???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Batalha Bernardo Gama

Nomes de citação

  • Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo
  • Ana Gama

Identificadores de autor

Ciência ID
BD1E-42A5-6338
ORCID iD
0000-0002-0647-9820
Formação
Grau Classificação
2020/11/02 - 2021/07/31
Concluído
Economia Social e Solidária (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
17 valores
2011/01/10 - 2017/07/05
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Administração e Política Educacional
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
" “PERITOS, CONHECIMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO: Estudo dos peritos externos no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, entre 2006 e 2012”." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção
2006/01/05 - 2008/07/28
Concluído
Educação (Mestrado)
Especialização em Administração e Gestão Educacional
Universidade Aberta, Portugal
"“Mudanças Organizacionais, Culturais e Pedagógicas nas Escolas do 1.º Ciclo: novos percursos da Autonomia e de Avaliação das Escolas”." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2001/09/24 - 2005/07/20
Concluído
Professores em Ensino Básico – 1.º Ciclo (Licenciatura)
Especialização em 1.º ciclo
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016/09/01 - 2017/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2009/09/01 - 2016/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2008/09/22 - 2009/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/04 - 2008/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Padre Francisco Soares, Portugal
2007/12/12 - 2008/05/06 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, Portugal
2007/05/02 - 2007/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária Augusto Cabrita, Portugal
2005/12/05 - 2006/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/11 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2021/11 - Atual Coordenadora do Domínio de Sociologia da Educação Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018/11 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12 - 2023/07 Coordenador do Mestrado em Administração Educacional Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018/11 - 2021/11 Vice- presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018/11 - 2021/10 Conselheira do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017/08 - 2021/10 Membro da coordenação da Licenciatura Música na Comunidade Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2023/07/01 - 2024/07/31 Análise SWOT da Comunicação do Programa Mentori@IPL. Contributos para Maior Adesão dos Estudantes.
13862389
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Em curso
2019/06/01 - 2020/06/30 “Age 2.0!: Seniores em rede, engagement e literacia digital”
IDI&CA
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2018/01/03 - 2019/12/31 COMMUS: Fazer música, viver comunidade
CIED/Projetos
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação/CIED
Concluído
2015/11/01 - 2017/12/31 Sexualidade e Género em Contextos de Educação
CIED/Projetos
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
Concluído
2011/09/06 - 2013/05/16 Estratégias Locais de Melhoria da Escola em Áreas Desfavorecidas: Programas públicos e privados de intervenção
PTDC/CPE-CED/114789/2009
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. Autor correspondente: Antunes, Ana Cristina. "The (not so) secret life of senior social media influencers: An analysis of the top five 'granfluencers', on Instagram". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour (ICIEMC) 2022, Aveiro, 2022.
    Publicado
  2. Valente, Bianor; Gama, Ana; Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra. "The pandemic impact in a higher education school: students perceptions". Trabalho apresentado em 3rd World Higher Education Conference organised by UNESCO, 2022.
  3. Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. Autor correspondente: Miranda, Sandra. "A different type of influencer? Examining senior Instagram influencers communication". Trabalho apresentado em 9th European Conference on Social Media (ECSM), 2022.
    Publicado • 10.34190/ecsm.9.1.337
  4. Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana; Miranda, Sandra. "Can Facebook Support Senior's Consumer Decision Process?: A qualitative study". 2021.
  5. Ana Gama. "The role of senior universities in promotion of digital literacy: the portuguese and spanish seniors perspective". Trabalho apresentado em AGEINGCONGRESS2020 – 3.º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ENVELHECIMENTO, Leiria, 2020.
    Publicado
  6. Ana Gama. "A intervenção de um músico na comunidade em contexto de lar: as transformações nos idosos". Trabalho apresentado em AGEINGCONGRESS2020 – 3.º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ENVELHECIMENTO, Leiria, 2020.
    Publicado
  7. Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo; Antunes, Ana Cristina; Correia, Carla; Miranda, Sandra; Machado, Ana Teresa. "The role of senior universities in the promotion of digital literacy: The Portuguese and Spanish seniors perspective". Trabalho apresentado em AgeingCongress2020 - 3.º Congresso Internacional sobre Envelhecimento, 2020.
    Publicado
  8. Miranda, Sandra; Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana. "Age 2.0: motivations and brand engagement". 2020.
  9. Ana Gama. "O Programa BIP/ZIP - Parcerias Locais : análise exploratória numa freguesia de Lisboa". Trabalho apresentado em 9.º Encontro do CIED – Diversidades, Educação e Inclusão, Lisboa, 2019.
    No prelo
  10. Ana Gama; Gama, Ana. "O perito externo nos modos de regulação do programa TEIP2: regulado, regulador e recurso de regulação.". Trabalho apresentado em VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, Aveiro, 2017.
    Publicado
  11. Ana Gama. "Entre namorados/as não se mete a colher?.Representações da violência nas relações de intimidade no Ensino Superior". Trabalho apresentado em XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Viseu, 2016.
  12. Ana Gama. "As práticas dos/as estudantes do curso Música na Comunidade: A música como meio". Trabalho apresentado em VII Encontro Nacional/II Encontro Internacional – Estética e Artes na Educação, Lisboa, 2015.
    Publicado
  13. Ana Gama. "Os peritos externos nos territórios educativos de intervenção prioritária de segunda geração: inquirindo a sua ação". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Congresso SPCE Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real, 2014.
    Publicado
  14. Ana Gama. "Participação dos idosos : percursos construídos por finalistas da licenciatura em animação sociocultural". Trabalho apresentado em V Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural: Da participação na cultura à cultura da participação, Leiria, 2014.
  15. Ana Gama; Tatiana do Carmo. "A ASC numa autarquia: um palco para uma cultura de participação". Trabalho apresentado em V Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural: Da participação na cultura à cultura da participação, Leiria, 2014.
    10.29327/13531.9-5
  16. Ana Gama. "Entre possibilidades e constrangimentos : a participação das crianças na escola". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Lisboa, 2013.
    Publicado
  17. Ana Gama. "A intervenção dos futuros animadores socioculturais com o cidadão idoso : Contributos para uma reflexão". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação, 2013.
    Publicado
  18. Ana Gama. "As representações de atuais e futuros/as professores/as e educadores/as sobre género e cidadania". Trabalho apresentado em XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE.Formação Profissional – Investigação educacional sobre teorias, políticas e práticas, Lisboa, 2013.
    Publicado
  19. Ana Gama. "Os experts nas políticas de educação prioritária". Trabalho apresentado em III Congresso Ibero Americano de Politica e Administração da Educação gestão pedagógicae política educacional – desafios para a melhoria da formação e profissionalização dos educadores, Zaragoza, 2012.
  20. Ana Gama. "Mapeando as políticas de educação prioritária (Portugal, 1995-2011)". Trabalho apresentado em V Encontro do CIED - Escola e Comunidade, Lisboa, 2012.
    Publicado
  21. Tomás, Catarina Almeida; Gama, Ana. "Cultura de (não) participação das crianças em contexto escolar". 2011.
  22. Ana Gama. "Perspectives on formation of Sociocultural Animators : Escolas Superior de Educação de Lisboa vs IUT Michel de Montaigne Bordeaux". Trabalho apresentado em V Encontro do CIED - Escola e Comunidade, Lisboa, 2011.
    Publicado
  23. Ana Gama. "Os Saberes Académicos Sobre os Teip e o Epis. Análise de Teses de Mestrado e Doutoramento (1996-2011". Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda, 2011.
    Publicado
  24. Ana Gama. "School achievement in risk situations : The impact of government and non-government programmes in the fight against social exclusion". Trabalho apresentado em 8.ª Conference of the European Research Network about Parents in Education, Milão, 2011.
    Publicado
  25. Ana Gama. "The role of Educational Territories of Priority Intervention in the construction of best practices for combating school and social exclusion in Portugal". Trabalho apresentado em 8.ªConference of the European Research Network about Parents in Education, Milão, 2011.
    Publicado
  26. Ana Gama. "Os TEIP e a Infância : desocultação das vozes das crianças no contexto educativo". Trabalho apresentado em I Congresso Ibero-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Elvas, 2010.
    Publicado
  27. Gama, Ana. "Que autonomia para as escolas?". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa Ciências da Educação, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Valente, Bianor; Gama, Ana. "A Voz dos/as Alunos/as de um Agrupamento de Escolas do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária". Educação & Realidade 48 (2023): http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236124563vs01.
    10.1590/2175-6236124563vs01
  2. Valente, Bianor; Gama, Ana. "The Voice of Students of an Education Action Zone School". Educação & Realidade 48 (2023): http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236124563vs02.
    10.1590/2175-6236124563vs02
  3. Lindeza, Inês Cardoso; Pereira, Ana Isabel; Gama, Ana; Arez, Abel. "O projeto musical “Na AFID eu sou Feliz!”: escutar a voz das pessoas com deficiência". (2022): http://hdl.handle.net/10400.21/15019.
    10.25757/invep.v12i2.332
  4. Lindeza, Inês Cardoso; Pereira, Ana Isabel; Gama, Ana; Arez, Abel. "The Musical Project "I am happy at AFID": Listening to the voice of people with disabilities". (2022): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/332.
  5. Moreira, Pedro; Gama, Ana. "Música na Comunidade e Intervenção: uma abordagem às práticas dos estudantes da licenciatura em música na comunidade da ESELx/ESML em contexto de estágio (2015-2017)". ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos 11 3 (2022): 67-82. http://hdl.handle.net/10174/32800.
    Publicado
  6. Lindeza,Inês Cardoso; Pereira,Ana Isabel; Gama,Ana; Arez,Abel. "Projeto Musical “Na AFID eu sou Feliz!”: Escutar a voz das pessoas com deficiência". (2022): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200192.
  7. Pereira, Ana Isabel; Inês Lindeza; Abel Arez; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. "Musical Project "I'm happy at AFID": Listening to the voice of people with disabilities". From Research to Practice: Studies of Educational Nature 12 2 (2022): 192-213. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/332.
    Publicado
  8. Sandra Miranda; Ana Cristina Antunes; Ana Gama; Branco Di Fatima; Ana Teresa Machado. "Navegar por redes nunca antes navegadas". Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (2021): https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.33366.
    10.35699/1983-3652.2022.33366
  9. Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana; Di Fátima, Branco; Machado, Ana Teresa. "Navegar por redes nunca antes navegadas: motivações e engagement dos seniores ibéricos". (2021): http://hdl.handle.net/10400.21/13967.
    10.35699/1983- 3652.2022.33366
  10. Valente, Bianor; Gama, Ana; Antunes, Ana; Miranda, Sandra. "O impacto da pandemia numa Escola Superior de Educação: as perceções dos estudantes". (2021): http://hdl.handle.net/10400.21/13665.
  11. Miranda, Sandra; Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana. "Age 2.0: Motivations and Brand Engagement". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/12648.
    10.34190/ESM.20.058
  12. Ana Gama. "Música na Comunidade e Intervenção: uma abordagem às práticas dos estudantes da licenciatura em música na comunidade da ESELx/ESML em contexto de estágio (2015-2017)". 11 3 (2020): 67-82.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Gama, Ana; Veríssimo, Ana; Tomás, Catarina. "Violência no namoro na Escola Superior de Educação de Lisboa". (2017): http://hdl.handle.net/10362/43288.
    Acesso aberto • crossref: 10.22355/exaequo.2017.36.05
  14. Vieira, Natália; Gama, Ana; Marques, Manon; Garcia, Carlos. "As práticas dos/as estudantes do curso Música na Comunidade¿: a música como um meio". (2016): http://hdl.handle.net/10400.21/12022.
  15. Ana Gama. "Stratégies et pratiques construites par les étudiants d’animation socioculturelle pour la promotion de la participation ...". 9 (2015): 1-22. https://edition.uqam.ca/atps/article/view/554.
    Publicado
  16. Ana Gama. "O quê , como e onde se investiga sobre os TEIP (1998-2012). Análise da produção científica em Portugal". 66 2 (2014): 1-11.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Loureiro, Cristina; Gama, Ana; Silva, Encarnação; Rodrigues, Margarida. "Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostas". (2013): http://hdl.handle.net/10400.21/3290.
    Acesso aberto
  18. Dias, Mariana; Tomás, Catarina Almeida; Gama, Ana; Lopes, Rui. "Políticas de intervenção prioritária em Portugal: novas políticas, novas práticas?". (2012): http://hdl.handle.net/10400.21/2721.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Abel Arez; Manon Marques; Ana Gama. "Diferencial – Vamos falar de igualdade". In Emoc¸o~es, Artes e Intervenc¸a~o: crianças e jovens em risco, 275-290. Coimbra, Portugal: Edições Almedina, 2023.
    Publicado
  2. Ana Gama; Joana Campos; Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos; Lia Pappámikail; Teixeira, Leonor. "Estágios curriculares em contexto de pandemia: as vivências de quatro estudantes de três Instituições de Ensino Superior". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas de Educação em Portugal, 174-213. Lisboa: ESELx-Livros, 2023.
    Publicado
  3. Arez, Abel; Marques, Manon; Moreira, Pedro; Ana Gama; Carlos Garcia; António Santos; Susana Gaspar. Autor correspondente: Arez, Abel. "Linha-D'água. Relato de uma criação artística participativa com o Grupo de Teatro Terapêutico do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa". In Emoções, Artes e Intervenção ¿ Perspetivas Multidisciplinares, 13-24. Coimbra, Portugal: Edições Almedina, 2021.
    Publicado
  4. Vohlgemuth, Laurence; Rocha, Carla; Arez, Abel; Felicio, Pedro; Nobre, Maria José; Ana Gama; Cristina Cruz; Campos, Joana. "Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : La création artistique collaborative et ses implications". In Art, Recherche et Animation, 199-213. Bordéus, França: Carrières Sociales Editions, 2021.
    Publicado • 10.4000/books.cse.1308
  5. Ana Gama. "A Arte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento comunitário: alguns programas". In Educação Artística 2010-2020, 165-169. Lisboa, Portugal: Politécnico de Lisboa - Coleção Estudos e Reflexões, 2021.
    Publicado
  6. Vohlgemuth, Laurence; , Campos J.; Rocha, Carla; Arez, Abel; Pedro Felício; Maria José nobre; Ana Gama; Cruz, Cristina Barroso; Joana Campos. "Formation en animation culturelle à l¿ESELx : la création artistique collaborative et ses implications". In Art, Recherche et Animation. Dans l'animation et dans la recherche : Expérimentations artistiques. Quelles interactions pour quelles transformations?, 199-213. França: Carrières Sociales, 2021.
    Publicado
  7. Gama, A.; Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Machado, A.; Rocha, C.. "The role of senior universities in promotion of digital literacy: the Portuguese and Spanish seniors perspective". Aranzadi, 2020.
  8. Ana Gama. "A Arte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento comunitário: alguns programas". In Educação Artística, 2010-2020, 151-155. Lisboa, Portugal: CIED, 2020.
    Publicado
  9. Vohlgemuth, Laurence; Campos, Joana; Martins, Célia; Gama, Ana; G Dias, Alfredo; Hortas, Maria João; Vieira, Natália. "Quelles médiations dans les formations offertes par l’ESELx : l’ASC et ses frontières ?". Carrières Sociales Editions, 2018.
    10.4000/books.cse.772
  10. Ana Gama; Ana Teodoro; Ana Simões. "Participação dos idosos: percursos construídos por finalistas da licenciatura em animação sociocultural". In Cultura e Participação: Animação Sociocultural em Contextos Iberoamericanos, 146-159. Leiria, Portugal: RIAP – Associação Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural - Nodo Português, 2014.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. "Some insights on the personification of Facebook by Iberian older users". Trabalho apresentado em 9th European Conference on Social Media (ECSM), 2022.
  2. Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. "When old is new! Seniors as digital influencers". Trabalho apresentado em 8th European Conference on Social Media (ECSM), Larnaca, Chipre., 2021.
Resumo em conferência
  1. José David; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo; Abel Arez; C. Gaspar, Susana. Autor correspondente: José David. "Banda 7 Ofícios: A project for the empowerment of persons with disabilities through music". Trabalho apresentado em IC CIPEM 2021 ¿ International Conference of CIPEM/INET-md, Perspectives in Psychology of Music and Music Education, Porto, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. "Peritos, conhecimento e regulação da educação : estudo da ação dos peritos externos no programa territórios educativos de intervenção prioritária, entre 2006 e 2012". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10451/29861.
  2. Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. "Mudanças organizacionais, culturais e pedagógicas nas escolas do 1ºCiclo: novos percursos da autonomia e de avaliação das escolas: um estudo de caso". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/665.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/04 Teixeira, L., Pappámikail, L., Figueiredo, C., Gama, A., & Campos, J. (2023, 4 a 6 de abril). Oportunidades e constrangimentos do contexto pandémico no Ensino Superior: um estudo exploratório sobre estratégias e implicações nos percursos formativos (pré) profissionais.
Sociedade Portuguesa de Sociologia (Coimbra, Portugal)
2023/02 Capelo, S., I., B., Almeida, S.M.E.A., & Gama, A. (2023, fev. 6-8). Programa TEIP3: Análise dos Relatórios de Avaliação Interna (2012 a 2021).
Forum Português de Administração Educacional (Lisboa, Portugal)
2023/01 Valente, B., & Gama, A. (2023, jan. 25-27). “Ser o braço direito do DT”: as perspetivas dos/as delegados/as de turma sobre o seu papel.
Afirse (Lisboa, Portugal)
2022/09 Gama, A., & Valente, B. (2022, set. 15-17). As assembleias de grupo/turma num agrupamento de escolas TEIP: que desafios na sua implementação?
Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
2022/04 Arez, A., Marques, M., & Gama, A. (2022, abril 27-28). Diferencial – vamos falar de igualdade.
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2019/07/18 O Programa BIP/ZIP: configurações locais numa freguesia de Lisboa III Seminário Internacional, Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2019/02/22 "Is this community music?" The role and profile of community music facilitators in three specific intervention contexts. 14th ICTM Irelan Annual Conference
University College Dublin (Dublin, Irlanda)
2019/01/28 Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : la création artistique collaborative et ses implications Colóquio ISIAT - Dans l'animation et dans la recherche : expérimentations artistiques Quelles interactions pour quelles transformations ?
IUT- Université Montaigne- Bordéus (Bordéus, França)
2018/09/07 A música na comunidade em diferentes contextos: da teoria à prática IX Congresso de Educação Artística
(Funchal - Madeira, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/09 - Atual O papel do Coordenador de Diretores de Turma na escola como órgão de gestão intermédia: estudo de caso
Orientador
Administração Educacional (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020/09 - Atual A Ação do Coordenador do Conselho de Diretores de Turma
Orientador
Administração Educacional (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020/09 - Atual A ação e as dinâmicas da equipa de ação social de um agrupamento de escolas
Orientador
Administração Educacional (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020/09 - Atual Parceria entre Escola e Comunidade: motivações, perspectivas e práticas
Orientador
Administração Educacional (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2019/09 - Atual O papel de uma Autarquia da Zona Metropolitana de Lisboa na área da Educação: Estudo de Caso do Projeto “Mochila Leve”
Orientador de Ana Cristina Guedes Pedro Marques
Administração Educacional (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017/03/03 - 2019/03/18 O Papel do Corpo Nacional de Escutas na Educação para a Cidadania: um olhar sobre os Caminheiros.
Coorientador
Mestrado de Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/09/28 - Atual Participação nas várias sessões do Encontro.
Encontro
Políticas públicas e gestão escolar: trajetórias de autonomia e descentralização
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019/07/12 - 2019/07/12 Encontro promovido pela ARIPESE sobre a formação contínua de professores
Encontro
Encontro Nacional da ARIPESE: Formação Contínua de Professores
Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação, Portugal
2019/06/18 - 2019/06/18 Participação no evento dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa sobre o Desenvolvimento Comunitário
Encontro
Encontro: O desenvolvimento Comunitário na SCML
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
2019/05/27 - 2019/05/27 Participação nas várias sessões do Simpósio
Simpósio
Música, Saúde e Bem- Estar. Simpósio Comunidade, Conectividade, Criatividade e Cultura
Festival de Música de Setúbal, Portugal
2019/02/11 - 2019/02/11 Conferência final do projeto YOUNG_ADULLLT - Policies Supporting Young People in their Life Course. A comparative Perspective of Lifelong Learning and Inclusion In Education and Work in Europe., UL/IE, 11 de fevereiro de 2019
Conferência
Conferência final do projeto YOUNG_ADULLLT - Policies Supporting Young People in their Life Course. A comparative Perspective of Lifelong Learning and Inclusion In Education and Work in Europe
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2018/11/28 - 2018/11/30 Participação nas várias sessões da conferência.
Conferência
8ª CONFERÊNCIA FORGES - O papel da Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: desafios, desenvolvimentos e tendências

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/02/17 A Gestão por Valores e a Cultura Organizacional: o caso de uma IPSS
Presidente do júri
Rita de Albuquerque de Moura Navega (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021/02/15 Implementação da Escola a Tempo Inteiro e política educativa local – o caso de um município da Área Metropolitana de Lisboa.
Arguente
Maria Luísa Paulino (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2018/12/20 Clube Crescer - Perspectivas sobre um projeto artístico em contexto escolar e os seus contributos para a promoção do desenvolvimento pessoal de crianças e jovens.
Arguente principal
Carla Marina Neves Mourinho Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Os centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) na produção académica nacional (2008-2015)
Arguente principal
Ana Catarina Santos Gomes Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Os museus e o público sénior proposta de procedimentos para uma visita a um museu de arte para um público séniro de baixo nível de escolaridade
Arguente principal
Ana Lúcia de Barros Guarita (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/10/05 - 2020/01/31 9.º Encontro do CIED. Diversidade, Educação e Inclusão Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/12 - Atual INTERACÇÕES Escola Superior de Educação de Santarém
2020/06 - 2020/07 Medi@ções. Escola Superior de Educação de Setúbal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - Atual Perita externa no programa de Avaliação Externa das Escolas
2017 - Atual Desde o ano letivo 2017/2018 que integra a equipa de acompanhamento e avaliação da formação contínua a três Centros de Formação de Associações de Escolas. IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2009/12 - Atual Do ano letivo 2009/2010 até 2014/2015 integrou a equipa de peritos externos do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária de segunda geração (ESELx). Desenvolveu atividades de acompanhamento, monitorização e avaliação dos projetos TEIP de três Agrupamentos de Escolas (AE Baixa-Chiado - 2009/2011; AE das Olaias - 2009/2011; AE Rio de Mouro - 2011/2014) IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020/12 - 2023/07 Desde dezembro de 2020 que exerce as funções de perita externa no Agrupamento de Escolas TEIP Visconde Juromenha. Esta atividade visa o acompanhamento, monitorização e avaliação do projeto TEIP. IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/02 - Atual Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional CIED
Distinções

Prémio

2022 BEST PAPER AWARD IN SOCIAL MEDIA MARKETING