???global.info.a_carregar???
Professora Assistente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante de estudos portugueses e ingleses pela Universidade Nova de Lisboa, pós-graduada em Ciências da Educação e doutoranda em Educação na ULHT. Professora de Inglês para Fins Específicos. Coordenadora do Gabinete de Tradução e Línguas do Grupo Lusófona. Coordenadora do Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento. Investigadora do CeiED - Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Desenvolvimento.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cunha

Nomes de citação

  • Cunha, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
CB1A-3351-3D56
ORCID iD
0000-0003-2522-402X

Telefones

Telefone
  • 217515500 (Profissional)

Moradas

  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Av. do Campo Grande, 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017 - 2021
Em curso
Education, Higher Education Institution (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020 - 2020
Concluído
Multimodal Pedagogies in L2 Classroom: Moving from Language to a Communication Paradigm (Webinar) (Outros)
The University of Arizona, Estados Unidos
2020 - 2020
Concluído
Language, education and multilingualism (Webinar) (Outros)
NESET- Network of Experts working on the Social dimension of Education and Training, Lituânia
2020 - 2020
Concluído
Online teacher education: good practices and challenges (Webinar) (Outros)
Association for Teacher Education in Europe, Bélgica
2019 - 2019
Concluído
Teaching Mobility Mission (Outros)
UC Leuven-Limburg, Bélgica
2018 - 2018
Concluído
H2020 Proposal development (Outros)
Europa media trainings, Hungria
2017 - 2017
Concluído
H2020 Master of Finance and Administration (Outros)
Europa media trainings, Hungria
2011 - 2011
Concluído
Workshop- Winning FP7 Bids (Outros)
Singleimage Limited, Reino Unido
2011 - 2011
Concluído
FP7 Financial & project Management Course (Outros)
Europa media trainings, Hungria
2010 - 2010
Concluído
Co-funded Project preparation, planning and monitoring (Outros)
Museu da Presidência da República, Portugal
2009 - 2009
Concluído
GPPQ- Promotion Office for FP7 (Outros)
EU Framework Programme for Research and Innovation Marie Sklodowska-Curie Actions, Bélgica
2005 - 2005
Concluído
Certified Trainer (Pedagogies) (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2002 - 2004
Concluído
Ciências da Educação (Pós-Graduação)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Quem são os estudantes universitários? Estudo de uma Instituição de Ensino Superior Universitário Particular e Cooperativo." (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1997 - 2001
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas - variante de estudos portugueses e ingleses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/10 - Atual Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/03 - 2006/09 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Escola Pré-Universitária Autónoma, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/11 - 2024/11 See Me, Hear Me
2022-1-PT02-KA220-YOU-000087351
European Commission
2021/06 - 2023/06 Blended Learning in English Language Teaching
2020-1-IT02-KA226-SCH- 095643
European Commission
2021/06 - 2023/05 Language Development Through Digital Tools
2020-1-SE01-KA226-SCH- 092570
European Commission
2020/10 - 2023/04 Training the Educators to Facilitate the Teaching and Assessment of Abstract Syllabus by the Use of Serious Games (TEGA)
2020-1-UK01-KA203- 079248
European Commission
2020/09 - 2023/01 INTRO - Introduction to digital learning
2020-1-FR01-KA202- 079814
European Commission
2020/12 - 2022/11 International students’ Action for Adapting Cross-Cultural activities
2020-1-PL01-KA203-082267
European Commission
2020/10 - 2022/10 Alliance for multilingual and multicultural competences for teachers
2020 - 1 -UK01 -KA201 - 079026
European Commission
2020/10 - 2022/09 Professional English Skills For Employability Across EU
2020-1-UK01-KA202-079035
European Commission
2020/09 - 2022/08 STORYLINE: STORYtelling for (Language) Learning in an Interactive and Non-formal Environment
2020-2-RO01-KA205-080819
European Commission
2020/09 - 2022/02 Developing and Sharing Adults' Language Teachers´ (e)Skills
2020-1-EE01-KA104-077624
European Commission
2019/12 - 2021/09 Montessori Method in Teaching 2nd Language to Adults
2019-1-TR01-KA204-074258
European Commission
2018/09 - 2021/09 VirTeach - A Virtual Solution for a comprehensive and coordinated training for Foreign Language Teachers in Europe European Commission
2018/11 - 2020/05 IC-ENGLISH - innovative platform for adult language education European Commission
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ana Cunha; Anabela Mateus; Amanda Bruscato; Inês Renda. "Professional English Language Skills for Employability in Portugal". SAGA: Journal of English Language Teaching and Applied Linguistics 4 1 (2023): 1-14. http://dx.doi.org/10.21460/saga.2023.41.144.
    10.21460/saga.2023.41.144
  2. Pereira, Ednalva Mendonça Tavares de Mendonça Telinhos; Vieira, Werner Bessa; Bastos, Isis Maria Monteles; Amorim, Ângela Valéria de; Campos, Patricia Carly de Farias; Cunha, Ana; Santiago, Ceci Figueiredo de Moura. "Aprendizagem situada e comunidades de prática". Educação em Revista 22 2 (2021): 105-120. http://dx.doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p105.
    Acesso aberto • 10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p105
  3. Saienko, Nataliia; Olizko, Yuliia; Cunha, Ana. "Perceptions of Fostering Creative Thinking Skills in ESP Classrooms in Ukraine and Portugal". International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP) 11 4 (2021): 23. http://dx.doi.org/10.3991/ijep.v11i4.20129.
    10.3991/ijep.v11i4.20129
  4. Cunha, Ana. "An integrative debate on learning styles and the learning process". Social Sciences & Humanities Open (2020): http://dx.doi.org/10.1016/j.ssaho.2020.100017.
    10.1016/j.ssaho.2020.100017
  5. Cunha, Ana. "A contribution to ESP Teachers` Training". ANNALS OF THE FACULTY OF FOREIGN LANGUAGES AND LITERATURE (2019): https://portal.issn.org/resource/ISSN/2065-0868.
Capítulo de livro
  1. Cunha, Ana. "Learning styles and the learning process. A contribution to adults' English teachers". In Initial English Language Teacher Education. 2020.
  2. Cunha, Ana. "Andragogy". In IC-ENGLISH Innovative method for adult language education. 2020.
Livro
  1. María Amor Barros del Río; Ana Cunha; Alina Doroch; Beatriz Mediavilla-Martínez; Ramona Milhâilâ. Foreign Language Teacher Education in Europe: Advancing Towards Convergence. 2023.
    10.36443/9788418465451
  2. Cunha, Ana. Guide for the application of the Montessori method to teaching 2nd language in adult education. Zenodo. 2021.
    10.5281/ZENODO.4668140
Recurso online
  1. Cunha, Ana. English for Specific Purposes in a University context. 2019. http://www.recles.pt/.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2010 - 2010 IV Encontro de Investigação científica da ULHT
Encontro (Coorganizador)
2009 - 2009 III Encontro de Investigação científica da ULHT
Encontro (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/12 - Atual Panel- Bridging the gap between the classroom and the workplace: towards an innovative approach for teaching ESP at Lusófona University
Conferência
III International Conference Aprolínguas 2021
Universidade do Algarve, Portugal
2021/06/25 - Atual Panel- How to use the VIRTEACH Online Course: A practical workshop
Conferência
VIR-TEACH: I European Conference On Foreign Language Teacher
2021/06/25 - Atual Panel- The VIRTEACH Online Course: A Forum Discussion
Conferência
VIR-TEACH: I European Conference On Foreign Language Teacher
2021/05/10 - Atual Round Table "The Importance of Pedagogical Training for Higher Education Teachers"
Conferência
Lisbon University
2019 - Atual Conference- English for Specific Purposes in a UniversityContext
Conferência
ReCLes
2019 - Atual CeiED's Researchers Meeting
Conferência
CeiED's Researchers Meeting
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2010 - 2010 I Encontro de Investigadores do Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação
Encontro
I Encontro de Investigadores do Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação
ULHT/CeiEF, Portugal
2009 - 2009 Acções Marie Curie, do Programa Pessoas, do 7º Programa quadro de IDT da UE
Outro
Acções Marie Curie
GPPQ - Grupo de Promoção do 7ª Programa-Quadro da EU, Portugal
2009 - 2009 Auscultação sobre o Programa de Trabalhos 2010 e sobre Roadmap 2011-2013
Outro
Auscultação sobre o Programa de Trabalhos 2010 e sobre Roadmap 2011-2013
GPPQ-Grupo de Promoção do 7ª Programa-Quadro da UE, Portugal
2009 - 2009 A Ciência
Conferência
Conferência Parlamentar: A Ciência
Assembleia da República: Comissão de Educação e Ciência, Portugal
2009 - 2009 O Papel do Ensino Superior no desenvolvimento de Portugal
Conferência
Conferência Parlamentar: O Papel do Ensino Superior no desenvolvimento de Portugal
Assembleia da República: Comissão de Educação e Ciência, Portugal
2009 - 2009 Advanced Grants do Programa Ideias
Encontro
Advanced Grants do Programa Ideias
MCTES e GPPQ - Gabinete de Promoção do 7º Programa quadro de IDT da UE, Portugal
2009 - 2009 Oportunidades de Financiamento do 7º Programa-quadro de IDT da UE
Conferência
Oportunidades de Financiamento do 7º Programa-quadro de IDT da UE
MCTES e GPPQ - Gabinete de Promoção do 7º Programa-quadro de IDT da UE, Portugal
2009 - 2009 Diversidade cultural num mundo globalizado. Análise como ferramenta de pesquisa e intervenção social
Conferência
Diversidade cultural num mundo globalizado. Análise como ferramenta de pesquisa e intervenção social
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias / Fundação Cuidar o Futuro / Instituto Paulo Freire de Portugal, Portugal
2008 - 2008 Como preparar propostas competitivas
Conferência
Sessão de Formação: Como preparar propostas competitivas
MCTES e GPPQ - Gabinete de Promoção do 7º Programa quadro, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/12 - 2019/12 Teaching Mobility Mission UC Leuven Limburg Bibliotheken, Bélgica
2010 - 2010 Atendimento - Inglês Técnico Aperfeiçoamento (Curso médio) ULHT e INAE, Portugal
2010 - 2010 Inglês técnico para profissionais do Turismo Aperfeiçoamento (Curso médio) ULHT e INAE, Portugal
2009 - 2009 Inglês Técnico – documentação administrativa Aperfeiçoamento (Curso médio) ULHT e INAE, Portugal