Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Tiago Mora Porteiro
Nomes de citação
- Porteiro, Tiago
Identificadores de autor
- Ciência ID
- BB11-F6B9-B287
- ORCID iD
- 0000-0001-5052-9787
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2000 - 2006/06/30
Concluído
|
Doctorat d’Etudes Théâtrales (Docteur)
Especialização em Théâtre
Université de La Sorbonne-Nouvelle - Paris III, França
|
Très Honorable avec Félicitations |
1994 - 1995/07
Concluído
|
Etudes Théâtrales (Postgraduate Certificate)
Especialização em Théâtre
Université de La Sorbonne-Nouvelle – Paris III, França
|
Bien |
1984 - 1991
Concluído
|
Educação Física (Licenciatura)
Especialização em Ramo Educação Especial e Reabilitação
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/12/15 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2013 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/08/30 - 2013/12/14 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal | ||
1997/07/31 - 2006/08/29 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal | ||
1996/10/28 - 1997/07/30 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2009/01/28 - 2009/03/04 | arte do actor - “Acção Física e organicidade"
XXXX
Bolseiro de Investigação
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
Concluído
|
2000/09 - 2003 | Doutoramento Estudos Teatrais
PRAXIS XXI-BD-19553-99
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
|
1993/10 - 1995 | Mestrado - França
Belas- Artes
Bolseiro de Mestrado
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2023/12/31 | Fazer Presente ¿ teatro participativo intergeracional /Criação-Formação-Investigação
Investigador responsável
|
Em curso
|
2021/09/01 - 2023/09/30 | Alquimia - Abordagens integradas para a inclusão ativa – dimensão Teatro
X
Investigador co-responsável
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
|
Em curso
|
2020 - 2023 | O discurso teatral em perspectiva dialógica: Potencialidades, urgências e demandas
X
Investigador
|
Em curso
|
2017 - 2020 | Práticas de presença
XXX
Investigador
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
GETEPE – Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance, Brasil |
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos Humanísticos
UID/ELT/00305/2019
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de História da Arte e Investigação Artística
UID/EAT/00112/2019
Universidade de Évora, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 112 - 2011-2012
PEst-C/EAT/UI0112/2011
Universidade de Évora, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2009 - 2010 | Ator permanente
XXX
Investigador
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal Centro Internacional de Teatro - CIT-Cassefaz, Portugal |
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Gravação vídeo |
|
Gravação áudio |
|
Interpretação artística |
|
Obra teatral |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/06 | Trajetórias pelo Caminhar enquanto expressão Artística – Aproximações interdisciplinares do acto de caminhar | Conferência - Aproximações interdisciplinares ao acto de caminhar
Faculdade de Motricidade Humana – Univ. Lisboa. Doutoramento em Motricidade Humana (Lisboa)
|
2021/05/18 | Aquistas – projeto em artes performativas desenvolvido num espaço termal. Configurações do encontro entre performers e público-participante. | II Seminário Internacional Artes da Cena e Práticas contemplativas: Contemplação, artes performativas e resistência
Org. Dep. de Artes Cênicas, Univ. F. Santa Maria – Pesquisa Tradere (CNPQ-UFSM (on-line, Brasil)
|
2020/11/28 | ANDANDO (edições/2014, 15, 16) - Universidade (Artes) e a cidade. Como continuar? | Ciclo de conferências - “A Arte o Ensino e a Cidade
– Bairro C – Câmara Municipal de Guimarães (on-line, Portugal)
|
2020/07/23 | Caminhar em companhia dos Viewpoints (Walkshop) https://walk.lab2pt.net/pt/program | Drifting Bodies / Fluente Spaces. International Meeting / Conference em Walking Arts (Guimarães
Org. Lab2PT, Made of Walking, Câmara Municipal de Guimarães (Guimarães, Portugal)
|
2019/10/25 | Viewpoints : un aperçu à partir d’un vécu | Colloque Sciences cognitives et Spectacle Vivant 2019-3ème édition
Universidade de Montpellier, Paul Valery III, RIRRA XXI (Montpellier, França)
|
2019/10/25 | Arquivo Público - memórias de espetadores tornadas matéria poética de um espetáculo teatral | II EASTAP CONFERENCE (European Association for the study oh Theatre and Performance, Shared memory(ies)/Creation, research
and politics in the Eurpean contemporary stage
Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de teatro (Lisboa, Portugal)
|
2019/09/17 | Auto das Máscaras – Espetáculo de artes performativas no museu CIAJG/Guimarães. Análise crítica de um observador-participante | III Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. A Busca do Comum. Contributos das práticas artísticas
para outros futuros possíveis
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto , Portugal)
|
2019/03/30 | Puxar a fita atrás (estudo de caso). Um projeto de teatro com/para comunidades | III Simpósio Internacional de Investigação em Arte – Evento coorganizado pela MUNDIS – Associação Cívica de Formação e Cultura
UTAD – Grupo Missão Cultura (Porto, Portugal)
|
2018/11/24 | AQUISTAS – In Situ Performance – a Case Study | Theatre Symposium Brno. Tendencies in Contemporary Theatre Directing and Theatre Directing and Education
Theatre Faculty of Janácek Academy of Music and Performing Arts Brno (JAMU) (Brno, República Checa)
|
2018/11/12 | Espaços de paz e de liberdade num campo de refugiados de guerra (Jordânia). Projeto de Teatro Aplicado | XX Colóquio de Outono, Paz e Liberdade. Visões, Discursos, Manipulações
Universidade do Minho - CEHUM (Braga, Portugal)
|
2018/10/06 | Aquistas | Congresso Internacional Performance e Intimidade
Grupo de Investigação em Estudos Performativos/ CEHUM/Universidade do Minho (Guimarães, Portugal)
|
2018/07/17 | Auto das Máscaras” – espetáculo de artes performativas. Análise crítica de um observador-participante | 56º Congresso Internacional de Americanistas, 3/18, Mascaramento expandido, produção de conhecimento e emancipação humana
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2017/09/20 | Estudo de caso – 3 projetos performativos (Couros/Guimarães) | II Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. Práticas artísticas colaborativas/ Participativas
e Comunidade
IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição/FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC, CIAC, Pele (Porto, Portugal)
|
2016/06/26 | Case Study – EmCAIXA / Projet of Performing Arts and Design | 1st International conference on Social Arts and Transdiciplinarity
Universidade de Évora/CHAIA (Évora, Portugal)
|
2016/05/14 | Orador na mesa redonda “Formação, Teatro e Sociedade | 20 anos de Teatragal
Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho e Companhia de Teatro de Braga (Braga, Portugal)
|
2016/02/27 | Panoramas and paradigms of curation in the Portuguese context | Simpósio Internacional “Expanded Practice: Curation as Creative Process
Cheshire Contempory Arts Studio 1-45 and Oponspace, MMU CHESHIRE (Manchester, Reino Unido)
|
2016/01 | Orador na conferência ESCOLA + CIRCO = NOVO | Projecto internacional Circus Lab
CCVF / Guimarães (Guimarães, Portugal)
|
2015 | Uma trilogia | Três processos de criação para o Cale – Festival de Rua do Fundão | I Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC, CIAC, Pele (Porto, Portugal)
|
2013/06/19 | Retrato de um projecto + outras reflexões | Encontro/Debate, Investigação e(m) Artes: perspectivas
Universidade de Évora, Escola de Artes (Évora, Portugal)
|
2013/01/18 | Using biological motion perception as a pedagogical tool for performance artists | Colóquio Internacional Artes e Ciências em Diálogo
Universidade do Algarve (Faro , Portugal)
|
2011/11/12 | Estudo de caso - Fotografia ao serviço do performer; um meio de prolongar vivências do corpo em cena | Seminário Internacional - DESCOBRIR A DANÇA / DESCOBRINDO ATRAVÉS DA DANÇA
Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
|
2011/05/10 | Apresentação do filme Art Therapy (1976) - Zigmunt Molik, co-fundador do Teatro Laboratório Jersy Grotowski | Making Tomorrow's Theatre - Encontro Internacional de Escolas de Teatro
Institute Grotowski (Wroclaw - Pólonia) (Wroclaw , Polónia)
|
2011/02/17 | Fotografia ao serviço do actor - um meio de prolongar vivências do corpo em cena. Relato de uma experiência | Colóquio Internacional - Imagens de uma Ausência. Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem
Centro de Estudos de Teatro (CET) - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Investigar em Artes: Interrogações a partir da narrativa pessoal de um percurso | SABEReseARTES como Investigação
Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Sociais (CES) (Coimbra, Portugal)
|
2009/12 | Images du cirque Contemporain au Portugal 2000-2010 | Journée d’Études « Les images du cirque », Centre de recherche, RIRRA XXI
Université de Montpellier III, Paul Valéry (Montpellier , França)
|
2009/02 | Orador na mesa redonda intitulada – Relações possíveis: América Latina e Europa – Brasil e Portugal | Pos-Gradução UNICAMP
Universidade de Campinas (UNICAMP), Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, LUME (Campinas, Brasil)
|
2008 | Panorama sur la (formation) corporelle de l’acteur | Programa de Intercâmbio Sócrates
Université de Montpellier III, Paul Valéry (departamento de teatro) (Montpellier, França)
|
2007/11 | Alexandre del Perugia. Captação áudio da “matéria” verbal em situação de aprendizagem do movimento: exposição da metodologia | Conferência Internacional TeDance, technologically expanded dance
Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2007/05/04 | Conception et approche pédagogique d’Alexandre del Perugia sur l’Acrobatie | 6º Colloque International de Association Française de Recherches en Activités Gymniques et Acrobatiques (AFRAGA) – Performance,
Performer, oui, mais comment ?
Université de Rennes 2, Université Paris 12, Val-de-Marne. (Barcelona, Espanha)
|
2007 | Arts du Cirque et activités de glisse: propositions d’analogies | Journée de réflexion : « Cirque et Glisse : arts Jumeaux ?
Centre National des Arts du Cirque, em parceria com a Université de REIMS - UFR STAPS, Laboratoire d’Analyse des Contraintes
Mécanique e Universidade de Évora (Seine-sur-mer, França)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/01 - Atual | AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO TEATRAL
Orientador
|
DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA CULTURA (Doutoramento) |
2019 - Atual | A História do Castelo e do Paço dos Duques de Guimarães. O patrimônio da cidade refletido nestes monumentos
Orientador
|
M¿¿¿¿estrado em Património Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
2018 - 2019 | O TEATRO MUSICAL EM PORTUGAL. Proposta de formação avançada
Coorientador de Doutor Levi Leonido Fernandes da Silva
|
Formação avançada (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
|
2017 - 2018 | O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos
Orientador
|
Proposta de formação avançada (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
|
2012 - 2014/07/11 | Por um corpo cénico em devir e suas ressonâncias: experiências formativas e de criação
Coorientador
|
Programa de Pós - Graduação em Artes Cénicas (Doutoramento)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2011 - 2014 | Vai Teatro
Orientador
|
Mestrado em Teatro – Ramo Dramaturgia/Encenação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2008 - 2013/06/01 | Revisión de problemas comunicacionales en la classe de Técnica de Danza Observados por um músico de danza
Orientador
|
Doutoramento em Estudos Teatrais (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2009 - 2010 | Voltar
Orientador
|
Mestrado em Teatro – Arte do Actor (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/09/09 - 2019/09/14 | Laboratory Guimarães (Portugal) International Viewpoints Exchange (2019) - Concebe, organiza e participa na residência Artística
de investigação e prática / 9-14/09 (2019)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
A Oficina , Portugal |
2011/05/27 - 2011/05/27 | Seminário Música e Movimento - Interconexões” (2011)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2011 - 2011 | Promove, organiza a segunda vinda a Évora do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – Univ. Campinas, Brasil
– Março.
Cursos de formação: “O corpo como fronteira”, por Prof. Doutor Renato Ferracini; “Voz e Acção” Vocal”, por Carlos Simioni
(director do LUME);
Demonstração Técnica do actor-investigador C. Simioni: "Prisão para a Liberdade (2011)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2010/06/05 - 2010/06/11 | Evento CASA-LUME” em Évora – conjunto de iniciativas articuladas: apresentações de espectáculos, estágios, demonstrações de
trabalho, encontro de reflexão e seminário científico (2010)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2008 - 2008 | Os caminhos da formação na escola de Jacques Lecoq
Com: Norman Taylor (assistente mais directo de Jacques Lecoq durante 18 anos) e quatro ex-alunos da escola que trabalham atualmente
em Portugal (2008)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro Internacional de Teatro , Portugal |
2007/09/17 - 2007/09/21 | Circo : História(s), Imagem(s) e Prática(s)
Org: Centre national des Arts du Cirque (CNAC – França) ; Université Paul-Valery, Montpellier III, département arts du spectacle
– section Théâtre ; Università Degli Studi di Siena; Universidade de Évora/CHAIA ; Festival Escrita na Paisagem (2007)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal |
2003 - 2004 | “Les Passerelles” - Concebe, dinamiza e faz a moderação dos encontros mensais de reflexão e discussão em torno de um conceito-chave. (2003 - 2004/12) | Centre National des Arts du Cirque (CNAC), França |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/10/26 - 2019/10/27 | Participa no Workshop Body Weather
Oficina (workshop)
|
Colloque Sciences cognitives et Spectacle Vivant 2019-3ème édition, « Interactions/intégrations : acteurs-spectateurs en répétition,
sur scène et dans la salle
Université de Montpellier Paul Valery III, França
|
2019/09/16 - 2019/09/18 | Moderação da mesa, Diálogos com o território: cidade e
espaço público» no III Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. A Busca do Comum
Encontro
|
III Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. A Busca do Comum
IELT//FCSH/NOVA; CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, CIIE/FPCEUP, CICANT/ULP, FCH-UCPL, IPL, i2ADS/FBAUP, PELE, Porto, Faculdade de Belas
Artes da Universidade do Porto, Portugal
|
2019/07 - 2019/07 | Laboratório Internacional Viwepoints
com Mary Overlie (criadora do método) e Wendell Beavers
Seminário
|
Laboratório de partilha e discussão
Vértico, Espanha
|
2018/12/13 - 2018/12/13 | Em Concreto (2) – O “Património cultural imaterial” no terreno: expetativas, experiências, perspetivas
Encontro
|
Património cultural imaterial
A Oficina , Portugal
|
2018/10/25 - 2018/10/27 | Moderação do Painel: Relire l’histoire, no 1º Congresso da European Association for the Study of Theater and Performance, Décentrer notre vision de L’Europe: l’émergence de nouvelles formes |
European Association for the Study of Theater and Performance, França
|
2018/10/06 - 2018/10/06 | Moderação do Painel: Intimidade Site-Specific + Sensorialidades, congresso Internacional Performance e Intimidade
Congresso
|
congresso Internacional Performance e Intimidade
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
Festival Noc Noc, Portugal A Oficina , Portugal |
2017/09/21 - 2017/09/21 | moderação da Roda 3*: entre o colaborativo e o participativo: que diferenças e o que implicam? Encontro Internacional de Reflexão
sobre Práticas Artísticas Comunitária. Práticas artísticas colaborativas/ Participativas e Comunidades
* com Teresa Furtado
Encontro
|
Práticas Artísticas Comunitária. Práticas artísticas colaborativas/ Participativas e Comunidades
IELT/FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC, CIAC, Pele, Portugal
|
2017 - 2017 | Práticas de Arquivo em Artes Performativas
Seminário
|
Práticas de Arquivo em Artes Performativas
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
|
2016/03/09 - 2016/03/12 | Tracing creation – Genetics, Genes, and Genealogies of Performance
Congresso
|
Tracing creation – Genetics, Genes, and Genealogies of Performance
Universiteit Antwerpen, Bélgica
|
2013/07/09 - 2013/07/13 | Visiting Artists. A crítica como ferramenta para a criação
Orientação Peroen Peeters (BE).
Oficina (workshop)
|
Visiting Artists. A crítica como ferramenta para a criação
Mostra de Processos / Portugal, 2º edição MAPP, Portugal
|
2011 - 2011 | Une semaine de cirque – Arts, Sciences, Colloques, Spectacles»: Quatro congressos internacionais em simultâneo - Cirque et
Littérature; Cirque et Sciences de l’éducation; Cirque et Arts du spectacle; Cirque et Médicine des arts. Organização
Congresso
|
Une semaine de cirque – Arts, Sciences, Colloques, Spectacles
Université de Montpellier Paul Valery III, França
|
2010/12/14 - 2010/12/14 | Moderador do 3º Painel – Arte na Comunidade (13 e 14 de Dezembro) nos encontros “InArte – Encontros Internacionais Inclusão
pela Arte”. Oradores: Madalena Vitorino, Gizella Mendoza, Paulo Maria Rodrigues, Letícia Martins
Encontro
|
InArte – Encontros Internacionais Inclusão pela Arte
VO’ARTE , Portugal
|
1992 - 1992 | 1º Congresso Mundial de Teatro e Educação - Porto | 1º Congresso Mundial de Teatro e Educação
Associação Portuguesa de Expressão Dramática , Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/05/18 | Viagem
Arguente principal
|
Cátia Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2021/01/21 | TAT - TEACHING ART AND THEATRE
Vogal
|
Tiago Lameiras (Doutoramento)
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
|
2020/03/27 | Talvez em sonho cantando e dançando, je réveille: entre a fala e a escuta nos seminários de Jerzy Grotowski pelo Collège de
France
Arguente
|
Ana Luiza Firmeza Rocha (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Centro de Teologia e Ciências Humanas, Brasil
|
2019/02 | Criar Poder – Teatro e Comunidade aplicado às empresas
Arguente principal
|
Cristiana Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2017/03/31 | Presença Cénica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas do ator
Arguente
|
Matheus Schimith (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
2016/09/23 | A musicalidade na dramaturgia de ator: das vanguardas do séc. XX ao caso do Teatro O Bando
Arguente principal
|
Cristiane Werlang (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/01/14 | As palavras do corpo em João Mota. Um estudo sobre a presença, o corpo e a palavra nos espetáculos de Cyrano de Bergerac e
Play Strindberg
Arguente principal
|
Fábio Vaz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2014/07/22 | Vai Teatro
Orientador
|
Maria da Luz Neto Gavancha Lopes (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2014 | Relatório de estágio intitulado, Laboratório de criação a partir de Macbeth de William Shakespeare
Arguente principal
|
Andreia Frazão Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2013/07/15 | Estágio no âmbito do Programa Erasmus na Academy of Performing Arts (Bratislava)
Arguente
|
Ricardo Nuno Espínola Ávila (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2013/06/01 | Revisión de problemas comunicacionales en la classe de Técnica de Danza Observados por um músico de danza
Orientador
|
Alejandro César Grosso Laguna (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2013/05/10 | Volley
Vogal
|
Nuno Correia Pinto (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2013 | A expressão Dramática / Teatro no 1º ciclo Básico: investigando a mediação cultural nas relações Museu-Escola-Comunidade
Vogal
|
Ana Paula Coelho de Pina Proença (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2012/07/27 | Tradição e Modernidade na preparação do Actor-Marionetista
Vogal
|
Hikmet Sabahat Özgüler Vorontsova (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2012/07/17 | Tradição e tecnologia no Teatro de Formas Animadas
Vogal
|
Marcelo Gilaberte Redondo (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2012 | Aspetos Teóricos e metodológicos do Teatro Social: sua aplicação numa Comunidade de Jovens do Baixo Alentejo
Arguente principal
|
Ana Cristina Russo Chafirovitch (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2011 | A Falha como motor de criação – Ensaio sobre A.I.M (Ensaio longo que enquadra e justifica o objecto performativo A.I.M.
Arguente principal
|
Bárbara Raquel de Marques da Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2010/08/26 | Acreditando... É Possível! Três meses de viagem
Arguente principal
|
Catarina Caetano Lopes Ferreira da Silva (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2010 | Retrato Inacabado. Do texto ao palco a pensar no público
Arguente principal
|
Mário dos Reis Primo (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2009 | Relação Actor - Marioneta - Meio envolvente
Arguente principal
|
Pedro Belinha André Carvalho (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2009 | S.P.O.T.: Sensações, Paixões, Ódios e Taras - A Vida em Palco
Arguente principal
|
Joana Lúcia Martins Constantino Poejo (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2014 - Atual | Arte da Cena (Art on Stage), publicação semestral da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás
Especialista
|
Universidade Federal de Goiás Escola de Música e Artes Cênicas, Brasil | |
2020/07 - 2023 | Avaliador - Artes/arts ¿ Comissões de Avaliação (CAs) de Relatórios Científicos Finais (RCFs) de Projetos IC&DT
Especialista
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT |
2020/07 - 2020/09 | Avaliador – Artes/arts – Concurso para Atribuição de Bolsas de. Investigação para Doutoramento –. Fundação para a Ciência
e Tecnologia, I.P. (FCT
Especialista
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2019/07 - 2020/02 | Membro da Comissão de Apreciação (Especialista efetivo) do Concurso Bianual de Apoio Sustentado da Direção Geral das Artes
(DGArtes) – 2020-21 – Criação e outros domínios - Cruzamentos Disciplinares
Especialista
|
Direção-Geral das Artes, Portugal | Direção-Geral das Artes |
2019/07 - 2019/12 | Membro da Comissão de Apreciação (Especialista suplente) do Concurso Bianual de Apoio Sustentado da Direção Geral das Artes
(DGArtes) – 2020-21 - Criação e outros domínios - Circo contemporâneo e Artes de Rua
Especialista
|
Direção-Geral das Artes, Portugal | Direção-Geral das Artes |
2012 - 2018 | Corpo Científico-Artístico da Revista Ilinx, revista on-line produzida e organizada pelo LUME Teatro - Núcleo Interdisciplinar
de Pesquisas Teatrais da UNICAMP (Universidade de Campinas)
Especialista
|
Universidade Estadual de Campinas, Brasil | |
2003 - 2004 | Membro do conselho redactorial da revista Dédale - Pédagogie des arts de la piste & de la scène
Especialista
|
Centre National des Arts du Cirque (CNAC), França |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | membro do conselho Editorial da editora, Hucitec Editora, coleção Licores – Linguagem, Corpo, Estética | |
2018 - Atual | Consultor* da Bienal Ci.clo de Fotografia do Porto (https://ciclo-bienal.org/bienal-19/equipa-bienal) *com Manuela Ferreira | Ci.clo - Bienal de Fotografia do Porto, Portugal |
2019/07 - 2019/07 | I Bienal Ci-clo de Fotografia do Porto, Porto, direção artística de Virgílio Ferreira com Manuela Ferreira, faz a co-curadoria e coordena as oficinas de formação | Direção-Geral das Artes, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/01/27 - Atual | Bases do trabalho vocal: sua aplicação na prática de docência (5h) Co-orientação com Eduardo Silva | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2011/05/27 - 2011/05/29 | Método Dalcroze/ Formação Rítmica/Música e Movimento | Método Dalcroze/ Formação Rítmica/Música e Movimento (Outros) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2010/12/16 - 2010/12/22 | Viagem(ens) da voz – técnica vocal para actores | Viagem(ens) da voz – técnica vocal para actores (Outros) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2009/10 - 2010/06 | Curso de Especialização Profissional “Teatro do gesto: acção física, imagem e palavra” | Curso de Especialização Profissional (Outros) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | Desde a sua fundação em outubro de 2017 é membro da EASTAP (European Association for the Study of Theatre and Performance) e integra o grupo de trabalho Theory & Pratice. | Membro |
2017 - Atual | Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNp/Brasil | Pesquisador colaborador estrangeiro |
2016 - Atual | IGesto (Associação Investigação do Gesto - FUP/Centro Linguístico da Universidade do Porto | Outubro de 2017 integra os órgãos sociais da associação. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/09/02 - 2021/09/04 | Membro da Comissão científica do II Congresso Paisagens Sonoras: o som, a Música e a Arquitectura nas comemorações de André
Soares (1720-1769). Univ. Minho – 2-4/09
Membro
|
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
2021/09 - 2021/09 | Membro da Comissão organizadora e científica do IV – Encontro internacional de reflexão sobre práticas Artísticas Comunitárias
– Práticas artísticas e risco no contemporâneo. 21-24/09 – 2021
Co-oranização: CHAIA-UE, CIIE-FPCEUP, ESMAE - P. Porto, IPL, i2ADS-FBAUP, Lab2PT-UMinho, PELE e o MEXE. https://i2ads.up.pt/eirpac/
Membro
|
i2ADS-FBAUP, Portugal |
2020/03/25 - 2020/03/28 | Membro da Comissão Organizadora do I Congresso Internacional do Teatro Galego. Santiago de Compostela, 25-28/03/2020.
Org.: Academia Galega de Teatro
https://congresodoteatro.gal/organizacion-es.html
Membro
|
Academia Galega de Teatro, Espanha |
2019/09/16 - 2019/09/18 | Membro da comissão científica do III Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. A Busca do
Comum. Contributos das práticas artísticas para outros futuros possíveis
Membro
|
IELT//FCSH/NOVA; CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, CIIE/FPCEUP, CICANT/ULP, FCH-UCPL, IPL, i2ADS/FBAUP, PELE, Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
2018/10/04 - 2018/10/06 | Congresso Internacional Performance e Intimidade.
Org: CEHUM/ Grupo de Investigação em Estudos Performativos. Guimarães; Parceiros: A Oficina; Festival Noc Noc, Reitoria da
Universidade do Minho
Membro
|
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
2017/09/19 - 2017/09/21 | II Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. Práticas artísticas Colaborativas/ Participativas
e Comunidades. Co-organização: IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição/FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC,
CIAC, Pele
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal |
2010/06/11 - 2010/06/11 | seminário “Corporalidade(s) em Artes Cénicas - Prática e Teorias
Coordenador
|
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2009/06/27 - 2009/07/02 | Membro da comissão científica do seminário internacional - A procura do actor/The Actor’s Search Organização: Centros de Investigação
CHAIA/CIAC/CITECI e CIT-Cassefaz; Apoio: FCT
Membro
|
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal |
1998/11/05 - 1998/11/07 | Membro da Comissão organizadora do Colóquio Internacional “Bertolt Brecht”
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016 - 2016 | Júri do Concurso, Primeiro Olhar, XVI Encontros de Cinema, Viana do Castelo |