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Frutuoso Gomes Mendes da Silva. Concluiu o(a) Doutoramento em Engenharia Informática em 2006/02/10 pelo(a) Universidade da Beira Interior, Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1997 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico e Licenciatura em Matemática - ramo de Sistemas e Métodos Gráficos em 1992 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia. É Professor Auxiliar no(a) Universidade da Beira Interior. Possui 1 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática. Nas suas atividades profissionais interagiu com 19 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Jogo; Gamificação; Operações matemáticas; Tecnologias no ensino primário; Videojogos; Videojogos - Exergames; Videojogos - Comandos de movimento; Videojogos - Interacção gestual; Ensino - Novas tecnologias; Projecção interactiva - Ensino; Quadro interactivo - Ensino; Interacção humana - Computador; Wiimote; Wiimote whiteboard; Análise multi-resolução; Sistemas de animação -- Multi-resolução; Algoritmos de simplificação; Algoritmos de refinamento; Algoritmos de subdivisão; Android; Apache Cordova; Aplicação; Realidade Aumentada; Wikitude; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática; Multiresolução; Níveis de Detalhe; Simplificação; Refinamento; Jogos de vídeo - Computador - XNA; Jogos de vídeo - Internet - WebGL; Jogos de vídeo - Aspectos educativos; Jogos de vídeo - Jogos sérios - Educação; Arquitetura Cliente-Servidor; Arquitetura Peer-To-Peer; Jogos Digitais; Motor de Jogo; Multi Jogador; Programação; Unity.; Unreal Engine; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes; Realidade aumentada; Realidade virtual; Interactividade; Web browser; ARToolKit; FLARToolKit; Detecção de movimentos; Interface gestual; Fiducial Markers; Webcam; WebGL; Visualização de modelos OBJ; Iluminação interactiva; Aplicação Web; Three.Js - Framework; Algoritmo ray tracing; Multiresolution; Meshes; Jogos 3D; Videojogos - Desenvolvimento - Ferramentas; Serious game; Aplicações gráficas; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Frutuoso Gomes Mendes da Silva

Nomes de citação

  • Silva, Frutuoso

Identificadores de autor

Ciência ID
C71D-0603-FCF6
ORCID iD
0000-0002-0611-6157
Google Scholar ID
-dnKklgAAAAJ&hl
Scopus Author Id
8325080400

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2006/02/10
Concluído
Engenharia Informática (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Estruturas Poligonais Deformáveis com Resolução Variável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1997
Concluído
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"Sistema Interactivo de Visualização de Dados Oceanográficos e Simulação de Derrames" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1992
Concluído
Matemática - ramo de Sistemas e Métodos Gráficos (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"Modelação de Formas Livres Utilizando NURBS (Non Uniform Rational B-Splines)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
12
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001 - 2006 Assistente do Departamento de Informática Universidade da Beira Interior, Portugal
2000/02/01 - 2001 Assistente do Departamento de Matemática/Informática Universidade da Beira Interior, Portugal
1994 - 2000 Bolseiro de Investigação do IST Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
1992 - 1994 Bolseiro de Investigação do ITEC Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2025/12/31 Instituto de Telecomunicações
LA/P/0109/2020
Instituto de Telecomunicações Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de Telecomunicações
UID/EEA/50008/2019
Instituto de Telecomunicações Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - LA 8 - 2011-2012
PEst-OE/EEI/LA0008/2011
Instituto de Telecomunicações Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/01/01 - 2011/12/31 MOGGY - Arquitectura dum Motor de Vídeo-Jogos BBMMOGs (Browser-Based Massive Multiplayer Online Games)
PTDC/EIA/70830/2006
Instituto de Telecomunicações Lisboa, Portugal

Instituto de Telecomunicações Coimbra, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/01/01 - 2010/07/31 DEFORMIX - Um Núcleo Geométrico de Superfícies Implícitas Deformáveis e suas Aplicações a Vídeo-Jogos, Animação e Realidade Virtual
PTDC/EIA/70750/2006
Universidade da Beira Interior, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/03/01 - 2007/12/31 STEINER - PROCESSADOR GEOMÉTRICO DE SUPERFÍCIES IMPLÍCITAS NÃO-HOMOGÉNEAS E COM SINGULARIDADES
POSC/EIA/63046/2004
Universidade da Beira Interior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, F.G.M.; Gomes, A.J.P.; Nguyen, Q.T.; Martins, F.M.L.; Clemente, F.M.. "A new tool for network analysis on team sports the ultimate performance analysis tool". 2018.
    10.1109/ICE.2017.8279918
  2. Barbosa, A.F.S.; Silva, F.G.M.. "Serious Games - Design and development of OxyBlood". 2011.
    10.1145/2071423.2071442
  3. Silva, F.G.M.. "Teaching animation in computer science". 2009.
    10.1145/1666611.1666613
  4. Barbosa, A.F.S.; Silva, F.G.M.. "WiiPlay: A 3D third person game in XNA". 2009.
    10.1145/1690388.1690482
  5. Silva, F.G.M.. "NSA simplification algorithm: Geometrical vs. visual quality". 2007.
    10.1109/ICCSA.2007.56
  6. Silva, S.; Silva, F.; Madeira, J.; Santos, B.S.. "Evaluation of mesh simplification algorithms using PolyMeCo: A case study". 2007.
    10.1117/12.704547
  7. Silva, F.G.M.; Gomes, A.J.P.. "Normal-based simplification algorithm for meshes". 2004.
    10.1109/TPCG.2004.1314473
  8. Silva, F.G.M.; Gomes, A.J.P.. "Interactive editing of multiresolution meshes". 2004.
    10.1109/SIBGRA.2004.1352962
  9. Silva, F.G.M.; Gomes, A.J.P.. "Adjacency and incidence framework - A data structure for efficient and fast management of multiresolution meshes". 2003.
    10.1145/604471.604503
  10. Silva, F.G.M.; Gomes, A.J.P.. "Interactive editing of arbitrary sub-meshes". 2003.
    10.1109/CGI.2003.1214469
Artigo em revista
  1. André R. Torrão; João Natário; Paula Saraiva Carvalho; Cláudia M. Silva; Frutuoso Silva. "A Virtual Reality Game as a Tool for Psychotherapy With OCD Patients". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (2022): https://doi.org/10.4018/IJCICG.311834.
    10.4018/IJCICG.311834
  2. Rogério Junior; Frutuoso Silva. "Redefining the MDA Framework—The Pursuit of a Game Design Ontology". Information (2021): https://doi.org/10.3390/info12100395.
    10.3390/info12100395
  3. Fernando Martins; Ricardo Gomes; Vasco Lopes; Frutuoso Silva; Rui Mendes. "Mathematical Models to Measure the Variability of Nodes and Networks in Team Sports". Entropy 23 8 (2021): 1072-1072. https://doi.org/10.3390/e23081072.
    10.3390/e23081072
  4. Fernando Martins; Ricardo Gomes; Vasco Lopes; Frutuoso Silva; Rui Mendes. "Node and Network Entropy—A Novel Mathematical Model for Pattern Analysis of Team Sports Behavior". Mathematics 8 9 (2020): 1543-1543. https://doi.org/10.3390/math8091543.
    10.3390/math8091543
  5. Frutuoso G. M. Silva. "Practical Methodology for the Design of Educational Serious Games". Information (2019): https://www.mdpi.com/2078-2489/11/1/14.
    10.3390/info11010014
  6. Silva, Frutuoso. "Arithmetic Bird: a game for training mathematical operations". EAI Endorsed Transactions on Game-Based Learning (2019): http://dx.doi.org/10.4108/eai.11-7-2019.159526.
    10.4108/eai.11-7-2019.159526
  7. Clemente, F.M.; Sequeiros, J.B.; Correia, A.; Serra-Olivares, J.; González-Víllora, S.; Silva, F.; Lourenço Martins, F.M.. "How dots behave in two different pitch sizes? Analysis of tactical behavior based on position data in two soccer field sizes". RICYDE: Revista Internacional de Ciencias del Deporte 14 51 (2018): 16-28. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85040246044&partnerID=MN8TOARS.
    10.5232/ricyde2018.05102
  8. Clemente, F.M.; Owen, A.; Serra-Olivares, J.; Correia, A.; Bernardo Sequeiros, J.; Silva, F.G.M.; Martins, F.M.L.. "The effects of large-sided soccer training games and pitch size manipulation on time–motion profile, spatial exploration and surface area: Tactical opportunities". Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part P: Journal of Sports Engineering and Technology 232 2 (2018): 160-165. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85047158546&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1754337117722658
  9. Silva, S.; Martins, F.M.L.; Sanchez, J.; Silva, F.; Mendes, R.S.; Campos, F.; Clemente, F.M.. "Network process of children: Influence of gender and type of game during cooperative-opposition games". Journal of Physical Education and Sport 17 2 (2017): 692-697. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021753376&partnerID=MN8TOARS.
    10.7752/jpes.2017.02104
  10. Santos, A.; Clemente, F.M.; Sanchez, J.; Campos, F.; Silva, F.; Mendes, R.S.; Martins, F.M.L.. "Social network analysis applied to children: Cooperation games versus cooperation-opposition games". Journal of Physical Education and Sport 17 2 (2017): 839-845. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021757536&partnerID=MN8TOARS.
    10.7752/jpes.2017.02128
  11. Clemente, F.M.; Martins, F.M.L.; Mendes, R.S.; Silva, F.. "Social network measures to match analysis in soccer: A survey". Journal of Physical Education and Sport 16 3 (2016): 823-830. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988979331&partnerID=MN8TOARS.
    10.7752/jpes.2016.03130
  12. Clemente, F.M.; Silva, F.; Martins, F.M.L.; Kalamaras, D.; Mendes, R.S.. "Performance Analysis Tool for network analysis on team sports: A case study of FIFA Soccer World Cup 2014". Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part P: Journal of Sports Engineering and Technology 230 3 (2016): 158-170. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84987723754&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1754337115597335
  13. Clemente, F.M.; Martins, F.M.L.; Silva, F.. "Development of sports network analysis: Methodological considerations". Journal of Physical Education and Sport 16 3 (2016): 940-944. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988930831&partnerID=MN8TOARS.
    10.7752/jpes.2016.03148
  14. Barbosa, A.F.S.; Pereira, P.N.M.; Dias, J.A.F.F.; Silva, F.G.M.. "A new methodology of design and development of serious games". International Journal of Computer Games Technology (2014): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84903643212&partnerID=MN8TOARS.
    10.1155/2014/817167
  15. Cardoso, L.; Barbosa, A.; Silva, F.; Pinheiro, A.M.G.; Proenca, H.. "Iris biometrics: Synthesis of degraded ocular images". IEEE Transactions on Information Forensics and Security 8 7 (2013): 1115-1125. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878823760&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/TIFS.2013.2262942
  16. Ferrão, M.F.M.; O'Hara, K.; Silva, F.G.M.. "Msquash: An exergame using the Playstation Move controller". GRAPP 2012 IVAPP 2012 - Proceedings of the International Conference on Computer Graphics Theory and Applications and International Conference on Information Visualization Theory and Applications (2012): 480-484. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84862206809&partnerID=MN8TOARS.
  17. Barbosa, A.F.S.; Silva, F.G.M.. "OxyBlood: A serious game in WebGL". Proceedings of the 6th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2011 (2011): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80052466987&partnerID=MN8TOARS.
  18. Santos, V.M.A.; Silva, F.G.M.. "Interactive projections in classroom". Proceedings of the 13th IASTED International Conference on Computers and Advanced Technology in Education, CATE 2010 (2010): 54-59. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84862061591&partnerID=MN8TOARS.
  19. Silva, F.G.M.; Silva, S.S.. "Quality perception of simplified models: NSA VS. Qslim". GRAPP 2008 - Proceedings of the 3rd International Conference on Computer Graphics Theory and Applications (2008): 74-79. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-55649085269&partnerID=MN8TOARS.
  20. Silva, F.G.M.; Yadav, P.. "Compression and progressive visualization of geometric models". 16th International Conference in Central Europe on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision, WSCG'2008 - In Co-operation with EUROGRAPHICS, Full Papers (2008): 71-78. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80054749968&partnerID=MN8TOARS.
  21. Silva, Frutuoso G. M.; Gomes, Abel J. P.. "A Nonoriented, Nonmanifold Boundary Representation for Geometric Applications". Journal of Graphics, GPU, and Game Tools 13 3 (2008): 15-33. http://dx.doi.org/10.1080/2151237X.2008.10129264.
    10.1080/2151237x.2008.10129264
Capítulo de livro
  1. João A. B. T. Marques; João L. A. P. Ferreira; Frutuoso G. M. Silva. "Math-Masters: An Educational Game to Practice the Mathematical Operations". 2024.
    10.1007/978-3-031-51452-4_12
Livro
  1. Silva, F.G.M.; Nguyen, Q.T.; Correia, A.F.P.P.; Clemente, F.M.; Martins, F.M.L.. uPATO—Collective measures. 2019.
    10.1007/978-3-319-99753-7_4
  2. Silva, F.G.M.; Nguyen, Q.T.; Correia, A.F.P.P.; Clemente, F.M.; Martins, F.M.L.. uPATO—Individual measures. 2019.
    10.1007/978-3-319-99753-7_3
  3. Silva, F.G.M.; Nguyen, Q.T.; Correia, A.F.P.P.; Clemente, F.M.; Martins, F.M.L.. uPATO—A case study. 2019.
    10.1007/978-3-319-99753-7_5
  4. Silva, F.G.M.; Nguyen, Q.T.; Correia, A.F.P.P.; Clemente, F.M.; Martins, F.M.L.. uPATO—Overview of the application. 2019.
    10.1007/978-3-319-99753-7_2
  5. Silva, F.G.M.; Nguyen, Q.T.; Correia, A.F.P.P.; Clemente, F.M.; Martins, F.M.L.. Network analysis tools. 2019.
    10.1007/978-3-319-99753-7_1
  6. Filipe Manuel Clemente; João Bernardo Sequeiros; Acácio Correia; Frutuoso G. M Silva; Fernando Manuel Lourenço Martins. Computational Metrics for Soccer Analysis. Springer International Publishing. 2018.
    10.1007/978-3-319-59029-5
  7. Rodrigues, R.; Morgado, J.; Silva, F.; Gomes, A.. A ghost cell-based data structure for multiresolution meshes. 2007.
  8. Silva, F.G.M.; Gomes, A.J.P.. Oversimplified euler operators for a non-oriented, non-manifold B-rep data structure. 2005.
  9. Silva, F.G.M.; Gomes, A.J.P.. AIF - A data structure for polygonal meshes. 2003.
Tese / Dissertação
  1. Carapito, Nuno Filipe Alexandre. "Desenvolvimento de Jogos Multi Jogador: Um Caso de Estudo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.6/5825.
  2. Ferreira, Andreia Marina Serrano. "MARA - Mobile Augmented Reality for Advertising". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.6/5896.
  3. Pesqueira, Ricardo Jorge de Jesus Rodrigues. "Ambiente 3D Web para visualização de modelos". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.6/3770.
  4. Pereira, Pedro Nuno Matos. "Support tools for 3D game creation". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.6/3709.
  5. Ferrão, Mauro Filipe Martins. "Interaction in games: playing with move motion controller". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.6/3767.
  6. Barbosa, André Filipe Santos. "Serious games: design and development". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.6/3751.
  7. Santos, Vasco Miguel Alves dos. "Projecções interactivas na sala de aulas". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.6/3734.
  8. Dias, Gonçalo da Cruz Moura. "Sistema de animação multi-resolução". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.6/3742.
  9. Silva, Luís Filipe Aleixo. "Realidade aumentada via browser". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.6/3763.

Outros

Outra produção
  1. Editorial. Disponibilizamos neste volume os melhores artigos apresentados na nona edição da conferência anual Videojogos, a Videojogos 2016 - Conferência de Ciências e Artes dos ideojogos. A Videojogos 2016 foi organizada pela Universidade da Beira Interior e, como tem sido habitual desde 2009, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. Decorreu nos dias 24 e 25 de Novembro na Covi. 2018. Santos, Pedro A.; Silva, Frutuoso. https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/10.
  2. Jogo para a aprendizagem das operações matemáticas. Com a crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação, cada vez mais em tenra idade, usar estas como meio educacional torna-se perfeitamente justificável. Os alunos do ensino básico têm cada vez mais acesso a estas tecnologias, embora a sua utilização seja, na sua esmagadora maioria, para fins lúdicos. Por isso surge a questão: “É possível utilizálas também para fins didáticos, po. 2018. Aparício, André; Silva, Frutuoso Gomes Mendes da. http://hdl.handle.net/10400.6/4928.
  3. Esquema de Multiresolução para Aplicações Geométricas em Tempo Real. Este artigo descreve um novo esquema multiresolução que manipula a geometria e topologia duma forma separada. A sua estrutura de dados designa-se por estrutura de dados baseada na aresta fantasma. Este esquema recorre a um critério topológico (não a um critério geométrico, como e ´ usual) para simplificar a malha mais rapidamente, o que deixa em aberto a sua utilização em aplicações em tempo real.. 2007. Rodrigues, Rui; Morgado, José Francisco; Silva, Frutuoso; Gomes, Abel. http://hdl.handle.net/10400.19/2588.
  4. A Ghost Cell-Based Data Structure for Multiresolution Meshes. Multiresolution meshes enable us to build representations of geometric objects at different Levels of Detail (LODs). We introduce a multiresolution scheme whose data structure allows us to separately re- store the geometry and topology of a mesh during the refinement process. Additionally, we use a topological criterion (not a geometric criterion, as usual in the literature) to quickly simplify a. 2007. Rodrigues, Rui; Morgado, José Francisco; Silva, Frutuoso; Gomes, Abel. http://hdl.handle.net/10400.19/2589.
  5. A Ghost Cell-Based Data Structure for Multiresolution Meshes. Lecture Notes in Computer Science. 2007. Rodrigues, Rui; Morgado, José; Silva, Frutuoso; Gomes, Abel. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-74477-1_61.
    10.1007/978-3-540-74477-1_61
  6. Oversimplified Euler Operators for a Non-oriented, Non-manifold B-Rep Data Structure. Lecture Notes in Computer Science. 2005. Silva, Frutuoso G. M.; Gomes, Abel J. P.. http://dx.doi.org/10.1007/11595755_4.
    10.1007/11595755_4
  7. AIF - A Data Structure for Polygonal Meshes. Lecture Notes in Computer Science. 2003. Silva, Frutuoso G. M.; Gomes, Abel J. P.. http://dx.doi.org/10.1007/3-540-44842-X_49.
    10.1007/3-540-44842-x_49