012 - 2014 | PEOPLE – Pedagogic Evolution with Online Learning Environments
Nº 2012-I-FII-GRU06-09536 2
|
European Comission |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | GREENOVET – European VET Excellence Platform for Green Innovation
621114-EPP-1-2020-1-AT-EPPKA3-VET-COVE
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
Em curso
|
2019 - 2020 | Conectando Mundos
2018-1-ES01-KA201-050903
|
Erasmus+ KA2 |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013/04 - 2016/03 | Museo Mundial - Global Learning in European museums to support the MDG Agenda
DCI-NSAED/2012/282-021
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
Em curso
|
2013/12 - 2015/12 | SinergiasED
(a completar)
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
Em curso
|
2009 - 2011 | IEOL - Integration and Education Online
2009-1-FI1-GRU06-01522
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
Concluído
|
2009 - 2011 | TrainFrame
(a preencher)
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
Concluído
|
2002 - 2004 | Pr@net - Internet nas escolas do 1º ciclo
(a preencher)
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2032 | Potencial do software BoardMaker na mediação pedagógica do erro e promoção de competências de comunicação funcional
Orientador
|
|
2023 - 2023 | O Impacto da Literacia Digital dos Professores na Promoção da Resolução de Problemas Matemáticos durante o Ensino Remoto de
Emergência
Orientador
|
|
2023 - 2023 | RETRATO DA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL DE 4 ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS DA MARINHA GRANDE
Orientador
|
|
2023 - 2023 | POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA A TRANSIÇÃO DIGITAL DAS ESCOLAS: das intenções aos impactos
Orientador
|
|
2022 - 2022 | A Autoeficácia e a Aceitação da Tecnologia do Educador Digitalmente Competente
Orientador
|
|
2022 - 2022 | EFICIÊNCIA DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Orientador
|
|
2022 - 2022 | "Exploração didática de recursos digitais multimédia
em Ciências Naturais: um estudo com professores dos 2º e 3º ciclos no ensino de processos"
Orientador
|
|
2022 - 2022 | Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação
Orientador
|
|
2022 - 2022 | Inovação Pedagógica promovida pelo Ensino Remoto Emergencial: Um Estudo de Caso
Orientador
|
|
2021 - 2021 | O Clube de Robótica da Escola Básica de São Gonçalo - Um estudo de caso
Orientador
|
|
2021 - 2021 | A desmaterialização dos manuais escolares: o processo de implementação e o impacto pedagógico no Agrupamento de Escolas da
Boa Água.
Orientador
|
|
2021 - 2021 | Das conceções alternativas às conceções científicas com metodologias ativas de aprendizagem e utilização de simuladores: uma
intervenção didática para a aprendizagem da Física do som
Orientador
|
|
2020 - 2020 | Educador Social na perspetiva dos jovens acolhidos em Lar de Infância e Juventude O estudo de caso do Colégio D. Dinis – Internato
Masculino de Leiria
Orientador
|
|
2019 - 2019 | A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebra – Um estudo de caso com alunos do curso Vocacional
Orientador
|
|
2019 - 2019 | Perceção dos alunos do ensino secundário sobre as práticas inclusivas na sala de aula: as medidas educativas especiais enquanto
fator de exclusão entre pares
Orientador
|
|
2018 - 2018 | Design for All: Adaptação de um Livro Ilustrado para Crianças com Deficiência Visual
Orientador
|
|
2018 - 2018 | O Simulador Photolab num Espaço de Aprendizagem por Investigação no Desenvolvimento de Competências do Processo Científico
Orientador
|
|
2018 - 2018 | Implementación De La Plataforma Logos Como Apoyo En La Asignatura De Formación Cristiana En Quinto De Básica De La Unidad
Educativa San Luis Gonzaga
Orientador
|
|
2018 - 2018 | Participación De Los Padres En La Educación Sexual Escolar De Sus Hijos: Contribuciones De La Plataforma Logos. Caso Aplicado
En La Unidad Educativa San Luis Gonzaga
Orientador
|
|
2018 - 2018 | Percepciones De Los Maestros En El Uso De Los Sistemas De Gestión De Aprendizaje De Cambridge Para Enseñar Inglés: Caso En
La Unidad Educativa San Luis Gonzaga
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Formação Contínua de Professores como fator de Infoinclusão na Gestão Escolar: um estudo de caso
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Perceção dos professores do ensino básico face à inclusão de alunos com trissomia 21
Orientador
|
|
2014 - 2014 | O Simulador StarGenetics na Aprendizagem da Hereditariedade
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Construção de simuladores na aprendizagem dos conceitos de variação e de taxa média de variação
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Websites disciplinares no envolvimento parental
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Estratégias de Resolução de Problemas através de construção de histórias digitais em quadros interativos
Orientador
|
|
2013 - 2013 | O Zygote Body no Ensino da Anatomia do Corpo Humano
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - 2015 | COOPEDU III: Cooperação e Educação
Congresso (Outra)
|
|
2012 - 2012 | COOPEDU II: Cooperação e Educação
Congresso (Outra)
|
|
2010 - 2010 | COOPEDU: Cooperação e Educação
Congresso (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Conferência
|
|
2014 - 2014 | SLActions: Research Conference on Virtual Worlds
Congresso
|
|
2014 - 2014 | Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Conferência
|
|
2013 - 2013 | SLActions: Research Conference on Virtual Worlds
Congresso
|
|
2013 - 2013 | Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Conferência
|
|
2012 - 2012 | SLActions: Research Conference on Virtual Worlds
Conferência
|
SLActions: Research Conference on Virtual Worlds |
2012 - 2012 | Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Conferência
|
|
2003 - 2003 | Propostas de Projetos para as escolas com a utilização das TIC
Seminário
|
As TIC nas Dinâmicas de Escola
Pró-Ordem dos Professores, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 | As potencialidades da partilha de recursos digitais para a utilização dos quadros interativos no Ensino Privado | (Mestrado) |
2015 | Investigação pedagógica “Webqest” na aula de matemática: dinâmica para desenvolvimento de competências e aprendizagens | (Mestrado) |
2015 | As Potencialidades das Atividades Colaborativas com Parceiros Internacionais utilização as Tecnologias da Web 2.0 na Aprendizagem da Língua Inglesa | (Mestrado) |
2014 | Os Dedos como Extensão do Pensamento: os usos das tecnologias por jovens de uma escola pública | (Mestrado) |
2014 | A Construção da Autonomia no Uso das TIC: Avaliar o Impacto das Tutorias entre Pares no Contexto do 1º Ciclo | (Mestrado) |
2014 | Potencialidades e Desafios do Desenvolvimento de um Projeto ETwinning em Educação Pré-Escolar | (Mestrado) |
2014 | O Blogue numa Turma de Currículos Alternativos | (Mestrado) |
2013 | A Webquest como estratégia de desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem colaborativa | (Mestrado) |
2013 | Contributo do Projeto reAct – Reactivating Teachers and Learners – para a motivação escolar e desenvolvimento da cidadania | (Mestrado) |
2013 | Integração de uma tecnologia de produção de bandas desenhadas digitais na disciplina de EVT | (Mestrado) |
2013 | O Facebook na educação – dinâmicas de participação de um grupo de alunos de 8º ano na disciplina de ciências físico-quimicas | (Mestrado) |
2013 | Estudo do envolvimento e da adoção das tecnologias educativas pelos diretores de turma: CCMI digital | (Mestrado) |
2013 | Estudo do envolvimento e da adoção das tecnologias educativas por professores do 3º ciclo: CCMI digital | (Mestrado) |
2013 | O uso da simulação na aprendizagem da conservação da energia mecânica | (Mestrado) |
2013 | Educação e (Des)Envolvimento Comunitário: contributos de um Centro de Novas Oportunidades | (Mestrado) |
2013 | A utilização do blogue na formação de Comunidades de Prática | (Mestrado) |
2013 | O Blended Learning como modalidade de aprendizagem para a 3ª idade | (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Conferência Internacional para a Inclusão - Includit | Leiria |
2022 - 2022 | • Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Leiria |
2021 - 2021 | • Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Leiria |
2020 - 2020 | Conferência Internacional para a Inclusão - Includit | Leiria |
2019 - 2019 | • Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Leiria |
2018 - 2018 | Conferência Internacional para a Inclusão - Includit | Leiria |
2018 - 2018 | • Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Leiria |
2016 - 2016 | Conferência Internacional para a Inclusão - Includit | Leiria |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
Atual | Actual Problems of Computer Science |