???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Eduarda Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Maria
  • Maria Eduarda Ferreira

Identificadores de autor

Ciência ID
C51B-B9DB-CE0A
ORCID iD
0000-0002-5167-7017
Formação
Grau Classificação
2011 - 2011/06/24
Concluído
Educação (Título de Agregado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
1998
Concluído
Biologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Toxicidade de Metais Pesados no Ratinho: Técnicas Criogénicas para Marcação Histoquímica e Imunohistoquímica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu-Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Portugal
2007 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda-Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI), Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/07/02 - Atual Professor Coordenador Principal (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/03 - Atual Diretora da Revista Egitania Sciencia Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2020/12 - Atual Coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Educação Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2019 - Atual Membro da Comissão Executiva do CEI, Guarda Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2017 - Atual Representante do CCISP na Rede de Pontos Focais da ENEA 2020 Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2009 - Atual Diretora do Curso de Gerontologia Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - Atual Coordenação da área científica de ciências da educação Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2010 - Atual Membro do Conselho Geral Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2009/09/15 - Atual Comissão Científica do mestrado em Educação Pré-escolar e 1º CEB Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
1997 - Atual Formadora, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, CPF/02794/97, nas áreas e domínios da Biologia e Ciências da Natureza/Ciências Naturais. Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2019 TreeM- Advanced Monitoring & Maintenance of Trees/ Monitorização & Manutenção Avançada de Árvores
SAICT-POL/23831/2016
Investigador
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Florbela Rodrigues &Maria Eduarda Ferreira. "BEST PAPER: Análisis de aprendizajes en contexto de educación no formal: contribución para la formación profesional en “acompañamiento de niños y jóvenes". Trabalho apresentado em INNODOCT, 2022.
  2. Florbela Antunes Rodrigues y Maria Eduarda Roque Ferreira. "Espacio de articulación entre la teoría y la observación reflexiva-investigativa del futuro docente en la asignatura de iniciación a la práctica profesional". Trabalho apresentado em CUICIID 2022, 2022.
  3. Ferreira, Maria. "Initiation to Professional Practice:paths of institutional cooperation in science education". Trabalho apresentado em EDULearn21, 2021.
  4. Pitarma, Rui; Crisóstomo, João; Ferreira, Maria Eduarda. "LEARNING ABOUT TREES IN PRIMARY EDUCATION: POTENTIALITY OF IRT TECHNOLOGY IN SCIENCE TEACHING". 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2018.0109
  5. Ferreira, Maria; Crisóstomo, João; Pitarma, Rui. "INFRARED THERMOGRAPHY TECHNOLOGY TO SUPPORT SCIENCE TEACHING - MEANINGFUL LEARNING ABOUT TREES WITH UNIVERSITY STUDENTS". Trabalho apresentado em 13th International Technology, Education and Development Conference (INTED2019), 2019.
    Publicado • 10.21125/inted.2019.0498
  6. Crisóstomo, João; Pereira, Cristina; Ferreira, Maria Eduarda; Pitarma, Rui. "ADVANCED TECHNOLOGIES IN THE TEACHING OF NATURAL SCIENCES: INFLUENCE OF VEGETATION ON THE ECOSYSTEMS TEMPERATURE USING INFRARED THERMOGRAPHY". Trabalho apresentado em 11th annual International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI2018, 2018.
    10.21125/iceri.2018.2285
  7. Ferreira, Maria. "Teaching science in primary education in an engineering laboratory". Trabalho apresentado em 7th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN15), 2015.
    Publicado
  8. Ferreira, Maria. "As mini-estufas no ensino da sustentabilidade ambiental e promoção da saúde.". Trabalho apresentado em 1st International Congress on Water, Waste and Energy Management, 2012.
    Publicado
  9. Ferreira, Maria. "Active learning experiences in environmental education: germination and minigreenhouses". Trabalho apresentado em International Conference on New Horizons in Education, 2011.
    Publicado
  10. Ferreira, Maria. "Concepções de professores sobre Educação Ambiental : identificação de dimensões “ecocêntrica”, antropocênctrica” e “sentimental”". Trabalho apresentado em Vº Seminário Internacional [e do] IIº Ibero Americano de Educação Física, Lazer, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Antunes Rodrigues, Florbela; Roque Ferreira, Maria Eduarda. "iniciación a la práctica profesional del futuro docente". HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 Monográfic (2022): 1-10. http://dx.doi.org/10.37467/revhuman.v11.3901.
    Publicado • 10.37467/revhuman.v11.3901
  2. Filomena Velho & Maria Eduarda Ferrer. "Crenças Infantis de gravidez e desenvolvimento intra-uterino e fatores associados". Educação em Foco 25 47 (2022):
    Acesso aberto • Publicado
  3. António Costa; Maria Eduarda Ferreira; José Miguel Salgado; Carlos Francisco De Sousa Reis. "Trabalhos de Casa no 1º Ciclo do Ensino Básico". Revista Portuguesa de Pedagogia (2021): https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_7.
    10.14195/1647-8614_55_7
  4. Ferreira, Maria Eduarda; Pitarma, Rui. "Enhancing Ecocentric Environmental Attitudes: An Experience of Science Teaching to Inspire Students to Value Trees". Journal of Teacher Education for Sustainability 23 1 (2021): 132-149. http://dx.doi.org/10.2478/jtes-2021-0010.
    10.2478/jtes-2021-0010
  5. Oliveira, Priscila Patrícia Moura; Brasileiro, Beatriz Gonçalves; Rodrigues, Florbela Lage Antunes; Ferreira, Maria Eduarda Roque. "Utilização pedagógica da rede social Instagram". Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento (2021): 05-17. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/utilizacao-pedagogica.
    10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/utilizacao-pedagogica
  6. António Costa; Manuel Loureiro; Maria Eduarda Ferreira. "Scientific Literacy: The Conceptual Framework Prevailing over the First Decade of the Twenty-First Century". Revista Colombiana de Educación (2021): https://doi.org/10.17227/rce.num81-10293.
    10.17227/rce.num81-10293
  7. Ferreira, Maria. "Scientific Literacy: The Conceptual Framework Prevailing over the First Decade of the Twenty-First Century". Revista Colombiana de Educación 1 81 (2021): 195-228.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Roque Ferreira, Bárbara; Simões, João; Ferreira, Maria Eduarda. "Effectiveness of Educational Practices in University Students’ Knowledge about Sun Protection and Its Relation to Sunlight Exposure: An Exploratory Study in a Portuguese Higher Education Institution". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education 10 3 (2020): 720-732. http://dx.doi.org/10.3390/ejihpe10030053.
    10.3390/ejihpe10030053
  9. Ferreira, Maria. "VALORIZAR E PRESERVAR O PATRIMÓNIO CULTURAL: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR". 7 1 (2020): 1-21.
    Publicado
  10. Ferreira, Maria; Ríssia da Silva Zacarias, Maria Eduarda Ferreira, Florbela Lages Antunes Rodrigue. "Enseñanza-aprendizaje del concepto del color con alumnos de escuela primaria". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education (2020): https://revistas.upr.edu/index.php/educacion/historial.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Ana Flávia Abrantes; Mara Lúcia Rodrigues Costa; Maria Eduarda Ferreira Roque; Florbela Lages Antunes Rodrigues. "A formação docente inicial em Portugal e no Brasil: um estudo de caso". Egitania Scientia (2020):
    Publicado
  12. Rui Pitarma; João Crisóstomo; Maria Eduarda Ferreira. "Contribution to Trees Health Assessment Using Infrared Thermography". Agriculture 9 8 (2019): 171-171. https://doi.org/10.3390/agriculture9080171.
    10.3390/agriculture9080171
  13. Maria Eduarda Ferreira; Ana Catarina André; Rui Pitarma. "Potentialities of Thermography in Ecocentric Education of Children: An Experience on Training of Future Primary Teachers". Sustainability 11 9 (2019): 2668-2668. https://doi.org/10.3390/su11092668.
    10.3390/su11092668
  14. Tracana, Rosa Branca; Lopes, Ana; Farinha, Ana Maria; Ferreira, Maria Eduarda. "À descoberta de recursos naturais: uma atividade de outdoor com alunos do ensino primário". Terrae Didatica 14 4 (2018): 477-486. http://dx.doi.org/10.20396/td.v14i4.8649282.
    10.20396/td.v14i4.8649282
  15. Ferreira, Maria. "As (In)afinidades no sistema educativo, formação de professores e resultados escolares na União Europeia". Revista Vozes dos Vales 14 7 (2018): 1-29. http://www.ufvjm.edu.br/vozes.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Ferreira, Maria. "Homework's in Primary School: The Case of the Curricular Area of "Environment Study"". Universal Journal of Educational Research (2018): http://dx.doi.org/10.13189/ujer.2018.060813.
    10.13189/ujer.2018.060813
  17. Ferreira, Maria. "Uma experiência na formação de futuros professores primários: aprender sobre ambiente através do ensino das ciências". REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS 2 (2018): 29-46.
    Publicado
  18. Maria Eduarda Roque Ferreira; Carla Cepa; Rosa Tracana; Carlos Francisco Reis. "RECICLAR RECORDAÇÕES COM AS CIÊNCIAS - PERCURSOS DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE JARDIM-DE-INFÂNCIA". Revista Contexto & Educação 31 99 (2017): 149-149. https://doi.org/10.21527%2F2179-1309.2016.99.149-172.
    10.21527/2179-1309.2016.99.149-172
  19. Ferreira, M.E.; Cruz, C.; Pitarma, R.. "Teaching ecology to children of preschool education to instill environmentally friendly behaviour". International Journal of Environmental and Science Education 11 12 (2016): 5619-5632. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84982214271&partnerID=MN8TOARS.
  20. Ferreira, M.E.; Caires, C.; Pitarma, R.. "Health and sustainable behaviours: A pedagogical and didactic experiment in preschool teaching". International Journal of Knowledge and Learning 10 3 (2015): 238-257. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84964714917&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJKL.2015.073462
  21. Ferreira, Maria. "Environmental Education in Portuguese School Programmes and Textbooks in two Periods: 1991- 2000 e 2001-2006". 2 1 (2012): 57-67.
    Publicado
  22. Rosa Branca Tracana; Graça S. Carvalho; Cláudia Ferreira; Maria Eduarda Ferreira. "Analysing the Theme of Pollution in Portuguese Geography and Biology Textbooks". International Research in Geographical and Environmental Education 17 3 (2008): 199-211. https://doi.org/10.1080%2F10382040802168289.
    10.1080/10382040802168289
  23. Ferreira, Maria. "Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas". Revista em Literacia e Bem-Estar da Criança 1 2 (2007): 25-45. http://hdl.handle.net/1822/7748.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Ramos, J.E.; Pitarma, R.A.; Ferreira, M.E.; Carvalho, M.G.. "Indoor environment quality: A new challenge for environmental education". International Journal of Environment and Sustainable Development 4 2 (2005): 154-165. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-23744468281&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJESD.2005.007237
  25. Pitarma, R.A.; Ferreira, M.E.; Ramos, J.E.; Carvalho, M.G.. "Computational fluid dynamics: An advanced active tool in environmental management and education". Management of Environmental Quality: An International Journal 15 2 (2004): 102-110. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-23744432310&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/14777830410523053
  26. Ferreira, Maria. "Comparative study of metallic biomaterials toxicity: a histochemical and immunohistochemical demonstration in mouse spleen". Journal of Trace Elements in Medicine and Biology (2003): http://dx.doi.org/10.1016/s0946-672x(03)80045-7.
    10.1016/s0946-672x(03)80045-7
Capítulo de livro
  1. Maria Eduarda Ferreira e Florbela Rodrigues .. "Didática e prática de ensino em contexto de Festival Ciência Viva". In Investigación y metodologías en la enseñanza de las ciencias. Espanha: Educación Editora, 2021.
    Publicado
  2. Ferreira, Maria. "Promoting Pro-environmental Practices About Trees in Children Using Infrared Thermography Technology". 2019.
    10.1007/978-3-030-03577-8_18
  3. Ferreira, Maria. "Ensinar os quatro elementos da natureza na educação pré-escolar num laboratório de ciências do Ensino Superior". In Panorama actual de la enseñanza de las ciencias, 167-172. Espanha: Educación Editora, 2019.
    Publicado
  4. Ferreira, Maria. "Outdoor Learning Activities as Facilitators in the Construction of Environmental Citizenship". 2018.
    10.5772/intechopen.70248
Edição de número de revista
  1. Maria Eduarda Ferreira; Rui Pitarma. "Promoting Pro-environmental Awareness and Behaviors in Campus". special issue of Sustainability (ISSN 2071-1050) (2023):
    Editor convidado
Livro
  1. Ferreira, Maria. A diversidade na biosfera. Manual do aluno de Ciências da Natureza do 5º ano. Portugal: Plátano. 2000.
    Publicado
  2. Ferreira, Maria. A diversidade na biosfera. Manual do aluno de Ciências da Natureza do 5º ano. Portugal: Plátano. 2000.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Maria Eduarda Ferreira, António Costa and Rui Pitarma. "Training primary and kindergarten teachers with pedagogical skills to promote ecocentric education". 2022.
    Publicado
  2. Ferreira, Maria; Florbela Lages Antunes Rodrigues y María Eduarda Ferreira. "ESTUDIANTES EN PRÁCTICAS DEL GRADO DE PROFESORADO DURANTE EL ESTADO DE ALERTA: ADAPTACIONES Y OBSERVACIONES". Trabalho apresentado em XVII FORO INTERNACIONAL sobre la EVALUACIÓN de la CALIDAD de la INVESTIGACIÓN y de la EDUCACIÓN SUPERIOR (FECIES), Sevilha, 2020.
    Publicado
  3. Ferreira, Maria; António Costa, Manuel Loureiro y Maria Eduarda Ferreira. "IDENTIDADE TECNOCIENTÍFICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO". Trabalho apresentado em 8th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT, 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Ferreira, Maria Eduarda Revés Roque Cunha. "Toxicidade de metais pesados no ratinho: técnicas criogénicas para marcação histoquímica e imuno-histoquímica". Doutoramento, 1997. http://hdl.handle.net/10773/18620.

Outros

Outra produção
  1. Promoting Pro-environmental Awareness and Behaviors in Campus. Special Issue Editor-Guest Editor. 2022. Maria Eduarda Ferreira.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 Analysis of learning in the context of non-formal education: contribution to professional training in the "accompaniment of children and young people" INNODOCT
Universitat Politècnica de València (Espanha)
2022 ESPACIO DE ARTICULACIÓN ENTRE LA TEORÍA Y LA OBSERVACIÓN REFLEXIVA-INVESTIGATIVA DEL FUTURO DOCENTE EN LA ASIGNATURA DE INICIACIÓN A LA PRÁCTICA PROFESIONAL CUICIID22
Universidad Complutense de Madrid (Espanha)
2020/08/24 UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA CIED:EnPED 2020: Ressignificando a Presencialidade
SEaD-UFSCar (São Carlos, Brasil)
2020/06/15 Didática e prática de ensino em contexto de Festival Ciência Viva V International Symposium of Science Teaching
Universidad de Vigo (Vigo, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016/06/04 - 2020/06/04 A literacia científica dos docentes da educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo
Coorientador
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2019 Ensinar o conceito de Ser Vivo com recurso à Termografia Aplicada à Árvore
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2019 - 2019 acompanhamento e orientação de trabalhos de pesquisa de alunos brasileiros ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)em mobilidade internacional
Orientador
2019 - 2019 acompanhamento e orientação de trabalhos de pesquisa de alunos brasileiros ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)em mobilidade internacional
Orientador
2019 - 2019 acompanhamento e orientação de trabalhos de pesquisa de alunos brasileiros ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)em mobilidade internacional
Orientador
2019 - 2019 acompanhamento e orientação de trabalhos de pesquisa de alunos brasileiros ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)em mobilidade internacional
Orientador
2018 - 2018 Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2018 - 2018 Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2017 - 2017 A escola, o ensino e a o património cultural. À descoberta do ar.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2017 - 2017 Ensinar e aprender no 1º CEB a pele, a higiene e a saúde.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2016 - 2016 Educação e Ambiente: Um percurso de aprendizagem sobre a interdependência entre a água e o mundo verde
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2015 - 2015 Conceções das crianças sobre a importância das aves e dos mamíferos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2015 - 2015 Perceção de fatores associados à obesidade: um estudo com crianças dos 4 os 7 anos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2014 - 2014 Ciências experimentais no 1º CEB - à descoberta do ar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2014 - 2014 Reciclar recordações - a magia das ciências
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2014 - 2014 As atividades práticas-experimentais e a criança com necessidades educativas especiais
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2013 - 2013 Da literacia científica dos docentes do 1ºCEB à concretização de uma educação CTS
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 - 2009/10/16 Educação Ambiental no Ensino Básico e Secundário: Concepções de Professores e Análise de Manuais Escolares
Coorientador
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/06/15 - 2021/06/16 IV Jornadas de Educação : Educar para o Futuro (2021/06/15 - 2021/06/16)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/05/27 Desenvolver a Educação para a Sustentabilidade Ambiental na Formação de Futuros Professores de Matemática do 2.o Ciclo em Angola
Arguente principal
Paxe Nelson Cesareira de Amazonas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/04/16 Influência de um programa educacional com ênfase na reabilitação nos doentes com DPOC em contexto hospitalar
Arguente
Bruno Miguel Carvalho Monteiro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 Educação em ciência no 1º Ciclo Cátia Sofia dos Santos Madeira (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2018 O sistema Educacional da Unidade de Ressocialização Feminina: Pedrinhas Zona Rural de São Luís Alessandra Rodrigues Cordeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2018 Viver a ciência na educação pré-escolar - a água Joana Filipa Cardoso Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2017 Avaliação da composição corporal Adailson Raimundo Moreira Garcez (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2016 A indisciplina, o autoconceito e a motivação no ensino aprendizagem da física e da química no 3º ciclo: naturezas, contextos e avaliação Cátia Margarida Marques da Fonseca (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 Alimentação e emoções: conhecimentos, sentimentos e práticas Mariana Trindade Esteves da Costa Gerardo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 Atividades Experimentais com Crianças com Necessidades Educativas Especiais Inês Raquel Francês Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2016 Hábitos alimentares nas crianças do 1º Ciclo Ana Felisbela Machado Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2016 Conceções alternativas das crianças / Alunos e encarregados de educação Catarina Ferreira Andrade (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2015 Conceções alternativas sobre os mamíferos domésticos Catarina Alexandra Saraiva Gouveia (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2014 O museu: contexto de educação não-formal Mariana Trindade Esteves da Costa Gerardo (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2013 Primeiras conceções sexuais em 1º CEB Rute Regina Reduto Renca (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2011 Perceção dos professores do ensino básico e avaliação do sentido de eficácia perante alunos portadores de deficiência Célia Maria Borges Prata (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022 - Atual SIEC2022
2020 - Atual SIEC 2020
2022/09/16 - 2022/09/17 II ESAV & V ISSE Castelo Branco
2022/09/15 - 2022/09/17 XVI Congresso da SPCE Lisboa
2022/06/13 - 2022/06/16 VI Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias SIEC 2022
2021/06/10 - 2021/06/13 EMCEI 2021 Tunísia
2020/09/10 - 2020/09/12 XV Congresso da SPCE Porto
2019/10/10 - 2019/10/13 EMCEI 2019 Tunísia

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual sustainability MDPI
2019 - Atual Education Sciences (2227-7102)
2019 - Atual International Journal of Environmental Research and Public Health (1660-4601)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021 - Atual membro da Comissão de Avaliação Externa (A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) na área de formação de professores
Membro
2016 - 2022 Relatora do IPG- Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016 - Atual Biologia do Envelhecimento Gerontologia (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2011 - Atual Didática do Estudo do Meio Mestrado Educação Pré Escolar e 1º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2011 - Atual Educação para a Saúde;Biologia Humana; Ciências da Natureza; Didática do Estudo do Meio Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
1996 - 2002 Didáctica das Ciências da Natureza;Didáctica da Biologia/Geologia Profissionalização em Serviço-4º Grupo; 11º Grupo Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual AIA-CTS

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/10/21 - Atual Comissão para a implementação do plano de Igualdade de Género do Instituto Politécnico da Guarda
Membro
2021 - Atual A3ES-membro da Comissão de Avaliação Externa na área de formação de professores
Membro
2022/09/16 - 2022/09/17 Comissão científica II ESAV & V ISSE
Membro
2020/05 - 2021/09 Representante do IPG (2020-2021) no Consórcio constituído pelos Institutos Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Tomar e Viseu, para a realização dos exames do Concurso Especial de Ingresso no Ensino Superior pelos Titulares de Dupla Certificação do Ensino Secundário e de Cursos Artísticos Especializados
2020/07/16 - 2020/07/18 Membro da comissão científica do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Membro
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/10/31 - Atual Júri de projeto de tese de doutoramento- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
2020/07/23 - Atual Plano de Tese de Doutoramento-Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra