???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Raquel De Paiva Abreu Teixeira

Nomes de citação

  • Teixeira, Sara

Identificadores de autor

Ciência ID
CD1C-0EE5-AE14
ORCID iD
0000-0002-3768-0420

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês
Formação
Grau Classificação
2015/10 - 2020/09
Concluído
Comunicación (Doctor)
Universidade de Vigo, Espanha
"A in¿uência do mobile marketing na intenção de compra do consumidor ibérico " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente Cum Laude
2010/09 - 2012/12
Concluído
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
"A Intenção de Uso da M-Wallet pelo Consumidor Português " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007/09 - 2010/07
Concluído
Marketing (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/05 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/03 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014/02 - 2015/04 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Joaquim Monteiro Pratas; Oliveira, Zaila Maria; Teixeira, Sara; Sandrina F. Teixeira. "Decoding Loyalty: Analyzing the Relationship between Consumer Motivations to Adhere and Key Features Driving ongoing participation in Loyalty Programs". Trabalho apresentado em ICMARKTECH'24, Ponta Delgada, 2024.
  2. Diana Roriz; Sandrina F. Teixeira; Teixeira, Sara; Oliveira, Zaila Maria. "Factors that influence the purchase intention of sustainable clothing.". Trabalho apresentado em International Conference on Marketing and Technologies, 2024.
  3. Teixeira, Sara; Oliveira, Zaila Maria; Sandrina F. Teixeira. "Digital marketing and sustainable tourism: a bibliometric analysis.". Trabalho apresentado em International Conference on Tourism Technology and Systems - ICOTTS Madeira, Portugal, Funchal, 2024.
  4. Oliveira, Zaila Maria; Lorrayna Alcantara; Teixeira, Sara; Sandrina F. Teixeira. "Perspective Of Social Media in The Influence of Decisions to Purchase Beauty Products In Fortaleza (Brazil).". Trabalho apresentado em International Conference of Applied Business and Management (ICABM2024), 2024.
    10.58869/2024.icabm.02
  5. Marina Francisco; Sandrina F. Teixeira; Oliveira, Zaila Maria; Teixeira, Sara. "Purchase decision process: consumer involvement and the perceived risks of habitual wine consumers". Trabalho apresentado em International Conference of Applied Business and Management (ICABM2024), 2024.
    10.58869/2024.icabm.02
  6. Teixeira, Sara. "A internet of things e a mudança na forma de comunicar em marketing: novas oportunidades". Trabalho apresentado em III Xornadas de Doutorandos-as en Comunicación: Programa de Doutoramento en Comunicación da Universidade de Vigo, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Alves, Joana; Teixeira, Sara; Oliveira, Zaila; Teixeira, Sandrina. "Factors influencing brands’ reputation on social media". Management & Marketing 19 4 (2024): 692-709. https://doi.org/10.2478/mmcks-2024-0031.
    Acesso aberto • Publicado • 10.2478/mmcks-2024-0031
  2. Sara Teixeira; Ana Nunes; Teixeira, Sara; Nunes, Ana. "Exploring the impact of mobile marketing tools on the purchase intention of iberian consumers". Dutch Journal of Finance and Management (2024): https://doi.org/10.55267/djfm/14679.
    10.55267/djfm/14679
  3. Zaila Maria Oliveira; Tatiana Monteiro Holanda; Sandrina Teixeira; Sara Teixeira. "Understanding the difficulties of leadership in the context of social entrepreneurship". Dutch Journal of Finance and Management (2023): https://doi.org/10.55267/djfm/14057.
    10.55267/djfm/14057
  4. Sara Teixeira; Zaila Oliveira; Sandrina Teixeira. "Understanding the Impact of Online Communication Strategies on Consumer Purchase Intention for Green Cosmetics". Sustainability (2023): https://doi.org/10.3390/su152014784.
    10.3390/su152014784
  5. Sara Teixeira. "Research consensus about Portuguese consumer's purchase intention through v-commerce: Delphi method". European Journal of Applied Business and Management (2023): https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/697.
    10.58869/EJABM9(2)/03
  6. Elnivan Souza; Sergio Forte; Sara Teixeira; Zaila Maria Oliveira; Sandrina Teixeira; Souza, Elnivan; Forte, Sergio; et al. "Revisiting Strategy and Performance Concepts in the Strategy Tripod Framework". Dutch Journal of Finance and Management 6 1 (2023): http://dx.doi.org/10.55267/djfm/13422.
    10.55267/djfm/13422
  7. Oliveira, Zaila Maria; Teixeira, Sara; Souza, Elnivan; Souza, Cristiane; Pessoa, Rosangela; Zaila Maria Oliveira; Sara Teixeira; et al. "Reverse Logistics: an approach to raising awareness of the risks caused by the incorrect disposal of expired drugs". Dutch Journal of Finance and Management 6 1 (2023): http://hdl.handle.net/10400.26/45423.
    10.55267/djfm/13423
  8. Teixeira, Sara. "Determinantes da Adoção de Produtos IoT pelo Consumidor Português: Método DELPHI". European Journal of Applied Business and Management 5 2 (2019): 98-115. https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/431/pdf_89.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Sara Teixeira. "Reaching Consensus About the Impact of Mobile Marketing Tools on Iberian Consumer Purchase Intention". In A Delphi Study. 2024.
    10.4018/979-8-3693-1231-5.ch013
  2. Sara Teixeira; Zaila Maria Oliveira. "Determining Consensus on the Acceptance and Actions of Metaverse Marketing in the Portuguese Market". 2024.
    10.4018/979-8-3693-4195-7.ch004
  3. Pinto, M.O.; Teixeira, S.; Oliveira, Z.. "Self-promotion strategies on Instagram: A case study of a digital micro-influencer". 300-324. 2024.
  4. Oliveira, Z.; Teixeira, S.; Pratas, J.M.. "The use of social media: Influence of content marketing for Brazilian health industry SMEs". 243-267. 2024.
  5. Laryssa Silva; Zaila Oliveira; Sara Teixeira. "The Impact of the Aviation Hub for Tourism in Ceara, Brazil". 2024.
    10.4018/979-8-3693-7021-6.ch003
  6. Zaíla Oliveira; Sara Teixeira; Sandrina Teixeira; Joaquim Monteiro Pratas. "The Use of Social Media". In Influence of Content Marketing for Brazilian Health Industry SMEs. 2023.
    10.4018/978-1-6684-9146-1.ch013
  7. Oliveira, Z.; Teixeira, S.. "The attitude of portuguese consumers of green cosmetics: The influence of environmental concern and health concern". 165-189. 2023.
Edição de livro
  1. Sara Teixeira; Sandrina Teixeira; Zaila Oliveira; Elnivan Souza. Using Influencer Marketing as a Digital Business Strategy. 2023.
    10.4018/979-8-3693-0551-5
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Apresentação ICABM24 - Oliveira Z., Alcantara L., Teixeira S., Teixeira S. F. (2024). Perspective Of Social Media in The Influence of Decisions to Purchase Beauty Products In Fortaleza (Brazil). In ICABM2024 – International Conference of Applied Business and Management. International Conference of Applied Business and Management (ICABM2024)
2024 Apresentação ICABM24 - Francisco M., Teixeira S. F., Reis J. L., Oliveira Z., Teixeira S. (2024) Purchase decision process: consumer involvement and the perceived risks of habitual wine consumers”. In ICABM2024 – International Conference of Applied Business and Management. International Conference of Applied Business and Management (ICABM2024)
2023 Apresentação em ICMARKTECH’23 - Teixeira S., & Oliveira Z. (2023). Mobile Marketing determinants in consumer's purchase intention. In International Conference on Marketing and Technologies. Singapore: Springer Nature Singapore, Praga International Conference on Marketing and Technologies

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - 2024 Estratégias de conteúdo nas redes sociais para a geração Z: TikTok e Instagram
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2024 - 2024 Relatório de estágio na agência Axis - marketing digital
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2024 - 2024 Impacto das estratégias de marketing digital no setor imobiliário
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2024 - 2024 Relatório de Estágio: "Invictus Gloves"
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2024 - 2024 Marketing de Influência em Eventos: Análise do Impacto dos Influencers no Sucesso de um Festival
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 - 2023/11/29 Estratégias SEM para as pme's portuguesas: estudo de caso do Aquashowtickets.com
Orientador
Marketing Digital
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022 - 2023/11/29 O marketing de influência na indústria fast fashion e intenção de compra do consumidor
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 - 2023/11/22 A importância das social media marketing na reputação de uma marca
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 - 2023/11/08 Content MKT for B2B technology companies:challenges and indications of successful strategies
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023/01 - 2023/06 Impacto da publicidade nas aplicações das organizações na jornada de compra em Portugal
Orientador
Mestrado em Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023/01 - 2023/06 O papel de abordagem humanizada na estratégia de Social Media Marketing do grupo Solinca na sua relação com os consumidores
Orientador
Mestrado em Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 - 2023 Impacto da publicidade nas aplicações das organizações na jornada de compra, em Portugal
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 - 2023 O papel de abordagem humanizada na estratégia de Social Media Marketing do grupo Solinca na sua relação com os consumidores
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 - 2023 Estratégia SEM para as PME Portuguesas: Projeto Aquashowtickets.com
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 - 2023 Content marketing for B2B technology companies: challenges and indications of successful strategies
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 - 2023 O marketing de influência da indústria Fast Fashion e a intenção de compra do consumidor
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022 - 2022 As estratégias de autopromoção através do Instagram: o caso de estudo da influenciadora digital Glória Dias
Orientador
Mestrado em Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022 - 2022 Projeto RUFO Brand: desenvolvimento da notoriedade do website da marca através da ativação de canais digitais
Coorientador
Mestrado em Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024 - Atual Participação presencial em International Conference on Applied Business and Management (ICABM2024)
Conferência
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2024 - Atual Participação presencial em ICMarkTech'24 International Conference on Marketing and Technologies Marketing and Technologies
Conferência
2024 - Atual Participação online em International Conference on Tourism Technology & Systems (6th)
Conferência

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Closum - plataforma de MKT e comunicações digitais
Arguente
Ana Catarina Castro Rebelo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2024 Funil de vendas e estratégias de SEO: Relatório de Estágio na Agência Weboost
Arguente
Pedro Filipe da Silva Barros (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2024 Impacto de estratégias digitais no estúdio Ricardo Daniel: relatório de estágio
Arguente
Luís Miguel Pereira da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2024 Marketing de Conteúdos e Gestão de Campanhas: Aplicação em Social Media nas Vertentes Orgânicas e Pagas na Wise Pirates
Arguente
Daniela Sofia Guimarães Andrade (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2024 O impacto das redes sociais no crescimento do mercado literário em Portugal: o caso do Booktok
Arguente
Sofia Máxima Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2024 The Role of Need for Touch in Online Shopping Cart Abandonment: A Mediation Analysis with Product Uncertainty
Arguente
Inês Cristina Gonçalves Carneiro Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2024 Brand activism and word-of-mouth: the roles of consumer-brand identification and perceived authenticity
Arguente
Tiago Toste Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2024 AI-based scenario analysis framework and validation using a delphi approach
Arguente
Gabriela Filipa Coelho Bessa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2023/11/27 A Comunicação das Marcas sobre a sua Política de Sustentabilidade: a Perceção do Consumidor
Arguente
Diana Coelho Fraga (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023/11/22 Impacto do conteúdo gerado pelos utilizadores da Internet na intenção de compra de um telemóvel
Arguente
Olívia Patrícia Alves Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023/11/20 Factores determinantes na intenção de compra de produtos de beleza online
Arguente
Cassandra Ariana Melo Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023/11/08 Desenvolvimento de um plano de Marketing digital para ranquear uma marca na Amazon
Arguente
Catarina Monteiro Moreira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023/06 Instagram no mercado B2B Estágio: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio
Arguente
Sabrina Souza Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023/06 Estratégias Digitais para alavancar marcas e promover negócios: Estágio na RSB - Comunicação na Imagem
Arguente
Ana Cláudia Esteves Macedo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023/06 Red Bull Managed channels tools & services - Relatório de Estágio
Arguente
Mónica Alexandra da Silva Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 Desenvolvimento de um plano de Marketing Digital para ranquear uma marca na Amazon: o caso Go4Cork
Arguente
Catarina Monteiro Moreira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 Factores determinantes na intenção de compra de produtos de beleza online
Arguente
Cassandra Ariana Ribeiro Melo Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 Impacto do conteúdo gerado pelos utilizadores da Internet na intenção de compra de um telemóvel
Arguente
Olívia Patrícia Alves Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 A Comunicação das Marcas sobre a sua Política de Sustentabilidade: a Perceção do Consumidor
Arguente
Diana Coelho Fraga (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022 O Efeito do Social Media Marketing Activity na Intenção de Compra do Setor Cervejeiro: Caso do Instagram da SuperBock
Arguente
Marco André Teixeira da Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022 A aceitação de SMS Marketing e a sua relevância na intenção de compra dos consumidores
Arguente
Matilde Rosa Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022 O Efeito do Social Media Marketing Activity na Intenção de Compra do Setor Cervejeiro: Caso do Instagram da SuperBock
Arguente
Marco André Teixeira da Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022 A aceitação de SMS Marketing e a sua relevância na intenção de compra dos consumidores
Arguente
Matilde Rosa Pinto Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Mobile Marketing (Pós-Graduação) Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2024 - 2024 Digital Marketing Strategy (Pós-Graduação) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/04 - Atual IcMarktech International Conference on Marketing and Technologies.
2024 - Atual Membro da Comissão Científica da Pós-Graduação em Digital Content Marketing & Analytics da PEA (Porto Executive Academy)
Membro
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 - Atual Membro da Comissão Científica de Publicações - Revista - The Trends Hub, Revista Académica de Tendências em Comunicação e Ciências Empresariais https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/about/editorialTeam
Membro
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024 - 2024 Participação no júri de seleção de candidatos para a Pós-Graduação em Digital Content Marketing & Analytics na Porto Executive Academy. Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2024 - 2024 Arguente de projeto de pós-graduação – Plano Estratégico de Marketing Digital – Goddess Power – Beatriz Santos Fonseca – Pós-Graduação em Marketing Digital e E-commerce – ISVouga Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2024 - 2024 Arguente de projeto de pós-graduação – Plano de Marketing Digital Serralharia Germano Silva – Catarina Jesus Silva – Pós-Graduação em Marketing Digital e E-commerce – ISVouga Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2024 - 2024 Arguente de projeto de pós-graduação – Plano de Social Media Marketing Benamôr – Rafaela Moreira dos Santos – Pós-Graduação em Marketing Digital e E-commerce – ISVouga Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2024 - 2024 Arguente de projeto de pós-graduação – Criação, Implementação e Lançamento de Website Ani São-João – Ana Raquel Silva Gomes de Pinho – Pós-Graduação em Marketing Digital e E-commerce – ISVouga Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2024 - 2024 Arguente de projeto de pós-graduação – Plano Estratégico das redes sociais do Closet da Gira – Ana Rita Reis Ribeiro – Pós-Graduação em Marketing Digital e E-commerce – ISVouga Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
2023/10/04 - 2023/10/04 Participação em Avaliação Institucional (A3ES) como representante dos doentes a tempo parcial Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Distinções

Prémio

2013 Melhor aluno de Mestrado em Marketing Digital - ano letivo 2011/2012
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal