Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Susana Lourenço Marques
Nomes de citação
- Marques, Susana Lourenço
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C817-8965-E3E6
- ORCID iD
- 0000-0002-2452-324X
Endereços de correio eletrónico
- smarques@fba.up.pt (Profissional)
Websites
- www.fba.up.pt (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016
Concluído
|
Doutoramento Ciências da Comunicação - variante Comunicação e Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Fotografia-História, o pensamento em imagens. Contributos para a leitura de "História da Imagem Fotográfica em Portugal,
1839-1997" como um hiperdocumento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2010/09 - 2011/06
Concluído
|
Recherche Doctorales Libres (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, França
|
|
2007
Concluído
|
Ciências da Comunicação - Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Cópia e Apropriação da Obra de Arte na Modernidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1999
Concluído
|
Design de Comunicação (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
|
1998
Concluído
|
Programa Erasmus (Outros)
École nationale supérieure des beaux-arts de Paris, França
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2016/03 - 2023/12 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2007/09 - 2016/02 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2004/04 - 2007/08 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2001/09 - 2003/07 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior Artística do Porto, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/10/01 - Atual | Coordenadora da secção científica de Multimédia do Departamento de Artes Plásticas | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | ||
2016 - Atual | Membro do Conselho Cientifico | Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal | ||
2014 - 2021 | Membro do Conselho Pedagógico | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2016/05 - 2018/06 | Vogal do Conselho Executivo | Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/01 - Atual | Vogal do Conselho Executivo | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2022 - Atual | Investigador integrado | I2ADS. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal | ||
2015/03/01 - 2023/01/01 | Professor coordenador de área tecnológica Fotografia | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2016/05/01 - 2022/01/01 | Professor coordenador Biblioteca e Arquivo | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2006/05/01 - 2006/05/08 | Professor convidado (Programa de intercâmbio de Professores) | Moholy-Nagy Muveszeti Egyetem, Hungria |
2004/04/01 - 2004/04/08 | Professor convidado (Programa de intercâmbio de Professores) | École communale d'enseignement supérieur des arts de l’image «Le 75», Bélgica |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/05/01 - 2022/12/31 | Bioimages: produção de imagens e seus dispositivos de captura através de processos ecológicos
Investigador
I2ADS. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2021/09/01 - 2022/06/01 | Imagens e Livros. Estudo sobre o património editorial fotográfico em Portugal (1974 ao presente)
FCSH/IHA/UIDB/00417/2020
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto de História da Arte. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas UNL, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/10 - 2019/07 | Livros de Fotografia em Portugal: 1860-1910
UID/PAM/00417/2013
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Instituto de História da Arte. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas UNL, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/03 - 2014/01/01 | Documentaçao de arte Contemporanea
PTDC/EAT-MUS/114438/2009
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Fundação Serralves, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2008/04 - 2009/05 | Ag/ reflexões periódicas sobre a fotografia
2007-4230 / 001 - 001 AG
2007-4230 / 001 - 001 CTU
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12/06 | O Grão da Montanha – Sobre fotografia e extrativismo | Congresso internacional Photography and Territory
ICNOVA, EVAM Observatory, Universidade da Madeira, Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s (Funchal, Portugal)
|
2023/11/04 | Bioimages: from high tech to low tech, or just tech? reflections on sustainable technology in the production of images in pedagogical dynamics | CERI2023 - 16th annual International Conference of Education, Research and Innovation
(Sevilha, Espanha)
|
2023/04/14 | Mulheres Fotógrafas Amadoras no Portugal de Oitocentos. O caso de Margarida Relvas e Mariana Relvas | Congresso Internacional Aurélia de Sousa. Mulheres Artistas em 1900
Instituto de História da Arte (IHA/NOVA FCSH) e Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR) (Porto, Portugal)
|
2022/12/05 | Armando de Almeida, o Negro Invencível, um campeão ausente na história dos vencedores. Lições de resistência e contra-memórias na cultura de corrida portuguesa | VIII Congresso Internacional sobre Culturas de Resistência.
CECS, ICS - Universidade do Minho. (Braga, Portugal)
|
2022/07/15 | Memórias de Pau-preto e Marfim: A imagem e o arquivo familiar na contribuição de narrativas pós-coloniais | Counter-Image International Conference 2022, Photo Impulse Final Conference: Decolonizing visuality
ICNOVA, NOVA-FCSH, Universidade nova de Lisboa, Lisboa, Portugal. (Lisboa, Portugal)
|
2022/03/22 | What is to be done? – self-portrait of a micro-editor | Semaine Thématique Portugal Design
École supérieure d’art et de design d’Amiens (Amiens, França)
|
2021/12/16 | Imagens Pós-Coloniais: Livros de resistência, imagens de descolonização (1974-1984). | Congresso internacional Photography and History
ICNOVA, EVAM Observatory, Universidade da Madeira, Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s (Funchal, Portugal)
|
2020/12 | Vistas de exposição – exposições magnas da ESBAP [1952-1968] | IV Fórum ibérico de estudos museológicos
Instituto de História da Arte Faculdade Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa (Porto, Portugal)
|
2020/11/12 | Mulheres fotógrafas amadoras no Portugal de oitocentos, Marianna Relvas, phot. amateur | O Feminino nos Arquivos
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (Ponta Delgada, Portugal)
|
2020/02/05 | Images of Freedom, Images of method On Elvira Leite Pedagogy of the streets | LAUGARNES OPEN LECTURES
Iceland Academy of Arts (Reykjavik, Islândia)
|
2019/10/24 | Imagem Monumento, Imagem Souvenir. O álbum fotográfico Hespanha, França e Suissa (1889) de Carlos e Mariana Relvas | International Congress: Photography and Travel
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2019/05/27 | Livros de Fotografia em Portugal, 1860-1910 (seed-project) | Sessão Pública de apresentação de resultados de Projetos I&D IHA 2018-2019
Instituto de História da Arte/ Museu Nacional dos Coches (Lisboa, Portugal)
|
2019/02/28 | Fotolibro en Portugal, 2010-2018 |
Universidade Complutense (Madrid, Espanha)
|
2019/02/20 | Fototropismo geográfico, Porto (1990-2018) | Ciclo de comemorações do quinquagésimo aniversário do IPF
Instituto Português de Fotografia (Porto, Portugal)
|
2018/10/16 | The album "Hespanha, França e Suissa (1889)" French influences in the photographic work of Carlos Relvas | Circulation et transferts artistiques entre le Portugal et la France, XIXe et XXe siecles
Fondation Calouste Gulbenkian (Paris, França)
|
2018/07/12 | Pierrot le Fou: images, books and the rest | Documenter art au présent - Les sources au travail. Publications d'artistes: de l'atelier à la bibliothèque (et vice-versa)
Centre Georges Pompidou (Paris, França)
|
2018/05/25 | Pictures as readymade | Desdobramentos do readymade
Centro Cultural de Belém (Lisboa, Portugal)
|
2018/04/26 | Pó, Cinza e Nevoeiro - um ensaio sobre a ausência | O realismo espectral da imagem fotográfica
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/03/02 | As fotomaquetas de Teófilo Rego, a construção da imagem perfeita da arquitetura e da arte moderna | Mar Novo — as mãos e as vozes
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/01/18 | Displaying damaged photography – curatorial and conservation choices | Winter School
NACCA — New Approaches in the Conservation of Contemporary Art (Porto, Portugal)
|
2017/11 | Imagens fugazes e triunfais. As fotografias e os filmes da primeira viagem presidencial às colónias (1938/39): uma leitura comparativa | International conference, editorial projects republic and "new state”
Faculty of Social Sciences of the New University of Lisbon/ Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon, (Lisboa, Portugal)
|
2017 | A, b, c do erro, poder e defeitos das imagens precárias | Ciclo de Conferências "Fotografia e Erro
Instituto Português de Fotografia e FCSH.Universidade Nova de Lisboa (Porto, Portugal)
|
2017 | Digressões do Ether, a história da fotografia como um hiperdocumento | Congresso Encontros de Fotografia
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/07/14 | Visual media documentation as a research tool - The photographic documentation of exhibitions | NACCA Summer School 2016
NACCA, Amsterdam University (Amsterdão, Países Baixos)
|
2016 | Pierrot le Fou: une expérience éditoriale | Photographie et Territoire
École Nationale Supérieure de Beaux Arts (Aix-en-Provence, França)
|
2016 | Fotografía actual y fotolibro en Portugal: 1980-2015 |
Faculdade de Belas Artes, da Universidade Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2016 | Ejemplares únicos: Libros hechos en clases de FBAUP (Porto) |
Faculdade de Belas Artes, da Universidade Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2015/11/27 | Portugal 1890-1990», Olhares polígrafos, inquietos e estrangeiros na Europália 91 | Encontro Museum Studies 2015
Instituto de História da Arte/ FCSH-UNL e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto. (Porto, Portugal)
|
2013/10/21 | Exposição-livro: projectar e articular o espaço do plano | Documentação de exposições de arte contemporânea: fontes para a (re)-construção da História da Arte
Instituto de História de Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013 | Nevermore, pretext machine | xCoAx 2013 - Computation, Communication, Aesthetics and X
University of Bergamo (Bergamos, Itália)
|
2012/04/23 | Fotografia na Estante — a bibliografia de uma imagem fotográfica | A fotografia na era da pós fotografia
Centro de Estudos e Comunicação e Linguagem Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Ether — interdocumentar a História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997 | Documentação, Museus e História
Instituto de História de Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Unpacking the library to make a history of Photography | Helsinki Photomedia 2012 – Images in Circulation
Aalto University School of Arts (Helsínquia, Finlândia)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/11 - Atual | Câmara Fantasma – a fiabilidade da imagem-fotográfica na adesão popular a narrativas sobrenaturais e eventos paranormais de
comoção popular
Orientador de Willian Ferreira
|
Mestrado de Design da Imagem (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023/01/01 - Atual | Paisagem Técnica: contribuição para uma noção de fotografia de território entre fotografia, curadoria e edição
Coorientador de Francisco Varela
|
Programa Doutoral em Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2022 - Atual | Fotógrafas amadoras em Portugal: o caso de Frankelina Pereira
Orientador de Mariana Carolina Carvalho Oliveira
|
Mestrado de Design da Imagem (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - Atual | O arquivo fotográfico como contributo para a preservação da história da mulher operária do Vale do Ave
Orientador de Joana Melo Pereira
|
Mestrado de Design da Imagem (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020/01/01 - Atual | Para uma genealogia do vídeo nas artes plásticas: Vídeo Arte em Portugal 1979-2019
Orientador de Vera Lúcia Borges do Carmo
|
Programa Doutoral em Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2020/01/01 - Atual | A primeira lição. Maria Alzira Monteiro da Cunha. Uma mestre no ensino da Fotografia em Portugal. 1922/2002
Orientador de Ana Cristina Rodrigues Pereira
|
Programa Doutoral em Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2020/01/01 - Atual | Como nos vemos, como nos queremos ver, como nos fotografamos - as vivências da auto-representação na contemporaneidade e o
paradigma 'selfie'
Orientador de Salomé Corte Real
|
Programa Doutoral em Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2020 - Atual | Paisagem do familiar. Representações da Família e Espaço Doméstico na Fotografia em Portugal desde a década de 1980 ao presente.
Orientador de Lara Jacinto
|
Programa Doutoral em Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018/01 - Atual | Stories of Ghosts: contributions of Visual Anthropology to the retrieval and acknowledgment of narratives and documentation
from the origins of Portuguese medium — and long-distance running. (título provisório).
Coorientador de Luis Miguel de Sousa Camanho
|
Doutoramento em Design (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017/01/01 - Atual | Cinema Híbrido como prática artística, a sonoplastia como elemento dramático participativo
Orientador de Eduardo Henrique Rocha
|
Programa Doutoral em Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2019/01/01 - 2024/01 | A Experiência do Tempo e da Memória a partir do aparecimento da Fotografia
Coorientador de Rossana Mendes Fonseca
|
Programa Doutoral em Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
|
2022 - 2023/12/01 | Estágio Gallery of Photography (Dublin)
Orientador de Beatriz Lopes
|
Mestrado em Estudos de Arte (Mestrado)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
|
2018 - 2023/01/10 | Vistas de exposição: documentação fotográfica das Exposições Magnas da ESBAP, 1952-68
Orientador de Luis Pinto Nunes
|
Mestrado em Estudos de Arte, (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021 - 2022 | Criar imagens de si: A fotoperformance em Lenora de Barros e Helena Almeida
Orientador de Betina Juglair
|
Mestrado Estudos de Arte — Teoria e Crítica de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2021 - 2022 | Memórias de Pau-Preto e Marfim: A imagem e o arquivo familiar na contribuição de narrativas pós-coloniais
Orientador de Inês Costa
|
Mestrado de Design da Imagem (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2021 - 2022 | Mulheres de guerra. Fotolivro como veículo de discurso
Orientador de Francisca Barros
|
Mestrado de Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Faculdade de Belas Artes da UP, Portugal
|
2019 - 2022 | Polissemia das Imagens, Masculinidade hegemónica no Instagram e o imaginário homoerótico
Orientador de Miguel Sanches Filho
|
Mestrado de Design da Imagem (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020 - 2021/12/02 | Truque: Um kit pedagógico como ferramenta para ensino da análise e criação de imagens.
Orientador de José Roberto Pereira Leite Filho
|
Mestrado Design da Imagem (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019 - 2021/12 | (Des)arquivar o acervo: A Obra Aberta Acervo de fotografias de estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
(2008-2020)
Orientador de Mariana Vitale Teodoro
|
Mestrado Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017/07/05 - 2019/12/03 | Do Digital ao Analógico
Orientador de Ivan Silva
|
Mestrado Design da Imagem (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2019/11 | O Atelier como palco, um olhar sobre os ateliers de artistas portuguesas contemporâneas
Orientador de Maria João Soares Couto Ferreira
|
Mestrado em Design da Imagem (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2019 | Fundação Calouste Gulbenkian: um ensaio-fílmico. Para uma (nova) percepção visual¿
Coorientador de Maria Souto Rosa Novo
|
Mestrado integrado em Arquitectura (Mestrado)
Faculdade de Arquitectura Universidade do Poro, Portugal
|
2017 - 2019 | O Cartaz na FBA.UP - Identificação, registo, organização e divulgação dos cartazes de 1997 a 2017 do espólio bibliográfico
e documental da FBAUP.
Orientador de Rafael Alexandre Oliveira Mesquita
|
Mestrado Design da Imagem (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2019 | Relatório de Estágio no Middlesbrough Institute Of Modern Art (mima)
Uma Análise da Curadoria como Ferramenta Social e Cívica
Orientador de Beatriz Alcantara
|
Mestrado em Estudos de Arte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2018 | Narcisos, o desejo da imagem e o clubbing: Heterotopia da imagem fotográfica no contexto do Clubbing
Orientador de Alexandra Correia Silva Ramos
|
Mestrado Design da Imagem (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | Parte -Fotografia e Espaço
Orientador de Patrícia Mariana Monteiro Gomes
|
Mestrado de Práticas Artísticas Contemporâneas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | Buçaco -Bussaco: Fotografia e arquivo em contexto editorial
Orientador de Diana Margarida Coimbra e Marcelino
|
Mestrado em Design Gráfico e Projectos Editoriais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2015 - 2016 | Imagens Tramadas
Orientador de Bernardo Sousa Santos
|
Mestrado de Práticas Artísticas Contemporâneas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07/15 - 2024/03/03 | Curadoria da exposição «No tempo dos dias lentos» [Exposição colectiva] com a participação de Rita Barros, Paulo Catrica,
Virgilio Ferreira e Tiago Schwäbl. (2023/07/15 - 2024/03/03)
Exposição (Coorganizador)
|
Fundação Eugénio de Almeida, Portugal |
2016/01 - 2024/01 | Curadoria das exposições As fotografias e o resto #01 - #08 (2016/01 - 2024/01)
Exposição (Outra)
|
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
2023/06/02 - 2023/09/02 | Curadoria da exposição «Quem te ensinou? — Ninguém, Porto 1977» [Exposição individual] participação de Elvira Leite. (2023/06/02 - 2023/09/02)
Exposição (Coorganizador)
|
Fundação Cecilia Zino, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2023/05/19 - 2023/06/30 | Curadoria da exposição «Eternal Youth, Álbuns comuns 2005-2022» [Exposição colectiva] (2023/05/19 - 2023/06/30)
Exposição (Coorganizador)
|
Bienal de Fotografia do Porto, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2022/10/01 - 2023/05/19 | «Preto, Branco, Verde Residências bioimages» [Residência e exposição colectiva], Curadoria de Susana Lourenço Marques, Tiago
Assis, Inês Azevedo e Joana Mateus (2022/10/01 - 2023/05/18)
Exposição (Coorganizador)
|
Bienal de Fotografia do Porto, Portugal |
2022/03/05 - 2022/05/03 | Curadoria de exposição LOSS OF AURA [Exposição colectiva], com participação de André Alves, André Cepeda, Carlos Correia,
Catarina Braga, Maria Trabulo e Pilar Mackenna. (2022/03/05 - 2022/05/03)
Exposição (Coorganizador)
|
Galeria Pedro Oliveira, Portugal |
2021/05/14 - 2021/10/01 | Curadoria de Opacity of Water [exposição colectiva], com a participação de Alice dos Reis, Cláudia Varejão, Elspeth Diederix,
Francisca Rocha Gonçalves e Mandy Barker. (2021/05/14 - 2021/10/01)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Bienal de Fotografia do Porto, Portugal |
2021/04/15 - 2021/06/05 | Curadoria da exposição We Want Electricity [Exposição coletiva]. com a participação de Carlos Lobo, João Paulo Feliciano,
Lee Ranaldo, Luís Palma, Patrícia Almeida, Pedro Magalhães (2021/04 - 2021/06)
Exposição (Coorganizador)
|
Galeria Pedro Oliveira, Portugal Câmara Municipal do Porto, Portugal |
2019/05/31 - 2019/07/20 | Curadoria da exposição Imagem Técnica/ os inventários de Emilio Biel (2019/05/31 - 2019/07/20)
Exposição (Coorganizador)
|
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
2019/05/16 - 2019/07/01 | Curadoria da exposição e residência artística Tropismo Fotográfico # 01 (2019/05/16 - 2019/07/01)
Exposição (Coorganizador)
|
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal Bienal de Fotografia do Porto, Portugal |
2019/03/13 - 2019/05/09 | Curadoria da exposição Pedagogy of the streets: Porto 1977, Elvira Leite
(2019/03 - 2019/05)
Exposição (Coorganizador)
|
Baruch College, Estados Unidos Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
2018/11 - 2018/12 | 2 e 1/2 na curva do vento, Manuela Campos — exposição galeria portátil PLF (2018/11 - 2018/12)
Exposição (Coorganizador)
|
Pierrot le Fou, Portugal Câmara Municipal do Porto, Portugal |
2018/09 - 2018/10 | Curadoria da exposição Ouro, cristal, incenso de Dinis Santos na Galeria Portátil PLF (2018/09 - 2018/10)
Exposição (Coorganizador)
|
Pierrot le Fou, Portugal Câmara Municipal do Porto, Portugal |
2018/05 - 2018/06 | Curadoria da exposição Campinas de Carlos Lobo na Galeria Portátil PLF
(2018/05 - 2018/06)
Exposição (Coorganizador)
|
Pierrot le Fou, Portugal Câmara Municipal do Porto, Portugal |
2018/03 - 2018/04 | Curadoria da exposição Papel de Areia de Katalin Deer na Galeria Portátil PLF
(2018/03 - 2018/04)
Exposição (Coorganizador)
|
Pierrot le Fou, Portugal Câmara Municipal do Porto, Portugal |
2017 - 2017 | Encontro internacional Modos de Editar, Património, Tecnologias e Fronteiras
Encontro (Coorganizador)
|
I2ADS. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
2016 - 2016 | IN PURE PRINT, Encontro Internacional de Gravura, IN Pure Print | International Meeting: IN PURE PRINT
Encontro (Coorganizador)
|
I2ADS. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
2016 - 2016 | Curadoria da exposição Quem te ensinou? Ninguém de Elvira Leite (2016 - 2016)
Exposição (Coorganizador)
|
Faculdade de Belas Artes da UP, Portugal |
2016 - 2016 | Fotografia e Território: Eixo Alegria - S. Victor (2016 - 2016)
Exposição (Coorganizador)
|
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto + Ècole supérieure d'art d'Aix-en-Provence + Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Portugal |
2015 - 2015 | Hacer de las tripas tripis: uma selecção de livros de fotografia portuguesa entre 2000 e 2015
Exposição (Outra)
|
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
2013 - 2013 | Curadoria da exposição Plano Geral - Grande Plano (2013 - 2013)
Exposição (Outra)
|
2012 - Guimarães Capital Europeia da Cultura, Portugal |
2010 - 2010 | On the Surface: Public Space and Architectural Images in Debate
Exposição (Outra)
|
|
2008/04 - 2008/05 | Seminário Ag — Reflexões Periódicas sobre Fotografia (2008/04 - 2008/05)
Seminário (Coorganizador)
|
Direção-Geral das Artes, Portugal |
2006 - 2006 | Curadoria da exposição Aqui Perto (2006 - 2006)
Exposição (Coorganizador)
|
Faculdade de Belas Artes da UP, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/04/28 - Atual | Livros e Fotografia em Portugal, uma selecção (com Ana Pinho, Tiago Casanova, Pablo Berastégui)
Encontro
|
EDO: Photobook à La Portugaise Encontros do Olhar 2021-2022, Fragilidade e Transitoriedade.
Instituto Português de Fotografia, Portugal
|
2018/11/25 - Atual | Conferência intitulada Arquivo e falha, da evidência ao fazer negro das imagens, apresentada no âmbito do Ciclo de Conferências
Reframing the Archive, organizado por Plataforma Archivo.
Conferência
|
Reframing the archive. Looking at and through photographs of history and memory. |
2023/01/14 - 2023/01/14 | Conferência Baby you can drive my car – sobre as fotografias de Andy Warhol, no âmbito da exposição Warhol Pessoas e Coisas.
Conferência
|
Warhol Pessoas e Coisas
Casa São Roque Centro de Arte, Portugal
|
2022/12/15 - 2022/12/15 | Lágrimas de Crocodilo - fotografia e crítica em Portugal 1980-2000
Encontro
|
Lançamento de livro
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Portugal
|
2021/09/15 - 2021/09/15 | Conferência «Da revolução de Abril ao processo de descolonização Livros de propaganda, resistência e liberdade (1974-1984)»
no âmbito do Encontro Re.ver organizado pela Associação Ao Norte (Viana do Castelo)
Conferência
|
Fotografia e Suporte |
2021/09/02 - 2021/09/03 | Seminário Paradoxo: fotografia-história Digressões do ether: ligações e hiperligações na história das imagens em Portugal
Seminário
|
Summer School - Historiografia e Historia da fotografia(s) em Portugal estado da arte e releitura critica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa,, Portugal
|
2019/11/28 - 2019/11/28 | Conferência Fotografia e Karaoke: Estratégias de apropriação nos livros de fotografia, no âmbito da exposição Força da Forma.
Conferência
|
Conferências Força da Forma - Bienal de Design do Porto
Biblioteca Municipal do Porto, Portugal
|
2019/03/01 - 2019/03/01 | Conferência intitulada Ether/ um laboratório de fotografia e história (com Horácio Fernandez e Filipa Valladares)
Conferência
|
Feira Arts Libris - Speakers Corner
IFEMA - Feria de Madrid, Espanha
|
2018/11/21 - 2018/11/21 | Master Class Ether/vale tudo menos tirar olhos (1982-1994)
Oficina (workshop)
|
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018/11/20 - 2018/11/20 | Ether/um laboratório de fotografia e história
Encontro
|
Lançamento do livro
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Portugal
|
2017 - 2017 | Modos de Editar, Património, Tecnologias e Fronteiras, com Graciela Machado
Seminário
|
Modos de Editar, Património, Tecnologias e Fronteiras
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Entre pictorialistas e modernos, a Leica em Portugal nas décadas de 1930 a 1950
Conferência
|
Eyes Wide Open - 100 anos de Fotografia Leica
Câmara Municipal do Porto, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/16 | Convite ao Escuro (Ou Investigações Poético-Utópicas do Aparelho)
Arguente
|
Vitor de Souza Pereira Martins (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2023/10 | Bioimagens na Educação Artística: Produção de Imagens e seus Dispositivos de Captura através de Processos Ecológicos
Arguente
|
Tiago Torres Pinho (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023/09 | O Espetador na Revolução. Contributos para a História de uma Participação por vir
Arguente principal
|
Ivo André Barreiros Braz (Doutoramento)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa,, Portugal
|
2023 | Covid-19: A fotografia como visibilidade e dizibilidade da temática nósos
Arguente
|
Suellen Almeida Mattos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 | Passados sem rosto, rostos sem nome. Os expostos da Roda do Porto: Arquivo e fotografia
Arguente
|
Felícia Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2021/07 | Sentidos do fotográfico, Campo, mediação, receção
Arguente principal
|
António Sérgio Mah Alves da Silva (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 | Nos Txon, as fotografias, a memória e as possibilidades de uma narrativa no discurso pós-colonial
Arguente
|
Marta Pinto Machado (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2020/01/13 | Transformaciones en la edición de fotolibros en españa (2008- 2018)
Arguente
|
Célia Vega Perez (Doutoramento)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
|
2020 | À Margem do Caminho
Arguente
|
Ana Rita Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2018/07/17 | Narrativa para bens culturais: tecnologias e aplicabilidades da fotografia digital expandida em museus virtuais
Arguente principal
|
Ricardo Brisólla Ravanello (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
2018/04/20 | A fotografia como herança afectiva: Memórias autobiográficas (d)e experimentos de criação artística em duas margens
Arguente
|
Paulo Emílio Macedo Pinto (Doutoramento)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | A indumentária, proposta fotográfica para uma reflexão sustentada na imagem
Arguente principal
|
Miguel Duarte Antunes da Silva Jorge (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 | O Projeto e as Tecnologias - O Desenho e os Meios Digitais como Processo e Pensamento no Design
Arguente
|
Ana Catarina Moreira da Fonseca (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e Ciências Educação Universidade do Porto, Portugal
|
2017 | Marcas do Processo, O ensino no design entre a prática e a teoria
Arguente
|
Filipa Daniela Pinto Cardoso Dias de Sousa (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e Ciências Educação Universidade do Porto, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018/11/15 - 2018/11/16 | Times and Movements of the Image Internacional Conference | Caldas da Rainha, Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Aurélia de Souza: mulheres artistas em 1900 [Arbitragem cientifica para livro]. Coordenação científica de Raquel Henriques da Silva, Bruno Marques e Joana d’Oliva Monteiro | Instituto de História da Arte (FCSH, Universidade NOVA de Lisboa), |
2022/01/01 - 2022/12/01 | Journal Sophia, Issue #7 | Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) - Research group Architecture, Art, and Image (AAI) at the Faculty of Architecture, University of Porto, Portugal (FAUP) |
2022/01/01 - 2022/12/01 | Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade | Centro de Estudos Humanísticos - Instituto de Letras e Ciências Humanas Universidade do Minho |
2021/05/01 - 2021/12/30 | Revista de Comunicação e Linguagem do ICNOVA (Instituto de Comunicação da NOVA), subordinada ao tema «Photography, Cinema, and the Ghostly» | NOVA FCSH, ICNOVA |
2021/01/01 - 2021/06/01 | Journal Sophia | Scopio Editions |
2021/03/01 - 2021/05/06 | Documentación de las Ciencias de la Información | Ediciones Complutense — Facultad de Ciencias de la Información da Universidade Complutense de Madrid. |
2019/01/01 - 2019/03/06 | The Exhibition: Histories, Practices and Politics | Instituto de História da Arte |
2017/12/20 - 2017/12/20 | Scopio Addendum — Aboveground architecture | Scopiocity associação cultural |
2017/06/01 - 2017/12/01 | Revista Comunicação Pública - Fotografia e Propaganda | Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa |
2017/09/01 - 2017/11/01 | Revista Comunicação e Sociedade - Fotografia e Género | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2024/01/02 - 2024/02/28 | Membro da comissão de avaliação das propostas para "Concessione di finanziamenti destinati alla internazionalizzazione degli
istituti di istruzione superiore artistica e musicale (AFAM)” promovido pelo Ministero dell’Università e della Ricerca - Governo
Italiano, no âmbito do Piano Nazionale di Ripresa e Resilienza (PNRR).
Avaliador
|
Governo Italiano Ministero dell'Istruzione dell'Universita e della Ricerca, Itália | Governo Italiano Ministero dell'Istruzione dell'Universita e della Ricerca |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/10/01 - 2026/04/04 | Fotografar Obras de Arte: Contexto Expositivo, Comunicação e Disseminação no âmbito do Programa Impulso Adultos do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência (coordenação José Carneiro e Susana Lourenço Marques) | Fotografar Obras de Arte: Contexto Expositivo, Comunicação e Disseminação (Curso de Especialização Tecnológica) | Universidade do Porto, Portugal |
2017 - 2017 | Illustrated Books, from start to finish, an intensive course based on photography, printmaking, and bookbinding | Extensão e divulgação científica (Especialização pós-licenciatura) | Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
2016 - 2016 | Colecção Nacional de Fotografia - uma história de mulheres | Especialização (Curso médio) | Ci.clo — Plataforma de Fotografia, estrutura independente de formação pesquisa e criação, Portugal |
2010 - 2010 | Fotografia e Arquitectura - A Periferia do Centro: Álvares Cabral / Campanhã | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | FBAUP + FAUP + OARSN / Norte 41º., Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017/07 - 2019 | PSI - Laboratório de Preservação Digital de Som e Imagem - MIL — U.Porto Media Innovation Labs | Membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/06 - Atual | Membro da Comissão Cientifica Mestrado Design da Imagem
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2016/01/01 - 2023/03/01 | Membro da comissão científica do Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes
Membro
|
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal |
2021/07/05 - 2022/12/31 | Membro do Grupo de Projecto Património Fotográfico Nacional, nomeado pelo Gabinete da Ministra da Cultura do XXII Governo
Constitucional, através do Despacho n.º 6539/2021, assinado a 28 de Junho de 2021 e publicado em Diário da República (2.ª
série, n.º 128) a 5 de Julho de 2021.
Membro
|
Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal |
2017 - 2017 | Membro da comissão científica do 16º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#16.ART) Artis intelligentia: IMAGINAR O
REAL
Membro
|
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013 - Atual | Membro do Júri Prémio Casa das Ciências (secção de Fotografia) | Casa das Ciências, Portugal Universidade do Porto, Portugal |
2022/09/22 - 2022/09/26 | Membro do júri do concurso Emergentes 2022 - Prémio Internacional de Fotografia | Encontros da Imagem de Braga, Portugal |
2019/07/09 - 2019/07/09 | Membro do júri Prémio Novo Banco Revelação 2019 | Fundação Serralves, Portugal |
2019/02/01 - 2019/03/31 | Membro júri do programa Criatório 2019 | Câmara Municipal do Porto, Portugal |
2009/03 - 2011/03 | Membro do Juri do Programa INOV-ART (Design) — 1, 2 e 3.ª edição | Direcção Geral das Artes/ Ministério da Cultura, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2018 | Apoio internacionalização
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2017 | Criatório
Câmara Municipal do Porto, Portugal
|
2017 | Apoios Pontuais 2017 - bolsa de edição
Direção-Geral das Artes, Portugal
|
2008 | Apoio às Artes | Projectos Pontuais 2008
Direcção Geral das Artes/ Ministério da Cultura, Portugal
|
2007 | Bolseiro Mestrado
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
1999 | Prémio de Mérito Fundação Eng. António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|