???global.info.a_carregar???
Ana Rita de Sousa Aguiar Carrilho.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Rita de Sousa Aguiar Carrilho

Nomes de citação

  • Carrilho, Ana Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
BF14-CEBD-CA8E
ORCID iD
0000-0002-6925-6990

Endereços de correio eletrónico

  • arsac@ubi.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2012 - 2015
Concluído
Letras (Doutoramento)
Especialização em Linguística
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Estratégias de aprendizagem de vocabulário em Português Língua Segunda e Língua Estrangeira " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2015 - 2021 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2016/11 - 2019/12 The Living Book – Augmenting Reading For Life
Investigador
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carrilho, Ana Rita; Osório, Paulo. "O português como língua adicional em estudantes polacos: questões interlinguísticas a nível sintático e seu ensino". Trabalho apresentado em II Simpósio Internacional sobre o Ensino do Português como Língua Adicional, Londres, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Meletiou-Mavrotheris, Maria; Carrilho, Ana Rita; Charalambous, Constadina; Mavrou, Katerina; Christou, Christiana. "Teacher Training for ‘Augmented Reading’: The Living Book Approach and Initial Results". Education Sciences 10 5 (2020): 144. http://dx.doi.org/10.3390/educsci10050144.
    10.3390/educsci10050144
  2. Carrilho, Ana Rita; Vázquez Diéguez, Ignacio. "Como nos movemos nos dois lados da fronteira – Reflexão sobre variação lexical entre o português e o galego". LaborHistórico 5 Especial2 (2019): 210-260. http://dx.doi.org/10.24206/lh.v5iespecial2.27016.
    10.24206/lh.v5iespecial2.27016
  3. Carrilho, Ana Rita. "Quando “muito” não basta: um exemplo de adequação pragmática de léxico no ensino-aprendizagem de PLE". Eutomia- Revista de Literatura e Linguística 23 1 (2019): 315-329. https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/243429/0.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Carrilho, Ana Rita. "Realidade Aumentada na aprendizagem de vocabulário: contributo para a adequação pragmática". In Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: Experiências e desafios, editado por Castro, Catarina; Madeira, Ana, 238-252. Lisboa, Portugal: Lidel - Edições Técnicas, Lda, 2023.
    Publicado
  2. Carrilho, Ana Rita; Osório, Paulo. "Variação linguística na sala de aula de Português Língua Estrangeira em contexto de imersão". In La Globalisation communicationnelle. Les nouveaux défis pour la littérature, la traduction et la didactique de langues, 123-131. Berlim, Alemanha: Peter Lang Publishing Group, 2021.
    Publicado
  3. Arsénio, Domingos; Osório, Paulo; Carrilho, Ana Rita. "O uso dos pronomes pessoais na variedade angolana do Português". In Língua Portuguesa: Formação, Ensino e Interdisciplinaridade, editado por Nascimento, Juscelino Francisco, 116-153. Teresina, Brasil: EDUFPI, 2020.
    Publicado
  4. Carrilho, Ana Rita. "O humor no desenvolvimento de competências comunicativas em Português Língua Estrangeira". In Língua Portuguesa: história, diversidade e mundos de discurso, editado por Maria do Céu Fonseca; Ana Alexandra Silva; Olga Gonçalves; Maria João Marçalo, 179-191. Chamusca, Portugal: Cosmos, 2019.
    Publicado
  5. Carrilho, Ana Rita. "Promoção de estratégias de aprendizagem de vocabulário: uma proposta para a sala de aula de cursos intensivos de PLE". In Ao encontro das línguas ibéricas, 81-90. Covilhã, Portugal: LusoSofia, 2018.
    Publicado
  6. Carrilho, Ana Rita; Osório, Paulo. "Estratégias de aprendizagem de vocabulário em Português Língua Estrangeira: um estudo de caso". In Português Para Falantes de Outras Línguas: Ensino-Aprendizagem, Tecnologias e Letramentos, editado por Sá, Rubens Lacerda; Augusto, Rita de Cássia, 73-87. Campinas, Brasil: Pontes Editores, 2017.
    Publicado
  7. Carrilho, Ana Rita. "Ensino de estratégias de aprendizagem de vocabulário em Português Língua Estrangeira". In Pelos mares da língua portuguesa 3, editado por Ferreira, António Manuel; Morais, Carlos; Brasete, Maria Fernanda; Coimbra, Rosa Lídia, 1093-1104. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2017.
    Publicado
Edição de livro
  1. Carrilho, Ana Rita; Cao, Ana Belén; Vázquez Diéguez, Ignacio; Osório, Paulo; Flores Pérez, Tamara. Ao encontro das línguas ibéricas II. Covilhã, Portugal: LusoSofia. 2020.
    Publicado • Editor
  2. Vieira, Cristina Costa; Carrilho, Ana Rita; Guilherme, Pedro. Sophia de Mello Breyner: a contemporaneidade dos clássicos. Porto, Portugal: Fundação Engenheiro António de Almeida. 2020.
    Publicado • Editor
  3. Carrilho, Ana Rita; Fidalgo Enríquez, Francisco; Vázquez Diéguez, Ignacio; Osório, Paulo; Flores Pérez, Tamara. Ao encontro das línguas ibéricas. Covilhã, Portugal: LusoSofia. 2018.
    Editor
  4. Vieira, Cristina; Manso, José; Carrilho, Ana Rita. Portugal / Brasil / PALOP: Relações Culturais. Lisboa, Portugal: Colibri. 2018.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Carrilho, Ana Rita. "...à Beira". ...à Beira 12 (2019):
    Publicado • Editor
  2. Carrilho, Ana Rita. "...à Beira". ...à Beira 11 (2016):
    Publicado
  3. Carrilho, Ana Rita. "...à Beira". ...à Beira 10 (2015):
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/06 Desenvolvimento da competência pragmática no ensino-aprendizagem de línguas com recurso à Realidade Aumentada 3.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel 2023): Avaliação digital no ensino de línguas
Universidade Aberta (Portugal)
2022/11/18 Material humorístico na aula de PLE: da interpretação à produção por alunos hispanofalantes 1º Congresso de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
- Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos - Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski (Sófia, Bulgária)
2022/04/07 Criação de materiais didáticos para PLE com recurso às TIC Ciclo de Conferências
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/09/30 A questão das estratégias no ensino de Português Língua Não Materna I Simpósio Internacional Entreletras UEMA/UFNT – Reflexões sobre a aprendizagem de língua e de literatura em tempos de ensino remoto: abordagens inter ou transdisciplinares
Universidade Estadual do Maranhão e Universidade Federal do Norte do Tacatins (Brasil)
2021/06/30 Competência pragmática em LE/L2: alguns desafios colocados ao seu desenvolvimento Ciclo de Conferências Influência Interlinguística na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Portugal)
2018/09/27 Variação linguística na sala de aula de Português Língua Estrangeira em contexto de imersão. A globalização comunicacional 10 anos depois: os desafios interculturais
Instituto de Filologia Românica - Departamento de Linguística e Didática da Universidade de Gdansk (Gdansk, Polónia)
2018/06/29 Portuguese as an additional language for Polish students: Interlinguistic questions at the syntactic level and its teaching II International Symposium on Teaching Portuguese as an Additional Language
King’s College - Arts & Humanities Research Institute (Londres, Reino Unido)
2017/10/27 Ação Estratégica No Ensino de Português Língua Estrangeira em Contexto de Imersão VI SIMELP (Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa)
Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação (Santarém, Portugal)
2017/07/13 Quando “muito” não basta: um exemplo de adequação pragmática de léxico no ensino-aprendizagem de PLE International Conference Moving Texts: mediations and transculturations
, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/09/16 Promoção de estratégias de aprendizagem de vocabulário: uma proposta para a sala de aula de cursos intensivos de PLE 1º Encontro de Línguas Ibéricas
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2016/05/06 Ensino de estratégias de aprendizagem de vocabulário em Português Língua Estrangeira III Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/08 - Atual Cadernos de PLE. Estudos Variacionistas e Aplicados em Língua Não Materna Centro de Línguas, Literaturas e Culturas Departamento de Línguas e Culturas Universidade de Aveiro