???global.info.a_carregar???
Rosina Inês Ribeiro de Sá Fernandes. Concluiu o Doutoramento em Psicologia pela Universidade de Coimbra em 2013. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Viseu, desde 2013, tendo iniciado as suas funções docentes neste Instituto em 2004. Publicou diversos artigos em revistas especializadas e vários trabalhos em actas de eventos. Possui inúmeros itens de produção técnica. Orientou e Co-orientou diversas dissertações de mestrado na área de Ciências Sociais, participando ainda em inúmeros júris na qualidade de arguente principal. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com diversos colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rosina Inês Ribeiro de Sá Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Rosina

Identificadores de autor

Ciência ID
CE14-B0FC-525D
ORCID iD
0000-0002-6630-9831

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Aconselhamento
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Bem Estar Subjectivo no (Des)emprego: Estudos Sobre o Processo de Ajustamento Pessoa - Ambiente Profissional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009
Concluído
Mestrado em Temas da Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Avaliar a Qualidade em Educação Pré-Escolar: Um Estudo Integrador" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2003
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Psicologia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2004/10/01 - 2013 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2023/06/03 Projeto Link Me Up - 1000 ideias, Sistema de Apoio a` co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo (COMPETE2020- 01/SIAC/2020)
COMPETE2020- 01/SIAC/2020
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020 - 2022 PROJ/IPV/ID&I/0026 | IncluES+:Diversidade e inclusão no ensino superior
PROJ/IPV/ID&I/0026 | IncluES+:Diversidade e inclusão no ensino superior
Investigador

Outro

Designação Financiadores
2017 - 2018/12/31 Qualidade de vida e capacidades funcional e cognitiva em pessoas idosas: do diagnóstico às estratégias de intervenção socioeducativa
PROJ/CI&DETS/2015/0020
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Félix; Rosina Fernandes; Emília Martins; Francisco Mendes. "Qualidade de vida em crianças e jovens: relevância da escola, família e grupo de pares.". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
  2. Carla Saraiva; Emília Martins; Francisco Mendes; Rosina Fernandes. "Estudo de caso sobre a inclusão escolar de uma criança com paralisia cerebral". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2021.
  3. Fernandes, Rosina; Sargento, José; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Well-Being At Work: A Study With Social Educators". 2021.
    https://doi.org/10.15405/eph.20101.11
  4. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Sargento, José. "Cognitive Impact Of Breakfast Consumption On School Age Children And Youth". 2020.
    https://doi.org/10.15405/eph.20101.9
  5. Fernandes, Rosina; Sargento, José; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Employability In A Portuguese Social Educators Sample". 2020.
    10.15405/eph.20101.12
  6. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "Content analysis of "My life and my work" by Henry Ford". 2020.
    https://doi.org/10.15405/epes.20121.24
  7. Oliveira, Liliana; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Araújo, Patrícia. "Institutionalization And Autonomy In Adolescents And Youth". 2020.
    10.15405/epiceepsy.20111.28
  8. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Sargento, José; Fernandes, Rosina; Martins, Emília. "Qualidade de vida em pessoas idosas". 2020.
  9. Albuquerque, Eulália Rodrigues; Fernandes, Rosina ; Emília Martins; Francisco Mendes. "Práticas inclusivas e direitos humanos: Um estudo sobre perceções de professores.". 2019.
  10. Diana Gonçalves; Francisco Mendes; Fernandes, Rosina ; Emília Martins. "Análise comparativa da qualidade de vida em crianças e adolescentes institucionalizados e não institucionalizados.". 2019.
  11. Neuza Pimenta; Emília Martins; Francisco Mendes; Fernandes, Rosina. "Bullying homofóbico em jovens.". 2019.
  12. Inês Brito; Fernandes, Rosina ; Emília Martins; Aguiar, Maria Cristina. "Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso". 2019.
  13. Inês Brito; Fernandes, Rosina ; Emília Martins; Francisco Mendes; Maria Cristina Aguiar. "Impacto da musicoterapia no caso de uma adolescente com Perturbação do Espetro do Autismo.". 2019.
  14. Ana Pinto; Emília Martins; Francisco Mendes; Fernandes, Rosina. "Musicoterapia e competências de comunicação na Síndrome de Dravet: Uma investigação-ação". 2019.
  15. Tatiana Ribeiro; Emília Martins; Fernandes, Rosina ; Francisco Mendes. "Consciência fonológica em crianças com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura". 2019.
  16. Emília Martins; Francisco Mendes; Fernandes, Rosina. "Atividade Física em idosos inseridos na comunidade.". 2019.
  17. Luís Almeida; Emília Martins; Fernandes, Rosina ; Francisco Mendes. "Bem-estar subjetivo e satisfação com os serviços de intervenção precoce em famílias de crianças com necessidades educativas especiais.". 2018.
  18. Cátia Magalhães; Emília Martins; Fernandes, Rosina ; Francisco Mendes. "Use of Technology-Based Intervention for Program Delivery and Dissemination of Family Evidence-based programs (EBP)". 2017.
  19. Fernandes, Rosina ; Cátia Magalhães; Francisco Mendes; Emília Martins; Esperança Ribeiro; Sara Felizardo. "Bem-estar subjetivo em estudantes de Educação Social: Um estudo exploratório". 2017.
  20. Araújo, Patrícia; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. "O Método das Histórias de Vida na Investigação Qualitativa em Psicologia". 2016.
  21. Neves, Susana; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Institucionalização, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portugueses". 2016.
  22. Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "A importância das barreiras metodológicas na investigação no contexto da inclusão das comunidades ciganas na Europa". 2015.
  23. Antunes, Beatriz; Pinho, Ana Carina; Peralta, Kristina; Rodrigues, Daniela; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana. "Comportamento alimentar restritivo e excesso de peso em jovens portugueses". 2015.
  24. Lopes, Cristina; Quinteiro, Isabel; Matos, Liane; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina. "Consumo de álcool numa amostra portuguesa em idade". 2015.
  25. Fernandes, Rosina ; Joaquim Ferreira. "Habilitações académicas e o atual mercado de trabalho: Um estudo sobre o (des)emprego e formação". 2015.
  26. Emília Martins; Francisco Mendes; Fernandes, Rosina. "Risco de desnutrição na população idosa e variáveis associadas: Um estudo exploratório". 2015.
  27. Francisco Mendes; Emília Martins; Fernandes, Rosina. "Os níveis de atividade física em adolescentes saudáveis com diferentes características sociodemográficas e contextuais". 2015.
  28. Fernandes, Rosina ; Emília Martins; Francisco Mendes. "A multidimensionalidade do bem-estar subjetivo numa amostra de portugueses.". 2015.
  29. Francisco Mendes; Emília Martins; Fernandes, Rosina. "A perceção dos alunos sobre o contributo da investigação na construção de competências do curso de educação social". 2015.
  30. Maria João Amante; Susana Fonseca; Fernandes, Rosina ; Francisco Mendes; Emília Martins; Lia Araújo; Paula Xavier; Cátia Magalhães. "Vivências académicas – Um estudo exploratório no Instituto Politécnico de Viseu.". 2014.
  31. Francisco Mendes; Emília Martins; Lia Araújo; Fernandes, Rosina ; Maria João Amante; Susana Fonseca; Cátia Magalhães; Paula Xavier. "O envolvimento na aprendizagem em alunos do ensino superior". 2014.
  32. Lia Araújo; Paula Xavier; Fernandes, Rosina. "Explorando o(s) sentido(s) da responsabilidade social no Ensino Superior: alternativas intergeracionais no alojamento de estudantes". 2014.
  33. Lia Araújo; Maria João Amante; Susana Fonseca; Paula Xavier; Emília Martins; Francisco Mendes; Fernandes, Rosina ; Cátia Magalhães. "A prática do educador social no envelhecimento: Da formação à ação". 2014.
  34. Fernandes, Rosina ; Joaquim Ferreira; Emília Martins. "Contributos da psicologia positiva para a compreensão do ajustamento pessoa-ambiente profissional". 2014.
  35. Fernandes, Rosina; Xavier, Paula; Martins, Emília; Amante, Maria; Mendes, Francisco; Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Magalhães, Cátia. "Razões de escolha do curso e valorização de competências em estudantes de educação social: Um estudo exploratório". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  36. Oliveira, Liliana; Santos, João; Sousa, Marisa; Tomás, Ana; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Variáveis sociodemográficas e a prática de atividade física nos adolescentes e jovens.". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Acessibilidade e Equidade aos Cuidados de Saúde Primários: relação com a satisfação e qualidade de vida, Vila Real, 2013.
    Publicado
  37. Alves, Andreia; Melo, José; Gonçalves, Sílvia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Envelhecimento e atividade física: Um estudo sobre variáveis sociodemográficas.". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Acessibilidade e Equidade aos Cuidados de Saúde Primários: relação com a satisfação e qualidade de vida, Vila Real, 2013.
    Publicado
  38. Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "Desempenho académico na universidade e politécnico: Um estudo exploratório.". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura, 2013.
  39. Fernandes, Rosina ; Ferreira, Joaquim Armando. "Um estudo exploratório sobre o bem-estar subjetivo: dimensões sociodemográficas e ocupacionais". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura, 2013.
  40. Francisco Mendes; Martins, Emília; Maria João Amante; Fernandes, Rosina ; Susana Fonseca; Paula Xavier; Cátia Magalhães; Lia Araújo. "Household, sports and leisure time activities in a sample of portuguese community-dwelling older adults". Trabalho apresentado em 5º Congreso Internacional de Actividad Físico-Deportiva para Mayores, 2013.
  41. Lia Araújo; Maria João Amante; Emília Martins; Francisco Mendes; Susana Fonseca; Fernandes, Rosina ; Paula Xavier; Cátia Magalhães. "Household activities and nutricion status.". Trabalho apresentado em 5º Congreso Internacional de Actividad Físico-Deportiva para Mayores, 2013.
  42. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "Actividade física em crianças e jovens em contexto escolar e de lazer.". Trabalho apresentado em Congresso Ibérico: Contextos de Investigação em Saúde, Chaves, 2012.
    Publicado
  43. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Hábitos alimentares em crianças e jovens: nível de adesão à Dieta Mediterrânica.". Trabalho apresentado em Congresso Ibérico: Contextos de Investigação em Saúde, Chaves, 2012.
    Publicado
  44. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, Paula. "Satisfação com o trabalho em educadores sociais e professores.". 2011.
  45. Xavier, Paula; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "A homoparentalidade na perspectiva de estudantes do Ensino Superior". 2011.
  46. Martins, Emília; Amante, Maria; Mendes, Francisco; Oliveira, Teresa; Fernandes, Rosina. "Classificações académicas e competências cognitivas em alunos do ensino superior politécnico.". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. "Food intake, physical activity and quality of life among children and youth". Work 69 2 (2021): 475-484. http://dx.doi.org/10.3233/wor-213492.
    10.3233/wor-213492
  2. Noutel, Raquel; Araujo, Patricia; Fernandes, Rosina; Arriscado, Paula. "An employer branding strategy: developing a talent atraction model through action research". South Florida Journal of Development 2 1 (2021): 417-431. http://dx.doi.org/10.46932/sfjdv2n1-031.
    10.46932/sfjdv2n1-031
  3. Fernandes, Rosina; Sargento, José; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Employability in a Portuguese social educators sample". The European Proceedings of Health EpH (2021): 75-81.
  4. Fernandes, Rosina; Sargento, José; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Well-being at work: A study with social educators". The European Proceedings of Health EpH (2021): 66-74.
  5. Ana Isabel Pratas Martins dos Santos; Emília da Conceição Figueiredo Martins; Cátia Clara Ávila Magalhães; Francisco Emiliano Dias Mendes; Rosina Inês Ribeiro de Sá Fernandes; Santos, Ana Isabel Pratas Martins dos; Martins, Emília; et al. "Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena". Acta Paulista de Enfermagem (2020): https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AE02826.
    10.37689/acta-ape/2020AE02826
  6. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Cognitive impact of breakfast consumption on school age children and youth.". The european proceedings of social & behavioral sciences (2020): 198-204.
  7. Oliveira, Liliana; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Institutional care and autonomy in children and teenagers.". The european proceedings of social & behavioral sciences (2020): 198-204.
  8. Fernandes, Rosina. "Female leadership and entrepreneurship: between past and future". (2020):
  9. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Contributions to understanding Portuguese Facebook consumer’s behavior: lifestyle and life satisfaction". The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences EpSBS (2018): 165-172. http://hdl.handle.net/10400.19/5407.
    Publicado • Araújo, P. (2018). Contributions To Understanding Portuguese Facebook Consumers’ Behavior: Sociodemographics, Lifestyle And Life Satisfaction. Em The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences EpSBS, VOLUME XLVIII (pp. 173–183). Viseu. https://
  10. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Proposing a workplace meditation model based on evidence based programs: An integrative review.". The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences EpSBS (2018): 45-54. http://hdl.handle.net/10400.19/5404.
    Publicado • Araújo, P., Fernandes, R., Martins, E., & Mendes, F. (2018). Proposing a workplace meditation model based on evidence based programs: An integrative review. The European Proceedings of Social & Behavioural Science, XLVIII, 45-54. doi:https://dx.doi.org/10
  11. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Amante, Maria João; Rosado, António; Molina, Jesús. "Characterization of the Physical Activity Level (PAL) in Portuguese Elderly". The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences EpSBS (2018): 228-235. http://hdl.handle.net/10400.19/5409.
    Publicado • https://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2018.11.24
  12. Figueiredo, Anabela; Paciência, Eva; Sousa, Sandra; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Emotional dimensions of eating behavior and quality of life in adolescents/youth". The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences EpSBS (2018): 158-164.
    Publicado
  13. Rosina Fernandes. "Quality Of Life Determinants In Children And Youth: Consequences For Socio-Educational Intervention". (2017):
    10.15405/epsbs.2017.09.14
  14. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Bem-estar subjetivo e atividade física em pessoas idosas". (2017):
  15. Emília Martins; Fernandes, Rosina ; Francisco Mendes; Cátia Magalhães. "Qualitative studies in community health: a systematic review in the elderly population.". (2017):
  16. Emília Martins; Fernandes, Rosina ; Francisco Mendes; Cátia Magalhães. "The impact of cognitive skills and resilience in social education student’s profile.". (2017):
  17. Francisco Mendes; Emília Martins; Fernandes, Rosina ; Cátia Magalhães. "Correlation between physical activity and nutritional status in Portuguese non-institutionalized elderly people". (2017):
  18. Fernandes, Rosina ; Cátia Magalhães; Francisco Mendes; Emília Martins. "Quality of life determinants in children and youth: consequences for socio-educational intervention.". (2017):
  19. Haase, R.F.; Ferreira, J.A.; Fernandes, R.I.; Santos, E.J.R.; Jome, L.M.. "Development and Validation of a Revised Measure of Individual Capacities for Tolerating Information Overload in Occupational Settings". Journal of Career Assessment 24 1 (2016): 130-144. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84954233917&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1069072714565615
  20. Araújo, Patrícia; Ferreira, Mariana; Fernandes, Rosina. "Saúde ocupacional em cuidadores: um estudo de clima organizacional em estruturas residenciais para idosos". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4063.
  21. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. "Being a vegetarian: A systematic review on the effects of vegetarianism on mental health". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4049.
  22. Pereira, Marina; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Martins, Emília. "Coparentalidade e alienação parental numa amostra de mães/pais portugueses". (2016): http://hdl.handle.net/11067/3517.
  23. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. "Success factors in food education research and intervention programs/projects with school aged children". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4042.
  24. Carraça, Bruno; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Personality disorders, anxiety and motives make attenders come to docor´s appointments in primary health care attender". Personality disorders (PD) tend to occur with anxiety (Axis I) and also individuals with PD come to primary health care appointments for different motives. In Portugal there is a dearth of literature about personality disorders and comorbility and also motives they make attenders come to doctor. (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4046.
  25. Jales Ribeiro, Esperança; Felizardo, Sara; Martins, Emi´lia; Fernandes, Rosina; Amante, Maria João; Cordeiro, Leandra. "Undergraduate Social Education Student’s Perspectives about the Profession". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3464.
  26. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia; Martins, Emília. "A systematic review on the effects of yoga in mental health". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4052.
  27. Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. "Physical activity and health state selfperception by portuguese adults". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4048.
    10.1186/s12913-016-1423-5
  28. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. "Well-being and physical activity in health young adults". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4050.
  29. Araújo, Patrícia; Ferreira, Mariana; Fernandes, Rosina. "Occupational health of healthcare providers: An organizational climate study in residential structures for the elderly". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4043.
  30. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. "Mediterranean diet, Health and life quality among portuguese children". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4058.
  31. Lopes, Ana Isabel; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília. "A atividade processual de uma comissão de proteção de crianças e jovens do centro de Portugal". (2016): http://hdl.handle.net/11067/3503.
    https://doi.org/10.34628/y18r-cs39
  32. Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria João; Martins, Emi´lia; Felizardo, Sara; Fernandes, Rosina; Xavier, Paula. "Student’s Perception on the Personal Impact of a Social Education Degree Internship". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3462.
  33. Jales Ribeiro, Esperança; Martins, Emi´lia; Amante, Maria João; Felizardo, Sara; Fernandes, Rosina; Araújo, Lia. "Student’s Perceptions of the Community Impact of Social Education Degree Internship". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/3459.
  34. Marques, Cátia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Magalhães, Cátia. "Crianças e jovens em risco/perigo : contributos para a caracterização de uma CPCJ da região norte de Portugal". (2016): http://hdl.handle.net/11067/3506.
    https://doi.org/10.34628/dfjf-kb83
  35. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Magalhães, Cátia. "Risk of malnutrition in a sample of community-dwelling elderly". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4047.
  36. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4060.
  37. Magalhães, Cátia; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Alves, Ana Berta; Carraça, Bruno. "Parenting evidence-based programs (EBP): A study with Portuguese parents". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4044.
  38. Patrícia Araújo; Rosina Inês Fernandes. "O Teste do Desenho da Figura Humana em Crianças Angolanas: Contribuições à Perspectiva da Psicologia Positiva". Psicologia: Ciência e Profissão 35 3 (2015): 855-869. https://doi.org/10.1590%2F1982-3703002132013.
    10.1590/1982-3703002132013
  39. Fernandes, Rosina ; Emília Martins; Francisco Mendes. "A multidimensionalidade do bem-estar subjetivo numa amostra de portugueses". (2015):
  40. Emília Martins; Fernandes, Rosina ; Francisco Mendes; Cátia Magalhães. "Sucesso académico no ensino superior: Um estudo sobre preditores.". (2015):
  41. Cristina Néri; Ana Rodrigues; Daniela Lunet; Fernandes, Rosina ; Emília Martins; Francisco Mendes. "Eating habits in a sample of portuguese children and youngsters". (2014):
  42. Antunes, Beatriz; Ana Pinho; Cristina Peralta; Daniela Rodrigues; Fernandes, Rosina ; Emília Martins. "Sociodemographic variables and emotional dimensions of eating behavior in youth". (2014):
  43. Emília Martins; Francisco Mendes; Fernandes, Rosina ; Maria João Amante; Susana Fonseca; Cátia Magalhães; Lia Araújo. "Health and physical activity in community-dwelling older adults". (2014):
  44. Maria João Amante; Emília Martins; Francisco Mendes; Susana Fonseca; Fernandes, Rosina ; Paula Xavier; Cátia Magalhães. "Health promotion and higher education: Resilience and quality of life.". (2014):
  45. Francisco Mendes; Emília Martins; Maria João Amante; Fernandes, Rosina ; Susana Fonseca; Paula Xavier; Lia Araújo. "Aging, physical activity and self perception of physical discomphort manifestations". (2014):
  46. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Fonseca, Susana; Mendes, Francisco; Araújo, Lia; Amante, Maria. "Unhealthy food behaviors in youth and adults: An exploratory study". Atención Primaria 45 (2013): 134-134.
    Publicado
  47. Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Amante, Maria; Araújo, Lia; Fonseca, Susana. "Physical activity and sedentary lifestyle in young people and adults.". Atención Primaria 45 (2013): 87-87.
    Publicado
  48. Araújo, Lia; Amante, Maria; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Martins, Emília. "Age-friendly community support and health services in the city of Viseu". Atención Primaria 45 (2013): 134-134.
    Publicado
  49. Martins, Emília; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina; Amante, Maria; Araújo, Lia; Mendes, Francisco. "Mediterranean Adequacy Index in the last five decades". Atención Primaria 45 (2013): 179-179.
    Publicado
  50. Fonseca, Susana; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Amante, Maria; Mendes, Francisco; Araújo, Lia. "Emotional dimensions of eating behavior.". Atención Primaria 45 (2013): 83-83.
    Publicado
  51. Fernandes, Rosina. "Alcohol consumption in a sample of portuguese youngsters, adults and elderly". Atención Primaria (2013): http://apps.elsevier.es/watermark/ctl_servlet?_f=10&pident_articulo=90201504&pident_usuario=0&pcontactid=&pident_revista=27&ty=30&accion=L&origen=elsevierpt%20&web=http://www.elsevier.pt&lan=en&fichero=27v45nEsp.Congresoa90201504pdf001.pdf.
  52. Ferreira, Joaquim; Fernandes, Rosina; Santos, Eduardo; Peiró, José. "Contributo para o estudo psicométrico da versão portuguesa do Cuestionario de Satisfacción Laboral S20/23". Psychologica II 52 (2010): 7-34. http://hdl.handle.net/10400.19/1565.
    Publicado
  53. Ferreira, Joaquim Armando; Fernandes, Rosina; Santos, Eduardo Ribeiro; Peiró, José Maria. "Contributo para o estudo psicométrico da versão portuguesa do Cuestionario de Satisfacción Laboral S20/23". (2010): https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-2_1.
    10.14195/1647-8606_52-2_1
  54. Fernandes, Rosina. "Minnesota Satisfaction Questionnaire – Short Form: estudo de adaptação e validação para a população portuguesa". Revista Psychologica (2009): http://www.uc.pt/fpce/publicacoes/psychologica/indexes/ind51.
  55. Fernandes, Rosina. "Impacto cognitivo do ensino superior". International Journal of Developmental and Educational Psychology (2009): http://infad.eu/RevistaINFAD/2009/n1/volumen3/INFAD_010321_487-496.pdf.
Capítulo de livro
  1. Rosina Fernandes; Joaquim Ferreira; Emília Martins. "Bem-estar subjetivo e atividade física em pessoas idosas". 2016.
    10.17990/axi/2016_9789726972556_197
  2. Fernandes, Rosina; Ferreira, Joaquim; Martins, Emília. "Bem-estar subjetivo e trabalho: Relevância da satisfação, sucesso e longevidade laborais". Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia, 2016.
Livro
  1. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana. Modelos e projetos de inclusão social. Escola Superior de Educação de Viseu. 2015.
    https://doi.org/10.34633/978-989-96261-4-0
Poster em conferência
  1. Emília Martins; Francisco Mendes; Fernandes, Rosina. "Prática de Atividade Física em adultos da região centro de Portugal inseridos na comunidade". 2019.
  2. Francisco Mendes; António Rosado; Emília Martins; Fernandes, Rosina ; Cátia Magalhães. "Motivation for the practice of physical activity in adult gym clients". 2019.
  3. Albuquerque, Eulália Rodrigues; Fernandes, Rosina ; Emília Martins; Francisco Mendes. "Práticas inclusivas e direitos humanos: Um estudo sobre perceções de professores.". 2019.
  4. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Emília Martins; Francisco Mendes. "The emergence of Human Resources Marketing framework: How Internal Marketing approach is changing organizational happiness interventions.". 2019.
  5. Neuza Pimenta; Emília Martins; Francisco Mendes; Fernandes, Rosina. "Bullying homofóbico em jovens.". 2019.
  6. Silva, Karolline; Ferreira, Mafalda; Silva, Mariana; Ferreira, Sónia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Alimentação e Bem-Estar Subjetivo em Pessoas Idosas". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional – Alzheimer e outras Demências: Conhecer, Compreender e Intervir, 2018.
  7. Figueiredo, Anabela; Paciência, Eva; Sousa, Sandra; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Emotional dimensions of eating behavior and quality of life in adolescents/youth". Trabalho apresentado em The International Conference on Health & Health Psychology (icH&Hpsy), 2018.
  8. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Contributions to understanding Portuguese Facebook consumer’s behavior: lifestyle and life satisfaction". Trabalho apresentado em icH&Hpsy International Conference on Health & Health Psychology, 2018.
  9. Mendes, Francisco; Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília. "Proposing a Workplace Meditation Model based on evidence-based programs: An integrative review". Trabalho apresentado em The International Conference on Health & Health Psychology (icH&Hpsy) 2018, 2018.
  10. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Nutritional status in a Portuguese sample of institutionalized and non- institutionalized elderly". Trabalho apresentado em The International Conference on Health & Health Psychology (icH&Hpsy) 2018, 2018.
  11. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Amante, Maria João; Rosado, António; Molina, Jesús. "Characterization of the Physical Activity Level (PAL) in Portuguese Elderly". Trabalho apresentado em The International Conference on Health & Health Psychology (icH&Hpsy) 2018, 2018.
  12. Mendes, Francisco; Rosado, António; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina. "Assessment of motivation for physical activity in gym clients through PALMS". Trabalho apresentado em icSEP International Conference on Sport, Education & Psychology, 2018.
  13. Silva, Adriana; Teixeira, Bruna; Guimarães, Cristina; Pereira, Paula; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Physical activity and subjective well-being in elderly". Trabalho apresentado em The International Conference on Sport, Education & Psychology (icSEP), 2018.
  14. Carvalho, Carla; Fernandes, Rosina; Rego, Belmiro. "Importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (Software Magic Eye) na inclusão de uma criança com paralisia cerebral em contexto pré-escolar". Trabalho apresentado em Olhares sobre a educação VI, 2018.
    10.31692/2358-9728.iiicointerpdvl.2016.00085
  15. Almeida, Luís; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Bem-estar subjetivo e satisfação com os serviços de intervenção precoce em famílias de crianças com necessidades educativas especiais". Trabalho apresentado em Olhares sobre a educação VI, 2018.
  16. Silva, Adriana; Teixeira, Bruna; Guimarães, Cristina; Pereira, Paula; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Physical activity and subjective well-being in elderly". 2018.
    https://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2018.11.18
  17. Emília Martins; Fernandes, Rosina ; Francisco Mendes; Cátia Magalhães. "Qualitative studies in community health: a systematic review in the elderly population". 2017.
  18. Francisco Mendes; Emília Martins; Fernandes, Rosina ; Cátia Magalhães. "Correlation between physical activity and nutritional status in Portuguese non-institutionalized elderly people.". 2017.
  19. Emília Martins; Fernandes, Rosina ; Francisco Mendes; Cátia Magalhães. "The impact of cognitive skills and resilience in social education student’s profile.". 2017.
  20. Bruno Carraça; Cátia Magalhães; Joana Gonçalves; Emília Martins; Fernandes, Rosina ; Francisco Mendes. "Health literacy, psychological inflexibility and fear of compassion: a pilot study among adolescents". 2017.
  21. Fernandes, Rosina; Araújo, Patrícia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. "Comportamento de jovens consumidores: orientações para a educação social na promoção do consumo frugal, ético e sustentável". 2016.
  22. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina. "The MODEL profile: proposing a teacher´s profile for formal curricular units promoting transferable skills in higher education". 2016.
  23. Esperança Ribeiro; Maria João Amante; Emília Martins; Sara Felizardo; Fernandes, Rosina ; Paula Xavier. "Student´s perceptions on the personal impact of a social education degree intership". 2016.
  24. Esperança Ribeiro; Emília Martins; Maria João Amante; Sara Felizardo; Fernandes, Rosina ; Lia Araújo. "Student´s perceptions of the community impact of a social education degree intership". 2016.
  25. Esperança Ribeiro; Sara Felizardo; Emília Martins; Fernandes, Rosina ; Maria João Amante; Leandra Cordeiro. "Undergraduate Social Education Student’s Perspectives about the Profession.". 2016.
  26. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Francisco Mendes; Cátia Magalhães; Emília Martins. "A systematic review on the effects of yoga in mental health.". 2016.
  27. Emília Martins; Fernandes, Rosina ; Francisco Mendes. "Bem-estar subjetivo e atividade física em pessoas idosas.". 2016.
  28. Patrícia Araújo; Fernandes, Rosina. "Psychological impacts of yoga: A systematic review". 2015.
  29. Richard Haase; Joaquim Ferreira; Fernandes, Rosina ; Eduardo Santos. "Students and Employed Adults Estimate Information Processing Demands of Occupations Differently". 2015.
  30. Joaquim Ferreira; Richard Haase; Fernandes, Rosina ; Eduardo Santos. "Subjective Well-Being of Portuguese Adults: Effect of Job Situation and Temperament". 2015.
  31. Richard Haase; Joaquim Ferreira; Fernandes, Rosina ; Eduardo Santos. "Development and Validation of a New Measure of Individual Capacities for Tolerating Information Load In Occupational Settings: Polychronicity and Temperament". 2014.
  32. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Fonseca, Susana; Mendes, Francisco; Araújo, Lia; Amante, Maria. "Unhealthy food behaviors in youth and adults: An exploratory study". 2013.
  33. Araújo, Lia; Amante, Maria; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Martins, Emília. "Age-friendly community support and health services in the city of Viseu.". 2013.
  34. Martins, Emília; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina; Amante, Maria; Araújo, Lia; Mendes, Francisco. "Mediterranean Adequacy Index in the last five decades". 2013.
  35. Lopes, Cristina; Oliveira, Diana; Quinteiro, Isabel; Matos, Liliane; Fernandes, Rosina; Martins, Emília. "Alcohol consumption in a sample of portuguese youngsters, adults and elderly.". 2013.
  36. Fernandes, Rosina; Ferreira, Joaquim; Haase, Richard. "Unemployed vs. Employed persons: temperament and subjective well-being of portuguese adults.". 2012.
  37. Ferreira, Joaquim; Fernandes, Rosina; Haase, Richard; Jome, LaRae; Santos, Eduardo. "Validity study of the Career Preference Inventory (CPI) with employed adults.". 2012.
Relatório
  1. Fernandes, Rosina; Aguiar, Maria Cristina; Oliveira, Ana Soraia. 2016. A importância da expressão musical na perturbação do espectro do autismo : estudo de caso em contexto pré-escolar. http://hdl.handle.net/10400.19/5122.
Tese / Dissertação
  1. Oliveira, Sara Sofia da Silva Pereira. "Promoção de autonomia em jovens institucionalizados: perceções dos profissionais de casas de acolhimento residencial". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.19/6319.
  2. Fernandes, Rosina. "Employer attractiveness: um estudo geracional do cliente interno português". Mestrado, 2020.
  3. Eira, Joana Rita Vinagre da. "Consumo de a´lcool e tabaco numa amostra de adolescentes Portugueses: releva^ncia das memo´rias de vergonha e de pra´ticas parentais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6041.
  4. Antunes, Márcia Filipa Martinho. "Perceção dos Agentes de primeira e segunda linhas da Promoção e Proteção de Crianças relativamente à Lei 147/99 de 1/9". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6173.
  5. Burgos, Andreia Filipa Figueiredo. "Violência doméstica em famílias de crianças sinalizadas numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da região centro do país". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/4903.
  6. Inês Cardoso Garcia. "Tomada de decisão dos técnicos da CPCJ na aplicação de medidas de promoção e proteção". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/5315.
  7. Vanessa Cláudia Saavedra Nunes. "A intervenção do técnico superior de educação social num CAT com crianças e jovens em risco e/ou perigo". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/5332.
  8. Ribeiro, Tatiana Vanessa Almeida. "Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/4917.
  9. Ferreira da Mata, Helena Clara Carvalho da Cruz. "Educação inclusiva e alunos com Currículo Específico Individual (CEI): perceções da comunidade educativa". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/6063.
  10. Albuquerque, Eulália Rodrigues. "Perceções de professores sobre práticas inclusivas para alunos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual com Currículo Específico Individual". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/6045.
  11. Fernandes, Rosina. "Educação Inclusiva: Perceções e estratégias pedagógicas de professores sobre dislexia". Mestrado, 2017.
  12. Oliveira, Liliana Gomes. "Participação em colónias de férias e promoção da autonomia : perceções de adolescentes e monitores". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4493.
  13. Brito, Inês Prata. "A importância da musicoterapia nas capacidades e dificuldades de uma adolescente com perturbação do espetro do autismo : um estudo de caso". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4522.
  14. Gonçalves, Diana Raquel Azevedo. "Institucionalização e qualidade de vida em crianças e jovens portugueses". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4484.
  15. Henriques, Sónia Maria Correia. "Fatores promotores e inibidores da intervenção dos técnicos das CPCJ". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4494.
  16. Almeida, Luís Filipe Coronha de. "Famílias de crianças com necessidades educativas especiais : bem-estar subjetivo e satisfação com a intervenção precoce". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4519.
  17. Carvalho, Carla Sofia Marques. "Estudo de caso : importância das tecnologias de informação e comunicação (Softyware MagicEye) na inclusão de uma criança com paralisia cerebral em contexto pré-escolar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4654.
  18. Almeida, Ana Carolina dos Santos. "Autonomia em adolescentes/ jovens institucionalizados". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4498.
  19. Ferreira, Cristina Isabel Marques. "Estilos parentais e qualidade de vida em crianças e jovens". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4495.
  20. Sousa, Joana Raquel Martins. "O rendimento social de inserção em Portugal entre 2004 e 2013". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2955.
  21. Marques, Cátia Margarida Oliveira. "Crianças e jovens em perigo : um estudo de caso sobre o trabalho desenvolvido numa CPCJ da região norte de Portugal". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2958.
  22. Teixeira, Diana Sofia Guimarães. "A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de caso". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2976.
  23. Martins, Carla Sofia Sousa. "Necessidades de intervenção das famílias de crianças institucionalizadas : estudo de caso num CAT". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2954.
  24. Pereira, Marina Vanessa Cardoso. "Contributos para a compreeensão da alienação parental : um estudo sobre a copaqrentalidade em mães e pais portugueses". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2246.
  25. Marques, Ana Cláudia Oliveira. "Programa de educação parental "(Re)Construir Famílias" : um projeto de investigação-ação". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1830.
  26. Fernandes, Rosina Inês Ribeiro de Sá. "Bem-estar subjetivo no (des)emprego: um estudo sobre o ajustamento pessoa-ambiente profissional". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10316/21653.
  27. Brito, Sónia Alexandra de Figueiredo. "Filhos de ninguém : a devolução no processo de adoção". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1873.
  28. Rosina Inês Ribeiro de Sa Fernandes. "Avaliar a qualidade em educação pré-escolar: um estudo integrador". Mestrado, 2009. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/52267.

Outros

Conjunto de dados
  1. Fernandes, Rosina. Students and Employed Adults Estimate Information Processing Demands of Occupations Differently.
    10.1037/e505412016-001
  2. Fernandes, Rosina. Validity Study of the Career Preference Inventory With Employed Adults.
    10.1037/e646032012-001
  3. Fernandes, Rosina. Environmental Preference Inventory--Augmented and Revised.
    10.1037/t58674-000
Outra produção
  1. A Prática do Educador Social no Envelhecimento: da Formação à Ação. Este estudo exploratório procura analisar o impacto do estágio, integrado do curso de Licenciatura em Educação Social (ESEV-IPV), no que diz respeito aos benefícios da intervenção socioeducativa com pessoas idosas percecionados pelo público- alvo e pelos promotores dos projetos. O estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o mundo do trabalho. Partindo do rec. 2014. Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, Paula. http://hdl.handle.net/10400.22/10166.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/11 Níveis de atividade física de estudantes do ensino superior da região centro de Portugal 2º Fórum Redespp Desporto
2018/02 Bem-estar e sucesso académico Seminário "Olhares sobre o bullying: da avaliação á intervenção"
2013 Razões de escolha do curso e valorização de competências em estudantes de educação social: Um estudo exploratório
(Portugal)
2013 Variáveis sociodemográficas e a prática de atividade física nos adolescentes e jovens
(Portugal)
2013 Envelhecimento e atividade física: Um estudo sobre variáveis sociodemográficas
(Portugal)
2013 Um estudo exploratório sobre o bem-estar subjetivo: dimensões sociodemográficas e ocupacionais.
(Portugal)
2013 Desempenho académico na universidade e politécnico: Um estudo exploratório
(Portugal)
2013 Vivências académicas – Um estudo exploratório no Instituto Politécnico de Viseu
(Portugal)
2013 O envolvimento na aprendizagem em alunos do ensino superior
(Portugal)
2013 Predictors of academic performance in higher education
(Suécia)
2013 Physical activity and sedentary lifestyle in young people and adults
(Portugal)
2013 Emotional dimensions of eating behavior.
(Portugal)
2013 Household, sports and leisure time activities in a sample of portuguese community-dwelling older adults.
(Espanha)
2013 Household activities and nutricion status
(Espanha)
2012 Actividade física em crianças e jovens em contexto escolar e de lazer.
(Portugal)
2012 Hábitos alimentares em crianças e jovens: nível de adesão à Dieta Mediterrânica.
(Portugal)
2011 Satisfação com o trabalho em Educadores Sociais e Professores
(Espanha)
2011 A Homoparentalidade na perspectiva de estudantes do ensino superior.
(Espanha)
2010 O educador social na intervenção gerontológica: alguns casos práticos.
(Portugal)
2009 Classificações académicas e competências cognitivas em alunos do ensino superior politécnico.
(Portugal)
2009 Impacto cognitivo no ensino superior.
(Itália)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2013 - 2013 Filhos de ninguém: A devolução no processo de adoção
Coorientador
Mestrado em Intervenção Psicossocial em Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2013 Programa de Educação Parental: (Re)Construir Famílias
Coorientador
Mestrado em Intervenção Psicossocial em Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 6º Seminário de Projetos Sociais (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2013 - 2013 1º Seminário de Projetos Sociais
Seminário (Coorganizador)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 Tomada de decisão dos técnicos da CPCJ na aplicação de medidas de promoção e proteção
Orientador
Inês Garcia (Mestrado)
2018 Violência doméstica em famílias de crianças sinalizadas numa comissão de proteção de crianças e jovens da região centro do país
Orientador
Andreia Burgos (Mestrado)
2018 Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
Orientador
Tatiana Ribeiro (Mestrado)
2018 A intervenção do técnico superior de educação social num CAT com crianças e jovens em risco/ou perigo
Orientador
Vanessa Nunes (Mestrado)
2018 Educação inclusiva e alunos com Currículo Específico Individual(CEI): perceções da comunidade educativa
Orientador
Helena Mata (Mestrado)
2018 Perceções de professores sobre práticas inclusivas para alunos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual com Currículo Específico Individual
Orientador
Eulália Albuquerque (Mestrado)
2018 Perspetivas e atitudes face à inclusão dos pares com necessidades educativas especiais: estudo numa escola do concelho de Viseu
Arguente principal
José Rodrigues (Mestrado)
2018 Musicoterapia e competências de comunicação na Síndrome de Dravet: uma investigação-ação
Arguente principal
Ana Filipa Pinto (Mestrado)
2018 Intervenção precoce na infância: da abordagem centrada na família as práticas
Arguente principal
Vera Esteves (Mestrado)
2013 A vulnerabilidade/risco das crianças com perturbação do espectro do autismo Andreia Tonico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 Mediação familiar – a perspetiva dos mediadores familiares Clara Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018 - 2018 III Seminário Internacional – Alzheimer e outras Demências: Conhecer, Compreender e Intervir

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - Atual International Journal of Sustainability in Higher Education (1467-6370) Emerald (MCB UP )
2013 - Atual Millenium - Journal of Education Technologies and Health (1647-662X) Instituto Politecnico de Viseu
2013 - Atual Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) University of Minho

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013 - Atual júri de seleção/seriação (concursos >23 anos)