???global.info.a_carregar???
Susana Fidalgo concluiu o Doutoramento em Didática em 2006, na Universidade de Aveiro, o Mestrado em Ciências da Educação, na Especialidade de Didática do Inglês em 1990, na Universidade de Aveiro e a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães, em 1983, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu desde o dia 1 de Março de 1984, sendo atualmente Professora Coordenadora da Área Disciplinar de Línguas Estrangeiras do Departamento de Ciências da Linguagem. Desde 7 de janeiro de 2016 assume as funções de Vice-Presidente da ESEV. O seu domínio de especialização centra-se nas Ciências da Educação, concretamente na Didática do Inglês. Como atuais interesses em termos de investigação refiram-se as seguintes áreas: língua inglesa, didática do inglês, leitura extensiva e aquisição duma língua estrangeira e ensino precoce das línguas estrangeiras.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Fidalgo
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Fidalgo, Susana

Identificadores de autor

Ciência ID
BB15-6E58-7216
ORCID iD
0000-0002-7323-2158

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2002/04/01 - 2006/07/21
Concluído
Didáctica (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"O impacto da leitura extensiva na aquisição da distinção 'Simple Past'/'Simple Present Perfect'" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1985/10 - 1990/12/21
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Didáctica do Inglês
Universidade de Aveiro, Portugal
"Da Problemática do EFL - O ensino/aprendizagem de contrastes verbais no âmbito do passado: 'Simple Past'/'Present Perfect' - Pretérito Perfeito Simples/Pretérito Perfeito Composto/Pretérito Imperfeito" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1979/09 - 1983/07/18
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
14 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2009/06/04 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1991/05/07 - 2009/06/03 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1984/03/01 - 1991/05/06 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

2016/01/07 - Atual Vice-Presidente da Unidade Orgânica
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/12/09 - Atual Coordenadora do Curso de Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/08/27 - Atual Coordenadora do Curso de Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014/06/13 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011 - Atual Coordenadora da Equipa Científico-Pedagógica para Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009 - Atual Coordenadora da Equipa Científico-Pedagógica para Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (2.º Ciclo do Ensino Básico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/03/15 - 2016/02/29 Coordenadora dos cursos de Complemento de Formação em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico para os grupos de docência 110, 220 e 330
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010/04/21 - 2014/04/29 Diretora do Departamento de Ciências da Linguagem
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1998 - 2010 Coordenadora da Área Científica de Inglês
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2007/01/16 - 2009/01/16 Membro do Conselho Pedagógico
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2005 - 2006 Coordenadora do curso de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, variante de Português/Inglês
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1999 - 2000 Membro da Assembleia de Representantes
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

1997/01/13 - Atual Formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com o registo CCPFC/RFO - 03494/97 nas seguintes áreas e domínios: A41 Inglês e C05 Didáticas Específicas (Inglês)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2015 - Atual Projeto Viseu-Educa
00000
Outra
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2019 ViseuInterAgeStories (VIAS) an app to promote social inclusion and healthy lifestyles
Projeto 02/SAICT/2016 Portugal2020 023485
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2018 Línguas Estrangeiras e Empregabilidade
PROJ/CI&DETS/CGD/2016/0001
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
2017 - 2017 Projeto A&CME-ESEV (Avaliação de manuais escolares)
A&CME-ESEV
Outra
2015 - 2015 Projeto A&CME-ESEV (Avaliação de manuais escolares)
A&CME-ESEV
Outra
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 Projeto A&CME-ESEV (Avaliação de manuais escolares)
A&CME-ESEV
Outra
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2012 - 2012 Projeto A&CME-ESEV (Avaliação de manuais escolares)
A&CME-ESEV
Outra
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011 - 2011 Projeto A&CME-ESEV (Avaliação de manuais escolares)
A&CME-ESEV
Outra
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010 - 2010 Projeto A&CME-ESEV (Avaliação de manuais escolares)
A&CME-ESEV
Outra
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Fidalgo, Susana. "International Conference on Human Rights", Polistécnica, 2002
Artigo em conferência
  1. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Rego, Belmiro; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana. "Use of cyberspace resources for foreign language learning in higher education". 2018.
Artigo em revista
  1. Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Fidalgo, Susana; Delplancq, Véronique; Amante, Susana; relvas, susana. "Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiência de inovação pedagógica". Millenium - Journal of Education Technologies and Health 4e (2019): 75-80.
    Publicado
  2. Cardoso, Ana; Carugati, Florencia; Lacerda, Carla; Fidalgo, Susana. "Curricular articulation between early childhood education and primary school: conceptions and practices". Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health 6 (2018): 77-86. http://dx.doi.org/10.29352/mill0206.07.00161.
    Publicado • 10.29352/mill0206.07.00161
  3. Fidalgo, Susana. "Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: conceções e práticas". Millenium - Journal of Education, Technologies and Health (2018):
    https://doi.org/10.29352/mill0206
  4. Fidalgo, Susana. "The integration of pupils from different cultures into Portuguese primary schools". The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences (2017):
    10.15405/epsbs.2017.10.13
  5. Fidalgo, Susana. "Leadership and pedagogical interaction as predictors of learning outcomes in physical education". The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences (2016):
    10.15405/epsbs.2016.11.7
  6. Fidalgo, Susana. "The integration of foreign students in the Portuguese school of the 1st cycle of basic education: the case of a school grouping in the municipality of Viseu". Journal of Education and Human Development (2015):
    10.15640/jehd.v4n1a18
Resumo em conferência
  1. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Odete; Fidalgo, Susana. "The contribution of foreign languages in the development of enterprises: A review of literature". Trabalho apresentado em 6th International M-Sphere Conference For Multidisciplinarity in Business and Science, Viseu, 2017.
    Publicado
  2. Fidalgo, Susana. "Curricular articulation between pre-school and 1st cycle of basic education: Conceptions and practices". Trabalho apresentado em 6th International M-Sphere Conference For Multidisciplinarity in Business and Science, Viseu, 2017.
    Publicado
  3. Fidalgo, Susana. "Leadership and pedagogical interaction as predictors of learning outcomes in physical education". 2016.
    10.15405/iceepsy2016(1986-3020)
Tese / Dissertação
  1. Correia, Ana Rita Nunes. "A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4642.
  2. Casteluche, Valéria Antonieta Martinez. "Supervisão pedagógica no âmbito do ensino precoce da língua inglesa em contextos de educação pré-escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/3119.
Tradução
  1. Fidalgo, Susana. Cronologia de Almeida, 1000 anos de história (Séculos XI a XXI): de praça-de-guerra a aldeia histórica de Portugal. Portugal. 2014.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Amante, Susana; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Maria Odete; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana. 2018. Foreign languages and employability: a complex relationship. Case study in the region of Viseu (Portugal). The challenges of today's societies when it comes to employability and to the reality of the current labour market are more and more delicate and diversified. One of the major commitments we expect from higher education is to prepare its students to face this kind of complexity, understanding its nuances and having the capacity to adapt quickly to situations which are common in companies’ lives. F. http://hdl.handle.net/10400.19/5094.
  2. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Maria Lúcia; Amaral, Odete; Fidalgo, Susana. 2017. Foreign language skills: a challenge for the economy. Awareness of the fact that multilingualism opens doors to new markets and new business opportunities is not an original phenomenon, but the various works produced with a view to its being acknowledged are still little publicized and granted little practical use also. Showing mastery of communicative skills in several foreign languages is always valuable for the market economy, not only in terms of. http://hdl.handle.net/10400.19/5096.
    doi:10.21125/edulearn.2017
  3. Nunes, Catarina; Cardoso, Ana Paula; Rocha, João; Fidalgo, Susana. 2015. The Integration of Foreign Students in the Portuguese School of the 1st Cycle of Basic Education: the Case of a School Grouping in the Municipality of Viseu. The present study aims to understand whether the foreign students who have different nationalities but the Portuguese are integrated into the school of the 1st Cycle of Basic Education. With this purpose, a descriptive and phenomenological research was conducted, making use of documental analysis, as well as semi-structured interviews and sociometric tests. These two data collecting tools were app. http://hdl.handle.net/10400.19/3568.
    Nunes, C., Cardoso, A. P., Rocha, J., Fidalgo, S. (2015). The Integration of Foreign Students in the Portuguese School of the 1st Cycle of Basic Education: the case of a school grouping in the municipality of Viseu. Journal of Education and Human Developm
  4. Fidalgo, Susana. 2002. Actas - XXI Encontro da APEAA. Nota de abertura.
  5. Fidalgo, Susana. 1999. Da problemática do EFL o ensino / aprendizagem de contrastes verbais no âmbito do passado: "simple past"/ "present perfect" - pretérito perfeito simples / pretérito perfeito composto / pretérito imperfeito. Situemo-nos num contexto de ensino/aprendizagem do Inglês como língua estrangeira a alunos nativos do Português. Trata-se duma realidade que suscita frequentemente o estabelecer de contrastes a vários níveis entre as duas línguas em causa , com o objectivo de melhorar, desenvolver e aprofundar o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa. Numa conferência a que tive oportunidade de assistir. http://hdl.handle.net/10400.19/969.
  6. Fidalgo, Susana. 1999. Pontos divergentes entre os sistemas verbais inglês e português no que respeita às categorias morfológicas do verbo. No âmbito da linguística contrastiva, nós, professores, apercebemo-nos com frequência que muitas das dificuldades sentidas pelos alunos no processo de aprendizagem duma língua estrangeira têm por base uma nítida interferência da língua materna. Refiro-me concretamente à aprendizagem do aspecto gramatical e muito em particular à questão verbal , já por si só bastante polémica. A justificação deve-s. http://hdl.handle.net/10400.19/870.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
1992 O ensino/aprendizagem de contrastes verbais no âmbito do passado: 'Simple Past'/'Present Perfect' – Pretérito Perfeito Simples/Pretérito Perfeito Composto/Pretérito Imperfeito” Comunicação apresentada na Escola C+S de Penalva do Castelo, junho 3
Escola C+S de Penalva do Castelo (Viseu, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2017 A implementação do ensino do inglês no 1.º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Supervisão pedagógica no ensino precoce da língua inglesa em contextos de educação pré-escolar
Orientador
Supervisão Pedagógica (Educação Pré-Escolar/Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal