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Frutuoso Gomes Mendes da Silva. Concluiu o(a) Doutoramento em Engenharia Informática em 2006/02/10 pelo(a) Universidade da Beira Interior, Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1997 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico e Licenciatura em Matemática - ramo de Sistemas e Métodos Gráficos em 1992 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia. É Professor Auxiliar no(a) Universidade da Beira Interior. Possui 1 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática. Nas suas atividades profissionais interagiu com 19 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Jogo; Gamificação; Operações matemáticas; Tecnologias no ensino primário; Videojogos; Videojogos - Exergames; Videojogos - Comandos de movimento; Videojogos - Interacção gestual; Ensino - Novas tecnologias; Projecção interactiva - Ensino; Quadro interactivo - Ensino; Interacção humana - Computador; Wiimote; Wiimote whiteboard; Análise multi-resolução; Sistemas de animação -- Multi-resolução; Algoritmos de simplificação; Algoritmos de refinamento; Algoritmos de subdivisão; Android; Apache Cordova; Aplicação; Realidade Aumentada; Wikitude; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática; Multiresolução; Níveis de Detalhe; Simplificação; Refinamento; Jogos de vídeo - Computador - XNA; Jogos de vídeo - Internet - WebGL; Jogos de vídeo - Aspectos educativos; Jogos de vídeo - Jogos sérios - Educação; Arquitetura Cliente-Servidor; Arquitetura Peer-To-Peer; Jogos Digitais; Motor de Jogo; Multi Jogador; Programação; Unity.; Unreal Engine; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes; Realidade aumentada; Realidade virtual; Interactividade; Web browser; ARToolKit; FLARToolKit; Detecção de movimentos; Interface gestual; Fiducial Markers; Webcam; WebGL; Visualização de modelos OBJ; Iluminação interactiva; Aplicação Web; Three.Js - Framework; Algoritmo ray tracing; Multiresolution; Meshes; Jogos 3D; Videojogos - Desenvolvimento - Ferramentas; Serious game; Aplicações gráficas; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Frutuoso Gomes Mendes da Silva

Nomes de citação

  • Silva, Frutuoso

Identificadores de autor

Ciência ID
C71D-0603-FCF6
ORCID iD
0000-0002-0611-6157
Google Scholar ID
-dnKklgAAAAJ&hl
Scopus Author Id
8325080400

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2006/02/10
Concluído
Engenharia Informática (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Estruturas Poligonais Deformáveis com Resolução Variável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1997
Concluído
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"Sistema Interactivo de Visualização de Dados Oceanográficos e Simulação de Derrames" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1992
Concluído
Matemática - ramo de Sistemas e Métodos Gráficos (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"Modelação de Formas Livres Utilizando NURBS (Non Uniform Rational B-Splines)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
12
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001 - 2006 Assistente do Departamento de Informática Universidade da Beira Interior, Portugal
2000/02/01 - 2001 Assistente do Departamento de Matemática/Informática Universidade da Beira Interior, Portugal
1994 - 2000 Bolseiro de Investigação do IST Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
1992 - 1994 Bolseiro de Investigação do ITEC Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2025/12/31 Instituto de Telecomunicações
LA/P/0109/2020
Instituto de Telecomunicações Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de Telecomunicações
UID/EEA/50008/2019
Instituto de Telecomunicações Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - LA 8 - 2011-2012
PEst-OE/EEI/LA0008/2011
Instituto de Telecomunicações Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/01/01 - 2011/12/31 MOGGY - Arquitectura dum Motor de Vídeo-Jogos BBMMOGs (Browser-Based Massive Multiplayer Online Games)
PTDC/EIA/70830/2006
Instituto de Telecomunicações Lisboa, Portugal

Instituto de Telecomunicações Coimbra, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/01/01 - 2010/07/31 DEFORMIX - Um Núcleo Geométrico de Superfícies Implícitas Deformáveis e suas Aplicações a Vídeo-Jogos, Animação e Realidade Virtual
PTDC/EIA/70750/2006
Universidade da Beira Interior, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/03/01 - 2007/12/31 STEINER - PROCESSADOR GEOMÉTRICO DE SUPERFÍCIES IMPLÍCITAS NÃO-HOMOGÉNEAS E COM SINGULARIDADES
POSC/EIA/63046/2004
Universidade da Beira Interior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, F.G.M.; Gomes, A.J.P.; Nguyen, Q.T.; Martins, F.M.L.; Clemente, F.M.. "A new tool for network analysis on team sports the ultimate performance analysis tool". 2018.
    10.1109/ICE.2017.8279918
  2. Barbosa, A.F.S.; Silva, F.G.M.. "Serious Games - Design and development of OxyBlood". 2011.
    10.1145/2071423.2071442
  3. Silva, F.G.M.. "Teaching animation in computer science". 2009.
    10.1145/1666611.1666613
  4. Barbosa, A.F.S.; Silva, F.G.M.. "WiiPlay: A 3D third person game in XNA". 2009.
    10.1145/1690388.1690482
  5. Silva, F.G.M.. "NSA simplification algorithm: Geometrical vs. visual quality". 2007.
    10.1109/ICCSA.2007.56
  6. Silva, S.; Silva, F.; Madeira, J.; Santos, B.S.. "Evaluation of mesh simplification algorithms using PolyMeCo: A case study". 2007.
    10.1117/12.704547
  7. Silva, F.G.M.; Gomes, A.J.P.. "Normal-based simplification algorithm for meshes". 2004.
    10.1109/TPCG.2004.1314473
  8. Silva, F.G.M.; Gomes, A.J.P.. "Interactive editing of multiresolution meshes". 2004.
    10.1109/SIBGRA.2004.1352962
  9. Silva, F.G.M.; Gomes, A.J.P.. "Adjacency and incidence framework - A data structure for efficient and fast management of multiresolution meshes". 2003.
    10.1145/604471.604503
  10. Silva, F.G.M.; Gomes, A.J.P.. "Interactive editing of arbitrary sub-meshes". 2003.
    10.1109/CGI.2003.1214469
  11. Silva, Frutuoso; Guedes Soares, Carlos. "3D Virtual Environments for Ship Manoeuvring Simulation". Trabalho apresentado em 1st International EuroConference on Computer Applications and Information Technology in the Maritime Industries (COMPIT'2000), Potsdam, 2000.
    Publicado
Artigo em revista
  1. André R. Torrão; João Natário; Paula Saraiva Carvalho; Cláudia M. Silva; Frutuoso Silva. "A Virtual Reality Game as a Tool for Psychotherapy With OCD Patients". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (2022): https://doi.org/10.4018/IJCICG.311834.
    10.4018/IJCICG.311834
  2. Rogério Junior; Frutuoso Silva. "Redefining the MDA Framework—The Pursuit of a Game Design Ontology". Information (2021): https://doi.org/10.3390/info12100395.
    10.3390/info12100395
  3. Fernando Martins; Ricardo Gomes; Vasco Lopes; Frutuoso Silva; Rui Mendes. "Mathematical Models to Measure the Variability of Nodes and Networks in Team Sports". Entropy 23 8 (2021): 1072-1072. https://doi.org/10.3390/e23081072.
    10.3390/e23081072
  4. Fernando Martins; Ricardo Gomes; Vasco Lopes; Frutuoso Silva; Rui Mendes. "Node and Network Entropy—A Novel Mathematical Model for Pattern Analysis of Team Sports Behavior". Mathematics 8 9 (2020): 1543-1543. https://doi.org/10.3390/math8091543.
    10.3390/math8091543
  5. Frutuoso G. M. Silva. "Practical Methodology for the Design of Educational Serious Games". Information (2019): https://www.mdpi.com/2078-2489/11/1/14.
    10.3390/info11010014
  6. Silva, Frutuoso. "Arithmetic Bird: a game for training mathematical operations". EAI Endorsed Transactions on Game-Based Learning (2019): http://dx.doi.org/10.4108/eai.11-7-2019.159526.
    10.4108/eai.11-7-2019.159526
  7. Clemente, F.M.; Sequeiros, J.B.; Correia, A.; Serra-Olivares, J.; González-Víllora, S.; Silva, F.; Lourenço Martins, F.M.. "How dots behave in two different pitch sizes? Analysis of tactical behavior based on position data in two soccer field sizes". RICYDE: Revista Internacional de Ciencias del Deporte 14 51 (2018): 16-28. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85040246044&partnerID=MN8TOARS.
    10.5232/ricyde2018.05102
  8. Clemente, F.M.; Owen, A.; Serra-Olivares, J.; Correia, A.; Bernardo Sequeiros, J.; Silva, F.G.M.; Martins, F.M.L.. "The effects of large-sided soccer training games and pitch size manipulation on time–motion profile, spatial exploration and surface area: Tactical opportunities". Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part P: Journal of Sports Engineering and Technology 232 2 (2018): 160-165. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85047158546&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1754337117722658
  9. Lopes, Inês G. F.; Morenets, Yuliya; Inácio, Pedro R. M.; Silva, Frutuoso. "Cyber-Detective: a game for cyber crime prevention". (2018): http://hdl.handle.net/10400.6/7476.
  10. Silva, S.; Martins, F.M.L.; Sanchez, J.; Silva, F.; Mendes, R.S.; Campos, F.; Clemente, F.M.. "Network process of children: Influence of gender and type of game during cooperative-opposition games". Journal of Physical Education and Sport 17 2 (2017): 692-697. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021753376&partnerID=MN8TOARS.
    10.7752/jpes.2017.02104
  11. Santos, A.; Clemente, F.M.; Sanchez, J.; Campos, F.; Silva, F.; Mendes, R.S.; Martins, F.M.L.. "Social network analysis applied to children: Cooperation games versus cooperation-opposition games". Journal of Physical Education and Sport 17 2 (2017): 839-845. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021757536&partnerID=MN8TOARS.
    10.7752/jpes.2017.02128
  12. Clemente, F.M.; Martins, F.M.L.; Mendes, R.S.; Silva, F.. "Social network measures to match analysis in soccer: A survey". Journal of Physical Education and Sport 16 3 (2016): 823-830. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988979331&partnerID=MN8TOARS.
    10.7752/jpes.2016.03130
  13. Clemente, F.M.; Silva, F.; Martins, F.M.L.; Kalamaras, D.; Mendes, R.S.. "Performance Analysis Tool for network analysis on team sports: A case study of FIFA Soccer World Cup 2014". Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part P: Journal of Sports Engineering and Technology 230 3 (2016): 158-170. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84987723754&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1754337115597335
  14. Clemente, F.M.; Martins, F.M.L.; Silva, F.. "Development of sports network analysis: Methodological considerations". Journal of Physical Education and Sport 16 3 (2016): 940-944. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988930831&partnerID=MN8TOARS.
    10.7752/jpes.2016.03148
  15. Barbosa, A.F.S.; Pereira, P.N.M.; Dias, J.A.F.F.; Silva, F.G.M.. "A new methodology of design and development of serious games". International Journal of Computer Games Technology (2014): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84903643212&partnerID=MN8TOARS.
    10.1155/2014/817167
  16. Cardoso, L.; Barbosa, A.; Silva, F.; Pinheiro, A.M.G.; Proenca, H.. "Iris biometrics: Synthesis of degraded ocular images". IEEE Transactions on Information Forensics and Security 8 7 (2013): 1115-1125. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878823760&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/TIFS.2013.2262942
  17. Ferrão, M.F.M.; O'Hara, K.; Silva, F.G.M.. "Msquash: An exergame using the Playstation Move controller". GRAPP 2012 IVAPP 2012 - Proceedings of the International Conference on Computer Graphics Theory and Applications and International Conference on Information Visualization Theory and Applications (2012): 480-484. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84862206809&partnerID=MN8TOARS.
  18. Barbosa, A.F.S.; Silva, F.G.M.. "OxyBlood: A serious game in WebGL". Proceedings of the 6th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2011 (2011): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80052466987&partnerID=MN8TOARS.
  19. Santos, V.M.A.; Silva, F.G.M.. "Interactive projections in classroom". Proceedings of the 13th IASTED International Conference on Computers and Advanced Technology in Education, CATE 2010 (2010): 54-59. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84862061591&partnerID=MN8TOARS.
  20. Silva, F.G.M.; Silva, S.S.. "Quality perception of simplified models: NSA VS. Qslim". GRAPP 2008 - Proceedings of the 3rd International Conference on Computer Graphics Theory and Applications (2008): 74-79. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-55649085269&partnerID=MN8TOARS.
  21. Silva, F.G.M.; Yadav, P.. "Compression and progressive visualization of geometric models". 16th International Conference in Central Europe on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision, WSCG'2008 - In Co-operation with EUROGRAPHICS, Full Papers (2008): 71-78. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80054749968&partnerID=MN8TOARS.
  22. Silva, Frutuoso G. M.; Gomes, Abel J. P.. "A Nonoriented, Nonmanifold Boundary Representation for Geometric Applications". Journal of Graphics, GPU, and Game Tools 13 3 (2008): 15-33. http://dx.doi.org/10.1080/2151237X.2008.10129264.
    10.1080/2151237x.2008.10129264
Capítulo de livro
  1. João A. B. T. Marques; João L. A. P. Ferreira; Frutuoso G. M. Silva. "Math-Masters: An Educational Game to Practice the Mathematical Operations". 2024.
    10.1007/978-3-031-51452-4_12
  2. Guedes Soares, Carlos; Sebastião, P.; Silva, Frutuoso. "System for Oil Spill Prediction". In Hydraulic Engineering Software VIII (Hydrosoft 2000), 217-226. Southampton, Reino Unido: WITPress, 2000.
    Publicado
  3. Silva, Frutuoso; Sebastiao, P.; Carneiro, C.; Guedes Soares, Carlos. "System to Predict the Fate and Trajectory of Oil Spills in the Portuguese EEZ (in Portuguese)". In O Mar e os Desafios do Futuro, 371-386. Lisbon, Portugal: Edições Salamandra, Lda., 2000.
    Publicado
  4. Silva, Frutuoso; Sutulo, Serge; Guedes Soares, Carlos. "A Ship Manoeuvring Simulation System (in Portuguese)". In O Mar e os Desafios do Futuro, 231-246. Lisbon, Portugal: Edições Salamandra, Lda., 2000.
    Publicado
  5. Silva, Frutuoso; Sebastiao, P.; Guedes Soares, Carlos. "System for Prediction and Visualization of the Evolution of Crude Oil Spills at Sea (in Portuguese)". In Segurança, Qualidade e Meio Ambiente nas Indústrias Marítimas, 34.1-34.14. Lisbon, Portugal: Edições Salamandra, Lda., 1997.
    Publicado
Livro
  1. Silva, F.G.M.; Nguyen, Q.T.; Correia, A.F.P.P.; Clemente, F.M.; Martins, F.M.L.. uPATO—Collective measures. 2019.
    10.1007/978-3-319-99753-7_4
  2. Silva, F.G.M.; Nguyen, Q.T.; Correia, A.F.P.P.; Clemente, F.M.; Martins, F.M.L.. uPATO—Individual measures. 2019.
    10.1007/978-3-319-99753-7_3
  3. Silva, F.G.M.; Nguyen, Q.T.; Correia, A.F.P.P.; Clemente, F.M.; Martins, F.M.L.. uPATO—A case study. 2019.
    10.1007/978-3-319-99753-7_5
  4. Silva, F.G.M.; Nguyen, Q.T.; Correia, A.F.P.P.; Clemente, F.M.; Martins, F.M.L.. uPATO—Overview of the application. 2019.
    10.1007/978-3-319-99753-7_2
  5. Silva, F.G.M.; Nguyen, Q.T.; Correia, A.F.P.P.; Clemente, F.M.; Martins, F.M.L.. Network analysis tools. 2019.
    10.1007/978-3-319-99753-7_1
  6. Silva, Frutuoso; Nguyen, Quoc Trong; Correia, Acácio F. P. P.; Clemente, Filipe M.; Martins, Fernando M. L.. Ultimate Performance Analysis Tool (uPATO). Springer. 2019.
    10.1007/978-3-319-99753-7
  7. Filipe Manuel Clemente; João Bernardo Sequeiros; Acácio Correia; Frutuoso G. M Silva; Fernando Manuel Lourenço Martins. Computational Metrics for Soccer Analysis. Springer International Publishing. 2018.
    10.1007/978-3-319-59029-5
  8. Rodrigues, R.; Morgado, J.; Silva, F.; Gomes, A.. A ghost cell-based data structure for multiresolution meshes. 2007.
  9. Silva, F.G.M.; Gomes, A.J.P.. Oversimplified euler operators for a non-oriented, non-manifold B-rep data structure. 2005.
  10. Silva, F.G.M.; Gomes, A.J.P.. AIF - A data structure for polygonal meshes. 2003.
Tese / Dissertação
  1. Carapito, Nuno Filipe Alexandre. "Desenvolvimento de Jogos Multi Jogador: Um Caso de Estudo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.6/5825.
  2. Ferreira, Andreia Marina Serrano. "MARA - Mobile Augmented Reality for Advertising". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.6/5896.
  3. Pesqueira, Ricardo Jorge de Jesus Rodrigues. "Ambiente 3D Web para visualização de modelos". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.6/3770.
  4. Pereira, Pedro Nuno Matos. "Support tools for 3D game creation". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.6/3709.
  5. Ferrão, Mauro Filipe Martins. "Interaction in games: playing with move motion controller". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.6/3767.
  6. Barbosa, André Filipe Santos. "Serious games: design and development". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.6/3751.
  7. Santos, Vasco Miguel Alves dos. "Projecções interactivas na sala de aulas". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.6/3734.
  8. Dias, Gonçalo da Cruz Moura. "Sistema de animação multi-resolução". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.6/3742.
  9. Silva, Luís Filipe Aleixo. "Realidade aumentada via browser". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.6/3763.

Outros

Outra produção
  1. Editorial. Disponibilizamos neste volume os melhores artigos apresentados na nona edição da conferência anual Videojogos, a Videojogos 2016 - Conferência de Ciências e Artes dos ideojogos. A Videojogos 2016 foi organizada pela Universidade da Beira Interior e, como tem sido habitual desde 2009, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. Decorreu nos dias 24 e 25 de Novembro na Covi. 2018. Santos, Pedro A.; Silva, Frutuoso. https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/10.
  2. Jogo para a aprendizagem das operações matemáticas. Com a crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação, cada vez mais em tenra idade, usar estas como meio educacional torna-se perfeitamente justificável. Os alunos do ensino básico têm cada vez mais acesso a estas tecnologias, embora a sua utilização seja, na sua esmagadora maioria, para fins lúdicos. Por isso surge a questão: “É possível utilizálas também para fins didáticos, po. 2018. Aparício, André; Silva, Frutuoso Gomes Mendes da. http://hdl.handle.net/10400.6/4928.
  3. Esquema de Multiresolução para Aplicações Geométricas em Tempo Real. Este artigo descreve um novo esquema multiresolução que manipula a geometria e topologia duma forma separada. A sua estrutura de dados designa-se por estrutura de dados baseada na aresta fantasma. Este esquema recorre a um critério topológico (não a um critério geométrico, como e ´ usual) para simplificar a malha mais rapidamente, o que deixa em aberto a sua utilização em aplicações em tempo real.. 2007. Rodrigues, Rui; Morgado, José Francisco; Silva, Frutuoso; Gomes, Abel. http://hdl.handle.net/10400.19/2588.
  4. A Ghost Cell-Based Data Structure for Multiresolution Meshes. Multiresolution meshes enable us to build representations of geometric objects at different Levels of Detail (LODs). We introduce a multiresolution scheme whose data structure allows us to separately re- store the geometry and topology of a mesh during the refinement process. Additionally, we use a topological criterion (not a geometric criterion, as usual in the literature) to quickly simplify a. 2007. Rodrigues, Rui; Morgado, José Francisco; Silva, Frutuoso; Gomes, Abel. http://hdl.handle.net/10400.19/2589.
  5. A Ghost Cell-Based Data Structure for Multiresolution Meshes. Lecture Notes in Computer Science. 2007. Rodrigues, Rui; Morgado, José; Silva, Frutuoso; Gomes, Abel. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-74477-1_61.
    10.1007/978-3-540-74477-1_61
  6. Oversimplified Euler Operators for a Non-oriented, Non-manifold B-Rep Data Structure. Lecture Notes in Computer Science. 2005. Silva, Frutuoso G. M.; Gomes, Abel J. P.. http://dx.doi.org/10.1007/11595755_4.
    10.1007/11595755_4
  7. AIF - A Data Structure for Polygonal Meshes. Lecture Notes in Computer Science. 2003. Silva, Frutuoso G. M.; Gomes, Abel J. P.. http://dx.doi.org/10.1007/3-540-44842-X_49.
    10.1007/3-540-44842-x_49