???global.info.a_carregar???
Ana Rita de Sousa Aguiar Carrilho.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Rita de Sousa Aguiar Carrilho

Nomes de citação

  • Carrilho, Ana Rita
  • Carrilho, A. R.

Identificadores de autor

Ciência ID
BF14-CEBD-CA8E
ORCID iD
0000-0002-6925-6990

Endereços de correio eletrónico

  • arsac@ubi.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2012 - 2015
Concluído
Letras (Doutoramento)
Especialização em Linguística
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Estratégias de aprendizagem de vocabulário em Português Língua Segunda e Língua Estrangeira " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2015 - 2021 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2016/11 - 2019/12 The Living Book – Augmenting Reading For Life
Investigador
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carrilho, Ana Rita; Osório, Paulo. "O português como língua adicional em estudantes polacos: questões interlinguísticas a nível sintático e seu ensino". Trabalho apresentado em II Simpósio Internacional sobre o Ensino do Português como Língua Adicional, Londres, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Meletiou-Mavrotheris, Maria; Carrilho, Ana Rita; Charalambous, Constadina; Mavrou, Katerina; Christou, Christiana. "Teacher Training for ‘Augmented Reading’: The Living Book Approach and Initial Results". Education Sciences 10 5 (2020): 144. http://dx.doi.org/10.3390/educsci10050144.
    10.3390/educsci10050144
  2. Carrilho, Ana Rita; Vázquez Diéguez, Ignacio. "Como nos movemos nos dois lados da fronteira – Reflexão sobre variação lexical entre o português e o galego". LaborHistórico 5 Especial2 (2019): 210-260. http://dx.doi.org/10.24206/lh.v5iespecial2.27016.
    10.24206/lh.v5iespecial2.27016
  3. Carrilho, Ana Rita. "Quando “muito” não basta: um exemplo de adequação pragmática de léxico no ensino-aprendizagem de PLE". Eutomia- Revista de Literatura e Linguística 23 1 (2019): 315-329. https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/243429/0.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Carrilho, Ana Rita; Osório, Paulo. "Variação linguística na sala de aula de Português Língua Estrangeira em contexto de imersão". In La Globalisation communicationnelle. Les nouveaux défis pour la littérature, la traduction et la didactique de langues, 123-131. Berlim, Alemanha: Peter Lang Publishing Group, 2021.
    Publicado
  2. Arsénio, Domingos; Osório, Paulo; Carrilho, Ana Rita. "O uso dos pronomes pessoais na variedade angolana do Português". In Língua Portuguesa: Formação, Ensino e Interdisciplinaridade, editado por Nascimento, Juscelino Francisco, 116-153. Teresina, Brasil: EDUFPI, 2020.
    Publicado
  3. Carrilho, Ana Rita. "O humor no desenvolvimento de competências comunicativas em Português Língua Estrangeira". In Língua Portuguesa: história, diversidade e mundos de discurso, editado por Maria do Céu Fonseca; Ana Alexandra Silva; Olga Gonçalves; Maria João Marçalo, 179-191. Chamusca, Portugal: Cosmos, 2019.
    Publicado
  4. Carrilho, Ana Rita. "Promoção de estratégias de aprendizagem de vocabulário: uma proposta para a sala de aula de cursos intensivos de PLE". In Ao encontro das línguas ibéricas, 81-90. Covilhã, Portugal: LusoSofia, 2018.
    Publicado
  5. Carrilho, Ana Rita; Osório, Paulo. "Estratégias de aprendizagem de vocabulário em Português Língua Estrangeira: um estudo de caso". In Português Para Falantes de Outras Línguas: Ensino-Aprendizagem, Tecnologias e Letramentos, editado por Sá, Rubens Lacerda; Augusto, Rita de Cássia, 73-87. Campinas, Brasil: Pontes Editores, 2017.
    Publicado
  6. Carrilho, Ana Rita. "Ensino de estratégias de aprendizagem de vocabulário em Português Língua Estrangeira". In Pelos mares da língua portuguesa 3, editado por Ferreira, António Manuel; Morais, Carlos; Brasete, Maria Fernanda; Coimbra, Rosa Lídia, 1093-1104. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2017.
    Publicado
Edição de livro
  1. Carrilho, Ana Rita; Cao, Ana Belén; Vázquez Diéguez, Ignacio; Osório, Paulo; Flores Pérez, Tamara. Ao encontro das línguas ibéricas II. Covilhã, Portugal: LusoSofia. 2020.
    Publicado • Editor
  2. Vieira, Cristina Costa; Carrilho, Ana Rita; Guilherme, Pedro. Sophia de Mello Breyner: a contemporaneidade dos clássicos. Porto, Portugal: Fundação Engenheiro António de Almeida. 2020.
    Publicado • Editor
  3. Carrilho, Ana Rita; Fidalgo Enríquez, Francisco; Vázquez Diéguez, Ignacio; Osório, Paulo; Flores Pérez, Tamara. Ao encontro das línguas ibéricas. Covilhã, Portugal: LusoSofia. 2018.
    Editor
  4. Vieira, Cristina; Manso, José; Carrilho, Ana Rita. Portugal / Brasil / PALOP: Relações Culturais. Lisboa, Portugal: Colibri. 2018.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Carrilho, Ana Rita. "...à Beira". ...à Beira 12 (2019):
    Publicado • Editor
  2. Carrilho, Ana Rita. "...à Beira". ...à Beira 11 (2016):
    Publicado
  3. Carrilho, Ana Rita. "...à Beira". ...à Beira 10 (2015):
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/18 Material humorístico na aula de PLE: da interpretação à produção por alunos hispanofalantes 1º Congresso de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
- Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos - Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski (Sófia, Bulgária)
2022/04/07 Criação de materiais didáticos para PLE com recurso às TIC Ciclo de Conferências
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/09/30 A questão das estratégias no ensino de Português Língua Não Materna I Simpósio Internacional Entreletras UEMA/UFNT – Reflexões sobre a aprendizagem de língua e de literatura em tempos de ensino remoto: abordagens inter ou transdisciplinares
Universidade Estadual do Maranhão e Universidade Federal do Norte do Tacatins (Brasil)
2021/06/30 Competência pragmática em LE/L2: alguns desafios colocados ao seu desenvolvimento Ciclo de Conferências Influência Interlinguística na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Portugal)
2018/09/27 Variação linguística na sala de aula de Português Língua Estrangeira em contexto de imersão. A globalização comunicacional 10 anos depois: os desafios interculturais
Instituto de Filologia Românica - Departamento de Linguística e Didática da Universidade de Gdansk (Gdansk, Polónia)
2018/06/29 Portuguese as an additional language for Polish students: Interlinguistic questions at the syntactic level and its teaching II International Symposium on Teaching Portuguese as an Additional Language
King’s College - Arts & Humanities Research Institute (Londres, Reino Unido)
2017/10/27 Ação Estratégica No Ensino de Português Língua Estrangeira em Contexto de Imersão VI SIMELP (Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa)
Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação (Santarém, Portugal)
2017/07/13 Quando “muito” não basta: um exemplo de adequação pragmática de léxico no ensino-aprendizagem de PLE International Conference Moving Texts: mediations and transculturations
, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/09/16 Promoção de estratégias de aprendizagem de vocabulário: uma proposta para a sala de aula de cursos intensivos de PLE 1º Encontro de Línguas Ibéricas
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2016/05/06 Ensino de estratégias de aprendizagem de vocabulário em Português Língua Estrangeira III Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2020 Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira.
Orientador de Mónica Gaspar
Ensino de Português e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2020 Representações da cultura espanhola em dois manuais de ELE: uma análise de dois manuais de 7º e 11º
Orientador de Bruna Madaleno
Ensino de Português e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2018 Escolher espanhol como língua estrangeira (LE): A influência da música
Orientador de Catarina Correia da Costa
Ensino de Português e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2018 O uso dos pronomes pessoais retos e oblíquos: um estudo de caso com alunos da 9ª classe da Escola Samora Moisés Machel da província do Kwanza-Norte - Angola
Orientador de Domingos Pedro Arsénio
Estudos Lusófonos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2018 Variações Linguísticas Regionais em Angola: Implicações no Ensino do Português
Orientador de Pedro Gonçalves
Estudos Lusófonos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2018 Uso dos pronomes de tratamento no Português de Angola: descrição e análise linguística
Coorientador de António Kingui da Silva
Estudos Lusófonos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2017 A Estrutura da Frase no Português Europeu e Brasileiro. Estudo Sintático de Caráter Sincrónico e Diacrónico
Coorientador de David Jorge Lopes Suelela
Estudos Lusófonos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2017 Conhecimento de diferenças sintáticas entre a língua portuguesa e a língua kimbundo
Coorientador de Mateus Jacinto Marques Manuel
Estudos Lusófonos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2017 Aplicação das regras do acordo ortográfico no léxico das disciplinas de ciências exatas do 2º ciclo no ensino secundário em Angola
Coorientador de Baptista Mussangue
Estudos Lusófonos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019 II Jornadas Ibéricas - Transgredir Tordesilhas (2019/05/13 - 2019/05/14)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2019 O autor morreu? - 1ª Conferência de Equinócio (2019/09/25 - 2019/09/25)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2019 Congresso internacional de homenagem a Sophia de Mello Breyner: a contemporaneidade dos clássicos (2019/11/26 - 2019/11/26)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2018 2º Encontro de Línguas Ibéricas (ELI) – Conferências Internacionais de Linguística (2018/10/03 - 2018/10/04)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2018 I Jornadas Ibéricas - Transgredir Tordesilhas (2018/03/08 - 2018/03/09)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2017 II Congresso Internacional Portugal – Brasil – PALOP: Relações Culturais (2017/11/14 - 2017/11/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2016 1º Encontro de Línguas Ibéricas (ELI) – Conferências Internacionais de Linguística (2016/09/16 - 2016/09/17)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2016 Colóquio de Homenagem a Marmelo e Silva (2016/10/10 - 2016/10/11)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 Conferência Internacional Mais do que um mito – um olhar contemporâneo (2015/03/20 - 2015/03/20)
Conferência (Coorganizador)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Uma análise do discurso político de Bolsonaro que contribuiu para a chegada da extrema-direita brasileira ao poder
Arguente
Camila da Costa Bento (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 Criação e Inovação Lexical Nos Textos Literários: O Caso do Romance Os Transparentes de Ondjaki
Arguente
Elsa Josina António (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 Cultura(s), Escola e Sociedade. A Construção do Leitor Caso dos Alunos da 12ª. Classe, da Escola de Formação de Professores do Município do Uíge
Arguente
Wakala Isaac Manuel Muzombo (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 A importância das disciplinas de Português e de Espanhol no desenvolvimento pessoal e social do aluno
Arguente
Orlando José Oliveira Esteves (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 Tratamento, Fossilização e Superação da Interlíngua
Arguente
Magna Liliana de Sousa Bessa (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 A Competência Linguística e o (In)Sucesso Académico no Cadetes do ISTM
Arguente
Isabel Cardoso Henriques (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 Literacia: uma abordagem
Arguente
Rui Jorge Martins da Fonseca Saraiva (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 A expressão oral no ensino-aprendizagem do Português e do Espanhol (LE) – uma análise comparativa
Arguente
Maria Manuela Gomes Aguilar (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 O papel das curtas-metragens no desenvolvimento da competência comunicativa, audiovisual e sociocultural em ELE
Arguente
Paula Cristina de Sousa Pinto (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 O ensino da escrita em Português Língua Materna e Espanhol Língua Estrangeira – Os novos desafios da sociedade em rede
Arguente
Jorge Pedro da Silva Patrício Ferreira (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/08 - Atual Cadernos de PLE. Estudos Variacionistas e Aplicados em Língua Não Materna Centro de Línguas, Literaturas e Culturas Departamento de Línguas e Culturas Universidade de Aveiro