???global.info.a_carregar???
PEDRO JOSÉ SANTOS BOIA. Concluiu o(a) Mestrado em Sociology of Development and Social Change: 'The National Societies toward the Challenges of Globalization' em 2003 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Licenciatura em Sociologia em 1997 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Doctor of Philosophy em Doctoral Degree in Sociology em 2014 pelo(a) University of Exeter Department of Sociology Philosophy and Anthropology, Master em Advanded Theory Course (of the Master's Degree in Early Music/VKO/'2nd phase' - Interpretation & Research of 18th-19th Century Music (circa 1730-1830), with Bart van Oort (6ECTS) em 2005 pelo(a) Koninklijk Conservatorium Den Haag, Postgraduate Certificate em Postgraduate Certificate in Education - Learning and Teaching in Higher Education (30ECTS Master's Degree Level) em 2015 pelo(a) University of Exeter, Bachelor em Rhetoric and Baroque Music (Musurgia retorica: confrontation and analysis on the border of music and literature), with Jan Kleinbussink (4ECTS Course) em 2006 pelo(a) Universiteit Leiden, Bachelor em Rhetoric and Baroque Music (Musurgia retorica: confrontation and analysis on the border of music and literature), with Jan Kleinbussink (4ECTS Course) em 2006 pelo(a) Koninklijk Conservatorium Den Haag, Bachelor em [NOTE: OPTION ABSENT FROM THE LIST ABOVE] Preparatory Pre-Higher Education Year Course - Music Performance em 2002 pelo(a) Koninklijk Conservatorium Den Haag e Bachelor em Baroque Aesthetics and Analysis, with Peter van Heygen (6ECTS Course of the Bachelor's Degree in Early Music)) em 2006 pelo(a) Koninklijk Conservatorium Den Haag. É Pós-doutorado no(a) CIPEM, polo do INET-md na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Co-editor of the peer-reviewed scientific journal Music & Arts in Action. Co-editor da revista com revisão de pares Music and Arts in Action. URL: http://musicandartsinaction.net/index.php/maia no(a) University of Exeter, Managing editor of the scientific peer-reviewed journal Music and Arts in Action [MAiA]. Editor-chefe da revista científica com revisão de pares Music and Arts in Action. URL: http://musicandartsina no(a) University of Exeter, Investigador colaborador no(a) Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Investigador integrado no(a) CIPEM, polo do INET-md na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e Investigador colaborador no(a) CIPEM, polo do INET-md na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Possui 2 livro(s).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
PEDRO JOSÉ SANTOS BOIA

Nomes de citação

  • BOIA, PEDRO S.
  • PEDRO SANTOS BOIA
  • PEDRO BOIA

Identificadores de autor

Ciência ID
BF1F-6472-491F
ORCID iD
0000-0001-5259-7142

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/09 - 2021/12
Concluído
Ensino de Música (Mestrado integrado)
Especialização em História da Música
Universidade de Aveiro, Portugal
"Performance e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes: história da música" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
2017 - 2020
Concluído
Psicologia da Música e Educação Musical/ Música e Educação na Comunidade (Pós-doutoramento)
Especialização em Psicologia da Música e Educação Musical; Música e Educação na Comunidade
CIPEM, polo do INET-md na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015
Concluído
Postgraduate Certificate in Education - Learning and Teaching in Higher Education (30ECTS Master's Degree Level) (Postgraduate Certificate)
University of Exeter, Reino Unido
"Learning & Teaching in Higher Education: Reflections based on a comparison between the social sciences and music" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved - Associate Fellow of The Higher Educatio
2014
Concluído
Doctoral Degree in Sociology (Doctor of Philosophy)
University of Exeter Department of Sociology Philosophy and Anthropology, Reino Unido
"The Viola in the 21st Century - sound, instrument technologies, playing techniques: a socio(musico)logy of imbrications" (TESE/DISSERTAÇÃO)
PhD, Doctor in Philosophy
2006
Frequentou
Bachelor's Degree (4 years) (Licenciatura Pré-Bolonha 4 Anos) (Bachelor)
Koninklijk Conservatorium Den Haag, Países Baixos
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
193 ECTS
2006
Concluído
Baroque Aesthetics and Analysis, with Peter van Heygen (6ECTS Course of the Bachelor's Degree in Early Music)) (Bachelor)
Koninklijk Conservatorium Den Haag, Países Baixos
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved (attendance with final exam)
2006
Concluído
Rhetoric and Baroque Music (Musurgia retorica: confrontation and analysis on the border of music and literature), with Jan Kleinbussink (4ECTS Course) (Bachelor)
Universiteit Leiden, Países Baixos

Koninklijk Conservatorium Den Haag, Países Baixos
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved (with attendance and final assignemt)
2005
Concluído
Advanded Theory Course (of the Master's Degree in Early Music/VKO/'2nd phase' - Interpretation & Research of 18th-19th Century Music (circa 1730-1830), with Bart van Oort (6ECTS) (Master)
Koninklijk Conservatorium Den Haag, Países Baixos
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved (attendance, research assignments and fin
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/01/01 - 2020 Pós-doutorado (Investigação) CIPEM, polo do INET-md na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
CIPEM, polo do INET-md na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/04/01 - 2022 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2014/09/01 - 2014/12/01 Assistente (Docente Universitário) University of Exeter Department of Sociology Philosophy and Anthropology, Reino Unido

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/11 - Atual Investigador integrado CIPEM, polo do INET-md na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/05/01 - 2016/12/31 Research Fellowship incl. Science & Techn. Management/ Bolsa de Investig. p/a Mestre, incl. funções de Gestão de Ciência & Tecnologia CIPEM, polo do INET-md na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017/01 - 2020/09 PROFMUSESE - TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA NAS ESE
CIPEM/INETmd/FCT
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
CIPEM, polo do INET-md na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
CIPEM, polo do INET-md na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Concluído
2018 - 2020 Atribuição causal e profecias autoconcretizadas entre músico e instrumento
CIPEM/INETmd-FCT
Bolseiro de Pós-Doutoramento
CIPEM, polo do INET-md na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2019 A Geração Orquestrada de Disposições/ A socialização orquestral numa orquestra de jovens como intervenção sócio-artística: práticas, impacto e implicações
CIPEM/INETmd-FCT
Bolseiro de Pós-Doutoramento
CIPEM, polo do INET-md na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído
2009 - 2014 Playing the Viola in the 21st Century (...): a socio(music)ology of imbrications
SFRH/BD/43425/2008
Bolseiro de Doutoramento
University of Exeter, Reino Unido
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
2007 - 2008 Contruções Identitárias de Género nas subculturas clubbers
REF
Bolseiro de Investigação
Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2022 Educação musical ativa e desenvolvimento de crianças de contextos desfavorecidos [EDMUSE]
CIPEM/INEMmd-FCT
Investigador
CIPEM, polo do INET-md na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2015 - 2017 Promover a inclusão social através do envolvimento com a música - o projecto Orquestra Geração
PTDC/CPE-CED/120596/2010
Bolseiro de Investigação
CIPEM, polo do INET-md na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal

Outro

Designação Financiadores
2022 - 2023 Estudo de Avaliação do Projeto MusicALL, Curso de Música Silva Monteiro
CIPEM/INETmd
Investigador responsável
Concluído
2020 - 2021 Performance e Aprendizagem Experiencial em HCA – História da Música
MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. CAROLINA FARIA; BOIA, PEDRO S.. "A Regionalização do Currículo de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico na Ilha da Madeira". Revista Portuguesa de Educação Artística 12 2 (2022): 21-42. https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/214.
    Acesso aberto
  2. Lopes, J.T.; Dos Santos Boia, P.; Veloso, A.L.; Caldas, M.. "A orquestra e a vida: Percursos juvenis na Orquestra Geração". Sociologia, Problemas e Praticas 86 (2018): 91-108. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85039076175&partnerID=MN8TOARS.
    10.7458/SPP2018868454
  3. BOIA, PEDRO S.; Graça Boal-Palheiros. "Empowering or Boring? Discipline and Authority in a Portuguese Sistema-Inspired Orchestra Rehearsal". ACT - Action, Criticism & Theory for Music Education 16 2 (2017): 144-172. http://act.maydaygroup.org/volume-16-issue-2/act-16-2-144-72/.
    Publicado
  4. Pedro Bóia; Lígia Ferro; João Texeira Lopes. "Clubbing e construções identitárias de género: proposta de um quadro analítico¿". Configurações 15 (2015): 9-29. https://doi.org/10.4000%2Fconfiguracoes.2652.
    10.4000/configuracoes.2652
  5. Lopes, J.T.; Dos Santos Bóia, P.; Ferro, L.; Guerra, P.. "Gender and electronic dance music: Experiences, histories and "portraits" of female clubbers | Género e música electrónica de dança: Experiências, percursos e "retratos" de mulheres clubbers". Sociologia, Problemas e Praticas 62 (2010): 35-56. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79956171062&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Graça Boal-Palheiros; BOIA, PEDRO S.. "Formação de professores de música e práticas de Educação Musical nas escolas". In Desafios em Educação Musical, editado por Graça Boal-Palheiros; BOIA, PEDRO S., 117-141. Porto, Portugal: CIPEM/INETmd, ESE - P.Porto, 2020.
    Publicado
  2. Dos Santos Boia, P.. "Being in the zone and the emergence of musical instruments’ aesthetics: Auto-ethnographic experiences in viola playing". 2017.
    10.4324/9781315644158
  3. Lopes, João Teixeira; BOIA, PEDRO S.. "Retratos sociológicos: socialização de orquestra, percursos, vivências". In Crescer a Tocar na Orquestra Geração. Vila do Conde, Portugal: O Verso da História, 2017.
    Publicado
  4. BOIA, PEDRO S.. "Ana R.: a origem cigana, a fase “betinha” e o clubbing". In A Vida entre Nós. Sociologia em carne viva, editado por Sofia Lai Amândio; pedro abrantes; Lopes, João Teixeira, 72-88. Porto, Portugal: Deriva Editores, 2016.
    Publicado
  5. BOIA, PEDRO S.; Lopes, João Teixeira. "Do "flashar" dos 27 à techno-clubber de 40: retrato sociológico de Maria". In Registos do Actor Plural: Bernard Lahire na Sociologia Portuguesa, 57-90. Porto, Portugal: Afrontamento, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Graça Boal-Palheiros; BOIA, PEDRO S.. Desafios em Educação Musical. 2020.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. BOIA, PEDRO. "Youth Orchestras and Sistema-inspired programs as socio-artistic intervention: exploring ambivalence, contradiction, and complexity [Theme Issue]". Music and Arts in Action 8 2 (2023): https://musicandartsinaction.net/index.php/maia/issue/view/23.
    Publicado • Editor
Livro
  1. BOIA, PEDRO. Género e Música Electrónica de Dança: Experiências, percursos e ‘retratos’ de mulheres clubbers. Portugal. 2010.
Relatório
  1. BOIA, PEDRO S.. 2023. Estudo de Avaliação do Projeto MusicALL, Curso de Música Silva Monteiro.
Tese / Dissertação
  1. BOIA, PEDRO. "The Viola in the 21st Century - sound, instrument technologies, playing techniques and performance: A socio(music)ology of imbrications". 2014. https://ore.exeter.ac.uk/repository/handle/10871/15893.