???global.info.a_carregar???
Guilhermina Silva. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: desenho; Artes; Educação Artística; queer; gênero; feminismo; transfeminismo; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Guilhermina Silva

Nomes de citação

  • Silva, Guilhermina
  • Velicastelo, Guilhermina
  • Pereira, Guilhermina

Identificadores de autor

Ciência ID
B81F-2F14-2B9D
ORCID iD
0000-0002-8412-7871

Telefones

Telemóvel
  • (+351) 915250627 (Pessoal)

Moradas

  • Rua monte dos congregados 68 3 dr fr, 4000-338, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2018/07/15 - 2021/07/15
Em curso
Educação Artística (Doutoramento)
Especialização em Género
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Percursos Dissidentes: A trajetória de duas travestis, Gisberta e eu. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2016/03/05 - 2018/02/25
Concluído
Mestrado em Processos e história da arte (Mestrado)
Especialização em Artes visuais
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"Corpo Presente: representações do corpo como processo de autoconhecimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2010/09/05 - 2015/09/05
Concluído
História (Graduado)
Especialização em Licenciatura em História - Educação
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"Relatório de Estágio, 1 ano de experiência de ensino de história no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/07/03 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/04 - 2020/02/12 Educador de infância (Educador de Infância) Know How LDA., Portugal
Escola Básica São Miguel de Nevogilde, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/04 - 2021/03/31 Apoio na Livraria do i2ADS Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Guilhermina. "Ações Artísitcas Micropolíticas na Pós-Modernidade". Trabalho apresentado em 26 Encontro Nacional da Anpap 2017, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Silva, Guilhermina. "O percalço da homogeneidade: Os desafios de uma genealogia da violência imposta a nós, anormais". Cartema 8 (2019): 3-212. https://portal.issn.org/resource/ISSN/2316-9311.
Capítulo de livro
  1. Silva, Guilhermina Pereira da. "O CORPO NA EXPOSIÇÃO “BOSQUE” DE VELICASTELO". In Diversidade: Diferentes, não Desiguais 3, 203-211. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019.
    10.22533/at.ed.92619050221
  2. Silva, Guilhermina. "Esposa". In Tramações: Visualidades em queda, editado por Luciana Borre, 9-239. Recife, Brasil: UFPE, 2019.
Resumo em conferência
  1. Silva, Guilhermina. "A COLEGIAL: PENSANDO A TRANSGÊNERIDADE A PARTIR DA PINTURA". Trabalho apresentado em ICOCEP - International Congress on Contemporary European Painting - 2ND EDITION, Porto, 2019.
    Publicado

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Silva, Guilhermina. Corpo presente (Instalação na exposição coletiva TRAMAÇÕES, Cultura visual, gênero e sexualidade).
Exposição artística
  1. O medo dos homens. 2018.
  2. Guilhermina Pereira da Silva. Bosque. 2015.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020 Representação transgênera na cultura Disciplina de Mestrado em Artes Visuais.
Universidade Federal da Paraiba (João Pessoa, Brasil)
2019 A colegial International Congress on Contemporary European Painting (ICOCEP)
FBAUP (Porto, Portugal)
2019 Sensitive Experiences in Exhibition Spaces as a way of Learning through Art The European Conference on Educational Research
Universität Hamburg (Hamburgo, Alemanha)
2019 The transgender status as mimesis through pictorial expression: Can we learn through the subversion of a common sense that transwoman as a disguise? 7TH Encounter on Practices of Research in Arts Education
FBAUP (Porto, Portugal)
2019 Tra-ves-ti Meeting on Youth Education Through Illustration
FBAUP (Porto, Portugal)
2018 Gênero e Sexualidade numa Perspectiva Pictórica Aula sobre gênero e arte
Cursto tecnológico de artes visuais do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Recife, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/01/10 - 2021/05/22 8EPRAE - Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística (2021/05/21 - 2021/05/22)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Quando o jogo digital vira arte: o conceito de arte nos jogos digitais
Arguente
Thiago Jacó Arraes Aragão (Agregação)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2016 Fédora do Rego Monteiro Fernandes e Possíveis Implicações na Formação de Professoras/es em Artes Visuais
Arguente
Clarissa Generino Duarte (Agregação)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/07/13 - 2020/07/13 Parecerista do Comitê Científico do 29º Encontro Nacional da Anpap, DISPERSÕES, avaliando os seguintes trabalhos científicos: 44 BRUXARIA E ARTES VISUAIS: A BRUXA GROTESCA DE ALBRECHT DÜRER E A INSTAURAÇÃO DE UM MODELO DE REPRESENTAÇÃO; 51 CINCO DISPERSÕES PARA PENSAR O MEMENTO MORI NA ARTE; 65 MONSTROS E OUTROS SERES HUMANOS: REALIDADES E FICÇÕES NAS IMAGENS DE CHARLIE WHITE; 83 A FANTASMAGORIA BENJAMINIANA NA OBRA DE CINDY SHERMAN. Goiânia, 13 de julho de 2020 Universidade Federal de Goiás, Brasil

Universidade Federal de Goiás Faculdade de Artes Visuais, Brasil