Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Helena Maria Silva Santana
Nomes de citação
- Santana, Helena
Identificadores de autor
- Ciência ID
- CE15-1FCB-227A
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1998
Concluído
|
doctorat (Doctorat)
Université de Paris Sorbonne - Pris IV, França
"L'Orchestration chez Iannis Xenakis: L'espace et le rythmefonction du timbre" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
très honorable (àl'unanimité) |
1998
Concluído
|
Musique et musicologie du 20ème Siècle (Docteur)
Université de Paris Sorbonne - Paris IV, França
"L'Orchestration chez Iannis Xenakis: L'espace et le rythmefonction du timbre" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
très honorable (àl'unanimité) |
1998
Concluído
|
musique et musicologie XXème Siècle (Docteur)
Université de Paris Sorbonne - Paris IV, França
"L'Orchestration chez Iannis Xenakis: L'espace et le rythmefonction du timbre" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
très honorable (àl'unanimité) |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000/01/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2015 - 2018 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2007 - 2013 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11 | “As gentes e o seu mar: cine-concerto Heróis do mar, um projeto de comunidade” | 18º Encontro Internacional de Artes
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2023/10 | “Pedaços de poesia e prosa: quando a cooperação se faz significante” | 4º Congresso Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2023/09 | “A Crónica de Viagem enquanto manancial de cultura e arte: diálogos interculturais em Peregrinação de Fernando Mendes Pinto” | III Congresso Internacional “Diálogos Interculturais Portugal-China”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/07 | “The Stone and the Man: When Sound Rebound from Ancestral Traditions” | Congresso Organologia 2023
ANIMUSIC's international conferences (Coimbra, Portugal)
|
2022 | Between fiction and reality: the particular case of the short film “Bugs and Daffy’s Carnival of the Animals by Camille Saint-Sae¨ns” (1976) by Chuck Jones | AVANCA - Cinema 2022, 13th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
Cine-clube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2022 | A Menina do Mar (The Sea’s Girl) by Sophia de Mello Breyner: how Fernando Lopes-Grac¸a, Bernardo Sassetti, Filipe Raposo and Edward Luiz Ayres de Abreu built their own performative versions from this work | AVANCA - Cinema 2022, 13th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
Cine-clube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2022 | Música e Conflito: A Superação do Trauma através da obra de Arte em Cândido Lima | Congresso Internacional, A fúria de Aquiles. As faces da Guerra
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022 | A tradição do Entrudo e os Cardadores de Vale-de-Ílhavo: identificação e caracterização das paisagens visuais e sonoras | Congresso Internacional Festas, Culturas E Comunidades: Património e Sustentabilidade.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022 | A romaria da Sra. do Almurtão na região de Idanha-a-Nova na Beira Baixa: A música no ritual e no rito | Congresso de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2022 | A pedra, a concha e o homem: os sons que emergem de uma prática musical em territórios de fronteira | XXII Curso de Verão. Novas Fronteiras, Outros diálogos: Cooperação e Desenvolvimento.
Centro de Estudos Ibéricos/Universidade de Coimbra/Universidade de Salamanca (Guarda/COimbra/Salamanca, Portugal)
|
2022 | A arte urbana homenageando a cidade, a cultura e os seus artistas: expandindo os recursos didáticos | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021 | Rituals and rites, tempo and spaces in music and dance on both sides of the borderline | 10º Encontro Científico Internacional para o Estudo sobre Som, Música e Instrumentos Musicais
Animuc (Fundão, Portugal)
|
2021 | Pauliteiros de Miranda: quando a música, a ação e a dança se cruzam em territórios de fronteira | XX Curso de Verão. Novas Fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento
Centro de Estudos Ibéricos/Universidade de Coimbra/Universidade de Salamanca (Guarda/COimbra/Salamanca, Portugal)
|
2021 | A música e a dança elementos constituintes de uma singular identidade – o caso particular dos Pauliteiros de Miranda | III Historical Soundscapes Meeting
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2021 | A memória nos tempos modernos: quando as ações culturais nos comunicam espaços de saber, mitos, lendas, tradições | Congresso Internacional: Mobilidades e Memórias Transculturais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021 | O dito e o (re)dito na obra para acordeão de João Pedro Oliveira: uma proposta de análise | XI Festival de Música Piaget 2021/SINFOMAS´21
Instituto Piaget (Viseu, Portugal)
|
2020 | The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” de William Joyce e Brandon Oldenburg: quando o som se mostra dominante na construção de uma narrativa de texto e imagens | 11th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
Cine-clube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2020 | A construção de diferentes imaginários pelo sonoro de Maurice Ravel e as imagens de Tom Scott: o caso particular da Suite Ma mère l’Oye | 11th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
Cine-clube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2020 | A paisagem sonora no ambiente rural e urbano: quando o som esboça um olhar e, o olhar, um som da paisagem | XIX Curso de Verão. Novas Fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento
Centro de Estudos Ibéricos/Universidade de Coimbra/Universidade de Salamanca (Guarda/COimbra/Salamanca, Portugal)
|
2020 | O eu ou a eterna negação do eu na dualidade que estabeleço comigo e com o outro no espelho, nas imagens e as sombras: Dali-Gala e Don Juan-Dona-Ana na obra Don’t Juan de Constança Capdeville | XI Congresso Internacional CSO: Criadores sobre outras obras
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/24 | O Desenvolvimento do imaginário Sonoro nos filmes O Ladrão de Bonecas, O Cuidador de Gatos, A Promessa e O Apóstolo de Fernando Cortizo | V Simpósio Internacional Fusões do Cinema
Universidade Aberta (São João da Madeira, Portugal)
|
2019 | A variação e ramificação de uma obra enquanto processo de recriação sonora e musical - Tessares (1991), Pirâmides de Cristal (1993); Pyramides (2008) e Mosaic (2010) de João Pedro Oliveira | IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo Porto
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | When space is made of light, matter and sound the Polytopes of Iannis Xenakis | ARTETCH 2019
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/11/30 | Conectar populações: A Ação dos núcleos de ação cultural na promoção e valoração do tempo livre das diferentes gerações | XII Encontro Internacional OTIUM/ VI Congresso Internacional em Estudos Culturais. Ócios e Resistências: Crescer e Envelhecer
em Contextos Culturais Diversos
universidade de aveiro (Portugal)
|
2018/11/09 | A Flauta de Tamborileiro na raia portuguesa: um meio e uma estratégia para o desenvolvimento sociocultural das populações | III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea, CICLC 2018
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2018/11/09 | O património material e imaterial de uma região na definição das suas paisagens sonoras e na exteriorização de um imaginário, em si, real. | III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea, CICLC 2018
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2018/11/07 | Os processos colaborativos de criação artística e a intertextualidade como meios de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social | III Jornadas de Educação – Desafios, práticas e reflexões
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2018/11/06 | BRU(a)T(U)alidade(S): O Flashmob elemento indutor de uma cidadania ativa | III Jornadas de Educação – Desafios, práticas e reflexões
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2018/11 | História com estórias – quando as famílias se envolvem no projeto de escola. | IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância/ I Congresso Luso Afro Brasileiro de Infâncias e Educação
universidade de aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/10/20 | A música popular: território de afirmação cultural | I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, LUSOCONF 2018
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018/10/20 | Recursos civilizacionais no desenvolvimento das regiões: a flauta de tamborileiro. | I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, LUSOCONF 2018
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | Diálogos com a arte: Revista de Arte, Cultura e Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - 2023 | Revista Música Hodie (2317-6776) | Universidade Federal de Goiás |
2022 - 2023 | Revista Portuguesa de Pedagogia | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Distinções
Prémio
2019 | ENG. FERNANDO GONÇALVES LAVRADOR |