Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria José Fazenda Martins
- Data de nascimento
- 1964/07/11
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Fazenda, Maria José
- Maria José Fazenda
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C61E-74B8-62A9
- ORCID iD
- 0000-0003-2977-5945
Endereços de correio eletrónico
- mjfazenda@esd.ipl.pt (Profissional)
Websites
- https://www.esd.ipl.pt/docentes/maria-jose-fazenda (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2006
Concluído
|
Antropologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"As Histórias que dançamos sobre nós próprios: Merce Cunningham, Bill T. Jones e Francisco Camacho em contexto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com distinção e louvor por unanimidade |
1992
Concluído
|
Antropologia Cultural e Social e Sociologia da Cultura (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Elementos para uma Reflexão Antropológica sobre a Dança" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1987
Concluído
|
Antropologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
15 (quinze valores) |
1985
Concluído
|
Curso de Dança (Outros)
Especialização em Dança
Conservatório Nacional - Escola de Dança, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/10/21 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal | ||
1994/04/27 - 2014/10/20 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal | ||
2011 - 2014 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
1988 - 1993 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/04/14 - Atual | Presidente do Conselho de Representantes | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal | ||
2019/03/13 - Atual | Membro da Comissão Científica do Doutoramento Artes Performativas e da Imagem em Movimento | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Universidade de Lisboa, Portugal (...) |
||
2010/10/13 - 2017/02/20 | Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal | ||
2011/04/06 - 2012 | Coordenadora do Mestrado na Especialidade de Criação Coreográfica Contemporânea | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal | ||
2007/06/19 - 2010/06/15 | Presidente do Conselho Científico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal | ||
2008/12/02 - 2010 | Presidente da Comissão Científica do Mestrado de Metodologias do Ensino da Dança | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal | ||
2000/05/22 - 2004 | Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1992 - 2001 | Crítica de Dança | Público Comunicação Social SA, Portugal |
1985 - 1987 | Professora de Técnica de Dança Clássica | Conservatório Nacional - Escola de Dança, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Artística / Interpretação
Coreografia |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/23 | Ser membro da Companhia Maior: memórias de vida, experiências de continuidade e de transformação | Por uma Causa Maior: Arte, Cidadania e Idadismo no Envelhecimento
Projeto Causa Maior, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art
for Change (Lisboa, Portugal)
|
2023/03/18 | Criar entre espaços e articular diferenças coreográficas: Akram Khan | Estórias da Arte – Dança
Centro Cultural de Belém (Lisboa, Portugal)
|
2023/03/04 | Redefinir os significados do corpo e do seu movimento: Anne Teresa De Keersmaeker | Estórias da Arte – Dança
Centro Cultural de Belém (Lisboa, Portugal)
|
2022/12/17 | Apresentação intitulada "Subversive body movements that never stopped being summoned", na mesa-redonda subordinada ao tema "Modernims in Motion". | "The Materiality of Modernisms"
CEMS-Center for European Modernism Studies (Lisboa, Portugal)
|
2021/05/29 | Kurt Jooss e Martha Graham, dois coreógrafos modernos no instável período entreguerras |
Teatro Municipal Rivoli (Porto, Portugal)
|
2021 | Em termos da dança: criação, transmissão e pensamento dividido em quatro módulos, subordinados aos temas, “Dança, política e guerra: o propósito do artista é ser a voz do seu tempo”, “O coreógrafo e as suas influências: citações, evocações e variações”, “Dança e música: momentos fortes de uma ligação contínua”, “Dança e literatura: o desejo de significação que suscita o gesto”, nos dias 15 de maio, 26 de junho, 2 de outubro e 18 de dezembro, respetivamente, no Teatro Camões, a convite da diretora artística da Companhia Nacional de | curso livre (4 sessões)
Companhia Nacional de Bailado (lisboa, Portugal)
|
2020/12/14 | Merce Cunningham, uma revolução tranquila |
Teatro Municipal Rivoli (Porto, Portugal)
|
2019/06/05 | Criar entre espaços e misturar convenções: exemplos de complexidade na obra do coreógrafo Akram Khan. Para uma definição da estrutura conceptual da análise e do foco de pesquisa. | VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/02/15 | Trisha Brown e Lucinda Childs: do experimentalismo à análise do movimento |
Teatro Municipal do Porto Rivoli (Porto, Portugal)
|
2015/11/05 | Do movimento do corpo à fixidez dos registos e vice-versa | Ciclo Fins de Tarde com a Antropologia: conversas sobre os arquivos etnográficos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
|
2015/10/22 | Son et sens dans la danse contemporaine | Colóquio Les Arts de la Langue Portuguaise
Fondation Calouste Gulbenkian - Délégation en France (Paris, França)
|
2015/03/23 | Uma intensa presença do corpo: A dança em Portugal no contexto de uma democracia recente | Cumplicidades – Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa
Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa, Portugal)
|
2013/11/28 | A dimensão reflexiva do corpo em ação: Contributos da antropologia para o estudo da dança teatral | Música em Contexto
Instituto de Etnomusicologia - Musica e Dança (INET-MD) e Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) (Lisboa, Portugal)
|
2013/09/28 | O poder subversivo e reparador da dança: reinterpretações contemporâneas da dimensão ritual de Le Sacre du Printemps | Simpósio 100 Anos Sagração da Primavera 1913-2013
CESEM-Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical e Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa, Portugal)
|
2013/09/11 | Dançar na Companhia Maior: "Rejuvenescer? E é preciso?" | Antropologia das(s) idade(s); V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia: Antropologia em Contraponto
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2013/05/23 | Le Sacre du Printemps: vestígios, reconstituições e reinterpretações | A Sagração da Primavera 100 anos
Companhia Olga Roriz, com o apoio da Companhia Nacional de Bailado e o Teatro Camões (Lisboa, Portugal)
|
2012/10/26 | Representações de crenças religiosas e práticas orantes na dança teatral ocidental | III Jornada de Teologia Prática, subordinada ao tema “Quando rezardes, rezai assim: Sentidos, práticas, figuras orantes
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2011/04/19 | Representing emotional experience on the dance stage: the reflexive and creative universe of Bill T. Jone’s movements | SIEF 10th International Congress
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010/10/27 | A Educação Artística e a Formação de Públicos | Centro Nacional de Cultura
Centro Nacional de Cultura (Lisboa, Portugal)
|
2010/09/29 | Corpos em Protesto: reflexões sobre dança e política |
Culturgest (Lisboa, Portugal)
|
2009/09/10 | Antropologia da Dança: Contributos teóricos para o estudo da dança teatral ocidental numa perspectiva histórica | Painel “História da Antropologia — Diálogos com a Antropologia Contemporânea", no IV Congresso da Associação Portuguesa de
Antropologia: Classificar o Mundo.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2009/01/24 | A Influência de Anna Halprin, sempre |
Museu de Arte Contemporânea de Serralves
|
2008 | Interacções na cena coreográfica: duetos, solos, grupos (2 sessões) |
Culturgest (Lisboa, Portugal)
|
2005/06/30 | A definição de dança, na perspectiva da antropologia e dos agentes | Colóquios em Etnomusicologia
INET - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2003/03/27 | Teoria e Análise da Dança Contemporânea. | The Thinking of the Art, Representations of the World
Instituto Gulbenkian de Ciências
|
2002/11/29 | Duetos | Ciclo de Colóquios Capicua 2002, organizado por Eduardo Prado Coelho
Rivoli Teatro Municipal (Porto, Portugal)
|
2002/11/11 | Beach Birds for Camera, de Merce Cunningham | Clássicos do Século XX
Culturgest (Lisboa, Portugal)
|
2002/01 | Conversas Com Método sobre dança (2 sessões) |
Culturgest (Lisboa)
|
2000/12/08 | Conversa guiada em torno de Nijinsky | Ciclo de dança Vaslav Nijinski: Derivações
Fundação Ciência e Desenvolvimento e Teatro do Campo Alegre (Porto, Portugal)
|
1994/04/29 | Algumas facetas da nova dança portuguesa | Nova Dança no Espaço Ibérico
Acarte - Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
1992/08/30 | Dance within the anthropological reflection | “Material Culture, Anthropology of the Art”
European Association of Social Anthropologists (Praga, República Checa)
|
1992/01/18 | Para uma compreensão da pluralidade das práticas da dança contemporânea: repensar conceitos e categorias | Práticas Artísticas na Modernidade
Bienal Universitária de Coimbra e Associação Portuguesa de Antropologia (Figueira da Foz, Portugal)
|
1988/07/08 | Técnicas corporais na arte da dança | A Investigação e o Ensino da Antropologia em Portugal
Instituto de Antropologia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - 2021/04/12 | Encenar Le Bourgeois Gentilhomme: reconstruir, interpretar e adaptar uma comédie-ballet de Molière, Lully e Beauchamp
Orientador
|
Doutoramento em Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2015 - 2018/06/26 | Movimentos Entrelaçados: As possíveis contribuições do método Gyrokinesis na execução de exercícios de dança clássica e a
cooperação desta experiência para conscientização corporal em estudantes do Curso Técnico em Dança Clássica da Escola de Teatro
e Dança da Universidade Federal do Pará – Brasil
Orientador
|
Doutoramento em Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2014 - 2016/06/20 | As ações do corpo no campo da coreologia e da produção artística multidisciplinar
Coorientador
|
Doutoramento em Belas Artes - Especialidade Performance (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2011 - 2012/06/28 | A reescrita do drama Pedro e Inês em Olga Roriz: Intencionalidade e função do gesto simbólico na construção coreográfico-narrativa
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Comunicação – Área de Especialização Comunicação e Artes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/24 - 2023/11/24 | Moderação da mesa redonda subordinada ao tema "Projetos artísticos e educativos de referência", com as participações de Rafael
Alvarez, Miguel Pereira, Filipa Francisco e João Maria André.
Conferência
|
Por uma Causa Maior: Arte, Cidadania e Idadismo no Envelhecimento, no âmbito do Projeto Causa Maior
Centro Cultural de Belém, Portugal
|
2023/02/11 - 2023/02/11 | Participação numa conversa com Cláudia Varejão, moderada por Anabela Mota Ribeiro, subordinada ao tema "O cinema e as outras
artes- cinema e dança".
Encontro
|
"O cinema e as outras artes"
Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Portugal
|
2023/01/18 - 2023/01/18 | Moderação do painel "História da antropologia portuguesa através da pluralidade dos arquivos", com os oradores João Leal,
Catarina Alves Costa e Mariana Correia.
Conferência
|
Conferência anual do Grupo de Investigação Práticas e Políticas da Cultura, subordinado ao tema Museus, história e comunidades:
desafios antropológicos no presente, na Nova FCSH.
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal
|
2022/09/07 - 2022/09/07 | Coordenação, com Vera Borges (CIES-Iscte), do painel "Artistas e instituições em tempo de pandemia: como vivem, se adaptam
e persistem?"
Congresso
|
VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Associação Portuguesa de Antropologia, Portugal
|
2022/08/17 - 2022/08/17 | Conversa com Marco Martins, no âmbito de uma sessão especial de exibição do filme "Um Corpo que Dança: Ballet Gulbenkian (1965-2005)",
de Marco Martins, na Casa das Artes, Tavira.
Encontro
|
Casa das Artes, Portugal
|
2022/06/18 - 2022/06/18 | Conversa com Olga Roriz, no âmbito de uma sessão especial de exibição do filme "Um Corpo que Dança: Ballet Gulbenkian (1965-2005)",
de Marco Martins.
Encontro
|
Cinema Ideal, Portugal
|
2021/12/03 - 2021/12/03 | Participação na conversa moderada por Pedro Sena Nunes sobre os filmes "Hotel Müller", de João Salaviza, e "Lissabon Wuppertal
Lisboa", de Fernando Lopes.
Encontro
|
InShadow – Lisbon Screendance Festival
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
|
2019/12/03 - 2019/12/05 | Apresentação dos filmes "RainForest" (1968), "498, 3rd Ave." (1967), "Assemblage" (1968) e "Beach Birds for Camera" (1992),
no âmbito do programa subordinada ao tema "Centenário Merce Cunningham".
Encontro
|
InShadow – Lisbon Screendance Festival
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
|
2014/06/18 - 2014/06/18 | Participação na "tertúlia" subordinada ao tema "Andanças pelo eu e pelo outro".
Encontro
|
PédeXUmbo, Portugal
SOS Racismo, Portugal |
2011/04/13 - 2011/04/13 | Participação no debate subordinado ao tema "Cinema e Espiritualidade / Evangelho Segundo São Mateus", de Pier Pablo Pasolini.
(A convite de José Tolentino Mendonça.)
Encontro
|
Capela do Rato, Portugal
|
2009/01/25 - 2009/01/25 | Moderação de conversa com o coreógrafo Alain Buffard e e a coreógrafa Anne Collod, subordinada ao tema "A Influência de Anna
Halprin, sempre".
Encontro
|
Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal
|
2007/05/01 - 2007/05/01 | Moderação de uma conversa com o coreógrafo Bill T. Jones, sobre o seu trabalho, no âmbito da apresentação de criações suas
pela companhia Bill T. Jones / Arnie Zane Dance Company.
Encontro
|
Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal
|
1999/10/08 - 1999/10/08 | Realização de visita guiada à exposição "Merce Cunningham"
Exposição
|
Merce Cunningham
Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal
|
1999/03/16 - 1999/03/16 | Moderação do debate subordinado ao tema "Dança e Literatura", com Eduardo Prado Coelho e Agustina Bessa-Luís, promovido pela
Companhia Nacional de Bailado, na Livraria Barata, em Lisboa. (A convite de Jorge Salavisa, diretor artístico da companhia.)
Encontro
|
Companhia Nacional de Bailado, Portugal
|
1997/10/05 - 1997/10/05 | Participação no debate sobre a dança portuguesa, organizado pelo Festival International de Nouvelle Danse, em Montreal, sob
o título "Table Ronde: La nouvelle danse au Portugal". (A convite de Chantal Pontbriand, diretora do festival.)
Encontro
|
Table Ronde: La nouvelle danse au Portugal
Festival International de Nouvelle Danse, Canadá
|
1996/09/14 - 1996/09/14 | Organização e moderação da sessão "Posições da Dança", no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. (A convite do Ministro da Cultura,
Manuel Maria Carrilho.)
Encontro
|
Cultura em Diálogo
Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal
|
1993/05/17 - 1993/05/17 | Participação no debate subordinado ao tema "Rumos da Nova Dança Portuguesa" (A convite de Idalina Conde.)
Encontro
|
Colóquio 1001 Artes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
1992/01/17 - 1992/01/19 | Organização e moderação da sessão dedicada à dança no colóquio "Práticas Artísticas na Modernidade", na Figueira da Foz, tendo
contado com as intervenções de Cynthia Novack e de André Lepecki.
Conferência
|
Práticas Artísticas na Modernidade
Associação Portuguesa de Antropologia, Portugal
Bienal Universitária de Coimbra, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/06/25 | Semba enquanto património imaterial: políticas, imagens e sonoridades da cultura em Angola
Vogal
|
André Castro Soares (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/11/29 | Da magreza para a sapatilha de ponta à “cara de bailarina”: entendimento da relação da dança com os corpos gordos
Arguente
|
Bianca Gomes Lepore (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/07/04 | Identidade, Cultura e Arte: O Estudo das Periferias enquanto Palcos de Intervenção Artística
Vogal
|
Diana Coelho West (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/06/23 | Step into my office (simo): arte e dinheiro, performance e performance digital
Arguente
|
Jácome Filipe Morais Silva (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
|
2022/12/20 | Vida e Obra de Vasco Wellenkamp: Um olhar de dentro
Arguente
|
Ana Rita Candeias Carpinteiro (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/07/28 | A Guitarra Jazz em Portugal (1940-1990): O Percurso e Contributo de Carlos Menezes, José Luís Simões, João Maló, Armindo Neves
e Luís Stoffel
Vogal
|
Nuno Alexandre Pinto Ribeiro da Costa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2021/01/27 | O gesto da travessia e o contacto com o ritmo vital Sobrevivências do ekstasis no cinema
Arguente
|
Salomé Lopes Coelho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/10/26 | O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença
(2015)
Arguente
|
Natércia Raquel Silva Gomes Kuprian (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2019/12/19 | Que corpo é esse? Movimentos etnográficos sobre corpos que dançam
Arguente
|
Alexa Ranaldo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/11/18 | Dança contemporânea, criação e pensamento: perspectivas das práticas corporais de Julyen Hamilton, Vera Mantero e Keith A.
Thompson
Arguente
|
Maíra Simões Claudino dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2018/10/12 | Corpo, Identidade e Técnica: etnografando o jeito e o gesto em um ginásio de Lisboa
Arguente
|
Caio Rotta Bradbury Novaes (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/09/28 | A atracção dramatúrgica pelo real: etnografias do actor-não actor
Arguente
|
Teresa Domingas Lourenço Fradique Ribeiro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/07/06 | Gesto e Capoeiragem: Um Corpo de Capoeira para a Vídeo-Dança
Arguente
|
Bárbara Almeida Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/06/21 | Corpo, imagem e pensamento contemporâneo. Da pesquisa coreográfica contemporânea enquanto discurso: Os exemplos de Lisa Nelson,
Mark Tompkins, Olga Mesa e João Fiadeiro
Arguente
|
Sílvia Tengner Barros Pinto Coelho (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2016/05/25 | No Aleph: para um olhar sobre o Serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1984 e 1989
Arguente
|
Ana Maria Bigotte Vieira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015/12/04 | Entre Luanda, Lisboa, Miami e Cairo: Difusão e Prática da quizomba
Arguente
|
André Castro Soares (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/09/09 | Depois da Morte. O Restauro Imaterial da Encomendação das Almas
Arguente
|
Pedro Gonçalo Pereira Antunes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014/12/02 | Silêncio, potência e gesto: um corpo na dança
Arguente
|
Ana Sofia Palula Fonseca de Mira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012/12/27 | Outra voz: o espectador cocriador
Presidente do júri
|
Carolina Cantinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
2012/10/02 | Articulações poéticas e políticas do corpo: Estudo de processos de composição solística da dança contemporânea
Arguente
|
Andréa Bergallo Snizek (Doutoramento)
Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2010/12/20 | Dança para Bebés: Ao encontro de estratégias Metodológicas na adaptação da Dança Educativa à Primeira Infância
Presidente do júri
|
Ana Margarida Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2023 | “1º Encontros Paragone – Diálogos através das artes: Gesto”, organizados pelo curso de Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento — APIM, em Lisboa, entre 22 e 27 de Maio. | Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Teatro e Cinema e Escola Superior de Música, do Instituto Politécnico de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Revista Estud(i)os de Dança (2184-9951) | Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança |
2016 - 2016 | Etnográfica (2182-2891) | Centro em Rede de Investigação em Antropologia |
2015 - 2015 | Sinais de Cena - Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas (1646-0715) | Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
2011 - 2011 | Etnográfica (2182-2891) | Centro em Rede de Investigação em Antropologia |
2006 - 2006 | Etnográfica (2182-2891) | Centro em Rede de Investigação em Antropologia |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2010 - 2013 | Consultora do “TKB Project – A Transmedia Knowledge-Base for Performing Arts”, coordenado por Carla Fernandes | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2011 - 2011 | Colaboradora científica do "Ciclo Improvisações – Colaborações" | Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal |
2010 - 2010 | Emissão de parecer sobre manuscritos propostos para publicação à Imprensa de Ciências Sociais | Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal |
1996 - 1996 | Membro do Conselho Consultivo Nacional e Painel de Selecção Nacional de “Mudanças 96”, plataforma de dança contemporânea portuguesa dos “Rencontres Chorégraphiques Internationales de Seine Saint-Denis”, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021 - Atual | Estudo da Obra Coreográfica em Contexto | Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2013 - Atual | Tópicos em Estudos de Dança | Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento) | Universidade de Lisboa, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2013 - Atual | Estudos da Dança em Portugal | Licenciatura em Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2006 - Atual | Antropologia da Dança | Licenciatura em Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2006 - Atual | Apreciação da Dança | Licenciatura em Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2015 - 2021 | Dança em Contexto - módulo opcional de Projeto VI | Licenciatura em Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2013 - 2021 | História da Dança e do Ballet | (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2012 - 2021 | História da Dança Contemporânea | Licenciatura em Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2013 - 2014 | Estudos Histórico-Antropológicos - módulo opcional de Projeto VI | Licenciatura em Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2011 - 2014 | Dança em Contexto | Mestrado em Comunicação e Artes e Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2012 - 2012 | Antropologia Performativa- Módulo opcional de Projeto VI | Licenciatura em Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2012 - 2012 | Sociologia | Licenciatura em Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2007 - 2012 | História da Dança I | Licenciatura em Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2011 - 2011 | Análise da Obra Coreográfica em Contexto de Criação | Mestrado na Especialidade de Composição Coreográfica Contemporânea (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2006 - 2011 | História da Dança II | Licenciatura em Dança (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
1994 - 2005 | Antropologia da Dança | Bacharelato em Dança (Bacharelato) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
1987 - 1993 | Antropologia da Dança I | Bacharelato em Dança (Bacharelato) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
1987 - 1993 | Antropologia da Dança II | Bacharelato em Dança (Bacharelato) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
1985 - 1987 | Técnica de Dança Clássica | Curso de dança (Curso Técnico Superior Profissional) | Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2009/08/02 | Entrevistada para a rubrica "O que eu sei sobre os homens", de Ana Sousa Dias | Público / Suplemento Pública |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2019/01/08 - 2019/01/08 | Literatura Aqui, Ep. 37 | Sobre "O Quebra-Nozes" |
2018 - 2018 | Super Swing, T2, Ep. 12 | Sobre o livro "Da Vida da Obra coreográfica" |
2018 - 2018 | Curso de Cultura Geral, Episódio 6 | |
2017 - 2017 | Portugal Que Dança, Episódios 9, 13 e 14 | Série documental sobre a dança contemporânea em Portugal, da autoria de Luiz Antunes, com realização de Cristina Gomes Ferreira |
2012/02/02 - 2012/02/02 | Império dos Sentidos | Sobre a coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker |
2008/05/02 - 2008/05/02 | Janela Aberta | Sobre a obra de Pina Bausch |
2007/04/29 - 2007/04/29 | Câmara Clara | Dança |
2005/09/08 - 2005/09/08 | Magazine | Sobre "O Lago dos Cisnes", de Rudolf Nureyev |
2004/07/21 - 2004/07/21 | Magazine | Sobre o trabalho do coreógrafo Bill T. Jones |
2004/04/29 - 2004/04/29 | Elas em Marte | Dia Internacional da Dança |
1999/02 - 1999/02 | Noites Brancas | Dança |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1989 - Atual | APA - Associação Portuguesa de Antropologia | membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/11/23 - 2023/11/24 | Membro da comissão científica da conferência internacional "Por uma Causa Maior: Arte, Cidadania e Idadismo no Envelhecimento",
realizada no âmbito do Projeto Causa Maior, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação la Caixa através da
iniciativa PARTIS & Art for Change.
Membro
|
Centro Cultural de Belém, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Presidente de júri do concurso documental para promoção à categoria de professor coordenador para as áreas disciplinares que integram a área científica de Interpretação/Criação em Dança da Escola Superior de Dança (Despacho nº 6922 /2023, de 28 de junho). | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2024/01 - 2024/07 | Presidente do júri das provas para atribuição de Título de Especialista, na área da Dança, requeridas por Cátia Filipa de Lima Esteves, no Instituto Politécnico de Lisboa (Despacho nº 9/2024-IPL, de 11 de janeiro). | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2024/01 - 2024/07 | Presidente do júri das provas para atribuição de Título de Especialista, na área da Dança, requeridas por Maria Ramos de Barros, no Instituto Politécnico de Lisboa (Despacho nº 8/2024-IPL, de 11 de janeiro). | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2023/07 - 2024/07 | Membro do júri (vogal efetiva) do concurso interno de promoção para um professor coordenador – área disciplinar de Antropologia da Cultura e das Artes, da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha. | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2022/10 - 2024/02 | Presidente de júri do concurso documental para promoção à categoria de professor coordenador para as áreas disciplinares que integram a área científica de Ciências de Educação da Escola Superior de Dança (Despacho nº 12417/2022, de 24 de outubro). | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2024 - 2024 | Membro do painel de avaliação do concurso de bolsas de Formação em Artes no Estrangeiro de 2024, área da Dança, atribuídas pela Fundação Calouste Gulbenkian. | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2024 - 2024 | Membro do júri do Programa de Apoio à Circulação de Espetáculos 2024, atribuído pela Fundação GDA. | Gestão dos Direitos dos Artistas, Portugal |
2022/11 - 2023/06 | Presidente de júri do concurso documental para promoção à categoria de professor coordenador para as áreas disciplinares que integram a área científica de Interpretação/Criação em Dança da Escola Superior de Dança (Despacho nº 13489 /2022, de 18 de novembro). | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2023 - 2023 | Membro do júri do Programa de Apoio à Circulação de Espetáculos 2023. | Fundação GDA, Portugal |
2021 - 2022 | Membro do júri do concurso Bolsas Gulbenkian - Formação em Artes no Estrangeiro - Dança | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2020 - 2020 | Membro de júri do concurso documental para recrutamento de um Professor Coordenador na Área Disciplinar Corpo para a Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (Despacho nº 2691/2020, de 27 de fevereiro) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2020 - 2020 | Membro de júri do concurso documental internacional para recrutamento de um Professor Auxiliar na área disciplinar de Artes Cénicas (domínio do movimento e da preparação do ator) para a Escola de Artes da Universidade de Évora (Edital nº 894/2020 de 14 de agosto) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2019 - 2020 | Membro do júri do concurso Bolsas para Especialização e Valorização Profissional em Artes no Estrangeiro, na área da Dança | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2018 - 2019 | Membro do júri do concurso de apoio às Bolsas de Qualificação e Especialização Artística | Fundação GDA, Portugal |
2017 - 2018 | Membro de júri do Concurso Documental para recrutamento de um Professor Coordenador na Área Disciplinar de Metodologias e Didáticas da Dança Clássica para a Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa (Despacho nº 4242/2017, de 17 de maio, e Edital nº 707/2017, de 20 de setembro). | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2013 - 2018 | Membro de júri do concurso Estudos de Especialização e Valorização Profissional em Artes no Estrangeiro, na área da Dança | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2010 - 2010 | Membro do júri do Programa de Apoio à Dança em Portugal (PAD), no quadro do Concurso de Bolsas de Especialização e Valorização Profissional | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2000 - 2000 | Membro do júri dos Concursos para Programas Plurianuais (Dança) e Projectos (Dança), no âmbito do apoio às artes do espectáculo de iniciativa não governamental, concedido pelo Instituto Português das Artes do Espectáculo | Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal |
1997 - 1997 | Membro do júri do Concurso para Projectos Pontuais de Criação Coreográfica, no âmbito do apoio às artes do espectáculo de iniciativa não governamental, concedido pelo Instituto Português das Artes do Espectáculo | Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal |
1996 - 1996 | Membro do júri do Concurso para Estruturas de Criação e Produção Coreográfica, no âmbito do apoio às artes do espectáculo de iniciativa não governamental, concedido pelo Instituto Português das Artes do Espectáculo do Ministério da Cultura | Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2019 - 2020 | Orientadora em Portugal de investigação de doutorando inscrito na Universidade de São Paulo, em acolhimento no CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia | Renato Jacques de Brito Veiga |
2011 - 2015 | Orientadora científica em Portugal de investigação de doutoranda inscrita na Middlessex University, com financiamento FCT | Paula Gouveia Varanda |
Distinções
Prémio
2021 | Prémio de Excelência na Área das Artes pelo trabalho científico desenvolvido no triénio 2018-20.
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Caixa Geral de Depositos, Portugal |
2017 | Prémio de Excelência na Área das Artes pelo trabalho científico desenvolvido no triénio 2014-16.
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Caixa Geral de Depositos, Portugal |