???global.info.a_carregar???
Post-graduated in Science and Web Technology(2021) at Aberta University in Portugal. Graduated in Computer Science (2000), has a Master's degree (2009) and a PhD (2017) in Intelligence Technologies and Digital Design from the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Pontifical University Catholic of São Paulo). CAPES Sandwich Doctoral Fellow at the Institute of Digital Games, at the University of Malta, between 2015 and 2016. Postdoctoral project at the Universidade Aberta, in Lisbon, under the supervision of Leonel Morgado. I lectured as a professor at the PUC-SP, having taught in the Computer Science, Technology in Digital Games, Communication and Multimedia, Technology and Digital Media and Information Systems programs. Also served as the Internship Coordinator for the Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Vice-president of the Brazilian Network for Ludic Studies (REBEL). Has experience in Computer Science, with emphasis on real-time systems development, creation of communication interfaces with embedded hardware for data collection, data processing (data-mining) for market research, image processing (computer vision), game conception, design, planning and development,gamification, computer simulation, 3D modeling, integration with embedded systems on devices, such as Arduino and Kinect, implementation of digital educational technologies,both in classroom and distance learning, and creation of independent games, published on Ludabyte. (Main programming languages used in projects: C, C ++, Delphi (Object-Pascal), ASP, Visual Basic, JAVA, Javascript and C #). Professional experience also includes teaching in the Information Systems and Digital Games at Faculdades Undergraduate Program at Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), teaching in the Game Development Postgraduate Program at the National Service for Commercial Learning (SENAC) and acting as a software developer for market research at the Brazilian Institute of Public Opinion and Statistics (IBOPE) between 2001 and 2010. As a researcher, develops studies on the use of games for teaching computational concepts.Currently part of two research groups registered in the Directory of Research Groups of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), Software Modeling Research Group (Grupo de Estudos em Modelagem de Software - GEMS), and Speech Studies Research Group (Grupo De Pesquisa De Estudos Sobre a Fala - GeFALA). Has published works in journals and book collections. Link to other academic databases: ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Mario_Fontes3/publications; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5618-0616 Mendeley: https://www.mendeley.com/profiles/mario-madureira-fontes/; Google-scholar: https://scholar.google.com/citations?user=5bhLHCkAAAAJ; SCOPUS: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=57200205578; Publons(ResearcherID): https://publons.com/researcher/2485815/mario-madureira-fontes/
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mario Madureira Fontes
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Fontes, Mario Madureira
  • Mario Madureira Fontes

Identificadores de autor

Ciência ID
BC11-CD77-02D1
ORCID iD
0000-0002-5618-0616
Scopus Author Id
57200205578

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2019 - 2021
Concluído
Desenvolvimento de Narrativas Incrementais com Gatilhos de Desafios em Ambientes para Ensino de Conceitos Computacionais (Pós-doutoramento)
Especialização em Ciências e Tecnologia Web
Universidade Aberta Departamento de Ciências e Tecnologia, Portugal
2012 - 2017
Concluído
Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (Doctor)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"Gatilhos de desafios para o desenvolvimento de jogos e narrativas instrucionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006 - 2009
Concluído
Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (Master)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"Aspectos Ontológicos da web-semântica: Investigação para a utilização do histórico da web-semântica como contribuição para a melhoria da navegação na web" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997 - 2000
Concluído
Ciências da Computação (Bachelor)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05 - 2023/01 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/03 - 2021/07 Monitor (Docente Universitário) Universidade Aberta Departamento de Ciências e Tecnologia, Portugal
2012/09 - 2018/06 Professor Visitante (Docente Universitário) Centro Universitário Senac, Brasil
2017/08 - 2017/12 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001 - 2010 Desenvolvedor de sistemas informáticos Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística - IBOPE, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - 2021 Desenvolvimento de Narrativas Incrementais com Gatilhos de Desafios em Ambientes para Ensino de Conceitos Computacionais
POCI-01-0145-FEDER-030040-BolsaUAB
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1998 - 2000 Laboratório de Thomson
INICIACAOTHOMSON
Bolseiro de Iniciação Científica
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2022 Self and Co-regulation in e-Learning of Computer Programming
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014 - 2018 Da pesquisa de fala ao desenvolvimento de tecnologias
45917820148
Desenvolvimento técnico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2012 - 2013 Webduino e RVA
Desenvolvimento técnico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fontes, Mario M.; Daniela Pedrosa; Morgado, Leonel; Cravino, José. "Anonymizing student team data of online collaborative learning in Slack". Trabalho apresentado em International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT) 2022, Bucharest, 2022.
    Publicado • 10.1109/icalt55010.2022.00009
  2. Mario Madureira Fontes. "Narrative-Driven Immersion and Students' Perceptions in an Online Software Programming Course". 2021.
    10.23919/ilrn52045.2021.9459381
  3. Morais, C.; Pedrosa, D.; Fontes, M.M.; Cravino, J.; Morgado, L.. "Detailing an e-Learning Course on Software Engineering and Architecture Using BPMN". 2020.
    10.4230/OASIcs.ICPEC.2020.17
  4. Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cravino, José; Fontes, Mario Madureira; Castelhano, Maria; Machado, Claudia; Curado, Eliana. "Challenges implementing the SimProgramming approach in online software engineering education for promoting self and co-regulation of learning". 2020.
  5. Fontes, M.M.; Vega, Í.S.. "An instructional card game with puzzle triggers: Guidelines for teaching software development". 2017.
Artigo em revista
  1. Fontes, Mario M.. "Metacognitive challenges to support self-reflection of students in online Software Engineering Education". 2021 4th International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE) (2021): http://dx.doi.org/10.1109/cispee47794.2021.9507230.
    10.1109/cispee47794.2021.9507230
Capítulo de livro
  1. Fontes, Mario M.; Andrea Souza; Astrid Mühle Moreira Ferreira; Zuleica Antonia Camargo. Autor correspondente: Fontes, Mario M.. "Desafios na concepção de um exergame, “Biofeedback de Fala”". In Estética do jogo: arte, mecânica e narrativa, editado por Hermes Renato Hildebrand; Fabiana Martins de Oliveira; Guilherme Cestari; Thiago Mittermayer; Aline Antunes de Souza, 135-144. São Paulo, Brasil: Editora C0D3S, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Fontes, Mario Madureira. "Gatilhos de desafios para o desenvolvimento de jogos e narrativas instrucionais". Doutoramento, 2017. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20299.
  2. Fontes, Mário Madureira. "Aspectos ontológicos da web-semântica: investigação para a utilização do histórico da web-semântica como contribuição para a melhoria da navegação na web". Mestrado, 2010. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18243.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/07/01 Anonymizing student team data of online collaborative learning in Slack (ICALT) 2022 International Conference on Advanced Learning Technologies
IEEE (Bucharest, Roménia)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/11/10 - 2022/11/12 VPCT 2022 - A voz dos Professores de C&T Vila Real
2020/11/05 - 2020/11/07 VPCT 2020 - A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia Vila Real

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021 - 2021 Laboratório de Desenvolvimento de Software Licenciatura em Engenharia Informática (Licenciatura) Universidade Aberta Departamento de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/05 - 2018/06 Programação 3D Pós-graduação em Games (Master Universitario) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo - Unidade Lapa Tito, Brasil
2017/08 - 2017/12 Programação e Integração de Jogos I Jogos Digitais (Bachelor) Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Brasil
2017/08 - 2017/12 Projeto Profissionalizante de Final de Curso Jogos Digitais (Bachelor) Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Brasil
2017/08 - 2017/12 Projeto Profissionalizante de Jogos I Jogos Digitais (Bachelor) Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Brasil
2017/08 - 2017/08 Ferramentas para Dispositivos Móveis Jogos digitais (Bachelor) Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Brasil
2017/06 - 2017/07 Dispositivos Móveis e Portabilidade Pós-graduação em Games (Master Universitario) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo - Unidade Lapa Tito, Brasil
2015/01 - 2015/03 Programação de jogos em redes Pós-graduação em Games (Master Universitario) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo - Unidade Lapa Tito, Brasil
2014/03 - 2014/04 Programação de jogos em rede Pós-graduação em Games (Master Universitario) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo - Unidade Lapa Tito, Brasil
2012/09 - 2012/10 Game Engine Pós-graduação em Games (Master Universitario) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo - Unidade Lapa Tito, Brasil
Distinções

Prémio

2019 Orientador no "Challenge PUC - Telefônica"
Telefônica Brasil SA, Brasil