???global.info.a_carregar???
Isabel Sofia Godinho da Silva Rebelo completed her PhD in Didactics in 2005, by the University of Aveiro, Master in Teaching Physics and Chemistry in 1994, by the University of Coimbra. and Degree in Chemistry, Educational Branch, in 1990 by University of Coimbra. She is Coordinator Professor at the Polytechnic Institute of Leiria, Member of the Technical-Scientific Council at the School of Education and Social Sciences and Secretary of the General Council at the Polytechnic Institute of Leiria. She published 2 articles in specialized magazines. She co-supervised 1 doctoral thesis (s). She supervised 17 master's dissertations and co-supervised 7. She participates and / or participated in several projects, financed and non-financed. She works in the areas of Science Education-Didactics of Sciences, and Exact Sciences with an emphasis on Chemistry. In her Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Teacher training; Didactics of Science; CTS Science Teaching; Science Education; Vocational Education and Training.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Sofia Godinho da Silva Rebelo

Nomes de citação

  • Rebelo, I. S.
  • Rebelo, I.

Identificadores de autor

Ciência ID
C013-B9C7-F225
ORCID iD
0000-0003-0786-8681

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Química

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1999 - 2005
Concluído
Doutoramento em Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Desenvolvimento de um Modelo de Formação - Um Estudo na Formação Contínua de Professores de Química" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1990 - 1994
Concluído
Mestrado em Ensino da Física e da Química (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Metacognição e Aprendizagem da Química" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1985 - 1990
Concluído
Licenciatura em Química, Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/04/19 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1995 - 2012 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1991/09 - 1994/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/06/25 - Atual Secretário Conselho Geral Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017/02/20 - Atual Membro do Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2010 - Atual Membro de Conselho Técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014/09/25 - 2017/02/01 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2013 Secretário do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2009 - 2011 Membro de Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2005 - 2009 Vice presidente de Conselho Diretivo Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1995 - 2009 Membro de Conselho Científico Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1997 - 1999 Coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências da Natureza Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1996 - 1997 Membro de Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1994/09 - 1995/02 Equiparada Assistente 2.º Triénio (Docente Ens. Sec, Requisitada) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1990/09 - 1991/08 Professora Profissionalizada (Docente Ens Secundário) Escola Secundária de Anadia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2015 - 2018/09 MCCPD - Projeto Common Framework of Teacher Professional Competences
2015-1-ES01-KA201-015941
Outra
ESECS-IPL, Portugal
2014 - 2016 «Escrita – Construção e Expressão de Conhecimento»
POCI/CED/60155/2004
Universidade do Minho, Portugal
1995 - 1997 «Novos Materiais Didácticos para uma Nova Educação em Ciências»
PCSH/C/CED/879/95
Universidade de Aveiro, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, C.; Rebelo, I. S.. "Fotopalavra”: uma estratégia educativa na abordagem aos estereótipos de género em 1.º CEB". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2017, Leiria, 2017.
    Publicado
  2. Garrido, J.; Rebelo, I. S.; Tejada, V.. "Diagnóstico del uso de herramientas digitales por profesores de educación inicial". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2017, Leiria, 2017.
    Publicado
  3. Santos, O.; Calvo, I.; Rebelo, I. S.. "O Ensino Experimental das Ciências como Estratégia Promotora de Aprendizagem em Alunos com Necessidades Educativas Especiais". Trabalho apresentado em VII Congresso Mundial Estilos de Aprendizagem, Bragança, 2016.
    Publicado
  4. Santos, O.; Calvo, I.; Rebelo, I. S.. "(Re)Conhecer as vivências dos alunos com NEE e (Re)utilizá-las como facilitador das suas aprendizagens em ciências.". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional para a Inclusão, Leiria, 2015.
    Publicado
  5. Rebelo, I. S.. "Percursos na Formação de Professores de Ciências / Química". Trabalho apresentado em V Seminário Ibérico e I Ibero-americano CTS no Ensino das Ciências, Aveiro, 2008.
    Publicado
  6. Rebelo, I. S.. "Escrever para aprender ciências: algumas notas e reflexões". Trabalho apresentado em III Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita – Actividades de escrita (nas diferentes disciplinas) e aprendizagem, Leiria, 2006.
    Publicado
  7. Luís Filipe Barbeiro; Rebelo, I. S.. "Portefólios digitais nas EB1– estratégia de autonomização, visibilidade e consciencialização da aprendizagem". Trabalho apresentado em I Encontro sobre e-Portefólio – Aprendizagem Formal e Informal, Braga, 2006.
    Publicado
  8. Rebelo, I. S.; M. L. Rebelo. "Comparison between materials exhibiting pseudoplastic behaviour". Trabalho apresentado em 30th Annual Meeting of the Controlled Release Society, Glasgow, 2003.
    Publicado
  9. Rebelo, I. S.; Maria Arminda Pedrosa; Isabel P. Martins. "Um Modelo de Desenvolvimento Profissional Reflexivo e Cooperativo na Formação Contínua de Professores de Química". Trabalho apresentado em VI Congresso Internacional sobre Investigación en la Didactica de las Ciencias, Barcelona, 2001.
    Publicado
  10. M. L. Rebelo; Rebelo, I. S.. "Rheological comparison between cellulose and Locust bean gum gels". Trabalho apresentado em VI Pharmatech - International Conference on Pharmaceutics and Pharmaceutical Technology, Recife, 2001.
    Publicado
  11. M. L. Rebelo; T. Alvim; T. Amaral; Rebelo, I. S.. "Reological and chemical study of a silver sulphadiazine cream". Trabalho apresentado em IV Spanish-Portuguese Conference on Controlled Drug Delivery, Vitória-Gasteiz, 2000.
    Publicado
  12. Maria Arminda Pedrosa; Maria Helena Dias; Rebelo, I. S.; José Manuel Lopes; Isabel P. Martins. "Reflecting on Conceptual Language and symbolic Representations in Chemistry Textbooks". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias - Investigación e innovación en la didactica de las ciencias, Murcia, 1997.
    Publicado
  13. Maria Arminda Pedrosa; Maria Helena Dias; Rebelo, I. S.; Jorge Veiga. "Concepções relativas a estados físicos e mudanças de estado manifestadas por estudantes dos ensinos secundário e superior". Trabalho apresentado em 3º Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação, Braga, 1995.
    Publicado
  14. Maria Arminda Pedrosa; Maria Helena Dias; Rebelo, I. S.; Jorge Veiga. "Concepções Epistemológicas e de Bom Professor de Ciências". Trabalho apresentado em 3º Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação, Braga, 1995.
    Publicado
  15. Rebelo, I. S.; Maria Arminda Pedrosa; Jorge Veiga. "Estratégias Metacognitivas na Formação Inicial de Professores: um Estudo de Caso". Trabalho apresentado em Educação em Ciências da Natureza - V Encontro Nacional de Docentes, Portalegre, 1995.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Caçador, Helena; Rebelo, Isabel; Santos, Olga. "Literacia Ambiental: estudo de caso numa turma do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico". AmbientalMENTEsustentable 27 1 (2020): 119-129. http://dx.doi.org/10.17979/ams.2020.27.1.6648.
    Publicado • 10.17979/ams.2020.27.1.6648
  2. Rebelo, I. S.; Isabel P. Martins; Maria Arminda Pedrosa. "Formação Contínua de Professores para uma Orientação CTS do Ensino de Química: Um Estudo de Caso". QUÍMICA NOVA NA ESCOLA 27 (2008): 30-33. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/06-ibero-5.pdf.
    Publicado
  3. Rebelo, I. S.; Maria Arminda Pedrosa; Isabel P. Martins. "Formación continua de profesores para una orientación CTS de la enseñanza de química: un estudio de caso". Alambique. Didáctica de las Ciencias Experimentales 51 (2007): 49-57.
    Publicado
Manual
  1. Ana Águas; Dina Alves; Rebelo, I. S.. DESAFIOS 2.º Ano – Estudo do Meio. Portugal. 2011.
  2. Ana Águas; Dina Alves; Rebelo, I. S.. Caderno de Actividades DESAFIOS 2.º Ano – Estudo do Meio. Portugal. 2011.
Relatório
  1. Lopes, Ana Sofia Patrício Pinto; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Costa, Rogério Paulo Pais da; Santos, Rui Filipe Vargas de Sousa; Ferreira, Vítor Hugo dos Santos. 2019. Estudo de Antecipação das Necessidades de Qualificações na Região de Leiria: Relatório. http://hdl.handle.net/10400.8/5028.
Resumo em conferência
  1. Elizabete Antunes; Rebelo, I. S.. "A Investigação-ação como Estratégia de Supervisão ao serviço da Formação Reflexiva de Professores". Trabalho apresentado em I Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2012.
    Publicado
  2. Fernanda Dinis; Rebelo, I. S.. "Supervisão no âmbito da Avaliação do Desempenho Docente Conceções dos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em I Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2012.
    Publicado
  3. Ana Raquel Menino; Rebelo, I. S.. "A supervisão de Práticas Pedagógicas de futuros Educadores de Infância – O Educador Cooperante como objeto de estudo". Trabalho apresentado em I Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2012.
    Publicado
  4. Liliana Esperança; Rebelo, I. S.; José Brites Ferreira. "Os gestores escolares na promoção da articulação curricular do ensino das ciências entre o 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico". Trabalho apresentado em I Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2012.
    Publicado
  5. Rebelo, I. S.; Isabel Rocha. "Formação Contínua de Professores". Trabalho apresentado em I Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2012.
    Publicado
  6. M. L. Rebelo; Rebelo, I. S.. "Chemical sunscreen formulations stability and in vitro delivery". Trabalho apresentado em Skin and formulation, 3rd Symposium & Skin Forum, 10th annual Meeting, APGI & International Society of Drug Delivery Sciences and Technology, Versailles, 2009.
    Publicado
  7. Rebelo, I. S.; José Manuel Lopes. "Exploração de inter-relações CTS – Percursos formativos e exemplos de aplicação no ensino da Química". Trabalho apresentado em 4.º DEDQ – Encontro Nacional de Divisão de Ensino e Divulgação da Química, Lisboa, 2005.
    Publicado
  8. Rebelo, I. S.; Maria Arminda Pedrosa; Isabel P. Martins. "Aprendizagem de química no contexto da análise de interrelações CTS em questões controversas do domínio público. Contributos para o desenvolvimento de literacia científica no 3º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em II Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação de Química da Sociedade Portuguesa de Química, Aveiro, 2001.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva. "Desenvolvimento de um modelo de formação: um estudo na formação contínua de professores de química". Doutoramento, 2004. http://hdl.handle.net/10773/1477.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/07 Usando fenómenos no ensino e aprendizagem de ciências por futuros professores Jornadas Pedagógicas 3T (Teachers Teaching Teachers) do Politécnico de Leiria
(Leiria, Portugal)
2011 Portuguese Educational System Reunião da Acção do Lifelong Learning do Programa Comenius
(Leiria, Portugal)
2005 Interrelações ciência-tecnologia-sociedade 2.º Fórum GPS, Educação e Formação
Instituto D. João V (Louriçal, Portugal)
1998 A Construção de Materiais Didácticos como Via de Renovação da Educação em Ciências nos Ensinos Básico e Secundário. O Caso do Ensino Secundário: "Água... Que substância tão especial! Que solução! IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências
Coorientador de Nicole Duarte
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2019 A dinâmica do processo de autoavaliação num agrupamento de escolas de Excelência
Orientador de Almeida, Ana Cristina Veigas Cadima
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2019 Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico. A partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais no 4º ano.
Coorientador de Machado, Francisca Maria Silva
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018 Competencias de seguridad-privacidad en internet y redes sociales en estudiantes de Tercero de Bachillerato General Unificado de una Unidad Educativa de Quito-Ecuador.
Orientador de Chango Jaya, Santiago David
Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. De diferentes abordagens didáticas de obras literárias à sua compreensão leitora.
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB. Estratégias de cálculo mental de alunos do primeiro ano do 1.º CEB.
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2017 Formación del profesorado para la aplicación pedagógica de las TIC en el diseño de material digital orientado a actividades de comprensión y expresión del lenguaje.Formación del profesorado para la aplicación pedagógica de las TIC en el diseño de material digital orientado a actividades de comprensión y expresión del lenguaje
Orientador
Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2017 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB: Formulação de questões-problema numa turma do 3.º ano de escolaridade
Orientador de Toste, Carla Sofia Meneses
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: dos estereótipos de género à promoção da igualdade
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a resolução de problemas de adição e subtração numa turma de 1.º ano
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB – Ideias dos alunos do 3.º ano relativamente ao sistema reprodutor humano
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré- -Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a reconstrução do esquema da narrativa em crianças do Pré-Escolar através do reconto
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2015 Contributos de um Programa de Formação Contínua em Ensino Experimental das Ciências no 1.º CEB para a mudança de práticas de professores de Educação Especial
Coorientador
Educação Especial (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
2013 - 2014 O trabalho colaborativo como meio de desenvolvimento profissional de professores no projeto Fénix, na ESPS (estudo de caso)
Orientador de Martins, Sérgia Marina Andrade Bettencourt
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2014 Refletindo sobre a prática pedagógica – Viajando entre o projeto “Os Comboios” e as opções metodológicas da Abordagem de Projeto
Coorientador de Ferreira, Cláudia Patrícia Costa
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2013 A Supervisão Pedagógica exercida pelas Estruturas de Gestão Intermédia e a sua influência nas práticas colaborativas dos docentes- Um Estudo de Caso
Orientador de Ferreira, Ana Sofia Fernandes
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica : Ideias sobre os cientistas em alunos do 1.º ano do ensino básico
Orientador de Vicente, Catarina Santos
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2013 Refletindo sobre a prática pedagógica. Influência de atividades práticas nas conceções de alunos acerca da flutuação e afundamento de objetos - um estudo com alunos do 1.º ano de escolaridade
Orientador de Lopes, Andreia Patrícia Gonçalves Mota
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2012 A Investigação-ação como Estratégia de Supervisão ao Serviço da Formação Reflexiva de Professores
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Escola Sperior de Educação e Ciências Sociais do IP Leiria, Portugal
2012 - 2012 Supervisão no âmbito da Avaliação do Desempenho Docente
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Escola Sperior de Educação e Ciências Sociais do IP Leiria, Portugal
2011 - 2011 O Relator enquanto Supervisor na Avaliação de Desempenho Docente: uma relação entre teoria e prática
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Escola Sperior de Educação e Ciências Sociais do IP Leiria, Portugal
2011 - 2011 Supervisão na Formação Contínua de Professores contextualizada no Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1º CEB
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Escola Sperior de Educação e Ciências Sociais do IP Leiria, Portugal
2011 - 2011 Supervisão Pedagógica das Actividades de Enriquecimento Curricular - Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Escola Sperior de Educação e Ciências Sociais do IP Leiria, Portugal
2011 - 2011 Os Gestores Escolares na promoção da Articulação Curricular do Ensino das Ciências entre o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico - Estudo de Caso
Coorientador
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Escola Sperior de Educação e Ciências Sociais do IP Leiria, Portugal
2010 - 2011 A supervisão de práticas pedagógicas de futuros educadores de infância: o educador cooperante como objeto de estudo
Orientador de Menino, Ana Raquel Lopes
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/06 Da Literacia Científica dos docentes do 1ºCEB à concretização de uma Educação CTS
Arguente principal
António Manuel Almeida da Costa (Doutoramento)
2020 Os Livros de Divulgação Científica. Contributos para a melhoria da literacia científica em crianças - um estudo no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
Helena Tomás (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2018/09 Atividades de Ciências para o 1º CEB de Cariz CTS Suportadas pelo Uso de ferramentas e Serviços Online
Arguente principal
Fábio Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 O ensino das ciências e a promoção da literacia científica na educação básica: representações e conhecimento profissional dos professores de ciências
Arguente principal
Fernando António Trindade RebolaInstituto de Educação da Universidade de Lisboa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2013 Ciências no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: um Programa para Educação para Desenvolvimento Sustentável
Arguente principal
Maria da Conceição Ferreira de Figueiredo e Costa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 Educação em Ciências no Pré-Escolar – Contributos de um programa de formação de educadores de infância para implementação do trabalho experimental
Arguente principal
Maria José Afonso Magalhães Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 Biologia e biotecnologia vegetal numa perspectiva de sustentabilidade
Arguente principal
Ana Margarida de Oliveira Capelo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2007 Formação Contínua de Professores do 1º CEB em Ensino Experimental das Ciências: Impacte nas suas Concepções sobre CTS e Práticas Didáctico-Pedagógicas Luísa Maria Paiva Travassos Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Indagatio Didactica (ISSN: 1647-3582 ) Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
2016/12 - Atual Revista Educación Química (ISSN 0187-893X; ISSN)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2001 - 2001 Perspectivas de Educação em Química no 3º Ciclo do Ensino Básico: Exploração de Interrelações CTS Aperfeiçoamento (Curso médio) ESECS-IPL, Portugal
1996 - 1996 Aprender Ciências no 1º Ciclo: Estados Físicos e Mudanças de Estado ao Longo do Currículo Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro de Formação do Sindicato Democrático de Professores da Madeira, Funchal, Portugal
1996 - 1996 Aprender Ciências no 1º Ciclo: Estados Físicos e Mudanças de Estado ao Longo do Currículo Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Madeira, Funchal, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010/07 - Atual AIA CTS (Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência)
2010 - Atual AIA-CTS Associado