Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Beatriz Guimarães Duarte
Nomes de citação
- Duarte, Beatriz
- Duarte,B.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C71C-FAEE-857E
- ORCID iD
- 0000-0001-8884-4635
Endereços de correio eletrónico
- biaduarte13@gmail.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
- Humanidades - Artes - Artes
- Humanidades - Artes - História da Arte
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020 - 2024
Em curso
|
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
|
2021 - 2021
Concluído
|
Seminário Internacional Imersões: Arte e Arquitetura (Outros)
Escola sem Sítio, Casa França Brasil, CURA/UERJ, LINDA/PUC-Rio e Uia 2021 Rio, Brasil
|
|
2020 - 2020
Concluído
|
The Oblique Think Tank #2: Heritage, Rubbish, Fetish? Curating Territorial Conundrums (Outros)
Ateneu Comercial do Porto/ XXAteneuXXI, Portugal
|
|
2018 - 2020
Concluído
|
Estudos Artísticos|Curadoria e Museologia (Mestrado)
Especialização em Curadoria e Museologia
Universidade do Porto, Portugal
|
Média 18 (Prova final 19/20) |
2019 - 2019
Concluído
|
The Time(s) of Contemporaneity 2: Decolonizing Culture (Outros)
Pláka/Câmara Municipal do Porto, Portugal
|
|
2019 - 2019
Concluído
|
Práticas Pós-Nostálgicas / Post-Nostalgic Knowings (Outros)
Pláka/Câmara Municipal do Porto, Portugal
|
|
2018 - 2018
Concluído
|
Curso técnico de Producão em Artes Visuais (Curso Técnico Superior Profissional)
Especialização em Expografia
Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART) na Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, Brasil
|
|
2018 - 2018
Concluído
|
Elaboração de Projetos em Artes Visuais (Outros)
Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART) na Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, Brasil
|
|
2018 - 2018
Concluído
|
Laboratório de Crítica (Outros)
Centro Cultural Banco do Brasil | CCBB Educativo , Brasil
|
|
2018 - 2018
Concluído
|
Fórum de Políticas Culturais em Debate (Outros)
Especialização em Direitos Culturais
SESC Minas Gerais/Embaixada da França no Brasil/ Institut Français, Brasil
|
|
2012 - 2017
Concluído
|
Arquitetura e Urbanismo (Bachelor)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
"(Im)possibilidades: um catálogo de imaginários para o Mercado Santa Tereza" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Média convertida 16 (Prova final 100/100) |
2014 - 2015
Concluído
|
BA(Hons) Architecture (Bachelor)
London South Bank University, Reino Unido
|
Exceptional |
2013 - 2013
Concluído
|
Aprimoramento em Conservação e Restauro (Outros)
Especialização em Análise Crítica e História da Arte e da Arquitetura
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
|
2012 - 2012
Concluído
|
Desenho Artístico (Outros)
Escola de Artes Sol | Casa dos Quadrinhos, Brasil
|
Excelente |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - 2014 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
Grupo de pesquisa PRAXIS / Universidade Federal de Minas Gerais , Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Bolseira de Doutoramento | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Coordenadora do Workshop de Mapeamento do Freixo | Oblique Think Tank , Portugal |
Ateneu Comercial do Porto/ XXAteneuXXI, Portugal | ||
2020 - Atual | Assistente editorial The Oblique Think Tank | Parábola Crítica, Portugal |
2018 - Atual | Assistente de produção e cenografia da exposição "Acervo Fundação Clóvis Salgado - Figurinos" | Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART) na Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, Brasil |
2016 - 2018 | Arquiteta | PDV Brasil, Brasil |
2016 - 2016 | Assistente de cenografia da peça teatral "Um interlúdio: A Morte e a Donzela" | Grupo Encena | Eduardo Andrade, Brasil |
2016 - 2016 | Assistente de cenografia da peça teatral "O berro" | Uva Conexões Artísticas | Eduardo Andrade, Brasil |
2016 - 2016 | Assistente de cenografia de intervenção efêmera Faculdade de Belas Artes UFMG | Universidade Federal de Minas Gerais | Eduardo Andrade, Brasil |
2015 - 2015 | Assistente de produção do workshop "Surrey StrEatery" | EXYZT Collective | Supported by Croydon Council, Mayor of London and Croydon Old Town business association, Reino Unido |
2013 - 2013 | Estagiária de Arquitetura | CEILUX, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | Heranças Contemporâneas Ressignificadas: estratégias de curadoria situada e mediação artística de fragmentos de passados recentes
2021.04620.BD
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2013 - 2014 | PRAXIS | Desvelando o campo de poder dos grandes projetos urbanos da região metropolitana de Belo Horizonte [Medeiros,D. (2016)]
Bolseiro de Iniciação Científica
Grupo de pesquisa PRAXIS/ Universidade Federal de Minas Gerais, Portugal
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Exposição online: Materialidades Persistentes
n/a
Curadora
|
Concluído
|
2020 - 2020 | Curating Contemporary Cultures: on architectures, territories and networks coordenado por Inês Moreira (IHA-FCSH/NOVA)
Investigador Colaborador
|
|
2019 - 2019 | Exposição: Aqui Ninguém Fica Mal Sozinho da artista Bianca Stanea
n/a
Curadora
OKNA - Espaço Cultural, Portugal
|
Concluído
|
2018 - 2018 | Exposição Portátil: Qual a forma do seu prazer? na Mostra Arte Manifesto
n/a
Curadora
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | Nostalgia industrial ressignificada: (de)compondo leituras em/através das ruínas | 9° Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística
Instituto de Educação Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023 | Narrativas de entropia e transformação de ruínas contemporâneas - uma perspectiva das artes visuais | Disciplina “Espaço, Território e Contexto” Licenciatura em Artes Visuais. Inês Moreira e Pedro Chamusca (Orgs.)
Licenciatura em Artes Visuais, Escola de Arquitectura, Arte e Design, Lab2PT - Laboratório de Paisagens, Património e Território
e Instituto de Ciências Sociais (Universidade do Minho) (Guimarães, Portugal)
|
2023 | Ruínas e fragmentos: processos de montagem e investigação da Fábrica do Arquinho | Desindustrialização, ainda
Garagem Avenida da EAAD - Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (Guimarães, Portugal)
|
2022 | Ecologias, materialidades e sonoridades (pós)industriais: ressignificações do passado através das práticas artísticas | CIRCULAR CIÊNCIA em Património e Território | Encontro de Jovens Investigadores em estudos do Património e Território III
Escola de Arquitetura e Design da Universidade do Minho (Guimarães, Portugal)
|
2021/05/21 | Experimental persistence of change: collages of the palimpsestic temporalities of Freixo's Thermoelectric Power Station | International Conference Sophia Journal #6 Visual Spaces of Change: Photographic Documentation of Environmental Transformations
Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/05 | Potentialities of curatorial activation in ruined architectures: The Persistent Materialities project and its readings of the palimpsests of the Freixo Thermoelectric Power Station | Encontro Investigação Jovem (IJUP)
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020 | Defesa da dissertação de Mestrado | Potencialidades da ativação curatorial: Central Termoelétrica do Freixo & Projeto Curatorial: Materialidades Persistentes. |
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal)
|
2017 | Defesa de dissertação de graduação | (Im)possibilidades: um catálogo de imaginários para o Mercado Santa Tereza |
Escola de Arquitetura e Design da Universidade Federal de Minas Gerais
|
2015 | Future of London's squares: Dorset Square | World Architecture Festival (WAF)
University of Westminster (Londres, Reino Unido)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Participação como ouvinte - O IMMER e´ um encontro cienti´fico que reflete e discute questo~es emergentes, processos de investigac¸a~o
e possibilidades pra´ticas, desenvolvidas no territo´rio do educativo nos museus. Reune investigadorxs, estudantes e profissionais
nos campos da educac¸a~o, pra´tica arti´stica, curadoria e estudos museais e conjuntamente cria um espac¸o aberto a` reflexa~o
e ao dia´logo, incorporando e confrontando as diversas narrativas atuais, num quadro de amplitude local, nacional e internacional.
Encontro
|
IMMER #03 | International Meeting on Museum Education and Research Rethinking Museum Theory and Practices
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade (i2ADS), Portugal, Portugal
Museu do Douro, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/11 - 2022/12 | Juror in Apexart's Open Call for International exhibitions | Apexart, Estados Unidos |
2021/03 - 2021/04 | Juror in Apexart's Open Call for International exhibitions | Apexart, Estados Unidos |
Distinções
Prémio
2015 | Menção Honrosa "Reinventar o futuro das praças de Londres: Dorset Square"
New London Architecture, Reino Unido
|
2014 | Menção Honrosa "Protótipo de escola fundamental: Escola Cidade"
PROJETAR.ORG, Brasil
|
Outra distinção
2022 | Certificado de mérito como melhor diplomado do Mestrado em Estudos da Arte, no ano letivo 2019/20, da Faculdade de Belas Artes
da Universidade do Porto
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021 | Bolsa de Doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2014 | Bolsa Ciência sem Fronteiras de estudos na London South Bank University
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
|
2013 | Bolsa de Iniciação Científica no departamento PRAXIS (PROBIC/FAPEMIG)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Brasil |