???global.info.a_carregar???
Helena Santana studied Musical Composition at the Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. In 1998 she obtains her Docteur degree from the University of Paris-Sorbonne (Paris IV). Since 2000, she is an Assistant Professor in the Department of Communication and Art at the University of Aveiro, teaching several disciplines in several courses in music, namely the master’s in music, master’s in music teaching and Doctoral Program in Music. She belongs to INET-Md Research unit, conducting diverse research in the field of analysis and theory of contemporary music. In this sense, Helena Santana is co-author of the book (semi) – BREVES, 20th century music notes, and (In) EXISTENCES of SOM, published by the University of Aveiro, Música Contemporânea Portuguesa: Jorge Peixinho, Cândido Lima João Pedro Oliveira, Published by Macau Institute, among other’s articles.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helena Maria Silva Santana

Nomes de citação

  • Santana, Helena

Identificadores de autor

Ciência ID
CE15-1FCB-227A

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1998
Concluído
doctorat (Doctorat)
Université de Paris Sorbonne - Pris IV, França
"L'Orchestration chez Iannis Xenakis: L'espace et le rythmefonction du timbre" (TESE/DISSERTAÇÃO)
très honorable (àl'unanimité)
1998
Concluído
Musique et musicologie du 20ème Siècle (Docteur)
Université de Paris Sorbonne - Paris IV, França
"L'Orchestration chez Iannis Xenakis: L'espace et le rythmefonction du timbre" (TESE/DISSERTAÇÃO)
très honorable (àl'unanimité)
1998
Concluído
musique et musicologie XXème Siècle (Docteur)
Université de Paris Sorbonne - Paris IV, França
"L'Orchestration chez Iannis Xenakis: L'espace et le rythmefonction du timbre" (TESE/DISSERTAÇÃO)
très honorable (àl'unanimité)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/01/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2007 - 2013 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santana, Helena. "A ópera Infantil A Floresta de Eurico Carrapatoso: um recurso didático.". Trabalho apresentado em VII Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2023.
    Publicado
  2. Santana, Helena. "Um Cine-concerto projeto de comunidade: Heróis do Mar (1949; 2022) de Fernando Garcia, revisitado por Portovedo, Martins e Sampaio". Trabalho apresentado em 14th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication, Avanca, 2023.
    Publicado
  3. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "A cor e o traço que descobrem a obra de Sophia de Mello Breyner: ‘A Menina do Mar’ pelo olhar de Beatriz Bagulho, Bernardo Sassetti e Edward Ayres de Abreu". Trabalho apresentado em XIII Congresso CSO 2022, Lisboa, 2022.
    Publicado
  4. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "A Flauta de Tamborileiro no interior alentejano Uma paisagem sonora em contínua atualização.". Trabalho apresentado em Paisagens sonoras históricas – Anatomia dos sons nas cidades., Évora, 2021.
  5. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "Ian (2018) e Cuerdas (2013): duas curtas-metragem em que questões essenciais sobre inclusão, cidadania e responsabilidade social, moral e ética são explicadas por meio do expresso pelos sons e pelas imagens". Trabalho apresentado em CONFIA 2021, 8th International Conference on Illustration and Animation, Barcelos, 2021.
    Publicado
  6. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "Diálogos de poesia, som e arte na obra de António Chagas". Trabalho apresentado em . “Diálogos Interculturais Portugal-China”. Literaturas, artes e línguas em diálogo, Aveiro, 2021.
    Publicado
  7. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "A delineação e concretização dos conteúdos imagéticos em The Death of an Owl (2012) e No Green No Blue (2012) de Marta Alvim através de um sonoro de autor". Trabalho apresentado em Avanca/Cinema 2019, Avanca, 2019.
    Publicado
  8. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "A música popular: território de afirmação cultural". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, LUSOCONF 2018, Bragança, 2018.
    Publicado
  9. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "Recursos civilizacionais no desenvolvimento das regiões: a flauta de tamborileiro". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, LUSOCONF 2018., Bragança, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Santana, Helena. "The Pilgrimage of Fernão Mendes Pinto, a chronicle in which the interpenetration of cultures reveals the social and cultural elevation of the peoples here and abroad.". Diálogos com a Arte - Revista de Arte, Cultura e Educação 1 13 (2023): 212-221.
    Publicado
  2. Santana, Helena. "A memória nos tempos modernos: quando as ações culturais nos comunicam espaços de saber, mitos, lendas, tradições". Transcultural Mobilities and Memories 1 1 (2023): 197-209.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "Rasgos e trajetórias na obra para voz e instrumentos de Clotilde rosa do pós 25 de abril". Revista Científica Germinare 1 2 (2022): 47-60.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "Bru(a)t(u)alidade(s): O flashmob indutor de uma cidadania atuante.". Egitania Sciencia 1 31 (2022): 79-89.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "A Flauta de Tamborileiro no interior alentejano Uma paisagem sonora em contínua atualização.". Paisagens sonoras históricas – Anatomia dos sons nas cidades. 1 26 (2021): sp-sp. https://books.openedition.org/cidehus/17635.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "O dito e o (re)dito na obra para acordeão de João Pedro Oliveira: uma proposta de análise.". Revista Cienti´fica Germinare 1 1 (2021): 32-45.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "BRU(a)T(U)alidade(S): O Flashmob elemento indutor de uma cidadania ativa.". Egitanea Sciencia. Revista Journal 31 (2021): 79-90.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "“Afigurações do sagrado e do profano na obra de João Pedro Oliveira a partir do Livro do Apocalipse e da poesia de Antero de Quental". Forma Breve Revista de Literatura 16 1 (2020): 45-62.
    Publicado
  9. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "Artistic Expressions and Environmental Education: how art and science can interconnect in the development of better and more effective environmental awareness". Diálogos com Arte: Revista de arte, cultura e educação 9 (2019): 99-105.
    Publicado
  10. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "When space is made of light, matter and sound the Polytopes of Iannis Xenakis". ARTETCH 2019 (2019): sp-sp. https://www.researchgate.net/publication/339250237_When_space_is_built_of_light_matter_and_sound_Polytopes_of_Iannis_Xenakis.
    Publicado
  11. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "O sonho e a arte reditos na magia de uma obra – As Feiticeiras de António Chagas Rosa e Maria Teresa Horta". Pelos Mares da Língua Portuguesa 1 1 (2019): 305-316.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Santana, Helena. "Farinelli – O Castrado / Farinelli - Il castrato (1994), Gerard Corbiau". In Os 100 melhores planos do cinema. 100 Autores, 100 Planos., 145-147. Coimbra, Portugal: Almedina, 2023.
    Publicado
  2. Santana, Helena. "Patrimónios históricos e culturais da região da Beira: Legados e luminâncias de Rio Torto.". In Praça Velha, 213-232. Guarda, Portugal: Centro Cultural da Guarda, 2023.
    Publicado
  3. Santana, Helena. "Enleios". In Entre o Sono e o Sonho. Antologia de poesia contemporânea., 528-528. Cascais, Portugal: ChiadoBooks, 2023.
    Publicado
  4. Santana, Helena. "Saudade". In Fragmentos de Saudade. Antologia de poesia portuguesa, 507-507. Cascais, Portugal: ChiadoBooks, 2023.
    Publicado
  5. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "A Pedra, a concha e o homem: os sons que emergem de uma prática musical em territórios de fronteira". In Novas Fronteiras, outros diálogos: As novas geografias dos países de Língua Portuguesa., 513-532. Guarda, Portugal: Centro de Estudos Ibéricos, 2023.
    Publicado
  6. Santana, Helena. "Maresias". In Entre o Sono e o Sonho. Antologia de poesia contemporânea., 499-499. Cascais, Portugal: ChiadoBooks, 2022.
    Publicado
  7. Santana, Helena. "Repetition, variation, and transformation as a process of sound recreation on piano works with electronics by João Pedro Oliveira". In Perspectives on Contemporary Musical Practices: from research to creation., 291-304. Londres, Reino Unido: Perspectives on Contemporary Musical Practices, 2022.
    Publicado
  8. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "Espaços culturais de identificação regional e territorial: o caso particular do espetáculo Guarda Folia - O Enterro do Galo, na cidade da Guarda". In Praça Velha. Revista Cultural da Cidade da Guarda, 157-167. Guarda, Portugal: Centro Cultural da Guarda, 2022.
    Publicado
  9. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "A Tradição do Entrudo e os Cardadores de Vale-de-Ílhavo: Identificação e Caracterização das Paisagens Visuais e Sonoras". In Festividades, Culturas e Comunidades: Património e Sustentabilidade, 261-270. Braga, Portugal: UMinho Editora/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade., 2022.
    Publicado
  10. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "Pauliteiros de Miranda: quando a música, a ação e a dança se cruzam em territórios de fronteira". In Sociedade e memória dos territórios. Iberografias, 11-28. Guarda, Portugal: Centro de estudos ibéricos, 2021.
    Publicado
  11. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "Tradition around the rural area: the costume as an element that reveals the identity of a territory.". In Diálogos com a Arte, 121-130. Viana do Castelo, Portugal: Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2021.
    Publicado
  12. Santana, Helena. "Herma and Eonta form Iannis Xenakis: The Fruition of Musical and Emotional Meaning Through the Medium of Rhythm, Timbre, Space and Expanded Techniques". In Contemporary Piano Music: Performance and Creativity, 41-50. cambridge, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2021.
    Publicado
  13. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "A música no ritual e no rito da Encomendação das Almas na Região Transfronteiriça de Guarda/Salamanca". In Iberografias, 141-155. Guarda, Portugal: Centro de Estudos Ibéricos, 2020.
    Publicado
  14. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "Do território e da paisagem – a máscara elemento de exteriorização de um imaginário real". In Iberografias, 185-198. Guarda, Portugal: Centro de Estudos Ibéricos, 2019.
    Publicado
  15. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "A Flauta de Tamborileiro na raia portuguesa: um meio e uma estratégia para o desenvolvimento sociocultural das populações". In Cultura Lusófona Contemporânea- Fronteiras e Horizontes: espaço(s) e tempo(s) de diálogo, 98-106. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, 2018.
    Publicado
  16. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "O património material e imaterial de uma região na definição das suas paisagens sonoras e na exteriorização de um imaginário, em si, real". In Cultura Lusófona Contemporânea- Fronteiras e Horizontes: espaço(s) e tempo(s) de diálogo, 107-115. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, 2018.
    Publicado
  17. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. "A Máscara um meio de identificação e caracterização de territórios e de novos espaços de exteriorização de um imaginário e do real". In artis intelligentia: imaginar o real, 656-662. Portugal: e-ISBN: 978-989-99839-5-3, 2017.
Livro
  1. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário Silva. Cantos, (re)cantos e (encantos da terra e do mar. 2024.
    Publicado
  2. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário Silva. Apontamentos de música contemporânea. 2024.
    Publicado
  3. Santana, Helena. Do não ser se fez poema. Poemas soltos. Lisboa, Portugal: Poesia Fã-clube. Norcópia. 2022.
    Publicado
  4. Santana, Helena. Recortes marmoreados do teu olhar.. Lisboa, Portugal: Chiado Books. Lisboa: Atlantic Print. 2022.
    Publicado
  5. Santana, Helena. Música Portuguesa Contemporânea - Jorge Peixinho, Cândido Lima, João Pedro Oliveira. Macau, Macau: Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa Especial de Macau. 2020.
    Publicado
  6. Santana, Helena. (In)EXISTÊNCIAS do SOM. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2005.
    Publicado
  7. Santana, Helena; Santana, Maria do Rosário da Silva. (semi)- BREVES. Notas sobre música do século XX. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2004.
    Publicado
  8. Santana, Helena. L’Orchestration chez Iannis Xenakis : L’espace et le rythme fonction du Timbre. Villeneuve D’Ascq, França: Presses Universitaires du Septentrion. 1999.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11 “As gentes e o seu mar: cine-concerto Heróis do mar, um projeto de comunidade” 18º Encontro Internacional de Artes
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2023/10 “Pedaços de poesia e prosa: quando a cooperação se faz significante” 4º Congresso Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2023/09 “A Crónica de Viagem enquanto manancial de cultura e arte: diálogos interculturais em Peregrinação de Fernando Mendes Pinto” III Congresso Internacional “Diálogos Interculturais Portugal-China”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2023/07 “The Stone and the Man: When Sound Rebound from Ancestral Traditions” Congresso Organologia 2023
ANIMUSIC's international conferences (Coimbra, Portugal)
2022 Between fiction and reality: the particular case of the short film “Bugs and Daffy’s Carnival of the Animals by Camille Saint-Sae¨ns” (1976) by Chuck Jones AVANCA - Cinema 2022, 13th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
Cine-clube de Avanca (Avanca, Portugal)
2022 A Menina do Mar (The Sea’s Girl) by Sophia de Mello Breyner: how Fernando Lopes-Grac¸a, Bernardo Sassetti, Filipe Raposo and Edward Luiz Ayres de Abreu built their own performative versions from this work AVANCA - Cinema 2022, 13th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
Cine-clube de Avanca (Avanca, Portugal)
2022 Música e Conflito: A Superação do Trauma através da obra de Arte em Cândido Lima Congresso Internacional, A fúria de Aquiles. As faces da Guerra
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022 A tradição do Entrudo e os Cardadores de Vale-de-Ílhavo: identificação e caracterização das paisagens visuais e sonoras Congresso Internacional Festas, Culturas E Comunidades: Património e Sustentabilidade.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022 A romaria da Sra. do Almurtão na região de Idanha-a-Nova na Beira Baixa: A música no ritual e no rito Congresso de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2022 A pedra, a concha e o homem: os sons que emergem de uma prática musical em territórios de fronteira XXII Curso de Verão. Novas Fronteiras, Outros diálogos: Cooperação e Desenvolvimento.
Centro de Estudos Ibéricos/Universidade de Coimbra/Universidade de Salamanca (Guarda/COimbra/Salamanca, Portugal)
2022 A arte urbana homenageando a cidade, a cultura e os seus artistas: expandindo os recursos didáticos XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021 Rituals and rites, tempo and spaces in music and dance on both sides of the borderline 10º Encontro Científico Internacional para o Estudo sobre Som, Música e Instrumentos Musicais
Animuc (Fundão, Portugal)
2021 Pauliteiros de Miranda: quando a música, a ação e a dança se cruzam em territórios de fronteira XX Curso de Verão. Novas Fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento
Centro de Estudos Ibéricos/Universidade de Coimbra/Universidade de Salamanca (Guarda/COimbra/Salamanca, Portugal)
2021 A música e a dança elementos constituintes de uma singular identidade – o caso particular dos Pauliteiros de Miranda III Historical Soundscapes Meeting
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2021 A memória nos tempos modernos: quando as ações culturais nos comunicam espaços de saber, mitos, lendas, tradições Congresso Internacional: Mobilidades e Memórias Transculturais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021 O dito e o (re)dito na obra para acordeão de João Pedro Oliveira: uma proposta de análise XI Festival de Música Piaget 2021/SINFOMAS´21
Instituto Piaget (Viseu, Portugal)
2020 The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” de William Joyce e Brandon Oldenburg: quando o som se mostra dominante na construção de uma narrativa de texto e imagens 11th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
Cine-clube de Avanca (Avanca, Portugal)
2020 A construção de diferentes imaginários pelo sonoro de Maurice Ravel e as imagens de Tom Scott: o caso particular da Suite Ma mère l’Oye 11th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
Cine-clube de Avanca (Avanca, Portugal)
2020 A paisagem sonora no ambiente rural e urbano: quando o som esboça um olhar e, o olhar, um som da paisagem XIX Curso de Verão. Novas Fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento
Centro de Estudos Ibéricos/Universidade de Coimbra/Universidade de Salamanca (Guarda/COimbra/Salamanca, Portugal)
2020 O eu ou a eterna negação do eu na dualidade que estabeleço comigo e com o outro no espelho, nas imagens e as sombras: Dali-Gala e Don Juan-Dona-Ana na obra Don’t Juan de Constança Capdeville XI Congresso Internacional CSO: Criadores sobre outras obras
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/11/24 O Desenvolvimento do imaginário Sonoro nos filmes O Ladrão de Bonecas, O Cuidador de Gatos, A Promessa e O Apóstolo de Fernando Cortizo V Simpósio Internacional Fusões do Cinema
Universidade Aberta (São João da Madeira, Portugal)
2019 A variação e ramificação de uma obra enquanto processo de recriação sonora e musical - Tessares (1991), Pirâmides de Cristal (1993); Pyramides (2008) e Mosaic (2010) de João Pedro Oliveira IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo Porto
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2019 When space is made of light, matter and sound the Polytopes of Iannis Xenakis ARTETCH 2019
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/11/30 Conectar populações: A Ação dos núcleos de ação cultural na promoção e valoração do tempo livre das diferentes gerações XII Encontro Internacional OTIUM/ VI Congresso Internacional em Estudos Culturais. Ócios e Resistências: Crescer e Envelhecer em Contextos Culturais Diversos
universidade de aveiro (Portugal)
2018/11/09 A Flauta de Tamborileiro na raia portuguesa: um meio e uma estratégia para o desenvolvimento sociocultural das populações III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea, CICLC 2018
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2018/11/09 O património material e imaterial de uma região na definição das suas paisagens sonoras e na exteriorização de um imaginário, em si, real. III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea, CICLC 2018
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2018/11/07 Os processos colaborativos de criação artística e a intertextualidade como meios de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social III Jornadas de Educação – Desafios, práticas e reflexões
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2018/11/06 BRU(a)T(U)alidade(S): O Flashmob elemento indutor de uma cidadania ativa III Jornadas de Educação – Desafios, práticas e reflexões
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2018/11 História com estórias – quando as famílias se envolvem no projeto de escola. IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância/ I Congresso Luso Afro Brasileiro de Infâncias e Educação
universidade de aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/10/20 A música popular: território de afirmação cultural I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, LUSOCONF 2018
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2018/10/20 Recursos civilizacionais no desenvolvimento das regiões: a flauta de tamborileiro. I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, LUSOCONF 2018
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Diálogos com a arte: Revista de Arte, Cultura e Educação Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2023 Revista Música Hodie (2317-6776) Universidade Federal de Goiás
2022 - 2023 Revista Portuguesa de Pedagogia Revista Portuguesa de Pedagogia
Distinções

Prémio

2019 ENG. FERNANDO GONÇALVES LAVRADOR