???global.info.a_carregar???
He is an Adjunct Professor at the Polytechnic Institute of Porto - School of Music and Performing Arts, where he coordinates the Master's Degree in Sound Arts and Technologies. He is a researcher at i2ADS - Institute for Research in Art, Design and Society at the University of Porto, where he is a member of its Scientific Council and where he researches the voice as a device for aesthetic interaction in contemporary performance practices. He has a degree in Singing and in Music Production and Technology from ESMAE, a postgraduate degree in Cultural Management and a postgraduate degree in opera from the Vlaamse Opera Studio (Belgium), and a doctorate from FBAUP. He has performed in concerts, masterclasses and conferences in Portugal, Germany, Spain, France, Belgium, the United Kingdom, Holland, Italy, the Czech Republic, Slovenia, Russia, Ireland, Sweden, Lithuania, Latvia, Turkey, Bosnia, Brazil and Argentina. He has sung under the direction of conductors such as N. Bareza, J.L. Borges Coelho, M. Tardue, P. Herreweghe, Y. Nézet-Séguin, F. Rathé, I. Maylemans and others with groups such as Orquestra do Norte, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Algarve, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Grupo de Câmara do Porto, Spectra Ensemble, Clepsidra, Casco Phil, Collegium Vocale, hr Sinfonieorchester Frankfurt, Orquestra Sinfónica de Roterdão, Orchestre des Champs-Elysées, Arte mínima, among others. After more than a decade of intense activity in the field of opera and operatic singing, he has been developing a regular activity in the area of contemporary performance with the creation and presentation of various experimental works in collaboration with artists such as Girilal Baars, Dimitris Andrikopoulos, Horácio Tomé-Marques, Rui Penha, Helena Marinho, Gustavo Costa, Rodrigo Malvar, António Aguiar, Telmo Marques, Oyvind Brandstegg, Mário Azevedo, Fernando José Pereira, Luis Bittencourt, among others. His work as a performer and researcher includes works such as Quartas Paredes, Borderline 194, Espelho meu, innere gesang, Songs to fly, inútil, Faster is better, Revéille-moi au fil du vent, Rede14, among others.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Bruno Alexandre Bernardino Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Bruno
  • Bruno P

Identificadores de autor

Ciência ID
BF10-0AA9-219C
ORCID iD
0000-0003-2510-6226

Endereços de correio eletrónico

  • brunopereira@esmae.ipp.pt (Profissional)

Moradas

  • Rua da Alegria, 503, 4000-045, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês
Italiano
Francês
Espanhol; Castelhano
Formação
Grau Classificação
2013/09/15 - 2017/03/10
Concluído
Doutoramento em Arte e Design (Doutoramento)
Especialização em Performance Contemporânea
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"A (outra) voz como dispositivo de interação e dimensão estética nas práticas performativas contemporâneas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade com distinção
2013/04/10
Concluído
Música (Título de especialista)
Especialização em Música e Gestão Cultural
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2009/09/01 - 2010/07/31
Concluído
Opera (Postgraduate Certificate)
Especialização em Opera
Vlaamse Opera Studio, Bélgica
2007/07/15
Concluído
Música (Licenciatura)
Especialização em Canto
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
17
2003/09/15 - 2004/07/31
Concluído
Gestão Cultural (Especialização pós-licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1998/09/15 - 2002/07/17
Concluído
Música (Licenciatura)
Especialização em Produção e Tecnologias da Música
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11/12 - Atual Council Member Association of European Conservatoires - AEC, Bélgica
Association of European Conservatoires - AEC, Bélgica
2021/12/06 - Atual Scientific Council Member Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2021/06/14 - Atual Head of Masters in Sound Art and Technologies Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2009/09/01 - 2023/08/31 International Coordinator Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual integrated researcher Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
UID/EAT/04395/2019
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2024/12/31 Pár-a-gem
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Conceição, Marco; Azevedo, Mário; Pereira, Bruno ; Pinto, Nuno. "Sarajevo Experiment - From a performance that acts to the listening that migrates". Trabalho apresentado em Music in Society, Sarajevo, 2022.
    Aceite para publicação
  2. Conceição, Marco; Azevedo, Mário; Pereira, Bruno ; Pinto, Nuno. "Sarajevo Experiment - From de performance that acts to the listening that migrates". Trabalho apresentado em Music in Society, Sarajevo, 2022.
    Aceite para publicação
  3. Pereira, Bruno. "innere gesang - the voice as an expressive device of an inner sound, an inner song". Trabalho apresentado em NCMM - Nova Contemporary Music Meeting, Lisbon, 2021.
    No prelo
  4. Pereira, Bruno. "MIRROR: Performance/installation for voice, body and image". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Live Interfaces, Trondheim, 2020.
    Publicado
  5. Pereira, Bruno. "REFLECTION ON THE AEC ANNUAL MEETING FOR INTERNATIONAL COORDINATORS 2018 – LOOKING BACK AT THE PAST WHILE IMAGINING THE FUTURE OF INTERNATIONALIZATION OF HIGHER MUSIC EDUCATION". Trabalho apresentado em AEC annual Meeting of International Coordinators 2019 - Prague, Prague, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pereira, Bruno ; Azevedo, Mário. "O devir da performance #1". GEARTE 11 (2024): https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/144365/93927.
    Publicado
  2. Azevedo, Mário; Pereira, Bruno. "O rumor utópico do som [The utopic sound rumor]". VIS Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UnB 19 2 (2020): 179-204. https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/issue/view/2137/489.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Pereira, Bruno. "innere gesang: the voice as an expressive device of an inner sound, an inner song", Nova Contemporary Music Journal, 2023, https://doi.org/10.34619/hhdj-g0ud.
  2. Pereira, Bruno ; Azevedo, Mário. "o rumor utópico do som", VIS, 2020
  3. Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Dimitris Andrikopoulos; Horácio Tomé-Marques. "Quartas Paredes Performance para presença , voz , e imagem em tempo-real", Cadernos IRI, 2015, https://parc.ipp.pt/index.php/ciri/article/view/2462.
    https://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2462
Capítulo de livro
  1. Pereira, Bruno. "Manifesto em forma de canção: uma reflexão íntima sobre os meus modos (des)colonizados de pensar e fazer.". In Ecos de uma escuta: construindo sujeitos anti-coloniais., editado por Rita Rainho, 53-60. Porto, Portugal: i2ADS, 2021.
    Publicado
  2. Andrikopoulos, Dimitrios; Tomé-Marques H; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino. "Quartas Paredes. Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real". In Cadernos IRI ¿ 1 ¿ 2015. Portugal: Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo. Instituto Politécnico do Porto., 2015.
    Publicado
Edição de livro
  1. Bruno Pereira; Charlotte Saelemakers; Inge Simoens; Martin Hellstrom; Gary Jankowski. EOALab - manual on shared education. Antwerp, Bélgica: colophon. 2021.
    Publicado
  2. Pereira, Bruno. Internacional Chamber Music Conference 2018 , Chamber Music in the XXI Century: New perspectives and challenges. porto, Portugal: ESMAE-IPP. 2019.
    Publicado • Editor
  3. Pereira, Bruno Alexandre Bernardino. Internacional Chamber Music Conference 2016 , Chamber Music in the XXI Century: New perspectives and challenges. Porto, Portugal: Politema. 2017.
    Publicado • Editor
Recurso online
  1. Antonio SALGADO; Pereira, Bruno. A new singer´s profile. 2023. https://europeanopera.academy/wp-content/uploads/2024/02/Articles_IO2_EOALAB-1_A-new-singers-profile-.pdf.
  2. Antonio SALGADO; Pereira, Bruno. New Opera - EOLAB - Recomendations - Porto. 2023. https://europeanopera.academy/wp-content/uploads/2024/02/Articles_IO2_EOALAB-1_Recommendations-PORTO.pdf.
  3. Antonio SALGADO; Pereira, Bruno. About the Old and the New - Policy Recommendations - EOALAB_WG2. 2023. https://europeanopera.academy/about-the-old-and-the-new/.
Resumo em conferência
  1. Pereira, Bruno. "Mirror, my mirror". Trabalho apresentado em EPARM 2018, Cluj, 2019.
    Publicado
  2. Azevedo, Mário; Coimbra, Daniela; Penha, Rui; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino. "Leitura e discussão de textos fundamentais: uma nova velha experiência pedagógica". Trabalho apresentado em Fórum Interno P.Porto 2019, Porto, 2019.
    Publicado
  3. Pereira, Bruno. "The submerged voice, or, how silence has lost its voice". Trabalho apresentado em PERFORMANCE ANALYSIS: A BRIDGE BETWEEN THEORY AND INTERPRETATION, Porto, 2016.
    Publicado
  4. Pereira, Bruno. "Fourth Walls". Trabalho apresentado em Music and Research Festival, Tilburg, 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Pereira, Bruno Alexandre Bernardino. "A (outra) voz como dispositivo de interação e dimensão estética". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, 2017. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/102682.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Pereira, Bruno ; Penha, Rui. Intermitências de uma pandemia.
Exposição artística
  1. Suspensão/Distensão v.1. 2014.
Gravação vídeo
  1. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor); Bruno Pereira (Realizador). 2023. Faster is better.
Gravação áudio
  1. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "TALE". In 1001 mornings, One Level Up.
  2. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "STORYTELLING". In 1001 mornings, One Level Up.
  3. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "INTIMATE DIALOGUES 1". In 1001 mornings, One Level Up.
  4. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "CALLING". In 1001 mornings, One Level Up.
  5. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "FABLE". In 1001 mornings, One Level Up.
  6. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "BREAKFAST WITH LEPORELLO 1". In 1001 mornings, One Level Up.
  7. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "INTIMATE DIALOGUES 2". In 1001 mornings, One Level Up.
  8. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "DRAMA". In 1001 mornings, One Level Up.
  9. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "BREAKFAST WITH LEPORELLO 2". In 1001 mornings, One Level Up.
  10. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "STORY". In 1001 mornings, One Level Up.
  11. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "Mystery". In 1001 mornings, One Level Up.
  12. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "SUSPENSION". In 1001 mornings, One Level Up.
  13. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "EXPLANATION". In 1001 mornings, One Level Up.
  14. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "BREAKFAST WITH LEPORELLO 3". In 1001 mornings, One Level Up.
  15. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "ALLEGATION". In 1001 mornings, One Level Up.
  16. Pereira, Bruno ; Girilal Baars; Bruno Pereira; Girilal Baars (Produtor). 2024. "Bubble Tea". In Paracetamol Blues, Rinnzekete Recordings.
  17. Pereira, Bruno ; Girilal Baars; Bruno Pereira; Girilal Baars (Produtor). 2024. "Oh boy!". In Paracetamol Blues, Rinnzekete Recordings.
  18. Pereira, Bruno ; Girilal Baars; Bruno Pereira; Girilal Baars (Produtor). 2024. "Dodae-Dum". In Paracetamol Blues, Rinnzekete Recordings.
  19. Pereira, Bruno ; Girilal Baars; Bruno Pereira; Girilal Baars (Produtor). 2024. "Enter the caveman". In Paracetamol Blues, Rinnzekete Recordings.
  20. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "Open-ness v2". brunop.bandcamp.com.
  21. Pereira, Bruno; Bruno Pereira (Produtor). 2024. "(kl)ang (s)ong". brunop.bandcamp.com.
  22. Pereira, Bruno. 2024. "Rede14". bandcamp.
Interpretação artística
  1. Mário Azevedo; Rui penha; Fernando José Pereira; António Augusto Aguiar; José Telmo Marques. 2024. Par-a-gem #2. Teatro Helena Sá e Costa.
  2. Horácio Tomé-Marques; Bruno Pereira. 2018. Borderline 194. Museu Internacional de Escultura Contemporânea - MIEC.
  3. Mário Azevedo; José Telmo Marques; António Augusto Aguiar; Bruno Pereira. 2018. O risco de levar com a maçã na cabeça. ESMAE Studio.
  4. 2017. Espelho meu. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
  5. 2016. Merce(y) - Concretizações de uma desarticulação intermitente da voz e do corpo. Sala Preta ESMAE.
  6. 2015. Improvisos sobre “Acordos” e “Euritmias” de Jorge Coimbra. Café concerto ESMAE, Porto, Portugal.
  7. Horácio Tomé-Marques; Dimitris Andrikopoulos. 2015. Quartas Paredes. Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso.
  8. Pedro Santos. 2015. Da comunicação e outras Lindas ideias sobre tempos sobrepostos. Café concerto ESMAE, Porto, Portugal.
  9. Girilal Baars. 2015. Sonnet 18. Café concerto ESMAE - Maus Hábitos, Porto, Portugal.
Interpretação musical
  1. Rui penha; Helena Marinho; Oyvind Brandtsegg. Not even remotely dead cats - The Copenhagen Performance. 2023.
    Barítono
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/05 Devir da performance 3: e se amanhã acordássemos com um cogumelo nos ouvidos? [conferência-performance em ambiente pós-cageano] Conferência internacional V COMbART: Arte, artivismo e cidadania
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/12/12 Convergências entre arte, pesquisa e ensino - O devir da performance Encontro Internacional de Arte/Educação: diálogos enREDE
Instituto de Artes Universidade Estadual Paulista (São Paulo, Brasil)
2023/11/03 Em busca de uma voz-intuição nas práticas performativas contemporâneas Vozes da Voz nas artes vivas: investigando a voz em processos de criação, pedagogias e práticas performativas
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema (Amadora, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09/30 - 2023/11/20 Alegria Áudio walk - uma criação colaborativa
Orientador
Mestrado em Artes e Tecnologias do Som (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/03/08 - Atual ESMAE 503 - canal online de música do século XXI. Concertos intimistas com representações sonoras contemporâneas de largo espetro estético. Um momento de promoção da música e dos músicos de hoje e de amanhã com publicações mensais no canal. (2018/03/07)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2006/11/06 - Atual HARMOS festival - Festival internacional de música de câmara (2006/11/06)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2024/06/04 - 2024/06/07 international conference Intermediartes 2024: media arts and interaction (2024/06/04 - 2024/06/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/11/02 - 2023/06/30 Comissão de organização Intermediartes 2023: ciclo de media, artes e interação. (2023/05/30 - 2023/06/02)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/01/27 - 2021/02/24 ARQUIPÉLAGO: Ilha # 08_HOSPITALIDADE e HOSTILIDADE nas relações educativas (encontro/debate) (2021/02/24 - 2021/02/24)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2016/03/01 - 2019/12/01 ICMuC - International Chamber Music Conference Conferência internacional de Música de Câmara (bienal) (2016/03/01 - 2019/12/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Associação Europeia de Conservatórios (AEC), Bélgica

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/01/23 - 2021/01/23 Speaker at a round table discussion: Sound Archive in Portugal - Past, present and future (presented the challenges and conceptual tensions between performance and archive)
Mesa-redonda
23rd Conference of the Portuguese Association of Audio Engineering
Associação Portuguesa de Engenharia de Áudio, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/30 Oh, where we shall go… semi-improvised performance involving modified double bass with gamified public interaction
Orientador
Marta Foley Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/11/24 Gravar o que se cala: uma investigação sonoro-poética no Vale do Côa
Orientador
Lea Taragona (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/11/24 Echossystem
Presidente do júri
Tiago João Pires De Lima Palma Cerqueira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/11/23 Ópera Real e a Repetição do Fim do Mundo - um contributo da sonoplastia e da espacialização sonora
Presidente do júri
Daniel Oliveira Freire Leitão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/11/22 Sci-Fi Pallete - livraria de presets para o sintetizador Vital
Presidente do júri
Diogo Alexandre Rodrigues Ribeiro Couto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/07/24 A importância da aprendizagem de ouvido no ensino formal da música
Arguente principal
PEDRO MIGUEL GOMES LEVANDEIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/07/21 Áudio espacial na produção musical: o impacto da experiência imersiva na ótica do criador
Presidente do júri
João Robim Dias Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/07/21 Geração imagética visual através do som: Walk me
Presidente do júri
Maria João Freitas Gonçalves Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/06/07 Ouvir o Outro - escuta da alteridade sonora intercultural num ensaio poético auto-etnográfico
Arguente principal
Rodrigo De Freitas Oliveira Cordeiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/11/27 O abraço sonoro dos afetos
Arguente principal
Carla Alexandra Monteiro Baptista Alves (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/09/18 O afastamento da improvisação musical dos currículos e das práticas pedagógicas no ensino da música.
Arguente principal
Rui Gabriel Saraiva Leite (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/11/28 Ahmed Adnan Saygun Performer’s Edition of Partita for solo cello Op. 31
Orientador
Burak Ozkan (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018/11/30 Contributos para uma materialização performativa interdisciplinar a partir do conceito de nostalgia
Orientador
Inês Luzio (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/02/01 - 2024/07/07 SMC-Sound Music Computing 2024 Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
2023/04/01 - 2023/05/15 Intermediartes 2023: media, artes e interação P.ARTES; ESMAE; ESMAD
2017/11/01 - 2018/03/30 International Chamber Music Conference 2018 ESMAE - Casa da Música
2015/11/01 - 2016/03/30 International Chamber Music Conference 2016 ESMAE - Casa da Música

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/01/05 - Atual Member of Steering Committee of the ERASMUS+ KA2 project: EOA LAB - Competence center for shared Education in Opera training.
Membro
European Opera Academy, Países Baixos
2017/01/01 - 2019/11/01 member of the Steering committee of SMS Project (strengthening music in society), a Creative Europe funded project
Membro
Association of European Conservatoires - AEC, Bélgica
2016/09/15 - 2019/09/25 Chairman do Grupo de Trabalho dos Coordenadores Internacionais da Associação Europeia de Conservatórios (AEC)
Coordenador
Associação Europeia de Conservatórios (AEC), Bélgica

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/07/14 - 2023/07/14 Arguência em prova de programa doutoral e apresentação de proposta de tese. Doutorandos: Ema Viana Andrea López Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2020/12/21 - Atual Investigação musical sobre a emancipação dos sons através da tecnologia dos séculos XX/XXI João Afonso de Matos Alves Pinto Churro
2020/12/21 - Atual Um olhar sobre a criação sonora de artistas madeirenses Diana Castro e Abreu Pereira Serrão
2020/07/15 - Atual O tempo, o corpo e a repetição em performance: Contributos de uma performer para a construção de um novo lugar no pensamento. Joana Estrela
2018/09/15 - 2019/07/20 AS VOZES EMBRIAGADAS DE DIONISO: Investigação sobre a Vertigem de Existir Pedro Domingos
Distinções

Prémio

2019 EFFE label
European Festivals Association, Bélgica
2017 EFFE label
European Festivals Association, Bélgica
2015 EFFE label
European Festivals Association, Bélgica
2014 Prémio BPIM - Boas Práticas de Internacionalização e Mobilidade
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2009 prémio da Região Vysocina
Concurso internacional de canto Jakub Pustina, República Checa
2007 Prémio da Fundação Engº António de Almeida
Fundação Engº António de Almeida, Portugal
2002 Prémio Fundação Engº António de Almeida
Fundação Engº António de Almeida, Portugal