???global.info.a_carregar???
Maria Eduarda Ferreira, PhD in Biology, by University of Aveiro and Aggregation in Education, by the University of Beira Interior. Principal Coordinator Professor of the Department of Education, School of Education, Communication and Sports (ESECD)- Polytechnic Institute of Guarda (IPG), Portugal. Coordinates the Education area of the Education Sciences (ESECD-IPG). Member of the Scientific Committee of the Master's programme in Pre-School Education and Primary School Teaching. The researcher’s predominant area of scientific activity is focused on the Educational Sciences, with particular emphasis on the study of teaching methods and training. Editor of journal Egitania Sciencia. Guest Editor of the Special Issue "Promoting Pro-environmental Awareness and Behaviors in Campus" of the journal "Sustainability". Vice-President of the IPG Ethics Committee. Member of the committee for implementing the "Gender Equality Plan of IPG". Member of the Executive Committee of the Centre for Iberian Studies (CEI).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Eduarda Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Maria
  • Maria Eduarda Ferreira

Identificadores de autor

Ciência ID
C51B-B9DB-CE0A
ORCID iD
0000-0002-5167-7017
Formação
Grau Classificação
2011 - 2011/06/24
Concluído
Education (Título de Agregado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
1998
Concluído
Biology (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Toxicidade de Metais Pesados no Ratinho: Técnicas Criogénicas para Marcação Histoquímica e Imunohistoquímica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1988
Concluído
Biologia - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu-Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/07/02 - Atual Professor Coordenador Principal (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09 - Atual Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2021/03 - Atual Editor of journal Egitania Sciencia Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2020/12 - Atual Head of the Education Department Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2019 - Atual Member of the Executive Committee of the Centre for Iberian Studies (CEI), Guarda Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2017 - Atual CCISP (Portuguese Polytechnics Coordinating Council) representative on the ENEA 2020 Focal Points Network Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2009 - Atual Gerontology Course Director Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11 - Atual Vice-President of the IPG Ethics Committee Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2022/10/22 - Atual Member of the committee for implementing the "Gender Equality Plan of IPG" Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2011 - Atual Coordinates the Education area of the Education Sciences Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2010 - Atual member of the General Board Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2009/09/15 - Atual Member of the Scientific Committee of the Master's programme in Pre-School Education and Primary School Teaching Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
1997 - Atual Trainer, by the Scientific-Pedagogical Council for Continuing Education, CPF/02794/97, in the areas and domains of Biology and Nature Sciences/Natural Sciences. Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2007 - 2010 Coordenadora Institucional do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências (PFEEC) para o 1º Ciclo do Ensino Básico, do ME, na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/01/01 - 2026/06/30 Cooperação & Desenvolvimento: Conhecimento e Capacitação para uma melhor Governação Transfronteiriça
0015_C_D_CCG_MAIS_3_P
Coordenação
Em curso
2023 - 2023 kills 4 Pós-COVID Competências para o Futuro no Ensino Superior – Combate ao abandono escolar –
POCH -0-5312-FSE-000047
Outra
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2019 TreeM- Advanced Monitoring & Maintenance of Trees/ Monitorização & Manutenção Avançada de Árvores
SAICT-POL/23831/2016
Investigador
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4056 - 2011-2012
PEst-OE/EGE/UI4056/2011
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007 - 2010 Análise de Manuais Escolares em Educação para a Saúde e Educação Ambiental no contexto do modelo KVP: Conhecimento, Valores e Práticas sociais
PTDC/CED/65224/2006
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Florbela Antunes Rodrigues y Maria Eduarda Roque Ferreira. "LLA INTEGRACIÓN SOCIAL DE REFUGIADOS EN PORTUGAL: EL CASO DEL HIJO MAYOR DE UNA FAMILIA SOMALÍ,". Trabalho apresentado em CUICIID 2022, 2023.
    Publicado
  2. Florbela Lages Antunes Rodrigues; María Eduarda Roque Ferreira. "Análisis de aprendizajes en contexto de educación no formal: contribución para la formación profesional en “acompañamiento de niños y jóvenes”". 2023.
    10.4995/INN2022.2023.15723
  3. Florbela Antunes Rodrigues y Maria Eduarda Roque Ferreira. "Espacio de articulación entre la teoría y la observación reflexiva-investigativa del futuro docente en la asignatura de iniciación a la práctica profesional". Trabalho apresentado em CUICIID 2022, 2022.
  4. Ferreira, Maria. "Initiation to Professional Practice:paths of institutional cooperation in science education". Trabalho apresentado em EDULearn21, 2021.
  5. Florbela Rodrigues; Stephanie Batista; Eduarda Ferreira. "COOPERATIVE LEARNING: AN EXPERIENCE IN THE PEDAGOGICAL TRAINING OF A FUTURE PRIMARY TEACHER". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1222
  6. Florbela Rodrigues; Ludovina Margarido; Eduarda Ferreira. "INITIATION TO PROFESSIONAL PRACTICE: PATHS OF INSTITUTIONAL COOPERATION IN SCIENCE EDUCATION". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1223
  7. Pitarma, Rui; Crisóstomo, João; Ferreira, Maria Eduarda. "LEARNING ABOUT TREES IN PRIMARY EDUCATION: POTENTIALITY OF IRT TECHNOLOGY IN SCIENCE TEACHING". 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2018.0109
  8. Ferreira, Maria; Crisóstomo, João; Pitarma, Rui. "INFRARED THERMOGRAPHY TECHNOLOGY TO SUPPORT SCIENCE TEACHING - MEANINGFUL LEARNING ABOUT TREES WITH UNIVERSITY STUDENTS". Trabalho apresentado em 13th International Technology, Education and Development Conference (INTED2019), 2019.
    Publicado • 10.21125/inted.2019.0498
  9. Crisóstomo, João; Pereira, Cristina; Ferreira, Maria Eduarda; Pitarma, Rui. "ADVANCED TECHNOLOGIES IN THE TEACHING OF NATURAL SCIENCES: INFLUENCE OF VEGETATION ON THE ECOSYSTEMS TEMPERATURE USING INFRARED THERMOGRAPHY". Trabalho apresentado em 11th annual International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI2018, 2018.
    10.21125/iceri.2018.2285
  10. COSTA, ANTÓNIO; Maria Eduarda Ferreira; José Miguel Salgado. "Homework's in Portuguese Primary Education: an Exploratory Study in The Curricular Area of Environmental Study". Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Lifelong Education and Leadership for ALL-ICLEL 2017, 2017.
  11. António Costa; Manuel Loureiro; Maria Eduarda Ferreira. "SCIENTIFIC LITERACY AT THE BEGINNING OF THE 21ST CENTURY". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2017.
    10.21125/edulearn.2017.1370
  12. Ferreira, Maria. "Teaching science in primary education in an engineering laboratory". Trabalho apresentado em 7th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN15), 2015.
    Publicado
  13. COSTA, ANTÓNIO; José Miguel Salgao; Maria Eduarda Ferreira; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Inclusive Science: Teachers Attitudes and Practices". Trabalho apresentado em 5th International Conference of Education, Research and Innovation,, Madrid, 2012.
  14. Ferreira, Maria. "As mini-estufas no ensino da sustentabilidade ambiental e promoção da saúde.". Trabalho apresentado em 1st International Congress on Water, Waste and Energy Management, 2012.
    Publicado
  15. Ferreira, Maria. "Active learning experiences in environmental education: germination and minigreenhouses". Trabalho apresentado em International Conference on New Horizons in Education, 2011.
    Publicado
  16. COSTA, ANTÓNIO; Maria Eduarda Ferreira; Reis, Carlos Francisco de Sousa; José Miguel Salgado. "Inclusive Attitudes and practices in Science Teaching in an Inland Region of Portugal". Trabalho apresentado em International Conference on New Horizons in Education (INTE-2011), Guarda, 2011.
    Publicado
  17. Ferreira, Maria. "Concepções de professores sobre Educação Ambiental : identificação de dimensões “ecocêntrica”, antropocênctrica” e “sentimental”". Trabalho apresentado em Vº Seminário Internacional [e do] IIº Ibero Americano de Educação Física, Lazer, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Costa, António; Rodrigues, Florbela; Pitarma, Rui; Ferreira, Maria Eduarda. "Design and validation of an instrument to evaluate the workgroup methodology in university students". International Journal of Educational Research Open 7 (2024): 100351. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijedro.2024.100351.
    10.1016/j.ijedro.2024.100351
  2. Florbela Rodrigues; Maria Eduarda Roque Ferreira. "Aprendizajes en proceso de co-creación: eficacia de una experiencia educativa en la enseñanza superior". European Public & Social Innovation Review (2024): https://doi.org/10.31637/epsir-2024-601.
    10.31637/epsir-2024-601
  3. Florbela Rodrigues; Maria Eduarda Ferreira. "Iniciación a la práctica profesional en educación primaria: informe de una experiencia de innovación didáctica con la mediación del programa Erasmus Pro". Revista de Iniciação à Docência (2024): https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13641.
    10.22481/riduesb.v9i1.13641
  4. Maria Eduarda Ferreira; Catarina Delgado; Rui Pitarma. "Training Future Kindergarten Teachers on Ecocentric Action". Journal of Teacher Education for Sustainability (2023): https://doi.org/10.2478/jtes-2023-0019.
    10.2478/jtes-2023-0019
  5. Rodrigues, et al. "Potencial pedagógico de la red social Instagram en la enseñanza del español con estudiantes universitarios portugueses". Revista EducEaD 3 1 (2023): 23-43. http://revista.ead.ufvjm.edu.br/index.php/eduque/article/view/58.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Antunes Rodrigues, Florbela; Roque Ferreira, Maria Eduarda. "iniciación a la práctica profesional del futuro docente". HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 Monográfic (2022): 1-10. http://dx.doi.org/10.37467/revhuman.v11.3901.
    Publicado • 10.37467/revhuman.v11.3901
  7. Filomena Velho & Maria Eduarda Ferrer. "Crenças Infantis de gravidez e desenvolvimento intra-uterino e fatores associados". Educação em Foco 25 47 (2022):
    Acesso aberto • Publicado
  8. António Costa; Maria Eduarda Ferreira; José Miguel Salgado; Carlos Francisco De Sousa Reis. "Trabalhos de Casa no 1º Ciclo do Ensino Básico". Revista Portuguesa de Pedagogia (2021): https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_7.
    10.14195/1647-8614_55_7
  9. Ferreira, Maria Eduarda; Pitarma, Rui. "Enhancing Ecocentric Environmental Attitudes: An Experience of Science Teaching to Inspire Students to Value Trees". Journal of Teacher Education for Sustainability 23 1 (2021): 132-149. http://dx.doi.org/10.2478/jtes-2021-0010.
    10.2478/jtes-2021-0010
  10. Oliveira, Priscila Patrícia Moura; Brasileiro, Beatriz Gonçalves; Rodrigues, Florbela Lage Antunes; Ferreira, Maria Eduarda Roque. "Utilização pedagógica da rede social Instagram". Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento (2021): 05-17. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/utilizacao-pedagogica.
    Publicado • 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/utilizacao-pedagogica
  11. Costa, António; Loureiro, Manuel; Ferreira, Maria Eduarda. "Scientific Literacy: The Conceptual Framework Prevailing over the First Decade of the Twenty-First Century". Revista Colombiana de Educación 1 81 (2021): http://dx.doi.org/10.17227/rce.num81-10293.
    Acesso aberto • 10.17227/rce.num81-10293
  12. Roque Ferreira, Bárbara; Simões, João; Ferreira, Maria Eduarda. "Effectiveness of Educational Practices in University Students’ Knowledge about Sun Protection and Its Relation to Sunlight Exposure: An Exploratory Study in a Portuguese Higher Education Institution". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education 10 3 (2020): 720-732. http://dx.doi.org/10.3390/ejihpe10030053.
    10.3390/ejihpe10030053
  13. Ferreira, Maria. "VALORIZAR E PRESERVAR O PATRIMÓNIO CULTURAL: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR". 7 1 (2020): 1-21.
    Publicado
  14. Ferreira, Maria; Ríssia da Silva Zacarias, Maria Eduarda Ferreira, Florbela Lages Antunes Rodrigue. "Enseñanza-aprendizaje del concepto del color con alumnos de escuela primaria". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education (2020): https://revistas.upr.edu/index.php/educacion/historial.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Ana Flávia Abrantes; Mara Lúcia Rodrigues Costa; Maria Eduarda Ferreira Roque; Florbela Lages Antunes Rodrigues. "A formação docente inicial em Portugal e no Brasil: um estudo de caso". Egitania Scientia (2020):
    Publicado
  16. Rui Pitarma; João Crisóstomo; Maria Eduarda Ferreira. "Contribution to Trees Health Assessment Using Infrared Thermography". Agriculture 9 8 (2019): 171-171. https://doi.org/10.3390/agriculture9080171.
    10.3390/agriculture9080171
  17. Maria Eduarda Ferreira; Ana Catarina André; Rui Pitarma. "Potentialities of Thermography in Ecocentric Education of Children: An Experience on Training of Future Primary Teachers". Sustainability 11 9 (2019): 2668-2668. https://doi.org/10.3390/su11092668.
    10.3390/su11092668
  18. Tracana, Rosa Branca; Lopes, Ana; Farinha, Ana Maria; Ferreira, Maria Eduarda. "À descoberta de recursos naturais: uma atividade de outdoor com alunos do ensino primário". Terrae Didatica 14 4 (2018): 477-486. http://dx.doi.org/10.20396/td.v14i4.8649282.
    10.20396/td.v14i4.8649282
  19. Ferreira, Maria. "As (In)afinidades no sistema educativo, formação de professores e resultados escolares na União Europeia". Revista Vozes dos Vales 14 7 (2018): 1-29. http://www.ufvjm.edu.br/vozes.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Ferreira, Maria. "Homework's in Primary School: The Case of the Curricular Area of "Environment Study"". Universal Journal of Educational Research (2018): http://dx.doi.org/10.13189/ujer.2018.060813.
    10.13189/ujer.2018.060813
  21. Ferreira, Maria. "Uma experiência na formação de futuros professores primários: aprender sobre ambiente através do ensino das ciências". REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS 2 (2018): 29-46.
    Publicado
  22. Maria Eduarda Roque Ferreira; Carla Cepa; Rosa Tracana; Carlos Francisco Reis. "RECICLAR RECORDAÇÕES COM AS CIÊNCIAS - PERCURSOS DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE JARDIM-DE-INFÂNCIA". Revista Contexto & Educação 31 99 (2017): 149-149. https://doi.org/10.21527%2F2179-1309.2016.99.149-172.
    10.21527/2179-1309.2016.99.149-172
  23. Ferreira, M.E.; Cruz, C.; Pitarma, R.. "Teaching ecology to children of preschool education to instill environmentally friendly behaviour". International Journal of Environmental and Science Education 11 12 (2016): 5619-5632. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84982214271&partnerID=MN8TOARS.
  24. Ferreira, M.E.; Caires, C.; Pitarma, R.. "Health and sustainable behaviours: A pedagogical and didactic experiment in preschool teaching". International Journal of Knowledge and Learning 10 3 (2015): 238-257. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84964714917&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJKL.2015.073462
  25. Rosa Branca Tracana; Maria Eduarda Ferreira; Graça S. Carvalho. "Concepções de (futuros) professores portugueses sobre educação ambiental: Identificação das dimensões ¿ecocêntrica¿, ¿antropocêntrica¿ e ¿sentimentocêntrica¿". (2013): https://doaj.org/article/d32ff035254c47cea9df0eed572b6074.
  26. Ferreira, Maria. "Environmental Education in Portuguese School Programmes and Textbooks in two Periods: 1991- 2000 e 2001-2006". 2 1 (2012): 57-67.
    Publicado
  27. Rosa Branca Tracana; Graça S. Carvalho; Cláudia Ferreira; Maria Eduarda Ferreira. "Analysing the Theme of Pollution in Portuguese Geography and Biology Textbooks". International Research in Geographical and Environmental Education 17 3 (2008): 199-211. https://doi.org/10.1080%2F10382040802168289.
    10.1080/10382040802168289
  28. Ferreira, Maria. "Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas". Revista em Literacia e Bem-Estar da Criança 1 2 (2007): 25-45. http://hdl.handle.net/1822/7748.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Ramos, J.E.; Pitarma, R.A.; Ferreira, M.E.; Carvalho, M.G.. "Indoor environment quality: A new challenge for environmental education". International Journal of Environment and Sustainable Development 4 2 (2005): 154-165. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-23744468281&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJESD.2005.007237
  30. Pitarma, R.A.; Ferreira, M.E.; Ramos, J.E.; Carvalho, M.G.. "Computational fluid dynamics: An advanced active tool in environmental management and education". Management of Environmental Quality: An International Journal 15 2 (2004): 102-110. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-23744432310&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/14777830410523053
  31. Ferreira, Maria. "Comparative study of metallic biomaterials toxicity: a histochemical and immunohistochemical demonstration in mouse spleen". Journal of Trace Elements in Medicine and Biology (2003): http://dx.doi.org/10.1016/s0946-672x(03)80045-7.
    10.1016/s0946-672x(03)80045-7
Capítulo de livro
  1. Ferreira, María Eduarda Roque; Rodrigues, Florbela Lages Antunes. "Análisis de aprendizajes en contexto de educación no formal: contribución para la formación profesional en “acompañamiento de niños y jóvenes”". In Proceedings INNODOCT/22. International Conference on Innovation, Documentation and Education, 221-228. Espanha: Editorial Universitat Politècnica de València, 2023.
    Publicado • 10.4995/inn2022.2022.15723
  2. Maria Eduarda Ferreira. Autor correspondente: Maria Eduarda Ferreira. "Educação ecocêntrica na formação pedagógica em educação pré-escolar". In Expectativas y prácticas docentes en la enseñanza de las ciencias, 81-85. Ourense, Espanha: Educación Editora, 2023.
    Publicado
  3. Maria Eduarda Ferreira e Florbela Rodrigues .. "Didática e prática de ensino em contexto de Festival Ciência Viva". In Investigación y metodologías en la enseñanza de las ciencias. Espanha: Educación Editora, 2021.
    Publicado
  4. Florbela Lages Antunes Rodrigues y María Eduarda Ferreira. "Estudiantes enprácticas del grado de profesorado durante el estado de alerta: Adaptaciones Y Observaciones". In EVALUACIÓN E INNOVACIÓN EN EDUCACIÓN SUPERIOR E INVESTIGACIÓN, 640-647. Espanha: Editorial DYKINSON, 2020.
    Publicado
  5. Ferreira, Maria. "Promoting Pro-environmental Practices About Trees in Children Using Infrared Thermography Technology". 2019.
    10.1007/978-3-030-03577-8_18
  6. Ferreira, Maria. "Ensinar os quatro elementos da natureza na educação pré-escolar num laboratório de ciências do Ensino Superior". In Panorama actual de la enseñanza de las ciencias, 167-172. Espanha: Educación Editora, 2019.
    Publicado
  7. Ferreira, Maria. "Outdoor Learning Activities as Facilitators in the Construction of Environmental Citizenship". 2018.
    10.5772/intechopen.70248
Edição de número de revista
  1. Maria Eduarda Ferreira; Rui Pitarma. "Promoting Pro-environmental Awareness and Behaviors in Campus". special issue of Sustainability (ISSN 2071-1050) (2023):
    Editor convidado
Livro
  1. Ferreira, Maria. A diversidade na biosfera. Manual do aluno de Ciências da Natureza do 5º ano. Portugal: Plátano. 2000.
    Publicado
  2. Ferreira, Maria. A diversidade na biosfera. Manual do aluno de Ciências da Natureza do 5º ano. Portugal: Plátano. 2000.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. RUI PITARMA, ANTÓNIO COSTA, MARIA EDUARDA FERREIRA. "HOW TO ORIENT THE FINAL PROJECT IN ENGINEERING COURSES? A CONCEPTUAL APPROACH". Trabalho apresentado em XX FORO FECIES-Avances en Educación Superior e Investigación, 2023.
    Publicado
  2. Maria Eduarda Ferreira, António Costa and Rui Pitarma. "Training primary and kindergarten teachers with pedagogical skills to promote ecocentric education". 2022.
    Publicado
  3. Ferreira, Maria; Florbela Lages Antunes Rodrigues y María Eduarda Ferreira. "ESTUDIANTES EN PRÁCTICAS DEL GRADO DE PROFESORADO DURANTE EL ESTADO DE ALERTA: ADAPTACIONES Y OBSERVACIONES". Trabalho apresentado em XVII FORO INTERNACIONAL sobre la EVALUACIÓN de la CALIDAD de la INVESTIGACIÓN y de la EDUCACIÓN SUPERIOR (FECIES), Sevilha, 2020.
    Publicado
  4. Ferreira, Maria; António Costa, Manuel Loureiro y Maria Eduarda Ferreira. "IDENTIDADE TECNOCIENTÍFICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO". Trabalho apresentado em 8th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT, 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Ferreira, Maria Eduarda Revés Roque Cunha. "Toxicidade de metais pesados no ratinho: técnicas criogénicas para marcação histoquímica e imuno-histoquímica". Doutoramento, 1997. http://hdl.handle.net/10773/18620.

Outros

Outra produção
  1. Promoting Pro-environmental Awareness and Behaviors in Campus. Special Issue Editor-Guest Editor. 2022. Maria Eduarda Ferreira.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 Analysis of learning in the context of non-formal education: contribution to professional training in the "accompaniment of children and young people" INNODOCT
Universitat Politècnica de València (Espanha)
2022 ESPACIO DE ARTICULACIÓN ENTRE LA TEORÍA Y LA OBSERVACIÓN REFLEXIVA-INVESTIGATIVA DEL FUTURO DOCENTE EN LA ASIGNATURA DE INICIACIÓN A LA PRÁCTICA PROFESIONAL CUICIID22
Universidad Complutense de Madrid (Espanha)
2020/08/24 UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA CIED:EnPED 2020: Ressignificando a Presencialidade
SEaD-UFSCar (São Carlos, Brasil)
2020/06/15 Didática e prática de ensino em contexto de Festival Ciência Viva V International Symposium of Science Teaching
Universidad de Vigo (Vigo, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09/14 - Atual PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CEB-Educação para o Desenvolvimento Sustentável no “Estudo do Meio” do 1o Ciclo do Ensino Básico – Análise de Manuais Escolares e suas representações visuais
Orientador
mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1o Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
2023 - 2023 Educação e Sustentabilidade: abordagens e metodologias
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2016/06/04 - 2020/06/04 A literacia científica dos docentes da educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo
Coorientador
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2019 acompanhamento e orientação de trabalhos de pesquisa de alunos brasileiros ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)em mobilidade internacional
Orientador
2019 - 2019 acompanhamento e orientação de trabalhos de pesquisa de alunos brasileiros ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)em mobilidade internacional
Orientador
2019 - 2019 acompanhamento e orientação de trabalhos de pesquisa de alunos brasileiros ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)em mobilidade internacional
Orientador
2019 - 2019 acompanhamento e orientação de trabalhos de pesquisa de alunos brasileiros ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)em mobilidade internacional
Orientador
2019 - 2019 Ensinar o conceito de Ser Vivo com recurso à Termografia Aplicada à Árvore
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2018 - 2018 Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2018 - 2018 Atividades de outdoor learning na educação pré-escolar - potencialidades na promoção de atitudes pró-ambiente
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2017 - 2017 A escola, o ensino e a o património cultural. À descoberta do ar.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2017 - 2017 Ensinar e aprender no 1º CEB a pele, a higiene e a saúde.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2016 - 2016 Educação e Ambiente: Um percurso de aprendizagem sobre a interdependência entre a água e o mundo verde
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2015 - 2015 Conceções das crianças sobre a importância das aves e dos mamíferos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2015 - 2015 Perceção de fatores associados à obesidade: um estudo com crianças dos 4 os 7 anos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2014 - 2014 Ciências experimentais no 1º CEB - à descoberta do ar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2014 - 2014 Reciclar recordações - a magia das ciências
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2014 - 2014 As atividades práticas-experimentais e a criança com necessidades educativas especiais
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2013 - 2013 Da literacia científica dos docentes do 1ºCEB à concretização de uma educação CTS
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 - 2009/10/16 Educação Ambiental no Ensino Básico e Secundário: Concepções de Professores e Análise de Manuais Escolares
Coorientador
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/28 - 2023/11/30 V Jornadas de educação: Intervenção educativa: realidade e desafios (2023/11/28 - 2023/11/30)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2021/06/15 - 2021/06/16 IV Jornadas de Educação : Educar para o Futuro (2021/06/15 - 2021/06/16)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/04/10 O CANTINHO DAS CIÊNCIAS NO PRÉ-ESCOLAR
Arguente principal
Helena Cristina Alves Bernardo (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2023/12/05 O GEOPARK ESTRELA COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Arguente principal
Cláudia Paula Lopes Marques (Mestrado)
2022/09/21 RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1o CEB-Hábitos Alimentares das crianças do Pré-Escolar e 1.o CEB da cidade da Guarda – um estudo de caso
Arguente
Alice Mendes Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2021/06/06 Influência de um programa educacional com ênfase na reabilitação nos doentes com DPOC em contexto hospitalar
Arguente
Bruno Miguel Carvalho Monteiro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/05/27 Desenvolver a Educação para a Sustentabilidade Ambiental na Formação de Futuros Professores de Matemática do 2.o Ciclo em Angola
Arguente principal
Paxe Nelson Cesareira de Amazonas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 Educação em ciência no 1º Ciclo Cátia Sofia dos Santos Madeira (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2018 O sistema Educacional da Unidade de Ressocialização Feminina: Pedrinhas Zona Rural de São Luís Alessandra Rodrigues Cordeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2018 Viver a ciência na educação pré-escolar - a água Joana Filipa Cardoso Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2017 Avaliação da composição corporal Adailson Raimundo Moreira Garcez (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2016 A indisciplina, o autoconceito e a motivação no ensino aprendizagem da física e da química no 3º ciclo: naturezas, contextos e avaliação Cátia Margarida Marques da Fonseca (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 Alimentação e emoções: conhecimentos, sentimentos e práticas Mariana Trindade Esteves da Costa Gerardo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 Atividades Experimentais com Crianças com Necessidades Educativas Especiais Inês Raquel Francês Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2016 Hábitos alimentares nas crianças do 1º Ciclo Ana Felisbela Machado Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2016 Conceções alternativas das crianças / Alunos e encarregados de educação Catarina Ferreira Andrade (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2015 Conceções alternativas sobre os mamíferos domésticos Catarina Alexandra Saraiva Gouveia (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2014 O museu: contexto de educação não-formal Mariana Trindade Esteves da Costa Gerardo (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2013 Primeiras conceções sexuais em 1º CEB Rute Regina Reduto Renca (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2011 Perceção dos professores do ensino básico e avaliação do sentido de eficácia perante alunos portadores de deficiência Célia Maria Borges Prata (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022 - Atual SIEC2022
2020 - Atual SIEC 2020
2019 - Atual Children MDPI
2023/10/02 - 2023/10/05 EMCEI-23
2022/09/16 - 2022/09/17 II ESAV & V ISSE Castelo Branco
2022/09/15 - 2022/09/17 XVI Congresso da SPCE Lisboa
2022/06/13 - 2022/06/16 VI Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias SIEC 2022
2021/06/10 - 2021/06/13 EMCEI 2021 Tunísia
2020/09/10 - 2020/09/12 XV Congresso da SPCE Porto
2019/10/10 - 2019/10/13 EMCEI 2019 Tunísia

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual sustainability MDPI
2019 - Atual Education Sciences (2227-7102)
2019 - Atual International Journal of Environmental Research and Public Health (1660-4601)
2019 - Atual Behavioral Sciences MDPI
2019 - Atual Trends in Higher Education MDPI
2019 - Atual Social Sciences MDPI
2019 - Atual European Journal of investigation in Health MDPI
2019 - Atual Psycholoy and Education MDPI

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2024/10 - Atual Comissão de auto-avaliação do curso de Educação Pré-escolar e ensino do 1º CEB da ESECD-IPG
2021 - Atual A3ES-perito da Comissão de Avaliação Externa na área de formação de professores
2024/10 - 2024/12 Comissão de auto-avaliação do curso de Educação Básica da ESECD-IPG
2016 - 2022 Relatora do IPG- Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - 2021 Integrou o Conselho Eco-Escolas da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca da Guarda

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016 - Atual Biologia do Envelhecimento Gerontologia (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2011 - Atual Didática do Estudo do Meio Mestrado Educação Pré Escolar e 1º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2011 - Atual Educação para a Saúde;Biologia Humana; Ciências da Natureza; Didática do Estudo do Meio Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2024/10/11 - 2024/10/26 Curso de formação para educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico- "Aprender fora da sala de aula: Práticas inovadoras de educação para a sustentabilidade" (Outros) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Centro de Estudos Ibéricos, Portugal
2023/09/22 - 2023/10/07 Curso de formação para educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico- "Aprender fora de sala de aula-à descoberta do meio (Outros) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Centro de Estudos Ibéricos, Portugal
2022/05/20 - 2022/06/03 Curso de Formação Continua -Aprender Fora de Sala De Aula: Património e Cidadania Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Centro de Estudos Ibéricos, Portugal
1996 - 2002 Didáctica das Ciências da Natureza;Didáctica da Biologia/Geologia Profissionalização em Serviço-4º Grupo; 11º Grupo Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual AIA-CTS

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/11 - Atual Comissão de ética do Instituto Politécnico da Guarda
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2023 - 2023 Avaliação docente
Outro
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2022/09/16 - 2022/09/17 Comissão científica II ESAV & V ISSE
Membro
2020/05 - 2021/09 Representante do IPG (2020-2021) no Consórcio constituído pelos Institutos Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Tomar e Viseu, para a realização dos exames do Concurso Especial de Ingresso no Ensino Superior pelos Titulares de Dupla Certificação do Ensino Secundário e de Cursos Artísticos Especializados
2020/07/16 - 2020/07/18 Membro da comissão científica do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Membro
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/07/19 - Atual Apreciação de Projeto de Tese de Doutoramento de ANA PATRÍCIA DA CUNHA VIDAL Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
2023/10/31 - Atual Apreciação de Projeto de Tese de Doutoramento de Géssica Oliveira de Albuquerque Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
2023/10/26 - Atual Júri de projeto de tese de doutoramento de CAROLINE LOUVET DOS SANTOS Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
2023 - Atual Concurso documental interno de promoção para o provimento de dois lugares na categoria de professor coordenador na Área CNAEF 14 – Formação de Professores/Formadores Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2022/10/31 - 2022/10/31 Júri de projeto de tese de doutoramento de Maria da Conceição Vicente da Costa AiresFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
2021/01/25 - 2021/07/31 Concurso para Professor Coordenador a área disciplinar de Educação — Formação de professores e educadores) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2021/07/20 - 2021/07/20 Apreciação de Projeto de Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 - 2021 Integrou o Júri do concurso “Fronteiras da Esperança” do Centro de Estudos Ibéricos- Guarda
2020/07/23 - 2020/07/23 Plano de Tese de Doutoramento-Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
2020/01/04 - 2020/06/29 Concurso para Professor Coordenador Principal-a área disciplinar de Educação — Formação de professores e educadores) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2020 - 2020 Integrou o Júri do concurso “Fronteiras da Esperança” do Centro de Estudos Ibéricos-Guarda