???global.info.a_carregar???
Vítor Manuel Pinto de Figueiredo. Concluiu o(a) Doutoramento em Gestão em 2017 pelo(a) Universidade da Beira Interior, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo em 2010 pelo(a) Universidade de Aveiro e Licenciatura em Prof. 2.º Ciclo do Ensino Básico - Variante de Português e Francês em 1999 pelo(a) Instituto Politécnico de Viseu. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão; Organização e Gestão de Empresas, Ciências Sociais. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Gestão do turismo; Destinos turísticos; Transportes aéreos; Desenvolvimento do turismo; Cooperativas - Terceiro sector - Cooperadores; Cooperadores - Fatores de satisfação; Cooperadores - Princípios cooperativos; Cooperadores - Motivações cooperativas; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Rural entrepeneurship; Social capital; Endogenous development; Cooperativas; Economia Social; Planeamento em turismo; Marketing; Comunicação; Novas Ferramentas de Marketing; Marketing Estratégico; Marketing Operacional; Nudge Marketing; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vítor Manuel Pinto de Figueiredo

Nomes de citação

  • Figueiredo, Vítor Manuel Pinto de
  • Figueiredo, Vítor

Identificadores de autor

Ciência ID
C21F-5D80-DFAD
ORCID iD
0000-0003-2965-0050
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=xyV4XYAAAAAJ
Researcher Id
M-6457-2014
Scopus Author Id
57192364639

Endereços de correio eletrónico

  • vitor.figueiredo@ubi.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade da Beira Interior, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Gestão e Economia. Estrada do Sineiro, 6200-209, Covilhã, Covilhã, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2017/07/19
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade da Beira Interior, Portugal
"As cooperativas como alianças estratégicas: fatores de sucesso para a satisfação dos cooperadores vitivinícolas da região do Dão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2014/05/31
Concluído
Economia Social - Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade (Pós-Graduação)
Especialização em Economia Social
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
15
2006 - 2010
Concluído
Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Companhias Aéreas de Baixo Custo e Desenvolvimento do Turismo: Percepções dos Stakeholders da Região Centro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2003 - 2004
Concluído
Marketing & Communication (Postgraduate Certificate)
Especialização em Marketing
Centre Fomations Commerciales, Suiça
5
1995 - 1999
Concluído
Prof. 2.º Ciclo do Ensino Básico - Variante de Português e Francês (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2021/09 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional das Beiras, Portugal
2017 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2017 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/04/20 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) BHADRA CONSULTING LDA, Portugal
BHADRA CONSULTING LDA, Portugal
2010/10/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Centro de Serviços e Apoio às Empresas, Portugal
Centro de Serviços e Apoio às Empresas, Portugal
2015/12/09 - 2019/02/28 Técnico Superior (Técnico Superior) Casa do Povo de Parada, Portugal
Casa do Povo de Parada, Portugal
1999/09/01 - 2002/09/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/11/23 - 2013/11/11 Presidente Junta de Freguesia de Moledo, Portugal
Junta de Freguesia de Moledo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/02/01 - 2023/12/31 Enter_EdTech: Entering the EdTech Entrepreneurship World
621584- EPP-1-2020-1-EL-EPPKA2-KA
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pato, Maria Lúcia; Figueiredo, Vítor. "Cultura, Teatro e Desenvolvimento Regional". Trabalho apresentado em 24th Congress APDR Intellectual Capital and Regional Development: New landscapes and challenges for space planning, Covilhã, 2017.
    Publicado
  2. Pato, Lúcia; Figueiredo, Vitor. "Rural Entrepreneurship – a tool of rural development Evidence from a Portuguese rural community.". 2015.
  3. Figueiredo, Vítor. "Importância dos fatores estruturais e processuais para o setor cooperativo: o caso da UDACA". Trabalho apresentado em XV Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial – SLEEE 2013, Vila Real, 2013.
    Publicado
  4. Figueiredo, Vítor; Franco, Mário. "How Strategic and Social Entrepreneurship can Create Sustainable Economic and Social Value: A Proposed Model for the Cooperative Sector.". Trabalho apresentado em European Conference on Innovation and Entrepreneurship, Bruxelas, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Eduardo Cândido Cordeiro Gonçalves; Ricardo Jorge da Costa Guerra; Vítor Figueiredo. "Green tourism and sustainability". Sustainability (Switzerland) 15 18 (2023): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/65c334eb-3052-443f-8540-7938bb211465.
    10.3390/su151813969
  2. Fonseca, Inês; Paço, Arminda; Figueiredo, Vítor. "Nonprofit organisations, management and marketing strategies for survival: The case of philharmonic bands". International Journal of Nonprofit and Voluntary Sector Marketing 26 1 (2020): http://dx.doi.org/10.1002/nvsm.1678.
    Publicado • 10.1002/nvsm.1678
  3. Figueiredo, V.; Franco, M.. "Wine cooperatives as a form of social entrepreneurship: Empirical evidence about their impact on society". Land Use Policy 79 (2018): 812-821. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85054038796&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.landusepol.2018.09.022
  4. Figueiredo, V.; Franco, M.. "Factors influencing cooperator satisfaction: A study applied to wine cooperatives in Portugal". Journal of Cleaner Production 191 (2018): 15-25. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85047459857&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jclepro.2018.04.177
  5. Figueiredo, V.; Franco, M.. "Cooperative unions as strategic alliances: Factors that influence the successful managing of a cooperative from a relational perspective". World Review of Entrepreneurship, Management and Sustainable Development 13 1 (2017): 27-51. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85005916326&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/WREMSD.2017.080740
  6. Figueiredo, Vítor; Pato, Maria Lúcia de Jesus; Breda, Zélia. "O empreendedorismo feminino e a sustentabilidade local: o estudo de caso de uma iniciativa rural portuguesa". Revista Turismo e Desenvolvimento 1 23 (2015): 119-128.
    Publicado
  7. Pato, Maria Lúcia; Breda, Zelia; Figueiredo, Vítor. "Women´s entrepreneurship and local sustainability: the case study of a portuguese rural initiative". 23 (2015): 119-128.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Guerra, Ricardo Jorge da Costa; Gonçalves, Eduardo Cordeiro; Figueiredo, Vítor. "Managing Partnerships Between Tourism and Hospitality Stakeholders: The Case of Health and Wellness Products in Portugal". In Handbook of Research on the Role of Tourism in Achieving Sustainable Development Goals, editado por Brandão, Filipa; Breda, Zelia; Costa, Ricardo; Carlos, Costa, 313-324. IGI Global, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-5691-7.ch019
  2. Vítor Manuel Pinto de Figueiredo; Ricardo Jorge da Costa Guerra; Eduardo Cândido Cordeiro Gonçalves. "Cooperation Networks in Tourism and Hospitality: An Analysis Applied to Health and Wellness Tourism Product in Portugal". 2021.
    10.1007/978-3-030-80733-7_3
  3. Maria Lúcia de Jesus Pato; Vitor Manuel Pinto de Figueiredo; Pato, Maria Lúcia de Jesus; Figueiredo, Vitor Manuel Pinto de. "CULTURA & DESENVOLVIMENTO RURAL - O TEATRO REGIONAL DA SERRA DE MONTEMURO – PORTUGAL". In Agrárias: Pesquisa e Inovação nas Ciências que Alimentam o Mundo V, 271-280. Editora Artemis, 2021.
    Publicado • 10.37572/EdArt_29042134722
Poster em conferência
  1. Pato, Maria Lúcia; Figueiredo, Vítor. "Cultura, património & ruralidade: o caso do teatro regional de Montemuro". Trabalho apresentado em Smart and Inclusive Development in Rural Areas, 11 th Iberian Conference on Rural Studies, 2016.
Relatório
  1. Clarisse Gama Simão; Vítor Figueiredo. 2022. As redes sociais ao serviço das pequenas empresas. http://hdl.handle.net/10400.6/13123.
Resumo em conferência
  1. Guerra, Ricardo Jorge da Costa; Figueiredo, Vítor; Eduardo Candido cordeiro gonçalves. "Cooperation networks in tourism and hospitality: a study applied to helth and wellness tourism product in Portugal". Trabalho apresentado em Cultural Sustainable Tourism (CST) 2nd edition, 2020.
    Publicado
  2. Pato, Maria Lúcia; Figueiredo, Vítor. "Empreendedorismo feminino, reinvenção do passado e desenvolvimento rural". Trabalho apresentado em 24º Congresso da APDR Intellectual Capital and Regional Development: New landscapes and challenges for space planning, Covilhã, 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "O papel da publicidade intrusiva online no uso de ad blockers em Portugal". Mestrado, Universidade da Beira Interior, 2022. http://hdl.handle.net/10400.6/13124.
  2. "Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE". Mestrado, Universidade da Beira Interior, 2022. http://hdl.handle.net/10400.6/13154.
  3. "Os vídeos virais e trends como estratégias de marketing de influência para as marcas de moda e beleza na rede social TikTok". 2021. http://hdl.handle.net/10400.6/12477.
  4. "Estratégias de comunicação política em social media: análise de campanhas eleitorais numa perspetiva de marketing". 2021. http://hdl.handle.net/10400.6/12452.
  5. Figueiredo, Vítor Manuel Pinto de. "As cooperativas como alianças estratégicas". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10400.6/4774.
  6. Figueiredo, Vítor Manuel Pinto de. "Companhias aéreas de baixo custo e desenvolvimento do turismo : percepções dos stakeholders da região centro". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1774.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 Estágio na empresa Ecoinside: contributo para o desenvolvimento da estratégia de comunicação
Orientador de Tiago Gabriel Pacheco Guerreiro Góis
Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2022 As redes sociais ao serviço das pequenas empresas
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações-Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2021 - 2022 O papel da publicidade intrusiva online no uso de ad blockers em Portugal
Orientador de Diana Rafaela Mota Pereira
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2021 - 2022 Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE
Orientador de Francisco da Cruz Real Paulino Serra
Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/10 - 2021/11/24 Os vídeos virais e trends como estratégias de marketing de influência para as marcas de moda e beleza na rede social TikTok
Orientador de Adriana Pires Antunes Felizardo
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2020 - 2021 Estratégias de comunicação política em social media: análise de campanhas eleitorais numa perspetiva de marketing
Orientador de Miguel Rocha Constantino
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/22 Proyecto: Empoderando a las mujeres guatemaltecas a través del emprendimiento
Arguente
Ana Rocío Argueta Velásquez (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/11/15 Satisfação profissional dos profissionais da Clínica Dentária “O Sorriso da Cereja”
Arguente
Adelaide Maria Pereira Afonso (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/12/13 Relatório de Estágio Curricular: Fábricas Lusitana – Produtos Alimentares, S.A.
Arguente
Beatriz Barata de Campos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/11/07 A Influência do marketing digital na captação de novos alunos do IPCB
Arguente
Inês Galvão Maia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Gestão, Portugal
2022/09 Experiências do consumidor e estímulos sensoriais em e-commerce de vestuário.
Arguente
Beatriz Ferreira Ramos Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/10 - Atual Marketing Digital Gestão (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - Atual Fundamentos de Marketing Marketing (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - Atual Online Advertising and Communication Marketing (Mestrado integrado) Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - Atual Comércio Eletrónico e Web Marketing Informática Web (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2016/09 - Atual Marketing e Comunicação de Moda Design de Moda (Mestrado integrado) Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2019 Marketing Operacional Gestão (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2019 Gestão de Projeto e Empreendedorismo Design Industrial (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
Distinções

Prémio

2019 Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2018
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Portugal