???global.info.a_carregar???
Sara Sofia Jesus Ferreira é Professora Auxiliar Convidada (40%) desde 2022 no Departamento de Psicologia e Educação- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - da Universidade da Beira Interior, onde é membro das Comissões Científica, de Estágio e de Creditação do Curso do 2.º Ciclo em Ensino da Física e da Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Paralelamente, em setembro de 2023, iniciou funções como Técnica Superior na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (CISUC/DEI). É investigadora no CEIS20 da Universidade de Coimbra, no Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE), desde 2013 e no ano de 2023 passou a membro integrado. Realizou a Licenciatura e o Mestrado em Ciências da Educação (área de Psicopedagogia e Formação de Professores) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Na mesma instituição, frequentou o Doutoramento em Ciências da Educação (na especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores) tendo sido Aprovada com Distinção e Louvor por unanimidade, com a tese O ensino da escrita de textos através do Self-Regulated Strategy Development (SRSD)- Um estudo quase experimental com alunos do 8.º ano de escolaridade. Ainda na FPCEUC, foi Assistente Convidada (tempo parcial) (2014-2016), tendo lecionado no 1.º e no 2.º Ciclos do curso de Ciências da Educação, e Bolseira de Investigação Científica (2011 a 2018) desenvolvendo trabalhos no âmbito do ensino de estratégias de autorregulação e de escrita de textos, inicialmente no projeto Projeto de Investigação Ensino de Estratégias de Escrita (PTDC/CPE-CED/102010/2008) e, mais tarde, com o seu Projeto de Doutoramento O ensino da escrita de textos através do Self-Regulated Strategy Development (SRSD) (SFRH/BD/84392/2012). Foi responsável pelo Projeto Ser Capaz do CASPAE10 IPSS (Sala de estudo e Componente de Apoio à Família- Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro - Coimbra) de 2019 a 2023. Os seus interesses de investigação passam pelas áreas da aprendizagem/autorregulação da aprendizagem, currículo (com foco na escrita e na leitura), educação inclusiva e políticas educativas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Sofia Jesus Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, S.

Identificadores de autor

Ciência ID
CD1B-5B42-1364

Endereços de correio eletrónico

  • sara.sj.ferreira@ubi.pt (Profissional)
  • sarasjf@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2022/02/10
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"“O ensino da escrita de textos através do Self-Regulated Strategy Development (SRSD)- Um estudo quase experimental com alunos do 8.º ano de escolaridade”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
2011/07/31
Concluído
Ciências da Educação - Psicopedagogia e Formação de Professores (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A leitura e a escrita em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico: avaliação e intervenção" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2009/07/31
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/06/29 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/09/15 - 2016/02/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
(...)

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/07 - 2023/08/31 Técnica Superior de Educação CASPAE 10, Portugal
Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, Portugal
2018/09/17 - 2019/02/06 Professora de Atividades de Enriquecimento Curricular Associação Integrar, Portugal
Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, Portugal
2013/03/01 - 2018/05/13 Bolseira de Investigação Científica Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
(...)
2013/10/01 - 2014/06/30 Formadora Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2011/10/06 - 2012/06/05 Bolseira de Investigação Científica Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/09/28 - 2011/06/27 Estagiária Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013/03/01 - 2018/05/13 O ensino da escrita de textos através do Self- Regulated Strategy Development (SRSD): Um estudo quase experimental com alunos do 8.º ano de escolaridade
SFRH/BD/84392/2012
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
UID/HIS/00460/2019
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/10/06 - 2012/06/05 Ensino de Estratégias de Escrita
PTDC/CPE - CED/102010/2008
Bolseiro de Investigação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira, Sara; Damião, Maria Helena; Prata, Maria; Brites, Tatiana. "O ensino de estratégias de autorregulação e de escrita do texto expositivo e do en-saio de opinião no 8.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vila Real, 2014.
    Publicado
  2. Prata, Maria; Festas, M. I.; Ferreira, Sara; Costa, Marisa. "Ensino de estratégias para a redação do texto argumentativo". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vila Real, 2014.
    Publicado
  3. Ferreira, S.; Damião, Maria Helena; Prata, M.; Brites, T.. "O ensino de estratégias de auto-regulação e de escrita do texto expositivo e do ensaio de opinião no 8.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: As Ciências da Educação ¿ espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real, 2014.
    Publicado
  4. Ferreira, Sara (CD1B-5B42-1364); Prata, M.; Inácio, M.; Festas, M. I.; Oliveira, Albertina Lima de. "Ensino de estratégias de escrita em aulas de Língua Portuguesa". Trabalho apresentado em I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2012.
    Publicado
  5. Inácio, M.; Ferreira, Sara; Prata, M.; Festas, M. I.; Oliveira, Albertina Lima de. "O modelo Self-Regulated Strategy Development no ensino da escrita do ensaio de opinião". Trabalho apresentado em Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Alvaro Nieto Ratero; Raquel Mateus; Ferreira, S.. Autor correspondente: Alvaro Nieto Ratero. "O Ensino Especial no Regime Jurídico da Educação Inclusiva: Estudo comparativo entre Portugal e Espanha". Revista Imagens da Educação, 2 13 (2023):
    No prelo
  2. Festas, I.; Ferreira, S.. "As estratégias de escrita textual nas Aprendizagens Essenciais do Ensino Básico". Revista de Psicologia, Educação e Cultura XXV 1 (2022): 38-51. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/40366/1/PEC%20Maio%202022-38-51%20%281%29.pdf.
    Publicado
  3. Ferreira, Sara; Festas, I.; Damião, Maria Helena; Prata, M.. "A instrução estratégica do SRSD na escrita do ensaio de opinião". Investigar em Educação (2019): 199-212.
  4. Ferreira, S.; Festas, M. I.; Damião, Maria Helena; Prata, M.. "Instrução estratégica do SRSD na escrita do ensaio de opinião". Investigar em Educação II 9/10 (2019): 199-212.
    Publicado
  5. Prata, Maria; Festas, Isabel; Oliveira, Albertina; Ferreira, Sara; Damião, Helena. "Ensino de estratégias de escrita para a composição do texto argumentativo". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 01 (2015): 164. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.01.924.
    10.17979/reipe.2015.0.01.924
  6. Ferreira, Sara; Prata, Maria; Festas, Isabel; Damião, Maria Helena. "A aprendizagem da escrita de textos com o Self-Regulated Strategy Development (SRSD)". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 01 (2015): 169. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.01.930.
    10.17979/reipe.2015.0.01.930
Capítulo de livro
  1. Ferreira, Sara; Festas, I.; Damião, Maria Helena. "Boas práticas no ensino do texto de opinião". In A complexidade do(s) tempo(s): Novos caminhos de investigação interdisciplinar, 135-150. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.
  2. Ferreira, Sara. "O ensino da escrita através do programa de desenvolvimento de estratégias de autorregulação (SRSD)". In Pessoas e ideias em trânsito: percursos e imaginários, 243-251. coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
  3. Damião, Maria Helena; Ferreira, S.; Festas, I.. "Boas práticas no ensino da escrita do texto de opinião". In A Complexidade do(s) Tempo(s): Novos Caminhos de Investigação Interdisciplinar, 135-150. Coimbra, Portugal: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra, 2017.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Ferreira, Sara; Festas, I.; Damião, Maria Helena; Prata, Maria; Oliveira, Albertina Lima de. "O ensino da autorregulação na escrita de textos". Trabalho apresentado em 4th International Congresso of Educational Sciences and Development, 2016.
Relatório
  1. Ferreira, Sara. 2011. A leitura e a escrita em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico: avaliação e intervenção..
Tese / Dissertação
  1. "O ensino da escrita de textos através do Self- Regulated Strategy Development (SRSD): Um estudo quase experimental com alunos do 8.º ano de escolaridade.". Doutoramento, Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2022.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/07/20 A instrução estratégica na escrita de textos IV Congreso Internacional “Engagement de los Alumnos en la Escuela: Perspectivas sociales y psicológicas”,
Universidad de Castilla – La Mancha (Cuenca, Espanha)
2022/07/08 O ensino da escrita de textos através do Self-Regulated Strategy Development (SRSD)- Um estudo quase experimental com alunos do 8.º ano de escolaridade III Congresso do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/10 A instrução estratégica do SRSD na escrita do ensaio de opinião XIV Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação
SPCE (Coimbra, Portugal)
2018/01 Do ensino explícito de estratégias de escrita à aprendizagem da escrita de textos I Congresso do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/11 Boas práticas no ensino da escrita do ensaio de opinião VI Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20
CEIS20 (Coimbra, Portugal)
2016/07 Estratégias para a promoção da escrita de textos: um estudo com o modelo SRSD em alunos do 8.º ano de escolaridade II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
2016 Learning writing and self-regulated strategies to compose texts through the Self-Regulated Strategy Development (SRSD) SIG Writing 2016
(Liverpool, Reino Unido)
2016 Teaching SRSD and collaborative strategies to enhance the written argumentation SIG Writing 2016
(Liverpool, Reino Unido)
2016 Estratégias para a promoção da escrita de textos: um estudo com o modelo SRSD em alunos do 8.º ano de escolaridade II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
2015 A aprendizagem da escrita de textos com o Self-Regulated Strategy Development (SRSD) no XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
(Corunha, Espanha)
2015 Ensino de estratégias de escrita para a composição do texto argumentativo no XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
(Corunha, Espanha)
2014 Ensino de estratégias para a composição escrita do texto argumentativo VII Congreso Internacional de Psicología y Educación y XXI INFAD
(Badajoz, Espanha)
2014 Ensino da composição escrita de textos em alunos do 8º ano de escolaridade Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
(Leiria, Portugal)
2014 Ensino de estratégias para a composição escrita do texto argumentativo the Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
(Leiria, Portugal)
2014 Teaching writing strategies to compose texts according to the Self-Regulated Strat-egy Development model in Portuguese schools Conference on Writing Research
(Amesterdão, Países Baixos)
2014 Teaching writing strategies to compose a persuasive essay according to the Self-Regulated Strategy Development (SRSD) model Conference on Writing Research
(Amesterdão, Países Baixos)
2014 Teaching writing and self-regulated strategies in Portuguese classes through the Self-Regulated Strategy Development European Conference on Educational Research (ECER)
(Porto, Portugal)
2014 Teaching the Argumentative Text According the SRSD - Strategies to Develop Ide-as European Conference on Educational Research (ECER)
(Porto, Portugal)
2014 O ensino de estratégias de autorregulação e de escrita do texto expositivo e do en-saio de opinião no 8º ano de escolaridade Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Vila Real, Portugal)
2014 Ensino de estratégias para a redação do texto argumentativo Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Vila Real, Portugal)
2014 Escrita e Liberdade: um estudo sobre o ensino de estratégias de escrita e autorregulação com alunos do 8.º ano de escolaridade V Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20
(Coimbra, Portugal)
2013/12 Estratégias para a composição e autorregulação no processo de escrita em alunos do 8º ano de escolaridade IV Colóquio Internaciona de Doutorandos/as do CES
(Coimbra, Portugal)
2013/11 O ensino da escrita através do Programa de Desenvolvimento de Estratégias de Autorregulação (SRSD) IV Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20
(Coimbra, Portugal)
2013/07 O ensino de estratégias de escrita através do modelo Self-Regulated Strategy Development (SRSD) I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas e da Psicologia e Educação (CIEAE)
(Lisboa)
2012/09 Teaching Writing Strategies on School European Conference on Educational Research (ECER)
(Cádiz, Espanha)
2012/07 Improvement of writing skills on 8th grade students: A study with the SRSD program in Coimbra schools 13th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing
(Porto, Portugal)
2012/06 O modelo Self-Regulated Strategy Development no Ensino da Escrita do Ensaio de Opinião 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
2012/05 Teaching Writing Strategies in Portuguese Language Classes Using the Self-Regulated Strategy Development (SRSD) Model International Couseling and Education Conference (ICEC
(Istambul, Turquia)
2012/05 Ensino de estratégias de escrita em aulas de Língua Portuguesa Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
(Leiria, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05/10 - 2023/05/10 Aula aberta de Psicologia da Educação: "A aplicabilidade das terapias de terceira geração em contexto escolar" por Doutora Raquel Mateus (2023/05/10 - 2023/05/10)
Outro (Coorganizador)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 - 2023 Aula aberta sobre Educação Inclusiva, proferida pela Doutora Célia Prata, coordenadora do Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola Quinta das Palmeiras (Covilhã) (2023 - 2023)
Outro (Coorganizador)
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/24 Contextos de Educação Formal e e não-formal no ensino-aprendizagem de Energia e Nanotecnologia
Vogal
Sílvia Nunes (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências, Portugal
2023/07/11 "Lecionar através de métodos não convencionais: uma investigação sobre a abordagem lúdica no ensino"
Arguente principal
Lígia Rios (Mestrado)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/02 - Atual Necessidades Educativas Especiais (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/02 - Atual Psicologia da Educação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/09 - Atual Desenvolvimento Curricular (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/09 - Atual Políticas Educativas e Organização da Educação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/03/20 - 2023/03/20 Workshop: Necessidades Educativas nas Crianças: Metodologias de Ensino - Jornadas Transdisciplinares NEPCESS/AAC (Outros)
2014 - 2016 Psicopedagogia das Aprendizagens Escolares
2014 - 2016 Processos de Ensino e Aprendizagem em Contexto Escolar

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) FULL EARLI Membership: SIG 04 - Higher Education; SIG 12 - Writing; SIG 15 - Special Educational Needs
2023 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) Associada

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Comissão de Estágio do 2.º Ciclo em Ensino da Física e da Química no Ensino Básico e no Ensino Secundário
Membro
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências, Portugal
2022 - Atual Comissão Científica do 2.º Ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Ensino da Física e da Quimica no Ensino Básico e no Ensino Secundário
Membro
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências, Portugal
2022 - Atual Comissão de Creditação do Curso do 2.º Ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Ensino da Física e da Química no Ensino Básico e no Ensino Secundário
Membro
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2022 Membro do júri de seleção do melhor Poster da 4.ª edição da Mostra de Doutoramento em Ciências da Educação da FPCEUC Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2022/10/01 - 2023/06/30 Animação Socioeducativa Ana Rita Henriques
2019/02/06 - 2019/06 Ana Rita Albuquerque