???global.info.a_carregar???
Letícia Gabriela Martins. Licenciada em Matemática desde 2016, Mestre em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário desde 2018, e Doutora em Ciências da Educação, especialidade em Educação Matemática, desde 2024, pela Universidade do Minho. No âmbito do mestrado, iniciou o seu percurso enquanto investigadora, desenvolvendo um estudo sobre resolução de problemas matemáticos e comunicação escrita com alunos de uma turma do ensino secundário. Foi bolseira de investigação no âmbito do projeto SmartEGOV, entre dezembro de 2018 e setembro de 2019. Para esta investigação, foi criada uma plataforma digital de interação com as escolas para o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas matemáticos, com o objetivo de ser testada com a colaboração de professores de matemática de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste. No Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação Matemática, financiado pela FCT, as suas investigações continuaram a focar-se na resolução de problemas matemáticos e na comunicação escrita.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Letícia Gabriela Baptista Martins

Nomes de citação

  • Martins, Letícia Gabriela

Identificadores de autor

Ciência ID
CA15-4904-0D78
ORCID iD
0000-0002-1529-2830

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2019/09 - 2024/01
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação Matemática
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos do ensino secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom, por unanimidade
2016/10 - 2018
Concluído
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade do Minho, Portugal
"A resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 11º ano de Ciências e Tecnologias" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2013/09 - 2016/07/11
Concluído
Licenciatura em Matemática (Licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/06/03 - 2024/12/02 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/10/01 - 2023/11 A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos de uma turma do ensino secundário
SFRH/BD/147510/2019
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/12/01 - 2019/06/30 SmartEGOV; NORTE-01-0145-FEDER-000037
UMINHO/BI/442/2018
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, Maria Helena. Autor correspondente: Martins, Letícia Gabriela. "Dificuldade na resolução de problemas e na comunicação escrita em matemática: Um estudo com alunos do 11.º ano". Trabalho apresentado em EIEM 2023, Aveiro, 2023.
    Publicado
  2. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, Maria Helena. Autor correspondente: Martins, Letícia Gabriela. "Como os alunos comunicam por escrito a resolução de um problema matemático? Um estudo com alunos do 11.º ano". Trabalho apresentado em SIEM 2023, Barcelos, 2023.
    Publicado
  3. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, Maria Helena. "STRATEGIES USED BY 11TH GRADE PORTUGUESE STUDENTS IN SOLVING MATHEMATICAL PROBLEMS". Trabalho apresentado em 14th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2021.
    Publicado • 10.21125/iceri.2021.1301
  4. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, M. H.. "Comunicação escrita na resolução de um problema matemático: Um estudo com alunos do 11.º ano". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM), 2021.
    Aceite para publicação
  5. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, M. H.. "Resolução de problemas vs "sucesso" escolar em Matemática". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Publicado
  6. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, M. H.. "A problem-solving experience: The teacher’s perspective". Trabalho apresentado em Commission Internationale pour l’Etude et l’Amélioration de l’Enseignement des Mathématiques, Braga, 2019.
    Publicado
  7. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, M. H.. "Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM), Coimbra, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Martins, Letícia Gabriela. "Written resolution of a mathematical problem by 11th grade students". PNA (2025):
    Submetido
  2. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, Maria Helena. Autor correspondente: Martins, Letícia Gabriela. "How do students communicate in writing and which difficulties do they have in solving a mathematical problem?". Quadrante 33 1 (2024): 47-71.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, Maria Helena. Autor correspondente: Martins, Letícia Gabriela. "Tipologia de tarefas nos manuais escolares de Matemática: um estudo com manuais portugueses de 10.º e 11.º ano". Educación Matemática (2024):
    Aceite para publicação
  4. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, Maria Helena. Autor correspondente: Martins, Letícia Gabriela. "Resolução de problemas: Como analisar a comunicação escrita dos alunos". Educação e Matemática 170 (2024): 57-61.
    Publicado
  5. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, Maria Helena. Autor correspondente: Martins, Letícia Gabriela. "Two Problem-Solving Experiences: Presential vs Virtual". Journal of Higher Education Theory and Practice 21 13 (2021): http://dx.doi.org/10.33423/jhetp.v21i13.4785.
    10.33423/jhetp.v21i13.4785
  6. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, Maria Helena. "Strategies, Difficulties, and Written Communication in Solving a Mathematical Problem". Bolema: Boletim de Educação Matemática 35 70 (2021): 903-936. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a16.
    Publicado • 10.1590/1980-4415v35n70a16
Capítulo de livro
  1. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, M. H.. "Intuição na resolução de problemas: Um desafio a alunos do 12º ano". In Educação e a apropriação e reconstrução do conhecimento científico 2. Brasil: Atena Editora, 2020.
    Publicado • 10.22533/at.ed.089200212
Poster em conferência
  1. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, Maria Helena. Autor correspondente: Martins, Letícia Gabriela. "Written resolutions of a mathematical problem by 11th grade students". Trabalho apresentado em PME 45, 2022.
  2. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, M. H.. "Tipologia de tarefas nos manuais portugueses de Matemática A para 11.º ano". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2021.
  3. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, M. H.. "Estratégias utilizadas por alunos de 11.º ano na resolução de problemas matemáticos". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2021, 2021.
Resumo em conferência
  1. Martins, Letícia Gabriela; Martinho, M. H.. "Representações na escrita matemática: análise de resoluções de alunos do 11.º ano". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos do ensino secundário". Doutoramento, Universidade do Minho Instituto de Educação, 2024.
  2. Martins, Letícia Gabriela Baptista. "A resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 11º ano de Ciências e Tecnologias". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/57912.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11 Dificuldade na resolução de problemas e na comunicação escrita em matemática: Um estudo com alunos do 11.º ano EIEM 2023
SPIEM (Aveiro, Portugal)
2023/07 Como os alunos comunicam por escrito a resolução de um problema matemático? Um estudo com alunos do 11.º ano SIEM 2023
APM (Barcelos, Portugal)
2023/07 Written resolutions of a mathematical problem by 11th grade students PME 45
(Alicante, Espanha)
2023/07 Matemáticas na Raia: Desafiar a turma a resolver problemas (Sessão Prática) ProfMat
APM (Barcelos, Portugal)
2023/01 Como organizar a leitura para a escrita da tese? Seminário Diálogos em Rede
CIEd (Portugal)
2022/07 Comunicação escrita matemática: Análise de resoluções de alunos a problemas matemáticos (Sessão prática) ProfMat
APM (Setúbal, Portugal)
2021/11/21 Comunicação escrita na resolução de um problema matemático: Um estudo com alunos do 11.º ano Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM)
SPIEM (Portugal)
2021/07/03 Tipologia de Tarefas nos Manuais Portugueses de Matemática A para 11.º ano Seminário de Investigação em Educação Matemática
APM (Portugal)
2021/07/03 ProbleMath.Com – Um projeto online de resolução de problemas em grupo ProfMat 2021
APM (Portugal)
2021/04/16 Representações na escrita matemática: análise de resoluções de alunos do 11.º ano Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Portugal)
2019/11/26 Intuição na Resolução de Problemas: um desafio a alunos do 12º ano II CIEMeLP
(Maputo, Moçambique)
2019/09/04 Resolução de Problemas VS "Sucesso" Escolar em Matemática XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
(A Coruña, Espanha)
2019/07/12 A resolução de problemas e a noção de “bom aluno” ProfMat 2019
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
2019/07/12 Antecipar estratégias e dificuldades na resolução de problemas matemáticos (Sessão Prática) ProfMat 2019
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
2019/07 A problem-solving experience: The teacher's perspective CIEAEM71
CIEAEM (Braga, Portugal)
2019/03/09 Estratégias e dificuldades na resolução de problemas matemáticos (Sessão Prática) MinhoMat
Associação de Professores de Matemática (Barcelos, Portugal)
2018/11/18 Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Coimbra, Portugal)
2018/04/04 Dificuldades dos alunos de uma turma de 11.º ano na resolução de problemas ProfMat
Associação de Professores de Matemática (Almada, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - Atual Matemáticas na Raia - concurso anual de resolução de problemas realizado com a colaboração entre a APM e a AGAPEMA, associações de professores de matemática de Portugal e da Galiza, respetivamente. (2015)
Concurso (Membro da Comissão Organizadora)
2023 - 2023 Membro da comissão organizadora do Seminário de Investigação em Educação Matemática "SIEM 2023" (2023/07 - 2023/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2023 - 2023 Membro da cmomissão organizadora do encontro de professores "ProfMat 2023" (2023/07 - 2023/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2018/11 - 2019/07 Congresso internacional CIEAEM 71 (2019/07/21 - 2019/07/26)
Congresso
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Encontro regional de professores de matemática "MinhoMat2019", realizado em Barcelos, e organizado pelos Núcleos Regionais de Braga e Viana do Castelo, da Associação de Professores de Matemática (2019/02/23 - 2019/03/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2018/11/09 - 2018/11/10 Colaboração no encontro de professores "A Matemática nos primeiros anos" (2018/11/09 - 2018/11/10)
Encontro (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Encontro de professores intitulado "Uma manhã com o núcleo...", no qual se assistiu a duas conferências: "Avaliação das/para as aprendizagens: notas em torno de uma "avaliação flexível"", por André Machado, e "Desenvolvendo argumentação matemática com recurso a fontes históricas", por Paulo Gil. (2018/09/29 - 2018/09/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/07/27 - 2021/07/28 Escola de Verão 2021, organizada pelas sociedades SEIEM e SPIEM, na qual estiveram reunidos jovens investigadores portugueses e espanhóis num ambiente de aprendizagem e partilha, tendo como grande objetivo uma submissão futura de comunicações para a conferência PME.
Oficina (workshop)
Escola de Verão 2021
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal

Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Espanha
2021/07/11 - 2021/07/18 Presença online no encontro "14th International Congress on Mathematical Education", que se realizou na China
Congresso
The 14th International Congress on Mathematical Education
2020/12/07 - 2020/12/12 MERGA Summer Days
Congresso
MERGA Summer Days
2018/10/20 - 2018/10/20 Formação para professores de matemática: Flexibilidade Curricular em Matemática, no Porto
Encontro
Flexibilidade Curricular em Matemática
2018/07/09 - 2018/07/11 V Encontro Internacional da Casa das Ciências, em Guimarães
Encontro
V Encontro Internacional da Casa das Ciências
2018/04/04 - 2018/04/06 Encontro nacional de professores de matemática: ProfMat2018, em Almada
Encontro
ProfMat 2018
2018/01/06 - 2018/01/06 Formação para professores de matemática: Dias Tecnologia Viva, em Braga
Oficina (workshop)
Dias Tecnologia Viva
2017/04/10 - 2017/04/12 Encontro nacional de professores de matemática: ProfMat2017, em Viseu
Encontro
ProfMat 2017
2017/01/14 - 2017/01/14 Formação para professores de matemática: Dias Casio+ Tecnologia Viva, no Porto
Oficina (workshop)
Dias Casio+ Tecnologia Viva

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2023 Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM) Aveiro
2021/07/03 - 2021/07/03 Seminário de Investigação em Educação Matemática Santarém

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/08/26 - 2024/03 Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) CIEd

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual Associação de Professores de Matemática Vogal da direção
2018/09/29 - 2019/09/28 Núcleo Regional de Braga da Associação de Professores de Matemática Tesoureira

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/03/01 - 2023/04/26 Formadora auxiliar em formação de 20h, pelo Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática (CFAPM), creditada para professores do grupo 500, em colaboração com a formadora Maria Helena Martinho, intitulada “Resolução de problemas em Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico: como implementar e como avaliar”