Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Rita de Sousa Aguiar Carrilho
Nomes de citação
- Carrilho, Ana Rita
Identificadores de autor
- Ciência ID
- BF14-CEBD-CA8E
- ORCID iD
- 0000-0002-6925-6990
Endereços de correio eletrónico
- arsac@ubi.pt (Profissional)
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012 - 2015
Concluído
|
Letras (Doutoramento)
Especialização em Linguística
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Estratégias de aprendizagem de vocabulário em Português Língua Segunda e Língua Estrangeira " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal | ||
2015 - 2021 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/11 - 2019/12 | The Living Book – Augmenting Reading For Life
Investigador
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/04/08 | Relações entre o ensino explícito de estratégias de aprendizagem de línguas e a tomada de consciência metalinguística | Convegno internazionale “ Riflessione e competenza metalinguistica nel processo di insegnamento e apprendimento delle lingue”
Università di Pisa (Pisa, Itália)
|
2023/11/06 | Desenvolvimento da competência pragmática no ensino-aprendizagem de línguas com recurso à Realidade Aumentada | 3.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel 2023): Avaliação digital no ensino de línguas
Universidade Aberta (Portugal)
|
2022/11/18 | Material humorístico na aula de PLE: da interpretação à produção por alunos hispanofalantes | 1º Congresso de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
- Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos - Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski (Sófia, Bulgária)
|
2022/04/07 | Criação de materiais didáticos para PLE com recurso às TIC | Ciclo de Conferências
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/09/30 | A questão das estratégias no ensino de Português Língua Não Materna | I Simpósio Internacional Entreletras UEMA/UFNT – Reflexões sobre a aprendizagem de língua e de literatura em tempos de ensino
remoto: abordagens inter ou transdisciplinares
Universidade Estadual do Maranhão e Universidade Federal do Norte do Tacatins (Brasil)
|
2021/06/30 | Competência pragmática em LE/L2: alguns desafios colocados ao seu desenvolvimento | Ciclo de Conferências Influência Interlinguística na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2018/09/27 | Variação linguística na sala de aula de Português Língua Estrangeira em contexto de imersão. | A globalização comunicacional 10 anos depois: os desafios interculturais
Instituto de Filologia Românica - Departamento de Linguística e Didática da Universidade de Gdansk (Gdansk, Polónia)
|
2018/06/29 | Portuguese as an additional language for Polish students: Interlinguistic questions at the syntactic level and its teaching | II International Symposium on Teaching Portuguese as an Additional Language
King’s College - Arts & Humanities Research Institute (Londres, Reino Unido)
|
2017/10/27 | Ação Estratégica No Ensino de Português Língua Estrangeira em Contexto de Imersão | VI SIMELP (Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa)
Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação (Santarém, Portugal)
|
2017/07/13 | Quando “muito” não basta: um exemplo de adequação pragmática de léxico no ensino-aprendizagem de PLE | International Conference Moving Texts: mediations and transculturations
, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2016/09/16 | Promoção de estratégias de aprendizagem de vocabulário: uma proposta para a sala de aula de cursos intensivos de PLE | 1º Encontro de Línguas Ibéricas
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2016/05/06 | Ensino de estratégias de aprendizagem de vocabulário em Português Língua Estrangeira | III Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/08 - Atual | Cadernos de PLE. Estudos Variacionistas e Aplicados em Língua Não Materna | Centro de Línguas, Literaturas e Culturas Departamento de Línguas e Culturas Universidade de Aveiro |
2022 - 2022 | RUA-L - Novas abordagens em Linguística Contrastiva. Da teoria à aplicação (0870-1547) | UA Editora - Universidade de Aveiro |