???global.info.a_carregar???
Psychologist. Recognized as specialist in Educational Psychology and in Clinical and Health Psychology by the Order of Portuguese Psychologists. Teacher at the Department of Communication, Education and Psychology of the High School of Education and Social Sciences of the Polytechnic of Leiria - Portugal. Integrated member of the Centre for Studies in Education and Innovation (Ci&DEI). Collaborator member of the Centre for Research in Quality of Life (CIEQV).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marta Sofia Abreu da Fonseca

Nomes de citação

  • Fonseca, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
C51F-FC8E-986C

Endereços de correio eletrónico

  • marta.fonseca@ipleiria.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. R. Dr. João Soares, 2411-901, Leiria, Leiria, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www.ipv.pt/cidei/ (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
Curso de Pedagogia no Ensino Superior: Estratégias inovadoras (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014
Concluído
Workshop Moodle 2.5: Avaliação e Testes (Outros)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013
Concluído
Curso de Formação Profissional - Formação de Docentes e Tutores EaD (Outros)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011
Concluído
Doutoramento em Psicologia (Docteur)
Université de Lorraine, França
"Qualité de vie chez les enfants atteints de cancer: impact des perceptions de la maladie des enfants et des parents sur la qualité de vie " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2002
Concluído
Mestrado em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"(In)adaptação face à adversidade: estudo de um grupo de adolescentes privados de cuidados parentais " (TESE/DISSERTAÇÃO)
1999
Concluído
Certificado de Aptidão Profissional para exercer formação (Outros)
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Portugal
1996
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1995
Concluído
Diploma Superior de Espanhol do Ministério da Ciência e Inovação de Espanha (Outros)
Universidad de Salamanca, Espanha
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002 - 2007 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Instituto Superior Bissaya Barreto, Portugal
2000 - 2002 Estagiário de Investigação (Investigação) Instituto Superior Bissaya Barreto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2021 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2015 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011 - 2012 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/03 - 2021/12/29 Membro do Conselho Técnico- Científico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/03 - 2021/03 Membro do Conselho Técnico- Científico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998 - 2000 Psicóloga Fundação Bissaya Barreto, Portugal
1996 - 1998 Psicóloga Escola EB2 Conde de Castelo Melhor, Pombal, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - 2021/10/16 STAFF MOBILITY FOR TEACHING - Erasmus +
2020-1-PT01-KA103-077980
Erasmus + STAFF MOBILITY FOR TEACHING
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Concluído
2007 - 2011 PhD Program
SFRH/BD/35869/2007
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1993 - 1994/07 ERASMUS
PIC-93-E-113
European Commission

Projeto

Designação Financiadores
2016 - Atual Fisica(Mente)
UID/CED/04748/2016
Investigador
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2007 - 2011/09/30 QUALITY OF LIFE IN CHILDHOOD CANCER: SELF-REGULATION AND DISEASE REPRESENTATIONS IN RELATIONSHIPS BETWEEN PARENTS AND CHILDREN
SFRH/BD/35869/2007
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Isabel Simões Dias; Maria Odília Abreu; Fonseca, Marta. "Da motivação intrínseca ao exercício físico: intervenção em estudantes do ensino superior". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2017.
  2. Fonseca, M.; Dias, I.; Abreu, M. O. "Teoria da autodeterminação: comparação entre caminhada e atividades de ginásio". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2017.
    Publicado
  3. Fonseca, Marta. "O amigo crítico como forma de promover a participação em contexto b-learning no ensino superior". 2016.
  4. Fonseca, Marta. "A dinâmica do processo de ensino e aprendizagem – uma experiência em b-learning no ensino superior". 2014.
  5. Fonseca, Marta. "Avaliação da Qualidade de Vida da criança: Primeiros elementos de validação da versão portuguesa do Inventário Sistémico de Qualidade de Vida para Crianças (ISQV-C)". 2010.
Artigo em jornal
  1. Fonseca, M.. "Quando procurar ajuda psicológica para o seu filho", Diário de Leiria, 2021
Artigo em revista
  1. Fonseca, M.. "Qualidade de vida dos estudantes do ensino superior". Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício 14 91 (2020): 416-421. http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/2044.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Fonseca, Marta. "Grupos de escuta ativa para potenciar o debate: Descrição de uma estratégia para direcionar a atenção e estruturar a participação em sala de aula". Indagatio Didactica (2017):
  3. Fonseca, M.; Missotten, P.; Etienne, A.-M.; Dupuis, G.; Lemétayer, F.; Spitz, E.. "Children's quality of life assessment: Child quality of life systemic inventory | Avaliação da qualidade de vida infantil: O Inventário sistémico de qualidade de vida para crianças". Psicologia: Reflexao e Critica 27 2 (2014): 282-290. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84904575970&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1678-7153.201427208
  4. Fonseca, Marta. "Une approche modulaire d’évaluation de la qualité de vie en oncologie pédiatrique : les versions française et portugaise de l’Inventaire Systémique de Qualité de Vie pour Enfants (ISQV-E©)". Revue Francophone de Clinique Comportementale et Cognitive (2012): http://hdl.handle.net/2268/105030.
  5. Fonseca, M.. "Une approche modulaire d’évaluation de la qualité de vie en oncologie pédiatrique : les versions française et portugaise de l’Inventaire Systémique de Qualité de Vie pour Enfants (ISQV-E©)". Revue Francophone de Clinique Comportementale et Cognitive (2012): http://hdl.handle.net/2268/105030.
  6. Fonseca, Marta. "The Impact of Children’s Illness Perceptions on Paediatric Cancer Patients’ Quality of Life". Psycho-oncology (2010): http://hdl.handle.net/2268/69448.
    10.1002/pon. 1776
  7. Fonseca, Marta. "The influence of children’s and parents’ illness perceptions on paediatrics cancer patients’ quality of life". (2010):
    10.1080/08870446.2010.502659
  8. Fonseca, Marta. "A modular approach to Quality of Life assessement in paediatric oncology". Psychology & Health (2009):
    10.1080/08870440903126421
  9. Fonseca, Marta. "Attitudes towards family, hardship, psychological vulnerability: a comparative research (France-Portugal)". Psychology & Health (2006):
    10.1080/14768320600901313
  10. Sordes-Ader, F.; Tap, P.; Vasconcelos, M.D.L.; Fonseca, M.. "Precariousness, stress and coping". Psychology and Health 19 SUPPL. 1 (2004): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-22744456293&partnerID=MN8TOARS.
  11. Tap, P.; Vasconcelos, M.D.L.; Florence, S.-A.; Fonseca, M.. "Links between precariousness and feelings of integration". Psychology and Health 19 SUPPL. 1 (2004): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-22744458608&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/08870440310001652696
Capítulo de livro
  1. Fonseca, M.. "From alternative to scientific conceptions in the learning of Physics of Sound: students' perceptions of learning using active methodologies". In Book of the SIST series (SPRINGER). Estados Unidos, 2021.
    Publicado
  2. Fonseca, M.. "A presença das tecnologias digitais no quotidiano das crianças". In THOMSON REUTERS (Q1 in SPI). Estados Unidos, 2021.
    Aceite para publicação
  3. Fonseca, M.. "Fisica(Mente): from research to educational intervention". In Sports, Education and Quality of Life, 159-174. Portugal: Edições CIEQV, 2020.
    Publicado
  4. Isabel Simões Dias; Abreu, M. O.; Fonseca, M.. "Fisica(Mente): da investigação à intervenção educativa". In Desporto, educação e qualidade de vida, 141-152. 2018.
  5. Fonseca, Marta. "Précarité socio-économique et vulnérabilité psychosociale au Portugal". França, 2004.
  6. Fonseca, Marta. "Precariedade sócio-económica e vulnerabilidade psicossocial em Portugal". Portugal, 2004.
Edição de livro
  1. Fonseca, M.. VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Livro de atas. 2022.
    Editor
Poster em conferência
  1. Fonseca, M.; Isabel Simões Dias; Abreu, M. O.. "Aprender investigando no primeiro ciclo de estudos do ensino superior: Projeto Fisica(Mente)". Trabalho apresentado em 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2018.
  2. Isabel Simões Dias; Abreu, M. O; Fonseca, M.. "Fisica(Mente): proposta de tutoria para motivar a prática do Exercício Físico". Trabalho apresentado em 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2018.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/11/04 Efeitos do exercício físico na saúde mental e qualidade de vida de estudantes do ensino superior – revisão sistemática
Departamento de Motricidade Humana e Linguagens Artísticas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e pela Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto (Leiria)
2021/07/06 Orientações para um feedback eficaz Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica - 4.ª Edição
Universidades do Minho e Aveiro

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/10 - Atual Facultar feedback online eficaz a alunos do ensino básico e secundário
Orientador
Mestrado em Utilização pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/09/01 - Atual Ansiedade e autoconceito em crianças e adolescentes com dislexia
Orientador
Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - Atual Audiodescrição inserida nos textos dos telejornais: Um caminho possível
Coorientador
Mestrado em Comunicação Acessível (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/09 - 2021/07/13 Tempos e modos de apropriação das tecnologias por crianças - Estudo de caso com crianças de uma escola internacional da Dinamarca
Orientador
Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2019 El uso del blog como herramienta para brindar estratégias psicopedagógicas a docentes del curso de admissión de la PUCE
Coorientador de Yessenia Fernanda Medina Paspuel
Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2019 Integración de la robótica mediante el uso de la plataforma Arduino para el aprendizaje de matemáticas en el aula
Coorientador de Juan Villa Salazar
Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Estimulação cognitiva de um idoso com Alzheimer e dificuldades percecionadas pelos cuidadores formais e informais de idosos
Orientador de Soraia Batista Lopes
Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/12/27 - 2022/02/12 DIS.Saber - Ciclo Multidisciplinar de Perturbações da Aprendizagem Específicas (2021/12/27 - 2022/02/12)
2021/12/01 - 2022/02/05 VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE) (2021/02/04 - 2022/02/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/11/12 Avaliação Formativa das aprendizagens mediada pelas TIC
Arguente
Maria Helena Lança da Encarnação Rodrigues dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/07/27 EFEITO DA MATUTINIDADE-VESPERTINIDADE X HORA DO DIA SOBRE OS ESTADOS EMOCIONAIS DAS CRIANÇAS DO 1ºCICLO DO ENSINO BÁSICO
Arguente principal
Rita Miguel Rocha de Almeida (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/04 O comportamento interpessoal do professor – perceção de alunos de 9.º ano no Colégio Conciliar de Maria Imaculada – Leiria
Arguente
Lucília Maria da Silva Moniz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/04 Estimulação multissensorial para potencializar a memória em pessoas na adultez avançada com traços de declínio cognitivo
Arguente
Raquel da Silva Lima Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/01 Mindfulness: uma experiência no Jardim-de-Infância
Arguente
Ana Maria Cecílio Anastácio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/12/21 Construir e gerir uma comunidade de prática no 1.º ciclo - Educar para o desenvolvimento sustentável
Arguente
Raquel Alexandra Duarte Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/11/05 Os instrumentos de identificação das perturbações da aprendizagem específicas em contexto de 1.º ciclo
Arguente
Elsa Margarida da Silva Gonçalves Francisco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/07/19 Exercício físico e bem-estar: Motivos hedónicos e eudaimónicos
Arguente principal
Maria Lélia da Silva (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2018/12/03 Cuidar de quem cuida: A comunicação acessível para o manejo do stress em cuidadores de crianças e jovens com deficiência
Arguente
Cecília Guimarães Mira y Lopez (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/09/20 Satisfación de los estudiantes de la enseñanza superior con las classes virtuales – Un estudio en la Universidade Técnica de Manabí
Arguente
Claudia Alexandra Suasti López (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/07/11 A realidade sentida: A utilização de aplicações de realidade virtual em dispositivos móveis como estratégia pedagógica no 3.º ciclo do ensino básico
Arguente
Filomena Lages Miguel (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/01/05 Sincronizar relógios, otimizar aprendizagens – Matutinidade-vespertinidade, hora do dia e desempenho em crianças em idade escolar
Vogal
Hugo Miguel Fernandes Cruz (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016/05/18 Promoção do desenvolvimento cognitivo em idosos com a doença de Alzheimer - As práticas e os contextos de estruturas residenciais para idosos
Arguente
Daniela Patrocínio Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2016/05/18 De Portugal a Angola: Perceções de estudantes de fisioterapia acerca dos idosos e do envelhecimento
Arguente
Joana Patrícia da Branca Jacinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/05/28 - 2021/05/29 X Edição da Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
2021/04/16 - 2021/04/17 V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE)
2020/05/08 - 2020/05/09 IX Conferência Internacional de Investigação e Práticas em Contextos Educativos (IPCE) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
2019/05/03 - 2019/05/04 VIII Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/12/06 - 2021/12/06 Gestão da sala de aula através da dinâmica de grupos: A Indisciplina (Outros) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual APA - American Psychological Association Membro
2010 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Membro
2008 - Atual European Health Psychology Society Membro
2005 - Atual Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/11/30 - Atual Programa em Perturbações de Aprendizagem Específicas “DIS.saber”
Membro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal