Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Helena Maria Silva Santana
Nomes de citação
- Santana, Helena
Identificadores de autor
- Ciência ID
- CE15-1FCB-227A
- ORCID iD
- 0000-0002-9258-6410
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2000 - 2000
Concluído
|
Equivalência do doutoramento com a obtenção do grau de Doutor em Música pela Universidade de Aveiro. (Outros)
Especialização em música
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
1998
Concluído
|
doctorat (Doctorat)
Université de Paris Sorbonne - Pris IV, França
"L'Orchestration chez Iannis Xenakis: L'espace et le rythmefonction du timbre" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
très honorable (àl'unanimité) |
1998
Concluído
|
Musique et musicologie du 20ème Siècle (Docteur)
Université de Paris Sorbonne - Paris IV, França
"L'Orchestration chez Iannis Xenakis: L'espace et le rythmefonction du timbre" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
très honorable (àl'unanimité) |
1998
Concluído
|
musique et musicologie XXème Siècle (Docteur)
Université de Paris Sorbonne - Paris IV, França
"L'Orchestration chez Iannis Xenakis: L'espace et le rythmefonction du timbre" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
très honorable (àl'unanimité) |
1995
Concluído
|
Curso de Estudos Superiores Especializados em Ensino Tecnológico Artístico e Profissional (DESE)
Especialização em Opção Música, área da Composição Musical
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
16 |
1992
Concluído
|
Curso Superior de Composição da Escola Superior de Música do Porto (Bacharelato)
Especialização em composição musical
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000/01/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2015 - 2018 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2007 - 2013 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10/23 - Atual | Pivot RGPD área da Música Departamento Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro, Portugal |
2014/01/10 - 2018/01/10 | Membro da Comissão de Creditação do curso de Mestrado em Ensino de Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
2013/09/18 - 2017/04/04 | Membro da Comissão Científica do Curso de Mestrado em Ensino de Música – Diretora de curso (2º Ciclo) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/04/13 - Atual | Membro da Comissão Científica do Curso de Programa Doutoral em Música (3º Ciclo) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
2011/09 - 2017/04 | Coordenadora da Disciplina de Prática de Ensino Supervisionada (Mestrado em Ensino de Música) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
2011/07/18 - 2014/07/18 | Membro da Comissão de Creditação do curso de Licenciatura em Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4001 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4001/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4056 - 2011-2012
PEst-OE/EGE/UI4056/2011
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11 | “As gentes e o seu mar: cine-concerto Heróis do mar, um projeto de comunidade” | 18º Encontro Internacional de Artes
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2023/10 | “Pedaços de poesia e prosa: quando a cooperação se faz significante” | 4º Congresso Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2023/09 | “A Crónica de Viagem enquanto manancial de cultura e arte: diálogos interculturais em Peregrinação de Fernando Mendes Pinto” | III Congresso Internacional “Diálogos Interculturais Portugal-China”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/07 | “The Stone and the Man: When Sound Rebound from Ancestral Traditions” | Congresso Organologia 2023
ANIMUSIC's international conferences (Coimbra, Portugal)
|
2022 | Between fiction and reality: the particular case of the short film “Bugs and Daffy’s Carnival of the Animals by Camille Saint-Sae¨ns” (1976) by Chuck Jones | AVANCA - Cinema 2022, 13th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
Cine-clube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2022 | A Menina do Mar (The Sea’s Girl) by Sophia de Mello Breyner: how Fernando Lopes-Grac¸a, Bernardo Sassetti, Filipe Raposo and Edward Luiz Ayres de Abreu built their own performative versions from this work | AVANCA - Cinema 2022, 13th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
Cine-clube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2022 | Música e Conflito: A Superação do Trauma através da obra de Arte em Cândido Lima | Congresso Internacional, A fúria de Aquiles. As faces da Guerra
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022 | A tradição do Entrudo e os Cardadores de Vale-de-Ílhavo: identificação e caracterização das paisagens visuais e sonoras | Congresso Internacional Festas, Culturas E Comunidades: Património e Sustentabilidade.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022 | A romaria da Sra. do Almurtão na região de Idanha-a-Nova na Beira Baixa: A música no ritual e no rito | Congresso de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2022 | A pedra, a concha e o homem: os sons que emergem de uma prática musical em territórios de fronteira | XXII Curso de Verão. Novas Fronteiras, Outros diálogos: Cooperação e Desenvolvimento.
Centro de Estudos Ibéricos/Universidade de Coimbra/Universidade de Salamanca (Guarda/COimbra/Salamanca, Portugal)
|
2022 | A arte urbana homenageando a cidade, a cultura e os seus artistas: expandindo os recursos didáticos | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021 | Rituals and rites, tempo and spaces in music and dance on both sides of the borderline | 10º Encontro Científico Internacional para o Estudo sobre Som, Música e Instrumentos Musicais
Animuc (Fundão, Portugal)
|
2021 | Pauliteiros de Miranda: quando a música, a ação e a dança se cruzam em territórios de fronteira | XX Curso de Verão. Novas Fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento
Centro de Estudos Ibéricos/Universidade de Coimbra/Universidade de Salamanca (Guarda/COimbra/Salamanca, Portugal)
|
2021 | A música e a dança elementos constituintes de uma singular identidade – o caso particular dos Pauliteiros de Miranda | III Historical Soundscapes Meeting
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2021 | A memória nos tempos modernos: quando as ações culturais nos comunicam espaços de saber, mitos, lendas, tradições | Congresso Internacional: Mobilidades e Memórias Transculturais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021 | O dito e o (re)dito na obra para acordeão de João Pedro Oliveira: uma proposta de análise | XI Festival de Música Piaget 2021/SINFOMAS´21
Instituto Piaget (Viseu, Portugal)
|
2020 | The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” de William Joyce e Brandon Oldenburg: quando o som se mostra dominante na construção de uma narrativa de texto e imagens | 11th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
Cine-clube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2020 | A construção de diferentes imaginários pelo sonoro de Maurice Ravel e as imagens de Tom Scott: o caso particular da Suite Ma mère l’Oye | 11th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
Cine-clube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2020 | A paisagem sonora no ambiente rural e urbano: quando o som esboça um olhar e, o olhar, um som da paisagem | XIX Curso de Verão. Novas Fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento
Centro de Estudos Ibéricos/Universidade de Coimbra/Universidade de Salamanca (Guarda/COimbra/Salamanca, Portugal)
|
2020 | O eu ou a eterna negação do eu na dualidade que estabeleço comigo e com o outro no espelho, nas imagens e as sombras: Dali-Gala e Don Juan-Dona-Ana na obra Don’t Juan de Constança Capdeville | XI Congresso Internacional CSO: Criadores sobre outras obras
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/24 | O Desenvolvimento do imaginário Sonoro nos filmes O Ladrão de Bonecas, O Cuidador de Gatos, A Promessa e O Apóstolo de Fernando Cortizo | V Simpósio Internacional Fusões do Cinema
Universidade Aberta (São João da Madeira, Portugal)
|
2019 | A variação e ramificação de uma obra enquanto processo de recriação sonora e musical - Tessares (1991), Pirâmides de Cristal (1993); Pyramides (2008) e Mosaic (2010) de João Pedro Oliveira | IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo Porto
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | When space is made of light, matter and sound the Polytopes of Iannis Xenakis | ARTETCH 2019
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/11/30 | Conectar populações: A Ação dos núcleos de ação cultural na promoção e valoração do tempo livre das diferentes gerações | XII Encontro Internacional OTIUM/ VI Congresso Internacional em Estudos Culturais. Ócios e Resistências: Crescer e Envelhecer
em Contextos Culturais Diversos
universidade de aveiro (Portugal)
|
2018/11/09 | A Flauta de Tamborileiro na raia portuguesa: um meio e uma estratégia para o desenvolvimento sociocultural das populações | III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea, CICLC 2018
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2018/11/09 | O património material e imaterial de uma região na definição das suas paisagens sonoras e na exteriorização de um imaginário, em si, real. | III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea, CICLC 2018
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2018/11/07 | Os processos colaborativos de criação artística e a intertextualidade como meios de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social | III Jornadas de Educação – Desafios, práticas e reflexões
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2018/11/06 | BRU(a)T(U)alidade(S): O Flashmob elemento indutor de uma cidadania ativa | III Jornadas de Educação – Desafios, práticas e reflexões
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2018/11 | História com estórias – quando as famílias se envolvem no projeto de escola. | IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância/ I Congresso Luso Afro Brasileiro de Infâncias e Educação
universidade de aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/10/20 | A música popular: território de afirmação cultural | I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, LUSOCONF 2018
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018/10/20 | Recursos civilizacionais no desenvolvimento das regiões: a flauta de tamborileiro. | I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, LUSOCONF 2018
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2024 | RELAÇÃO ENTRE MÚSCULOS FACIAIS DE FLAUTISTAS E CARACTERÍSTICAS DO SOM PRODUZIDO - MONITORIZAÇÃO POR ELETROMIOGRAFIA DE SUPERFÍCIE
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2024 | Conceção e construção de sistema de correção de postura para alunos de trompete e sua aplicação
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2023 | Efeito de um programa de treino respirato´rio em instrumentistas de sopro
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2023 | Atividade fi´sica e ansiedade perante o desempenho musical
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2023 | A vocalização e a sua importância no ensino do saxofone
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2020 | Beyond visibility: the use of a technological tool to support rule teaching for visually impaired people
Orientador
|
programa doutoral em música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2016 | Anatomia funcional e consciência corporal na performance: estratégias de prevenção de problemas físicos em pianistas
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2016 | As Vozes da Quinta: Uma abordagem lúdico-didática no ensino do canto a crianças
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2016 | A Propósito da Música. Disciplina de Oferta Complementar no Conservatório do Vale do Sousa. Promovendo uma Literacia Musical
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2016 | A aplicação de Música Popular Portuguesa no ensino do violoncelo: construção de um corpus de obras de cariz didático
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2016 | Analogias desenvolvidas entre a Formação Musical e a Análise e Técnicas de Composição: a Fraseologia como estratégia educacional
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 - 2015 | Unidades de informação replicadora musical: modelos evolutivos de análise e organização musical
Orientador
|
programa doutoral em música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008 - 2011 | Raízes Folclóricas e Tradicionais na Música Erudita do Século XX – Portugal e China
Orientador
|
programa doutoral em música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2010 | Aspectos do Nacionalismo Pianístico do Rio de Janeiro dos anos 1930
Coorientador
|
programa doutoral em música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025 | A Importância da Música de Câmara na Performance Individual: Estudo Exploratório com Alunos do Ensino Básico.
Presidente do júri
|
Miguel Eduardo Moreira Felisberto (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024 | O pensamento multinível como ferramenta pedagógica de desenvolvimento da expressividade na interpretação musical
Presidente do júri
|
EUGÉNIA FILIPA PEDRA VIANA (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024 | A pluridisciplinaridade como estratégia para o desenvolvimento da expressão musical
Presidente do júri
|
Eva Alexandra Araújo Senra (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 | Plataformas online como ferramenta complementar ao ensino da guitarra
Presidente do júri
|
Francisco Luís Rebelo Canteiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 | A INFLUÊNCIA DO FLATTERZUNGE NO DESENVOLVIMENTO DA SONORIDADE DA FLAUTA TRANSVERSAL
Presidente do júri
|
MARIA VICTORIA NUNES MAILHO (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 | MU´SICA INTERATIVA: PROCESSO CRIATIVO NA COMPOSIC¸A~O DE UMA OBRA GAMIFICADA, NA ESTRUTURA GAMEBOOK
Presidente do júri
|
DAIANA MACIEL DA SILVA (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | Diálogos com a arte: Revista de Arte, Cultura e Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | Música na história e na cultura - B | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2017 - Atual | Movimentos artísticos contemporâneos | licenciatura em música (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2016 - Atual | Audição musical comentada - culturas musicais | licenciatura em música (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2015 - Atual | Metodologias de investigação em educação | mestrado em ensino de música (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2013 - Atual | Análise e Teoria da música do século XX | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2011 - Atual | Sistemas de análise musical | mestrado em música (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2011 - Atual | Seminário Temático II | programa doutoral em música (Doutoramento) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2010 - Atual | Seminário Temático I | Programa doutoral em música (Doutoramento) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - 2023 | Revista Música Hodie (2317-6776) | Universidade Federal de Goiás |
2022 - 2023 | Revista Portuguesa de Pedagogia | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Distinções
Prémio
2019 | ENG. FERNANDO GONÇALVES LAVRADOR |