Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sara Sofia Jesus Ferreira
Nomes de citação
- Ferreira, S.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- CD1B-5B42-1364
Endereços de correio eletrónico
- sara.sj.ferreira@ubi.pt (Profissional)
- sarasjf@gmail.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/02/10
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"“O ensino da escrita de textos através do Self-Regulated Strategy Development (SRSD)- Um estudo quase experimental com alunos
do 8.º ano de escolaridade”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção e Louvor |
2011/07/31
Concluído
|
Ciências da Educação - Psicopedagogia e Formação de Professores (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A leitura e a escrita em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico: avaliação e intervenção" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2009/07/31
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/06/29 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2014/09/15 - 2016/02/07 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - 2024/05/04 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal (...) |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/06/06 - Atual | Técnica Superior | Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal | ||
2019/02/07 - 2023/08/31 | Técnica Superior de Educação | CASPAE 10, Portugal |
Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, Portugal | ||
2018/09/17 - 2019/02/06 | Professora de Atividades de Enriquecimento Curricular | Associação Integrar, Portugal |
Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, Portugal | ||
2013/03/01 - 2018/05/13 | Bolseira de Investigação Científica | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal (...) |
||
2013/10/01 - 2014/06/30 | Formadora | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal | ||
2011/10/06 - 2012/06/05 | Bolseira de Investigação Científica | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010/09/28 - 2011/06/27 | Estagiária | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013/03/01 - 2018/05/13 | O ensino da escrita de textos através do Self- Regulated Strategy Development (SRSD): Um estudo quase experimental com alunos
do 8.º ano de escolaridade
SFRH/BD/84392/2012
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
UID/HIS/00460/2019
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/10/06 - 2012/06/05 | Ensino de Estratégias de Escrita
PTDC/CPE - CED/102010/2008
Bolseiro de Investigação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/07/20 | A instrução estratégica na escrita de textos | IV Congreso Internacional “Engagement de los Alumnos en la Escuela: Perspectivas sociales y psicológicas”,
Universidad de Castilla – La Mancha (Cuenca, Espanha)
|
2022/07/08 | O ensino da escrita de textos através do Self-Regulated Strategy Development (SRSD)- Um estudo quase experimental com alunos do 8.º ano de escolaridade | III Congresso do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/10 | A instrução estratégica do SRSD na escrita do ensaio de opinião | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação
SPCE (Coimbra, Portugal)
|
2018/01 | Do ensino explícito de estratégias de escrita à aprendizagem da escrita de textos | I Congresso do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade
de Coimbra
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2017/11 | Boas práticas no ensino da escrita do ensaio de opinião | VI Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20
CEIS20 (Coimbra, Portugal)
|
2016/07 | Estratégias para a promoção da escrita de textos: um estudo com o modelo SRSD em alunos do 8.º ano de escolaridade | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2016 | Learning writing and self-regulated strategies to compose texts through the Self-Regulated Strategy Development (SRSD) | SIG Writing 2016
(Liverpool, Reino Unido)
|
2016 | Teaching SRSD and collaborative strategies to enhance the written argumentation | SIG Writing 2016
(Liverpool, Reino Unido)
|
2016 | Estratégias para a promoção da escrita de textos: um estudo com o modelo SRSD em alunos do 8.º ano de escolaridade | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2015 | A aprendizagem da escrita de textos com o Self-Regulated Strategy Development (SRSD) | no XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
(Corunha, Espanha)
|
2015 | Ensino de estratégias de escrita para a composição do texto argumentativo | no XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
(Corunha, Espanha)
|
2014 | Ensino de estratégias para a composição escrita do texto argumentativo | VII Congreso Internacional de Psicología y Educación y XXI INFAD
(Badajoz, Espanha)
|
2014 | Ensino da composição escrita de textos em alunos do 8º ano de escolaridade | Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
(Leiria, Portugal)
|
2014 | Ensino de estratégias para a composição escrita do texto argumentativo | the Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
(Leiria, Portugal)
|
2014 | Teaching writing strategies to compose texts according to the Self-Regulated Strat-egy Development model in Portuguese schools | Conference on Writing Research
(Amesterdão, Países Baixos)
|
2014 | Teaching writing strategies to compose a persuasive essay according to the Self-Regulated Strategy Development (SRSD) model | Conference on Writing Research
(Amesterdão, Países Baixos)
|
2014 | Teaching writing and self-regulated strategies in Portuguese classes through the Self-Regulated Strategy Development | European Conference on Educational Research (ECER)
(Porto, Portugal)
|
2014 | Teaching the Argumentative Text According the SRSD - Strategies to Develop Ide-as | European Conference on Educational Research (ECER)
(Porto, Portugal)
|
2014 | O ensino de estratégias de autorregulação e de escrita do texto expositivo e do en-saio de opinião no 8º ano de escolaridade | Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Vila Real, Portugal)
|
2014 | Ensino de estratégias para a redação do texto argumentativo | Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Vila Real, Portugal)
|
2014 | Escrita e Liberdade: um estudo sobre o ensino de estratégias de escrita e autorregulação com alunos do 8.º ano de escolaridade | V Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20
(Coimbra, Portugal)
|
2013/12 | Estratégias para a composição e autorregulação no processo de escrita em alunos do 8º ano de escolaridade | IV Colóquio Internaciona de Doutorandos/as do CES
(Coimbra, Portugal)
|
2013/11 | O ensino da escrita através do Programa de Desenvolvimento de Estratégias de Autorregulação (SRSD) | IV Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20
(Coimbra, Portugal)
|
2013/07 | O ensino de estratégias de escrita através do modelo Self-Regulated Strategy Development (SRSD) | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas e da Psicologia e Educação (CIEAE)
(Lisboa)
|
2012/09 | Teaching Writing Strategies on School | European Conference on Educational Research (ECER)
(Cádiz, Espanha)
|
2012/07 | Improvement of writing skills on 8th grade students: A study with the SRSD program in Coimbra schools | 13th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing
(Porto, Portugal)
|
2012/06 | O modelo Self-Regulated Strategy Development no Ensino da Escrita do Ensaio de Opinião | 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2012/05 | Teaching Writing Strategies in Portuguese Language Classes Using the Self-Regulated Strategy Development (SRSD) Model | International Couseling and Education Conference (ICEC
(Istambul, Turquia)
|
2012/05 | Ensino de estratégias de escrita em aulas de Língua Portuguesa | Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
(Leiria, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/05 - 2024/05 | Aula aberta de Psicologia da Educação: "A educação para a sustentabilidade - contributos dos professores" por Dr.ª Carla Lopes
(CISUC) (2024/05 - 2024/05)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2024/05 - 2024/05 | Aula aberta de Políticas Educativas e Organização da Educação: "Educação Física e Sustentabilidade " por Dr.ª Carla Lopes
(CISUC) (2024/05 - 2024/05)
Outro (Coorganizador)
|
|
2024/05 - 2024/05 | Aula aberta de Necessidades Educativas Especiais: "A educação para a sustentabilidade nas Necessidades Educativas Especiais"
por Dr.ª Carla Lopes (CISUC) (2024/05 - 2024/05)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2023/05/10 - 2023/05/10 | Aula aberta de Psicologia da Educação: "A aplicabilidade das terapias de terceira geração em contexto escolar" por Doutora
Raquel Mateus (2023/05/10 - 2023/05/10)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023 - 2023 | Aula aberta sobre Educação Inclusiva, proferida pela Doutora Célia Prata, coordenadora do Centro de Apoio à Aprendizagem da
Escola Quinta das Palmeiras (Covilhã) (2023 - 2023)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/24 | Contextos de Educação Formal e e não-formal no ensino-aprendizagem de Energia e Nanotecnologia
Vogal
|
Sílvia Nunes (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências, Portugal
|
2023/07/11 | "Lecionar através de métodos não convencionais: uma investigação sobre a abordagem lúdica no ensino"
Arguente principal
|
Lígia Rios (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/02 - Atual | Necessidades Educativas Especiais | (Licenciatura) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2023/02 - Atual | Psicologia da Educação | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2022/09 - Atual | Desenvolvimento Curricular | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2022/09 - Atual | Políticas Educativas e Organização da Educação | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2023/03/20 - 2023/03/20 | Workshop: Necessidades Educativas nas Crianças: Metodologias de Ensino - Jornadas Transdisciplinares NEPCESS/AAC | (Outros) | |
2014 - 2016 | Psicopedagogia das Aprendizagens Escolares | ||
2014 - 2016 | Processos de Ensino e Aprendizagem em Contexto Escolar |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023 - Atual | European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) | FULL EARLI Membership: SIG 04 - Higher Education; SIG 12 - Writing; SIG 15 - Special Educational Needs |
2023 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | Associada |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Comissão de Estágio do 2.º Ciclo em Ensino da Física e da Química no Ensino Básico e no Ensino Secundário
Membro
|
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências, Portugal |
2022 - Atual | Comissão Científica do 2.º Ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Ensino da Física e da Quimica no Ensino Básico
e no Ensino Secundário
Membro
|
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências, Portugal |
2022 - Atual | Comissão de Creditação do Curso do 2.º Ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Ensino da Física e da Química no
Ensino Básico e no Ensino Secundário
Membro
|
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Membro do júri de seleção do melhor Poster da 4.ª edição da Mostra de Doutoramento em Ciências da Educação da FPCEUC | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/10/01 - 2023/06/30 | Animação Socioeducativa | Ana Rita Henriques |
2019/02/06 - 2019/06 | Ana Rita Albuquerque |