Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Isabel Sofia Godinho da Silva Rebelo
Nomes de citação
- Rebelo, I. S.
- Rebelo, I.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C013-B9C7-F225
- ORCID iD
- 0000-0003-0786-8681
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Exatas - Química
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1999 - 2005
Concluído
|
Doutoramento em Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Desenvolvimento de um Modelo de Formação - Um Estudo na Formação Contínua de Professores de Química" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
1990 - 1994
Concluído
|
Mestrado em Ensino da Física e da Química (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Metacognição e Aprendizagem da Química" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1985 - 1990
Concluído
|
Licenciatura em Química, Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
15 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/04/19 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
1995 - 2012 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
1991/09 - 1994/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010 - Atual | Membro de Conselho Técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2018/06/25 - 2021/05/19 | Secretário Conselho Geral | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2017/02/20 - 2021/05/19 | Membro do Conselho geral ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2014/09/25 - 2017/02/01 | Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | ||
2011 - 2014 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2011 - 2013 | Secretário do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | ||
2009 - 2011 | Membro de Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | ||
2005 - 2009 | Vice presidente de Conselho Diretivo | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
1995 - 2009 | Membro de Conselho Científico | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | ||
1997 - 1999 | Coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências da Natureza | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | ||
1996 - 1997 | Membro de Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1994/09 - 1995/02 | Equiparada Assistente 2.º Triénio (Docente Ens. Sec, Requisitada) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
1990/09 - 1991/08 | Professora Profissionalizada (Docente Ens Secundário) | Escola Secundária de Anadia, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/10 - 2026/09 | Euro4VET
ERASMUS-JMO-2023-NETWORKS-SCHOOLS 101127571
Investigador
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2020/12/01 - 2024/10/31 | GREENOVET - European VET Excellence Platform for Green Innovation
Investigador
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2023/07/01 - 2024/06/30 | Assistência Técnica para elaboração e validação dos programas de 11.º ano de Cabo Verde
EOI - 28/HCP/UGPE/2023
Coordenadora do processo de validação
|
The World Bank Assembleia Nacional da República de Cabo Verde Em curso
|
2015/09 - 2018/09 | MCCPD - Projeto Common Framework of Teacher Professional Competences
Investigador
ESECS-IPL, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2014 - 2016 | «Escrita – Construção e Expressão de Conhecimento»
POCI/CED/60155/2004
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1995 - 1997 | «Novos Materiais Didácticos para uma Nova Educação em Ciências»
PCSH/C/CED/879/95
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2002 - 2006 | Literacia Científica, Aprendizagens Significativas e Formação de Professores de Ciências
.
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07/13 | Presentation, by invitation of the Centro de Competência entre Mar e Serra (CCEMS), at the 1st Plenary Panel of the XXII Encontro das TIC na Educação, on the theme "O papel dos professores na construção do conhecimento. Desafios da formação às práticas", on 13 July 2023. The meeting took place from 13 to 15 July 2023 at ESECS-IPLeiria. | XXII Encontro das TIC na Educação
School of Education and Social Sciences of the Polytechnic Institute of Leiria (Leiria, Portugal)
|
2023/03/29 | Round table speaker, at the invitation of the Xunta de Galicia, at the Round Table "Situación dos modelos de competências profesionais docentes" at the Congreso Competências Profissionais Docentes (Professional Teaching Competences Congress), which took place at the Pazo de Congresos in Santiago de Compostela on 29.03.2023, organised by the Xunta de Galicia. | Congreso Competências Profissionais Docentes (Pazo de Congresos de Santiago de Compostela) |
2022/05/10 | GREENOVET - European VET Excellence Platform for Green Inovation. Centro de Excelência Profissional (CoVE) de Leiria - Portugal | Seminário - Ligando demanda e oferta para economias mais verdes (online)
Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho em Turim (CIF-OIT) (Turim, Itália)
|
2020/10 | Acesso de alunos VET ao Ensino Superior (VET students' access to higher education) | Ensino Profissional - Qualidade e Agora? (Seminário Online)
Escola Secundária de Ourém (Ourém, Portugal)
|
2019/07 | Usando fenómenos no ensino e aprendizagem de ciências por futuros professores ( Using phenomena in the teaching and learning of science by future teachers) | Jornadas Pedagógicas 3T (Teachers Teaching Teachers) do Politécnico de Leiria
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2011 | Portuguese Educational System | Reunião da Acção do Lifelong Learning do Programa Comenius
(Leiria, Portugal)
|
2005 | Interrelações ciência-tecnologia-sociedade | 2.º Fórum GPS, Educação e Formação
Instituto D. João V (Louriçal, Portugal)
|
1998 | A Construção de Materiais Didácticos como Via de Renovação da Educação em Ciências nos Ensinos Básico e Secundário. O Caso do Ensino Secundário: "Água... Que substância tão especial! Que solução! | IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Aveiro, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2023/12/13 | Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do
educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo
Orientador de Maria José Jesus
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 - 2023/12/13 | Atividades de Enriquecimento Curricular no âmbito das políticas educativas para a Escola a Tempo Inteiro. Estudo de Caso num
Agrupamento de Escolas
Orientador de Jorge Paulo Fernandes
|
Mestrado em Ciências da Educação – Gestão Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 - 2023/12/13 | Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre contributos
da metodologia de Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas sobre a temática do sistema urinário para as aprendizagens
dos alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Tatiana Jesus Leão
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 - 2023/12/12 | Um olhar sobre o programa de acompanhamento da Inspeção-Geral da Educação e Ciência no distrito de Leiria. Caso da Gestão
do Currículo: Ensino Experimental das Ciências - Recomendações para a gestão das escolas
Orientador de Ana Freire
|
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2022/12/16 | Inter-relações escola, família e comunidade: um estudo num Agrupamento de Escolas de Leiria
Orientador de Priscila Pereira
|
Mestrado em Ciências da Educação – Gestão Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 - 2022/11/04 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos da implementação
de uma sequência didática sobre eletricidade, com enfoque numa perspetiva de ensino IBSE, para o desenvolvimento de conhecimentos
e de competências de cooperação por alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador de Ana Teresa Pires
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2022 | Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações de crianças
em momento de isolamento social
Coorientador de Ana Carolina Silva
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2020 - 2022 | Refletindo e investigando a Prática de Ensino Supervisionada - Transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino
Básico em tempos de pandemia
Coorientador de Patrícia Sousa Eusébio
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2020 - 2022 | Cultura Organizacional e Liderança Escolar
Orientador de Susana Carvalho
|
Mestrado em Ciências da Educação – Gestão Escolar (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2018 - 2022 | Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos da implementação
de uma sequência pedagógico-didática acerca do som – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador de Patrícia Fialho
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de MCN no 2.º CEB (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2019 - 2021 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando o desenvolvimento da capacidade de argumentação numa sequência de ensino
organizada segundo o modelo dos 7E sobre poluição por plásticos – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador de Fabiana Priscila Azevedo
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de MCN no 2.º CEB (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2019 - 2021 | Trabalho colaborativo docente: metamorfose pandémica
Orientador de Frederico Serrano
|
Mestrado em Ciências da Educação – Gestão Escolar
ESECS-IPL, Portugal
|
2018 - 2021 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos de uma sequência
pedagógico-didática com enfoque CTS, sobre benefícios e perigos da radiação solar, para o desenvolvimento de competências
por alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador de Tatiana Sofia Gaspar Magalhães
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de MCN no 2.º CEB (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2018 - 2020 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu
desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências - um estudo com alunos do 4.º ano de
escolaridade.
Orientador de Nicole Duarte
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 - 2019 | A dinâmica do processo de autoavaliação num agrupamento de escolas de Excelência
Orientador de Almeida, Ana Cristina Veigas Cadima
|
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2019 | Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico. A partilha equitativa
no ensino e aprendizagem dos números racionais no 4º ano.
Coorientador de Machado, Francisca Maria Silva
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2018 | Competencias de seguridad-privacidad en internet y redes sociales en estudiantes de Tercero de Bachillerato General Unificado
de una Unidad Educativa de Quito-Ecuador.
Orientador de Chango Jaya, Santiago David
|
Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2018 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. De diferentes abordagens
didáticas de obras literárias à sua compreensão leitora.
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2014 - 2018 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB. Estratégias de cálculo mental de alunos do primeiro
ano do 1.º CEB.
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2017 | Formación del profesorado para la aplicación pedagógica de las TIC en el diseño de material digital orientado a actividades
de comprensión y expresión del lenguaje.Formación del profesorado para la aplicación pedagógica de las TIC en el diseño de
material digital orientado a actividades de comprensión y expresión del lenguaje
Orientador
|
Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2017 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB: Formulação de questões-problema numa turma do 3.º ano de escolaridade
Orientador de Toste, Carla Sofia Meneses
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2016 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: dos estereótipos de
género à promoção da igualdade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2016 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a resolução de problemas de adição e subtração numa
turma de 1.º ano
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2014 - 2015 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB – Ideias dos alunos do 3.º ano relativamente ao sistema
reprodutor humano
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2014 - 2015 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré- -Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a reconstrução do esquema da
narrativa em crianças do Pré-Escolar através do reconto
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2010 - 2015 | Contributos de um Programa de Formação Contínua em Ensino Experimental das Ciências no 1.º CEB para a mudança de práticas
de professores de Educação Especial
Coorientador
|
Educação Especial (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
|
2013 - 2014 | O trabalho colaborativo como meio de desenvolvimento profissional de professores no projeto Fénix, na ESPS (estudo de caso)
Orientador de Martins, Sérgia Marina Andrade Bettencourt
|
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2013 - 2014 | Refletindo sobre a prática pedagógica – Viajando entre o projeto “Os Comboios” e as opções metodológicas da Abordagem de Projeto
Coorientador de Ferreira, Cláudia Patrícia Costa
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | A Supervisão Pedagógica exercida pelas Estruturas de Gestão Intermédia e a sua influência nas práticas colaborativas dos docentes-
Um Estudo de Caso
Orientador de Ferreira, Ana Sofia Fernandes
|
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica : Ideias sobre os cientistas em alunos do 1.º ano do ensino básico
Orientador de Vicente, Catarina Santos
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Refletindo sobre a prática pedagógica. Influência de atividades práticas nas conceções de alunos acerca da flutuação e afundamento
de objetos - um estudo com alunos do 1.º ano de escolaridade
Orientador de Lopes, Andreia Patrícia Gonçalves Mota
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2012 - 2012 | A Investigação-ação como Estratégia de Supervisão ao Serviço da Formação Reflexiva de Professores
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Escola Sperior de Educação e Ciências Sociais do IP Leiria, Portugal
|
2012 - 2012 | Supervisão no âmbito da Avaliação do Desempenho Docente
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Escola Sperior de Educação e Ciências Sociais do IP Leiria, Portugal
|
2011 - 2011 | O Relator enquanto Supervisor na Avaliação de Desempenho Docente: uma relação entre teoria e prática
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Escola Sperior de Educação e Ciências Sociais do IP Leiria, Portugal
|
2011 - 2011 | Supervisão na Formação Contínua de Professores contextualizada no Programa de Formação Contínua em Matemática para professores
do 1º CEB
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Escola Sperior de Educação e Ciências Sociais do IP Leiria, Portugal
|
2011 - 2011 | Supervisão Pedagógica das Actividades de Enriquecimento Curricular - Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Escola Sperior de Educação e Ciências Sociais do IP Leiria, Portugal
|
2011 - 2011 | Os Gestores Escolares na promoção da Articulação Curricular do Ensino das Ciências entre o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
- Estudo de Caso
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Escola Sperior de Educação e Ciências Sociais do IP Leiria, Portugal
|
2010 - 2011 | A supervisão de práticas pedagógicas de futuros educadores de infância: o educador cooperante como objeto de estudo
Orientador de Menino, Ana Raquel Lopes
|
Mestrado em Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Member of the Organizing Committee - 4º Fórum dos Mestrados Profissionalizantes de Educadores de Infância e Professores do
1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (4th Forum of Professional Master's Degrees for Early Childhood Educators and Teachers of
the 1st and 2nd Cycles of Basic Education), held on February 7 and 8, 2020 at the School of Education of the Polytechnic Institute
of Coimbra. (2020/02/07 - 2020/02/08)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2019 - Atual | Member of the Organising Committee - I Encontro sobre Formação e Práticas Educativas (I Meeting on Training and Educational
Practices) held in ESECS-IPLeiria on the 08th and 09th November 2019. The event is held in partnership with CFAEs from the
District of Leiria. It was accredited as Continuous Training for Early Childhood Educators and Primary and Secondary School
Teachers, by the Scientific-Pedagogical in a total of 13 hours. (2019/11/08 - 2019/11/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
ESECS-IPL, Portugal |
2024 - 2024 | Member of Organizing Committee - Leiria International Week and Project Competition of the Greenovet Project, held in ESECS
from 11th to 14th March 2024. (2024/03/11 - 2024/03/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022/11/15 - 2022/11/15 | Member of the Organising Committee - Seminar "Educação e Formação Profissional. Presente e Futuro" (Education and Professional
Training. Present and Future), that took place on the 15th of October of 2022 in ESECS The Seminar was accredited as Continuous
Training for Kindergarten Educators and Primary and Secondary School Teachers by the Scientific-Pedagogical Council for Continuous
Training (CCPFC), as a short training course (6h). (2022/11/15)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022/11/04 - 2022/11/05 | Member of the Organising Committee - II Encontro sobre Formação e Práticas Educativas (II Meeting on Training and Educational
Practices) held in ESECS-IPLeiria on the 04Th and 05Th November 2022. The event is held in partnership with CFAEs from the
District of Leiria. It was accredited as Continuous Training for Early Childhood Educators and Primary and Secondary School
Teachers, by the Scientific-Pedagogical in a total of 13 hours. (2022/11/04 - 2022/11/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2017/10/20 - 2017/10/20 | Organiser of Dissemination Event of Project - Seminar "Competências Profissionais Docentes" (Teaching Competences), dissemination
event of the Project Erasmus+ MCCPD (Un Marco Común de Competencias Profesionales Docentes), held at ESECS on the 20.10.2017. (2017/10/20 - 2017/10/20)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
ESECS-IPL, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/10 - Atual | Attendance of the Webinar “Avaliação no Ensino Superior e tomada de decisão ajustada ao propósito” 5th edition of the Jornadas
Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Seminário
|
5th ed Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico |
2020/04/30 - Atual | Attendance of the Webinar “Mendeley: gestor de referências bibliográficas” Serviços de documentação IPLeiria.
Seminário
|
Webinar “Mendeley: gestor de referências bibliográficas”
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020/04 - Atual | Completion of the Online Course “ eProfessores do presencial para o online", Teachers from face-to-face to online", organized
by the Distance Learning Unit of the Polytechnic of Leiria, with an estimated duration of 10 hours, in April 2020.
Outro
|
Online Course "eProfessores do presencial para o online“
ESECS-IPL, Portugal
|
2020/02/05 - Atual | Completion of the training of experts for EQAVET verification - promoted by the National Agency for Qualification and Vocational
Education, IP (ANQEP), which took place on 05.02.2020 at ANQEP's premises in Lisbon
Oficina (workshop)
|
Training of experts for EQAVET verification
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal
|
2019/11 - Atual | Moderator of the panel on "Leadership at School" at the 1st Meeting on Training and Educational Practices (ESECS, November
8 and 9, 2019)
Encontro
|
I Encontro sobre Formação e Práticas Educativas
ESECS-IPL, Portugal
|
2023/10/02 - 2023/10/02 | Completion of the training for external evaluators of schools - Seminar on External Assessment of Schools (Seminário Avaliação
Externa das Escolas) - organized by the General Inspectorate of Education (IGEC - Inspeção-Geral da Educação).
Seminário
|
Seminário Avaliação Externa das Escolas
Inspeção-Geral da Educação , Portugal
|
2023/02/06 - 2023/02/06 | Attendance of the Seminar "Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distância" (Active
learning strategies in face-to-face and distance higher education), organized within the Inter-institutional Pedagogical Development
Days (Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico), Of the University of Aveiro (online, 2h)
Seminário
|
Seminário "Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distância"
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/02/01 - 2023/02/01 | Attendance of the Seminar "Desafios do Desenho Universal de Aprendizagem no Ensino Superior" (Challenges of Universal Learning
Design in Higher Education), organized within the Inter-institutional Pedagogical Development Days (Jornadas Interinstitucionais
de Desenvolvimento Pedagógico), of the University of Aveiro (online, 2h);
Seminário
|
Seminário "Desafios do Desenho Universal de Aprendizagem no Ensino Superior"
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/02/01 - 2023/02/01 | Attendance of the Seminar "Fraude e Ética no Ensino e na Investigação" (Fraud and Ethics in Teaching and Research), organized
within the Inter-institutional Pedagogical Development Days (Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico),
of the University of Aveiro (online, 1h)
Seminário
|
Seminário "Fraude e Ética no Ensino e na Investigação"
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/01/31 - 2023/01/31 | Attendance of the Seminar from ENLIVEN - Online Teaching and Learning - Digital World after COVID-19 (Online 4h)
Seminário
|
Seminário de ENLIVEN - Online Teaching and Learning - Digital World after COVID-19 |
2022/10/03 - 2022/10/04 | Completion of the training for external evaluators of schools organized by the General Inspectorate of Education (IGEC - Inspeção-Geral
da Educação) in Aveiro (03-04.10.2022).
Seminário
|
Formação de Avaliadores
Inspeção-Geral da Educação , Portugal
|
2022/05/20 - 2022/05/20 | Attendance of the Seminar "Roteiros de Descarbonização da Indústria e Capacitação de Empresas" - NERLEI
Seminário
|
Roteiros de Descarbonização da Indústria e Capacitação de Empresas"
NERLEI Associação Empresarial da Região de Leiria, Portugal
|
2022 - 2022 | Moderator of event - Seminar "Educação e Formação Profissional. Presente e Futuro" (Education and Professional Training. Present
and Future), that took place on the 15th of October of 2022, online.
Conferência
|
Educação e Formação Profissional. Presente e Futuro
ESECS-IPL, Portugal
|
2021/10/27 - 2021/10/27 | Attendance of the Webinar "Os MOOC na Formação Contínua de Professores: Questões, Desafios e Respostas" , organizado pelo
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
Conferência
|
Os MOOC na Formação Contínua de Professores: Questões, Desafios e Respostas
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
2021/09/16 - 2021/09/18 | Moderator of round table on "Science Education - where to publish?" At XIX ENEC | IV ISSE (ESE Coimbra, September 16-18, 2021)
Encontro
|
XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV International Seminar on Science Education (XIX ENEC | IV ISSE)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2021/07/05 - 2021/07/16 | Completion of the online course "Rota Pedagógica eProfessores 2021 - 2nd Edition", with a final grade of 20.00 (0-20 scale).
This course, organized by the Distance Learning Unit of the Polytechnic of Leiria, took place between 05 and 16 July 2021,
with an estimated effort of 20 hours.
Outro
|
Rota Pedagógica eProfessores 2021 - 2nd Edition
ESECS-IPL, Portugal
|
2021/06/17 - 2021/06/17 | Attendance of the I 1st National STEM Education Conference (Web Seminar Edition), organised under the Let's GoSTEM Project.
Conferência
|
National STEM Education Conference |
2021/06/02 - 2021/06/02 | Attendance of the online Conference: Quality Assurance in Vocational Education and Training: Putting People First (online,
13h30 - 16h00, mainland Portugal time).
Conferência
|
Quality Assurance in Vocational Education and Training: Putting People First
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal
|
2020/12/17 - 2020/12/17 | Attendance of the Online conference to commemorate the 75th anniversary of the UN ANQEP IP - Conference Education, a right
for all and throughout life, for a sustainable future.
Conferência
|
Conference Education, a right for all and throughout life, for a sustainable future
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal
|
2019/05/24 - 2019/05/24 | Attendance of the Oceano Azul Foundation presentation at ESECS on May 24, 2019.
Outro
|
Oceano Azul Foundation presentation
ESECS-IPL, Portugal
|
2019/04/03 - 2019/04/04 | Completion of the training for external evaluators of schools - IGEC's Third Evaluation Cycle, organized by the General Inspectorate
of Education (IGEC - Inspeção-Geral da Educação) in Coimbra, DGEstE Auditorium (12h de formação).
Seminário
|
Terceiro Ciclo de Avaliação da IGEC
IGEC - Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Portugal
|
2019/03/29 - 2019/03/30 | Attendance of the "Fórum dos mestrados profissionalizantes" - Viana do Castelo March 29th and 30th, 2019
Encontro
|
Fórum dos mestrados profissionalizantes
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019/02/06 - 2019/02/06 | Attendance of the presentation session of the National Model for Quality Assurance in Vocational Education and Training in
line with EQAVET, held at the José Lúcio da Silva Theatre in Leiria on February 6th, 2019.
Seminário
|
Apresentação do Modelo Nacional de Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional em alinhamento com o EQAVET
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal |
2018/10/15 - 2018/10/15 | Attendance of the 3-hour information session "Gender, education and citizenship: unveiling (discrimination), deconstructing
(prejudices) and empowering (people)", promoted by the Portuguese Platform for Women's Rights and 21st Century Women, with
the support of Leiria City Council and ESECS, held on 15.10.2018 at ESECS.
Seminário
|
Género, educação e cidadania: desocultar (discriminações), desconstruir (preconceitos) e capacitar (pessoas) |
2018/07/09 - 2018/07/10 | Attendance of the III Pedagogical Days of the Polytechnic of Leiria on July 9 and 10, 2018.
Encontro
|
Jornadas Pedagógicas 3T (Teachers Teaching Teachers) do Politécnico de Leiria
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2018/05/08 - 2018/05/08 | Attendance of the Seminar "Everyone a Changemaker", held in ESECS - IPLeiria, 8th May 2018
Seminário
|
Everyone a Changemaker
ESECS-IPL, Portugal
|
2017/01/13 - 2017/01/13 | Attendance of the Seminar "Percursos para a Construção Social das Aprendizagens: Instrumentos de Pilotagem e de (auto)regulação
do trabalho numa turma do 1.º CEB" realizado na ESECS-IPLeiria
Seminário
|
Percursos para a Construção Social das Aprendizagens: Instrumentos de Pilotagem e de (auto)regulação do trabalho numa turma
do 1.º CEB
ESECS-IPL, Portugal
|
2016/10/24 - 2016/10/24 | Attendance of the Seminar: "Teacher Training: dilemmas and challenges", sponsored by the National Education Council (CNE)
Seminário
|
Teacher Training: dilemmas and challenges
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Saúde, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/28 | À descoberta do bem-estar, das interações entre pares e das aprendizagens: Investigar e refletir em contextos de Educação
de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Carolina Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023/11/21 | A Avaliação do Desempenho dos Docentes perspetivada por professores das Escolas associadas do CFAECAN, avaliados nas componentes
interna e externa
Presidente do júri
|
Solange Alfredo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023/11/20 | Estratégias de diferenciação pedagógica: potencialidades e limitações da sua implementação
Arguente principal
|
Ana Filipa Ventura (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/11/20 | Aprender Ciências dentro e fora da sala: Um Projeto com crianças em Educação Pré-escolar
Arguente principal
|
Beatriz Almeida Quintas (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/11/14 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: O contributo da Metodologia de Trabalho por Projeto para o desenvolvimento de aprendizagens
sobre sismos e vulcões – um estudo de caso com alunos do 4.º ano de escolaridade
Arguente
|
Sara Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023/10/16 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB: investigando sobre o desenvolvimento
de Literacia Financeira através de uma sequência de tarefas matemáticas contextualizadas com situações financeiras
Presidente do júri
|
Inês Francisco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023/07/21 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB: A relação entre o treino
de estratégias de aprendizagem e o desenvolvimento de competências de autorregulação – um estudo com alunos do 6.º ano de
escolaridade
Presidente do júri
|
Bárbara Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023/07/20 | Estereótipos de género no 1.º CEB: um contributo para a igualdade de género
Arguente principal
|
Tatiana Patrícia dos Santos Simões (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2023/07/14 | Políticas educativas para a transição digital das escolas: das intenções aos impactos
Presidente do júri
|
Pedro Matos Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023/07/14 | Avaliação do desempenho docente num Agrupamento de escolas: perceções da gestão, dos avaliadores e dos avaliados
Presidente do júri
|
Cristina Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023/06/20 | Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as interações entre pares que emergem em provocações relacionadas
com luz
Presidente do júri
|
Ana Andurão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023/06/19 | Percurso de reflexão e investigação em Educação de Infância e 1.º CEB: as interações e brincadeiras entre pares na área da
casinha e a influência dos materiais nesses momentos
Presidente do júri
|
Catarina Fialho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023/03/15 | O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de Educação Pré-Escolar
Arguente principal
|
Maria Margarida Figueiredo D' Abreu Borges Simões (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2022/12/20 | Um Percurso Reflexivo sobre a Prática Pedagógica e a abordagem às emoções desde a Educação de Infância
Presidente do júri
|
Sandra Talhão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022/12/19 | A Horta Pedagógica Como Um Contexto de Promoção de Atitudes Positivas das Crianças Face aos Insetos no 1.º CEB
Arguente principal
|
Ana Beatriz Ventura das Neves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/12/19 | Avaliação Pedagógica - Um Estudo de Caso Sobre o Projeto Maia
Presidente do júri
|
António Luís Pedro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022/12/13 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo – uma investigação em contexto num 2.º ano
Presidente do júri
|
Mafalda Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022/12/07 | Um Percurso Reflexivo na Prática Pedagógica e o Processo de Resolução de Problemas no 2.º Ano de Escolaridade
Presidente do júri
|
Ana Catarina Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022/11/29 | Gestão e desenvolvimento de Projetos de Autonomia e Flexibilização Curricular (PAFC): Um estudo de caso numa Escola de Ensino
Básico na zona de Leiria
Presidente do júri
|
Madalena Santos da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022/11/17 | Refletindo em torno do desenvolvimento sustentável no Jardim de Infância – um estudo de caso
Arguente
|
Rita Arroteia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022/10/17 | Refletindo sobre o papel das emoções na Educação
Pré-Escolar
Arguente
|
Tânia Alexandre (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022/07/25 | A Carta Educativa de Leiria como instrumento de planeamento estratégico: a opinião dos diretores das escolas e da autarquia.
Presidente do júri
|
Donato Rosa (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2022/06/20 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Potenciar hábitos alimentares saudáveis numa turma de 1.º ano
Presidente do júri
|
Ana Beatriz Santana (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2022/06/06 | Integrar Ciências Naturais e Matemática no 2.º CEB.
Arguente principal
|
Carolina Sol Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2022/06/06 | Uma Prática Pedagógica reflexiva para aprender a ensinar. O contributo do teste escrito em duas fases no processo de ensino
e aprendizagem
Presidente do júri
|
Ana Sofia Ferreira da Graça (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2022/06/03 | Na senda da disciplina de Empreendedorismo: As competências empreendedoras dos alunos do Curso Profissional Técnico do Agrupamento
de Escolas Gândara Mar, Tocha - Um estudo de caso
Presidente do júri
|
Emília Coelho (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2022/05/26 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Os trabalhos práticos e a desconstrução de conceções alternativas
Arguente
|
Margarida Marques (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2022/05/18 | Lideranças intermédias na escola: perceção dos coordenadores sobre o exercício das suas funções. Estudo de caso.
Arguente principal
|
Irene Antunes Martins Carrilho (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/02/25 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1.º ano
Presidente do júri
|
Regina Silva (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2022/02/04 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: a participação ativa das crianças no seu processo
de avaliação de desempenho ao nível das atitudes
Presidente do júri
|
Patrícia Ferreira (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2021/11/23 | Gestão Escolar baseada no bem-estar do aluno: avaliação da melhoria da escola e do processo educativo (dois estudos de caso)
Presidente do júri
|
Núria Duarte (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2021/11/15 | Peculiaridades do sonho de ser educadora e professora: Desafios de um estágio excecional no 1.º CEB, em tempo de pandemia
Covid-19
Presidente do júri
|
Joana Primor (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2021/07/23 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: As TIC na manutenção da relação escola-família, em contexto de JI, no período de confinamento
Arguente
|
Sara Dionísio (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2021/07/23 | A brincadeira livre na Educação de Infância – refletindo sobre as conceções dos educadores de infância e a sua influência
na prática pedagógica"
Presidente do júri
|
Daniela Lúcio (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2021/07/22 | Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola: conciliar carreira desportiva com educação
Presidente do júri
|
Sandra Serrão (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2021/07/15 | A desmaterialização dos manuais escolares: o processo de implementação e o impacto pedagógico no Agrupamento de Escolas da
Boa Água
Presidente do júri
|
David Amaral (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2021/06/28 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A emergência do pensamento
algébrico num contextode Ensino Exploratório - um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Ana Lúcia Alves (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2021/05/27 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do l.º Ciclo do Ensino Básico e a interação da criança
de 18 meses com o livro-objeto
Presidente do júri
|
Sandra Maria Almeida Matos Lopes (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2021/03/22 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre os contributos
de atividades práticas acerca da eletricidade para as aprendizagens dos alunos do 4.º ano do 1.º CEB
Arguente
|
Joana Zita Freitas Gomes (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2021/01/14 | Avaliação Externa das Escolas: Pontos Fortes e Áreas de Melhoria nas Unidades Orgânicas do CFAE Centro-Oeste
Presidente do júri
|
João José Bernardes e Silva (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2021/01/14 | Conceção e Validação de Instrumento de Avaliação da Satisfação com a prestação de serviço educativo, pelos Pais e/ou Encarregados
de Educação, no âmbito de um Agrupamento de Escolas
Presidente do júri
|
Jorge Manuel da Fonseca Ramalho Pina (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2020/06/23 | Refletindo sobre: As conceções dos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca do sentido da existência humana
Presidente do júri
|
Mariana Cunha (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2020/06 | Da Literacia Científica dos docentes do 1ºCEB à concretização de uma Educação CTS
Arguente principal
|
António Manuel Almeida da Costa (Doutoramento) |
2020/05/27 | Os assistentes técnicos na organização escolar - estudo de caso no Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira
Presidente do júri
|
Teresa carvalho (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2020/02/27 | Para uma alimentação saudável no 1.º CEB: um projeto de intervenção no 3.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Daniela Sofia V. Bandeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2020 | Os Livros de Divulgação Científica. Contributos para a melhoria da literacia científica
em crianças - um estudo no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Helena Tomás (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/11/27 | Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos
Presidente do júri
|
Ana Raquel Henriques António (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2019/11/22 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O desenvolvimento da
capacidade de subitizing em crianças em idade pré-escolar.
Presidente do júri
|
Beatriz Monteiro Soares Freire (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2019/11/07 | Um olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula. A Perceção dos Professores sobre a Indisciplina num Agrupamento de Escolas
Presidente do júri
|
Maria do Rosário Jorge de Oliveira (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2019/05/24 | Uma reflexão de um percurso pelo 1.º ao 2.º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
|
Claudia Marisa Vilela Pires (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2018/11/27 | Flexibilidade Curricular: A Emergência De Novos Desafios Ao Modelo Organizacional Da Escola – Um Estudo De Caso
Presidente do júri
|
Adelino João Marques Coelho Gil (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2018/09 | Atividades de Ciências para o 1º CEB de Cariz CTS Suportadas pelo Uso de ferramentas e Serviços Online
Arguente principal
|
Fábio Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/06/13 | Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico - Educação Financeira nas aulas de
Matemática: O caso do 5º ano de escolaridade.
Presidente do júri
|
Susana Correia (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2018/06/07 | Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário
de ensino exploratório da Matemática no 1º CEB
Arguente
|
Helena Magalhães (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2018/06/07 | Refletindo sobre a Prática pedagógica: As técnicas de avaliação formativa numa turma de 4º ano.
Presidente do júri
|
Marta Guarda (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2018/06/06 | Relações de Género e Prevenção da Violência entre Adolescentes
Arguente principal
|
Cristiane Vieira da Luz Bezerra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Portugal
|
2017/12/13 | Refletindo acerca da prática pedagógica - Investigando a criatividade na formulação de problemas e as conceções de problema
matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
|
Beatriz de Freitas Castelão Lopes da Piedade (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2017/12/11 | Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º
ano de escolaridade Relatório de Prática de Ensino Supervisionada.
Presidente do júri
|
Vanessa Pinheiro (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2017/12/07 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico A influência de propostas
educativas não sexistas na alteração de estereótipos de género, numa turma de 2.º ano.
Arguente
|
Cláudia Sofia Marques Vaz (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2017/12/06 | Peculiaridades de uma viagem inédita: ser professora. As tarefas de partilha equitativa na compreensão significativa do conceito
de fração no 3.º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Carina Freitas (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2017/12/06 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas de partilha equitativa
na aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 5.º ano
Presidente do júri
|
Filipa Ascenso (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2017/11/27 | Refletindo sobre as interações entre pares nos momentos de brincadeira livre em contexto Jardim de Infância Relatório de Prática
de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Micaela Filipa da Silva Nunes (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2017/11/20 | Refletindo sobre as estratégias de subitizing no desenvolvimento do sentido de número com alunos do 1.º ano do 1.º CEB
Presidente do júri
|
Daniela Cristina Pinto Paiva (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2017/11/03 | Abordagens educativas na educação pré-escolar: utilização das TIC e de materiais manipuláveis na aprendizagem da matemática
Arguente
|
Guida Celeste Serra Delgado (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2017/07/27 | As Questões de Género em Educação Pré-Escolar
Arguente principal
|
Susete Cabral Aguiar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2017/07/20 | Um olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada: as atividades do manual escolar e as atividades propostas pelo professor
na construção do conhecimento histórico numa turma de 6.º ano
Presidente do júri
|
Catarina Janeiro (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2017/07/14 | Atividades de Alimentação Humana e Consumo Promotoras de. Capacidades de Pensamento Crítico em Alunos do 1.º CEB
Arguente principal
|
Marta Lourenço Fonseca (Mestrado)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2017/07/14 | Atividades Promotoras de Capacidades de Pensamento Crítico Ligadas à Credibilidade das Fontes no 1.º CEB
Arguente principal
|
Nance Isabel Gonçalves Pinheiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2017/06/22 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1º e 2º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3º ano de escolaridade acerca
da dissolução em líquidos
Arguente
|
Vanessa Francisco (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2017/06/22 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: O conceito de número racional à entrada do 5º ano
de escolaridade
Presidente do júri
|
Cândida Manuela Terceiro Santos (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2017/06/19 | Liderança escolar e autonomia das escolas
Presidente do júri
|
Leonor Freitas da Silva (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2017/05/24 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1º CEB. A Influência das atividades experimentais nas ideias de alunos do 3º ano
de escolaridade acerca da mudança do estado sólido para o estado líquido Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1º CEB.
A Influência das atividades experimentais nas ideias de alunos do 3º ano de escolaridade acerca da mudança do estado sólido
para o estado líquido
Presidente do júri
|
Carolina Alves Oliveira (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2017/05/05 | Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios
em Ciências Naturais
Presidente do júri
|
Ana Carolina Gouveia Silva Campos (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2016/12/14 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1º CEB Alcance e limitações de estratégias preparatórias da leitura
Presidente do júri
|
André Ferreira (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2016/12/09 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1º e 2º CEB. Conceções dos alunos de 1º e 2º CEB sobre o papel do professor
Presidente do júri
|
Sara Alexandra da Silva Batalha (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2016/12/07 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e investigando sobre os Estereótipos de Género Evidenciados por Alunas
e Alunos do 3.º Ano de Escolaridade
Arguente
|
Inês Francisca Ferreira (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2016/12/07 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. As ideias dos alunos sobre Seres Vivos
Presidente do júri
|
Ana Rita Lopes André (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2016/12/06 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e ensino do 1.º CEB - Estratégias de diferenciação pedagógica
nos primeiros anos de vida Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e ensino do 1.º CEB - Estratégias
de diferenciação pedagógica nos primeiros anos de vida
Arguente
|
Raquel Filipa da Silva Henriques (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2016/12/06 | Refletindo sobre as estratégias de compreensão leitora dos alunos do 4º ano de escolaridade Refletindo sobre as estratégias
de compreensão leitora dos alunos do 4º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Inês Ribeiro (Mestrado)
ESECS-IPL, Portugal
|
2015 | O ensino das ciências e a promoção da literacia científica na educação básica: representações e conhecimento profissional
dos professores de ciências
Arguente principal
|
Fernando António Trindade RebolaInstituto de Educação da Universidade de Lisboa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2013 | Ciências no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: um Programa para Educação para Desenvolvimento Sustentável
Arguente principal
|
Maria da Conceição Ferreira de Figueiredo e Costa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | Educação em Ciências no Pré-Escolar – Contributos de um programa de formação de educadores de infância para implementação
do trabalho experimental
Arguente principal
|
Maria José Afonso Magalhães Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | Biologia e biotecnologia vegetal numa perspectiva de sustentabilidade
Arguente principal
|
Ana Margarida de Oliveira Capelo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007 | Formação Contínua de Professores do 1º CEB em Ensino Experimental das Ciências: Impacte nas suas Concepções sobre CTS e Práticas Didáctico-Pedagógicas | Luísa Maria Paiva Travassos Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/04 - 2024/04 | XIII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE 2024) (2 reviews) | ESECS - IPLeiria |
2024 - 2024 | IX Seminário Ibero-Americano CTS / XIII Seminário CTS (11 reviews) | University of Aveiro |
2023 - 2023 | 7th Conferência Internacional para a Inclusão (INCLUDiT VII) and 1.ª Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (I CTecA) (1 review) | School of Education and Social Sciences of the Polytechnic Institute of Leiria |
2023 - 2023 | XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE 2023) (8 reviews) | School of Education and Social Sciences of the Polytechnic Institute of Leiria |
2023 - 2023 | IV CONGRESSO PAULISTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS (1 review) | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
2022 - 2022 | II ESAVE - Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V ISSE- International Seminar on Science Education (1 review) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
2022 - 2022 | XI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação XI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE 2022) (5 reviews) | ESECS - IPLeiria |
2022 - 2022 | VIII Seminario Iberoamericano CTS / XII Seminario Ibérico CTS 2022 (1 review) | Universidade Cruzeiro do Sul, S. Paulo, Brasil |
2021 - 2021 | X Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE 2021) (9 reviews) | ESECS-IPLeiria |
2021 - 2021 | XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV International Seminar on Science Education (XIX ENEC | IV ISSE) (5 reviews) | ESEC - IP Coimbra |
2020 - 2020 | VII Seminário Ibero-Americano CTS (VII SIACTS) - Theme: "Twenty years of progress and new challenges in STS Education for the achievement of the Sustainable Development Goals (SDGs)" (6 reviews) | Universitat de València (19 to 21 November 2020) |
2020 - 2020 | IX Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação IX Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (4 reviews) | ESECS-IPLeiria |
2020 - 2020 | VI Conferência Internacional para a Inclusão | INCLUDiT 2020 (1 review) | ESECS-IPLeiria |
2019 - 2019 | VIII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE 2019) (11 reviews) | ESECS - IPLeiria |
2018 - 2018 | VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (6 reviews) | ESECS - IPLeiria |
2018 - 2018 | VI Ibero-American CTS Seminar (VI SIACTS) / X CTS Seminar (4 reviews) | Buenos Aires, Argentina |
2018 - 2018 | V Conferência Internacional para a Inclusão (INCLUDiT IV) (2 reviews) | ESECS - IPLeiria |
2017 - 2017 | VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (5 reviews) | ESECS - IPLeiria |
2016 - 2016 | IV Conferência Internacional para a Inclusão (INCLUDiT IV) (1 review) | ESECS - IPLeiria |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Revista Educación Quimica (1 review) (0187-893X; 1870-8404) | UNAM (Universidade Nacional Autónoma de México) |
2022 - 2022 | Revista APEduC (Revista - Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia) (2 reviews) (ISSN: 2184-7436) | Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC) |
2022 - 2022 | Educación Química (1 review) (0187-893X; 1870-8404) | UNAM (Universidade Nacional Autónoma de México) |
2018 - 2018 | Indagatio Didactica (3 reviews) (1647-3582) | Universidade de Aveiro |
2017 - 2017 | Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais (RIECS) (1 review) | ESECS - IPLeiria |
2016/12 - 2016/12 | Revista Educación Química (1 review) (0187-893X; 1870-8404) | UNAM (Universidade Nacional Autónoma de México) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | EQAVET Expert - Team Coordinator - Expert for the verification of the alignment process with the EQVET framework of Vocational
Education and Training (VET) operators, for the renewal of the certification, as team coordinator. (12 processes for initial
EQAVET Seal assignment and 8 seal renewals as Team Coordinator, until the end of 2023)
Coordenador
|
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal | Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP |
2020 - Atual | EQAVET Expert - Team member - Expert for the verification of the alignment process with the EQVET framework of Vocational
Education and Training (VET) operators, for the renewal of the certification, as team member.
(11 processes for initial EQAVET Seal assignment and 4 seal renewals as Team member, until the end of 2023)
Avaliador
|
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal | Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP |
2013 - Atual | Evaluator - Teaching Performance Evaluation Committees ( Relatora de Avaliação do Desempenho Docente - ADD)- Member of the
Teaching Performance Evaluation Committees of more than 12 career teachers and 12 adjunct teachers at the School of Education
and Social Sciences, in successive evaluation processes since 2013.
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal | |
2012 - Atual | Participation in the preparation of self-assessment reports for the SIGQ IPLeiria and A3ES study cycles since 2012
Avaliador
|
ESECS-IPL, Portugal | |
2011 - Atual | External Expert - Evaluation of Schools (Perito Externo na Avaliação Externa de Escolas) - member of External Evaluation Commissions
of the General Inspection of Education (IGEC), since 2011.
(13 Evaluations until the end of 2023)
Membro
|
IGEC - Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Portugal | |
2024/01/21 - 2024/01/24 | Evaluator in the Peer Review process of GreenSkillsVaasa - the Center of Vocational Excellence (CoVE) in Green Innovation
in Vaasa region, within the Projet Greenovet, that took place in Vaasa from 21 to 24.01.2024.
Membro
|
Vaasan yliopisto, Finlândia | |
2022 - 2022 | Juror - Prize AIA - CTS (2022) - Member of the jury for the prize awarded to the best academic work (master's and doctoral)
by the Ibero-American Association for Science-Technology-Society in Science Education (AIA-CTS).
Avaliador
|
AIA-CTS (Ibero-American Science-Technology-Society Association in Science Education), Portugal | |
2020 - 2020 | Juror - Prize AIA - CTS (2020) - Member of the jury for the prize awarded to the best academic work (master's and doctoral)
by the Ibero-American Association for Science-Technology-Society in Science Education (AIA-CTS).
Avaliador
|
AIA-CTS (Ibero-American Science-Technology-Society Association in Science Education), Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Carta Educativa de Pombal - Member of the research team that coordinates the studies to inform the Pombal Education Charter . | Câmara Municipal de Pombal, Portugal |
2022 - Atual | Carta Educativa de Ansião - Member of the research team that coordinates the studies to inform the Ansião Education Charter. | Câmara Municipal de Ansião, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Administração Educacional (2023/24) | Mestrado em CE - Gestão Escolar (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2022 - Atual | Didática das Ciências Naturais do 2.º CEB II (2022/23, 2023/24) | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2021 - Atual | Projetos de Inovação Pedagógica I (2021/22, 2022/23) | Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2020 - Atual | Prática Pedagógica em Educação de Infância – Creche (2020/21; 2022/23) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2020 - Atual | Prática Pedagógica em Educação de Infância – JI (2020/21; 2022/23) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2018 - Atual | Didática do 1.º CEB II (2018/19, 2019/20, 2020/21, 2021/22, 2022/23, 2023/24 ) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Port/HG do 2.º CEB (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2017 - Atual | Didática do 1.º CEB I (2017/18, 2018/19, 2019/20, 2020/21, 2021/22, 2022/23, 2023/24) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Port/HG do 2.º CEB (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2017 - Atual | Prática Pedagógica do 1.º CEB I (2017/18, 2018/19, 2019/20, 2020/21, 2021/22, 2022/23, 2023/24) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2017 - Atual | Prática Pedagógica do 1.º CEB II (2017/18, 2018/19, 2019/20, 2020/21, 2021/22, 2022/23, 2023/24) | Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2017 - Atual | Seminário de Apoio ao Projeto (2017/18, 2019/20; 2020/21, 2021/22, 2022/23, 2023/24 | Mestrado em Ciências da Educação – Gestão Escolar (Mestrado) | ESASO, Suiça |
2017 - Atual | Fundamentos de Pedagogia (2017/18) | TEsP em Intervenção em Espaços Educativos (Curso Técnico Superior Profissional) | ESECS-IPL, Portugal |
2016 - Atual | Matéria e Energia (2016/17, 2017/18, 2018/19, 2019/20, 2020/21, 2021/22) | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | ESECS-IPL, Portugal |
2016 - Atual | Didática das Ciências Naturais do 2.º CEB I (2016/17, 2018/19, 2019/20, 2021/22, 2022/23, 2023/24) | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2016 - Atual | Tópicos de Física em Contexto (2017/18, 2018/19, 2019/20, 2020/21 e 2021/22 | Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2016 - Atual | Didática em JI I/ EI (2016/17 e 2017/18; 2020/21, 2022/23, 2023/24) | Mestrado em Educação Pré-Escolar, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2016 - Atual | Estratégias de Supervisão e Desenvolvimento Profissional (2016/17, 2018/19, 2019/20, 2020/21, 2021/22, 2022/23, 2023/24) | Mestrado em Ciências da Educação – Gestão Escolar (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2016 - Atual | Conceção e Desenvolvimento de Projetos (2016/17; 2021/22, 2022/23, 2023/24) | Mestrado em Ciências da Educação – Gestão Escolar (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2016 - Atual | Perspetivas Nacionais e Internacionais em Educação (2016/17; 2021/22, 2022/23, 2023/24 | Mestrado em Ciências da Educação – Gestão Escolar (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2014 - Atual | Organização de Contextos de Ensino e Educação (2016/17, 2017/18, 2018/19, 2019/20, 2020/21, 2021/22, 2022/23 e 2023/24 | Mestrado em Educação Pré-Escolar, Mestrado em educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º CEB e MCN no 2.º CEB, Mestrado em Ensino do 1.º CEB e PHG no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2024/02/12 - 2024/02/12 | Continuous Teacher Training - VET Teachers: Ensinar e avaliar competências verdes (Teaching and assessing green competences). Part of the course: "Inovação e Competências Verdes" (Teaching and assessing green competences) (20h) - Project Greenovet | Continuous Teacher Training - Course: "Inovação e Competências Verdes" (Teaching and assessing green competences) (Outros) | ETAP - Pombal, Portugal |
2022/03/22 - 2022/05/24 | Continuos Teacher Training - Study Circle: Pedagogical Supervision Skills and Strategies | Continuous Teacher Training Course for Cooperating Teachers (Outros) | ESECS-IPL, Portugal |
2021 - 2022 | Projetos de Intervenção em Educação e Formação (2021/22) | Mestrado CE - Educação e Desenvolvimento Comunitário (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2021/10/12 - 2021/12/07 | Continuos Teacher Training - Study Circle: Pedagogical Supervision Skills and Strategies | Continuous Teacher Training Course for Cooperating Teachers (Outros) | ESECS-IPL, Portugal |
2020 - 2021 | Desafios ambientais contemporâneos (2020/21) | TeSP Ambiente, Património e Turismo Sustentável (Curso Técnico Superior Profissional) | ESECS-IPL, Portugal |
2019/12/04 - 2020/02/20 | Continuos Teacher Training - Study Circle: Pedagogical Supervision Skills and Strategies | Continuous Teacher Training Course for Cooperating Teachers (Outros) | ESECS-IPL, Portugal |
2019/04/11 - 2019/07/08 | Continuos Teacher Training: Action on Indiscipline held at Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria on 11 April, 24 May and 08 July 2019 (member of the team of trainers) | Continuous Teacher Training Course (Outros) | |
2017/06/28 - 2017/06/28 | Continuous Teacher Training: "Supervisão entre pares como estratégia colaborativa de desenvolvimento profissional de professores" - Peer supervision as a collaborative strategy for teachers' professional development (Short course for teachers (3h) at Escola Secundária D. Dinis, Pedrulha, Coimbra, accredited by the Training Centre for School Groups with which ESec. D. Dinis is associated) | Continuous Teacher Training Course (Outros) | |
2016 - 2017 | Metodologia de investigação (2016/17). | Mestrado em Utilização pedagógica das TIC (Mestrado) | ESECS-IPL, Portugal |
2001 - 2001 | Continuous Teacher Training - Study Circle: Perspectivas de Educação em Química no 3º Ciclo do Ensino Básico: Exploração de Interrelações CTS (Perspectives on Chemistry Education in the 3rd Cycle of Basic Education: Exploring CTS Interrelationships) | Continuous Teacher Training Course (Outros) | ESECS-IPL, Portugal |
1996 - 1996 | Continuous Teacher Training - Course: Aprender Ciências no 1º Ciclo: Estados Físicos e Mudanças de Estado ao Longo do Currículo | Continuous Teacher Training Course (Curso médio) | Centro de Formação do Sindicato Democrático de Professores da Madeira, Funchal, Portugal |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/10/09 - 2023/10/13 | Trainning and participation in the consortium meeting of the GREENOVET Projet, in Vaasa (09-13.10.2023). | Vaasan yliopisto, Finlândia |
2023/09/03 - 2023/09/08 | Participation in the consortium meeting of the GREENOVET Projet and attendance of the International Sutents' Competition - Skopjie, North Macedonia 03-08.09.2023. | NCDIEL (National Center for Development of Innovation and Entrepreneurial Learning), Macedónia |
2023/03/19 - 2023/03/23 | Staff Mobility for Training a Hannover, Germany - Mobility Agreement with the Studienseminar Hannover - Contract Nº 2020-1-PT01-KA103-077980. | Studienseminare Hannover I und II, Alemanha |
2022/11/07 - 2022/11/11 | Training (attendance) and participation in the Consortium meeting of the GREENOVET Project in Vaasa, Finland (07-11.11.2022) | Vaasan yliopisto, Finlândia |
2022/09/25 - 2022/09/30 | Training (attendance) and participation in the Consortium meeting of the GREENOVET Project in Graz, Austria (25-30-09.2022). | FH Joanneum GmbH, Áustria |
2022/06/14 - 2022/06/17 | Participation in the 5th meeting of the Greenovet consortium and in the Greenovet Training 14-17.06.2022, Skopje, North Macedonia | Faculty of Mechanical Engineering, Ss. Cyril and Methodius University, Macedónia |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021/03/17 - Atual | APEduC - Associação Portuguesa de Educação em Ciências | |
2010/07 - Atual | AIA CTS (Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Scientific Journal Editorial Board - Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais (RIECS)
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2024 - 2024 | Member of the Scientific Committee - XIII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE),
which will place on 3rd and 4th May 2024 at the Leiria School of Education and Social Sciences of the Polytechnic Institute
of Leiria.
Membro
|
ESECS-IPL, Portugal |
2023 - 2024 | Member of the Scientific Committee - IX Ibero-American CTS Seminar & XIII CTS Seminar (IX SIACTS), on the theme "Challenges
of CTS Education and the Goals of the 2030 Agenda", which will take place at the University of Aveiro, Portugal, between 8th
and 10th July 2024, the. She was coordinator of the "Teacher Training" line, to which 119 extended abstracts were submitted.
Membro
|
AIA-CTS (Ibero-American Science-Technology-Society Association in Science Education), Portugal |
2023 - 2023 | Member of the Scientific Committee - VII Conferência Internacional para a Inclusão (INCLUDiT VII) and I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (I CTecA), which took place on 18th March 2023 at the Leiria School of Education and Social Sciences of the Polytechnic Institute of Leiria. | |
2023 - 2023 | Member of the Scientific Committee - XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE),
which took place on 5th and 6th May 2023 at the Leiria School of Education and Social Sciences of the Polytechnic Institute
of Leiria.
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2023 - 2023 | Member of the Scientific Committee - IV CONGRESSO PAULISTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS held on 8th November 2023 by the Federal
Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP), Itapetininga campus.
Membro
|
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil |
2022 - 2022 | Member of the scientific committee - E-book: Rink, J.; Viveiro, A.; Neto, A. & Andrade, M (org.) (2022). Pesquisas e Experiências
em Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Edições Hipótese. (ISBN 978-65-87891-24-8) https://www.researchgate.net/profile/Alberto-Lopo-Montalvao-Neto/publication/372409742_E-book_Pesquisa_e_Experiencias_EC_EA_Hipotese_2022/links/64b53aadc41fb852dd7d6bfa/E-book-Pesquisa-e-Experiencias-EC-EA-Hipotese-2022.pdf
Membro
|
|
2022 - 2022 | Member of the Scientific Committee - II ESAVE - Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V ISSE- International
Seminar on Science Education, organised by the School of Education of the Polytechnic Institute of Castelo Branco and the
Portuguese Association for Science Education (APEduC), which took place at the School of Education of Castelo Branco, 16th
and 17th September 2022.
Membro
|
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - 2022 | Member of the scientific committee - E-book: Neto, A; Silva, A.; Fortunato, I. (Org.) (2022). Coletânea do Congresso Paulista
de Ensino de Ciências: discutindo EC em países Iberoamericanos. Edições Hipótese. (ISBN: 978-65-87891-25-5). (https://drive.google.com/file/d/1JuFBy5BcYsZ_37MLB9Ve6WnkgbTeBx1d/view
)
Membro
|
|
2021 - 2021 | Member of the Scientific Committee - "Ciclo Internacional de Conferências@Distância: Infância & Educação"
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2021 - 2021 | Member of the Scientific Committee - X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE 2021),
which took place online at ESECS on the 28th and 29th May 2021.
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2021 - 2021 | Member of the Scientific Committee - XIX ENEC - National Meeting on Science Education | IV ISSE International Seminar on Science
Education, held online from the 16th to the 18th of September 2021.
Membro
|
APEduC (Associação Portuguesa de Educação em Ciências), Portugal |
2020 - 2020 | Member of the Scientific Committee - "Ciclo Internacional de Conferências@Distância: Infância & Educação"
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2020 - 2020 | Member of the Scientific Committee - VII Ibero-American CTS Seminar, held at the Universitat de València (19-21 November 2020),
under the Theme: Twenty years of progress and new challenges in CTS Education for the achievement of the Sustainable Development
Goals (SDGs)
Membro
|
AIA-CTS (Ibero-American Science-Technology-Society Association in Science Education), Portugal |
2020 - 2020 | Member of the Scientific Committee - VI International Conference for Inclusion INCLUDIT 2020, which took place at ESECS on
20 and 21 November 2020.
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2019 - 2019 | Member of the Scientific Committee - VIII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE
2019), which took place on 3rd and 4th May 2019 at the Leiria School of Education and Social Sciences of the Polytechnic Institute
of Leiria.
Membro
|
ESECS-IPL, Portugal |
2018 - 2018 | Member of the Scientific Committee - V International Conference for Inclusion INCLUDiT 2018, which took place at ESECS - IPLeiria,
on the 23rd and 24th December 2018.
Membro
|
ESECS-IPL, Portugal |
2018 - 2018 | Member of the Scientific Committee - VII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE
2018), which took place on 4th and 5th May 2018 at the Leiria School of Education and Social Sciences of the Polytechnic Institute
of Leiria.
Membro
|
ESECS-IPL, Portugal |
2018 - 2018 | Member of the Scientific Committee - VI Ibero-American CTS Seminar (VI SIACTS) / X CTS Seminar, on the theme "For STS education:
Building bridges between research and practice“, held at Quilmes National University, Bernal, Buenos Aires, Argentina (1st
to 3rd August 2018).
Membro
|
|
2017 - 2017 | Member of the Scientific Committee - VI Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE
2017), which took place on 19th and 20th May 2017 at the Leiria School of Education and Social Sciences of the Polytechnic
Institute of Leiria.
Membro
|
ESECS-IPL, Portugal |
2016 - 2016 | Member of the Scientific Committee - IV International Conference for Inclusion INCLUDiT 2016, which took place at ESECS -
IPLeiria, on the 2nd and 3rd December 2016.
Membro
|
ESECS-IPL, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Member of the selection board for the recruitment of a coordinating professor in the area of Education for ESECS - Polytechnic Institute of Leiria [EDITAL N.º 900/2022]. | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022 - 2022 | Member of the selection board for the recruitment of an Assistant Professor, for ESECS - IPLeiria | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022 - 2022 | Member of the selection board for the recruitment of a Coordinating Professor - area of Teacher Training - subject area of Mathematics Teaching in Early Childhood Education and the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, ESECS of the Polytechnic of Leiria [EDITAL No. 426/2022]. | ESECS-IPL, Portugal |
2020 - 2020 | Member of the jury, as main examiner, for the public defense of the research project of the student Erika Louise Branco Ribeiro, with the theme "STEAM AND CREATIVE THINKING: A PROPOSAL FOR THE INITIAL TRAINING OF 1st CEB TEACHERS" of the Doctoral Program in Education, Didactics and Curriculum Development Branch, at the University of Aveiro. | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2019 - 2020 | Member of the selection board for the recruitment of an Assistant Professor in the disciplinary area of Natural Sciences and Science Education, sub-area of Science Didactics, ESE Polytechnic Institute of Setúbal. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/03 - 2017/03 | Participation in the jury for the award of the title of specialist in the area of "Formação de Professores do Ensino Básico (1st and 2nd Cycle)" CNAEF 144 , by the Polytechnic Institute of Santarém, of the candidate Paula Sofia de Carvalho do Carmo Rama da Silva | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |