???global.info.a_carregar???
Investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM), Faculdade de Letras, Universidade do Porto, desde 2017 Principais interesses em investigação - Ciências da Educação - Avaliação em educação e desenvolvimento curricular (nomeadamente os currículos portugueses das disciplinas de História); avaliação de e para as aprendizagens com foco na relação entre avaliação formativa (de matriz construtivista) em aula e resultados dos exames nacionais de 12º ano de História A; - Educação Histórica: investigação e divulgação de práticas de ensino e de aprendizagem que melhor contribuem para o desenvolvimento das competências em História dos alunos, nomeadamente a sua orientação temporal. Professora de ensino básico e secundário com mais de 40 anos de práticas de ensino em História numa busca contínua para contribuir para melhorar o desempenho e desenvolvimento das competências dos alunos em pensamento histórico. Assim os graus académicos obtidos (pós-graduação, mestrado e doutoramento) estão alinhados com os objetivos de melhoria profissional, mas sobretudo de aprofundamento científico e de partilha de investigação. Coautora de manuais escolares para História A do ensino secundário de Portugal e para História da Cultura e da Artes do ensino secundário técnico-vocacional de Timor-Leste. Membro do Conselho Consultivo da History Educators International Research Network (HEIRNET). Transdisciplinary Research Center «Culture, Space and Memory» (CITCEM) researcher, Faculdade de Letras, University of Porto, since 2017 Main interests in research - Science of Education - Evaluation in education and curricular development (namely the Portuguese curricula for History subjects); assessment of and for learning focusing on the relationship between formative assessment (in a constructivist sense) in classroom and national examinations results of 12th grade on History; - History Education: research on what kind of teaching and learning practices (in classroom) better contribute to develop students' competencies in History, namely their temporal orientation. Primary and secondary education teacher with more than 40 years of teaching experience in History in a continuous search to contribute to improve the performance and development of students' competencies in historical thinking. Thus, the academic degrees obtained (postgraduate, master's and doctorate) are aligned with the objectives of professional improvement, but above all with scientific deepening and sharing research. Co-author of school handbooks for History A in secondary education in Portugal and for History of Culture and Arts in technical-vocational secondary education in East-Timor. Member of the Advisory Board of the History Educators International Research Network (HEIRNET).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mariana Lagarto

Nomes de citação

  • Lagarto, Mariana

Identificadores de autor

Ciência ID
B71D-C25D-686A
ORCID iD
0000-0003-0654-5274

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Educação em História e Ciências Sociais (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Desenvolver e avaliar competências em História: um estudo com professores do 3º ciclo do ensino básico " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2009
Concluído
Avaliação em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Avaliação formativa e exames nacionais: análise de práticas de ensino e avaliação de uma professora da disciplina de História" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
1998
Concluído
Avaliação em Educação / Desenvolvimento Curricular (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com distinção
1982
Concluído
História (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/12 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1982/10/27 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Amora, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999 - Atual Formadora certificada com o registo CCPFC/RFO-00909/97 nas áreas e domínios de Avaliação, Educação em História, Área-escola e Práticas de avaliação do rendimento escolar Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM)
UID/HIS/04059/2019
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Mariana Lagarto. "History education in Portugal (a 25-year overview)". History Education Research Journal (2024): https://doi.org/10.14324/HERJ.21.1.15.
    10.14324/HERJ.21.1.15
  2. Lagarto, Mariana. "Passados dolorosos, histórias difíceis e questões socialmente vivas no ensino e aprendizagem de História em Portugal". (2024): https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13529.
  3. Maria Helena Pinto; Mariana Lagarto. "Mudanças, continuidades e as vicissitudes do ensino de História em Portugal no século XXI". Práxis Educacional (2022): https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10875.
    10.22481/praxisedu.v18i49.10875
  4. Lagarto, Mariana. "Pensar o antissemitismo em aula - ensinar e aprender em História". OPSIS (2019): http://dx.doi.org/10.5216/o.v19i2.56759.
    10.5216/o.v19i2.56759
  5. Lagarto, Mariana. "Profiles of teaching and learning moments in the history classroom". History Education Research Journal (2019): http://dx.doi.org/10.18546/herj.16.1.11.
    10.18546/herj.16.1.11
  6. Barca, Isabel; Lagarto, Mariana. "‘Antes de fazerem isto eles desenham as imagens?’: Práticas de ensino e aprendizagem nas aulas de história do 8º ano". Espaços, lugares, sujeitos - Revista de Educação Histórica - REDUH 3 (2013): 118-133. www.lapeduh.ufpr.br/revista/Reduh2013.pdf.
    Publicado
  7. Lagarto, Mariana. "Avaliação formativa e exames nacionais". Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente 3 (2011): 39-65. http://editora.lis.ulusiada.pt.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Lagarto, Mariana. "Para uma abordagem (mais) humanista das questões transnacionais". In Pensamento histórico e humanismo, editado por Maria Auxiliadora Schmidt; Isabel Barca, 115-130. Curitiba, Brasil: WAS Edições, 2022.
    Publicado
  2. Lagarto, Mariana. "Educação Histórica e formação contínua (ou dos professores e das práticas)". In Vinte Anos das Jornadas Internacionais de Educação Histórica, editado por Luís Alberto Marques Alves; Gago, Marília; Lagarto, Mariana, 233-244. Porto, Portugal: CITCEM, 2021.
    Publicado
  3. Lagarto, Mariana; Gago, Marília. "Educação Histórica – diálogos com diversos meios e agentes educativos". In Vinte Anos das Jornadas Internacionais de Educação Histórica, editado por Luís Alberto Marques Alves; Marília Gago; Mariana Lagarto, 169-177. Porto: CITCEM, 2021.
    Publicado
  4. Lagarto, Mariana. "Ensinar a escravatura: práticas de ensino e de aprendizagem em História - 7º ano". In Temas controvertidos en el aula - enseñar Historia en la era de la posverdad, editado por J. Moreno-Vera; J. Monteagudo-Fernández, 181-192. Murcia, Espanha: Editum, 2019.
    Publicado
  5. Henriques, Raquel Pereira; Lagarto, Mariana. "O professor aprende a inovar mas defende-se com a tradição? Algumas reformas e práticas educativas em Portugal: 1969-2017". In Educação histórica – Ousadia e Inovação em Educação e em História: escritos em homenagem a Maria Auxiliadora dos Santos Schmidt, editado por A. C. Urban; E. R. Martins; M. Cainelli, 101-117. Curitiba, Brasil: WAS Edições, 2018.
    Publicado
  6. Barca, Isabel; Lagarto, Mariana. "O ensino da História no 3º ciclo: os professores entre as ideias e as práticas". In Educação Histórica: Perspetivas de Investigação Nacional e Internacional - XV Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica, editado por Isabel Barca; Luís Alberto Marques Alves, 41-49. Porto, Portugal: CITCEM, 2016.
    Publicado
  7. Barca, Isabel; Lagarto, Mariana. "‘Aprendi a ler fontes e a fazer perguntas’ – Práticas de ensino e aprendizagem nas aulas de História do 7º ano". In Historia e Identidades Culturales, Atas do V Simposio Internacional de las Ciencias Sociales en el ambito Iberoamericano & Congresso Internacional das XIII Jornadas de Educação Histórica, editado por Isabel Barca; J. Prats; R. Facal, 1165-1174. Braga, Portugal: CIED, 2013.
Livro
  1. Lagarto, Mariana; Alves, Luís Alberto ; Gago, Marília. Vinte Anos das Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Portugal: {FLUP. 2021.
    10.21747/9789898970336/vin • Editor
  2. Diogo, Célia; Lagarto, Mariana. História da Cultura e das Artes 11. Lisboa, Portugal: Lidel. 2018.
    Publicado
  3. Diogo, Célia; Lagarto, Mariana. História da Cultura e das Artes 10. Lisboa, Portugal: Lidel. 2017.
    Publicado
  4. Veríssimo, Helena; Lagarto, Mariana; Barros, Miguel Sérgio da Costa Ferreira de Monteiro de. História em Perspetiva (11º ano). Porto, Portugal: ASA Editores, S. A.. 2014.
    Publicado
  5. Veríssimo, Helena; Lagarto, Mariana; Barros, Miguel Sérgio da Costa Ferreira de Monteiro de. História em Perspetiva (10º ano). Porto, Portugal: ASA Editores, S. A.. 2013.
  6. Veríssimo, Helena; Lagarto, Mariana; Barros, Miguel Sérgio da Costa Ferreira de Monteiro de. Nova Construção da História (12º ano). Porto: ASA Editores, S. A.. 2009.
    Publicado
  7. Veríssimo, Helena; Lagarto, Mariana; Barros, Miguel Sérgio da Costa Ferreira de Monteiro de. História em Construção (11º ano). Porto, Portugal: ASA Editores, S. A.. 2008.
    Publicado
  8. Veríssimo, H.; Lagarto, Mariana; Barros, Miguel Sérgio da Costa Ferreira de Monteiro de. História em Construção (10º ano). Porto, Portugal: ASA Editores, S. A.. 2007.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Lagarto, Mariana de Jesus Serrano. "Desenvolver e avaliar competências em História: um estudo com professores do 3º ciclo do ensino básico". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/1822/48700.
  2. Lagarto, Mariana de Jesus Serrano, 1960-. "Avaliação formativa e exames nacionais : análise de práticas de ensino e avaliação de uma professora da disciplina de história". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10451/3063.

Outros

Outra produção
  1. Feminismos antes e depois do 25 de Abril de 1974 (Portugal 1890-1949). Projeto coordenado pela FEM e financiado pela CIG. 2021. Lagarto, Mariana. https://fem.org.pt/wp-content/uploads/2022/03/Feminismos-antes-do-25-de-abril-de-1974-_FEM-dossie-do-projeto-e-anexos-A-a-E.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/03/12 Prevenção e Combate ao Etnocentrismo (com Sandra Mateus) Webinars DGE Da informação ao conhecimento
Direção-Geral de Educação - DGE (Portugal)
2023/08/31 Thinking historically about global climate change 19th International Conference HEIRNET - History Education in times of uncertainty
Karlstad University and Globala Gymnasiet (Estocolmo, Suécia)
2022/09/02 Rooting History Education in Portuguese Curriculum 18th Annual Conference HEIRNET - Connecting the past to the present and the future
Amsterdam University of Applied Sciences (Amsterdão, Países Baixos)
2021/07/28 Para uma abordagem (mais) humanista das questões transnacionais (12º ano) XX Jornadas Internacionais de Educação Histórica / V Congresso Ibero Americano - Pensamento Histórico e Humanismo
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/06/24 A «História incómoda» em aula: o tráfico negreiro/escravatura XII Seminário Internacional de Educação Histórica e IV Congresso Ibero Americano de Educação Histórica - EDUCAÇÃO HISTÓRICA: TEORIA, PESQUISA, PRÁTICAS E AVALIAÇÃO
LAPEDUH - Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
2019/09/03 Thinking historically about transnational questions (grade 12) 16th Annual Internacional Conference HEIRNET - Public History, Historical Culture, Identity and Pedagogy
University of Vienna (Viena, Áustria)
2019/07/18 Thinking about migrations in History classroom ISCHE 41 Annual Conference - Spaces and Places of Education
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto)
2018/11/30 PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM em História (2011-16) Oficinas de Investigação CITCEM 2018-19
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/09/07 Ensinar a escravatura: práticas de ensino e de aprendizagem em História - 7º ano XVIII Congreso Internacional  de Educación Histórica - Consciência Histórica e controversia: la labor social da Historia
Facultad de Educación - Universidad de Murcia (Murcia, Espanha)
2018/09/02 Walls / Teaching and learning moments 15th Annual Conference HEIRNET - History Education and Meeting the Challenges of Immigration, Regionalism and Sectarianism
FACULTY OF HISTORY, IONIAN UNIVERSITY (Corfu, Grécia)
2018/06/01 Developing competencies in History teaching and learning Practices EDUCATING FOR DIVERSITY AND DEMOCRACY: TEACHING HISTORY IN CONTEMPORARY EUROPE What should teachers be concerned about? (Council of Europe)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/11/17 Questões transnacionais: uma experiência de ensino e de aprendizagem – 12º ano
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/09/01 ‘Ah! Now I understand what is going on in the world...’ Teaching and learning moments in History 14th International Conference HEIRNET - History Education In Challenging Times: Meeting ‘The Other’ Across Time And Space
Dublin City University (Dublin, Irlanda)
2016/09/06 “ ‘Why are they using a star?’ History teaching and learning practices (9th grade) XIII International Conference HEIRNET
Facultad de Educacion Universidad de Murcia (Murcia, Espanha)
2015/09/08 ‘It was the first democracy!’ HISTORY Teaching and learning practices (7th grade) 12th International Conference HEIRNET - HISTORY EDUCATION IN THE MODERN WORLD: THEORY, RESEARCH AND PRACTICE
UCL - Institute of Education (Londres, Reino Unido)
2015/07/13 O ensino da História no 3º ciclo: os professores entre as ideias e as práticas XV Jornadas Internacionais de Educação História - Consciência Histórica e Interculturalidade
CIED - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014/09/07 They are smiling to each other but they are hiding guns...’ History teaching and learning practices (9th grade) XI International Conference HEIRNET
University of Ljubliana (Ljubliana, Eslovénia)
2013/05/30 ‘Aprendi a ler fontes e a fazer perguntas’: Práticas de ensino e aprendizagem nas aulas de História do 7º ano XIII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica - Historia e Identidades Culturales
Universidade de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2012/07/20 Antes de fazerem isto eles desenham as imagens?”: Práticas de ensino e aprendizagem nas aulas de história do 8º ano XII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Consciência Histórica e novas tecnologias de informação
LAPEDUH - Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
2012/07/17 What happened to Catholic Church in the 16th century: Teaching and learning practices in History classrooms IX Annual Conference HEIRNET - Historical consciousness and new information and communication technologies
LAPEDUH - Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
2012/04/03 “As if they were eternally returning…” (sobre os refugiados pós-25 de abril) 19th EUROCLIO Annual Conference Training Symposium - Looking to the History through a Variety of Lenses
EUROCLO (Antalya, Turquia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/12/14 - 2022/03/22 Desenvolvimento de competências em História: planear, implementar e avaliar tarefas no Ensino Secundário
Coorientador
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/12/10 - 2020/10/26 Avaliação formativa numa abordagem de diferenciação pedagógica. Implementando estratégias para o ensino e as aprendizagens em História
Coorientador
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/04/28 - Atual Participação em mesa redonda sobre professores: AE's, avaliação e formação (com Olga Magalhães, Regina Parente e Luís Grosso)
Seminário
V Seminário de Educação Histórica - A Educação Histórica, resposta(s) aos desafios atuais – o Perfil do Aluno e as Aprendizagens Essenciais
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2021/06/24 - 2021/06/24 Participação em mesa redonda sobre temas sensíveis na História comum de Portugal e Brasil nas propostas do currículo português (com Isabel Barca e Glória Solé)
Seminário
XII Seminário Internacional de Educação Histórica e IV Congresso Ibero Americano de Educação Histórica - EDUCAÇÃO HISTÓRICA: TEORIA, PESQUISA, PRÁTICAS E AVALIAÇÃO
Universidade Federal do Paraná, Brasil
2010/09/13 - 2010/09/15 Apresentação de poster: Formative assessment and national exams in History - Experiences of teaching, learning and assessment in classroom
Conferência
7th International Conference HEIRNET
Hunter College, Estados Unidos

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/17 Pensando o ensino do conceito de género na disciplina de História: as ideias dos estudantes acerca dos conceitos de Mudança e Permanência no papel da mulher em Portugal durante o século XX
Arguente principal
Mariana Marques da Silva Azevedo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023/11/17 As relações entre os seres humanos e a Natureza ao longo do tempo: como é que os estudantes do 9.º ano de escolaridade situam-se nesse contexto?
Arguente principal
Ricardo Moreira Figueiredo Filho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022/04/22 A Disciplina de História: o que estarão os alunos a aprender sobre o passado?
Arguente principal
Bruna Vicente de Souza Magalhães (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/10/23 Mudam-se os tempos... muda-se o ensino? Aprender História à distância (de um clique)
Arguente principal
Cátia Filipa Santos Almeida (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/06/10 - 2023/09 Culture and Education Journal, Revista Cultura y Educación (11356405 ) SAGE Publications
2023/05/24 - 2023/06/23 Revista de Historia Universidad de Concepción
2019/03/31 - 2019/04/07 History Education Research Journal - HERJ (1472-9474) UCL Press

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/07/26 - Atual FEM - Feministas em Movimento Sócia; Membro da Direção (2020-2024)
1999 - Atual Associação de Professores de História - APH Sócia; Membro da Direção (de 2012 a 2024)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/10/09 - Atual Member of the Advisory Committee of HEIRNET - History Educators International Research Network
Consultor
2021/07/26 - 2021/07/28 Membro da Comissão Científica do XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Pensamento Histórico e Humanismo
Membro
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal