Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Mariana Lagarto
Nomes de citação
- Lagarto, Mariana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B71D-C25D-686A
- ORCID iD
- 0000-0003-0654-5274
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017
Concluído
|
Educação em História e Ciências Sociais (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Desenvolver e avaliar competências em História: um estudo com professores do 3º ciclo do ensino básico " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2009
Concluído
|
Avaliação em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Avaliação formativa e exames nacionais: análise de práticas de ensino e avaliação de uma professora da disciplina de História" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
1998
Concluído
|
Avaliação em Educação / Desenvolvimento Curricular (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Bom com distinção |
1982
Concluído
|
História (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/12 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1982/10/27 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Amora, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999 - Atual | Formadora certificada com o registo CCPFC/RFO-00909/97 nas áreas e domínios de Avaliação, Educação em História, Área-escola e Práticas de avaliação do rendimento escolar | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM)
UID/HIS/04059/2019
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/03/12 | Prevenção e Combate ao Etnocentrismo (com Sandra Mateus) | Webinars DGE Da informação ao conhecimento
Direção-Geral de Educação - DGE (Portugal)
|
2023/08/31 | Thinking historically about global climate change | 19th International Conference HEIRNET - History Education in times of uncertainty
Karlstad University and Globala Gymnasiet (Estocolmo, Suécia)
|
2022/09/02 | Rooting History Education in Portuguese Curriculum | 18th Annual Conference HEIRNET - Connecting the past to the present and the future
Amsterdam University of Applied Sciences (Amsterdão, Países Baixos)
|
2021/07/28 | Para uma abordagem (mais) humanista das questões transnacionais (12º ano) | XX Jornadas Internacionais de Educação Histórica / V Congresso Ibero Americano - Pensamento Histórico e Humanismo
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/06/24 | A «História incómoda» em aula: o tráfico negreiro/escravatura | XII Seminário Internacional de Educação Histórica e IV Congresso Ibero Americano de Educação Histórica - EDUCAÇÃO HISTÓRICA:
TEORIA, PESQUISA, PRÁTICAS E AVALIAÇÃO
LAPEDUH - Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2019/09/03 | Thinking historically about transnational questions (grade 12) | 16th Annual Internacional Conference HEIRNET - Public History, Historical Culture, Identity and Pedagogy
University of Vienna (Viena, Áustria)
|
2019/07/18 | Thinking about migrations in History classroom | ISCHE 41 Annual Conference - Spaces and Places of Education
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto)
|
2018/11/30 | PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM em História (2011-16) | Oficinas de Investigação CITCEM 2018-19
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/09/07 | Ensinar a escravatura: práticas de ensino e de aprendizagem em História - 7º ano | XVIII Congreso Internacional de Educación Histórica - Consciência Histórica e controversia: la labor social da Historia
Facultad de Educación - Universidad de Murcia (Murcia, Espanha)
|
2018/09/02 | Walls / Teaching and learning moments | 15th Annual Conference HEIRNET - History Education and Meeting the Challenges of Immigration, Regionalism and Sectarianism
FACULTY OF HISTORY, IONIAN UNIVERSITY (Corfu, Grécia)
|
2018/06/01 | Developing competencies in History teaching and learning Practices | EDUCATING FOR DIVERSITY AND DEMOCRACY: TEACHING HISTORY IN CONTEMPORARY EUROPE What should teachers be concerned about?
(Council of Europe)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/11/17 | Questões transnacionais: uma experiência de ensino e de aprendizagem – 12º ano |
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/09/01 | ‘Ah! Now I understand what is going on in the world...’ Teaching and learning moments in History | 14th International Conference HEIRNET - History Education In Challenging Times: Meeting ‘The Other’ Across Time And Space
Dublin City University (Dublin, Irlanda)
|
2016/09/06 | “ ‘Why are they using a star?’ History teaching and learning practices (9th grade) | XIII International Conference HEIRNET
Facultad de Educacion Universidad de Murcia (Murcia, Espanha)
|
2015/09/08 | ‘It was the first democracy!’ HISTORY Teaching and learning practices (7th grade) | 12th International Conference HEIRNET - HISTORY EDUCATION IN THE MODERN WORLD: THEORY, RESEARCH AND PRACTICE
UCL - Institute of Education (Londres, Reino Unido)
|
2015/07/13 | O ensino da História no 3º ciclo: os professores entre as ideias e as práticas | XV Jornadas Internacionais de Educação História - Consciência Histórica e Interculturalidade
CIED - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014/09/07 | They are smiling to each other but they are hiding guns...’ History teaching and learning practices (9th grade) | XI International Conference HEIRNET
University of Ljubliana (Ljubliana, Eslovénia)
|
2013/05/30 | ‘Aprendi a ler fontes e a fazer perguntas’: Práticas de ensino e aprendizagem nas aulas de História do 7º ano | XIII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica - Historia e Identidades Culturales
Universidade de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2012/07/20 | Antes de fazerem isto eles desenham as imagens?”: Práticas de ensino e aprendizagem nas aulas de história do 8º ano | XII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Consciência Histórica e novas tecnologias de informação
LAPEDUH - Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2012/07/17 | What happened to Catholic Church in the 16th century: Teaching and learning practices in History classrooms | IX Annual Conference HEIRNET - Historical consciousness and new information and communication technologies
LAPEDUH - Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2012/04/03 | “As if they were eternally returning…” (sobre os refugiados pós-25 de abril) | 19th EUROCLIO Annual Conference Training Symposium - Looking to the History through a Variety of Lenses
EUROCLO (Antalya, Turquia)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/12/14 - 2022/03/22 | Desenvolvimento de competências em História: planear, implementar e avaliar tarefas no Ensino Secundário
Coorientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/12/10 - 2020/10/26 | Avaliação formativa numa abordagem de diferenciação pedagógica. Implementando estratégias para o ensino e as aprendizagens
em História
Coorientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/04/28 - Atual | Participação em mesa redonda sobre professores: AE's, avaliação e formação (com Olga Magalhães, Regina Parente e Luís Grosso)
Seminário
|
V Seminário de Educação Histórica - A Educação Histórica, resposta(s) aos desafios atuais – o Perfil do Aluno e as Aprendizagens
Essenciais
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2021/06/24 - 2021/06/24 | Participação em mesa redonda sobre temas sensíveis na História comum de Portugal e Brasil nas propostas do currículo português
(com Isabel Barca e Glória Solé)
Seminário
|
XII Seminário Internacional de Educação Histórica e IV Congresso Ibero Americano de Educação Histórica - EDUCAÇÃO HISTÓRICA:
TEORIA, PESQUISA, PRÁTICAS E AVALIAÇÃO
Universidade Federal do Paraná, Brasil
|
2010/09/13 - 2010/09/15 | Apresentação de poster: Formative assessment and national exams in History - Experiences of teaching, learning and assessment
in classroom
Conferência
|
7th International Conference HEIRNET
Hunter College, Estados Unidos
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/17 | Pensando o ensino do conceito de género na disciplina de História: as ideias dos estudantes acerca dos conceitos de Mudança
e Permanência no papel da mulher em Portugal durante o século XX
Arguente principal
|
Mariana Marques da Silva Azevedo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/11/17 | As relações entre os seres humanos e a Natureza ao longo do tempo: como é que os estudantes do 9.º ano de escolaridade situam-se
nesse contexto?
Arguente principal
|
Ricardo Moreira Figueiredo Filho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/04/22 | A Disciplina de História: o que estarão os alunos a aprender sobre o passado?
Arguente principal
|
Bruna Vicente de Souza Magalhães (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/10/23 | Mudam-se os tempos... muda-se o ensino? Aprender História à distância (de um clique)
Arguente principal
|
Cátia Filipa Santos Almeida (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/06/10 - 2023/09 | Culture and Education Journal, Revista Cultura y Educación (11356405 ) | SAGE Publications |
2023/05/24 - 2023/06/23 | Revista de Historia | Universidad de Concepción |
2019/03/31 - 2019/04/07 | History Education Research Journal - HERJ (1472-9474) | UCL Press |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019/07/26 - Atual | FEM - Feministas em Movimento | Sócia; Membro da Direção (2020-2024) |
1999 - Atual | Associação de Professores de História - APH | Sócia; Membro da Direção (de 2012 a 2024) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/10/09 - Atual | Member of the Advisory Committee of HEIRNET - History Educators International Research Network
Consultor
|
|
2021/07/26 - 2021/07/28 | Membro da Comissão Científica do XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Pensamento Histórico e Humanismo
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |